Vous êtes sur la page 1sur 36

com es nt ingredie VOS SI U L C X E

Os menus deliciosos e econmicos de

Filipa Vacondeus
.*.

...............................................................................

Boas-vindas!

Sou cliente do supermercado , e como sabe, l encontramos produtos de qualidade aos melhores preos do mercado. Por isso, e em colaborao com o , apresento este livro de receitas, em sintonia com cada poca do ano. Selecionei-as para que possa saborear em casa a boa cozinha tradicional portuguesa e desfrutar de alguns sabores da culinria europeia feita ao nosso paladar. Este livro vai dar-lhe a oportunidade de alegrar mais a sua mesa, com as receitas econmicas que escrevi especialmente para si. Bom apetite!

8 MENUS SABOROSOS E ECONMICOS


n Um outono ligeiro e saboroso
Caldo de Carne com Almndegas de Po Lulas Estufadas Espetadas de Queijo Fresco com Frutos
5 6 7 9 10 11 13 14 15 17 18 19 21 22 23 25 26 27 29 30 31 33 34 35

n Um menu com cores do outono

Arenque com Molho de Mostarda, Po de Girassol Pernil de Porco com Pur de Maa Po Multicereais, Queijo Fresco e Airelas

n Uma viagem de sabores

Queijo e Tomate no Forno com Chourio Salsichas Viena Bolo de Cenoura com Natas cidas

n Sinta-se um autntico gourmet! Espetadas de Pra com Mel e Queijo Caril de Camaro com Ma

Trufas Picantes de Coco, Chocolate e Rum

n Uma agradvel refeio familiar

Cogumelos Salteados com Natas e Vinho do Porto Pernil de Porco com Legumes e Batatas Suspiros Recheados com Morangos e Natas cidas

n Natal, tradio

Bacalhau em Po Saloio Perua Assada com Castanhas e Alecrim Sonhos de Natal

n Comece o ano com requinte Abacaxi Recheado de Marisco Carr de Porco com Mostarda e Mel Encharcada n Desfrute o inverno com boa comida

Po Multicereais, Arenque em Molho de Natas Entrecosto de Porco no Forno com Pur de Ma Doce de Pssegos com Natas cidas

Um outono ligeiro e saboroso


4

O meu menu exclusivo por menos de por pessoa

3,50

Quando os dias comeam a ficar mais curtos o ideal so pratos equilibrados, com produtos frescos e conservas, para serem apreciados com a famlia e amigos.

acompanhar...

com a entrada

com o prato principal

com a sobremesa

Vermouth di Torino - Rosso


ravini

Vinho Branco D.O.C. Alentejo


Monte da Ferra
Cor amarela de laivos esverdeados. Aroma citrino com algum anans confitado. Na boca apresenta-se leve com acidez vibrante. Termina longo e fresco. Temperatura de servio: 8 - 10 C.

Moscatel de Setbal D.O. 2008


Ad. Coop. de Palmela
Cor amarela dourada. Aroma a casca de laranja, bergamota e ligeiro caramelo. Doura mas equilibrada pela acidez, num perfil fresco. Termina longo a lembrar mel. Temperatura de servio 8 - 10 C.

Servir fresco (uma pedra de gelo) e com uma casca de limo fina.

Para

Caldo de Carne com Almndegas de Po


INGREDIENTES
4 dl de leite 10 a 12 pezinhos de vspera 1 cebola pequena picada 1 ramo de salsa picada 1 c. de sopa de azeite 3-4 ovos 1 caldo de galinha po ralado sal q.b. ramo de hortel para decorar

entrada

1 Aquea o leite e corte os

pezinhos em fatias muito finas, tempere de sal e deixe embeber num recipiente tapado. retire e junte a salsa, as fatias de po, os ovos e amasse tudo. Molde uma almndega para ver se est com boa consistncia. Se no estiver, junte um pouco de po ralado. gua temperada com o caldo de galinha num tacho grande. Coloque as almndegas e deixe ferver cerca de 20 min e enriquea este caldo juntando raminhos de hortel.

2 Salteie a cebola no azeite,

3 Entretanto leve a ferver

Caldo em Cubo

Para uma sopa, um molho ou uma receita mais elaborada, utilize o nosso caldo. Um verdadeiro mundo de sabores...

Sugesto:
ALDI.

Utilize as almndegas
de po j prontas do

prato principal

Lulas Estufadas
INGREDIENTES
1 emb. de lulas congeladas 1 c. de sopa de azeite 1 cebola picada 1 dente de alho 1 folha de louro pimentos verdes 1 tomate picado coentros picados natas e farinha sal e pimenta sumo de limo q.b. Para acompanhar: arroz branco solto e uma boa salada verde

1 Corte as lulas em rodelas e


tempere-as com sal, pimenta e sumo de limo. Entretanto leve ao lume a cebola e o alho picados, a folha de louro, os pimentos em tiras, o azeite e o tomate. Quando a cebola estiver transparente, escorra as rodelas das lulas, envolva-as em farinha, junte ao estufado e regue-as com um pouco de gua.

2 Cozinhe at as lulas

estarem macias, deitando golinhos de gua sempre que o molho for secando, junte as natas e ferva mais uns minutos. arroz e no meio introduza as lulas com o molho. Polvilhe com os coentros picados e sirva com a salada.

3 Forme uma coroa com o

Lulas Limpas

O melhor do oceano para a sua mesa!

Espetadas de Queijo Fresco com Frutos


INGREDIENTES
4 queijos frescos 2 kiwis abacaxi ou anans 3 mangas geleia de cereja ramos de hortel

sobremesa

1 Prepare 4 espetos de

madeira. Pele os frutos e corte-os em cubos. Polvilhe-os com um pouco de acar e v espetando, alternadamente, os cubos dos frutos e os cubos do queijo. 4 pratos de sobremesa com a geleia de cereja e um ramo de hortel.

2 Sirva as espetadas em

Queijo Fresco

Ideal a qualquer hora do dia, o


nosso queijo fresco est disponvel como meio-gordo ou magro.

Um menu com cores do outono


8

O meu menu exclusivo por menos de por pessoa

Acompanhe as melhores receitas com os melhores vinhos que selecionei para si, no ALDI. Combine novos sabores agridoces, carne ou peixe, para desfrutar sua mesa.

acompanhar...

com a entrada

com o prato principal

com a sobremesa

Dry Gin
Johnsen
Em aperitivo, um gin fizz: Colocar gelo at meio do shaker, juntar 1 cl de sumo de limo natural, 10 g acar e 4 cl de gin Johnsen. Agitar bem, verter para um copo mdio e colocar gua com gs no topo. Decorar no copo com uma rodela de limo.

Vinho Tinto Regional Lisboa


Vale Perdido
Cor granada intenso. Aroma de frutos negros com ligeiro chocolate preto. Na boca apresenta elegncia mas com estrutura. Boa acidez tudo num conjunto gastronmico. Final mdio e mentolado. Temperatura de servio: 16 - 18 C.

Licor de Amndoa Amarga


Realissima
Como digestivo, um "Berserker": num copo alto, colocar um pouco de licor Realssima e terminar de encher com sumo de anans.

Para

Arenque com Molho de Mostarda, Po de Girassol


INGREDIENTES
500 g de mistura de farinha para po de girassol 3 dl de gua morna 1 emb. de filetes de arenque em molho de mostarda batatas pequenas cozidas 1 alface 1 molho de rabanetes cortados em rodelas finas 1 pepino agries

entrada

1 Prepare 1 po de girassol

conforme as indicaes da embalagem e, ainda morno, corte-o em fatias altas e disponha-as numa travessa cobertas com uma camada de folhas de alface, outra de arenques com algum molho, rodelas de pepino e raminhos de agries.
9

2 Volte a regar com o molho


que sobrou.

3 Acompanhe com as batatas

cozidas, os rabanetes, molhinhos de agries e pepino.

Filetes de Arenque

Redescobrir todo o sabor dos filetes de arenque, cuidadosamente selecionados, marinados num surpreendente molho de mostarda.

prato principal

Pernil de Porco com Pur de Ma


INGREDIENTES
1 pernil de porco manteiga de ervas sal e pimenta batatas cozidas 1 emb. de natas cidas ou natas simples 2 c. de sopa de mostarda pur de ma
10

1 Cozinhe o pernil de porco


no microondas durante 7 minutos. Salteie as batatas num pouco de manteiga de ervas.

2 Entretanto leve o molho

do pernil ao lume, junte-lhe a mostarda e as natas, deixe engrossar e regue o pernil. Sirva com pur de ma.

Pernil de Porco

J cozido, o pernil de porco est Ideal para uma refeio rpida!

pronto a comer em poucos minutos!

Po Multicereais, Queijo Fresco e Airelas


INGREDIENTES
500 g de mistura de farinha para po multicereais 3 dl de gua morna 1 emb. de sobremesa base de requeijo 1 frasco de airelas vermelhas

sobremesa

1 Prepare 1 po multicereais
conforme as indicaes da embalagem.

2 Barre as fatias de po

com a sobremesa base de requeijo, juntando 1 ou 2 colheres de sopa de doce de airelas. Se gostar pode polvilhar o po com pinhes picados grosseiramente.

11

Saboreie o po quente com esta farinha especial para fazer po. Para preparar o seu po no forno ou na mquina de fazer po.

Farinha Especial para Po

Uma viagem de trs sabores


12

O meu menu exclusivo por menos de por pessoa

De entrada, a tradio portuguesa, e viajamos at Viena para o prato principal. Combinando ingredientes exclusivos e de excelente qualidade proponho um menu original, com garantia de qualidade ALDI.

acompanhar...

com a entrada

com o prato principal

com a sobremesa

Bourbon Whiskey

Clarke's Westpoint
De aperitivo, um Mint Julep: Num copo baixo (de whiskey) coloque 2 colheres de sopa de acar, 8 folhas de hortel e gelo. Acrescente a dose de bourbon Clarke's Westpoint e 1 dedo de gua (opcional). Mexa com uma colher.

Vinho Tinto Regional Reserva Alentejano


Corcel
Cor granada intensa. Aroma acentuado a frutos do bosque com notas balsmicas. Na boca apresenta bom volume, taninos presentes conferindo-lhe boa estrutura. Final longo e especiado. Temperatura de servio: 16 - 18 C.

Vinho Ros Regional Alentejano


Brado
Cor rosada salmo. Aroma a rebuados de frutos vermelhos, ligeiro melado. Na boca possui volume, alguma doura equilibrada pela boa acidez. Final longo a lembrar groselha. Temperatura de servio: 8 - 10 C.

Para

Queijo e Tomate no Forno com Chourio


INGREDIENTES
4 fatias de po de mistura sem cdea chourio de carne s rodelas 2 c. de sopa de leo 3 tomates mdios s rodelas finas 250 g de queijo emmental 2 ovos 3,5 dl de bebida lctea 1 pitada de sal 1 pitada de colorau c. de ch de mostarda 1 molho de coentros

entrada

1 Corte em cubos as fatias

de po e frite-as no leo bem quente, at ficarem douradas. Unte uma forma de tarte com 23 cm e espalhe os cubos de po frito no fundo. rodelas de chourio, as rodelas de tomate e cubra com raminhos de coentros. Polvilhe abundantemente com o queijo ralado.

2 Por cima coloque as

13

3 Bata os ovos com o leite,

o sal, o colorau e a mostarda, deite sobre o queijo e leve ao forno, previamente aquecido a 200 C, cerca de 40 minutos ou at alourar. Sirva imediatamente.

Chourio de Carne Extra


com pedaos de carne de porco receita tradicional.

Um sabor autntico de uma receita tradicional! Este chourio feito


selecionada e temperada, segundo

prato principal

Salsichas Viena
INGREDIENTES
1 emb. de salsichas 1 kg de batatas 4 cebolas farinha sal e pimenta 1 c. de sopa de manteiga ou margarina leo leite noz moscada 4 c. de sopa de airelas vermelhas

1 Prepare um pur de batata

com o leite, a manteiga, sal e a noz moscada. Entretanto corte as cebolas em rodelas mdias e passe-as pela farinha a que juntou um pouco de sal. Aquea bem o leo e frite as rodelas de cebola. num tacho fundo, deixe ferver, retire do lume e introduza as salsichas durante pelo menos 10 minutos. as airelas, junte umas gotinhas de gua e deixe ferver uns minutos. Sirva as salsichas com o pur, as rodelas de cebola fritas e um pouco do molho das airelas.

2 Entretanto, aquea gua

14

3 Leve ao lume num tachinho

Salsichas Viena

Um clssico que agrada a pequenos e grandes. Oito salsichas para


preparar e saborear a qualquer hora do dia.

Bolo de Cenoura com Natas cidas


INGREDIENTES
10 cl de mel 50 g de manteiga 250 g de cenoura ralada raspas da casca de 1 limo 15 cl de iogurte natural 2 ovos batidos 170 g de mistura de farinha com fermento 1 c. de ch de canela margarina q.b. Para a cobertura: 2 emb. de natas cidas batidas com 2 c. de sopa de acar

sobremesa

1 Aquea o mel e a manteiga.


Junte o iogurte, a cenoura, as raspas de limo e os ovos batidos. Peneire a farinha e junte-a massa. Em seguida adicione tambm a canela.

2 Aquea o forno a 180 C. Unte uma forma com margarina e encha-a com a massa. Leve-a ao forno cerca de 1 hora ou at o palito sair seco. Cubra generosamente com as natas batidas.

15

Natas cidas

Ouse ser original com estas natas ligeiramente cidas, que combinam
bem nas suas receitas doces ou salgadas.

Sinta-se um autntico gourmet!


16

O meu menu exclusivo por menos de por pessoa

5,50

Trago at si uma seleo de receitas gourmet que far as delcias de toda a famlia. Saboreie as espetadas agridoces, um arroz extico e termine com trufas de chocolate. Bom apetite!!

acompanhar...

com a entrada

com o prato principal

com a sobremesa

Lambrusco Branco
Villa Balestra
Cor amarela esverdeada. Aroma frutado citrino e leve meloa. Bolha suave, cremoso, fundo adocicado mas com boa acidez a equilibrar. Final mdio ligeiramente doce. Temperatura de servio: 6 - 8 C.

Vinho Branco Mira Sado


Cor amarela com laivos esverdeados. Aroma citrino, lcialima e algumas notas florais. Na boca apresenta-se leve, acidez mdia, bastante harmonioso. Termina mdio com toque vegetal. Temperatura de servio: 8 - 10 C.

Licor de Natas
Servir fresco com uma pedra de gelo e ornamentar com duas folhas de hortel.

Para

Espetadas de Pra com Mel e Queijo


INGREDIENTES
2 pras 150 g de queijo meio curado 2 c. de sopa de mel 20 g de manteiga pimenta preta esmagada hortel para enfeitar

entrada

1 Descasque as pras em

4 partes, retire-lhes o caroo e corte em muitos cubos pequenos (cerca de 1 x 1 cm). Derreta a manteiga numa frigideira antiaderente e deixe dourar os pedaos da pra. glaciar e volte os pedaos frequentemente enquanto o mel est a caramelizar. Polvilhe com um pouco da pimenta e escorra para um tabuleiro forrado com papel vegetal.

2 Junte um fio de mel para

17

3 Corte o queijo em cubos

iguais aos da pra e componha as espetadas, alternando a fruta e o queijo. Decore com a hortel.

Mel de Flores

100% natural, o mel acrescenta um toque de doura a qualquer prato. Experimente combin-lo com esta entrada salgada!

prato principal

Caril de Camaro com Ma


INGREDIENTES
1 kg de camares 2 dentes de alho grandes picados 1 cebola grande picada 1 ma em cubinhos 2 ou 3 c. de sopa de caril em p 1 c. de ch de vinagre 1 c. de sopa de coco ralado 1 lata de leite de coco 2-3 colheres de sopa de azeite 1 c. de ch de gengibre em p piripri em p q.b. 2 c. de sopa de coentros frescos arroz para acompanhar

1 Refogue no azeite a cebola


e os alhos picados at ficarem transparentes, junte o gengibre ralado, o piripri e deixe cozinhar uns minutos.

2 Dissolva numa tigela o

18

caril, o vinagre e o sal e junte ao refogado envolvendo bem. Junte o coco ralado e o leite de coco e deixe ferver. deixe cozinhar 4-5 minutos, junte os coentros picados, retifique os temperos e sirva acompanhado de um bom arroz branco solto.

3 Junte os camares e

Camares Congelados
em qualquer ocasio.

crus, descascados e congelados, estes camares podem ser apreciados

Trufas Picantes de Coco, Chocolate e Rum


INGREDIENTES
250 g de sobremesa base de requeijo 100 g de chocolate amargo 40 g de acar 60 g de coco ralado 1 saqueta de baunilha em p 1 c. de rum piripri em p

sobremesa

1 Parta o chocolate e leve-o

a derreter no microondas, mexendo constantemente ou em banho-maria sem deixar ferver. Misture o requeijo temperado com uma pitada de piripri e o acar, junte a baunilha e o rum e finalmente o chocolate derretido em fio, metade do coco ralado misturando logo com uma colher para que o chocolate no comece a solidificar. cerca de 30 minutos de forma a endurecer e ficar uma massa manusevel. Forme bolas do tamanho de cerejas, disponha-as num tabuleiro, envolva-as no restante coco e leve novamente ao frigorfico at ao momento de servir.

19

2 Deixe repousar no frigorfico

Chocolate para Culinria

Rico em cacau, este chocolate ideal para preparar mousses, deliciosos bolos ou estas deliciosas trufas.

Uma agradvel refeio familiar


20

O meu menu exclusivo por menos de por pessoa

5,50

Sabor e cores para um menu que parece difcil de confecionar, mas que to fcil quanto saboroso...

acompanhar...

com a entrada

com o prato principal

com a sobremesa

Vinho Branco de Mesa


Espiral
Cor amarela de laivos citrinos. Aroma frutado, alguma ma verde e folha fresca. Na boca mostra-se leve, frisante e com boa frescura. Final mdio Temperatura de servio: 8 - 10 C.

Vinho Tinto Reserva D.O.C. Douro


Caza da Lua
Cor granada. Aroma focado em frutos silvestres, notas florais com ligeiro cacau. Na boca apresenta taninos presentes e aveludados com acidez correta num conjunto interessante. Termina longo com especiaria. Temperatura de servio: 16 - 18 C.

Scotch Whisky

Statesman
Como digestivo, num copo baixo com duas pedras de gelo.

Para

Cogumelos Salteados com Natas e Vinho do Porto


INGREDIENTES
600 g de cogumelos frescos 50 g de manteiga de ervas 2 dentes de alho 1 dl de natas 1 c. de sopa de vinho do Porto coentros picados sal e pimenta

entrada

1 Derreta a manteiga numa

frigideira, introduza os cogumelos e os dentes de alho picados grosseiramente e deixe-os cozinhar at que absorvam todo o lquido e fiquem dourados. junte as natas e o vinho do Porto e deixe ferver at o molho ficar cremoso.

2 Tempere com sal, pimenta,


21

3 Sirva os cogumelos, bem

quentes, polvilhados com os coentros picados.

Manteiga de Ervas
aos seus cozinhados.

A manteiga com uma mistura de ervas


e especiarias d um sabor original

prato principal

Pernil de Porco com Legumes e Batatas


INGREDIENTES
1 copo de cerveja 1 pernil de porco 1 emb. de croquetes de batata 2 cebolas cortadas 3 dentes de alho laminados, 1 folha de louro 1 piripri azeite 1/2 pimento verde 1/2 pimento encarnado 1 ou 2 tomates maduros picados raminhos de coentros e hortel

1 Leve ao lume uma frigideira


com o azeite e os legumes cortados em tiras e deixe refogar at estarem macios, tempere de sal e junte 1 copo de cerveja. Deixe cozinhar 5 minutos e reserve.

2 Entretanto frite em

22

bastante leo, aquecido a 170 C, croquetes de batata congelados at estarem douradinhos e escorra-os sobre papel de cozinha. Neste meio tempo aquea num tabuleiro, o pernil de porco, tapado, no microondas, a 600W durante 7 minutos. tabuleiro, introduza os legumes salteados e volte a aquecer no microondas mais 1 minuto. Acompanhe com as batatas e pode servir ainda com pur de ma num recipiente parte.

3 Escorra o lquido do

croquetes de batata

prontos em minutos, estes croquetes congelados acompanham perfeitamente todos os pratos de carne.

Suspiros Recheados com Morangos e Natas cidas


INGREDIENTES
300 g de suspiros pequenos 2 emb. de natas cidas 2 c. de sopa de acar 1 emb. de morangos congelados 3-4 c. de sopa de geleia de morango folhas de hortel

sobremesa

1 Num prato fundo disponha

os suspiros, um pouco esmagados. Numa taa bata as natas, junte-lhes o acar, continue a bater e, finalmente, adicione a geleia de morango e misture ligeiramente. suspiros os morangos descongelados e temperados com um pouco de acar e sumo de limo e o molho preparado. Disponha por cima as natas batidas, enfeite com a hortel e sirva esta sobremesa fresca.

2 Disponha por cima dos

23

Geleia de Morango

Primavera o ano inteiro


na sua mesa com estes morangos ligeiramente adocicados.

Natal, Tradio
24

O meu menu exclusivo por menos de por pessoa

7,50

Quem disse que preparar um jantar de Natal implica gastar muito dinheiro? Com este menu proponho sabores natalcios tradicionais, com os melhores ingredientes a preos econmicos!

acompanhar...

com a entrada

com o prato principal

com a sobremesa

Vinho Branco Verde


Primaz
Cor amarela citrina. No nariz apresenta notas tropicais, anans e papaia notas de flores frescas. Boa secura e volume, num conjunto muito equilibrado. Final persistente e fresco. Temperatura de servio: 8 - 10 C.

Vinho Tinto Reserva D.O.C. Do


Fraguas
Cor granada com nuances acastanhadas. Aroma de frutos negros, flores secas e ligeiro vegetal. Elegante na boca mas com estrutura, acidez agradvel. Final suave e atraente. Temperatura de servio: 16 - 18 C.

Vinho do Porto Tawny 10 anos


Monteiro
Cor mbar. Aroma de frutos secos, alguns tostados e ligeiro floral. Corpo elegante mas com textura e alguma complexidade. Final harmonioso a lembrar mel. Temperatura de servio: 10 - 14 C.

Para

Bacalhau em Po Saloio
INGREDIENTES
1 po redondo saloio grande de 2 kg 5 lombos de bacalhau (pode utilizar bacalhau lascado) 1 kg de gro batatas 2 couves portuguesas 6 ovos azeite alhos sal

entrada

1 Prepare o po: corte uma

tampa e retire todo o miolo sem ferir a casca. Coza separadamente o bacalhau, as couves, as batatas, o gro e os ovos. com a pele vrios dentes de alho e doure-os no azeite. Quando tudo estiver cozido, retire do lume, lasque o bacalhau e introduza no po, por camadas, as couves, o gro, as batatas, o bacalhau e os ovos cortados em metades.

2 Enquanto isto, esmague

25

3 Regue com o azeite e os alhos (deve ser bastante azeite) e leve ao forno, previamente aquecido a 250 C, apenas para tostar o po.
Lombos de Bacalhau
Deliciosos lombos de bacalhau, j demolhados, congelados para
manter o seu sabor e qualidades nutricionais.

prato principal

Perua Assada com Castanhas e Alecrim


INGREDIENTES
1 perua 6 chalotas ou cebolinhas 4 dentes de alho esmagados 1 ramo de alecrim 1 c. de sopa de margarina 50 g de manteiga de ervas 1 fio de azeite e 1 c. de mostarda sal e 1 limo 1 copo de bom vinho branco 1 kg de castanhas Para o recheio: pur de batata com os midos e azeitonas

26

1 Prepare uma pasta com os alhos, o sal, o alecrim picado, a mostarda e as gorduras. Esfregue a perua com esta pasta e coloque-a num tabuleiro com as chalotas e o alecrim. Regue com o vinho branco e um pouco de gua. Deixe cozinhar em forno brando (150 C) e a meia assadura junte as castanhas sem casca e j cozidas. Aumente o forno e cozinhe at a perua estar bem tostada. Se no tiver molho suficiente, junte golinhos de gua. 2 Para o recheio, prepare um
bom pur de batata duro. Num tachinho, estufe num pouco de azeite, cebola picada, alho, os midos da perua picadinhos aos quais junta cerca de 20 azeitonas descaroadas, tempere de sal e pimenta e junte tudo ao pur. Recheie a perua depois de ela sair do forno. Acompanhe com o recheio e agries.

Pur de Batata
pratos de carne.

Delicioso pur pronto em minutos,


ideal para acompanhar os seus

Sonhos de Natal
INGREDIENTES
500 g de farinha de trigo 1 c. de ch de fermento em p 0,5 l de leite 8 ovos inteiros (grandes) 100 g de manteiga sem sal 3 c. de sobremesa de acar casca de limo 1 c. de sopa de acar para a calda 1 c. de sobremesa de canela em p

sobremesa

1 Leve ao lume um tacho com


o leite, o acar, a manteiga e o limo. Logo que ferva, retire a casca de limo, junte a farinha e mexa bem. cozida retire do lume e deixe esfriar um pouco. Junte os ovos, um de cada vez, mexendo-os bem mas deixando os ltimos para quando a massa estiver quase fria. Bata com a mo durante mais ou menos de hora. Finalmente, junte o fermento e acabe de bater. 1 hora. Aquea bastante leo a uma temperatura mdia e frite num recipiente fundo, deitando a pouco e pouco colheradas at dourarem. Faa uma calda de acar em ponto leve, junte a canela, deixe esfriar e passe os sonhos por esta calda.

2 Depois da farinha estar

27

3 Deixe descansar cerca de

Farinha de Trigo

Feita a partir de trigo selecionado,


esta farinha perfeita para todas as suas receitas e doces.

Comece o ano com requinte


28

O meu menu exclusivo por menos de por pessoa

6,50

Ano Novo, novas ideias! Contraste os sabores tradicionais com sofisticao. Proponho-lhe trs receitas que vo alegrar a sua primeira refeio do ano!

acompanhar...

com a entrada

com o prato principal

com a sobremesa

Vinho Verde D.O.C


cidnai

Vinho Tinto D.O.C. Alentejo


Monte da Ferra
Cor granada. Aroma de fruta madura, ameixa e passa. Corpo mdio, com bons taninos num conjunto bem desenhado. Final fresco com juventude. Um bom alentejano. Temperatura de servio: 16 - 17 C.

Vinho do Porto Tawny


Monteiro
Cor acastanhada com laivos avermelhados. Aroma de ameixa muito madura e frutos secos. Na boca mostra-se leve, distinto com toque de caramelo. Final sedoso e equilibrado. Temperatura de servio: 10 - 14 C.

Para

Cor amarelo citrino. Aroma intenso tropical, notas florais e toque vegetal. Na boca surge seco, mineral e ligeiramente gaseificado. Final suave e refrescante. Temperatura de servio: 8 - 10 C.

Abacaxi Recheado de Marisco


INGREDIENTES
1 abacaxi grande 2 laranjas 2 kiwis 800 g de camares grandes 1 alface 6-8 tomates cereja 1 emb. de salada de caranguejo 1 frasco de maionese 2 c. de mostarda, sal e pimenta 6 ovos cozidos 1 molho de salsa e coentros se gostar 2 piripris

entrada

1 Abra o abacaxi ao meio,

retire-lhe cuidadosamente o miolo e reserve. Corte a laranja em gomos e o kiwi em cubos. Coza os camares em gua fria com sal e 2 piripri. Quando levantarem fervura e ficarem rosados, escorra-os e meta-os numa tigela com gua gelada e salgada.
29

2 Noutra tigela deite a salada


de caranguejo, os tomates cortados em 4, a alface cortada em juliana, o abacaxi cortado em cubos e 4 ovos cozidos picados. Misture a maionese com a mostarda.

3 Recheie as duas metades

Maionese

Feita sem conservantes, esta


maionese o ingrediente ideal para pratos requintados!

do abacaxi com a salada de caranguejo, junte o abacaxi, os kiwis, os tomates cereja, a maionese e os camares. Misture e enfeite com os gomos de laranja e os restantes ovos cozidos cortados em rodelas finas e alguns tomates cereja.

prato principal

Carr de Porco com Mostarda e Mel


INGREDIENTES
1 kg de lombo de porco com os ossos das costelas 2 c. de sopa de mostarda 2 c. de sopa de mel 1 ramo de alecrim azeite 3 dentes de alho sal e pimenta 1 clice de vinho do Porto manteiga de ervas batatas novas esparregado

1 Prepare uma pasta com os

alhos, folhinhas de alecrim e o sal, junte 2 colheres de sopa bem cheias de mostarda e de mel e 1 colher de sopa de azeite. Barre o lombo generosamente com este preparado e coloque-o numa assadeira. 160 C, introduza o lombo e deixe assar a esta temperatura pelo menos 1 hora, se j estiver macio, regue com o vinho do Porto, suba a temperatura para 250 C e deixe alourar. pouco de manteiga de ervas, polvilhe-as com alecrim picado e junte o esparregado.

30

2 Pr-aquea o forno a

3 Salteie as batatas num

Mostarda

Descubra o sabor e a elegncia desta


mostarda que tem o seu lugar especial na sua cozinha.

Encharcada
INGREDIENTES
500 g de acar 2,5 dl de gua casca de 1 limo 18 ovos canela em p

sobremesa

1 Leve ao lume um tacho

com a gua e o acar, junte a casca de limo e deixe fazer um ponto de prola fraco. Entretanto bata os ovos e deite-os lentamente na calda por um passador de rede e em movimentos circulares. afastando-os dos lados para o meio, com a ajuda de uma esptula para evitar que ganhem crosta. Retire os ovos do lume quando estiverem cozidos e com o aspeto de trouxas de ovos cortadas em pedacinhos. (deve ser de barro) polvilhe com canela e leve ao forno bem quente, s para tostar.

2 Deixe cozer os ovos

31

3 Deite num prato fundo

Acar

Adicione um pouco de acar sua vida! Em p e refinado, perfeito para sobremesas.

Desfrute do inverno com boa comida


32

O meu menu exclusivo por menos de por pessoa

Recebemos o novo ano com trs novas receitas. Continue a saborear do bom e do melhor, a preos irresistveis, no seu supermercado ALDI.

acompanhar...

com a entrada

com o prato principal

com a sobremesa

Lambrusco Rosato

Villa Balestra
Cor vermelha brilhante. Aroma a groselha e leve cereja. Bolha suave, cremoso, fundo adocicado mas com boa acidez a equilibrar. Final mdio ligeiramente doce a lembrar morango. Temperatura de servio: 6 - 8 C.

Vinho Tinto D.O.C. Ribatejo


Vale de Nabais
Cor granada de laivos acastanhados. Aroma de frutos vermelhos com suave torrefao. Na boca apresenta elegncia, vivacidade e taninos secos. Termina longo a lembrar caf. Temperatura de servio: 16 - 18 C.

Vinho Regional Alentejano


Brado Ros
Cor rosada salmo. Aroma a rebuados de frutos vermelhos, ligeiro melado. Na boca possui volume, alguma doura equilibrada pela boa acidez. Final longo a lembrar groselha. Temperatura de servio: 8 - 10 C.

Para

Po Multicereais, Arenque em Molho de Natas


INGREDIENTES
500 g de mistura de farinha para po multicereais 3 dl de gua morna mostarda 1 emb. de filetes de arenque em molho de natas rodelas de pepino pimenta preta esmagada raminhos de agries pimentos verdes e encarnados tomates cereja

entrada

1 Prepare o po conforme as
indicaes da embalagem. Deixe arrefecer.

2 Corte 4 fatias grossas,

retire-lhes a cdea e barre-as com um pouco de mostarda. Cubra com rodelas de pepino, por cima disponha 1-2 filetes de arenque com um pouco do prprio molho, polvilhe com a pimenta. pimentos verdes e encarnados e tomates cereja.

33

3 Acompanhe com tiras de

Filetes de Arenque

Um molho cremoso para marinar Simplesmente delicioso!

estes deliciosos filetes de arenque...

prato principal

Entrecosto de Porco no Forno com Pur de Ma


INGREDIENTES
500 g de entrecosto 1 emb. de tringulos de batata 1 copo de vinho branco sal e pimenta uma pasta feita com: alho, 1 c. de sopa de pimento e azeite, margarina ou manteiga de ervas e sal
34

1 Leve ao forno num tabuleiro

o entrecosto temperado com a pasta e junte-lhe ainda umas nozes de margarina (ou manteiga de ervas). Regue-o com um copo de vinho branco. temperatura de 160 C at a carne estar macia e a despegar-se dos ossos, desengordurar o molho com uns golinhos de gua. batata e pur de ma.

2 Deixe assar a uma

3 Sirva com os tringulos de

94% de ma e um pouco de acar... Descubra esta compota com baixo


teor de acar para realar o sabor da fruta.

Compota de Ma

Doce de Pssegos com Natas cidas


INGREDIENTES
400 g de pssegos em calda 3 emb. de natas cidas 3 c. de sopa de acar 1 clice de licor de anis 3 c. de sopa de amndoas torradas e picadas folhas de hortel

sobremesa

1 Bata as natas at

engrossarem e junte o acar. coloque-os numa tigela com o licor e triture at obter um creme liso. Envolva as natas com este creme de forma a obter um creme marmoriado. com as amndoas torradas e enfeite com as folhas de hortel.
35

2 Escorra os pssegos e

3 Deite em taas. Polvilhe

Metades de Pssego

Frutas cuidadosamente selecionadas


e apresentadas numa calda deliciosa ligeiramente acarada...delicioso!

Os ingredientes exclusivos utilizados nas receitas de Filipa Vacondeus

Pernil de Porco Assado (pg. 10, 22 )

Filetes de Arenque (pg. 9, 33)

Salsichas Viena (pg. 14)

Farinha Especial para Po (pg. 9, 11, 33)

Geleia de Fruta (pg. 23)

Sobremesa Base de Requeijo (pg. 11, 19)

Bebida Lctea (pg. 13)

Natas cidas (pg. 10, 15, 23, 35)

Manteiga de Ervas (pg. 21)

ALGARVE Alcantarilha / Almancil / Faro / Guia-Albufeira / Lagos / Olho / Portimo / Tavira Alentejo Odemira / Santiago do Cacm Pennsula de setbal Moita / Pinhal Novo / Quinta do Conde / Setbal Grande Lisboa Alfragide / Belas / Ericeira / Mafra / Rio de Mouro / Santa Iria da Azia Centro Almeirim / Azambuja / Caldas da Rainha / Carregado / Entroncamento / Leiria / Ourm / Porto Alto / Torres Novas / Torres Vedras

* Preos por menu meramente indicativos data de impresso, no incluindo as sugestes de bebida. Fotos no vinculativas. O Aldi discount Supermercados no assume qualquer responsabilidade por eventuais erros de impresso. Data de impresso: Setembro 2011.

Vous aimerez peut-être aussi