Vous êtes sur la page 1sur 16

Oraes do Cristo

Creio
Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do cu e da terra; e em Jesus Cristo, seu nico Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Esprito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu manso dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos cus, est sentado direita de Deus Pai todo-poderoso, donde h de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Esprito Santo, na santa Igreja Catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne, na vida eterna. Amm.

Pai Nosso

Pai nosso que estais nos cus, santificado seja o vosso nome, venha a ns o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido, e no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal. Amm.

Ave Maria

Ave, Maria, cheia de graa, o Senhor convosco; bendita sois vs entre as mulheres e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Me de Deus, rogai por ns, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amm.

Glria ao Pai Glria ao Pai, ao Filho, e ao Esprito Santo. Como era no princpio, agora e sempre. Amm.

Salve Rainha
Salve Rainha, Me de misericrdia, vida, doura e esperana nossa, salve! A vs bradamos os degredados filhos de Eva. A vs suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lgrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a ns volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, clemente, piedosa, doce sempre Virgem Maria. V. Rogai por ns, Santa Me de Deus. R. - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Mandamentos da Lei de Deus 1 - Amar a Deus sobre todas as coisas. 2 - No tomar seu santo nome em vo. 3 - Guardar domingos e festas 4 - Honrar pai e me. 5 - No matar. 6 - No pecar contra a castidade. 7 - No furtar. 8 - No levantar falso testemunho. 9 - No desejar a mulher do prximo. 10 - No cobiar as coisas alheias.

Mandamentos da Igreja

1 2 3 4

- Ouvir missa inteira nos domingos e festas de guarda. - Confessar-se ao menos uma vez a cada ano. - Comungar ao menos pela Pscoa da Ressurreio. - Jejuar e abster-se de carne quando manda a Santa Madre Igreja. 5 - Pagar dzimos segundo o costume.

Sacramentos 1 Batismo. 2 Confirmao ou Crisma. 3 Eucaristia ou Comunho. 4 Penitncia ou Confisso. 5 Uno dos enfermos. 6 Ordem. 7 Matrimnio.

Ato de F
Eu creio firmemente que h um s Deus, em trs pessoas, realmente distintas: Pai, Filho e Esprito Santo,que d o cu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que cr e ensina a Santa Igreja Catlica, Apostlica, Romana, porque Deus, verdade infalvel, lho revelou. E nesta crena quero viver e morrer.

Ato de Esperana

Eu espero, meu Deus, com firme confiana, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvao eterna e as graas necessrias para consegui-la, porque vs, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu prometo fazer com o vosso auxlio.

Ato de Caridade

Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu corao e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amvel, e antes quero perder tudo do que vos ofender. Por amor de vs amo meu prximo como a mim mesmo.

Ato de Contrio
Meu bom Jesus, crucificado por minha culpa, estou muito arrependido por ter feito pecado, pois ofendi a vs que sois to bom, e mereci ser castigado neste mundo e no outro; mas perdoai-me, Senhor, no quero mais pecar. Amm. Ato de contrio (breve)
Pesa-me, Senhor, de todo o meu corao, de vos ter ofendido por serdes vs quem sois, sumamente bom e amvel. Proponho firmemente emendar-me, e espero alcanar o perdo de minhas culpas, pela vossa infinita misericrdia. Amm.

Obras de Misericrdia
Dar de comer aos que tm fome. Dar de beber aos que tm sede. Vestir os nus ou dar roupas aos que precisam. Tratar dos doentes e cuidar dos presos. Remir os cativos ou ajudar os apenados a conseguir a liberdade. Hospedar os peregrinos ou dar casa aos que no tm. Enterrar os mortos. Dar bons conselhos. Ensinar aos ignorantes ou instruir, e orientar os deficientes. Consolar os aflitos. Corrigir os que erram. Perdoar as ofensas e injrias. Suportar os defeitos alheios. Rezar pelos vivos e falecidos.

Vcios Capitais
Soberba ou orgulho Avareza Impureza ou luxria ou abuso do sexo Ira Gula Inveja Preguia

Orao de Ao de Graas

Graas vos damos, Deus todo-poderoso, por todos os benefcios que nos tendes concedido. A Vs, que viveis e reinais, pelos sculos dos sculos. Amm.

Vous aimerez peut-être aussi