Vous êtes sur la page 1sur 9

Origens da

Tecnologia Empresarial Odebrecht T.E.O.


Norberto Odebrecht

No existem ventos favorveis, para quem no sabe para onde vai. [Sneca(54 a.C-39 d.C)] porm, considerando que o Esprito Empresarial, em vez de negar deve afirmar, essa mxima foi reti-ratificada, sob a tica da T.E.O., para:

S EXISTEM VENTOS FAVORVEIS, PARA QUEM SABE PARA ONDE VAI.

Salvador, 15 de setembro de 2004

INTRODUO

A pedra atrai a Terra assim como a Terra atrai a pedra. Esta mxima, formulada no campo da Fsica, transportada para o campo Social, permitiu ao Ser Humano a conscincia de que ele no est ligado por relaes de dependncia ou subordinao a tal ou qual autoridade, e sim, por relaes de interdependncia. Um Ser Humano precisa de outro Ser Humano. Todos so Parceiros. Os Seres Humanos so interdependentes. Numa Empresa, numa Organizao, h lugar, espao, para o relacionamento entre um Lder, livremente aceito, e seu Liderado. Relacionamento esse que no deve regular-se pela imposio unilateral de ordens. Tem que ser disciplinado, regulado, pelo dilogo, pela negociao, pelo alinhamento na Comunicao e, acima de tudo, pela Confiana recproca. Num Mundo esfrico, regido pela lei da Gravidade, no tem sentido as expresses: embaixo e em cima .

A Hierarquia, se existir e for til, deve funcionar como uma conveno para melhor organizar as partes de um Todo Organizado Vivo.

***

O compromisso com o hoje e o amanh, contudo, no deve obscurecer o fato de que este sistema deita profundas razes no passado. Em idias que revolucionaram a concepo que o Ser Humano possua acerca de seu relacionamento com a Natureza e com seus Semelhantes e que hoje fazem parte do Patrimnio da Humanidade. No bojo da Reforma Protestante, essas idias comearam a ser incorporadas aos sistemas educacionais de vrios pases europeus, por Pedagogos eminentes que tinham em mira mais do que instruir. Buscavam formar (Bildung) um novo tipo de Ser Humano, cujo valor maior deveria ser o de servir, em vez de ser servido. A propsito, sob o ponto de vista educacional, o termo Bildung possui extraordinria riqueza. Alm de formar e construir, a palavra possui tambm o sentido de assistir, presidir ao florescimento e promover o desenvolvimento integral do Ser Humano. Para que pudessem ser ensinadas s Crianas e aos Adolescentes, tais idias foram progressivamente transformadas em normas de convvio e regras prticas de conduta e integradas cultura familiar por intermdio: das futuras Mes, as quais antes do casamento faziam cursos especificamente voltados para ajud-las na educao de seus Filhos, cursos esses inclusive de nvel universitrio, ento chamados de Puericultura, hoje desaparecidos; e de Religiosos ou Leigos com aprofundada formao humanstica, que atuavam como Preceptores, ministrando s Crianas na casa destas o equivalente ao antigo curso primrio, correspondente s sries iniciais do hoje chamado primeiro grau1.

Tecnologia Empresarial Odebrecht um sistema de crenas e valores que visa construo do futuro, a partir da mobilizao das foras do presente.

Por meio da educao ministrada por sua Me2 e dos ensinamentos do Pastor Luterano que foi seu preceptor durante a infncia, Norberto Odebrecht absorveu essas idias, sem ter inicialmente conscincia de suas origens.

At as primeiras dcadas deste sculo, eram raras as escolas que se dedicavam a ministrar o curso primrio. Os raros estabelecimentos pblicos e particulares limitavam-se ao que ento se chamava de Ginsio e Cientfico ou Clssico. A qual, nascida em Santa Catarina, ainda solteira foi Alemanha fazer o curso destinado a futuras Mes.

Desde os 14 anos dedicado a aprender os diversos ofcios da Construo Civil e tendo se concentrado nos aspectos prticos do Curso de Engenharia da Escola Politcnica da Bahia, o Empresrio s se deu conta dos fundamentos da educao que recebera depois de alcanar a maturidades.

Mas, afinal, que fundamentos foram esses, intuitivamente incorporados s Concepes Filosficas da Organizao Odebrecht?

o que veremos a seguir, da maneira mais sinttica possvel.

1. Herana da Antigidade
A idia basilar da Tecnologia Empresarial Odebrecht a convico de que o Ser Humano capaz de desenvolver-se; de melhorar a si mesmo, humanizando-se por meio do trabalho e constituindo-se no princpio, meio e fim de tudo o que existe na Sociedade Uma das mais antigas mximas que sintetiza essa convico deve-se a Protgoras, Filsofo grego do sculo IV a.C, segundo o qual o Ser Humano a medida de todas as coisas. Quando do Renascimento, essa herana da Antigidade foi retomada, originando um novo tipo de Humanismo, centrado na valorizao do Indivduo e na crena de que o avano das Cincias e das Artes era um instrumento a servio do contnuo aperfeioamento do Ser Humano. De acordo com a Tecnologia Empresarial Odebrecht, mais vale perguntar do que responder, pois a pergunta certa conduz resposta certa3. Trata-se do mtodo de ensino concebido por Scrates (470-399 a.C.), pelo qual estimulava seus Alunos ao auto-aprendizado, formulando-lhes sucessivas perguntas, construdas a partir das respostas que deles obtinha4. Nossas Concepes Filosficas devem a Plato (428-389 a.C.), discpulo de Scrates, pelo menos duas idias. Em primeiro lugar, a certeza de que a verdade ama esconder-se e, por isto, o essencial invisvel aos olhos do observador menos preparado para identificar o que o certo5. Em segundo lugar, a idia - posteriormente aplicada s organizaes em geral - de que o Estado poderia ser comparado a um corpo humano.
3

Em De que Necessitamos?, redigido em 1968, j se afirmava que perguntas so mais importantes do que as respostas... Onde falta a pergunta certa, jamais ser encontrada a resposta certa, 3a edio, p. 31

Vide, a respeito, Jostein Gaarder, em O Mundo de Sofia - So Paulo, Companhia das Letras, 6a reimpresso, p. 80. Escrito para ensinar Filosofia a Adolescentes, este livro um sucesso mundial de vendas, inclusive no Brasil.
5

Vide a Alegoria da Caverna, em A Repblica.

Hoje, alguns consideram pobre essa analogia. De um lado, esquecem-se de que, na teoria poltica e no pensamento administrativo, o conceito de organizao6 desempenha papel fundamental. De outro, preciso lembrar o papel que essa analogia desempenhou - na prtica - na consolidao da Repblica Romana7. Em nossa linguagem atual, cada parte de um todo organizado vivo possuiria um esprito e uma virtudes muito bem determinados: CORPO cabea tronco membros ESPRITO razo vontade desejo VIRTUDE sabedoria coragem temperana

Hoje, a mesma analogia tem sido til para traar um paralelo entre as trs partes que, integradas, formam a Odebrecht: CORPO cabea tronco membros EMPRESA rea Negocial (Confederao) Grande Empresa (Federao) Pequena Empresa RESPONSVEL Lder de Lderes (Presidente) Lder Empresarial EmpresrioParceiro

Notvel que, passado todo este tempo, sob o ponto de vista da virtude espera-se: do Lder de Lderes, a sabedoria; do Lder Empresarial, a coragem para decidir e agir, com vistas eficcia; e do Empresrio-Parceiro, a temperana, a entendido o empenho em moderar o natural mpeto de sua juventude, assegurando a eficincia de sua Pequena Empresa. Outra idia marcante que integra as Concepes Filosficas da Organizao a mxima de Sneca (54 a.C-39 d.C): no existem ventos favorveis, para quem no sabe para onde vai.
Derivado do grego organikos (de, ou relativo a, rgo), assim o termo organizao definido pela Enciclopdia Mrito (S. Paulo, 1967, vol. 14, p. 374): ato ou efeito de organizar, de pr em estado de funcionar; qualidade ou estado de um corpo organizado.../ Fig. Modo como esto organizados, constitudos ou estabelecidos a sociedade, as instituies polticas, os estabelecimentos pblicos e particulares; disposio de alguma coisa para um determinado fim; constituio moral ou intelectual...[g.n.]
7 6

Vide o discurso de Mnnio Agripa aos plebeus que haviam sado de Roma, para construir - perto dela - uma cidade mais igualitria, sem a participao dos patrcios.

Considerando que o Esprito Empresarial, em vez de negar deve afirmar, essa mxima foi retiratificada da seguinte forma:

S EXISTEM VENTOS FAVORVEIS, PARA QUEM SABE PARA ONDE VAI.

2. Herana do Renascimento
Dentre os Humanistas do Renascimento, de justia destacar o nome de Galileu Galilei. Considerado um dos fundadores da Cincia contempornea, a ele se deve a mxima, ento revolucionria, de que a pedra atrai a Terra, assim como a Terra atrai a pedra. Embora formulado no campo da Fsica, quando transposta para o meio social, essa idia permitiu ao Ser Humano tomar conscincia de que ele no estava ligado por relaes de dependncia ou subordinao a tal ou qual autoridade Poder.

O que h, entre os Seres Humanos, so relaes de interdependncia.


Em se tratando de uma organizao empresarial, ou seja, de um todo organizado vivo, essa idia leva concluso de que no h lugar para chefes ou subordinados. Numa Empresa h lugar, isto sim, para o relacionamento entre um Lder, livremente aceito, e seu Liderado. Relacionamento o qual, em vez de regular-se pela imposio unilateral de ordens, tem de ser regulado pelo dilogo, pela negociao e pelo conseqente acordo, alinhamento entre as partes. Galileu, por estas e outras heresias, foi processado pela Inquisio, tendo de retratar-se para salvar a vida. Giordano Bruno foi mais alm, ao afirmar que: num mundo esfrico, regido pela lei da gravidade, no tem sentido falar em embaixo ou em cima; e a hierarquia um gentil sonho; um devaneio de velhas tontas. No espao fsico concebido por Bruno, era contra-senso falar em subir ou descer.

Aplicada essa concepo ao espao social, s h lugar para o fluir e o refluir de vontades e decises, numa estrutura que - em vez de vertical - tem de ser horizontal. Outra importantssima contribuio foi a de Kepler, com suas leis da gravitao universal. Segundo Kepler, no cabia ao Sol ocupar a posio de centro do Universo, simplesmente substituindo o papel antes atribudo a Terra. Os Planetas no descrevem crculos em torno do Sol. Descrevem, segundo Kepler, elipses, as quais - em vez de centros - possuem focos. Em termos organizacionais, isso equivale a dizer que, em vez de gravitar em torno do dono da Empresa, esta deve faz-lo em torno dos focos representados pelo Cliente e pelo Acionista. A Martinho Lutero, as Concepes Filosficas da Organizao devem muito. Devem: em primeiro lugar, o repdio ao autoritarismo e a direitos que antecedam a deveres, pois servindo, antes, que se servido, depois; em segundo lugar, a certeza de que a riqueza moral tem de anteceder e servir de base construo da riqueza material; em terceiro lugar, a conscincia de que, para comunicar-se, o Ser Humano necessita de uma linguagem nica, que deve ser construda da mesma forma que Lutero o fez, para conferir preciso a seu idioma natal; em quarto lugar, seguindo o modelo das 95 teses por ele arroladas em Wittemberg, o Ser Humano necessita de regras, critrios ou conceitos prticos que orientem seu cotidiano. De Calvino, o reformador religioso que pontificou na Sua, nossas Concepes Filosficas herdaram o repdio ostentao e a ao desperdcio. Herdaram, igualmente, a busca da simplicidade e o conceito de poupana, de acordo com o qual todo o Ser Humano que gastar menos do que consome poder tornar-se rico, moral e materialmente. De Comenius, educador tcheco ao qual se deve a inveno da Pedagogia, deriva a certeza de que possvel ensinar qualquer coisa a quem quer que seja, desde que Educador e Educando gozem de sade mental e desde que, ambos, possuam motivao.

3. A Herana Moderna e Contempornea

De Jean-Jacques Rousseau, que pontificou pouco antes da Revoluo Francesa, vieram duas idias fundamentais: a livre negociao, exposta no famoso Contrato Social, nome que as Empresas do mundo inteiro adotaram, para designar o documento que lhes confere origem; e o processo educacional, exposto na obra Emlio ou Da Educao, mostrando como a Criana e o Adolescente, inicialmente pela via da educao domstica, fornecida pelos Pais e pelo Preceptor, poderia adquirir a formao necessria para que se convertesse - simultaneamente em Cidado, Trabalhador e Chefe de Famlia, produtivo e til a sua Comunidade. Esse Manual provocou uma radical mudana nos mtodos educacionais, continuada pelos tambm suos Pestalozzi, Claparde, Piaget e outros que, at hoje, fazem de seu pas (Suia) um modelo a ser imitado no campo da educao. Na Alemanha, foi to grande o impacto do Manual de Rousseau, a ponto de o cognominarem como o Preceptor do Gnero Humano e de o homenagearem, dando a seus Filhos os nomes de JeanJacques ou Emlio. Com relao a Charles Darwin, nossas Concepes Filosficas possuem, igualmente, um grande dbito. A esse respeito, veremos mais adiante o captulo intitulado Seleo Natural. Quanto a Lord Kelvin, um dos construtores da Fsica contempornea, dele incorporamos uma idia simples, mas de incrvel poder. Segundo escrito de 1883, afirmou esse Autor:

SE PUDER MEDIR AQUILO SOBRE O QUE EST FALANDO E EXPRESS-LO EM NMEROS, SABER ALGUMA COISA A RESPEITO... MAS, SE NO CONSEGUIR MEDI-LO, SE NO PUDER 8 EXPRESS-LO EM NMEROS, SEU CONHECIMENTO ESCASSO E INSATISFATRIO.

Dbito importante nossa Tecnologia Empresarial possui com relao a Peter Drucker, em suas concepes acerca do Trabalho. Afora isto, desde o livro - De que Necessitamos?, tem sido permanente o trabalho de acompanhamento das tendncias do mundo contemporneo, bem como da produo intelectual no campo da Administrao. Nesse ltimo caso, sempre buscando separar o joio do trigo e incorporando - na Tecnologia Empresarial Odebrecht - as contribuies valiosas, em termos de permanncia e de inovao.

Se voc no puder fazer, construir, medir, expressar em nmeros, faturar e cobrar, voc no pode dizer que conhece. Voc no um Profissional e no se realizar econmica e emocionalmente, tambm.

A esse respeito, deve ser lembrado o Anexo ao Captulo 19 de Educao pelo Trabalho, que fixa Normas sobre nossa participao em Seminrios. Por todas essas razes, a Tecnologia Empresarial Odebrecht vincula-se ao que h de melhor e mais representativo do pensamento empresarial. isto que faz do pensar da Organizao algo valorizado em Escolas de Administrao e Empresas dinmicas neste Pas. Valorizao que tem sido demonstrada pela procura e uso de Pontos de Referncia9, de Sobreviver, Crescer e Perpetuar e de Educao Pelo Trabalho junto ao pblico externo e sua recomendao em Centros de Ensino. Alm de herdeira da rica tradio cultural do Ocidente, deve-se assinalar que as Concepes Filosficas da Organizao Odebrecht: preservaram o gosto e a conscincia alems com relao Filosofia, entendida esta como o dever e o direito de refletir, antes de agir, e de tornar a refletir, aps a ao, e combinaram tal gosto e tal conscincia com o pragmatismo norte-americano, privilegiando:
MAIS O IMPACTO DO QUE A TCNICA; MAIS A CORAGEM DO QUE A ANLISE.

Alm disto, poucas organizaes, no Pas ou fora dele, tm investido tanto tempo e energia em confrontar os resultados efetivamente alcanados com os resultados esperados, buscando identificar e raciocinar sobre seus erros e acertos. Erros e acertos que vm sendo disciplinadamente registrados h dcadas seja em Livros, Notas, Agendas, Smulas e em documentos avulsos.

NO:ACV:hm 22.08.99. Ajustado em 15.09.04 Arq.(M-04) Origens da TEO

A ttulo de exemplo: quando de uma visita do ex-Ministro Henrique Simonsen Salvador, ele, em companhia de alguns Diretores do Banco Simonsen, foi at a Sede da Odebrecht, ainda na Alameda das Espatdias, com a finalidade de agradecer pela contribuio que as Referncias contidas no livro Pontos de Referncia deram estruturao de Normas e Diretrizes para aquela Instituio Bancria.

Vous aimerez peut-être aussi