Vous êtes sur la page 1sur 5

Quim. Nova, Vol. 26, No.

2, 291-295, 2003 LABORATRIO DE RESDUOS QUMICOS DO CAMPUS USP-SO CARLOS RESULTADOS DA EXPERINCIA PIONEIRA EM GESTO E GERENCIAMENTO DE RESDUOS QUMICOS EM UM CAMPUS UNIVERSITRIO Leny Borghesan A. Alberguini # Laboratrio de Resduos Qumicos , Av. Trabalhador So-carlense 400, 13566-590 So Carlos - SP Luis Carlos Silva # Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho , Av. Trabalhador So-carlense 400, 13566-590 So Carlos - SP Maria Olmpia Oliveira Rezende* Instituto de Qumica de So Carlos, Universidade de So Paulo, CP 780, 13560-970 So Carlos - SP Recebido em 13/5/02; aceito em 30/8/02

LABORATORY OF CHEMICAL RESIDUES AT THE SO CARLOS CAMPUS OF THE UNIVERSITY OF SO PAULO RESULTS OF A PIONEERING EXPERIENCE IN CHEMICAL RESIDUES MANAGEMENT IN AN UNIVERSITY CAMPUS. A novel and unique in a brazilian university experience for rigorous handling of chemical residues of research and teaching is described. The activities since 1998 of a laboratory for the adequate treatment and recovery of chemicals at the So Carlos Campus of the University of So Paulo are summarized. The necessity of environment conscience future professional is enhanced. Keywords: chemical residues; treatment and recovery of chemicals; environmental education.

INTRODUO A grande motivao para tratar resduos qumicos no Campus da Universidade de So Paulo em So Carlos veio do interesse por parte dos professores do Instituto de Qumica de So Carlos (IQSC), que armazenavam os resduos gerados em seus laboratrios de pesquisa espera de tratamento adequado. O material armazenado constitua-se em perigoso passivo ambiental, devido ao grande volume e s precrias condies de armazenamento. O tratamento de resduos qumicos envolve grandes desafios. Abordar-se-o trs deles aqui: (1) como um Instituto de Qumica deve agir para que os resduos qumicos gerados no agridam o ambiente ou, melhor ainda, como recuperar resduos qumicos transformando-os em matria-prima; (2) como desenvolver no aluno uma conscincia tica com relao ao uso e descarte de produtos qumicos e (3) como o professor deve proceder para tratar e recuperar os resduos qumicos gerados em seu laboratrio? Em adio, resduos qumicos so gerados por vrios laboratrios, cujos geradores no tm, necessariamente, conhecimentos de qumica, como por exemplo, laboratrios fotogrficos, museus, centros esportivos, oficinas mecnicas etc. Como instruir tais usurios a manusear, tratar e recuperar resduos qumicos? Em So Carlos, essa herclea tarefa foi resolvida pela criao de um nico laboratrio capaz de tratar os resduos qumicos provenientes de todos os laboratrios do Campus1 com atividades qumicas. Esse laboratrio conta, para o seu funcionamento, com dois funcionrios integralmente dedicados e acompanhamento da engenharia de segurana, alm de vrios estagirios. S dessa forma vivel o gerenciamento dos resduos qumicos, havendo possibilidade de implementar e avaliar novas rotinas de trabalho que contemplem a

extensa gama de resduos gerados nos muitos laboratrios de ensino e pesquisa de uma instituio de ensino superior. Aps o tratamento, o que era resduo qumico transforma-se em produto qumico recuperado, ficando disponvel para reutilizao. Assim, a tomada de uma conscincia tica com relao ao uso e descarte de produtos qumicos busca atingir os denominados 5 R: reduzir, reutilizar, recuperar, reaproveitar e reprojetar 2. Reduzir a quantidade de produtos qumicos utilizados, reprojetando o desenho experimental, reutilizando-os aps recuper-los e reaproveit-los. Nesta memria so apresentados os resultados pioneiros alcanados no perodo de Fevereiro de 1999 a Fevereiro de 2002 atravs do programa de gesto e gerenciamento de resduos qumicos. Vale ressaltar que existem algumas iniciativas isoladas, de grande mrito, em gerenciamento de resduos qumicos, cujos esforos tm alcanado sucesso3. No entanto, os resultados ora apresentados so referentes ao nico programa de tratamento de resduos qumicos provenientes de todos os laboratrios com atividades qumicas, tanto de ensino como de pesquisa de todo um Campus universitrio. HISTRICO Os resduos qumicos provenientes dos laboratrios com atividades qumicas no Campus da Universidade de So Paulo, na cidade de So Carlos, so tratados e recuperados desde Fevereiro de 1998. O laboratrio responsvel pelo tratamento o denominado Laboratrio de Resduos Qumicos (LRQ) do Campus USP-So Carlos. Sua concepo, no entanto, iniciou-se uma dcada atrs, a partir da constante procura do Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT) do Campus pelos professores do IQSC, para disposio dos resduos qumicos gerados. Assim, a pedra fundamental ou, melhor dizendo, o pensamento fundamental que levaria criao do LRQ foi a indicao, em 1990, de uma comisso que teve como objetivo a apresentao de propostas de gerenciamento de resduos perigosos. Embora com o amplo nome de resduos perigosos, a preocupao se atinha aos resduos qumicos.

*e-mail: mrezende@iqsc.usp.br # associado ao Hospital Universitrio

Assuntos Gerais

292

Alberguini et al.

Quim. Nova

Inicialmente, a comisso composta de professores do IQSC, da Escola de Engenharia de So Carlos (EESC) e de um funcionrio do SESMT props a construo de um abrigo provisrio de resduos qumicos para estocar todos os resduos, Classe I4, os quais se encontravam irregularmente armazenados em tambores sem as devidas normas de segurana. Em uma segunda etapa, identificou-se e rotulou-se o passivo ambiental, definindo-se os critrios para o gerenciamento do montante existente e tambm o que seria recebido5,6. O processo de rotulagem utilizado foi o denominado Diagrama de Hommel ou Diamante do Perigo7, modificado para utilizao em resduos qumicos (Figura 1). Assim, o resduo foi classificado de acordo com seu grau de risco sade, inflamabilidade e reatividade.

zidos pelos Laboratrios de Ensino e Pesquisa em Qumica do Campus de So Carlos8. A avaliao dos resduos qumicos foi realizada com uma amostragem de 1196 L em que se verificou que 45% deles eram recuperveis por destilao, 8% aps tratamento e destilao, 15% por descarte aps diluio, 17% necessitavam tratamento mais especfico e 15% no eram descartveis. A partir dos resultados obtidos e da existncia de um abrigo de resduos qumicos no Campus, com a parceria da Diviso de Sade, Higiene, Segurana e Medicina do Trabalho do Hospital Universitrio (DSHSMT-HU- Diviso da Engenharia) iniciou-se a construo de uma rea de 100 m2 para montagem do j referenciado Laboratrio de Resduos Qumicos (Figura 3), cujo objetivo era o tratamento dos resduos qumicos lquidos gerados no Campus de So Carlos.

Figura 1. Diagrama de Hommel 7

O abrigo provisrio construdo ento, em estrutura de madeira e revestido por placas de madeira tratada, serviu como base a um projeto de construo de um abrigo de resduos qumicos de alvenaria, no final de 1990, com todas as caractersticas tcnicas de segurana e com uma capacidade limite de 3000 L, onde os resduos foram armazenados para um posterior tratamento (Figura 2).

Figura 3. Laboratrio de Resduos Qumicos: (a) Vista externa lateral e (b) vista interna

Figura 2. Abrigo de resduos qumicos

O LRQ foi inaugurado em 13 de outubro de 1997 e iniciou efetivamente suas atividades prticas em 1998, aps adequaes internas e contratao de dois profissionais para seu funcionamento. O objetivo desta memria demonstrar que o gerenciamento de resduos qumicos vivel e depende da conscientizao e participao de professores, funcionrios e alunos. Para que esse gerenciamento tenha xito, necessrio desenvolver uma conscincia tica com relao ao uso e descarte de produtos, visando a preveno da poluio e reduo, reaproveitamento e recuperao de materiais, objetivando a preservao ambiental. INFRA-ESTRUTURA EXISTENTE O abrigo de resduos qumicos, com uma rea de 30 m2, foi construdo em alvenaria dentro dos padres internacionais de segurana ocupacional para armazenar solventes inflamveis9. As prateleiras tm revestimento em tinta epxi e o edifcio no tem janelas para evitar a entrada de luminosidade. A ventilao mantida por

De 1992 a 1996, alunos do Programa Especial de Treinamento da CAPES, sob tutoria do Prof. Dr. Gilberto Goissis (IQSC), desenvolveram um trabalho cujos objetivos foram identificar e quantificar os resduos de natureza qumica produzidos pelas atividades de ensino e pesquisa nos laboratrios do IQSC, bem como dar incio s solues para os problemas gerados pelos mesmos. O projeto intitulou-se Programa de Tratamento de Resduos Qumicos Produ-

Vol. 26, No. 2

Laboratrio de Resduos Qumicos do Campus USP-So Carlos

293

elementos vazados junto ao teto e um porto de duas folhas de chapa perfurada. O piso, confeccionado em placas de concreto vazadas, permite, no caso de derramamentos acidentais, o escoamento do resduo por uma canaleta em forma de U ligada a um reservatrio, onde o resduo pode ser recolhido. No h fontes de eletricidade para evitar possveis exploses devido formao de vapores. Nesse abrigo, os resduos qumicos so dispostos levando em considerao suas incompatibilidades qumicas5,6. (Figura 4).

Figura 5. Laboratrio de Resduos Qumicos aps modernizao: (a) sistema de destilao e (b) caixas de tratamento de gua

Figura 4. Viso interna do Abrigo de Resduos Qumicos, dando destaque s prateleiras (a) e aos frascos etiquetados (b)

O LRQ ocupa uma rea de 100 m2. Aps a modernizao da sua infra-estrutura com o apoio da FAPESP processo n 2001/00970210 - ele conta com duas capelas e cinco sistemas de destilao de grande porte acoplados a um sistema de recirculao de gua, um escritrio, uma sala de apoio para anlise e armazenagem provisria de produtos em tratamento ou j recuperados. Possui, tambm, duas caixas interligadas de tratamento de gua para recolhimento de resduos descartveis provenientes das capelas, das bancadas e das pias (Figura 5). Tais resduos so previamente tratados antes de serem lanados na rede de esgoto convencional.

ATIVIDADES E RESULTADOS DO LABORATRIO DE RESDUOS QUMICOS DO CAMPUS USP-SO CARLOS As atividades do LRQ foram iniciadas com o tratamento de 3000 L que estavam armazenados no abrigo de resduos qumicos, objetivando minimiz-los a partir de processos de recuperao ou disposio adequada. O tratamento dos passivos ambientais ocorreu de Fevereiro de 1998 a Fevereiro de 1999. Os processos utilizados para o tratamento compreenderam a recuperao de solventes orgnicos, a precipitao de solues contendo sais metlicos, a neutralizao de solues e o descarte adequado de resduos. A frao no recupervel, em torno de 500 L foi, ento, encaminhada para incinerao aps a contratao de uma firma credenciada

junto CETESB para transporte e disposio de resduos qumicos11. Aps a queima, houve o envio da certificao da disposio correta do produto. O LRQ implantou, em 1999, o PROGRAMA DE GESTO E GERENCIAMENTO DE RESDUOS QUMICOS. A partir da implantao desse programa, o nome abrigo de resduos qumicos foi substitudo para Entreposto de Armazenamento que, na opinio dos autores desta, reflete melhor a condio temporria dos resduos qumicos espera de tratamento. Esse programa baseia-se nos seguintes procedimentos: a) envio de memorando ao LRQ solicitando a retirada dos resduos qumicos; b) rotulagem in situ dos frascos; c) acondicionamento dos resduos para transporte seguro; d) transporte dos resduos ao Entreposto de Armazenamento; e) disposio adequada dos resduos no Entreposto de Armazenamento; f) tratamento dos resduos; g) anlise qumica para reutilizao do produto qumico recuperado e h) disposio adequada dos resduos no descartveis 4,11. Os procedimentos (a) e (b) so de inteira responsabilidade do laboratrio gerador; (c) e (d) so de responsabilidade do laboratrio gerador, com acompanhamento de funcionrio do LRQ; (e), (f) e (g) so de inteira responsabilidade do LRQ e o procedimento (h) de responsabilidade conjunta do LRQ e da unidade. O fluxograma das atividades do programa de gesto e gerenciamento de resduos qumicos est apresentado na Figura 6.

294

Alberguini et al.

Quim. Nova

te de produtos qumicos levando, conseqentemente, preservao ambiental e influenciando sua atitude na vida profissional futura. O apoio local do LRQ aos laboratrios geradores de resduos qumicos concretiza-se na forma de palestras nas unidades, orientao na rotulagem, segregao ou separao e coleta. Com esse apoio, foram realizadas 195 retiradas de material, de Fevereiro de 1999 a Fevereiro de 2002. O volume de material coletado nesse perodo foi de 12 t, sendo 55% do IQSC, 32% da EESC e 13% do IFSC, com uma mdia de 300 L/ms. H cerca de 80 laboratrios com atividades qumicas no Campus. As principais atividades do LRQ so, portanto, de extenso e pesquisa. Para contemplar a grande diversidade de resduos qumicos produzidos pelos 80 laboratrios, so constantemente avaliadas e testadas novas rotinas de trabalho. Em adio, aps a transformao dos resduos em produtos qumicos, o novo material recuperado s fica disponvel para reutilizao quando da determinao de sua pureza. Apenas o produto certificado, devidamente rotulado7, tornase disponvel para reutilizao. As atividades de extenso so aquelas concernentes ao apoio s unidades e divulgao do programa de gesto e gerenciamento de resduos qumicos. CONSCIENTIZAO DA IMPORTNCIA DO PROGRAMA DE TRATAMENTO DE RESDUOS QUMICOS Associao com o ensino O programa possui caractersticas eminentemente prticas, que permitem aos alunos serem colocados em contato com problemas reais na rea de qumica. Possibilita, ainda, a formao de uma tica adequada com relao hierarquia de resduos desde o manuseio dos produtos qumicos por meio do conhecimento dos itens de segurana dos mesmos, utilizando sistema de rotulagem internacional. A atitude diria do aluno, quer seja de graduao ou de psgraduao, durante as aulas de laboratrio e no decorrer de sua prtica cotidiana de pesquisa, nas quais ele levado a dispor adequadamente os resduos qumicos por ele gerados, alm da possibilidade do oferecimento de estgios no LRQ, e da existncia nos cursos de graduao de um elenco de disciplinas optativas que privilegiam a hierarquia dos resduos, levam o profissional formado tomada de decises mais conscientes com relao preservao ambiental, contribuindo para um comportamento tico na sua vida profissional. Ressalta-se que disciplinas relacionadas ao tema so freqentemente oferecidas, como por exemplo Poluentes Ambientais e Cincias do Ambiente no IQSC e Poluio do Ar, Resduos Slidos e Impactos Ambientais e Processos e Operaes em Tratamento de Resduos na EESC, entre outras. A existncia do LRQ contribui, em muito, com a formao do aluno no tocante educao ambiental desse profissional, e de seu comportamento com relao manipulao de reagentes, promovendo a responsabilidade com relao ao descarte dos resduos gerados pelos mais diversos tipos de pesquisa. Tudo isso leva conscientizao da necessidade do descarte adequado de resduos qumicos, visando a preveno da poluio com vistas preservao ambiental. Bolsa de Resduos Qumicos O programa Bolsa de Resduos Qumicos surgiu das necessidades encontradas, ao longo do perodo das atividades do LRQ, quando do atendimento a outras instituies de ensino e pesquisa, na divulgao dos produtos recuperados e na troca de materiais e informaes encontradas.

Figura 6. Fluxograma dos procedimentos do programa de gesto e gerenciamento de resduos qumicos

No Campus de So Carlos optou-se por um nico laboratrio de tratamento de resduos qumicos, por entendermos que assim otimizase o trabalho, tornando mais econmico e funcional o gerenciamento dos resduos. Mas, cuidado, tendo-se um nico LRQ no Campus poder-se-ia dar a impresso de que os resduos, aps gerados, so retirados da responsabilidade do laboratrio gerador, ou seja, desaparecem como por encanto. Aqui, vale salientar que os resduos s so recebidos aps correta identificao e que h o acompanhamento do resduo at o Entreposto de Armazenamento, por um responsvel do laboratrio gerador. Tal procedimento d ao laboratrio gerador a responsabilidade que lhe devida. O sucesso do gerenciamento dos resduos qumicos depende, portanto, da responsabilidade e da atitude tica e consciente de professores, funcionrios e alunos. Aps implantao do PROGRAMA DE GESTO E GERENCIAMENTO DE RESDUOS QUMICOS, a conscincia tica formada se auto-alimenta tornando inconcebvel a irresponsvel prtica de lanar resduos qumicos pia abaixo. Essa atitude diria, essa prtica cotidiana, leva o aluno a desenvolver uma tica adequada e correta no que concerne manipulao, tratamento e descar-

Vol. 26, No. 2

Laboratrio de Resduos Qumicos do Campus USP-So Carlos

295

Por meio da Bolsa de Resduos Qumicos, o material recebido identificado, classificado e recuperado no LRQ, ficando disponvel aos interessados via correio eletrnico (residuos@sc.usp.br). Como conseqncia desse programa, houve agilizao no reaproveitamento e troca de produtos recuperados entre as diversas instituies. Tal fato trouxe benefcios ao ambiente, pela diminuio do volume de resduos descartados, e tambm economia no tocante compra de novos produtos h solventes que j foram reutilizados seis vezes! CONCLUSES E PERSPECTIVAS

qumicos gerados (slidos, lquidos e gasosos) nos muitos laboratrios de ensino e pesquisa. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem FAPESP pelo financiamento e aos diretores e prefeitos do Campus USP-So Carlos. Agradecem, tambm, ao contnuo apoio do HU que teve incio em 1997 na figura de seu superintendente na poca, Prof. Dr. E. Tolosa, pela grande contribuio implantao do LRQ. REFERNCIAS

Os resultados alcanados no Campus de So Carlos para o tratamento e recuperao de resduos qumicos so promissores e demonstram inegavelmente que o programa de gesto e gerenciamento de resduos vivel. Em adio, e com grande impacto no tocante educao ambiental, este programa d oportunidade de treinamento aos alunos de graduao e ps-graduao no tocante formao de agentes multiplicadores da hierarquia de resduos, permitindo que o profissional egresso, independente de sua formao, adquira uma conscincia tica com relao ao uso e descarte de produtos visando a preservao ambiental. O sucesso do projeto depende da atuao responsvel de professores, alunos e funcionrios dos laboratrios que envolvem atividades qumicas e dos funcionrios do LRQ, que so integralmente dedicados ao tratamento desses resduos. Em vista dos resultados aqui apresentados, esta experincia nica em um Campus universitrio h mais de trs anos est sendo agora considerada para ser estendida aos demais Campi da Universidade de So Paulo. Destaca-se o Campus de Ribeiro Preto, cujo programa encontra-se em fase de implementao. A perspectiva contribuir para a soluo definitiva da disposio, tratamento, recuperao e reaproveitamento, alm do descarte adequado dos resduos

1. Carneiro, J. D.; Cincia Hoje 2001, 178, 55. 2. Agenda 21 - Fundao Tropical e Pesquisas e Tecnologia Andr Tosello, 1998, cap. 19. 3. Jardim, W. F.; Quim. Nova 1998, 21, 671; Cunha, C. J.; Quim. Nova 2001, 24, 4042; Amaral, S. T.; Machado, P. F. L.; Peralba, M. C. R.; Camara, M. R.; Santos, T.; Berleze, A. L.; Falco, H. L.; Martinelli, M.; Gonalves, R. S.; Oliveira, E. R.; Brasil, J. L.; Arajo, M. A.; Borges, A. C. A.; Quim. Nova 2001 24, 419; Bendassolli, J. A.; Mortatti, J.; Trivelin, P. C. O.; Ignoto, R. F.; Bonassi, J. A.; Tavares, G. A.; Quim. Nova 2002, 25, 312. 4. Normas Tcnicas. Resduos Slidos, 1987, NBR 100004, So Paulo, ABNT. 5. Ashbrook, P. C.; Reinhardt, A.; Environ.Sci.Technol. 1985, 19, 1150. 6. Lunn, G.; Sansone, E. B.; J. Chem. Educ. 1994, 71, 972. 7. Manufacturing Chemists Association; Guia para rotulagem preventiva de produtos qumicos perigosos. Fundacentro: So Paulo, 1980, 76. 8. Projeto: Programa de Tratamento de Resduos Qumicos Produzidos pelo Laboratrio de Ensino e Pesquisa em Qumica no Campus de So Carlos, Programa PET-CAPES, maro de 1996. 9. Manual de licenciamento para o setor de Resduos Slidos - Apostilas Ambientais, SCMA - So Paulo, CETESB, 1997. 10. Projeto FAPESP # 01/00970-2. Programa de Infra-Estrutura para Tratamento de Resduos Qumicos, sob coordenao da Prof.a Dr.a Maria Olmpia de Oliveira Rezende, de 01/09/01 a 31/08/03. 11. Theodore, L.; Reynolds, J.; Introduction to Hazardous Waste Incineration, John Wiley Sons Inc: New York, 1987.

Vous aimerez peut-être aussi