Vous êtes sur la page 1sur 15

FinanciamentodosPartidosPolticosedasCampanhasEleitorais

Lein.19/2003,de20deJunho comasalteraesintroduzidaspeloDecretoLein.287/2003,de12deNovembro (DeclaraodeRectificaon.4/2004,de9deJaneiro) Lein.64A/2008,de31deDezembro1e Lein.55/2010,de24deDezembro2


CAPTULOI Disposiogeral Artigo1. Objectoembito A presente lei regula o regime aplicvel aos recursos financeiros dos partidos polticos e das campanhaseleitorais. CAPTULOII Financiamentodospartidospolticos Artigo2. Fontesdefinanciamento Asfontesdefinanciamentodaactividadedospartidospolticoscompreendemassuasreceitas prpriaseoutrasprovenientesdefinanciamentoprivadoedesubvenespblicas. Artigo3. Receitasprprias 1Constituemreceitasprpriasdospartidospolticos: a)Asquotaseoutrascontribuiesdosseusfiliados; b) As contribuies de candidatos e representantes eleitos em listas apresentadas por cadapartidooucoligaesouporestesapoiadas; c)Assubvenespblicas,nostermosdalei; d)Oprodutodeactividadesdeangariaodefundosporelesdesenvolvidas; e) Os rendimentos provenientes do seu patrimnio designadamente, arrendamentos, alugueresouaplicaesfinanceiras; f) O produto de emprstimos, nos termos das regras gerais da actividade dos mercadosfinanceiros; g)Oprodutodeheranasoulegados; h)Osdonativosdepessoassingulares,nostermosdoartigo7.
Nos termos do n. 2 do artigo 152. da Lei n. 64A/2008, de 31 de Dezembro as alteraes previstas por este diploma apenas produzem efeitos no ano em que o montante do indexante de apoios sociais, criadopelaLein.53B/2006,de29deDezembro,atinjaovalordaretribuiomnimamensalgarantida fixada para o ano de 2008. De acordo com o n. 3 do artigo 152. do mesmo diploma enquanto no ocorrer a convergncia prevista no n. 2 do artigo 152. da Lei n. 64A/2008, de 31 de Dezembro, os montantes das subvenes pblicas, do financiamento das subvenes pblicas, do financiamento de partidos e campanhas eleitorais e das coimas mantm os valores de 2008, nos termos da Lei n. 19/2003,de20deJunho. 2 Nos termos do artigo 5. da Lei n. 55/2010, de 24 de Dezembro, as regras introduzidas pela presente lei para clculo dos montantes das subvenes pblicas do financiamento dos partidos polticos e dos gruposparlamentaresentramemvigornodia1deJaneirode2011.
1

2 As receitas referidas no nmero anterior, quando em numerrio, so obrigatoriamente tituladas por meio de cheque ou por outro meio bancrio que permita a identificao do montante e da sua origem e depositadas em contas bancrias exclusivamente destinadas a esseefeito,nasquaisapenaspodemserefectuadosdepsitosquetenhamessaorigem. 3 Exceptuamse do disposto no nmero anterior, os montantes de valor inferior a 25 % do indexante de apoios sociais, abreviadamente designado por IAS,criado pela Lei n. 53B/2006, de 29 de Dezembro, desde que, no perodo de um ano, no ultrapassem 50 vezes o valor do IAS,semprejuzododispostonoartigo12. 4 So permitidas as contribuies em espcie, bem como a cedncia de bens a ttulo de emprstimo, as quais so consideradas pelo seu valor corrente de mercado e obrigatoriamentediscriminadasnalistaaqueserefereaalneab)don.7doartigo12. Artigo4. Financiamentopblico Osrecursosdefinanciamentopblicoparaarealizaodosfinsprpriosdospartidosso: a)Assubvenesparafinanciamentodospartidospolticos; b)Assubvenesparaascampanhaseleitorais; c)Outraslegalmenteprevistas. Artigo5. Subvenopblicaparafinanciamentodospartidospolticos 1Acadapartidoquehajaconcorridoaactoeleitoral,aindaque emcoligao,equeobtenha representao na Assembleia da Repblica concedida, nos termos dos nmeros seguintes, umasubvenoanual,desdequearequeiraaoPresidentedaAssembleiadaRepblica. 2 A subveno consiste numa quantia em dinheiro equivalente fraco 1/135 do valor do IAS, porcadavotoobtidonamaisrecenteeleiodedeputadosAssembleiadaRepblica. 3 Nos casos de coligao eleitoral, a subveno devida a cada um dos partidos nela integradosigualsubvenoque,nostermosdonmeroanterior,corresponderrespectiva coligao eleitoral, distribuda proporcionalmente em funo dos deputados eleitos por cada partido,salvodisposioexpressaemsentidodistintoconstantedeacordodacoligao. 4 A cada grupo parlamentar, ao deputado nico representante de um partido e ao deputado no inscrito em grupo parlamentar da Assembleia da Repblica atribuda, anualmente, uma subveno para encargos de assessoria aos deputados e outras despesas de funcionamento correspondente a quatro vezes o IAS anual, mais metade do valor do mesmo, por deputado, a serpagamensalmente,nostermosdon.6. 5 Os grupos parlamentares originrios de partidos que tenham concorrido em coligao ao acto eleitoral so considerados como um s grupo parlamentar para efeitos do nmero anterior. 6 As subvenes anteriormente referidas so pagas em duodcimos, por conta de dotaes especiaisparaesseefeitoinscritasnoOramentodaAssembleiadaRepblica. 7Asubvenoprevistanosnmerosanteriorestambmconcedidaaospartidosque,tendo concorrido eleio para a Assembleia da Repblica e no tendo conseguido representao parlamentar, obtenham um nmero de votos superior a 50 000, desde que a requeiram ao PresidentedaAssembleiadaRepblica.

8 A fiscalizao relativa s subvenes pblicas auferidas por grupos parlamentares ou deputado nico representante de um partido e aos deputados no inscritos em grupo parlamentar ou aos deputados independentes na Assembleia da Repblica e nas assembleias legislativas das regies autnomas, ou por seu intermdio, para a actividade poltica e partidria em que participem, cabe exclusivamente ao Tribunal Constitucional, nos termos do artigo23. Artigo6. Angariaodefundos 1 As receitas de angariao de fundos no podem exceder anualmente, por partido, 1500 vezesovalordoIASesoobrigatoriamenteregistadasnostermosdon.7doartigo12. 2 Considerase produto de angariao de fundos o montante que resulta da diferena entre receitasedespesasemcadaactividadedeangariao. 3 As iniciativas que, complementarmente, envolvam a oferta de bens e servios, devem ser objecto de contas prprias, com registo de receitas e despesas e do respectivo produto, nos termosdon.7doartigo12. Artigo7. Regimedosdonativossingulares 1 Os donativos de natureza pecuniria feitos por pessoas singulares identificadas esto sujeitosaolimiteanualde25vezesovalordoIASpordoadoresoobrigatoriamentetitulados porchequeoutransfernciabancria. 2 Os donativos de natureza pecuniria so obrigatoriamente depositados em contas bancrias exclusivamente destinadas a esse efeito e nas quais s podem ser efectuados depsitosquetenhamestaorigem. 3 Sem prejuzo dos actos e contributos pessoais prprios da actividade militante, os donativos em espcie, bem como os bens cedidos a ttulo de emprstimo, so considerados, para efeitos do limite previsto no n. 1, pelo seu valor corrente no mercado e sero discriminadosnalistaaqueserefereaalneab)don.3doartigo12. 4 Consideramse donativos e obedecem ao regime estabelecido no n. 1 as aquisies de bens a partidos polticos por montante manifestamente superior ao respectivo valor de mercado. Artigo8. Financiamentosproibidos 1 Os partidos polticos no podem receber donativos annimos nem receber donativos ou emprstimos de natureza pecuniria ou em espcie de pessoas colectivas nacionais ou estrangeiras,comexcepododispostononmeroseguinte. 2 Os partidos polticos podem contrair emprstimos junto de instituies de crdito e sociedadesfinanceirasnascondiesprevistasnaalneaf)don.1doartigo3. 3designadamentevedadoaospartidospolticos: a)Adquirirbensouserviosapreosinferioresaospraticadosnomercado; b) Receber pagamentos de bens ou servios por si prestados por preos manifestamentesuperioresaorespectivovalordemercado;

c)Receberouaceitarquaisquercontribuiesoudonativosindirectosquesetraduzam nopagamentoporterceirosdedespesasquequelesaproveitem. Artigo9. Despesasdospartidospolticos 1Opagamentodequalquerdespesadospartidospolticosobrigatoriamenteefectuadopor meio de cheque ou por outro meio bancrio que permita a identificao do montante e a entidade destinatria do pagamento, devendo os partidos proceder s necessrias reconciliaesbancrias,nostermosdoartigo12. 2 Exceptuamse do disposto no nmero anterior, os pagamentos de montante inferior ao valor do IAS desde que, no perodo de um ano, no ultrapassem 2 % da subveno estatal anual,semprejuzododispostonoartigo12. Artigo10. Benefcios 1 Os partidos no esto sujeitos a IRC e beneficiam ainda, para alm do previsto em lei especial,deisenodosseguintesimpostos: a)Impostodoselo; b)Impostosobresucessesedoaes; c) Imposto municipal sobre as transmisses onerosas de imveis, pela aquisio de imveis destinados sua actividade prpria e pelas transmisses resultantes de fuso ouciso; d)Impostomunicipalsobreimveis,sobreovalortributveldosimveisoudeparte deimveisdesuapropriedadeedestinadossuaactividade; e) Demais impostos sobre o patrimnio previstos no n. 3 do artigo 104. da Constituio; f)Impostoautomvelnosveculosqueadquiramparaasuaactividade; g) Imposto sobre o valor acrescentado na aquisio e transmisso de bens e servios que visem difundir a sua mensagem poltica ou identidade prpria, atravs de quaisquersuportes,impressos,udiovisuaisoumultimedia,incluindoosusadoscomo material de propaganda e meios de comunicao e transporte, sendo a iseno efectivadaatravsdoexercciododireitorestituiodoimposto; h) Imposto sobre o valor acrescentado nas transmisses de bens e servios em iniciativas especiais de angariao de fundos em seu proveito exclusivo, desde que estaisenonoprovoquedistoresdeconcorrncia. 2 Haver lugar tributao dos actos previstos nas alneas c) e d) se cessar a afectao do bemafinspartidrios. 3Ospartidosbeneficiamdeisenodetaxasdejustiaedecustasjudiciais. Artigo11. Suspensodebenefcios 1Osbenefciosprevistosnoartigoanteriorsosuspensosnasseguintessituaes: a)Seopartidoseabstiverdeconcorrerseleiesgerais; b) Se as listas de candidatos apresentados pelo partido nessas eleies obtiverem um nmero de votos inferior a 50 000 votos, excepto se obtiver representao parlamentar; c) Se o partido no cumprir a obrigao de apresentao de contas, nos termos da presentelei.

2Asuspensodonmeroanteriorcessaquandosealteraremassituaesneleprevistas. Artigo12. Regimecontabilstico 1 Os partidos polticos devem possuir contabilidade organizada, de modo que seja possvel conhecer a sua situao financeira e patrimonial e verificar o cumprimento das obrigaes previstasnapresentelei. 2 Aorganizao contabilstica dos partidos regese pelos princpios aplicveisao Plano Oficial deContas,comasdevidasadaptaes. 3Sorequisitosespeciaisdoregimecontabilsticoprprio: a) O inventrio anual do patrimnio do partido quanto a bens imveis sujeitos a registo; b)Adiscriminaodasreceitas,queinclui: i)Asprevistasemcadaumadasalneasdoartigo3.; ii)Asprevistasemcadaumadasalneasdoartigo4.; c)Adiscriminaodasdespesas,queinclui: i)Asdespesascomopessoal; ii)Asdespesascomaquisiodebenseservios; iii)Ascontribuiesparacampanhaseleitorais; iv)Osencargosfinanceiroscomemprstimos; v) Os encargos com o pagamento das coimas previstas nos n.s 1 e 2 do artigo 29.; vi)Outrasdespesascomaactividadeprpriadopartido; d)Adiscriminaodasoperaesdecapitalreferentea: i)Crditos; ii)Investimentos; iii)Devedoresecredores. 4 As contas nacionais dos partidos devero incluir, em anexo, as contas das suas estruturas regionais, distritais ou autnomas, de forma a permitir o apuramento da totalidade das suas receitasedespesas,podendo,emalternativa,apresentarcontasconsolidadas. 5 Para efeito do nmeroanterior, a definio da responsabilidade pessoal pelo cumprimento das obrigaes fixadas na presente lei entre dirigentes daquelas estruturas e responsveis nacionaisdopartidofixadapelosestatutosrespectivos. 6 A contabilidade das receitas e despesas eleitorais regese pelas disposies constantes do captuloIII. 7Constamdelistasprpriasdiscriminadaseanexascontabilidadedospartidos: a) Os extractos bancriosde movimentos das contas e os extractos de conta de carto decrdito; b) As receitas decorrentes do produto da actividade de angariao de fundos, com identificaodotipodeactividadeedataderealizao; c) O patrimnio imobilirio dos partidos, sem prejuzo do disposto na alnea a) do n. 3. 8 So igualmente anexas s contas nacionais dos partidos, para efeitos da apreciao e fiscalizaoaquesereferemosartigos23.eseguintes,ascontasdosgruposparlamentarese dodeputadonicorepresentantedepartidodaAssembleiadaRepblica.

9 As contas das estruturas regionais referidas no n. 4 devem incluir, para efeitos da apreciaoefiscalizaoaquesereferemon.8doartigo5.eosartigos23.eseguintes,as relativas s subvenes auferidas directamente, ou por intermdio dos grupos parlamentares e do deputado nico representante de um partido, das assembleias legislativas das regies autnomas. 10 Para efeitos da necessria apreciao e fiscalizao, os deputados no inscritos em grupo parlamentar da Assembleia da Repblica e os deputados independentes das assembleias legislativas das regies autnomas apresentam, ao Tribunal Constitucional, as contas relativas s subvenes auferidas, nos termos do n. 8 do artigo 5. e dos artigos 23. e seguintes, com asdevidasadaptaes. Artigo13. Fiscalizaointerna 1 Os estatutos dos partidos polticos devem prever rgos de fiscalizao e controlo interno das contas da sua actividade, bem como das contas relativas s campanhas eleitorais em que participem, por forma a assegurarem o cumprimento do disposto na presente lei e nas leis eleitoraisaquerespeitem. 2 Os responsveis das estruturas descentralizadas dos partidos polticos esto obrigados a prestar informao regular das suas contas aos responsveis nacionais, bem como a acatar as respectivas instrues, para efeito do cumprimento da presente lei, sob pena de responsabilizaopelosdanoscausados. Artigo14. Contas As receitas e despesas dos partidos polticos so discriminadas em contas anuais, que obedecemaoscritriosdefinidosnoartigo12. Artigo14.A Nmerodeidentificaofiscal 1Osgruposparlamentares,quandoexistam,podemdispor,seopretenderem,denmerode identificao fiscal prprio, sendolhes tambm aplicvel, os direitos e obrigaes de natureza fiscalestabelecidosnaleiparaospartidospolticos. 2Dispemdenmerodeidentificaofiscalprprio: a)Acoligaodepartidoscandidatosaqualqueractoeleitoral; b)Osgruposdecidadoseleitorescandidatosaqualqueractoeleitoral. 3 O nmero de identificao fiscal prprio referido no nmero anterior atribudo, uma vez admitida a candidatura, no incio de cada campanha eleitoral e expira com a apresentao das respectivascontasaoTribunalConstitucional. CAPTULOIII Financiamentodascampanhaseleitorais Artigo15. Regimeetratamentodereceitasededespesas 1 As receitas e despesas da campanha eleitoral constam de contas prprias restritas respectivacampanhaeobedecemaoregimedoartigo12.

2Nascampanhaseleitoraisparaosrgosdasautarquiaslocais,acontatembasemunicipal, semprejuzodaexistnciadecontarespeitantesdespesascomunsecentrais. 3 s contas previstas nos nmeros anteriores correspondem contas bancrias especificamente constitudas para o efeito, onde so depositadas as respectivas receitas e movimentadastodasasdespesasrelativascampanha. 4 At ao 5. dia posterior publicao do decreto que marca a data das eleies, os candidatos, partidos, coligaes e grupos de cidados eleitores apresentam ao Tribunal Constitucional o seu oramento de campanha, em conformidade com as disposies da presentelei. 5 Os oramentos de campanha so disponibilizados no stio oficial do Tribunal Constitucional naInternetapartirdodiaseguinteaodasuaapresentao. Artigo16. Receitasdecampanha 1Asactividadesdacampanhaeleitoralspodemserfinanciadaspor: a)Subvenoestatal; b) Contribuio de partidos polticos que apresentem ou apoiem candidaturas s eleies para a Assembleia da Repblica, para o Parlamento Europeu, para as Assembleias Legislativas Regionais e para as autarquias locais, bem como para PresidentedaRepblica; c) Donativos de pessoas singulares apoiantes das candidaturas eleio para Presidente da Repblica e apoiantes dos grupos de cidados eleitores dos rgos das autarquiaslocais; d)Produtodeactividadesdeangariaodefundosparaacampanhaeleitoral. 2 Os partidos podem efectuar adiantamentos s contas das campanhas, designadamente a liquidaodedespesasataorecebimentodasubvenoestatal,devendoestes,bemcomoas contribuies previstas na alnea b) do nmero anterior, ser certificadas por documentos emitidospelosrgoscompetentesdorespectivopartido. 3 As receitas previstas nas alneas c) e d) do n. 1 podem ser obtidas mediante o recurso a angariao de fundos, ainda que no mbito de campanha dirigida para o efeito, estando sujeitas ao limite de 60 IAS por doador, e so obrigatoriamente tituladas por cheque ou por outromeiobancrioquepermitaaidentificaodomontanteedasuaorigem. 4 As receitas referidas no nmero anterior, quando respeitantes ao ltimo dia de campanha, sodepositadasataoterceirodiatilseguinte. 5Autilizaodosbensafectosaopatrimniodopartidopoltico,bemcomoacolaboraode militantes, simpatizantes e de apoiantes, no so consideradas nem como receitas, nem como despesasdecampanha. Artigo17. Subvenopblicaparaascampanhaseleitorais 1 Os partidos polticos que apresentem candidaturas s eleies para a Assembleia da Repblica, para o Parlamento Europeu, para as Assembleias Legislativas Regionais e para as autarquiaslocais,bemcomoosgruposdecidadoseleitoresdosrgosdasautarquiaslocaise os candidatos s eleies para Presidente da Repblica, tm direito a uma subveno estatal

para a cobertura das despesas das campanhas eleitorais, nos termos previstos nos nmeros seguintes. 2TmdireitosubvenoospartidosqueconcorramaoParlamentoEuropeuou,nomnimo, a 51% dos lugares sujeitos a sufrgio para a Assembleia da Repblica ou para as Assembleias Legislativas Regionais e que obtenham representao, bem como os candidatos Presidncia daRepblicaqueobtenhampelomenos5%dosvotos. 3 Em eleies para as autarquias locais, tm direito subveno os partidos, coligaes e grupos de cidados eleitores que concorram simultaneamente aos dois rgos municipais e obtenham representao de pelo menos um elemento directamente eleito ou, no mnimo, 2% dosvotosemcadasufrgio. 4Asubvenodevalortotalequivalentea: a)20000vezesovalordoIASparaaseleiesparaaAssembleiadaRepblica; b)10000vezesovalordoIASparaaseleiesparaaPresidnciadaRepblicaeparao ParlamentoEuropeu; c) 4000 vezes o valor do IAS para as eleies para as Assembleias Legislativas Regionais. 5 Nas eleies para as autarquias locais, a subveno de valor total equivalente a 150% do limitededespesasadmitidasparaomunicpio,nostermosdodispostonon.2doartigo20. 6 A subveno solicitada ao Presidente da Assembleia da Repblica nos 15 dias posteriores declarao oficial dos resultados eleitorais, devendo, em eleies autrquicas, os mandatrios identificar o municpio ou os municpios a que o respectivo grupo de cidados eleitores,partidooucoligaoapresentoucandidatura. 7AAssembleiadaRepblicaprocedeaoadiantamento,noprazomximode15diasacontar daentregadasolicitaoreferidanonmeroanterior,domontantecorrespondentea50%do valorestimadoparaasubveno. 8 Caso, subsequentemente ao adiantamento referido no nmero anterior, a parte restante da subveno no seja paga no prazo de 60 dias a contar da entrega da solicitao prevista no n.6,vencerjurosdemorataxalegalaplicvelsdvidasdoEstado. Artigo18. Repartiodasubveno 1 A repartio da subveno feita nos seguintes termos: 20% so igualmente distribudos pelos partidos e candidatos que preencham os requisitos do n. 2 do artigo anterior e os restantes80%sodistribudosnaproporodosresultadoseleitoraisobtidos. 2 Nas eleies para as Assembleias Legislativas Regionais, a subveno dividida entre as duas Regies Autnomas em funo do nmero de deputados das Assembleias respectivas e, noseiodecadaRegioAutnoma,nostermosdonmeroanterior. 3 Nas eleies para as autarquias locais, a repartio da subveno feita nos seguintes termos: 25% so igualmente distribudos pelos partidos, coligaes e grupos de cidados eleitores que preencham os requisitos do n. 3 do artigo anterior e os restantes 75% so distribudosnaproporodosresultadoseleitoraisobtidosparaaassembleiamunicipal.

4 A subveno no pode, em qualquer caso, ultrapassar o valor das despesas efectivamente realizadas. 5 O eventual excedente proveniente de aces de angariao de fundos, relativamente s despesasrealizadas,reverteparaoEstado. Artigo19. Despesasdecampanhaeleitoral 1 Consideramse despesas de campanha eleitoral as efectuadas pelas candidaturas, com intuito ou benefcio eleitoral, dentro dos seis meses imediatamente anteriores data do acto eleitoralrespectivo. 2 As despesas de campanha eleitoral so discriminadas por categorias, com a juno de documentocertificativoemrelaoacadaactodedespesa. 3 O pagamento das despesas de campanha fazse obrigatoriamente, por instrumento bancrio, nos termos do artigo 9., com excepo das despesas de montante inferior ao valor doIASdesdeque,duranteesteperodo,estasnoultrapassemovalorglobalde2%doslimites fixadosparaasdespesasdecampanha. Artigo20. Limitedasdespesasdecampanhaeleitoral 1 O limite mximo admissvel de despesas realizadas em cada campanha eleitoral, nacional ouregional,fixadonosseguintesvalores: a) 10 000 vezes o valor do IAS na campanha eleitoral para Presidente da Repblica, acrescidode2500vezesovalordoIASnocasodeconcorrerasegundavolta; b)60vezesovalordoIAS porcadacandidatoapresentadona campanha eleitoralpara aAssembleiadaRepblica; c) 100 vezes o valor do IAS por cada candidato apresentado na campanha eleitoral paraasAssembleiasLegislativasRegionais; d) 300 vezes o valor do IAS por cada candidato apresentado na campanha eleitoral paraoParlamentoEuropeu; 2 O limite mximo admissvel de despesas realizadas nas campanhas eleitorais para as autarquiaslocaisfixadonosseguintesvalores: a)1350vezesovalordoIASemLisboaePorto; b)900vezesovalordoIASnosmunicpioscom100000oumaiseleitores; c) 450 vezes o valor do IAS nos municpios com mais de 50 000 e menos de 100 000 eleitores; d)300vezesovalordoIASnosmunicpioscommaisde10000eat50000eleitores; e)150vezesovalordoIASnosmunicpioscom10000oumenoseleitores. 3 No caso de candidaturas apresentadas apenas a assembleias de freguesia, o limite mximo admissveldedespesasdeumterodovalordoIASporcadacandidato. 4Oslimitesprevistosnosnmerosanterioresaplicamseaospartidospolticos,coligaesou gruposdecidadoseleitoresproponentes,deacordocomodeterminadoemcadaleieleitoral. 5 Para determinao dos valores referenciados no n. 1, devem os partidos polticos ou coligaes declarar ao Tribunal Constitucional o nmero de candidatos apresentados relativamenteacadaactoeleitoral.

Artigo21. Mandatriosfinanceiros 1 Por cada conta de campanha constitudo um mandatrio financeiro, a quem cabe, no respectivo mbito, a aceitao dos donativos previstos na alnea c) do n. 1 do artigo 16., o depsitodetodasasreceitaseaautorizaoecontrolodasdespesasdacampanha. 2 O mandatrio financeiro nacional pode designar mandatrio financeiro de mbito distrital, regionaloulocalparatodososactoseleitorais,oqualserresponsvelpelosactoseomisses quenorespectivombitolhesejamimputadosnocumprimentododispostonapresentelei. 3 A faculdade prevista no nmero anterior obrigatoriamente concretizada nos casos em que aos rgos das autarquias locais se apresentem candidaturas de grupos de cidados eleitores. 4 No prazo de 30 dias aps o termo do prazo de entrega de listas ou candidatura a qualquer acto eleitoral, o partido, a coligao, o grupo de cidados ou o candidato a Presidente da Repblica promovem a publicao, em jornal de circulao nacional, da lista completa dos mandatriosfinanceiros. Artigo22. Responsabilidadepelascontas 1 Os mandatrios financeiros so responsveis pela elaborao e apresentao das respectivascontasdecampanha. 2 Os candidatos a Presidente da Repblica, os partidos polticos ou coligaes, os primeiros candidatos de cada lista ou o primeiro proponente de cada grupo de cidados eleitores candidatos a qualquer acto eleitoral, consoante os casos, so subsidiariamente responsveis comosmandatriosfinanceiros. CAPTULOIV Apreciaoefiscalizao Artigo23. ApreciaopeloTribunalConstitucional 1Ascontasanuaisdospartidospolticoseascontasdascampanhaseleitoraissoapreciadas peloTribunalConstitucional,quesepronunciasobreasuaregularidadeelegalidade. 2 Os acrdos proferidos pelo Tribunal Constitucional sobre as contas referidas no nmero anterior, bem como as respectivas contas, com as receitas e as despesas devidamente discriminadas, so publicados gratuitamente na 2. srie do Dirio da Repblica e disponibilizadosnostiooficialdoTribunalConstitucionalnaInternet. 3Paraosefeitosprevistosnesteartigo,oTribunalConstitucional poderequisitaroudestacar tcnicos qualificados de quaisquer servios pblicos ou recorrer, mediante contrato, aos servios de empresas de auditoria ou a revisores oficiais de contas para a realizao de peritagensouauditorias. 4Oscontratosreferidosnonmeroanteriorpodemsercelebradosporajustedirectoeasua eficciadependeunicamentedarespectivaaprovaopeloTribunal.

10

5Semprejuzododispostonon.3,oTribunalConstitucionalpoder,ainda,viraserdotado dos meios tcnicos e recursos humanos prprios necessrios para exercer as funes que lhe socometidas. Artigo24. EntidadedasContaseFinanciamentosPolticos 1 A Entidade das Contas e Financiamentos Polticos um rgo independente que funciona junto do Tribunal Constitucional e tem como funes coadjuvlo tecnicamente na apreciao efiscalizaodascontasdospartidospolticosedascampanhaseleitorais. 2 No mbito das funes referidas no nmero anterior, a Entidade das Contas e Financiamentos Polticos responsvel pela instruo dos processos que o Tribunal Constitucional aprecia, bem como pela fiscalizao da correspondncia entre os gastos declaradoseasdespesasefectivamenterealizadas. 3 A Entidade das Contas e Financiamentos Polticos exerce a sua competncia relativamente aos partidos polticos e s campanhas eleitorais para a Assembleia da Repblica, para o Parlamento Europeu, para as Assembleias Legislativas Regionais, para as autarquias locais e paraPresidentedaRepblica. 4 A Entidade das Contas e Financiamentos Polticos pode realizar a qualquer momento, por sua iniciativa ou a solicitao do Tribunal Constitucional, inspeces e auditorias de qualquer tipo ou natureza a determinados actos, procedimentos e aspectos da gesto financeira quer dascontasdospartidospolticosquerdascampanhaseleitorais. 5 At ao dia de publicao do decreto que marca a data das eleies, deve a Entidade das Contas e Financiamentos Polticos, aps consulta de mercado, publicar uma lista indicativa do valor dos principais meios de campanha, designadamente publicaes, painis publicitrios e meiosnecessriosrealizaodecomcios. 6 A lista do nmero anterior disponibilizada no stio oficial do Tribunal Constitucional na Internetnodiaseguintesuaapresentaoeservedemeioauxiliarnasacesdefiscalizao. 7 A Entidade das Contas e Financiamentos Polticos pode solicitar a quaisquer entidades, pblicasouprivadas,asinformaeseacooperaonecessrias. 8AleidefineomandatoeoestatutodosmembrosdaEntidadedasContaseFinanciamentos Polticoseestabeleceasregrasrelativassede,organizaoeaoseufuncionamento. Artigo25. ComposiodaEntidadedasContaseFinanciamentosPolticos 1 A Entidade das Contas e Financiamentos Polticos composta por um presidente e dois vogais, designados pelo Tribunal Constitucional, dos quais pelo menos um dever ser revisor oficialdecontas. 2 A Entidade das Contas e Financiamentos Polticos pode requisitar ou destacar tcnicos qualificados de quaisquer servios pblicos ou recorrer, mediante contrato, aos servios de peritos ou tcnicos qualificados exteriores Administrao Pblica, a pessoas de reconhecida experincia e conhecimentos em matria de actividade partidria e campanhas eleitorais, a empresasdeauditoriaouarevisoresoficiaisdecontas.

11

3Oscontratosreferidosnonmeroanteriorpodemsercelebradosporajustedirectoeasua eficciadependeunicamentedarespectivaaprovaopeloTribunalConstitucional. Artigo26. Apreciaodascontasanuaisdospartidospolticos 1AtaofimdomsdeMaio,ospartidosenviamaoTribunalConstitucional,paraapreciao, ascontasrelativasaoanoanterior. 2 O Tribunal Constitucional pronunciase sobre a regularidade e a legalidade das contas referidasnoartigo14.,noprazomximodeseismesesacontardodiadasuarecepo. 3 Para efeitos do nmero anterior, o Tribunal Constitucional pode solicitar esclarecimentos aospartidospolticos,bemcomo,verificadaqualquerirregularidadesusceptveldesersuprida, notificlosparaprocederemsuaregularizao,noprazoquelhesforfixado. 4Oprazoreferidonon.2suspendeseataotermodoprazofixadoparaefeitosdonmero anterior. Artigo27. Apreciaodascontasdascampanhaseleitorais 1 No prazo mximo de 90 dias, no caso das eleies autrquicas, e de 60 dias, nos demais casos, aps o integral pagamento da subveno pblica, cada candidatura presta ao Tribunal Constitucionalascontasdiscriminadasdasuacampanhaeleitoral,nostermosdapresentelei. 2 No domnio das eleies autrquicas, cada partido ou coligao, se concorrer a vrias autarquias, apresentar contas discriminadas como se de uma s candidatura nacional se tratasse,semprejuzododispostonon.2doartigo15. 3 As despesas efectuadas com as candidaturas e campanhas eleitorais de coligaes de partidos que concorram aos rgos autrquicos de um ou mais municpios podem ser imputadas nas contas globais a prestar pelos partidos que as constituam ou pelas coligaes de mbito nacional em que estes se integram, de acordo com a proporo dos respectivos candidatos. 4 O Tribunal Constitucional aprecia, no prazo de 90 dias, a legalidade das receitas e despesas earegularidadedascontasreferidasnonmeroanterior. 5 O Tribunal Constitucional pode, nas eleies autrquicas, notificar as candidaturas para que,noprazomximode90dias,lhesejaapresentadacontadembitolocal. 6 O Tribunal Constitucional, quando verificar qualquer irregularidade nas contas, dever notificar a candidatura para apresentar, no prazo de 15 dias, as contas devidamente regularizadas. Artigo28. Sanes 1 Sem prejuzo da responsabilidade civil ou penal a que nos termos gerais de direito haja lugar, os infractores das regras respeitantes ao financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais previstas nos captulos II e III ficam sujeitos s sanes previstas nos nmeros e artigosseguintes.

12

2 Os dirigentes dos partidos polticos, as pessoas singulares e os administradores de pessoas colectivas que pessoalmente participem na atribuio e obteno de financiamento proibidos sopunidoscompenadeprisode1a3anos. 3 Os mandatrios financeiros, os candidatos s eleies presidenciais ou os primeiros proponentes de grupos de cidados eleitores que no observem na campanha eleitoral os limites estabelecidos no artigo 20. ou que obtenham para a campanha eleitoral receitas proibidasouporformasnoprevistasnapresenteleisopunidoscompenadeprisode1a3 anos. 4 Em iguais penas incorrem os dirigentes de partidos polticos, as pessoas singulares e os administradores de pessoas colectivas que pessoalmente participem nas infraces previstas nonmeroanterior. 5Revogado.3 Artigo29. Nocumprimentodasobrigaesimpostasaofinanciamento 1 Os partidos polticos que no cumprirem as obrigaes impostas no captulo II so punidos comcoimamnimanovalorde10vezesovalordoIASemximanovalorde400vezesovalor doIAS,paraalmdaperdaafavordoEstadodosvaloresilegalmenterecebidos. 2 Os dirigentes dos partidos polticos que pessoalmente participem na infraco prevista no nmero anterior so punidos com coima mnima no valor de 5 vezes o valor do IAS e mxima novalorde200vezesovalordoIAS. 3 As pessoas singulares que violem o disposto nos artigos 4. e 5. so punidas com coima mnimanovalorde5vezesovalordoIASemximanovalorde200vezesovalordoIAS. 4 As pessoas colectivas que violem o disposto quanto ao captulo II so punidas com coima mnima equivalente ao dobro do montante do donativo proibido e mxima equivalente ao quntuplodessemontante. 5 Os administradores das pessoas colectivas que pessoalmente participem na infraco previstanonmeroanteriorsopunidoscomcoimamnimanovalorde5vezesovalordoIAS emximanovalorde200vezesovalordoIAS. 6 A no apresentao das contas no prazo previsto no n. 1 do artigo 26. determina a suspenso do pagamento da subveno estatal a que o partido tem direito at data da referidaapresentao. Artigo30. Percepodereceitasourealizaodedespesasilcitas 1 Os partidos polticos que obtenham receitas para a campanha eleitoral por formas no consentidas pela presente lei ou no observem os limites previstos no artigo 20. so punidos comcoimamnimanovalorde20vezesovalordoIASemximanovalorde400vezesovalor doIASeperdaafavordoEstadodosvaloresilegalmenterecebidos.

Revogado pela alnea a) do artigo 4. da Lei n. 55/2010, de 24 de Dezembro. Redaco originria: O procedimentocriminaldependedequeixadaentidadeprevistanoartigo24..

13

2 As pessoas singulares que violem o disposto no artigo 16. so punidas com coima mnima novalorde10vezesovalordoIASemximanovalorde50vezesovalordoIAS. 3 As pessoas colectivas que violem o disposto no artigo 16. so punidas com coima mnima equivalente ao triplo do montante do donativo proibido e mxima equivalente ao sxtuplo dessemontante. 4 Os administradores das pessoas colectivas que pessoalmente participem na infraco prevista no nmero anterior so punidos com coima mnima no valor de 10 vezes o valor do IASemximanovalorde200vezesovalordoIAS. Artigo31. Nodiscriminaodereceitasededespesas 1 Os mandatrios financeiros, os candidatos s eleies presidenciais, os primeiros candidatos de cada lista e os primeiros proponentes de grupos de cidados eleitores que no discriminem ou no comprovem devidamente as receitas e despesas da campanha eleitoral sopunidoscomcoimamnimanovalordoIASemximanovalorde80vezesovalordoIAS. 2 Os partidos polticos que cometam a infraco prevista no nmero anterior so punidos comcoimamnimanovalorde10vezesovalordoIASemximanovalorde200vezesovalor doIAS. Artigo32. Noprestaodecontas 1 Os mandatrios financeiros, os candidatos s eleies presidenciais, os primeiros candidatos de cada lista e os primeiros proponentes de grupos de cidados eleitores que no prestem contas eleitorais nos termos do artigo 27. so punidos com coima mnima no valor decincovezesovalordoIASemximanovalorde80vezesovalordoIAS. 2 Os partidos polticos que cometam a infraco prevista no nmero anterior so punidos comcoimamnimanovalorde15vezesovalordoIASemximanovalorde200vezesovalor doIAS. 3 Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, a no prestao de contas pelos partidos polticos determina a suspenso do pagamento da subveno estatal a que o partido tenha direitoatdatadasuaefectivaapresentao. Artigo33. Competnciaparaaplicarassanes 1 O Tribunal Constitucional competente para aplicao das coimas previstas no presente captulo. 2 O Tribunal Constitucional actua, nos prazos legais, por iniciativa prpriaou da Entidade das Contas e Financiamentos Polticos, a requerimento do Ministrio Pblico ou mediante queixa apresentadaporcidadoseleitores. 3OprodutodascoimasreverteparaoEstado. 4 O Tribunal pode determinar a publicitao de extracto da deciso, a expensas do infractor, numdosjornaisdiriosdemaiorcirculaonacional,regionaloulocal,consoanteocaso.

14

CAPTULOV Disposiesfinaisetransitrias Artigo34. Revogaoeentradaemvigor 1 revogada a Lei n. 56/98, de 18 de Agosto, com as alteraes introduzidas pela Lei n. 23/2000, de 23 de Agosto, e pela Lei Orgnica n. 1/2001, de 14 de Agosto, sem prejuzo do dispostononmeroseguinte. 2Apresenteleientraemvigorem1deJaneirode2005,comexcepododispostonoartigo 8. e consequente revogao do n. 2 do artigo 4. da Lei n. 56/98, de 18 de Agosto, com as alteraesintroduzidaspelaLein.23/2000,de23deAgosto.

15

Vous aimerez peut-être aussi