Vous êtes sur la page 1sur 8

DOI: 10.4025/actascihumansoc.v33i1.

9439

A construo da subjetividade: notas sobre o sujeito


Rafael Bianchi Silva1,2* e Leoni Maria Padilha Henning3
Faculdade Pitgoras, Rua Edwy Taques de Arajo, 1100, 86047-500, Gleba Palhano, Londrina, Paran, Brasil. Centro 3 Universitrio do Norte, Rua Dez de Julho, 873, 69010-060, Centro, Manaus, Amazonas, Brasil. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paran, Brasil. *Autor para correspondncia. E-mail: tibx211@yahoo.com.br
1 2

RESUMO. Este artigo visa debater a construo da subjetividade no mundo moderno. Inicia a discusso a partir da anlise do cogito cartesiano para em seguida estabelecer a relao com a viso de sujeito proposta por Rousseau. Partindo dessa dupla anlise observamos o nascimento da construo do indivduo enquanto categoria discursiva presente na modernidade. Percebe-se nova relao deste sujeito com a prpria existncia, em especial, com seu corpo, suporte para novas identidades. Desta forma, se torna possvel refletir algumas facetas do sujeito moderno que no se caracteriza mais em sua unidade, mas sim, enquanto disperso e possibilidades.
Palavras-chave: modernidade, sujeito, identidade.

ABSTRACT. Building up subjetivity: notes on modern subject. This article intends to debate on the building up of the subjectivity in the modern world. It begins the discussion from the analysis of Cartesian cogito for further establishing the relation with the vision on subject proposed by Rousseau. From these analyses we observe the birth of the individuals construction as a discursive category which is present in modernity. It has been perceived a new relation of this subject with his own existence, specially, with his body, as the support of the new identities. Thus, it is possible to reflect on some aspects of the modern subject which would not be characterized itself in his unity nevermore, but it is as dispersion and possibilities.
Keywords: modernity, subject, identity.

[...] Imerso no interesse pelo objeto, o homem esqueceu-se de pensar em si mesmo [...] (CORNFORD, 2005, p. 35).

Introduo muito comum se considerar que um dos traos fundamentais do ser humano a sua capacidade de ser racional. O que entendemos por razo nos dias de hoje apresenta um trao muito peculiar, recente na histria da humanidade. Aproxima-se em sua fundao, de seu contrrio, a loucura. A dicotomia entre esses dois elementos a porta da entrada da discusso do sujeito moderno, seus conflitos e (possveis) determinantes. Compreendemos, como ponto de partida deste escrito, que o sujeito humano no pode ser entendido como uno ou espcie de entidade total. Se assim fosse, teramos que entender que a formao humana poderia chegar a um dia ser completa, total, em um momento no qual todas as dvidas seriam deixadas de lado para a experincia da vida plena. Porm, a histria nos mostra o contrrio. A percepo dos fatos realizada pelo ser humano sempre incompleta e parcial, sendo, portanto,
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

passvel de intensas contradies e conflitos, tanto em seu prprio discurso, quanto em sua existncia. Para melhor entendimento dessas questes, necessrio retomarmos alguns debates sobre a problemtica da existncia e expresso do sujeito, presente na histria das idias na sociedade ocidental. Essa discusso fundamental. Observa-se que muito comum tomarmos certas afirmaes e valores como sendo efetivamente verdadeiros, sem uma anlise pormenorizada de como esses conceitos foram passando por mudanas a partir da relao espao-tempo. Para o debate que seguir espera-se atingir uma dimenso de anlise de cunho filosfico. Portanto, a partir da leitura bibliogrfica, pretende-se filosofar. Dessa forma, concordamos com Henning (2006, p. 2) quando afirma que partimos de um arcabouo terico referendado pela histria do pensamento, para enraizar as perguntas e manter um debate dinmico. Porm, no se trata apenas de um comentrio textual, mas sim pensar os problemas tratados nesses textos sob uma nova tica.
Maring, v. 33, n. 1, p. 67-74, 2011

68

Silva e Henning

Dessa forma, buscou-se uma ao: 1. Reflexiva ou crtica momento de compreenso das obras; 2. Investigativa numa busca pelas solues encontradas em relao ao problema central e s categorias selecionadas para o estudo; 3. Interpretativa relacionando as idias com o problema de pesquisa. O percurso inicia-se com uma premissa: a histria serve de base para questionarmos a idia de essncia humana e, que est na mudana a chave para a compreenso, no apenas das aes humanas como tambm de suas idias. Dessa forma, a materializao humana est na histria, constituda pela ao dos sujeitos que fazem a sua prpria construo a partir dos elementos presentes nesse percurso histrico. Em sntese, as diferentes concepes de subjetividade apontam para diferentes sujeitos ao longo dos tempos e servem de base para as discusses propostas neste trabalho. Referindo-se ao sujeito tradicionalmente entendido a partir da modernidade, Ghiraldelli Jnior (2000, p. 24) afirma que:
[...] a subjetividade pode ser descrita por meio de formas da conscincia: o eu, a pessoa, o cidado e o sujeito epistemolgico. O eu a identidade, formada das vivncias psquicas; a forma de conhecimento singular [...] A pessoa a conscincia moral [...] O cidado a conscincia poltica [...] O sujeito epistemolgico a conscincia intelectual [...] A subjetividade assim composta [...] a instncia da qual o homem (emprico ou abstratamente genrico) deve participar. Se conseguir isso, autenticamente, torna-se o sujeito aquele que consciente de seus pensamentos e responsvel pelos seus atos [...] (GHIRALDELLI JNIOR, 2000, p. 24).

que muito do que afirma se baseia nas informaes oferecidas pelos sentidos, o que no seria uma fonte segura para tal, por exemplo. Explica-se desta forma, a busca de um patamar epistemolgico bsico a partir do qual todos os outros conhecimentos seriam derivados, com a insgnia de conhecimento seguro e localizado ento na instncia da subjetividade. Partindo da desconfiana sobre os sentidos e expandindo pelas demais experincias e certezas humanas, a sada encontrada pelo autor a dvida metdica que consiste no processo de duvidar de tudo. O resultado acima levou formulao do cogito ergo sum penso, logo existo como primeira verdade indubitvel, uma intuio racional. Penna (2006, p. 50) aponta quatro passos fundamentais do mtodo proposto por Descartes, no esforo de apreender algumas das implicaes da proposta para o sujeito desejoso de conhecer:
[...] 1) no aceitar nada como verdadeiro seno quando ns prprios possamos reconhec-lo; 2) dividir cada dificuldade com que eu me defronte em tantas parcelas quantas sejam necessrias para que eu as compreenda bem; 3) conduzir meus pensamentos, comeando pelos objetos mais simples e os mais fceis de conhecer para alcanar, pouco a pouco, os mais difceis a sntese depois da anlise; 4) fazer um desdobramento to completo e revises to gerais de modo que eu possa me assegurar de nada omitir (PENNA, 2006, p. 50).

A partir dessa afirmao podemos conceber o sujeito como aquele de caractersticas mltiplas e, nesse sentido, possuidor de certo trao de autonomia em relao s influncias que recebe. Por isso, ao falarmos de sujeito humano, temos que compreender que no se trata de um sujeito passvel de condicionamento, mas sim, de mltiplas determinaes que derivam das mais diferentes instncias: polticas, sociais, biolgicas, econmicas, emocionais, etc. Nenhuma delas, porm, fora da materialidade histrica (FREIRE, 2000, p. 27).
A diviso do sujeito

Como ponto de partida para a discusso, temos a proposta de Descartes. Para o filsofo, o que est em jogo a busca da certeza pautada na evidncia para o alcance da Verdade j que o conhecimento das cincias considerado potencialmente falso, ou seja, no corresponde a uma realidade absoluta uma vez
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Assim, vai tomando forma o sujeito do conhecimento em um longo debate que marca a histria da filosofia, permitindo a configurao de um campo especfico, a Epistemologia - delineada a partir da volta do sujeito sobre si mesmo, num esforo de se perguntar do alcance, validade e possibilidade das suas prprias capacidades de conhecer alguma coisa. As coisas sensveis passam a ser geradas no pela forma potencialmente preexistente num mundo das idias, mas sim forjadas no conhecimento construtor do prprio homem. Isso implica o direcionamento da ao e o reconhecimento dos objetos a serem tratados enquanto objetos do conhecimento (PRADO JNIOR, 1998, p. 4). Porm, o conhecimento do mundo (ou do estado de sujeito puro res cogitans) no seria possvel, pois a nica forma do homem vir a conhecer o mundo seria a partir dos sentidos, fonte passvel de falha e erro.
[...] o saber e as cincias como saber verdadeiro vo estar assentados no eu, isto , assentadas em um sujeito que se caracteriza por possuir um ncleo no-contingente e para alm das vicissitudes da histria: o cogito [...] o fato de a alma estar fundida ao corpo coloca o homem na dependncia dos Maring, v. 33, n. 1, p. 67-74, 2011

Sujeito e construo da subjetividade sentidos, da imaginao, turvando a razo e impedindo-o de colocar-se como puro sujeito, como res cogitans (coisa pensante) [...] (GHIRALDELLI JNIOR, 2000, p. 14).

69

A definio do homem, para Descartes, implica na relao problemtica entre a alma e o corpo e, consequentemente, na impossibilidade de se atingir o conhecimento inteiro, total. Observamos dentro das devidas diferenas que, moda platnica, o homem seria um prisioneiro no seu corpo: no estando mais a alma, quando corporificada, em seu estado natural, livre1. O corpo tornou-se inimigo a ser combatido. a forma com que o homem encontra de escapar da sua histria (imaginao, memria e sensao) em favor de uma possvel transformao de si-mesmo em sujeito do conhecimento. Aqui comeamos o percurso que propriamente nos interessa. O que queremos indicar a forma de controle do campo do sensvel do corpo sendo feita atravs de estudos sistemticos e matemticos realizados pelo que chamado de mtodo cientfico. Encontramos, portanto, duas formas de expresso do sujeito: livre e autnomo, vivendo dentro dos campos do imaterial; e outro, preso no corpo, construdo a partir de uma srie de determinismos naturais e sociais.
Perdurou por muito tempo ou perdura at hoje? essa diviso cindida sobre o Ser humano, entre o corpo e a alma: o visvel e o invisvel, o mortal e o divino, o que perece e o que perdura, o que perde sua identidade e aquele que a conserva, o liberado e o reprimido, a negao e a afirmao. Desse modo, a relao do homem com seu prprio corpo e com o do outro perpassada por esse dualismo irracional e assustador, que serviu, e serve ainda, para reprimir muitos comportamentos e culturas (MELO, 2004, p. 48).

Psicologia seno o campo de saberes que trabalha com o estudo da subjetividade? Dentro da lgica cientfica clssica, para estudarmos um fenmeno necessrio recort-lo a partir do isolamento das variveis determinantes de sua realidade para assim, compreender o seu funcionamento. Converte-se o mundo em um campo relativamente estvel, previsvel, sistemtico, pleno de certezas. Como aponta Figueiredo (1996, p. 16),
[...] o ideal da linguagem e, ao mesmo tempo, o pressuposto, de todo este empreendimento representacional est contido no projeto de matematizao absoluta e ilimitada do universo: trata-se de matematiz-lo no plano do conhecimento porque ele por princpio de natureza matemtica.

Podemos considerar que o projeto de cincia no mbito da Psicologia teve duas frentes de ataque subjetividade. Primeiro, construindo mtodos que limitam a sua apreenso; segundo, elaborando discursos que justificariam tal empreendimento. Esses dois dispositivos juntos acabaram por determinar formas de ao humana de maneira a delimitar um padro de normalidade que deve ser seguido por todos os membros da sociedade. Neste sentido, ao mesmo tempo em que se d a formao do sujeito epistemolgico, tambm encontramos as bases para a construo do sujeito social.
Sobre o indivduo

Assim como expresso na citao acima, observase que o dualismo cartesiano adentrou por diferentes ramos da formao humana. A ntima relao disso com o desenvolvimento das cincias chamadas de humanas deve receber tambm ateno de nossa parte. Como pontua Foucault (1999, p. 417), o homem passou a ser esquadrinhado e dividido, gerando uma srie de saberes difusos que ofereceram suporte para a diviso da subjetividade humana. No restam dvidas que a Psicologia tambm serviu de suporte para esse dispositivo. E o que a
1

Plato faz uma bonita metfora da sada do humano do estado de completude no Banquete o que o relega busca incessante daquilo que ele no tem e que o impede de ser puro: desde que a natureza humana se mutilou em duas, buscase primeiramente a conjugao anterior e a vivncia do amor como resultado das tentativas de restaurao, da cura da natureza humana.

Para entendermos um pouco melhor o impacto de tudo isso no campo social, ser necessrio realizarmos uma pequena digresso a fim de compreendermos a relao do homem com o referido campo, sendo necessrio retomar as questes referentes s diferentes construes do conceito de indivduo feitas ao longo da histria. Conforme explica Ghiraldelli Jnior (2007, p. 28), o homem grego tinha sua vida particular intensamente atrelada vida da polis, de maneira que era muito difcil separar as instncias privada e pblica. Nesse sentido, a polis no apenas uma organizao social, mas sim uma nova configurao das relaes existentes entre os homens naquele momento histrico. Observamos que o nascimento do sujeito parece estar intimamente articulado com certa separao entre o indivduo e a sociedade da qual faz parte. Essa questo essencial porque tal separao ir tornar necessria a construo de uma instncia mediadora entre os homens, entendida como o Estado Civil. Analisemos esse ponto a partir da filosofia de Rousseau e sua viso de homem. Se em Descartes a verdade dada ao sujeito, seguindo uma perspectiva
Maring, v. 33, n. 1, p. 67-74, 2011

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

70

Silva e Henning O que chamei de cises do contrato nasce precisamente dessa espcie de tentativa de suturar os conflitos reais, da srie de operaes de corte, separao e clausura que permitem construir uma imagem do jogo poltico como um espao governado pela juridicidade e pela igualdade abstrata, ao mesmo tempo em que se despolitizam e recortam cuidadosamente as fontes do conflito social: as relaes reais de desigualdade baseadas na propriedade, na diferena sexual, na raa, isto , nos espaos de tenso impossveis de solucionar pela via do acordo racional (CIRIZA, 2006, p. 84).

racionalista, para o filsofo genebrino ela acessada por uma subjetividade mais individual ntima e que, portanto, requer o desenvolvimento de uma conscincia moral. Enquanto o crivo de verdade para Descartes exige uma subjetividade passvel de ser compartilhada entre os indivduos, em contrapartida, Rousseau pressupe uma subjetividade [...] que um mundo interior (GHIRALDELLI JNIOR, 2000, p. 17) acessvel pelas vias da sensibilidade e sinceridade. Essa intimidade pensada como algo muito prximo natureza original do homem, quando ele ainda no tinha tido contato com as convenes sociais, e com as mscaras. Isso faz com que Rousseau coloque a criana como modelo detentor da constituio da verdade. Se em Descartes a infncia era o momento de ligao alma-corpo, sendo o ltimo elemento rico de causaes sensveis, incitamento de imagens e construes levianas e falsas fantasias infantis, configurando-se como afastamento da pureza, necessria apreenso da verdade, Rousseau identifica exatamente o inverso. Ou seja, para ele, a infncia o lugar da filosofia, da busca pelo conhecimento verdadeiro. Porm, resta criana crescer e, neste ponto, enfrentamos toda contradio existente entre sujeito e sociedade, expressa na teoria moral de Rousseau, especialmente, em sua obra O Emlio ou Da Educao. O sujeito livre no tem como viver na sociedade segundo as suas prprias vontades. Nesse sentido, existe uma presso externa que direciona as aes, condutas e desejos. Estamos falando de algo muito prximo daquilo que afirma Adorno (2000, p. 154), ao colocar a impossibilidade de unir os interesses sociais com os interesses individuais:
[...] Podemos concordar em que formamos as pessoas para a sua individualidade e ao mesmo tempo para sua funo na sociedade? [....] No mundo em que ns vivemos esses dois objetivos no podem ser reunidos. A idia de uma espcie de harmonia [...] entre o que funciona socialmente e o homem formado em si mesmo, tornou-se irrealizvel (ADORNO, 2000, p. 154).

Dessa forma, encontram-se uma condio irrealizvel em direo a um permanente equilbrio ausente de tenso na relao entre o individual e o social. E pela impossibilidade de atender ambas as perspectivas, faz-se a flexo que traz a troca das liberdades naturais para o conceito de liberdade civil embasada na era dos direitos. Em outras palavras, frente impossibilidade de sobrevivncia mtua do um com o todo, criou-se uma instncia reguladora abstrata e jurdica a partir do contrato social entre os indivduos.
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

As idias de Rousseau se encontram dentro desse movimento paradoxal. A verdade humana e sua liberdade tem como base o desenvolvimento integral e harmonioso do indivduo, porm, estando ela ameaada pela existncia das normas sociais que visam minimizar o conflito demarcado pela relao entre os seres humanos. A legalidade, portanto, serve de suporte para a relao mediadora entre os diferentes sujeitos. exatamente essa a dimenso que trabalhada por Vigotski (2003, p. 303) ao debater o carter trgico da educao. Afirma que o sujeito ao reconhecer-se como vivente no mundo social passa por uma srie de conflitos que visam, em ltima instncia, a sua passagem para esta segunda natureza a social e com isso, espera se tornar um ser verdadeiramente humano. Por isso, defende a idia de que a relao entre o individual e o social essencialmente conflituosa, identificada como uma constante luta simblica entre os envolvidos. O contrato social proposto por Rousseau surge dentro de tal perspectiva, como forma de retomar a liberdade perdida enquanto ser natural, indo em busca tanto da igualdade poltica quanto da socioeconmica. A retomada pela via da lei da igualdade impede o retraimento da razo e ocorre a partir do convvio entre os homens. O direito, neste contexto, oferece suporte para a compreenso da desigualdade humana, no mais sendo esta encontrada dentro de explicaes naturais ou divinas, mas sim, a partir da prpria condio social. Dessa forma, um direito quando reconhecido racionalmente possui a necessidade de ser mantido, da mesma forma que a igualdade poltica necessita de um regime que teria a tarefa de, em ltima instncia, diminuir as diferenas sociais e as diversas discriminaes existentes - entre os homens. Assim, o desenvolvimento humano, portanto, acaba estando intimamente relacionado com o progresso de toda a sociedade. Seguindo com Rousseau, vemos que ao mesmo tempo em que formula uma noo de sujeito
Maring, v. 33, n. 1, p. 67-74, 2011

Sujeito e construo da subjetividade

71 os seres sem conscincia? (Darwin); como fica o homem como sujeito se ele de fato, no capitalismo objeto (o sujeito o capital)? (Marx); como fica a autodeliberao se quem delibera no o homem consciente? (Freud) [...] o que justifica todo um trabalho pedaggico de modo a fazer a infncia produzir o homem enquanto ser consciente de seus pensamentos e responsvel pelos seus atos se este ser algo to questionvel? [...].

tambm constri um modelo de moral. Nas palavras de Freitag (1992, p. 42):


O que salva os homens de sua desintegrao moral crescente a sua necessidade de sobrevivncia e o interesse pelo bem-estar prprio, que se associa ao respeito do outro a quem se atribui o mesmo interesse (reciprocidade), segundo a mxima: Faze o teu prprio bem com o mnimo de prejuzo para o outro. Quando essa mxima passa a ser mediada pela razo, ela transformase em sua forma mais pura: Faze a outrem o que queres que te faam.

possvel relacionarmos como desdobramento desse ponto o prprio imperativo categrico kantiano (Age de tal modo que a mxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princpio de uma legislao universal): condio da existncia de uma sociedade justa, fundamentada nos direitos de todos e na defesa da dignidade de cada homem dotado de razo, e, dessa forma, da humanidade como um todo.
Nesse contexto, para que os direitos individuais pudessem ser preservados e desenvolvidos, passa-se a defender uma clara separao entre as esferas da vida privada e da vida pblica: nessa ltima prevalecem as convenes, os princpios da racionalidade e da funcionalidade, exigindo dos indivduos decoro e civilidade, enquanto primeira cabe o exerccio da liberdade individual concebida como territrio livre da interferncia alheia (MANCEBO , 2004, p. 40).

Essa diviso entre vida pblica e privada parece que entra em colapso nos tempos atuais. Com a queda de referncias consideradas ento como seguras para guiar a conduta moral (seja pelas vias da razo, seja pela crena em algo mstico-superior) vse um direcionamento para o prprio sujeito que passa a ser detentor do parmetro ltimo da prpria ao. Ser livre, nesse contexto, desprezar a existncia do outro. o que veremos a seguir.
Corpo e subjetividade

A partir das anlises que realizamos, tanto Descartes quanto Rousseau buscam um sujeito como dimenso metafsica humana de estrutura universal capaz de acessar a verdade. Desse modo, o sujeito do conhecimento apresenta uma capacidade de conhecer e atingir a verdade, que idntica e vlida a todos os humanos derivando disso o seu carter universal. Tal noo de sujeito prpria da modernidade ser debatida e colocada em cheque por uma srie de tericos entre os sculos XIX e XX. Afirma Ghiraldelli Jnior (2000, p. 25):
[...] como fica o sujeito humano, aquele que possui conscincia, se o homem visto como contnuo com Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Os duros golpes subjetividade humana em nossa poca gerou uma srie de conseqncias, problema colocado na citao acima que aponta para uma quebra de centralidade do homem frente ao mundo. Como bem aponta Piaget (1985, p. 39), todos ns, ao longo da vida, temos que realizar uma operao fundamental que ele chamou de revoluo copernicana: seria eu apenas mais um elemento, sem grande diferencial entre todos os outros seres do mundo? A Psicologia parece que tentou forjar uma resposta para a questo. Na diferena entre indivduo e sociedade, construiu-se discursos acerca da subjetividade: modelos tericos do que se deveria ser, formulando uma noo de eu, atemporal e nohistrico. E a partir do momento em que o homem passa a ser visto como um elemento integrante do processo de construo do conhecimento conseguiu perceber o quanto a sua subjetividade ponto integrante do entendimento que possui em relao ao mundo. No era mais possvel se permanecer neutro, como um elemento estranho e passivo ao entendimento do mundo. Observamos que a partir de uma srie de dispositivos fundou-se uma era de direitos. O problema que se inseria agora era como conceber um indivduo tico, pautado no mais no posicionamento frente lei, mas sim, como construtor da prpria referncia? Historicamente, o sujeito foi colocado margem do sensvel. O sculo XX mostrou que o corpo representa o crivo ao estatuto da verdade, na mesma medida em que colocado como fonte de prazer para o indivduo. Ou seja, h necessidade de se reconhecer, pelas vias da sexualidade, por exemplo, como um agente ativo da prpria vida. Claro que a sexualidade tambm se constitui como discurso cientfico. Porm, existe a abertura para o contato direto com o corpo, independente de palavras que venham a dar sentido existncia. Por essa razo, ao construirmos um discurso crtico sobre o sujeito, no deixa de ser lgico que o valor ao corpo deva ser retomado como ponto de sustentao para a identidade.
[...] o indivduo no tem mais a identidade associada conscincia enquanto arcabouo de grandes Maring, v. 33, n. 1, p. 67-74, 2011

72 iderios, e sim, ao corpo. Isto , o indivduo associa seu eu a apenas um iderio, bastante limitado, atrelado noo de corpo [...] h uma profunda mudana em nossa noo de sujeito; talvez possamos at falar da morte do sujeito moderno, ou de uma grande alterao do que entendemos por subjetividade (GHIRALDELLI JNIOR, 2007, p. 41).

Silva e Henning

somente, em segunda ordem, potencializar atos grupais. O sentimento de pertena a uma comunidade fica cada vez mais instvel e os laos sociais frgeis.
[...] As identidades flutuam no ar, algumas de nossa prpria escolha, mas outras infladas e lanadas pelas pessoas em nossa volta, e preciso estar em alerta constante para defender as primeiras em relao s ltimas. H uma ampla probabilidade de desentendimento, e o resultado da negociao permanece eternamente pendente [...]. Pode-se at comear a sentir-se chez soi, em casa, em qualquer lugar mas o preo a ser pago a aceitao de que em lugar algum se vai estar total e plenamente em casa (BAUMAN, 2005, p. 19-20).

Podemos afirmar ento que diferentemente da noo clssica, totalizante de sujeito, expressa por Descartes, o sujeito atualmente visto como algo que
[...] no identificvel, mas sujeito identificao e longe de ser unificado, ele dividido [...] ele um vazio oco que estrutura o homem no tanto como vir-a-ser, mas como falta-a-ser, falta constitutiva do desejo de ser e ter aquilo que jamais ter e ser. Penso logo no sou (QUINET, 2000, p. 15).

Mesmo no identificvel, o sujeito passvel de certa identificao, ou seja, de definio. E como isso acontece atualmente? Atravs do corpo, ou de outra forma, da transformao do corpo em signo de definio individual. Dessa forma, observamos que o indivduo ganha novos contornos, o que levar evidentemente a uma nova posio frente ao campo social.
[...] O fenmeno das chamadas tribos urbanas dos anos 80 e 90 deixa tudo isso muito claro: grupos identificados por tipos de corpos ou tipos de adereos e adornos aos corpos. Adornos e adereos, nesses casos, no so smbolos ou signos que remetem a idias, religies ou receiturios morais, mas, simplesmente, peas de identidade corporal enquanto identidade individual [...] (GHIRALDELLI JNIOR, 2007, p. 46).

O estar s no mundo visto como fonte de angstia. Observamos essa dimenso a partir, por exemplo, das idias trazidas por Sartre que a indica como um dos impactos da condio ou condenao - da liberdade vivida pelo sujeito. Liberdade, aqui, entendida como responsabilidade por tudo aquilo que o homem escolhe e faz. Heidegger aponta que a angstia indica a relao do homem com seu fim, ou seja, a morte e o nada (PENHA, 2001, p. 33). O fantasma da morte, portanto, insere no homem moderno a dimenso da imediaticidade da experincia, empobrecendo a vida e suas relaes.
A experincia de falta de sentido e de vazio existencial, com predomnio do efmero e superficial, com falta de interioridade e reflexo, levando perda da vivncia de profundidade e reflexo com banalizao do amor e do compromisso em favor da superficialidade nas relaes amorosas, ritmo de vida veloz, importncia maior do estar-a-par em vez de compreender, inundao tecnolgica interposta entre as pessoas (telemvel, computador), generalizao das relaes de exterioridade pouco significativas. Tudo isso pode proporcionar diminuio de investimento em trocas afectivas profundas e uma auto-centrao feita de enaltecimento de si prprio no qual o ser igual ao parecer. A falta de interioridade das vivncias associa-se facilmente m f sartreana, que leva passividade e perpetua as dificuldades em lidar com os problemas. Acresce no contexto socio-econmico a presena de estruturas de alienao, de violncia e de opresso. A alienao vivida com indiferena, solido e falta de comunicao interpessoal. A exterioridade e a exibio tornam-se facilmente mais importantes do que a histria e o projecto existencial como procura de significado para a existncia (TEIXEIRA, 2006, p. 409, grifo do autor).

As tatuagens, os piercings, utilizao de determinadas roupas ou tipos de cabelo, nos trazem alguns exemplos de como possvel forjar tal identidade. Ao mesmo tempo, ao realizar esse tipo de procedimento do corpo, cria-se um dispositivo que traz na marca corporal, o elemento de identificao que pode vir a dar suporte formao de grupos. O que vemos nesses fenmenos? Primeiramente que no encontramos a quebra da dicotomia existente - entre sujeito e mundo , mas sim, uma vivncia praticamente indiferente em relao s questes sociais. Ser poltico estar fora do campo decisrio, que eminentemente conflituoso. O corpo passa a ser agente poltico, no sentido em que a prpria vida ganha o estatuto de uma espcie de bandeira para uma luta muitas vezes vazia de sentido. O exerccio de cidadania vinculado ao posicionamento frente a questes mnimas que enfocam o campo das aes individuais para
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Observamos a formao de uma identidade frgil, sustentada no pelos laos e vnculos que poderiam surgir como fonte de construo de novas
Maring, v. 33, n. 1, p. 67-74, 2011

Sujeito e construo da subjetividade

73

formas de ser, mas sim, pautada pelo isolamento e enfraquecimento da prpria noo de eu. Sobre a dvida do que se , surge o vazio, o nada. Aonde se encontra a sada para os males do indivduo? Novamente nos limites do corpo. Aqui se tem o surgimento de relaes entre os diferentes sujeitos tendo por suporte interesses bastante narcsicos. Pode-se ver esse ponto claramente dentro do que chamamos de sociedade do espetculo:
[...] O espetculo promove o consumo de imagem, de sexo e de coisas felizes. Esse consumo tem funcionado como substituio a ansiolticos, conversas, trocas ntimas, leituras interessantes, contatos com a natureza, escuta de boa msica, aos prazeres legtimos da vida ou at mesmo aos prazeres orgsticos. [...] a sexualidade destituda de libido e veiculada na mdia no como proposta feliz, mas como marketing para seduzir o mercado, para vender qualquer bugiganga, para erotizar qualquer produto. Esvaziada a sexualidade de seu objeto relacional, o outro j no conta como sujeito, resta tornar-se objeto (CARIDADE, 1999, p. 18-19, grifo nosso).

Consideraes finais Essas reflexes finais servem como ponto de sntese: fechamento e abertura de novas questes. Pontuamos ao longo do texto a existncia de sujeitos em diferentes momentos da histria, vistos de diferentes maneiras. Mesmo mostrando as diferentes facetas que permeiam a dvida de uma existncia transcendental da noo de sujeito, acreditamos que essa identificao somente pode ser feita dentro do campo das relaes concretas, ou seja, material. Nesse sentido, no possvel ir-se alm daquilo que a estrutura e os alicerces permitem. Mesmo que exista uma possibilidade infinita de existncia, o homem est sujeito s limitaes presentes em seu campo simblico: momento histrico cultural no qual se encontra. Poderia-se pensar que a determinao da cultura unilateral para o homem. Ainda hoje encontramos esse tipo de discurso que aponta as influncias diretas do meio para a formao absoluta dos indivduos que deste contexto fazem parte. Claro que no podemos negar tal influncia, mas como pudemos refletir ao longo desse escrito, a construo subjetiva , na verdade, um caminho com muitas possibilidades que insere cada um no mundo em que vivemos, como seu co-construtor. Como por exemplo, na idia de experincia esttica, enquanto processo de ampliao da leitura e atuao no mundo pelo sujeito vivente, o que transforma sua existncia em algo nico. No se trata de um distanciamento em relao ao mundo, mas sim, a constatao de uma interdependncia que ultrapassa o prprio ser. O tipo de relao apontada no realizada apenas com os objetos presentes no mundo, como tambm com outras pessoas, diferentes sujeitos tambm em processo de formao. Nesse sentido, observa-se que quando falamos de subjetividade, indicamos a existncia de um espao relacional entre sujeitos no qual ocorre processos de trocas mtuas, favorecendo assim ao desenvolvimento dos envolvidos. Assim, a anlise do sujeito passa a ser entendida como intersubjetividade, termo que indica a relao absoluta entre sujeito e outro, tema a ser desenvolvido em outro momento, pelos limites desse trabalho. Indica-se, porm, o caminho. O que possibilita tal vnculo entre os sujeitos o que chamamos de espao cultural, conforme indicado acima. A anlise das condies oferecidas para a realizao dos laos sociais se torna importante para a anlise da prpria subjetividade. Entende-se, portanto que o sujeito acima de tudo, ao, definido pelas formas de
Maring, v. 33, n. 1, p. 67-74, 2011

A que vale o direito individual neste modelo de sociedade? A garantir o gozo e a satisfao individual. O princpio tico que oferece base para as aes humanas o que concerne a si mesmo e no pautado necessariamente pela relao que estabelece com o outro, nem julgado pelas consequncias em relao a este outro, mas sim apenas e somente ao indivduo. Desse ponto deriva a crise tico-existencial em que nos encontramos atualmente. O preo pago pela inverso da concepo de que o sujeito algo material: o pensamento em primeiro plano em relao ao - agora, ao que deixa a reflexo para um segundo momento. Uma possvel sada para essa questo seria um novo entendimento do papel do homem como agente no mundo, retomando a problemtica mente-corpo, dando a ela a possibilidade de uma resoluo a partir do campo relacional. Cada indivduo
[...] corpo-sujeito que vive sua histria [...] expressa o mundo, os outros, a existncia, seus amores, suas revoltas, seu desespero, sua esperana, de um modo particular e nico. Compreender esse pensamento penetrar em sua vida, em seu mundo, em seu estar nele corporificado. Para escutar esse Ser corporificado h que se imbuir e se impregnar de suas palavras e gestos (MELO, 2004, p. 58).

Portanto, deixamos de pensar o sujeito como um ser isolado em si mesmo para entend-lo como um ponto de encontro entre sua existncia individual e a experincia coletiva. Esse um dos desafios que temos em nossa frente.
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

74

Silva e Henning FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas. 8. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. FREIRE, P. Pedagogia da indignao. Verso book. So Paulo: Unesp, 2000. FREITAG, B. Itnerrios de antgona: a questo da moralidade. Campinas: Papirus, 1992. GHIRALDELLI JNIOR, P. O que filosofia da educao. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. GHIRALDELLI JNIOR, P. O corpo: filosofia e educao. So Paulo: tica, 2007. HENNING, L. M. P. Possibilidades filosficas e polticas do campo educacional: desafios para a filosofia da educao. In: PERSPECTIVAS CONTEMPORNEAS DA FILOSOFIA DA EDUCAO, 1., 2006, Marlia. Simpsios... Marlia: FFC/Unesp, 2006. (CD-ROM). MANCEBO, D. Indivduo e Psicologia: gnese e desenvolvimentos atuais. In: MANCEBO, D.; VILELA, A. M. J. (Org.). Psicologia social: abordagens sciohistricas e desafios contemporneos. 2 ed. Rio de Janeiro: Eduerj, 2004. p. 35-48. MELO, S. M. M. Corpos no espelho: a percepo da corporeidade em professoras. Campinas: Mercado das Letras, 2004. PENNA, A. G. P. Os filsofos e a psicologia. Rio de Janeiro: Imago, 2006. PENHA, J. O que o existencialismo. So Paulo: Brasiliense, 2001. PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1985. PRADO JNIOR, C. O que filosofia. Verso -book. So Paulo: Brasiliense, 1998. QUINET, A. A descoberta do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. TEIXEIRA, J. A. C. Problemas psicopatolgicos contemporneos: Uma perspectiva existencial. Anlise Psicolgica, v. 24, n. 4, p. 405-413, 2006. VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedaggica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2003.

atuao no mundo e das interaes que realiza com o outro. Ao adentrar nesse campo processual, novos elementos passam a ser objeto direto de anlise, pesquisa e reflexo, como por exemplo, os impactos tico-poltico dessa nova configurao subjetivorelacional. O debate realizado aponta que, ao longo da histria, diferentes posicionamentos foram tomados sobre esse ponto. A nossa proposta a de prosseguirmos numa das rduas tarefas que temos em nossa frente como pesquisadores interessados no processo de formao humana que comumente chamamos de educao. Torna-se, ento necessrio ampliar nossos horizontes para refletir sobre as questes que versam sobre qual seria a maneira de, a partir das condies de nosso momento atual, contribuirmos para a construo de formas de atuao pertinentes aos assim chamados sujeitos conscientes e responsveis. Fica, ento, a questo lanada. Referncias
ADORNO, T. Educao e emancipao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. CARIDADE, A. A Construo cultural da sexualidade. In: RIBEIRO, M. (Org.). O prazer e o pensar: orientao sexual para educadores e profissionais de sade. So Paulo: Editora Gente/CORES Centro de Orientao e Educao Sexual, 1999. CIRIZA, A. A propsito de Jean Jacques Rousseau: contrato, educao e subjetividade. In: ATILIO, A. (Org.). Filosofia poltica moderna. De Hobbes a Marx Boron. So Paulo: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales; DCP-FFLCH, Departamento de Cincias Polticas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas, Universidade de So Paulo, 2006. p. 81-111. CORNFORD, F. M. Antes e depois de Scrates. So Paulo: Martins Fontes, 2005. FIGUEIREDO, L. C. Revisitando as psicologias: da epistemologia tica das prticas e discursos psicolgicos. So Paulo: Educ; Petrpolis: Vozes, 1996.

Received on February 19, 2010. Accepted on November 16, 2010.

License information: This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Maring, v. 33, n. 1, p. 67-74, 2011

Vous aimerez peut-être aussi