Vous êtes sur la page 1sur 14

DIREITO CONSTITUCIONAL

GABRIEL MARQUES CEJUS 2010.2


AULA 01 22.07.2010

CONCEITO E APLICAO DA CF
1. CONCEITO A palavra constituio pode ter sentido amplo, quando representar a essncia de algo. J no sentido estrito, significa a essncia do Estado ou o modo de ser especfico deste. Tudo que se encontra na CF formalmente constitucional. Assim, nem todas as normas que esto na CF so materialmente constitucionais e existem normas que no esto na CF, mas que so materialmente constitucionais. Os direitos fundamentais so formal e materialmente constitucionais. 2. MODIFICAO Quanto possibilidade de modificao, as constituies podem ser classificadas em: a) Rgidas (no se confunde com imutveis); b) Flexveis; c) Semi-rgidas ou semi-flexveis. Nas constituies rgidas o processo de alterao mais rigoroso e solene do que as demais normas. O qurum para modificar a CF de 3/5 do Senado ou Cmara, em dois turnos em cada casa. Se houver rejeio de proposta de emenda, esta no poder ser objeto de nova apreciao na mesma sesso legislativa (ano de trabalho comea 02.02 a 17.07 e de 01.08 22.12) art. 60, p.5. Tratados internacionais sobre direitos humanos que foram aprovados pelo mesmo procedimento de EC tero mesma natureza desta. O nico tratado de direitos humanos com essa caracterstica o Tratado de NY, que trata dos deficientes fsicos. Os demais tratados sobre direitos humanos tm status de norma supra-legal. Nas constituies flexveis, a alterao se d pelo mesmo procedimento das demais normas. Constituio semi-rgida: parte modificvel por forma mais rgiade e outro por forma ordinria. 3. CLASSIFICAO I QUANTO FORMA: a) escrita: sistematizada em um nico documento; b) No escrita: organizao esparsa, no sistematizada. Por isso, errado dizer que a no escrita no tem texto escrito, posto que tem textos esparsos, no sistematizados. II QUANTO ORIGEM:

a) Democrtica (promulgada): participao popular, atravs dos representantes; b) Outorgada: a vontade unilateral. III QUANTO EXTENO: a) Analtica: minuciosa e prolixa; b) Sinttica: no minuciosa. No Brasil houve reviso constitucional na qual foram aprovadas seis EC de reviso (1993). As ECs stricto sensu so 66 at, at o momento. EC 64: inclui alimentao nos direitos sociais. EC 65: maior garantia da juventude. EC 66: simplifica o divrcio. A CF/88 analtica, rgida, estrita e democrtica. H doutrinadores que defendem que a CF super-rgida, tendo em vista as clusulas ptreas.

ESTRUTURA DA CF
1. PREMBULO Consiste na introduo ou contextualizao histrica e enunciado dos mais relevantes princpios que compem a CF. A expresso sob a proteo de Deus gera muitas crticas, pois o Brasil laico, de acordo com os arts. 5 e 19, I. Assim, h contradio entre o prembulo e o princpio protegido. O STF definiu que o prembulo no tem fora normativa, logo, no vinculante e no norma cogente. O prembulo est situado apenas no domnio da poltica e no no campo do direito. 2. PARTE PERMANENTE Contm a essncia da matria constitucional e composta por 250 artigos.No Brasil, a parte permanente contm, alm do contedo constitucional, o contedo constitucional privilegiado, que so as clusulas ptras. 3. PARTE TRANSITRIA Tem como funo garantir a transio dos regimes constitucionais. No Brasil, possvel introduzir novas regras no ADCT, sendo possvel modific-lo. As mudanas da ADCT so feitas atravs de emenda constitucional. Norma constitucional de eficcia exaurida aquela que cumpriu ou esgotou seus efeitos e finalidades. O ADCT tem exemplos de norma exaurida (ex: prazo para criao do CDC, que j foi criado). 4. CONCEPES DA CONSTITUIO I CONCEPO SOCIOLGICA (Ferndinad Lassali): A constituio seria o conjunto ou a soma dos fatores reais de poder de toda uma sociedade. Os fatores reais de poder so a for econmica de uma sociedade.

Seno houver correspondncia ou compatibilidade entre o texto escrito da constituio e os fatores reais de poder da sociedade, para Lassali, a constituio ser desconsiderada. II CONCEPO POLTICA (Karl Schimtt): a quem chame essa concepo de decisionista. Ele acha que a constituio o mesmo que retratar deciso poltica fundamental. Para Schimtt, o que est na constituio e no deciso poltica fundamental ser chamado de mera lei constitucional, que teria carter acessrio. III CONCEPO JURDICA NORMATIVA DE CONSTITUIO (KELSEN): Para Kelsen, a constituio o pice de uma constituio escalonada normativa. Ou seja, a constituio est no topo da pirmide, sendo que, cada nvel o fundamento de validade do nvel anterior. A constituio obedecida, pois existe uma norma hipottica fundamental que assim a determina. uma norma pensada, de raciocnio, que trs como pressuposto a obedincia CF. IV CONCEPO SIMBLICA (Marcelo Neves): prever direitos em constituio representaria o mesmo que neutralizar expectativa social (ex: art. 7, IV, da CF salrio mnimo). EC 64 trouxe um direito a mais para a CF, atravs do art. 6, o direito alimentao. A crtica que, se coloca um direito na CF e se lava as mos, pois, por mais que no seja garantido, est l como se fosse. V CONCEPO DIRIGENTE DE CONSTITUIO (Canotilho): A constituio tem a pretenso de conduzir o rumo de uma sociedade. A constituio do Brasil est nesse conceito (art. 3), sendo assim, nossa CF repleta de normas programticas que so utilizadas para dirigir a sociedade. VI CONCEPO ONTOLGICA (Raul Loewenstein): ontolgico o que guarda respeito com a realidade. Dentro dessa classificao h trs critrios, quais sejam: a) Normativa: constituio plenamente inserida ou compatvel com a realidade que vigora (ex: EUA). b) Nominal: parte do seu contedo realmente tem eficcia, mas a outra parte no. No plenamente inserida na realidade, mas sim parcialmente. c) Semntica: disfarce para quem detm o poder em determinada sociedade. Cria uma constituio para dar aparncia de legitimidade, mas, em verdade, h uma ditadura. A CF de 1937 era desse tipo. 5. PRESSUPOSTOS I EXISTNCIA: sujeito, forma e objeto. II VALIDADE: sujeito capaz, forma prescrita, no defesa em lei, objeto lcito, possvel e determinvel. III EXISTNCIA: produo de efeitos no plano jurdico (eficcia jurdica) e no plano da realidade (eficcia social ou efetividade). 6. EFICCIA JURPIDICA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

Norma de eficcia plena: aplicabilidade direta, imediata e integral. No necessria nenhuma outra norma para que gere efeitos (ex: liberdade de reunio). Norma de eficcia contida: aplicabilidade direta, imediata, mas, possivelmente, no integral (ex: liberdade profissional). Pode ser restringida por uma norma infraconstitucional. Norma constitucional de eficcia limitada: aplicabilidade indireta, mediata e reduzida. Depende de outra lei para ter total aplicabilidade. H uma lacuna normativa. Ento, h aes que aceleram a criao das leis necessrias para gerar a eficcia das leis de eficcia limitada (ADIN por omisso e mandado de injuno). O mandado de injuno pode ser individual ou coletivo. Construo doutrinria: podem ajuizar qualquer pessoa fsica ou jurdica que tenha sido prejudicada em um direito constitucional ou liberdade ou em alguma prerrogativa de nacionalidade, soberania ou cidadania (legitimidade para propor). Observao: para ajuizar ADIN por omisso ou mandado de injuno no pode haver lei regulamentadora, sempre a lacuna um pressuposto. Toda norma constitucional possui eficcia jurdica, mas depende do grau. AULA 02 e AULA 03 23.07. 2010 e 05.09.2010 - ESTUDAR A LEI 9.868/99 (ADIN GENRICA, ADIN POR OMISSO E ADC), A LEI 9.882/99, A LEI 4.337/64 (ADIN INTERVENTIVA).

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
1. CONCEITO E CLASSIFICAO DA INCONSTITUCIONALIDADE A inconstitucionalidade significa a incompatibilidade normativa perante a CF. Assim, h inconstitucionalidade entre leis e atos normativos e a constituio federal. O descumprimento mais abrangente que a inconstitucionalidade e significa o descumprimento da constituio por qualquer ato do poder pblico (normativo ou no). A ADIN utilizada contra lei ou ato normativo federal ou estadual contrrio CF, j a ADPF se utiliza contra qualquer ato do poder pblico I INCONSTITUCIONALIDADE TOTAL OU PARCIAL: na total, o integral contedo da lei ou ato normativo inconstitucional, no se aproveitando nada. Na parcial, apenas parte inconstitucional, sendo possvel aproveitas a parte constitucional. S se aproveita a parte independente. O poder executivo (chefe do executivo) faz controle de constitucionalidade, sendo um dos instrumentos o veto. Tal instrumento pode ser motivado na inconstitucionalidade ou contrariedade a interesse pblico. O veto (discordncia com projeto de lei ou ato normativo) pode ser parcial, entretanto, deve abranger o texto integral do artigo, alnea ou pargrafo, necessariamente. Caso contrrio, poder desvirtuar. II INCONSTITUCIONALIDADE PRO AO OU OMISSO: possvel ferir a constituio por prtica de ato que a ofenda, havendo assim a inconstitucionalidade por ao.

Por outro lado, pode ser por omisso, quando no praticado ato necessrio (lacuna normativa norma de eficcia limitada). Nesse caso, possvel se utilizar de mandado de injuno ou ADIN por omisso. MANDADO DE INJUNO P.J. OU P.F. QUE TENHA SEU DIREITO OU LIBERDADE CONSTITUCIONAIS E PRERROGATIVAS INERENTES NACIONALIDADE, SOBERANIA E CIDADANIA ATINGIDOS QUALQUER TRIBUNAL, INCLUSIVE O STF CONTROLE DIFUSO STF CONTROLE CONCENTRADO ADIN POR OMISSO ART. 103

III FORMAL E MATERIAL: O vcio formal relativo ao procedimento, atingindo uma das etapas do procedimento de criao de uma lei ou ato normativo. J o vcio material se refere ao contedo da lei ou ato normativo que ofenda a CF. 2. PRESSUPOSTOS PARA EXERCCIO DO CONTROLE a) CF rgida: alterada de forma mais solene; b) Supremacia da CF sobre as demais normas: c) rgo legitimado para realizar o controle. 3. MODELOS MUNDIAIS DE CONTROLE (todos influenciam o modelo brasileiro) I EUA: o controle difuso surgiu no EUA, em 1803, no caso Merbury x Madison, julgado pelo juiz Marshal. difuso, pois, qualquer juiz ou tribunal pode declarar a inconstitucionalidade no caso concreto. A Suprema Corte foi inspirao para a criao do STF. O sistema americano funciona com base no princpio Stare decisions, que significa a vinculao obrigatria ao precedente, ou seja, a deciso exarada pela Suprema Corte deve ser usada em casos anlogos. As Smulas vinculantes do STF se inspiram nesse princpio. II USTRIA: surgiu, em 1920, baseado na posio de Kelsen, o controle concentrado. Este controle o feito por rgo de cpula. O acesso a tal rgo restrito, haja vista que so poucos os legitimados para propor as aes especficas (ADIN, ADC e ADPF). III FRANA: foi iniciado na frana, em 1958, o controle preventivo de constitucionalidade. Tal controle voltado para projetos de lei e ato normativo. Na Frana, tal controle se d no Conselho Constitucional. 4. MODELO BRASILEIRO DE CONTROLE Todos os poderes fazem controle de constitucionalidade preventivo e repressivo. O Brasil adota dois modelos de controles de constitucionalidade: difuso e concentrado. Assim, o Brasil adota um controle misto.

O controle difuso se iniciou nos estados unidos, no caso Merbury x Madison, decidido pelo juiz Marshal (1803). Nesse controle, qualquer juiz ou tribunal pode, no caso concreto, dizer que uma lei inconstitucional. Os efeitos do controle difuso so inter partes, mas, quando o STF o fizer, essa deciso pode passar a ter efeitos erga omnes. Para que isso ocorre, a deciso deve ser encaminhada ao Senado, que decidir, discricionariamente, se estender seus efeitos para todos. O controle concentrado se iniciou na ustria em 1920, pelo professor Hans Kelsen. Esse modelo de controle s pode ser exercido por rgos de cpula que, no Brasil, pode ser o STF ou TJ (constituio estadual como parmetro). O controle realizado pelo STF pode ser por ADI, ADC e ADPF, ao passo que o controle no TJ feito apenas por representao de inconstitucionalidade (art. 125, p. 2). Essa representao de inconstitucionalidade uma ao de controle concentrado na via estadual. I CONTROLE PREVENTIVO: busca impedir o surgimento de normas inconstitucionais, versando sobre projetos de lei ou atos normativos. Lei no alvo de controle preventivo, apenas seu projeto. II CONTROLE REPRESSIVO: visa combater a inconstitucionalidade j existente em lei ou ato normativo. 5. CONTROLE PREVENTIVO I PODER LEGISLATIVO: realizado por meio das Comisses de Constituio e Justia na Cmara de Deputados e no Senado Federal. A CCJ emite um parecer que, se pela inconstitucionalidade, gera o arquivamento. Caso o parecer seja favorvel, o projeto segue para anlise. II PODER EXECUTIVO: o veto ocorre por inconstitucionalidade ou contrariedade ao interesse pblico. Precisa ser fundamentado. Pode ser parcial, mas precisa vetar o artigo, alnea, inciso ou pargrafo inteiro e no apenas uma parte, sob pena de desvirtuamento. III PODER JUDICRIO: s ocorre se houver ofensa ao devido processo legal parlamentar, ou seja, no caso de vcio formal. S tem legitimidade para invocar os deputados federais e os senadores, atravs de mandado de segurana dirigido ao STF. H o desrespeito a higidez do processo legislativo. O parlamentar usa fundamento de que seu direito, como parlamentar, higidez do processo foi ofendido. feito sobre casos concretos ou incidental, ou seja, no h controle abstrato judicial preventivo. 6. CONTROLE REPRESSIVO I PODER LEGISLATIVO (arts. 62 c/c 49, V, da CF): ocorre quando o presidente envia medida provisria para o congresso nacional aprovar e converter em lei. O presidente cria decreto regulamentar, havendo um controle do poder regulamentar e seus limites. O presidente cria lei delegada, devendo haver o controle dos excessos na delegao. Nos dois ltimos, o PL pode sustar o decreto ou a lei delegada, impedindo assim excessos do PE.

II PODER EXECUTIVO (art. 23, I): s pode ser feito pelo chefe do executivo de cada ente. O chefe, invocando o art. 23, pode autorizar seus subordinados a no cumprir lei claramente inconstitucional, sob sua prpria responsabilidade. chamado de costume constitucional. III PODER JUDICIRIO: a) DIFUSO: Se iniciou no Brasil com a CF republicana em 1891 (Ruy Barbosa). Pode ser realizado por qualquer juiz ou tribunal (por maioria absoluta), no caso concreto. Os efeitos so inter partes e in tunc. Os tribunais precisam atender clusula de reserva de plenrio, logo, para declarar a inconstitucionalidade, necessrio o voto de maioria absoluta dos membros (art. 97). A maioria absoluta o primeiro nmero inteiro superior metade dos membros. A maioria relativa se refere aos membros presentes. O STF faz controle difuso, atravs de recurso extraordinrio, gerando efeito inter partes, entretanto, caso este envie para o Senado Federal (art. 52, X) e este escolha (discricionariedade), os efeitos podero ser estendidos para todos (erga omnes), mas no retroagir. b) CONCENTRADO: tem efeito erga omnes e vinculante. restrito a rgo de cpula, sendo realizado pelo STF (tendo por parmetro a CF) e pelo TJ (C.E.). No TJ (art. 125, p. 2) a ao cabvel a representao de inconstitucionalidade, j no STF so cabveis diversas aes, quais sejam: ADIN (genrica, interventiva e por omisso), ADC e ADPF. 2. AES DE CONTROLE CONCENTRADO O controle concentrado se iniciou na ustria em 1920, pelo professor Hans Kelsen. Esse modelo de controle s pode ser exercido por rgos de cpula que, no Brasil, pode ser o STF ou TJ (constituio estadual como parmetro). O controle realizado pelo STF pode ser por ADI, ADC e ADPF, ao passo que o controle no TJ feito apenas por representao de inconstitucionalidade (art. 125, p. 2). Essa representao de inconstitucionalidade uma ao de controle concentrado na via estadual. 2.1. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE GENRICA I OBJETO e CABIMENTO: Tem por objeto examinar leis e atos normativos federais e estaduais que sejam incompatveis com a CF. LEIS E ATOS NORMATIVOS MUNICIPAIS: As leis e atos municipais no podem ser controlados via ADIN, surgindo assim a possibilidade do uso da ADPF. A ADPF utilizada quando a ADIN no cabvel. LEIS E ATOS NORMATIVOS DO DF: As leis e atos normativos do DF podem ou no ser objeto de ADIN. Poder ser objeto de ADIN genrica a lei de competncia estadual do DF, ao passo que as leis de competncia municipal (orgnicas) s podem ser controladas por ADPF. PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL: PEC no pode ser examinada via ADIN, haja vista que essa no uma lei, mas apenas uma proposta de lei. A PEC ser controlada por via de controle preventivo.

EMENDA CONSTITUCIONAL: passvel de ADIN, posto que um ato normativo, logo, se violar a CF, deve ser controlado. Existem 66 Emendas Constitucionais atualmente. A emenda constitucional 66 simplifica o divrcio. A emenda constitucional 64 inclui a alimentao no rol dos direitos sociais. A emenda constitucional 65 traz a proteo juventude. NORMA CONSTITUCIONAL ORIGINRIA: A norma constitucional originria que surge juntamente com a criao da CF, logo, no passvel de controle via ADIN. A norma constitucional originria o parmetro do controle. Caso o controle dessas normas fosse admissvel, o STF controlaria o poder constitucional originrio, o que no pode ocorrer. A EC uma norma constitucional derivada, vindo posteriormente e sendo fruto do poder constituinte derivado. DIREITO ANTERIOR As leis existentes antes da CF no podem ser controladas via ADIN, mas sim por ADPF. Deve-se analisar se o direito anterior compatvel com a CF nova. Em sendo compatvel, a lei ser recepcionada, entretanto, no sendo, a lei ser no recepcionada. Assim, a recepo tem como base a compatibilidade/harmonia entre o que existia antes e a CF. O princpio que embasa a recepo o princpio da continuidade do ordenamento jurdico. O STF no adota a teoria da inconstitucionalidade superveniente, ou seja, para o STF, o direito anterior no se torna inconstitucional por lei posterior incompatvel. A no recepo deve ser analisada por meio de ADPF. MEDIDAS PROVISRIAS Medida provisria um ato normativo, logo, passvel de ADIN. A MP editada pelo Presidente em casos de relevncia e urgncia. II LEGITIMIDADE ATIVA: a legitimidade ativa para propositura da ADIN genrica tem seu rol listado no art. 103 da CF. Art. 103. Podem propor a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) I - o Presidente da Repblica; II - a Mesa do Senado Federal; III - a Mesa da Cmara dos Deputados; IV - a Mesa de Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa do Distrito Federal; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) V - o Governador de Estado ou do Distrito Federal; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) VI - o Procurador-Geral da Repblica; VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII - partido poltico com representao no Congresso Nacional; IX - confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional.

1 - O Procurador-Geral da Repblica dever ser previamente ouvido nas aes de inconstitucionalidade e em todos os processos de competncia do Supremo Tribunal Federal. 2 - Declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias. 3 - Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citar, previamente, o Advogado-Geral da Unio, que defender o ato ou texto impugnado. MESA DE CONGRESSO NACIONAL Mesa do Congresso Nacional no pode propor ADIN, mas sim a Mesa da Cmara dos Deputados ou a Mesa do Senado Federal ou Mesa da Assemblia Legislativa (tem que demonstrar pertinncia temtica) ou Cmara Legislativa do DF (tem que demonstrar pertinncia temtica). PARTIDO POLTICO Partido poltico s pode propor ADIN se tiver representao no Congresso Federal. representado no congresso o partido que tenha pelo menos um deputado ou senador neste. O momento em que se comprova se h essa representao a propositura da ADIN, no juzo de admissibilidade. Logo, se houver perda superveniente de representao do parlamentar, isso no interferir no julgamento da ao. CONSELHO FEDERAL DA OAB PODE PROPOR. O conselho federal pode propor ADIN, j o conselho seccional no pode. CONFEDERAO SINDICAL PODE PROPOR. Confederao sindical pode propor ADIN, ao passo que a federao no pode. ENTIDADE DE CLASSE DE MBITO NACIONAL PODE PROPOR. A entidade de classe s pode propor se for de mbito nacional. INOVAO DO STF PERTINNCIA TEMTICA No qualquer entidade que pode propor qualquer entidade, devendo algumas demonstrar a pertinncia temtica, ou seja, precisam demonstrar uma espcie de interesse de agir. Assim, o STF criou duas categorias de legitimados: os legitimados universais e os especiais (precisam comprovar pertinncia temtica). So legitimados especiais: a) Mesa de Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa do Distrito Federal ou Cmara Legislativa Distrital: devem comprovar que a lei interfere de alguma forma no estado; b) Governador de Estado ou do Distrito Federal: um governador no vai poder propor qualquer ao, logo, dever comprovar que a lei interfere de alguma forma no seu estado;

c) Confederao sindical; d) Entidade de classe de mbito nacional. III CAPACIDADE POSTULATRIA: alguns legitimados devem ser representados por advogado e outro no (capacidade postulatria plena decorrente da CF). No possuem capacidade postulatria plena, logo, precisam de representao profissional (procurao com poderes especiais) para propor ADIN: a) Partidos polticos com representao no Congresso nacional; b) Confederaes Sindicais; c) Entidades de classe de mbito nacional. As confederaes sindicais e as entidades de classe de mbito nacional precisam comprovar pertinncia temtica e ser representados por advogados com poderes especiais. IV ADVOGADO GERAL DA UNIO E PROCURADOR GERAL DA REPBLICA: O AGU, de acordo com a lei, ser citado (normalmente aps o pedido de informaes) e defender o ato ou texto impugnado. Entretanto, o STF flexibiliza essa obrigatoriedade de defender, especialmente nos casos em que houver prvia deciso do STF pela inconstitucionalidade. O parecer do procurador geral da repblica emite um parecer pela procedncia ou pela improcedncia, tendo total liberdade. ADVOGADO GERAL DA UNIO
SER CITADO E DEFENDER O ATO OU TEXTO IMPUGNADO A OBRIGATORIEDADE DE DEFESA FEXIBILIZADA PELO STF, ESPECIALMENTE QUANDO HOUVER JULGADO DO STF PELA INCONSTITUCIONALIDADE

PROCURADOR GERAL DA REPBLICA


EMITE UM PARECER PELA PROCEDNCIA OU IMPROCEDNCIA. LOGO, TEM MAIOR LIBERDADE OUVIDO EM TODOS OS PROCESSOS DE COMPETNCIA DO STF.

V AUDINCIAS PBLICAS E AMICOS CURIAE: sociedade aberta dos intrpretes da constituio, haja vista que todo mundo interpreta a CF da sua forma (sociedade plural de interpretao da CF). Assim, nessas situaes, as pessoas que tenham conhecimento da matria so chamadas para prestar sua opinio. Nos processos de ADIN no cabe interveno de terceiros, mas sim, no mximo, audincias pblicas ou amicos curiae. No cabe interveno de terceiros, pois a ADIN um processo objetivo e no conflito de interesses entre as pessoas (o conflito caracterstica do processo subjetivo). O processo objetivo um processo de defesa abstrata da prpria CF. Proposta a ao, no pode haver desistncia, logo, h indisponibilidade de instncia. A deciso da ADIN tem efeito erga omnes. A audincia pblica um procedimento de oitiva da sociedade, convocado pelo prprio relator do processo para ouvir pessoas com autoridade e experincia na matria. O amicos curiae (amigo da corte) o indivduo que pede a sua habilitao ao relator na condio de amigo da corte. Normalmente ocorre por parte de alguma entidade. Caso

o relator aceite, ocorrem dois benefcios principais, quais sejam: realizar sustentao oral e juntar memoriais escritos. Os requisitos so a representatividade da entidade e a relevncia da matria. VI MEDIDA CAUTELAR: pacfico que a cautelar cabvel na ADIN. A finalidade da cautelar na ADIN genrica suspender a lei ou ato normativo questionados. Os efeitos da cautelar concedida na ADIN genrica tm, como regra (o STF pode ter posio contrria), as seguintes caractersticas: a) Eficcia ex nunc (prospectiva), em regra; b) Efeito repristinatrio logo, a norma anteriormente revogada volta a ter vigncia pela suspenso da vigncia da norma revogadora. S h no Brasil represtinao expressa; VII DECISO DEFINITIVA: a deciso definitiva, em regra, tem efeito ex tunc, logo, retroage. A lei inconstitucional, em regra, nula, logo, no produz efeitos desde o incio de sua vigncia. A deciso definitiva tem eficcia erga omnes e tem efeitos vinculantes (obriga todo o judicirio e administrao pblica, logo, se for desrespeitado, ser cabvel reclamao constitucional). A exceo a essa regra a modulao temporal dos efeitos do controle (art. 27 da lei 9868/99), tentando definir a partir de qual momento a lei deve ser reconhecida como inconstitucional (pode ser qualquer momento). Os requisitos para que isso acontece so: a) Formal: o quorum de 2/3 do STF; b) Material: casos que envolvam segurana jurdica ou excepcional interesse social. Essa tcnica de modulao temporal tambm vale no campo do controle difuso. 2.2. ADI INTERVENTIVA (art. 34, VII, c/c 35, III, da CF) I FINALIDADE: conectada a uma interveno federal nos estados ou no DF ou nos municpios situados em territrios nacionais (no existem atualmente). No pode haver interveno federal nos municpios, exceto quando estes estejam situados em territrios. S se pode propor ao interventiva em duas hipteses: a) Violao aos princpios sensveis (art. 34, VII); b) Recusa a execuo de lei federal. Tanto atos normativos quanto atos concretos podem violar os princpios sensveis. um processo poltico e, ao mesmo tempo, jurdico (envolve STF fase tcnica e o Presidente da Repblica). O STF, ao julgar a ao procedente, requisita ao Presidente que decrete a interveno. Assim, proposta pelo procurador geral da repblica, julgada pelo STF e, em sendo procedente, decretada pelo Presidente da Repblica. Para a doutrina majoritria, essa requisio traz uma obrigatoriedade de decretao pelo Presidente, sob o fundamento de que uma ordem judicial. A ADI interventiva um controle concentrado porque quem julga um rgo de cpula, nesse caso o STF, sendo que, depende de um caso concreto para, a partir dele se

elaborar o controle concentrado. Assim, nem todas as espcies de controle concentrado so abstratos. II PECULIARIDADES: LEGITIMIDADE ATIVA A legitimao ativa exclusiva do Procurador Geral da Repblica, sendo esta a nica ao do controle concreto que no tem legitimidade ativa prevista no art. 103 da CF. A ADIN interventiva foi a primeira ao de controle de constitucionalidade criada no Brasil (1934). CAUTELAR O entendimento majoritrio que no cabe cautelar em ADIN interventiva. IF 114 CHACINA DO MATUP (art. 34, inciso VII, alnea b) STF entende que s a violao sistemtica de princpios sensveis que pode gerar a interveno federal. 2.3. ADI POR OMISSO (art. 103, p. 2) I FINALIDADE: voltada aos casos de lacuna envolvendo uma norma constitucional de eficcia limitada (no contida). Logo, procura combater lacunas constatadas na prpria CF Norma de eficcia plena: aplicabilidade direta, imediata e integral. Norma de eficcia contida: aplicabilidade direta, imediata possivelmente no integral. Norma constitucional de eficcia limitada: aplicabilidade indireta, mediata e no integral. Depende de outra lei para ter total aplicabilidade. Ao julgar a ADIN procedente, o STF cientifica o rgo omisso para sanar a inconstitucionalidade. Em sendo a omisso de algum poder, este ser cientificado para que tome as devidas providncias, ao passo que quando a omisso de autoridade administrativa, esta dever tomar providncias necessrias no prazo de 30 dias. Mandado de injuno no se confunde com ADI por omisso. ADIN POR OMISSO ART. 103 STF JULGA EFICCIA ERGA OMNES MANDADO DE INJUNO QUALQUER PESSOA FSICA OU JURDICA QUE TENHA SIDO PREJUDICADA (...) VRIOS TRIBUNAIS, INCLUSIVE O STF EFICCIA INTER PARTES

II PECULIARIDADES: ALCANCE DA DECISO O STF tem fixado um prazo para que o poder tome as medidas necessrias quando a ADIN julgada procedente (ADIN 3682/2007). A ordem expedida na ADIN por omisso mandamental, obrigando o poder ou a administrao. CAUTELAR (Lei 12.063/2009)

cabvel medida cautelar em ADIN por omisso. Assim, na omisso do legislativo, h quem entenda que o STF vai acabar legislando. 2.4. AO DECLARATRIA DE CONSTITUCIONALIDADE (DE LEI OU ATO NORMATIVO FEDERAL) I FINALIDADE: busca a confirmao da constitucionalidade. A ADC s cabvel para lei ou ato normativo federal, logo, no pode ter por objeto de lei ou ato normativo estadual ou municipal. No Brasil, toda lei j nasce com presuno de constitucionalidade, mas essa presuno relativa (juris tantum). Assim, com a ADC, a presuno relativa se transforma numa certeza (presuno absoluta jris et de jri). pressuposto da ADC a controvrsia judicial e relevante, assim, essa precisa ser comprovada para propor a ADC. Os legitimados para propor a ADC so os listados no art. 103 da CF. O STF julga a ADC. Assim, essa tem as mesmas caractersticas da ADIN (efeito vinculante, erga omnes etc). II PECULIARIDADES: LEI OU ATO NORMATIVO FEDERAL O objeto da ADC voltado para lei ou ato normativo federal. CAUTELAR cabvel, mas, nessa ao tem a finalidade de manter a eficcia da lei ou ato normativo, suspendendo assim os processos pendentes at que haja o julgamento definitivo da ADC. PROCESSO DPLICE OU AMBIVALENTE A ADIN genrica e a ADC so processos dplices (ambivalentes), ou seja, o proponente deseja a declarao de inconstitucionalidade e constitucionalidade, respectivamente, e, a improcedncia do processo, leva ao efeito contrrio. Assim, se a pessoa objetiva a constitucionalidade e a ao for julgada improcedente, haver a inconstitucionalidade e viceversa. 2.5. ARGUIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL I FINALIDADE: Inconstitucionalidade envolve vcios normativos, ao passo que o descumprimento (mais abrangente) envolve qualquer ato do poder pblico, normativo ou no que ofenda a CF. Embora tenha o nome de argio, uma ao, assim como as demais. Pode ser proposta pelos legitimados do art. 103 da CF, entretanto, antigamente, qualquer pessoa podia propor (vedado pelo Presidente da Repblica). julgada pelo STF, bem como as demais aes do controle concentrado. II PECULIARIDADES: DESCUMPRIMENTO Envolve um descumprimento, que mais abrangente que a inconstitucionalidade, envolvendo qualquer ato do poder pblico. PRECEITO FUNDAMENTAL

No h um rol taxativo dos preceitos fundamentais, havendo apenas listas exemplificativas. So um conjunte de regras e princpios basilares da ordem constitucional. SUBSIDIARIEDADE regida pelo princpio da subsidiariedade, logo, s pode ser proposta quando nenhuma das outras aes for cabvel e eficaz para sanar a lesividade. Por meio eficaz entendese as demais aes de controle de constitucionalidade concentrado, assim, a subsidiariedade deve ser examinada dentro das aes de controle concentrado (no se incluem recursos, aes do controle difuso etc). ADPF PROPOSTA DE MODO EQUIVOCADO CABE A FUNGIBILIDADE Caso a ADPF seja proposta de forma equivocada, ser aplicado o princpio da fungibilidade. CAUTELAR cabvel cautelar na ADPF.

Vous aimerez peut-être aussi