Vous êtes sur la page 1sur 2

A gesto do tempo - na pressa de ser, de ter, de se chegar mais frente.

. Cada vez mais se trabalha na pressa de ser, de ter, de se chegar mais frente. O tempo o recurso mais precioso que temos na vida. o objectivo de todos ns us-lo da melhor forma possvel, tanto pessoalmente como profissionalmente. Todos ns j experimentmos a ansiedade do momento em que ns no terminamos uma tarefa e o seu prazo final aproxima-se cada vez mais e mais rpido. Essa ansiedade, este sentimento de frustrao ou possvel falta de controlo sobre a situao (no tempo), , muitas vezes prejudicial, agindo como um efeito desmotivador ou de distraco. Para evitar que isso acontea, temos de fazer uma gesto adequada do nosso tempo em ambos os nveis. Gerir o tempo de forma adequada, ser o suficiente para fazer tudo o que quisermos e ainda ter tempo restante. A pea-chave da gesto do tempo a criao de um bom planeamento. Para atingir os objectivos desejados preciso primeiro decidir "o que" ns queremos fazer e depois quando vamos faz-lo. Para ser verdadeiramente eficaz na construo desta ponte entre "o que" e "quando" devemos concentrar a nossa abordagem sobre os seguintes pontos: A definio correta dos objectivos que queremos alcanar: Uma viso geral da forma como percorrer; Um bom planeamento de como chegar l; E definir claramente as prioridades que vo participar para alcanar nossos objectivos.

Devemos ento comear a nossa jornada conhecendo e definindo os objectivos que queremos alcanar, tanto pessoalmente como profissionalmente. Esta definio deve ser a mais precisa e eficiente possvel. Por esse motivo, deve usar-se uma "base de deciso". Esta base de deciso "deve ter algumas caractersticas-chave: Deve ser completa. Deve incluir todos os nossos objectivos e metas. Deve ficar claro, no deve permanecer em dvida sobre o patamar a atingir Deve ser especfico, listando todos os nossos objectivos e metas; E, finalmente, deve ser prtico, deve ser fcil de interpretar e de actualizar.

Alm disso preciso criar uma viso geral de todo este processo para que possamos desenhar um mapa. Este mapa deve conter tudo o que ns temos feito, tudo o que estamos prestes a fazer e tudo o que queremos fazer no futuro. Para tal devemos organizar todos esses elementos por reas-chave conforme so mais adequados nossa realidade. Devemos ento questionarmos: o que eu fao? Quais as tarefas que devo fazer? Quais as tarefas que eu gostaria de fazer? Que outras tarefas que eu deveria estar a fazer? Qual o trabalho associado a essas tarefas? Passamos agora para uma das etapas mais importantes do nosso processo de gesto do tempo. Esta terceira fase a construo da ponte real entre "que" e "quando". No planeamento para "o que", fazemo-lo em camadas, ou seja, comear com os objectivos mais gerais, depois passar para reas-chave e, em seguida, para categoria. Finalmente devemos planear as tarefas que realizamos numa base diria. Ainda em relao ao "quando" preciso dividi-lo por nveis, comeando com o planeamento anual, definindo as metas mais amplas, passando mais tarde para o planeamento mensal e, em seguida, para uma base semanal. Finalmente temos de fazer o planeamento dirio. Esta ltima etapa deve ser to ou mais importante que o planeamento anual, (e os outros), porque, como todos sabemos, o ano a soma de todos os dias tal como o resultado de um negcio anual a soma de todo o seu trabalho dirio. Desta forma o planeamento dirio deve ser seguido mais de perto para minimizar o desvio global. Esta etapa fundamental para definir adequadamente os intervalos de tempo para todos os objectivos. Devemos lembrar que o replaneamento sempre possvel e, s vezes, o melhor caminho a seguir. Portanto, devemos sempre guardar um tempo extra entre os nossos objectivos para rever o planeamento. Por ltimo, mas no menos importante, a definio de prioridades. Esta fase especialmente relevante porque vai permitir-nos aumentar a nossa eficincia. Como? Classificando as nossas tarefas de acordo com dois critrios extremamente importantes: urgncia e importncia. O objectivo desta classificao afectar o nosso tempo de forma mais eficiente, alocando os nossos recursos para as tarefas com maior importncia e urgncia (Faa um teste agora). Ento devemos planear as tarefas igualmente importantes, mas menos urgentes (Plano), depois de realizar as tarefas urgentes, mas menos importante para os nossos propsitos (faz-lo ao lado) e, em ltimo lugar, executaras tarefas com menos urgncia e menos importantes (list-las). Seguindo esta metodologia vai conseguir tornar mais eficiente o seu tempo desde as primeiras tarefas que realizamos pois so aquelas que tm o maior retorno e impacto nos nossos objectivos.

Em jeito de concluso, apresentmos aqui um dos muitos mtodos existentes de gesto de tempo, com aplicabilidade a nvel pessoal e profissional. Seguindo essas orientaes, vamos atingir um novo nvel em nossas vidas. Gesto do tempo adequada proporciona um alvio da ansiedade, uma maior focagem e concentrao na execuo das nossas tarefas, aumenta a nossa conscincia na tomada de decises e aumenta a motivao e mantendo-a constante. A estratgia correcta e consistente de gesto de tempo contempla estes e outros benefcios, tanto pessoal como profissionalmente.

Ns conseguimos tudo o que queremos e ainda nos pode sobrar tempo.


Imagem 1 - Definio de prioridades

Vous aimerez peut-être aussi