Vous êtes sur la page 1sur 3

OBJETIVOS DE HISTRIA 1) Explica as principais decises da conferncia de Ialta e de Potsdam.

A guerra ainda no tinha terminado e os seus representantes reuniram-se em Fevereiro de 1945 na conferncia de Ialta, e em Gosto de 1945 na conferncia de Potsdam. Nessas conferncias tomaram decises para estabelecer a nova ordem mundial:~ Diviso da Alemanha em quatro zonas, ocupadas e administradas pelos EUA, Inglaterra, Frana (parte ocidental) e URSS (parte oriental); A Alemanha foi desmilitarizada, desnazificada e perdeu todos os territrios conquistados; Julgamento num tribunal internacional, em Nuremberga, de todos os dirigentes nazis que cometeram crimes de guerra. Criao da Organizao das Naes Unidas

2) Explica as alteraes no mapa poltico mundial apos a 2Guerra Mundial.


Aps a 2 guerra mundial, e como consequncia dos acordos estabelecidos, formou-se um novo mapa politico mundial: O Japo foi temporariamente ocupado e reorganizado pelas foras dos EUA e estabeleceu um regime democrtico; Criao do estado de Israel para os judeus, em 1948, na Palestina, considerado o territrio dos seus antepassados Alemanha perdeu territrios e ficou dividida URSS ganhou muitos territrios Finlndia e aos pases blticos

3) Indica os objetivos da ONU.


Em 24 de objetivos: Outubro de 1945, nascia a Organizao das Naes Unidas (ONU) com os seguintes manter a paz e segurana mundial, procurando impedir novos conflitos; promover a cooperao social, cultural e econmica entre todos os povos; garantir o direito autodeterminao de cada povo; promover os Direitos Humanos e liberdades fundamentais no mundo inteiro.

4) Indicar 3 organismos especializados da ONU.


Os principais organismos especializados da ONU so: FAO (organizao de alimentao e agricultura); OIT (organizao internacional do trabalho); OMS (organizao mundial de sade).

5) Explica a importncia dos capacetes azuis.


Os capacetes azuis so tropas das Naes Unidas que so vrias vezes enviado para lutar sob a bandeira das Naes Unidas tendo tambm um importante papel na manuteno da paz em zonas de guerra, na distribuio de alimentos e medicamentos e proteco de refugiados.

6) Diz o que foi o plano Marshall e o que pretendia.


A partir de 1947, os EUA, atravs do plano marshall, vo apoiar a reconstruo dos pases da Europa ocidental devastados pela guerra, com este plano pretendem: Ajudar economicamente na reconstruo das indstrias e reativaao do comrcio; Reforar e reafirmar a posio dos EUA como superpotncia; Impedir a expanso do comunismo e a influncia sovitica na Europa debilitada pela guerra.

7) Diz as razoes que levaram formao do Komiform e Comecon.


Por sua vez, a Unio Sovitica, para travar a influencia americana no leste europeu, criou, em 1947, um organismo com sede em Moscovo de controlo e coordenao dos partidos comunistas da Europa-o Komiform. E, como Estaline no aderiu ao plano marshall, em 1949, props apoio financeiro aos pases da Europa de leste, com o Comecon Conselho de Ajuda Econmica Mtua.

8) Explica a formao da politica de blocos aps a 2 guerra mundial.


A oposio entre os EUA e a URSS conduziu a uma politica de clocos: o bloco ocidental-capitalista, formado pelos pases do ocidente europeu, liderado pelos EUA, e o bloco de leste-comunista que integrava pases da Europa ocidental, chefiado pela URSS, contando com o apoio da china comunista, desde 1949.

9) Diz o que entendes por guerra fria.


A Guerra Fria um conflito que acontece apenas no plano ideolgico sem confronto direto. Esta guerra ocorreu no perodo que se seguiu 2 Guerra Mundial em que havia a possibilidade de confronto direto entre as duas superpotncias: URSS e EUA. No entanto, estes dois pases apenas se agrediram recorrendo a ameaas e propaganda e nunca chegou a haver confronto direto.

10) D exemplos de alguns conflitos armados deste perodo.


Guerra da Coreia: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coria foi palco de um conflito armado de grandes propores. Aps a Revoluo Comunista ocorrida na China, a Coreia sofre presses para adoptar o sistema socialista em todo seu territrio. A regio sul da Coreia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a diviso da Coria no paralelo 38. A Coria do Norte ficou sob influncia sovitica e com um sistema socialista, enquanto a Coria do Sul manteve o sistema capitalista. Guerra do Vietname:

Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a interveno direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnolgico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongs (apoiados pelos soviticos) nas florestas tropicais do pas. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saram derrotados e tiveram que abandonar o territrio vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietname passou a ser socialista.

11) Diz quais os fatores que levaram ao 25 de Abril em Portugal. Os fatores que levaram ao 25 de abril foram: - Insistncia na Guerra Colonial que fizera j muitos mortos e desaparecidos - A existncia de censura, represso e falta de liberdade - As dificuldades econmicas devido ao pouco desenvolvimento econmico - Descontentamento da populao e a emigrao

12) Explica a democratizao da sociedade portuguesa. Em 1974, o MFA (Movimento das Foras Armadas) ps fim ao regime. Depois da revoluo, houve um processo de democratizao da sociedade portuguesa que passou pela extino das estruturas repressivas e dos rgos de apoio ao regime (exemplo: extino da PIDE); abolio da censura (passou a ser possvel escrever e falar livremente, certos livros que eram proibidos puderam finalmente ser lidos); libertao dos presos polticos e regresso dos exilados; permisso para formao de partidos polticos e sindicatos; libertao das colonias (e fim da guerra) e organizao de eleies para a formao de uma nova assembleia que, mais tarde, aprovaria a Nova Constituio da Republicas.

Vous aimerez peut-être aussi