Vous êtes sur la page 1sur 4

30/03/13

Como criar um pendrive com Ubuntu instalado Elias Praciano

Subscribe via RSS Elias Praciano mais um blog sobre software livre, Android e outros assuntos.

Como criar um pendrive com Ubuntu instalado


by eliaspraciano

Introduo
H vrias utilidades em se ter um pendrive com o Linux instalado, qualquer que seja a distribuio. Entre elas, eu citaria: Suporte tcnico executar diagnsticos em uma mquina cujo sistema operacional esteja avariado Privacidade rodar o seu prprio sistema operacional, com seus prprios programas e gravando tudo dentro do seu prprio pendrive. Assim, voc chega a qualquer computador, usa o seu sistema personalizado, navega na Internet, trabalha e vai embora sem deixar qualquer rastro pros xeretas. Testar novas distros Linux sem precisar fazer instalaes novas e se arriscar a perder arquivos, voc pode testar praticamente qualquer distro Linux. Aqui, vamos sugerir o download da verso de testes (em>beta ou alpha). Distros especiais para ocasies especficas para quem deseja ter uma distro mais leve, com apenas os programas necessrios para realizar certas tarefas, um pendrive pode ser muito til para abrigar um sistema operacional e aplicativos exclusivos para tarefas de multimidia, servidor de arquivos, WEB ou banco de dados etc.

H vrias outras aplicabilidades para esta situao, mas vamos ficar s nestas, por aqui. Comece por fazer o download da sua distribuio preferida. A sugesto, aqui, ir pgina do Ubuntu e pegar uma das que se encontra disposio l. Mas eu encorajo voc a ser livre para escolher outra Clique neste link para baixar a Imagem ISO do Ubuntu Aviso Como sempre, mantenha backup dos seus dados. As dicas, aqui, podem formatar o seu pendrive e, portanto, apagar os dados contidos nele. Portanto, use um pendrive que no contenha informaes relevantes.

Criar disco de inicializao com Ubuntu


Abra o Dash apertando a tecla Supe (aquela que tem o simbolo do Windows), esquerda da barra de espaos. Faa uma busca por discos e selecione o Criador de Discos de Inicializao:

elias.praciano.com/2013/03/como-criar-um-pendrive-com-ubuntu-instalado/

1/4

30/03/13

Como criar um pendrive com Ubuntu instalado Elias Praciano

Insira o seu pendrive e aguarde alguns instantes, enquanto ele montado.

Caso o Ubuntu abra janelas adicionais para acessar o contedo do seu pendrive, cancele e volte janela do Criador de discos de inicializao. Na primeira seo do quadro do Criador, selecione o arquivo .ISO que voc baixou (lembra da Introduo deste artigo?)

Feito isto, opte por Apagar disco, caso no tenha dados relevantes no pendrive. Se voc no mandar apagar, os seus dados atuais sero preservados.

As ltimas opes esto relacionadas sua privacidade. Se voc considera seguro armazenar seus dados pessoais no pendrive, opte pela primeira. Todo o seu trabalho e as personalizaes ficaro armazenadas no pendrive, dentro da rea que voc definir. Se voc preferir um nvel de privacidade mais paranico opte por Descartar ao desligar. Assim, nada ser armazenado neste pendrive. Caso voc tenha uma conexo Internet, poder armazenar online, em algum local que voc considere seguro.

Feito as opes, clique no boto Criar disco de inicializao e aguarde a criao do seu disco/pendrive com Ubuntu (ou outra distro que voc tenha escolhido).

Para dar o passo final, ser necessrio dar a sua senha para ter acesso administrativo ao setor de boot do dispositivo.

elias.praciano.com/2013/03/como-criar-um-pendrive-com-ubuntu-instalado/

2/4

30/03/13

Como criar um pendrive com Ubuntu instalado Elias Praciano

Ao final do processo, reinicie o seu computador. Deixe o pendrive conectado, para que o Linux se inicie a partir dele.

Possveis problemas
Em algumas mquinas, pode ser necessrio acessar um menu de boot para indicar que voc deseja iniciar a partir do pendrive. O acesso e a aparncia deste menu varia de fabricante pra fabricante. Consulte o manual do seu computador para saber como chegar l, caso ele no inicie do pendrive automaticamente. Este menu pode ser semelhante ao da imagem abaixo.

Neste caso, a opo certa USB Flash Device. Ao seguir em frente, se tudo deu certo, o seu sistema operacional ser carregado. Divirta-se. 1 comment 1 Como verificar a sade do seu HD (disco rgido) Elias Praciano { 03.05.13 at 17:35 } [...] cuidado possibilita ver a sade geral da mquina que se deseja comprar. Se voc tiver interesse, leia aqui como criar um pendrive com Ubuntu dentro. Vamos abordar uma forma rpida e simples de diagnosticar [...] Leave a Comment Name E-mail Website

Submit

Navigation
Home About

Pesquisar no site
To search, type and hit enter

Search This Site


To search, type and hit enter

Categories
elias.praciano.com/2013/03/como-criar-um-pendrive-com-ubuntu-instalado/ 3/4

30/03/13

Como criar um pendrive com Ubuntu instalado Elias Praciano

anlise Android Dicas Configurao Rede Downloads e-commerce Magento Imagens instalao de aplicativos Interface (GUI) Linha de comando Linux msica multimdia mysql programao Suporte tcnico software tutorial Ubuntu Uncategorized

Blogroll
Como ser um programador melhor. Themes WordPress Blog Support open education with the Neoclassical Theme.

elias.praciano.com/2013/03/como-criar-um-pendrive-com-ubuntu-instalado/

4/4

Vous aimerez peut-être aussi