Vous êtes sur la page 1sur 14

Ana Carolina Pereira da Silva, Cristina Amlia Luzio & Kwame Yonatan Poli dos Santos

A exploso do consumo de ritalina

Ana Carolina Pereira da Silva1 Cristina Amlia Luzio2 Kwame Yonatan Poli dos Santos3 Silvio Yasui4 Gustavo Henrique Dionsio5 UNESP

Resumo: A sociedade atual vive desde a dcada de 50 uma revoluo psicofarmacolgica, em que os avanos tecnolgicos da psiquiatria e da neurologia possibilitam a criao de dispositivos que conseguem ter uma melhor visualizao do funcionamento fsico-qumico do crebro, onde o paradigma de tratamento de sofrimento psquico passou a ser baseado na utilizao de psicotrpicos. Dessa forma, a medicina buscou tratar neurocientificamente comportamentos desviantes da norma social. Nesse cenrio, o diagnstico do Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH) desponta com certa freqncia e com uma constncia ainda maior o uso de Ritalina, nome comercial do metilfenidato, no tratamento do suposto transtorno, principalmente em crianas. Esse presente trabalho faz uma reflexo, a partir de uma reviso bibliogrfica, a cerca do aumento do consumo de Ritalina nos ltimos anos, procurando problematizar a forma indiscriminada de diagnosticar e tratar o TDAH. Palavras-chave: TDAH; Ritalina; medicalizao.

Aprimoranda da Universidade Estadual de Campinas em Psicologia do Desenvolvimento, Psicloga pela Unesp- Assis. 2 Livre Docente em Psicologia e professora da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho. 3 Mestrando do programa de Psicologia da Unesp-Assis, bolsista Fapesp. 4 Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar , da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho. 5 Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia Clnica , da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho.

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

44

A exploso do consumo de ritalina 1. Introduo A sociedade contempornea vive uma terceira revoluo industrial, chamada tcnico-cientfica, datada aproximadamente de 1950 em diante. Diferencia-se das outras duas anteriores por ter como principais matrias-prima o conhecimento, a criatividade, a inovao. Por meio disso buscam-se novas formas de produo, novas maneiras de se lucrar inventando-se novas tecnologias (SEVCENCKO, 2001). No campo da medicina, mais especificamente no campo da psiquiatria, os avanos tecnolgicos das neurocincias nos acenam com novos dispositivos para se obter uma melhor visualizao do funcionamento fsico-qumico do crebro, em virtude de uma enorme contribuio das neuroimagens, do mapeamento do genoma humano, etc. Tem possibilitado psiquiatria buscar se redimir perante as outras especialidades mdicas, pois ao longo do sculo passado, a psiquiatria era uma rea da medicina desvalorizada perante as demais, tal desvalorizao advinha, entre outros motivos, de sua vinculao psicanlise, e tambm por no possuir um instrumento preciso que lhe garantisse o pertencimento ao campo da medicina. Mas a partir da dcada de 50, a psiquiatria expandiu seu horizonte de atuao, com a revoluo psicofarmacolgica. Descobertos h mais de meio sculo, os psicofrmacos ganharam espao no tratamento na sade mental nos ltimos trinta anos, renegando a psicanlise (um dos poucos resqucios de conversao entre reas da psicologia e medicina), rompendo com o dilogo at ento existente entres essas duas reas. Esse rompimento se deve a vrios fatores, entre eles o de que os psicofrmacos vm atender ao rigor metodolgico cientfica, fundamentado na biologia e na farmacologia, com rapidez e eficcia, bem de acordo com as exigncias do contexto atual, nesse sentido, a psicanlise diverge, pois no atende a tais demandas de velocidade da sociedade:
A biologia fundamento incontestvel da psicopatologia na atualidade. As neurocincias fornecem os instrumentos tericos que orientam a construo da explicao psiquitrica. Por esse vis, a psicopatologia pretende ter encontrado finalmente sua cientificidade, de fato e de direito. Alm disso, a nova psicopatologia acredita ter encontrado enfim com sua vocao mdica, em um processo iniciado no incio do sculo XIX, na medida em que se fundaria no discurso biolgico.(BIRMAN, 1999, p. 180)

A terceira edio do DSM (Manual de Diagnstico e Estatstica dos Transtornos Mentais, manual utilizado para a classificao de distrbios mentais), publicada em 1980, vem reiterar tal posio da psiquiatria, onde se evidencia um esforo para que os diagnsticos psiquitricos sejam baseados numa caracterizao fenomenolgicodescritiva e aterica e no mais baseados em hipteses etiolgicas e fundamentados teoricamente (RODRIGUES, 2003). Nele, os transtornos mentais so explicados como sndromes, estas se caracterizam como um conjunto de sinais e sintomas que afetam uma determinada pessoa. Dessa forma, a doena deixa de ser compreendida com uma experincia subjetiva e se torna uma entidade nosolgica que acomete o sujeito (RODRIGUES, 2003). Em 1995, foi lanado o DSM IV, que no fugiu da tentativa de se manter aterico e genrico, reiterando o desfacelamento do conceito de constituio psicodinmico, por exemplo, baseados nesse tipo de definio no existiriam mais sujeitos depressivos e sim sujeito com depresso, assim a experincia singular desconsiderada, apenas nomeando uma disfuno e determinando seu lugar no crebro.

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

45

Ana Carolina Pereira da Silva, Cristina Amlia Luzio & Kwame Yonatan Poli dos Santos Aps ter feito o diagnstico baseado na descrio dos sintomas, o mdico ento escolhe o tratamento ao qual paciente ser submetido, e nesse contexto que a medicao ganhar status colocando a psicoterapia em segundo plano, e em muitos casos tornando-se o nico tratamento prescrito. Seguindo essa lgica cientfica calcada no positivismo, a psiquiatria e, tambm, a neurologia, tendo aprimorado seu maquinrio, de maneira que foram descobrindo-se muitas novos distrbios, sndromes e transtornos e surgindo novos psicofrmacos para o seu tratamento, as vezes quase concomitantemente. Temos a disposio psicofrmacos dos mais variados, para todas as idades, que se prope a tratar as mais diversas sndromes, inventadas pela nossa poca. Observa-se, segundo pesquisa da ONU(2008), um fenmeno mundial da expanso de uso de psicotrpicos, de maneira pouco divulgada, mas cada vez mais alarmante, por meio da medicalizao da vida, processo pelo qual um problema no-mdico comea a ser definido e tratado como uma questo mdica, normalmente por meio de doenas, transtornos e sndromes, a fim de cada vez mais tentar enquadrar as subjetividades desviantes nas exigncias contemporneas. nesse contexto que o metilfenidato, psicofrmaco comercialmente conhecido como Ritalina, desponta como um dos psicofrmacos mais utilizados na psiquiatria infantil, freqentemente receitado para o tratamento do Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH), tanto em crianas como, mais recentemente, em adolescentes e adultos. No presente trabalho faremos uma reflexo a respeito do aumento do uso da Ritalina, a partir de uma reviso bibliogrfica a cerca do tema. O TDAH foi um termo utilizado pela Academia Americana de Psiquiatria, em 1980, com o intuito de englobar todos os outros termos anteriormente utilizados, que se referiam a diferentes diagnsticos relacionados a distrbios de aprendizagem e a desvios de comportamento:
Atualmente, o Transtorno de Dficit de Ateno/Hiperatividade (TDAH) constitui uma complexa desordem comportamental que leva a criana a graus variveis de comprometimento na vida social, emocional, escolar e familiar. Esse transtorno caracteriza-se por distrbios motores, perceptivos, cognitivos e comportamentais, expressando dificuldades globais do desenvolvimento infantil.(ANTONY E RIBEIRO,2004)

Existe uma problemtica que se instala desde seu diagnstico at a forma de tratamento, pois a conjuntura de sintomas to ampla que pode enquadrar qualquer sujeito dentro desse transtorno. Existem cartilhas distribudas nas escolas que orientam pais, professores, psiclogos a partir do teste SNAP IV,que foi elaborado a partir da descrio de sintomas do DSM-IV, para orientar estes na identificao das crianas com TDAH. A Ritalina, nome comercial do metilfenidato, um psicoestimulante, prescrito majoritariamente no tratamento de crianas diagnosticadas com TDAH. Sendo um estimulante, da famlia das anfetaminas (como a cocana), se consumida em certa dosagem, defende-se que auxiliaria no desempenho de tarefas escolares e acadmicas, pois aumenta a atividade das funes executivas, aumentando a concentrao, alm de atuar como atenuador da fadiga (ITABORAHY,2009). H uma inespecificidade na abrangncia dos sintomas ao qual o medicamento se prope a tratar, que ser melhor elucidado mais a frente. Roudinesco(2000) define que:

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

46

A exploso do consumo de ritalina

Os psicotrpicos so classificados em trs grupos: os psicolpticos, os psicoanalpticos e os psicodislpticos. (...) No segundo grupo renem-se os estimulantes e os antidepressivos, e no terceiro, os medicamentos alucingenos, os estupefacientes e os reguladores do humor. (p. 22)

Segundo a classificao acima, o metilfenidato enquadraria-se no segundo grupo, psicoanalpticos, que vem sendo consumido em larga escala no contexto mundial e tambm nacional, pesquisas mostram o crescimento exponencial da produo de metilfenidato no Brasil, nos ltimos dez anos (ITABORAHY, 2009):
Seu mecanismo de ao no homem ainda no foi completamente elucidado, mas acredita-se que seu efeito estimulante devido a uma estimulao cortical e possivelmente a uma estimulao do sistema de excitao reticular. O mecanismo pelo qual ele exerce seus efeitos psquicos e comportamentais em crianas no est claramente estabelecido, nem h evidncia conclusiva que demonstre como esses efeitos se relacionam com a condio do sistema nervoso central.(Ritalina, Novartis, 2008)

A prpria bula do medicamento revela uma fragilidade ligada ao mecanismo de ao, essa impreciso quanto a sua ao no organismo mostra que ainda existe uma carncia de estudos que comprovem a ao de tal frmaco. Assim mostrando uma contradio na sua prescrio, mesmo sendo largamente defendida sua prescrio. 2. A expanso do diagnstico do TDAH e da utilizao de Ritalina O carter meramente descritivo e a abrangncia sintomtica que utilizada no diagnstico do TDAH atende uma exigncia da Vigilncia Sanitria, agncia reguladora dos medicamentos no Brasil, onde se exige que um medicamento produzido supra a vrios sintomas. Foi necessrio alargar a abrangncia dos sintomas de uma determinada patologia, no caso especfico do TDAH, de maneira que a Ritalina utilizada tanto para tratar a apatia, como para acalmar aqueles que apresentam sintomas de hiperatividade. Essa utilizao antittica garante o seu uso em larga escala, pois cabe perfeitamente na amplitude de sintomas que se enquadram na descrio do TDAH. O diagnstico de TDAH tem se tornado comum em diversos pases, inclusive no Brasil. Pesquisas apontam o aumento exponencial do uso deste medicamento no pas.

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

47

Ana Carolina Pereira da Silva, Cristina Amlia Luzio & Kwame Yonatan Poli dos Santos
Produo nacional do metilfenidato entre 2002 e 2006, ONU(2008)

O crescimento da produo do metilfenidato chama a ateno, pelo curto espao de tempo em que ocorreu e pela quantidade produzida, levando-nos a refletir sobre as causas deste crescimento notrio. Entre 2002 e 2003 a produo de metilfenidato duplicou, e no perodo de 2002 a 2006, a produo de metilfenidato cresceu mais de 400%. Neste artigo estaremos problematizando alguns aspectos desse crescimento notrio, tais como: a medicalizao, sociedade hipercintica e tecnologias do corpo.

2.1. A medicalizao

Medicalizao a atualizao de um mtodo clnico como produo de uma verdade mdica sobre a doena (FOUCAULT,2001), um processo pelo qual a medicina se apropria do modo de viver da sociedade, e assim, legisla e normatiza sobre os seus mais diversos comportamentos. Nos ditos transtornos de comportamento e personalidade, tal processo passa por encontrar uma regio do crebro responsvel pelo transtorno e um gene responsvel.
A medicalizao ocorre no interior de uma concepo de cincia em que tudo, no mundo da natureza ou no mundo dos homens, pode e deve ser transformado em variveis, em quantificaes; uma concepo em que o social reduzido a mais uma varivel, tornado abstrato, impondervel e imutvel.(COLLARES E MOYSES,2006)

Ao medicalizar individualiza-se na criana problemas sociais, a dificuldade de aprendizagem de uma criana passa a ser resultante do TDAH, consequentemente medicada com Ritalina, assim desconsiderado que a aprendizagem acontece em interao com o ensino e no mais perguntamos o que aconteceu no processo de escolarizao que faz com que essa criana no aprenda? Logo, a questo da medicalizao poltica, pois aparece num cenrio de despolitizao, dentro do modelo atual de massificao de subjetividades, privatizaes dos problemas e , consequentemente, das propostas de solues. Assim, a medicalizao passa a ser uma nova forma de controle social, como foi o manicmio, onde pudemos observar que por meio da relao saber/poder psiquitrico, enclausuravam-se pessoas que fugiam normalidade. No caso do TDAH, observamos que a Ritalina muitas vezes tem o papel de camisa-de-fora qumica, crianas que so punidas pelo seu dito mau comportamento com a excluso, ou mesmo, numa tentativa de reinseri-las no convvio social, so contidos quimicamente em si mesmas, reprogramadas com terapias de treinamento. Assim, o medicamento consegue responder a vrias demandas, explcitas e implcitas, pois num primeiro momento consegue eliminar as queixas direcionadas a criana, dando a impresso de que eficaz, e que o problema est resolvido, dando certo alvio aos que se mobilizaram para conter a criana hiperativa.
Apesar da eficcia dos estimulantes no tratamento do TDAH, segundo Yepes, aproximadamente 25% das crianas estudadas no apresentaram resposta medicao. Contudo, em 75% dos sujeitos os estimulantes produziram melhora na motivao, coordenao motora, habilidade visomotora e aprendizado de curto prazo. De acordo com

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

48

A exploso do consumo de ritalina


esse autor, parece que a maioria desses resultados foi decorrente da melhora do desempenho atencional. (ANDRADE, 2004)

O trecho acima evidencia que sua eficcia questionvel, visto que uma parcela razovel (25%) no responde ao medicamento, apontando que ainda preciso mais estudos sobre o diagnstico e tambm sobre a medicao de sujeitos em situaes reconhecidas como TDAH. O diagnstico do TDAH colocou os sintomas de forma to genrica que facilmente qualquer indivduo se enquadra nele. E uma vez internalizada essa idia, o tratamento provavelmente ser, por todas as razes j apontadas, o medicamentoso. Dessa forma, remediando a sua inquietao, mais uma vez camuflando todas as outras questes envolvidas. Ao mesmo tempo, numa certa medida isso alivia, pois lhe d um aval de irresponsabilizao, os seus fracassos e limitaes sero sempre atribudos a sua condio:
Quantos pacientes passam a justificar todos os seus fracassos ou incapacidades em funo de um diagnstico, ou pelo uso de uma medicao! Quantos outros abrem mo da possibilidade de tentar e, acreditando-se impossibilitados pelos mesmos motivos, passam a ter uma necessidade constante de tutela e de proteo, seja por parte das famlias seja por parte dos mdicos! So enfraquecidos, emudecidos; passam a ser somente aquilo que os seus prognsticos e as opinies dos especialistas dizem que podem ser. (RODRIGUES, 2003)

Colocando os indivduos sempre sobre a gide de medicamento, mdico, escola, famlia, condicionando-o a estabelecer relaes em que estar desautorizado de sua autonomia, atribuindo a outro a soluo dos seus problemas. J sabido que o discurso mdico usufrui de poder de verdade, Foucault discutiu amplamente esse tema, em Poder Psiquitrico (2006), porm observamos hoje que ele est diludo nas relaes sociais, deixando de ser exclusivamente pertinente ao mdico, passando este a ocupar, em algumas vezes, o papel de prescritor de frmacos, e outras instituies, como a escola, apropriando-se desse discurso para diagnosticar crianas. Poderia se pensar que este papel de prescritor poderia ser incmodo aos mdicos, pelo contrrio, tal funo lhe rende uma srie de benefcios, concedidas pelas indstrias farmacuticas, como viagens para congressos internacionais, amostras grtis, cargos dentro dos laboratrios (palestrantes, consultores,etc), e, principalmente, financiamento em suas pesquisas, essas que fundamentam a eficcia do medicamento no tratamento, que na publicao das mesmas deveria constar o conflito de interesse, quando acontece tal atravessamento econmico, norma da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), o que nem sempre acontece (ITABORAHY, 2009) O que nos deixa a questo se o frgil diagnstico do TDAH no est sendo demasiadamente atravessado por interesses econmicos das indstrias farmacuticas.
Em meio a campanhas de promoo, a indstria farmacutica, que movimenta cerca de 500 bilhes dlares por ano, explora os nossos mais profundos medos da morte, da decadncia fsica e da doena - mudando assim literalmente o que significa ser humano. Recompensados com toda razo quando salvam vidas humanas e reduzem os sofrimentos, os gigantes farmacuticos no se contentam mais em vender para aqueles que precisam. Pela pura e simples razo que, como bem sabe Wall Street, d muito lucro dizer s pessoas saudveis que esto doentes. (MOYNIHAN E CASSELS, 2007: 151)

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

49

Ana Carolina Pereira da Silva, Cristina Amlia Luzio & Kwame Yonatan Poli dos Santos

Especificamente no caso do TDAH, o diagnstico do transtorno era uma atividade de conhecimento restrita medicina, mas tem sido motivada a ser realizada por profissionais da outras reas da sade (fonoaudilogos, psiclogos,etc) e de outras instituies, como da educao (professores, diretores de escola). Contudo, quando so dirigidas crticas forma de diagnstico e ao uso exclusivo da Ritalina no tratamento, a medicalizao do TDAH, etc, tenta-se afirmar que um transtorno neurobiolgico de origem gentica, portanto, restringindo novamente sua discusso ao campo mdico para que qualquer crtica provinda de outra rea seja invalidada. A mdia tem dado uma contribuio para essa epidemia de diagnsticos, divulgando este transtorno de forma precria e simplista, muitas vezes utilizando inadequadamente a definio e a forma de se realizar o diagnstico, que j so problemticas, como foi discutido anteriormente. Isso acaba contribuindo para que a populao leiga se aproprie destas idias e se considere capacitada a realizar o diagnstico, sem qualquer embasamento, para aqueles que segundo sua opinio, apresentam comportamentos fora da normalidade.

2.2. Sociedade hipercintica A lgica trabalhista da sociedade atual demanda uma ateno mltipla, o conhecimento em diversas reas, o raciocnio rpido, esses so os motores do modelo econmico atual, por isso to valorizados, devendo estar sempre em perfeitas condies de utilizao. Por um aspecto mais amplo, podemos pensar que tal transtorno no poderia ter tido tamanha aderncia sem analisarmos a sociedade lquida da atualidade, tese amplamente discutida em Vida lquida (BAUMAN,2005), em que a mobilidade acelerada e mltipla uma condio primordial de existncia.
a mesma lgica que exige um sujeito mltiplo e acelerado, plugado na diversidade das super-excitabilidades, ao mesmo tempo considera inapropriadas, ou como um transtorno, as condutas que escapam ao tempo e ao ritmo considerados funcionais.(BOARINI E BORGES, 2009, Contracapa)

interessante observar que o TDAH patologiza a criana com caractersticas que na nossa cultura so cultuadas no mundo adulto, como a hiperatividade, a capacidade de realizar mltiplas tarefas ao mesmo tempo, a agressividade, exigida e valorizada no mercado de trabalho. Segundo alguns autores , a sociedade hipercintica marcada pelos excessos, nesse sentido, o TDAH extrapola essa lgica da acelerao, pois essa ressoa na infncia, adiantando caractersticas da vida adulta. Tornando-os indivduos extemporneos, estigmatizados por sua precocidade. E por estarem escapando regra, necessrio reinseri-los no seu suposto/imposto lugar, de uma maneira rpida e eficaz, bem usual da contemporaneidade, e a Ritalina vem suprir tal necessidade. Muito est sendo discutido se no estaria ocorrendo um desaparecimento da infncia (POSTMAN, 1999), pois estaramos eliminando a parte ldica Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma. (SNAP

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

50

A exploso do consumo de ritalina IV) , profissionalizando-as cada vez mais cedo, medida que o conceito de infncia diminui, os indicadores simblicos da infncia diminuem com ele, logo se desaparece a infncia, o brincar perde seu significado, desaparece. Mais um indicador de que estaria acontecendo uma supresso da fase infantil, por meio da supervalorizao da juventude, onde esta deixou de ser uma fase, e se tornou o nico estilo de vida, o que tem dificultado a relao estabelecida entre adultos e essas crianas consideradas hiperativas, onde fica ainda mais difcil estabelecer regras e limites, pois, numa sociedade jovem no h quem assuma o referencial de autoridade, para balizar a nossa vida. Para suprir essa ausncia de referencial estvel a biologia, a neurologia e a psiquiatria oferecem as suas explicaes sobre indisciplina, desateno, A partir da dcada de 80 (ABDA, 2008) comearam estudos sobre o TDAH em adultos, assim o diagnstico adaptado para se atender tambm a essa populao. Tais estudos contriburam para que , mais uma vez, o medicamento no fosse utilizado s com finalidade de um tratamento mdico para auxiliar aqueles diagnosticados com o tal transtorno, mas tambm para qualquer indivduo que quisesse otimizao cognitiva, maximizando sua produtividade, aumentando sua capacidade de concentrao, diminuindo o cansao fsico, entre outros efeitos promovidos pelo medicamento, assim atendendo as exigncias do mundo ps-moderno, de competitividade e produtividade.

2.3. Tecnologias do corpo

Considerando os aspectos levantados at aqui, pensamos qual o prognstico que um sujeito diagnosticado com TDAH pode ter:
Por quanto tempo necessrio que se faa uso da medicao? Por toda a vida? O tratamento, incluindo ou no medicamentos, deve ser longo o suficiente para um controle dos sintomas por um perodo maior, contornando ou minimizando os problemas na vida escolar, familiar e social. Como foi dito, o TDAH pode ser crnico e em alguns casos e persistir na vida adulta. Muitas vezes, com a conscientizao acerca do transtorno, com o aprendizado de certas estratgias de comportamento, possvel depois de algum tempo reavaliar a necessidade de se manter o medicamento ou no. (ABDA, 2008, p.26)

A partir desta afirmao, percebemos que receitado um uso contnuo do medicamento por um longo perodo de tempo, ao chegar fase adulta torna-se provvel, mas no certa, sua retirada. Ainda escassa a literatura sobre o efeito a longo prazo do metilfenidato, tambm difcil encontrar relatos de indivduos que tomaram a medicao desde a infncia at a idade adulta, a isso pode se atribuir o fato de que o medicamento, muitas vezes utilizado de forma espordica e, tambm, pelo fato do mesmo ter tido o seu uso popularizado recentemente no Brasil, h cerca de 10 anos. Um dos efeitos farmacocinticos presentes na bula desse medicamento o aumento da concentrao de dopamina no Sistema Nervoso Central (SNC), causando uma sensao de prazer, colocando o sujeito num nvel anestesiado, abduzido da vida, assujeitado, alienando a pessoa das suas prprias vivncias. Na revistas de psiquiatria podemos analisar o marketing das indstrias farmacuticas que fazem promessas mgicas, em que se doura a plula e colocam-se

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

51

Ana Carolina Pereira da Silva, Cristina Amlia Luzio & Kwame Yonatan Poli dos Santos em letras midas os efeitos adversos e os efeitos colaterais. Atribuindo ao medicamento uma dimenso miraculosa, em os aspectos negativos da banalizao do uso de psicofrmacos so praticamente desconsiderados frente esse poder milagroso. Por exemplo, no filme Hard Pill (ano 2005, direo: John Baumgartner) podemos observar isso caricaturalmente. Resumidamente, o enredo central gira em torno da inveno de uma plula da heterossexualidade que transformaria os homossexuais em heterossexuais. No iremos nos ater aqui discusso ligada orientao sexual, pois no nosso tema, mas somente queremos ressaltar as questes ligadas normatizao que embutimos numa plula.

3. Efeitos colaterais do uso indiscriminado do diagnstico de TDAH e da Ritalina

A partir dessa breve anlise pudemos observar que est acontecendo um uso indiscriminado e indevido do medicamento em questo, que podem compor o cenrio desse aumento. Discutiremos aqui no os efeitos colaterais fisiolgicos produzidos pela Ritalina, que j esto presentes na bula do medicamento. Buscaremos uma compreenso dos efeitos colaterais desse crescimento desenfreado do uso que se tem feito da Ritalina, no mbito do indivduo usurio do medicamento em questo. Como j foi dito anteriormente, a maneira que o diagnstico do TDAH feito teve uma contribuio primordial nesse aumento. O diagnstico baseia-se unicamente na viso difundida pela medicina atual, onde os sintomas so o foco do tratamento, nessa perspectiva, este sinal um impasse que deve ser extinguido quimicamente (ou sero alquimicamente), o sintoma deixa de ser incio da investigao para ser evidncia a ser apagada, indcio a ser suprido, como uma dor de cabea, por exemplo, sem se conhecer o porqu, como se deu sua manifestao. Na psicologia, entendemos os comportamentos sintomticos como uma resposta a um conflito psquico vivido pelo sujeito, que no responde somente ao neurolgico, mas a uma interao de fatores psquicos que constitui sua subjetividade, vendo o indivduo de uma maneira mltipla e no somente por aquilo que est aparente. Dessa maneira, o sintoma uma vlvula de escape que d vazo ao excesso, a expresso de um transbordamento, logo no podemos desconsiderar a positividade simblica do sintoma (BIRMAN, 2002). Tendo dito isso, pode-se questionar se o psicofrmaco tem realmente a capacidade de eliminar o sintoma, ou somente anestesiar a parte manifesta, restando a latente buscar outra forma de ser representada. Nesse sentido, do ponto de vista psiquitrico, podemos entender como o sintoma passou de efeito para ser causa, de modo que adquiriu um fim em si, resultado de um pensamento circular, em que ao se questionar sobre a razo da criana se comportar de determinada maneira, o TDAH aparece como resposta (conseqentemente a Ritalina como primeira forma de tratamento) e ao se perguntar por qual razo ela tem TDAH, responde-se que em razo do seu comportamento. Dessa maneira, qualquer questionamento torna-se invivel, ainda mais que o medicamento soluciona as queixas, reforando a sua elevada importncia no tratamento, a sua necessria continuidade no uso e dando a aparncia de ser dispensvel qualquer outra medida de tratamento.

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

52

A exploso do consumo de ritalina


4. Consideraes finais

Procuramos desconstruir os pilares que fundamentam o uso banalizado que tem sido feito desse medicamento que contribuiu para o seu crescimento brutal e tambm repensar o papel na ps-modernidade dos medicamentos como participantes dos processos de subjetivao. Tenta-se recolocar as explicaes organicistas em um lugar de referncia para pensarmos as dificuldades de aprendizagem. O diagnstico de TDAH vem tambm servir para que se coloque a culpa de questes sociais somente em alguns indivduos, transformando em distrbio aquilo que est fora da ordem social: O que escapa as normas, o que no vai bem, o que no funciona como deveria...tudo transformado em doena, em um problema biolgico, individual. (COLLARES E MOYSS,1996) Individualizando a questo, ignora-se todo o contexto social, como foi comentado, que deu suporte para o aparecimento do TDAH, nesse sentido todos teramos uma parcela de responsabilidade, o que colocaria em crise a concepo de normalidade vigente em nossa sociedade. Portanto, recorrer ao tratamento medicamentoso, numa ampla conjuntura, mais vantajoso do que se pensar de maneira histrico-crtica esse fenmeno. Contribuindo assim para uma despolitizao do comportamento, retirar a questo do j esvaziado mbito poltico. Buscou-se nesse trabalho pensar todo um cenrio a cerca do crescimento do uso de psicotrpicos no modelamento subjetivo, especificamente a Ritalina,ou seja, como esse medicamento tem sido usado como um dispositivo normatizador. Na busca de uma cega objetividade a cerca do entendimento de comportamentos desviantes, atropelaram-se a subjetividade, as individualidades. Mesmo os prprios critrios do manual de diagnstico, passam muitas vezes por interpretaes subjetivas. Contudo, a soluo sempre a mesma, a resposta para os sujeitos que no alcanam tal padro de comportamento medicamentosa. No caso, a Ritalina sendo usada para o tratamento de crianas supostamente indisciplinadas e/ou desatentas. Pode-se pensar sobre o uso por um longo perodo de psicofrmacos no desenvolvimento infantil, a partir de uma viso da psicanlise:
quando se investe nos sintomas e nas sndromes mentais como se fossem comparveis ao que se encontra no campo da medicina somtica, o que se realiza ativamente a rasura e o silenciamento da histria de uma existncia. Elimina-se, com isso, consequentemente, a singularidade do sujeito.(...) Porm, o que quase nunca se diz, com todas as letras, que a utilizao continuada destes medicamentos produz alteraes das funes anmicas, provisrias ou permanentes, provocando defeitos psquicos marcantes. Assim, seriam produzidas alteraes primrias da ateno e da memria, que provocariam, secundariamente, efeitos desastrosos no registro do pensamento. Isso porque o silenciamento das marcas histricas e singulares da subjetividade no incuo, e a excluso sistemtica destas da cena teraputica tem efeitos de desorganizao sobre o sujeito. (Birman, 2002, p. 50-1)

O que pensamos como promoo de vida, no a remoo dos sintomas do TDAH, objetivo mdico que procuramos demonstrar ser imprprio, pois, conforme a discusso j realizada, o medicamento apenas tenta restabelecer o indivduo a um

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

53

Ana Carolina Pereira da Silva, Cristina Amlia Luzio & Kwame Yonatan Poli dos Santos momento anterior ao aparecimento daqueles comportamentos ditos inadequados, mas no altera o contexto que produziu a sintomtica. No podemos porm, recair na tentativa de somente a psicologia dar uma resposta a essa questo do TDAH, ou seja, recair numa psicologizao, desconsiderando outros atravessamentos polticos, culturais, etc. Um especialismo demasiado, profissionalismo tcnico diluiria as responsabilidades, despotencializaria a discusso ampla. O ideal seria estruturar uma rede para cada caso, de modo a se retirar a nfase da doena, desmedicalizando a questo, promovendo a sade. Ser saudvel passa pela experincia de poder adoecer e retirar sadas existenciais para que esse sofrimento no se torne necessrio.
Avaliar vai alm de realizar o diagnstico, implica conhecermos e entendermos a situao do usurio para realizarmos um diagnstico situacional. Isto significa colocar entre parnteses a doena e entrar em contato com a "existncia sofrimento" (...) (ROTELLI, 1990)

Os avanos tecnolgicos da psiquiatria e, tambm, da neurologia parecem que caminham em direo nosologia, a busca de explicaes dos supostos transtornos no cdigo gentico, na neurofisiologia e na anatomia cerebral e , paralelamente, aos avanos psicofarmacolgicos. Talvez estejamos observando os limites dessa iatroqumica, que tenta explicar e adequar os comportamentos desviantes da norma, sem problematizar sua etiologia. Algo certo, necessrio um genuno desenredamento dos profissionais da sade com relao as indstrias farmacuticas, para que se revise essa questo sem conflito de interesse. Ser possvel desmedicalizar as crianas com o suposto TDAH? Desmedicalizar implica em um encontro entre os sujeitos, sustentar o desconhecimento e reconhecer a existncia da diferena, por exemplo, a criana no sabe ler, escrever, mas eu no sei sobre ela, sobre o que a rodeia. Longe de querermos incorrer num saudosismo, podemos procurar algumas caractersticas que podem ser positivas do passado, por exemplo, as possibilidades de interlocuo entre psicanlise e psiquiatria. difcil imaginar tal mundo, mas ele j existiu e ainda existem experincias, ainda que pontuais, de trabalhos diferenciados, multiprofissionais que tem tido xitos, mas que em sua maioria foram descartadas para tornar as relaes mais produtivas, mais fast, mais prticas. Enfatizamos que o processo de medicalizao no nos ajuda a avanar nas resolues dos problemas da relao ensino-aprendizagem, fracasso escolar e das relaes sociais, de uma maneira geral. Apenas escamoteia determinantes polticos, isentando de responsabilidades o sistema social vigente (COLLARES E MOYSES 1992). Talvez nosso aprendizado sobre os sintomas do TDAH passe muito mais por olhar esses sujeitos de uma maneira global, sabendo escutar suas interpelaes subjetivas para evidenciar sua dimenso semntica, do que estigmatiz-los com o diagnstico e a prescrio tratamento medicamentoso a base de metilfenidato. Para finalizar, propomos que a prtica de sade passe pela promoo das potencialidades desse sujeito, de forma que essas minimizem a necessidade da inveno de novos transtornos. E que nesse encontro seja elaborado uma narrativa a cerca de uma

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

54

A exploso do consumo de ritalina existncia possvel, ainda que esta no caminhe de acordo com a norma social vigente,mas que provoque o desenvolvimento da autonomia deste sujeito.

Bibliografia

ABDA. (2008) Transtorno do Dficit de Ateno com Hiperatividade- Guia para incio de tratamento 27p. Kit Inicial de Tratamento. Novartis Biocincias S/A. American Psychiatric Association (2000) DSM-IV, Manual diagnstico e estatstico de transtornos mentais. (4a ed.). Porto Alegre: Artes Mdicas Sul. American Psychiatric Association (1987) DSM-III-R, Manual diagnstico e estatstico de transtornos mentais (3a ed.). Porto Alegre: Artes Mdicas Sul. Andrade, R de; Scheuer, C. Anlise da eficcia do metilfenidato usando a verso abreviada do questionrio de conners em transtorno de dficit de ateno/hiperatividade. Arq. Neuro-Psiquiatr., So Paulo, v. 62, n. 1, Mar. 2004 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004282X2004000100014&lng=en&nrm=iso>. access on 22 Oct. 2010. doi: 10.1590/S0004-282X2004000100014. Antony S, Ribeiro JP. (2004) A criana hiperativa:uma viso da abordagem gestltica. Psic Teor e Pesq 2004;20(2):127-34. Bauman Z. (2005) Vida Lquida. (C.A. Medeiros, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Birman, J. (2000) Mal estar na atualidade: a psicanlise e as novas formas de subjetivao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. ____________ (2002) O (im)possvel dilogo :psicanlise e psiquiatria /Joel Birman ... [et al.] ; Maria Lucia Vieira Violante (org.). So Paulo : Via Lettera ; FAPESP. Boarini, M. L; Borges, R. F. (2009) Hiperatividade, higiene mental, psicotrpicos: Enigmas da Caixa de Pandora. Maring: Eduem. Eidt, N.M. & Tuleski, S.C. (2007) Discutindo a medicalizao brutal em uma sociedade hiperativa. In MEIRA, M.E.M; FACCI, M.G.D. (Orgs). Psicologia Histrico-Cultural.Contribuies para o encontro entre subjetividade e a educao. Casa do Psiclogo. ISBN 9788573965285, p. 221-248.

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

55

Ana Carolina Pereira da Silva, Cristina Amlia Luzio & Kwame Yonatan Poli dos Santos Foucault, M. (2001) O nascimento da clnica (5. ed.). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitria. ______________ (2006) O poder psiquitrico: curso no Collge de France (19731974). So Paulo: Martins Fontes. Goldim, J. (2006) Conflito de interesse e suas repercusses na Cincia- Editorial. Revista Brasileira de Psiquiatria, n. 28 (1), p. 3-4. Itaborahy, C. (2009) A ritalina no Brasil: uma dcada de produo, divulgao e consumo. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. MOYNIHAN, R; CASSELS, A. (2007) Vendedores de doena: estratgias da indstria farmacutica para multiplicar lucros. In: Biotica como novo paradigma: por um novo modelo biotico e biotecnolgico. org. ML Pelizzoli. Petrpolis: Vozes. pp 151-156. MOYSS, MAA; COLLARES, CAL. (1992) A histria no contada dos distrbios de aprendizagem. Cadernos CEDES, n 28: 31-48. ________________________________. O lado escuro do TDAH. In A excluso dos includos: Contribuies da Psicologia da Educao para uma crtica Patologizao e Medicalizao Org: Marisa Meira, Marilda Facci, Silvana Tuleski. Maring: Ed. Universidade Estadual de Maring no prelo ONU. International Narcotics Control Board. Psychotropic substances: statistics for 2006: assessments of annual medical and scientific requirement. 2008. <http://www.incb.org/pdf/technical-reports/psychotropics/2008/psy_2008.pdf>. Acesso em: 25 out. 2010. Postman, N. (1999) O Desaparecimento da Infncia. Trad.: Suzana Menescal de Alencar Carvalho e Jos Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Graphia. Pradal, H. (1979) O mercado da Angstia. Trad.: Nancy Miertle. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Ritalina. Bula. Novartis Biocincias S/A. (Disponvel em: www.bulas.med.br/index acesso em 18/10/2010) Rodrigues, J. T. (2003) A medicao como nica resposta: uma miragem do contemporneo. Revista Psicologia em Estudo, 8(1), 13-22. Rolnik, S. (1997) Toxicnamos de identidade: subjetividade em tempos de globalizao. In:LINS, D. (Org). Cultura e subjetividade: Saberes nmades. Campinas: Papirus. Rotelli, F.; Leonardis, O. Mauri, D. (1990). Traduo de Fernanda Niccio. Desinstitucionalizao, uma outra via. In: NICCIO, F. (org.). Desinstitucionalizao. p.17-59. So Paulo: Hucitec.

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

56

A exploso do consumo de ritalina Roudinesco, E. (2000) Por que a psicanlise? (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Sevcenko, N. (2001) A corrida para o sculo XXI: no loop da montanha russa. So Paulo: Companhia das Letras.
Recebido: 14 de dezembro de 2010. Aprovado: 12 de novembro de 2012.

Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012.

57

Vous aimerez peut-être aussi