Vous êtes sur la page 1sur 14

O MEIO NATURAL

Clima e formaes vegetais 1. Estado do tempo e clima O que a atmosfera? A atmosfera a camada gasosa que envolve a Terra e permite a manuteno de vida no nosso planeta. Permite a regulao da temperatura na superfcie terrestre e a proteco da radiao nociva. Composio da atmosfera: Azoto (78%) Oxignio (21%) Vapor de gua, dixido de carbono, poeiras, poln, gases raros (1%)

Tabela Estrutura da atmosfera

Qual a diferena entre estado do tempo e clima? O estado do tempo varia de lugar para lugar e est dependente do conjunto das condies atmosfricas, que ocorrem num determinado momento e num determinado lugar. Quando falas que faz calor ou frio, ou vai chover, ou qual a intensidade do vento, ests a falar de estado do tempo. As condies atmosfricas que caracterizam o estado do tempo so: Temperatura;

Precipitao; Humidade; Vento; Nebulosidade; Presso atmosfrica.

Por outro lado, ao conjunto dos estados do tempo mais frequentes, observados e registados durante 30 anos, denomina-se clima. Quais so os elementos e os factores climticos? Para estudares o clima de uma dada regio deves considerar os diferentes elementos climticos. Os principais elementos climticos so a temperatura e precipitao. Estes elementos variam no tempo e no espao, devido aos factores climticos: Latitude; Relevo; Proximidade ou afastamento do mar; Correntes martimas.

2.Temperatura: distribuio e variao A temperatura e a latitude Como varia a distribuio da temperatura de lugar para lugar? A temperatura do ar varia ao longo do dia e do ano, num mesmo lugar, mas tambm varia de lugar para lugar. A variao da temperatura depende, essencialmente, de dois factores:

Inclinao dos raios solares quanto maior for a inclinao dos raios solares, maior superfcie aquecida e mais baixa a temperatura. Espessura da atmosfera a espessura da atmosfera atravessada pelos raios solares tanto mais quanto maior for a inclinao dos raios solares. Quanto maior a inclinao, maior o trajecto percorrido pelos raios solares, logo a energia dispersa-se e a temperatura diminui.

A variao diurna da temperatura, ao longo de 24 horas, deve-se ao movimento de rotao da Terra:

Ao nascer do Sol os raios solares incidem de forma oblqua (Fig.1 A), e a espessura de atmosfera por eles atravessada maior. A temperatura do ar relativamente baixa, porque a energia solar espalha-se por uma rea maior (A1). Quando chegamos ao meio-dia, a radiao emitida pelo sol incide directamente sobre superfcie, j que a inclinao dos raios solares menor (Fig.1 B) e atravessa uma espessura de atmosfera mais pequena. A temperatura mais elevada, mas no a mxima diria. Ao pr-do-sol, os raios solares voltam a estar oblquos (Fig.1 C), sendo, mais uma vez, grande a espessura de atmosfera atravessada pelos raios solares e a superfcie aquecida volta a ser maior (C1). Desta forma, a temperatura volta a baixar. Ao longo da noite, a ausncia de radiao solar juntamente com a libertao de energia calorfica da Terra para o espao, a temperatura vai baixando gradualmente. No entanto, quando h presena de nuvens no cu, durante

os perodos da noite, existe uma manuteno das temperaturas, no se perdendo toda a energia acumulada durante o perodo diurno.

Figura Movimento aparente do sol

A1 Superfcie aquecida ao princpio da manh B1 Superfcie aquecida ao meio-dia C1 Superfcie aquecida ao fim da tarde A variao anual da temperatura tem como principal explicao o movimento de translao da Terra. Os raios solares no incidem da mesma forma na superfcie terrestre, devido inclinao do eixo da Terra em relao sua rbita. Figura Movimento de translao da Terra

Como podes observar na figura 2, devido forma arredondada da Terra, os raios solares atingem a superfcie terrestre com diferentes graus de inclinao. Entre os trpicos de Cncer e de Capricrnio, a inclinao dos raios solares menor do que nas regies polares. Por isso, entre os trpicos, a energia dos raios solares distribuda por uma superfcie menor do que nas regies polares:

Na regio intertropical (entre o trpico de Cncer e o trpico de Capricrnio), h uma maior concentrao da energia os raios solares e, por consequncia, um maior aquecimento; Nas regies polares, a menor concentrao da energia dos raios solares provoca um menor aquecimento.

Desta forma, podes concluir que quanto maior o valor da latitude, menor o aquecimento da superfcie terrestre, ou seja, a temperatura diminui medida que a latitude aumenta. A temperatura e o relevo A temperatura diminui com o aumento da latitude e o mesmo acontece com a altitude, ou seja, medida que vai aumentando a altitude vai diminuindo a temperatura. A temperatura baixa 6,5C por cada mil metros gradiente trmico. Esta situao acontece porque diminui a capacidade de absoro da radiao solar e da radiao terrestre, em virtude da diminuio da quantidade de vapor de gua e dixido de carbono, entre outros. Contudo, tambm a orientao das vertentes pode fazer varia a temperatura:

As vertentes expostas a Sul no hemisfrio Norte e expostas a Norte no hemisfrio Sul so vertentes soalheiras temperatura elevada; Vertentes expostas a Norte no hemisfrio Norte expostas a Sul no hemisfrio Sul so vertentes umbrias temperaturas baixas.

As montanhas podem ter, uma orientao em relao linha de costa:

Concordantes montanhas paralelas linha de costa, constituem uma barreira passagem de ventos hmidos vindo do oceano; Discordantes montanhas perpendiculares ou oblquas linha de costa, permitindo a penetrao dos ventos hmidos nas regies do interior, amenizando a temperatura.

A temperatura e a proximidade/ afastamento do mar A proximidade ou afastamento de um lugar em relao ao mar explica as diferenas de temperatura entre o litoral e o interior. De facto, a gua tem um papel de regulador trmico, diminuindo o efeito das diferenas de temperatura temperaturas muito elevadas e temperaturas muito baixas. Nas reas prximas do litoral menor a amplitude trmica, sendo que no so muito elevadas no Vero nem muito baixas no inverno. Por outro lado, as regies afastadas do mar registam maiores amplitudes trmicas anuais, ou seja, o Vero muito quente e o inverno muito frio. De facto, estas as amplitudes trmicas explicam-se com base na capacidade calorfica dos continentes e dos oceanos. Os continentes ganham e perdem muito facilmente o calor que recebem durante o dia, ao passo que os oceanos aquecem menos e de forma mais lenta. A temperatura e as correntes martimas As caractersticas das correntes martimas quentes ou frias influenciam a temperatura e a humidade das regies junto ao litoral. Desta forma, nas regies influenciadas por uma corrente martima fria, as temperaturas so muito mais baixas no Inverno, enquanto nas regies banhadas por uma corrente quente, as temperaturas so sempre amenas, mesmo no Inverno.

As correntes quentes contribuem para moderar as temperaturas dos lugares localizados junto costa so mais amenas no Inverno. A corrente quente do Golfo do Mxico desloca-se para o Noroeste da Europa, permitindo que os Invernos sejam mais amenos. As correntes frias contribuem para um maior arrefecimento do ar no Inverno e temperaturas mais amenas no Vero.

3. A precipitao: distribuio e variao Como e por que que ocorre precipitao? A precipitao est associada existncia de nuvens, no entanto, nem sempre ocorre. Para que ocorra precipitao necessrio que as gotculas em suspenso que formam as nuvens originem gotas de gua maiores e com um peso que lhes permita vencer a gravidade e atingir o solo. Mas para ocorrer precipitao necessrio que exista a subida do ar. Deste facto, o ar ao subir, vai expandir-se e arrefecer, at atingir o ponto de saturao, a partir deste momento o ar pode condensar, formando nuvens, que por sua vez podem levar ocorrncia de precipitao. Tipos de precipitao

A subida do ar pode acontecer atravs de quatro processos diferentes, originando quatro tipos de precipitao: Orogrficas subida do ar ao longo das vertentes montanhas; Convergente subida do ar devido convergncia dos ventos numa determinada zona; Convectiva subida do ar, causada pelo seu aquecimento, aps ter contactado com uma superfcie mais quente. Ao aquecer, torna-se mais leve e sobe; Frontal subida do ar devido ao contacto de duas massas de ar diferente.

A precipitao, como a temperatura influenciada pela latitude, altitude, afastamento e proximidade do mar e das correntes martimas, o que explica a sua desigual distribuio superfcie da Terra. A Precipitao, a latitude e a presso atmosfrica A circulao do ar na atmosfera influncia a presso atmosfrica, que por sua vez influncia o estado do tempo. O ar desloca-se sempre das altas para as baixas presses, o que origina a convergncia e a subida do ar nas reas de baixas presses, e divergncia e descida do ar nos centros de altas presses. Altas presses polares (no hemisfrio norte e hemisfrio sul); Baixas presses subpolares (no hemisfrio norte e hemisfrio sul); Altas presses subtropicais (no hemisfrio norte e hemisfrio sul); Baixas presses equatoriais.

A distribuio dos principais centros de presso atmosfrica em latitude influencia a distribuio da precipitao mundial. Mapa Distribuio da precipitao anual e dos centros de presso atmosfrica em latitude

Os centros de baixas presses esto associados a cu muito nublado e ao mau tempo contribuem para o aumento da precipitao. Os centros de altas presses esto associados a cu limpo e a tempo seco contribuem para a diminuio da precipitao.

Tabela O movimento do ar, nos centros de baixas e de altas presses, no hemisfrio norte.

Assim, podemos verificar:

Nas regies equatoriais, onde h elevadas temperaturas, o ar sobe, formando centros de baixas presses que originam precipitao muito abundante. Prximo dos trpicos, o ar desce, originando altas presses, que so responsveis pelo tempo seco predominante nessas latitudes. Nas latitudes mdias, d-se a convergncia do ar tropical com o ar polar, formando-se as baixas presses que explicam a ocorrncia de precipitao abundante. Nos plos, onde h baixas temperaturas, formam-se altas presses e, por isso, h baixos valores de precipitao.

A precipitao e o relevo A precipitao influenciada pela altitude e pela sua exposio em relao linha de costa. De facto, a precipitao mais elevada em reas de maior altitude e nas reas montanhosas concordante. As reas de montanhas concordantes so paralelas linha de costa e so fortemente influenciadas pelos ventos hmidos. As montanhas podem ter vertentes barlavento, que esto expostas aos ventos hmidos e vertentes sotavento, que esto abrigadas dos ventos hmidos. Nas vertentes barlavento maior a precipitao do que nas vertentes sotavento, que normalmente so muito secas.

A precipitao e a proximidade/ afastamento do mar As reas prximas do mar so influenciadas pelos ventos hmidos martimos registando valores elevados de precipitao, medida que os ventos martimos vo avanando para o interior do territrio, perdem humidade e o seu efeito amenizador da temperatura. Assim, verifica-se um contraste litoral/interior. A precipitao e as correntes martimas

4. Os climas e as formaes vegetais Os principais climas do mundo A conjugao dos factores climticos origina trs grandes tipos de clima quentes, temperados e frios.

Como se distribuem os climas no mundo? Os climas distribuem-se em trs zonas climticas:

Zona Quente ou Intertropical temperaturas mdias mensais e anuais elevadas e pouca variao anual; Zona Temperada do Norte e do Sul temperaturas mdias anuais moderadas e com variao das temperaturas mdias mensais ao longo do ano; Zona Fria do Norte e do Sul temperaturas mdias anuais negativas e um grande contraste nas temperaturas mdias mensais.

Mapa Distribuio dos climas

Mapa Distribuio dos biomas

Tabela Classificao climtica e as formaes vegetais associadas

O clima e as formaes vegetais Portugal Portugal tem caractersticas climticas das regies de clima temperado mediterrneo, mas apresenta grandes contrastes regionais. Assim, podemos distinguir vrias regies climticas:

Regio mediterrnica Sul de Portugal Continental e Regio Autnoma da Madeira; Regio atlntica Litoral Norte e Regio Autnoma dos Aores; Regio continental do norte Interior Norte; Regio de influncia da altitude reas de montanhas de maior altitude.

Mapas Distribuio do clima em Portugal Distribuio da vegetao em Portugal

As caractersticas climticas reflectem-se no tipo de vegetao. Desta forma, podemos encontrar em Portugal continental, espcies diferentes, consoante os traos climticos dominantes:

Floresta caduciflia; Floresta mediterrnea; Maquis; Garrigues.

Nas regies Autnomas, a vegetao natural tambm apresenta caractersticas predominantemente mediterrnicas. Devido influncia do oceano, que modera as temperaturas e gera grande humidade, ainda se preserva a floresta laurisilva, que em tempos remotos, cobriu uma boa parte da Europa do Sul. Esquemas sntese Clima e formaes vegetais

Vous aimerez peut-être aussi