Vous êtes sur la page 1sur 9

MBA 2013 FUNDAO GETULIO VARGAS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

WWW.IBS.EDU.BR
Os cursos de MBA Ps-Graduao Especializao da Fundao Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resoluo Mec : n 524, de 29.04.08, publicada no DOU de 30/04/2008 - Seo I - p.16.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2013

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Prezado(a) Sr.(a.) Keith Soarez, Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeioamento profissional. Voc est recebendo o programa do curso de Gerenciamento de Projetos da Fundao Getulio Vargas. Nele, voc encontrar informaes detalhadas sobre o curso, alm de: perodo de realizao, horrio, local, valor de investimento e procedimentos para efetivao de sua matrcula. Na oportunidade gostaramos de ressaltar que o processo seletivo para os cursos de Ps-Graduao Lato Sensu da FGV Management compreende uma anlise curricular. Desta forma, solicitamos o envio de seu curriculum vitae atualizado juntamente com o Formulrio de Matrcula, devidamente preenchido. Aps a anlise curricular, caso seja necessrio, ser agendada uma entrevista.

Atenciosamente.

Ncleo de Admisso e Matrculas info@ibs.edu.br

www.ibs.edu.br

2
Documento gerado em: 30/01/2013.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2013

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

FUNDAO GETULIO VARGAS


Conhea a Fundao Getulio Vargas: lder na formao de lderes, no por acaso. Criada h cerca de 60 anos como instituio voltada ao desenvolvimento intelectual, a Fundao Getulio Vargas composta por escolas de nvel superior e centros de pesquisa e documentao. Como centro de excelncia, a FGV preocupa-se permanentemente com a inovao e direciona suas atividades para reas estratgicas. Visando imprimir mais dinamismo ao desenvolvimento e distribuio de seus servios educacionais, a FGV criou o Instituto de Desenvolvimento Educacional - IDE -, composto pelo programa FGV Management e sua rede conveniada nacional, pelo Programa de Ensino Distncia - FGV Online - e pelo FGV Cursos Corporativos, consolidando assim seu modelo inovador de educao executiva. FGV Management A misso do FGV Management formar executivos, levando aos talentos de nosso pas o instrumental necessrio para desenvolver seu potencial e agregar valor s empresas onde atuam, estimulando o desenvolvimento de sua regio, nos mais diversos segmentos. IDE - Instituto de Desenvolvimento Educacional O IDE foi criado no final de 2003 com o objetivo de coordenar e gerenciar uma rede de distribuio nica para os produtos e servios educacionais produzidos pela FGV, atravs de suas Escolas e Institutos, distribudos por meio de Instituies Conveniadas. O Instituto composto pelo FGV Management, Programa de Ps-Graduao; pelo FGV Online, Programa de Ensino a Distncia; pelo FGV Cursos Corporativos, Programa de Cursos Customizados; pela Central de Qualidade e Inteligncia de Negcios, responsvel pela manuteno da qualidade e padro de excelncia FGV, em qualquer lugar do pas onde os programas do IDE estejam sendo oferecidos; e pela Certificao de Qualidade, que compartilha a qualidade do conhecimento e do ensino produzidos na FGV. Por intermdio de parcerias com diversas universidades da Europa e dos Estados Unidos, os alunos dos cursos administrados pelo IDE tm a possibilidade de participar de programas de curta, mdia ou longa durao em universidades estrangeiras. Nas unidades mantidas pela IBS Business School, a parceria com a Ohio University, uma das mais conceituadas universidades do mundo, viabiliza a internacionalizao do conhecimento com uma carga horria adicional de 40 horas/aula, durante as quais o aluno tem a possibilidade de enriquecer sua rede de relacionamento, vivenciar a realidade de outro mercado e interagir com outras culturas.

IBS BUSINESS SCHOOL


Criada em 1993 por executivos, consultores e professores com ampla bagagem no meio empresarial mineiro e nacional, a IBS Business School de Minas Gerais hoje grande parceira da FGV - Fundao Getulio Vargas -, gerenciando e contribuindo para a formao de mais de 15 mil empresrios, executivos e profissionais liberais no estado de Minas Gerais. Esse convnio possibilita a oferta de cursos modelados para atender a diversos perfis e fases de desenvolvimento profissional de seus alunos, tais como os programas de Graduao, Ps-Graduao, MBA Executivo Internacional, Ps-MBA, Mestrado Internacional (MBA Pleno), entre outros. A IBS tambm responsvel por importantes programas internacionais da FGV, junto renomada escola americana Ohio University, viabilizando a participao de mais de trs mil de seus alunos nesses programas e possibilitando o acesso ao conhecimento global e internacionalizao da rede de relacionamento. Atualmente, a IBS conta com unidades em Belo Horizonte, Montes Claros, Governador Valadares, Contagem, Betim e Tefilo Otoni. Trabalhando junto ao empresariado local, executivos, estudantes e formadores de opinio, a IBS prima pela qualidade na formao do conhecimento, da inovao e do empreendedorismo.

www.ibs.edu.br

3
Documento gerado em: 30/01/2013.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2013

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

ASCENSO ACADMICA
A IBS Business School e a Fundao Getulio Vargas cientes de que a educao continuada uma necessidade primordial aos executivos, criou uma estrutura que visa atender aos diversos perfis de profissionais, ao mesmo tempo em que lhes permite uma Ascenso Acadmica, de concepo indita: os crditos de algumas etapas podem ser eliminados na etapa seguinte.

CERTIFICAES 4 4 4
MBA Executivo Internacional (inclui participao em um dos mdulos internacional, nos EUA, com certificado inerente ao mdulo) + +

6 6

MBA Pleno - Fase Nacional - Certificado de Extenso (Foundations Courses) emitido pelo Ohio University - EUA. +

MBA Pleno - Master of Business Administration (certificado Ohio University - EUA).

www.ibs.edu.br

4
Documento gerado em: 30/01/2013.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2013

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Objetivos
O MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos visa desenvolver nos seus alunos o conhecimento, capacidade e habilidade para atuarem como gerentes de projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, oramentos e riscos e implementando-os com sucesso.

Pblico Alvo
Seu pblico alvo composto por profissionais de liderana ou gerncia e executivos que lidem com projetos de qualquer segmento de negcio e rea de atuao ou que tenham responsabilidade por implementao de mudanas nas organizaes em que trabalham. voltado tambm aos profissionais que, em suas carreiras, chegaram a um ponto em que so obrigados a atingir novos nveis de formao acadmica, sintam necessidade de reciclagem ou aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem, alm de experincia profissional, slidos conhecimentos de projetos.

Corpo Docente
O corpo Docente e de Coordenadores da Fundao Getulio Vargas formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas, titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Alm da formao acadmica, possuem larga experincia profissional relativa ao programa que se apresenta.

Coordenador
Coordenador: Prof. Andr Bittencourt do Valle, DSc. Coordenador do MBA em Gesto de Projetos da FGV, Andr Bittencourt do Valle Doutor em Engenharia, trabalhou na ISO como Secretrio Tcnico do Comit sobre Office Equipment, na ABNT como Secretrio Tcnico do Comit Brasileiro de Informtica e na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), como gerente do projeto de implantao da Escola Superior de Redes. Atualmente participa da ABNT/CEE 93 (Gesto de Projetos) e delegado brasileiro junto ao comit ISO TC 236 (Project Management). Recebeu vrias vezes o Prmio de Professor Destaque do FGV Management (passando a integrar o Quadro de Honra). Em 2008 foi premiado como Professor mais representativo do IDE-SP; em 2001 recebeu o Prmio Visa de Comrcio Eletrnico e em 2000 o iBest. membro do Comit Executivo de Comrcio Eletrnico do Governo Federal. coautor de vrios livros e foi editor-tcnico de revistas especializadas.

DISCIPLINAS
q q q q q q q q q q q q q q q q q

Fundamentos em gerenciamento de projetos Gerenciamento de escopo em projetos Gerenciamento da qualidade em projetos Gerenciamento de tempo em projetos Gerenciamento de custos em projetos Gerenciamento de pessoas em projetos Gerenciamento da comunicao em projetos Gerenciamento de stakeholders em projetos Gerenciamento de aquisies em projetos Gerenciamento de riscos em projetos Negociao e gerenciamento de conflitos Anlise de viabilidade de projetos tica e responsabilidade profissional Gerenciamento da integrao em projetos Gerenciamento de portfolio e pmo Gerenciamento de programas Gesto econmico-financeira www.ibs.edu.br 5
Documento gerado em: 30/01/2013.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2013

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

q q q

Matemtica financeira Metodologia cientfica Preparao para o PMP (online)

Carga Horria Total: 432h/a MDULO INTERNACIONAL EUA - 40h/a (opcional) Carga Horria Total: 472h/a

MDULO INTERNACIONAL
Este mdulo (opcional) composto de 40 h/a e ser desenvolvido com traduo simultnea e com o acompanhamento de um coordenador brasileiro. O Mdulo Internacional, desenvolvido na Ohio University, padro para todos os cursos de MBA ministrados pela FGV. O contedo do programa dinmico e a cada mdulo revisado, apresentando disciplinas em algumas das seguintes reas: e-commerce, thinking about the future, negotiation and conflict management skills for executives, organization change, business applications of automatic identification and data capture, corporate restructuring: a value based management approach, financial system architecture, the 18 immutable laws of corporate reputation and how marketing can help, leading high performance organization, inventory management, supply chain management, change management. Aos alunos que conclurem o MBA Ps-Graduao Especializao (atendidos os requisitos previstos para aprovao) e o Mdulo Internacional ser concedido um certificado de MBA Executivo Internacional emitido pela Fundao Getulio Vargas e do Mdulo Internacional, pela Ohio University. Aos alunos que no optarem pelo Mdulo Internacional ser emitido um certificado de MBA Ps-Graduao Especializao da Fundao Getulio Vargas.

CERTIFICAO
Aos alunos que conclurem o MBA Ps-Graduao Especializao (atendidos os requisitos previstos para aprovao*) e o Mdulo Internacional ser concedido um certificado de MBA Executivo Internacional emitido pela Fundao Getulio Vargas e do Mdulo Internacional, pela Ohio University. Aos alunos que no optarem pelo Mdulo Internacional ser emitido um certificado de MBA Ps-Graduao Especializao da Fundao Getulio Vargas. *Sistema de Avaliao e Obteno do Certficado de Especializao a) frequentar, no mnimo, 75% de todas as atividades programadas; b) obter nota igual ou superior a 7 (sete), em cada uma das disciplinas; c) apresentar o TCC (Trabalho de Concluso de Curso), obtendo no mesmo, nota igual ou superior a 7 (sete).

REGULAMENTO
Os cursos de MBA Executivo Internacional da Fundao Getulio Vargas tm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos, entregue ao aluno no ato da matrcula junto com o Manual do Aluno.

EMENTA
- FUNDAMENTOS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Histrico e conceituao de projeto. Gerenciamento de programa, portflio e projetos. Relao entre estratgia e projetos.Caracterizao do ciclo de vida e dos grupos de processos de gerenciamento de projetos. reas de conhecimento segundo o PMBOK - PMI (Project Management Institute). Integrao entre reas de conhecimento e processos. Diferena entre fase de um projeto e grupo de processos de gerenciamento. Plano de gerenciamento do projeto. Lies aprendidas. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. O papel do gerente de projeto e suas principais competncias. Outros padres e instituies que disseminam melhores prticas em gerenciamento de projetos. - GERENCIAMENTO DE ESCOPO EM PROJETOS Definio de escopo: do produto e do projeto. Processos do gerenciamento de escopo segundo o PMBOK. Modelos de documentos: www.ibs.edu.br 6
Documento gerado em: 30/01/2013. .

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2013

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Declarao de Escopo, EAP, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos. - GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS Gerenciamento da qualidade abordagens proprietrias e no proprietrias. Conceitos e definies de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade. - GERENCIAMENTO DE TEMPO EM PROJETOS Contexto e importncia do gerenciamento do tempo em projetos. Processos do gerenciamento do tempo segundo o PMBOK. Caminho crtico. Desempenho do projeto. Relatrio de status e aes corretivas. - GERENCIAMENTO DE CUSTOS EM PROJETOS Tipologia de custos em projetos. Processos de gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK. Gerenciamento do valor agregado (EVA). - GERENCIAMENTO DE PESSOAS EM PROJETOS Processos de gerenciamento de pessoas em projetos segundo o PMBOK. - GERENCIAMENTO DA COMUNICAO EM PROJETOS Dimenses e modelos de comunicao. Habilidades de comunicao para o gerenciamento de projetos. Processos de gerenciamento das comunicaes em projetos segundo o PMBOK. Definio e importncia da identificao das partes interessadas (stakeholders) no projeto. - GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS Definio e importncia da identificao das partes interessadas no projeto. Aspectos comportamentais. Identificao, classificao e anlise das partes interessadas do projeto. Processos de gerenciamento das partes interessadas. - GERENCIAMENTO DE AQUISIES EM PROJETOS Conceituao de aquisies/ contratao. Processos de gerenciamento das aquisies em projetos segundo o PMBOK. Tipos de contratos e Licitaes. - GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS Riscos definio, conceitos e histrico. Processos do gerenciamento de riscos segundo o PMBOK. - NEGOCIAO E GERENCIAMENTO DE CONFLITOS Negociao como instrumento gerencial. O processo de negociao. Tipos e modelos de negociao. Planejamento e organizao.Estratgias e tticas de negociao em projetos. Habilidades comportamentais teis para negociao em projetos. - ANLISE DE VIABILIDADE DE PROJETOS Fundamentos de finanas para projetos. Mtodos e regras para deciso de aceitao (investir) ou rejeio (no investir) de projetos em oramento de capital. Custo de capital prprio e custo mdio ponderado de capital. Anlise do risco econmico-financeiro em projetos. - TICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL A tica integrada gesto de negcios nas organizaes. A dimenso tica e moral do gerente de projetos. Cdigo de tica. A contribuio do cdigo de conduta tica para a sustentabilidade. Conscincia Moral e Raciocnio tico. O papel do gerente de projeto na prtica efetiva do cdigo de conduta tica. - GERENCIAMENTO DA INTEGRAO EM PROJETOS Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto. Gerenciar o trabalho do projeto. Controlar o trabalho do projeto. Executar o controle integrado de mudanas. Encerrar o projeto ou fases do projeto (objetivos). Ferramentas de integrao. - GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO E PMO Definies sobre gerncia de portflio, ligao do portflio com a estratgia e com a operao da empresa, definio de mtricas, identificao, alinhamento, avaliao, priorizao, categorizao e autorizao de projetos e programas. Seleo e balanceamento de portflio de projetos. Stakeholders ligados ao gerenciamento de portflio. Implementando gerncia de portflio atravs do Escritrio de Projetos. Conceito de PMO. Modelos de Maturidade x PMO. Tipos de modelos de PMO. Estratgias de implantao. Funes e papis do Escritrio de Projetos. Vendendo a soluo de PMO. Mtricas e pontos crticos de sucesso.

www.ibs.edu.br

7
Documento gerado em: 30/01/2013.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2013

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

- GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS Conceito de gerenciamento de programas. Relacionamento entre gerenciamento de programas, gerenciamento de portflio e gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de programas e gerenciamento de benefcios. Os processos do gerenciamento de programas. As reas de conhecimento de gerenciamento de programas. - GESTO ECONMICO-FINANCEIRA Conceitos bsicos de gesto econmico-financeira.Princpios bsicos de contabilidade. Custeio e investimento. Remunerao do investimento. Anlise de Balanos. - MATEMTICA FINANCEIRA Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortizao de emprstimos. Conceitos de equivalncia e fluxo de caixa. Valor Presente Lquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade). - METODOLOGIA CIENTFICA O trabalho de concluso de curso (TCC) do MBA em Gerenciamento de Projetos (Objetivo). Os elementos que envolvem a elaborao, a estruturao e a redao do TCC, conforme as diretrizes da Fundao Getlio Vargas. O conhecimento das normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) para trabalhos acadmicos. Os procedimentos de orientao e entrega do TCC. - PREPARAO PARA O PMP (ONLINE) Viso geral do exame. Integrao, escopo e tempo, custos, qualidade, RH, comunicao, riscos, stakeholders, aquisio, integrao e responsabilidade social.

METODOLOGIA DO TCC
O trabalho de concluso de curso individual, e dever ter carter de aplicabilidade dos assuntos apresentados no curso, aplicado realidade profissional dos alunos participantes, e ter aderncia aos conceitos aprendidos no curso. O trabalho ter acompanhamento e orientao distncia, via Internet, da coordenao acadmica do curso e professores, e pessoalmente nas datas agendadas das disciplinas tcnicas de gerncia de projetos, pelo prprio professor e na disciplina de Metodologia Cientfica para TCC.

PRXIMAS TURMAS
Turma
51 52

Previso de Turmas
02/02/2013 04/03/2013

Dias de Aula
sbados quinzenais 2 e 3 feira quinzenais

Prova 1 Chamada
6 feira que antecede a aula 5 feira da semana de aula

Prova 2 Chamada
sbado que no houver aula 5 feira da semana que no tem aula

DOCUMENTOS E CONDIES PARA MATRCULAS


- Preenchimento do Formulrio de Inscrio e Questionrio de Perfil (encontrado na ltima pgina do formulrio de inscrio) sendo necessrio preenchimento de todos os campos corretamente e legveis; - Anlise do Currculo Profissional; - Pagamento da taxa de inscrio no valor de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) - no ser devolvida em caso de desistncia; - Assinatura do Contrato de Prestao de Servios com a Instituio e pagamento da Matrcula do Curso - 1 mensalidade; - Original e cpia de Diploma de Nvel Superior ou cpia autenticada. Caso o candidato ainda no disponha do Diploma, poder apresentar original da Declarao de Concluso de Curso emitido pela Instituio onde o curso foi realizado; - Original e cpia de Identidade e CPF; - Cpia do RG, CPF e Comprovante de Renda do Interveniente (quando houver); - Comprovante de endereo do aluno e/ou responsvel pelo pagamento (quando houver); - Cpia da Carteira de Entidade de Classe ou Comprovante da Empresa; - Duas fotos coloridas 3x4 (recentes); - Diplomas estrangeiros devero ser acompanhados de histrico escolar, ambos com traduo juramentada.

www.ibs.edu.br

8
Documento gerado em: 30/01/2013.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2013

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

OBS: OBS: No sero aceitas inscries de portadores de Certificado de Cursos sequenciais na modalidade Complementao de Estudos. OBS: As matrculas estaro abertas enquanto houver vagas. No h reservas de vagas. IMPORTANTE: Conforme Clusula Primeira das Condies Gerais do Contrato de Prestao de Servio Educacional, a FGV se reserva o direito de alterar a data de incio do Curso ou de cancel-lo, na hiptese de no ser atingido o nmero mnimo de alunos necessrios cobertura dos custos envolvidos, sendo garantido ao () aluno (a), sem qualquer correo, a devoluo das quantias pagas. Adicionalmente, a FGV se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeioamento no Curso, podendo, para tanto, alterar seu contedo e/ou ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeioamentos preservem o objetivo acadmico do Curso e no importem em nus adicional para o (a) aluno (a) ou na reduo da carga horria total.

SEU CONTATO NA IBS/FGV

Posso ajudar?
Henrique Cabral Alves Ferreira Contato | (31) 2122-3201 henrique.cabral@ibs.edu.br

INFORMAES
Belo Horizonte
Unidade Cidade Jardim: Av. Prudente de Morais, 444 | Cidade Jardim - (31) 2122-3200 | (31) 3296-3232 Unidade Venda Nova: Rua Bernardo Ferreira da Cruz, 52 | Venda Nova - (31) 3646-8028

Betim
Unidade Betim: Av. Edmia Mattos Lazzarotti, 1655 | Angola - (31) 3594-3900

Contagem
Unidade Contagem: Rua Lino Moro, 101 | Inconfidentes - (31) 3363-6505

Governador Valadares
Unidade Governador Valadares: Av. Minas Gerais, 720 | Centro - (33) 2101-4858 | (33) 3271-6860

Montes Claros
Unidade Montes Claros: Av. Jose Correa Machado, 1079 | Ibituruna - (38) 3221-0112

Tefilo Otoni
Unidade Tefilo Otoni: Rua Jorge Mattar, 40 | Centro - (33) 3521-9642 | (33) 3522-9200

www.ibs.edu.br

9
Documento gerado em: 30/01/2013.

Vous aimerez peut-être aussi