Vous êtes sur la page 1sur 7

Roda da Vida

Esta tcnica trabalha as vrias esferas da vida e da sade como um todo, de forma holstica.

Objetivos: Avaliar cada uma das esferas da vida por meio de frases que descrevem a situao do dia-a-dia; Perceber como est a sua sade de forma integral e verificar quais reas precisam ser melhoradas.

Instrues:

1 Fase:

Vamos fazer um exerccio para falar de sade, com o objetivo de ajudar voc a se autoavaliar em vrias reas de sua vida. No um teste, nem tem respostas certas ou erradas. Procure ser o mais sincero (a) com voc mesmo (a), pois ele lhe trar um perfil que reflete o seu bem-estar e sobre como anda sua vida neste momento, bem como em qual rea voc dever prestar mais ateno nos prximos anos. Cada frase descreve um atributo de bem-estar, subjetivo e voc deve avali-lo da sua maneira - o mais importante o que aprender a respeito de si mesmo (a). Pontue cada frase com a alternativa que melhor se aplica a voc, atualmente. A sua pontuao formar a sua Mandala, formando um desenho colorido, refletindo como voc percebe suas vrias sades. Aps pontuar as frases de Cada Sade, some os pontos de cada uma e os insira em total de pontos de cada quadrado.
2 Fase:

Pinte a roda da vida, partindo do ponto zero e v pintando o crculo de acordo com a pontuao obtida. Use lpis de diferentes cores para cada Sade para a Mandala, ficar bem colorida.

E aps terminar a pintura, analise o resultado: Imagine-se no centro deste crculo: O que ele est lhe dizendo? O que voc gosta nele? O que voc gostaria de mudar? As reas esto em equilbrio? O crculo tem uma dimenso pequena, mdia ou adequada? Se for pequena, voc precisa comear a fazer algo para mudar. Por onde pretende comear?

Rgua de Pontuao para as frases existentes nas Sades: Fsica, Emocional, Familiar, Social, Financeira, Intelectual, Profissional e Espiritual.

Pontuaes 0 Ponto

Descrio de cada pontuao Raramente ou nunca se aplica a minha pessoa. Algumas vezes se aplica a mim. Muitas vezes se aplica a mim. Sempre se aplica a minha pessoa.

1 Ponto 2 Pontos 3 Pontos

SADE FSICA ___De maneira geral, me sinto em boa forma fsica em comparao com outras pessoas de minha faixa etria; ___ Pratico pelo menos 30 minutos de atividade fsica, 3 vezes por semana; ___ Minha dieta balanceada e completa, incluindo uma grande quantidade de fibras, frutas e vegetais; ___ Procuro manter um peso adequado para minha altura e faixa etria: ___ No Fumo; ___ No bebo ou bebo, socialmente, no ultrapassando 5 doses de bebidas alcolicas por semana; ___ Durmo o suficiente para reparar meu cansao; ___ Consulto um mdico clnico e realizo exames preventivos pelo menos 1 vez por ano; ___ Uso o cinto de segurana e respeito os limites de velocidade quando estou dirigindo; ___ Tomo cuidados apropriados para a segurana pessoal dentro de minha casa.

Total:___ pontos.

SADE EMOCIONAL ____ Estou satisfeito (a) comigo mesmo (a); ____ Encontro maneiras adequadas de expressar minha emoo; ____ Procuro me comunicar de forma verdadeira e direta com as outras pessoas; ____ Sou bem humorado (a); ____ Gosto de estar s de vez em quando; ____ Peo ajuda quando necessrio; ____ Sou capaz de dizer No, sem me sentir culpado (a); ____ Sei pedir desculpas quando erro: ____ Costumo elogiar os feitos positivos de outras pessoas; ____ Sou capaz de relaxar, sem o uso de drogas ou medicamentos.

Total: __ pontos.

SADE FAMILIAR ___ Estou satisfeito (a) com o tipo de relao que estabeleo com minha famlia (pais, filhos, tios, etc). Caso no tenha, estou satisfeito (a) sozinho (a); ___Tenho um (a) parceiro (a) e estou satisfeito (a) com nossa relao; ___ Diariamente dedico parte do meu tempo minha famlia; ___ Gosto de conviver com minha famlia aos finais de semana; ___ Ajudo minha famlia (pais, irmos, tios e filhos) do ponto de vista financeiro quando eles precisam; ___ Ajudo minha famlia afetivamente (atravs de minha presena e conselhos), sempre que eles precisam; ___ Gosto de organizar encontros e festas de aniversrio com meus familiares para incentivar a unio familiar; ____ Convivo com minha famlia o tempo que julgo necessrio; ____ Nas frias meus familiares costumam se reunir para usufruir de bons momentos juntos; ____ J cuidei ou cuidarei de meus pais em sua velhice, com boa vontade e disposio. Total: ___pontos.

SADE SOCIAL ____ Sou capaz de desenvolver relacionamentos prximos e estveis; ____ Costumo realizar aes sociais, voluntrias com meus amigos em prol de pessoas necessitadas; ____ Tenho um grupo de amigos e mantenho uma relao prxima e freqente com eles (festas de aniversrios, encontros e passeios); ____ Estou satisfeito (a) com o tipo de relao que mantenho com meus colegas e superiores do trabalho; ____ Tenho pessoas com quem desabafar quando estou tenso e ansioso; ____ Tenho uma interao ativa com meus amigos e familiares; ____ Meu cotidiano uma fonte de prazer para mim, ao lado das pessoas com as quais convivo; ____ Realizar atividades de lazer junto com amigos (jogos diversos, passeios...) no

final de semana muito prazeroso; ____ Exero um papel social dentro da comunidade onde vivo; ____ Procuro sempre que possvel, estar em contato com a natureza. Total: ____ pontos.

SADE FINANCEIRA ___ Estou satisfeito (a) com meu salrio e benefcios, adicionais que recebo pelo meu trabalho; ___ Consigo organizar minha vida financeira e mantenho minhas contas em dia; ___ Procuro guardar parte do que ganho na poupana ou em outro investimento para quando eu precisar de uma verba extra; ___ No costumo pegar dinheiro emprestado do banco, pois os juros so altos; ___ Fao prestaes para comprar objetos de valor quando tenho previso de poder pag-las; ___ No gasto com suprfluos quando no tenho dinheiro sobrando; ___ Costumo comprar a vista, no fao prestaes nem cheques pr-datados para comprar do dia-a-dia; ___ Quando recebo dinheiro extra, procuro guardar uma parte na poupana ou em algum investimento; ___ Sou capaz de dizer no empresto a um amigo ou parente quando no tenho condies de arcar com os valores solicitados, caso este no possa pagar; __ No costumo entrar no saldo negativo do banco. Total: ____ pontos.

SADE INTELECTUAL ____ Mantenho um crescimento contnuo na rea intelectual; ____ Me concentro facilmente: ____ Uso a criatividade em todas as reas de minha vida: ____ Gosto de ler e leio pelo menos, 2 livros por ms; ____ Desenvolvo no mnimo uma atividade que gosto (hobbie), mas no me sinto obrigado (a) a faz-lo; ____ Gosto de me expressar por meio da dana, arte, msica e encontro tempo para realiz-lo; ____ Sou curioso (a) e novidades so uma fonte de motivao para mim; ____ Me interesso por diversos assuntos relacionados `a minha vida profissional; ____ Participo, espontaneamente de grupos de estudo, palestras, seminrios, congressos, debates;

____ Gosto de compartilhar conhecimentos e ouvir outros pontos de vista, a respeito de assuntos que me interessam. Total: ____ pontos.

SADE PROFISSIONAL ____ Gosto do meu trabalho; ____ Estou satisfeito (a) com o tempo que meu trabalho / carreira requer na minha vida; ____ Minha carga de atividade profissional sempre planejada; ____ Sinto que finalizei todas as tarefas de cada dia quando termina minha jornada de trabalho; ____ Procuro aprender com os erros; ____ Estou satisfeito (a) com minha habilidade para tomada de decises: ____ Me considero organizado (a); ____ Meu trabalho recompensador para mim; ____ Estou orgulhoso (a) de minhas conquistas profissionais; ____ Tenho objetivos e planos para minha carreira, a mdio e longo prazos, incluindo a fase de aposentadoria. Total: ____ pontos.

SADE ESPIRITUAL ____ Me considero uma pessoa feliz; ____ Estou em paz comigo mesmo (a); ____ Estou satisfeito (a) com minha vida espiritual; ____ Me sinto equilibrado (a), guiado por meus valores pessoais; ____ Proponho objetivos realistas para minha vida; ____ Estou satisfeito (a) com o progresso dos meus objetivos: ____ O conceito de Deus tem um significado e uma definio, pessoal para mim; ____ Sou tolerante com as crenas e valores dos outros; ____ Gosto de praticar algum tipo de disciplina espiritual e sinto a presena de alguma fora / energia que guia a minha passagem pela vida; ____ Busco realizar atividades de carter voluntrio, pois isso me traz um bem espiritual.

Total: ____ pontos.

Vous aimerez peut-être aussi