Vous êtes sur la page 1sur 6

Introduo

Na eletrnica analgica todos os problemas eram resolvidos por sistemas por sistemas lineares, onde uma quantidade representada por um sinal eltrico proporcional ao valor da grandeza medida. As quantidades analgicas podem variar em uma faixa contnua de valores. Na eletrnica digital, os valores so representados por um arranjo de smbolos chamados dgitos 0 e 1.a eletrnica digital revolucionou as mquinas, tais como: computadores, calculadoras, sistemas de controle e automao, codificadores, decodificadores. Na eletrnica emprega em seus sistemas um pequeno grupo de circuitos bsicos padronizados conhecidos como Portas Lgicas. Portas lgicas ou circuitos lgicos, so dispositivos que operam um ou mais sinais lgicos de entrada para produzir uma sada, dependente da funo implementada no circuito. So geralmente usadas em circuitos eletrnicos, por causa das situaes que os sinais deste tipo de circuito podem apresentar, a ausncia de sinal 0 presena de sinal 1. As situaes "Mentirosas " e "Falsa" so estudadas na Lgica Matemtica ou Lgica de Boole; origem do nome destas portas. O comportamento das portas lgicas conhecido pela tabela verdade que apresenta os estados lgicos das entradas e das sadas. As portas logicas basicas so as seguintes: PORTA AND (E) A porta AND combina dois ou mais sinais de entrada de forma equivalente a um circuito em srie, para produzir um nico sinal de sada, ou seja, ela produz uma sada 1, se todos os sinais de entrada forem ; caso qualquer um dos sinais de entrada for 0, a porta AND produzir um sinal de sada igual a zero. Porta E ou AND Tabela verdade executa a funo E.

PORTA OR (OU) A porta OR combina dois ou mais sinais de entrada de forma equivalente a um circuito em paralelo, para produzir um nico sinal de sada, ou seja, ela produz uma sada 1, se qualquer um dos sinais de entrada for igual a 1; a porta OR produzir um sinal de sada igual a zero apenas se todos os sinais de entrada forem 0. Porta lgica OU, ou NOR. Tabela verdade executa a funo OU.

Porta inversora Um Inversor uma Porta Lgica que tenha apenas uma Entrada. A sua Sada o Estado Lgico complementar da sua Entrada. O Inversor tambm designado como a Porta NO. O Smbolo Esquemtico de um Inversor bsico mostrado na figura seguir e a sua Tabela Verdade. PORTA NO ou NOT Tabela verdade executa a funo NO.

Portas NO E (NAND) Uma Porta NO E uma Porta Lgica que tem duas ou mais Entradas. A sua Sada 0 se e s se todas as suas Entradas so 1. O Smbolo Esquemtico de uma Porta NO E com Duas Entradas mostrado na figura seguir e a sua Tabela de Verdade.

Porta NO E ou NAND

Tabela verdade executa a funo NAND.

Portas NO OU (NOR) Uma Porta NO OU uma Porta Lgica que tem duas ou mais Entradas. A sua Sada 1 se e s se todas as suas Entradas so 0. O Smbolo esquemtico de uma Porta NO OU com Duas Entradas mostrado na figura seguir e a sua Tabela de Verdade. Porta lgica NO OU, ou NOR. Tabela verdade executa a funo NOR.

Circuitos combinacionais e circuitos seqenciais


Os circuitos lgicos dos sistemas digitais podem ser de dois tipos: circuitos combinacionais ou circuitos seqenciais.

Circuitos Combinacionais
O circuito combinacional aquele que executa uma expresso booleana atravs da interligao das vrias portas lgicas existentes, sendo que as sadas dependem nica e exclusivamente das entradas.

Este tipo de circuito construdo apenas com combinaes de portas lgicas onde a sada de uma porta pode ser ligada entrada de outra porta formando uma seqncia que vai diretamente das entradas do circuito at suas sadas. Um circuito combinacional pode ser descrito atravs de uma tabela verdade mostrando as relaes binrias entre os sinais de entrada e sada. O circuito combinacional constitui um subsistema digital, ou seja, parte de um sistema maior e mais complexo. Somadores e subtratores so circuitos combinacionais que fazem parte de um subsistema denominado ULA (Unidade Lgica e Aritmtica).

Circuitos Seqenciais
Um circuito seqencial composto por um circuito combinacional e elementos de memria. As entradas e as sadas do circuito seqencial esto conectadas somente ao circuito combinacional. Os elementos de memria so circuitos capazes de armazenar informao codificada em binrio. Algumas das sadas do circuito combinacional so entradas para os elementos de memria, recebendo o nome de variveis do prximo estado. J as sadas dos elementos de memria constituem parte das entradas para o circuito combinacional e recebem o nome de variveis do estado atual. As conexes entre o circuito combinacional e os elementos de memria configuram o que se costuma chamar lao de realimentao, pois a sada de um bloco entrada para o outro e vice-versa. A informao armazenada nos elementos de memria num dado instante determina o estado em que se encontra o circuito seqencial. O circuito seqencial recebe informao binria das entradas que, juntamente com a informao do estado atual, determinam os valores das sadas e os valores do prximo estado. Desta forma, fica evidente que as sadas de um circuito seqencial dependem no apenas das entradas, mas tambm do estado atual, armazenado nos elementos de memria. E o mesmo pode ser dito para as variveis de prximo estado. Em funo deste comportamento seqencial, um circuito seqencial especificado pela seqncia temporal de entradas, sadas e estados internos.

Bibliografia: Elementos de Eletrnica Digital, Idoeta e Capuano, Ed. rica, 32 edio, 2001, So Paulo. Funes e Portas Lgicas pgs 41 a 87. Circuitos Combinacionais pgs 157 a 230.

Vous aimerez peut-être aussi