Vous êtes sur la page 1sur 4

CRISTVO INFORMA

I n s ti tu to Es ta d ua l de E du ca o C r i s t v o d e M en do z a

ANO III EDIO I MARO-ABRIL-MAIO 2013

MOSTRA INDGENA UMA ATIVIDADE INOVADORA


Com sucesso garantido, aconteceu de 11 a 26/04, no Saguo da Escola, uma significativa mostra de trabalhos voltada tribo indgena Kaingang, que vive em nossa regio. A atividade foi denominada Mostra Indgena diversidade das interpretaes dos ndios Kaingang no RS O evento teve xito atravs da dedicao de alguns professores, o talento de algumas turmas do Ensino Fundamental e a dedicao da Equipe Diretiva, culminando com a presena indgena, mostrando seu artesanato, um dos meios de sobrevivncia. Destaca-se a participao das professoras Ktia Maria T. Chiappin que fotografou os ndios e sua arte no centro da cidade e O evento ainda contou com um dia de culinria tpica, onde os envolvidos puderam saborear alimentos da cultura aqui retratada. Ficou pragendado, para o ano de 2014, nova atividade semelhante, desta vez com mais atrativos, incluindo danas tpicas. A TRIBOS da escola arrecadar, no Dia da Solidariedade, agasalhos e alimentos que sero doados aos ndios, em sinal de agradecimento. Parabns aos envolvidos.

organizou a vinda dos mesmos escola, da professora Gladis Silva da Rosa, que organizou pardias com os alunos de 8 srie e da professora Maria do Carmo de Mello Dall Onder, que confeccionou belssimos cartazes com as turmas de 6s e 7s anos, retratando grande parte da cultura indgena. Salienta-se a participao de vrios professores das turmas citadas, que tambm muito se empenharam para o sucesso da atividade. A Mostra contou com a visitao de professores, alunos, pais, representantes da 4 CRE e integrantes da EEEF Dante Marcucci, presena que ficou registrada no livro de visitao da escola.

FUTSAL
O Instituto tem sido destaque no esporte na modalidade escolinha de futsal e futebol 7. O treinador Rogrio Almeida tem se mostrado incansvel no preparo e coordenao das equipes, ganhando ttulos em todos os eventos que participa. Campeo nos jogos metalrgicos-Futebol 7 Feminino e Capeo nos Jogos Escolares Futsal Feminino . Dcimo Ttulo Consecutivo

ALUNOS PREMIADOS
Augusto Zanotto Vivian e mente, na Olimpada Brasileira de Vilmar Cazanotto Ribriro, Matemtica das Escolas Pblicas _ do IE.E. Cristvo de OBMEP. Mendoza, estiveram em Porto Alegre, no Palcio Pirati ni , em 05//03/2013, para receberem a Congratulao de Medalha de Prata, nvel 1 e nvel 3, respectiva-

Pgina 2

C R I S T V O I N FO R M A

COMEMORAO DIA DAS MES


Simplesmente linda e emocionante! Assim foi a comemorao do Dia das Mes no Auditrio do IEE Cristvo de Mendoza. O empenho das professoras das sries iniciais permitiu que todas as apresentaes fossem um sucesso. Alm disso, h que se ressaltar a decorao e o sorteio de brindes, o que deixou a atividade ainda mais atrativa. Parabns a todos que participaram apresentando, aplaudindo, colaborando ou organizando. Mais uma vez a Escola deu um show de alegria e emoo. Parabns s professoras Nataly, Fabiana, Thamires, Ana Paula, Dienifer, Tnia , Adriana, Maria Roseli e Alice; suas turmas foram um sucesso!

Fabiana Simonaggio

com alegria que participo desta edio do nosso informativo, agora como diretora. Promessa de campanha, a continuidade deste trabalho significa, para mim, divulgar e, acima de tudo, valorizar cada produo, cada participante, cada colaborador que faz da nossa escola um espao de construo do conhecimento. Trago dentro de mim o encantamento de quem trabalha pela educao e ainda que todas as dificuldades se faam presentes, a certeza de que o caminho trilhado vai valer pena. Nossa comunidade escolar, a ser vista pelo tamanho, traz em si um pluralismo de idias que, quando compartilhadas, impossvel no se encantar com o resultado. Basta passar os olhos neste informativo para perceber isso. Eu sou Fabiana Simonaggio e com imensa satisfao que coloco-me disposio de todos que, como eu, sentem-se envolvidos na construo de um mundo melhor.

Turma 2082

ESPAO DE ALUNO- TURMA 2082 DAYSE MACHADO FUMEGALLI


Me- Exemplo de Mulher Desde pequenos ns, jovens, Dependemos de uma mulher Que com muito amor e pacincia Nos ajuda no que der e vier. Essa mulher, claro, nossa me Que nos ensina os bons caminhos Que ajuda e aconselha Que no nos deixa sozinhos. medida que seus filhos crescem As mes ficam impacientes Mas calma, mes, no se desesperem, Somos adolescentes. Na adolescncia um dilema Os jovens querem diverso, No entendendo que na vida, nem tudo curtio. Quando algo ruim nos acontece, A me e a primeira que procuramos Pois sabemos que nos amigos Tamanho amor nos encontramos s mes fica o recado Esse tempo logo passa E logo seus filhos iro perceber Que sem vocs a vida no tem graa!

ESPAO DO PROFESSOR-SEMINRIO I. : ULTRAPASSANDO OS MUROS DA ESCOLA


A partir de 2012, a disciplina de Seminrio Integrado foi includa na matriz curricular do E. M. Politcnico e E.M.C.Normal do I.E.E. C. de Mendoza. Apesar de provocar muitos debates e questionamentos por parte de alunos e professores, aos poucos o Seminrio tornouse uma realidade e uma referncia no currculo. A caminhada de 2012 teve uma grande importncia na escola, pois mobilizou um grande nmero de alunos e professores, numa troca de informaes e saberes, com pequenos avanos a cada dia. Como consequncia dessa caminhada criou-se um site: Um Novo Olhar Para o Futuro, que proporcionou a alunos e professores interagirem num ambiente virtual de aprendizagem, e explorarem essa linguagem, da qual nossos alunos j se apropriaram, pois so considerados nativos digitais (dado e comprovado na pesquisa scioantropolgica.) Atualmente, estamos desenvolaproximao com I.E.E. Elisa Ferrari Valls, de Uruguaiana, RS. Nesse momento estamos na fase de conhecimento entre os docentes e mais tarde ser a vez dos alunos.

Professoras dos 2 Anos

Pgina 3

Os preparativos para a nossa tradicional Festa Junina j esto sendo organizados. A festa acontece dia 08/06, das 10h s 16h, no ptio da escola. Como sempre, no vai faltar comida boa, brincadeira, msica, diverso e muita alegria. Confira na foto, alguns brindes das brincadeiras. Venha, esperamos por voc! o Cristvo buscando a integrao da comunidade escolar.

No dia da Mulher Flores

TRIBOS TRIATITUDE E A CAMPANHA DA SOLIDARIEDADE


Kaingang, configurando o Dia da Solidariedade. Como segunda ao, j est prevista a campanha deixe seu inverno mais quente com a arrecadao de leite para as crianas da APAE. A TRIBOS conta com aproximadamente 90 alunos, entre manh e tarde e coordenada pela professora Rosecler Lain.

Nossa Tribos, ligada a Parceiros Voluntrios de Caxias do Sul, vem superando as expectativas, a cada ano, atuando de forma muito positiva no fim a que se prope - auxlio aos menos favorecidos. Sua primeira ao em 2013 foi a campanha de alimentos doados aos ndios

PARABNS AOS PROFESSORES ANIVERSARIANTES DO TRIMESTRE

PROJETOS DO S.I - PROMOO DA LEITURA


Como parte da disciplina S.I. as alunas do 2 E.M.C.Normal, ( Aline, Jssica, Taune, Kaune, Lisiane, Camila e Graziela ) desenvolvem na Biblioteca Infantil dois projetos: Literatura e Letramento destinado aos alunos do 1, 2 e 3 anos e Atendimento na Biblioteca: um olhar para mediao destinado aos alunos do 4 e 5 ano.Com uma preocupao voltada promoo da leitura e construo social do aluno, as alunasprofessorandas pesquisam sobre o universo da leitura, aprimorado o papel de mediador . Dentre as diversas prticas desse projeto, as alunas organizaram duas rifas como objetivo de arrecadar recursos financeiros para adquirir obras infantis. J vem se tornando tradio das sries iniciais: O mural de vidro ganha nova motivao a cada data comemorativa. Professores e alunos empenham-se em retrat-la da melhor forma. Fica Lindo!

Brinde para Rifa

Divirta-se
Av. Jlio de Castilhos,3947 CEP: 95010-005 Bairro Cinquentenrio Caxias do Sul-RS Tel:54 32251130 Fax:54 32251130 E-mail: i n s t i t u t o c r i s t o vao@yahoo.com.br Endereos Virtuais https://sites.google.com/site/ cristovaodemendoza/ https://www.facebook.com/ cristovao.demendoza.5 https://sites.google.com/site/ umnovoolharparaofuturo/ Expediente Produo e Digitao:

Professoras: Miria D. S. da Silva Rosana Borchardt T.Bernardete Motter Reviso-Professoras: Mrcia R. M. Battistel Rosana Borchardt Colaboradoras-Professoras:

MAIS EDUCAO
Na Prxima Edio
O Programa Mais Educao Educao Integral atende alunos do 2 ao 5 Ano do Ensino Fundamental do turno da manh. O Programa tem como objetivo a permanncia dos alunos na escola por 7 horas consecutivas e atende neste ano 60 crianas sob a coordenao da Professora Maristela Motter Kessler. Aps o turno regular as crianas iniciam as atividades complementares para desenvolver as diferentes habilidades. As atividades complementares so: Horta Comunitria com o Sr. Wilson da Emater e Sra. Noeli; Capoeira com o contra-mestre Topada; Letramento com as estgiarias do curso normal Melissa, Janaina e Ktia; Street Dance (dana de rua) com o professor Jlio Csar; Informtica no laboratrio de informtica; e o futsal com o professor Rogrio. As crianas e adolescentes que frequentam o Programa utilizam vrios espaos disponibilizados pela escola e aprendem, alm do convvio com o outro, a partilhar e a respeitar a diferena cultural existente no Programa.

Mostra Cientfica. Desfile Alternativo da Tribos. Seminrio Integrado. Formatura do CursoNormal1 Semestre. Contamos com vocs!

Laurinha Schimitt Loides Riboldi Maristela M. Kessler Colaborador: Rogrio Almeida Fotos: I.E.E. Cristvo de Mendoza Impresso: Grfica Continental Tiragem: 1800 Exemplares

Vous aimerez peut-être aussi