Vous êtes sur la page 1sur 3

Etapa 1 V ao computador que est conectado com a internet, entre nas configuraes do adaptador da placa de rede seguindo este

caminho: Windows 7 - Iniciar - Painel de Controle - Central de Rede e Compartilhamento - Alterar as configuraes do adaptador Windows XP - Iniciar - Painel de Controle - Conexes de Rede Assim clique com o boto direito sobre o adaptador que est conectado com a internet e v a opo Propriedades. Note que aparecer a guia Compartilhamento, clique nela, conforme Figura 1.

Figura 1 - Compartilhamento de internet.


Aqui h duas opes marcadas, onde a primeira obrigatoriamente tem que ser marcada pois ela que compartilha a internet ou os arquivos com o segundo computador. A segunda opo por sua escolha, se quiser que o segundo computador controle a rede compartilhada, por exemplo, ele pode criar uma pasta no seu computador ou at excluir livremente. Depois de marcada as opes, confirme pressionando o boto OK.

Assim ser atribudo a configurao de IP a outra placa de rede. Em nosso exemplo, a internet vem via wireless e ser compartilhado por cabo de rede. Verifique agora como que ficou o IP do segundo adaptador, clicando com o boto direito - Propriedades Protocolo TCP-IP (Windows XP) ou Protocolo TCP-IP Verso 4 (Windows 7). Em meu exemplo o IP de outro adaptador ficou assim, dependendo a placa pode aparecer o IP 192.168.0.1, por exemplo, ento verifique como que ficou em seu compartilhamento:

Vejam que foi atribudo apenas o Endereo de IP e Mscara de sub-rede. Anotem estas configuraes, pois sero necessrias para a configurao da Etapa 2. Conforme dito, dependendo a placa os valores atribudos podem ser diferentes, ento fique com o seu valor.

Etapa 2 V ao computador que no tem internet, e entre no adaptador de rede, seguindo o caminho: Windows 7 - Iniciar - Painel de Controle - Central de Rede e Compartilhamento - Alterar as configuraes do adaptador Windows XP - Iniciar - Painel de Controle - Conexes de Rede Agora clique com o boto direito em Conexo Local - Propriedades - Protocolo TCPIP (Windows XP) ou Protocolo TCP-IP Verso 4 (Windows 7). E altere os IPs d seguinte forma, conforme a Figura 3 abaixo:

Veja que foi alterado apenas a ltima casa do IP, pois no pode ser igual, seno d o famoso conflito de IP. As outras configuraes coloquem conforme a imagem. Onde o Gateway e oServidor DNS preferencial o Endereo de IP atribudo no primeiro computador. A Mscara de sub-rede permanece do mesmo jeito. Muitas vezes necessrio atribuir o Servidor DNS Alternativo, verifique no computador 1 qual o DNS, ou tambm pode-se usar o DNS do Google: 8.8.4.4 Depois de feita esta configurao, confirme pressionando o boto OK. Agora a configurao est pronta e o segundo computador pode acessar a internet tranquilamente. Viram como foi fcil a configurao. Em prximo post veremos como Configurar uma rede entre ambos, neste caso fizemos apenas o compartilhamento com a internet, aprenderemos a compartilhar pastas e impressoras.

Vous aimerez peut-être aussi