Vous êtes sur la page 1sur 11

Diocese de Nova Friburgo Parquia de SantAna - Cnego

MISSA DA PRIMEIRA COMUNHO Parquia de SantAna Cnego

RITOS INICIAIS
1. Comentrio A Eucaristia, sinal vivo de unidade, nos congrega hoje, em torno de Cristo que deu a vida por amor, para nos salvar. Formamos a comunidade de pessoas que decidiram, livres e conscientes, aceitar Jesus na prpria vida. Hoje um grupo de crianas da nossa Parquia faz a Primeira Eucaristia. Seus coraes j batem ansiosos por esse grande encontro que faro com o Senhor. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Felizes somos ns que nos aproximamos a mesa para cear com Cristo. Essa celebrao motivo de grande festa para todos ns. Por isso, de p, vamos iniciar a Santa Missa, cantando o canto de entrada. 2. Canto de Entrada Deus enviou seu Filho amado para morrer no meu lugar. Na cruz pagou por meus pecados, mas o sepulcro vazio est porque Ele vive. Porque Ele vive, eu posso crer no amanh. Porque Ele vive, temor no h. Mas eu bem sei que o meu futuro est nas mos do meu Jesus que vivo est. Um dia eu vou cruzar os rios e verei, ento, um cu de luz. E verei que l em plena glria, vitorioso, vive e reina o meu Jesus.

Cerimnia de Primeira Comunho 2013

Padre Miguel Presidente da Celebrao Valria Magliano M. Moraes Coordenadora paroquial de Catequese

14 de abril de 2013

3. Comentrio Criana: Hoje um dia muito feliz para ns, nossos pais e nossas catequistas que nos mostraram quem Jesus. E ns comeamos a admir-lo e a Lhe querer bem, tornando-nos seus amigos. Hoje, estamos aqui para dar um grande abrao em Jesus, para receb-lo como alimento na Ceia que Ele mesmo preparou. Todos juntos, com grande alegria, vamos tomar parte, pela primeira vez, nesta refeio da famlia dos filhos de Deus, para podermos viver como filhos seus. 4. Acolhida Padre: Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Todos: Amm! Padre: A graa e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. 5. Ato Penitencial Padre: Quando a gente gosta de algum, a gente quer fazer de tudo para lhe agradar. Ns amamos Jesus, mas temos algumas falhas que no O agradam. Vamos fazer um instante de silncio, colocando-nos com humildade e simplicidade diante do amor, da misericrdia e do perdo de Cristo.

Momento de Silncio Criana: Pedimos perdo a Deus e a vocs, Padre, nossos pais, catequistas e amigos, pelas nossas faltas. Pai: Acolhemos o pedido de vocs. Mas tambm ns temos que pedir perdo. Pelas vezes em que, preocupados em lhes dar bem materiais, nos esquecemos de viver e lhes dar a verdadeira riqueza que Deus, pedimos perdo. Me: Pelas vezes em que nos fechamos em nosso mundo de negcios e no colocamos o amor de Deus e ao prximo em primeiro lugar, pedimos perdo. Pai: Pelas vezes em que no vivemos entre ns o amor que prometemos, pedimos perdo. Me: Pelas vezes em que no os escutamos, no os orientamos e no lhes demos carinho e ateno, pedimos perdo. Pai: Pelas vezes em que exigimos de vocs sem lhes ter dado o exemplo, pedimos perdo. Me: Pelas vezes em que nos consideramos os donos da verdade e no soubemos perdoar e buscar no outro uma poro da nica verdade que Cristo, pedimos perdo. Padre: Cantemos ento, com f, o nosso ato penitencial:

Canto Penitencial Misericrdia. Misericrdia. Misericrdia, Senhor. (bis) Senhor, piedade, tende piedade de ns. (2x) Cristo, piedade, tende piedade de ns. (2x) Senhor, piedade, tende piedade de ns. (2x) Padre: Deus que nosso Pai, cheio de amor e bondade, tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza Vida Eterna. Todos: Amm! 6. Coleta Padre: OREMOS: (Orao do dia). Todos: Amm.

LITURGIA DA PALAVRA
Comentarista: Com muita ateno vamos escutar as mensagens que o Senhor nos dirige neste domingo. Ele mesmo vem falar com a gente, atravs das leituras que ouviremos. Neste tempo da Pscoa, meditamos sobre o mistrio da ressurreio e sobre a nova vida inaugurada por Jesus. Essa vida requer despojamento, sacrifcios e confiana no auxlio paterno do Senhor. Pois assim como Ele, tambm ns experimentaremos um dia a ressurreio. Com o corao aberto, acolhamos a Palavra a Deus.

7. Primeira Leitura (At 5, 27-41) Leitura dos Atos dos Apstolos. Naqueles dias, os guardas levaram os apstolos e os apresentaram ao Sindrio. 27bO sumo sacerdote comeou a interrog-los, dizendo: 28Ns tnhamos proibido expressamente que vs ensinsseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalm com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsveis pela morte desse homem! 29Ento Pedro e os outros apstolos responderam: preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vs matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a converso e o perdo dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, ns e o Esprito Santo, que Deus concedeu queles que lhe obedecem. 40bEnto mandaram aoitar os apstolos e proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apstolos saram do Conselho, muito contentes, por terem sido considerados dignos de injrias, por causa do nome de Jesus. Palavra do Senhor Graas a Deus. 8. Salmo Responsorial (Sl 29) Eu vos exalto, Senhor, porque vs me livrastes. Eu vos exalto, Senhor, porque vs me livrastes.

Eu vos exalto, Senhor, pois me livrastes,/ e no deixastes rir de mim meus inimigos!/ Vs tirastes minha alma dos abismos/ e me salvastes, quando estava j morrendo! Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,/ dai-lhe graas e invocai seu santo nome!/ Pois sua ira dura apenas um momento,/ mas sua bondade permanece a vida inteira;/ se tarde vem o pranto visitar-nos,/ de manh vem saudar-nos a alegria. Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!/ Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!/ Transformastes o meu pranto em uma festa,/ Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos! 9. Segunda Leitura (Ap 5, 11-14) Leitura do Livro do Apocalipse de So Joo: Eu, Joo, vi 11e ouvi a voz de numerosos anjos, que estavam em volta do trono, e dos Seres vivos e dos Ancios. Eram milhares de milhares, milhes de milhes, 12e proclamavam em alta voz: O Cordeiro imolado digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a fora, a honra, a glria, e o louvor. 13Ouvi tambm todas as criaturas que esto no cu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles existe, e diziam: Ao que est sentado no trono e ao Cordeiro, o louvor e a honra, a glria e o poder para sempre. 14Os quatro Seres vivos respondiam: Amm, e os Ancios se prostraram em adorao daquele que vive para sempre.

Palavra do Senhor Graas a Deus. 10. Aclamao ao Evangelho Meu corao transborda de amor, porque meu Deus um Deus de amor. Minha alma est repleta de paz porque Jesus a minha paz. Eu digo: Aleluia (5x). Eu digo porque... Eu digo: Aleluia (5x). Aleluia, amm! 11. Evangelho (Jo 21, 1-19) Padre: O Senhor esteja convosco. Todos: Ele est no meio de ns. Padre: Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Joo. Todos: Glria a vs, Senhor! Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discpulos, beira do mar de Tiberades. A apario foi assim: 2Estavam juntos Simo Pedro, Tom, chamado Ddimo, Natanael de Can da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discpulos de Jesus. 3Simo Pedro disse a eles: Eu vou pescar. Eles disseram: Tambm vamos contigo. Saram e entraram na barca, mas no pescaram nada naquela noite. 4J tinha amanhecido, e Jesus estava de p na margem. Mas os discpulos no sabiam que era Jesus. 5Ento Jesus disse: Moos, tendes alguma coisa para comer? Responderam: No. 6Jesus disse-lhes: Lanai a rede direita da barca, e achareis. Lanaram pois a rede e no conseguiam pux-la para fora, por causa da quantidade de

peixes. 7Ento, o discpulo a quem Jesus amava disse a Pedro: o Senhor! Simo Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discpulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, no estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e po. 10Jesus disse-lhes: Trazei alguns dos peixes que apanhastes. 11Ento Simo Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e trs grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede no se rompeu. 12Jesus disse-lhes: Vinde comer. Nenhum dos discpulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o po e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discpulos. 15Depois de comerem, Jesus perguntou a Simo Pedro: Simo, filho de Joo, tu me amas mais do que estes? Pedro respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Jesus disse: Apascenta os meus cordeiros. 16E disse de novo a Pedro: Simo, filho de Joo, tu me amas? Pedro disse: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: Simo, filho de Joo, tu me amas?. Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou trs vezes se ele o amava. Respondeu: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas

ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenders as mos e outro te cingir e te levar para onde no queres ir. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: Segue-me. Padre: Palavra da Salvao. Todos: Glria a vs, Senhor! 12. Renovao das promessas do batismo Comentarista: pela f que nos relacionamos com Deus e pela f que temos um encontro pessoal com Ele. Hoje, no dia que Ele mesmo nos convida a participar da Eucaristia queremos professar a nossa f na sua graa. Para isso, vamos acender nossas velas no Crio Pascal que representa Cristo no meio de ns e renovar os votos de nosso batismo. (As crianas acendem as velas) Canto: Sim, eu quero que a luz de Deus que um dia em mim brilhou, jamais se esconda e no se apague em mim o seu fulgor. Sim, eu quero que o meu Amor ajude o meu irmo a caminhar guiado por tua mo. Em tua lei, em tua luz, Senhor! Padre: Queridos irmos e irms, unidos na orao, acompanhemos com ateno a profisso de f dessas crianas que hoje aceitam receber Jesus em suas vidas.

Padre: - Queridas crianas, perante a Igreja reunida, eu vos pergunto: Para viver na liberdade de filhos de Deus, renunciais ao pecado? Crianas: Renuncio Padre: Para viver como irmos e irms, renunciais a tudo o que vos possa desunir, para que o pecado no domine sobre vs? Crianas: Renuncio Padre: Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demnio, autor e princpio do pecado? Crianas: Renuncio Padre: Credes em Deus Pai todo-poderoso, criador do cu e da terra? Crianas: Creio Padre: Credes em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao cu? Crianas: Creio Padre: Credes no Esprito Santo, Senhor e fonte de vida? Crianas: Creio Padre: Credes na santa Igreja catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio dos mortos e na vida eterna? Crianas: Creio

Padre: Esta a nossa f, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razo de nossa alegria em Cristo nosso Senhor. Todos: Amm. (apagam-se as velas) 13. Orao da comunidade Padre: Neste dia em que essas crianas participam pela primeira vez da Ceia Eterna, elevemos ao Senhor nossas preces por elas e por todos ns, confiantes no poder e na misericrdia do Deus que, ressurgindo, deu-nos a vida. Leitor: Pela Igreja, para que, testemunhando a fidelidade e o amor de Deus, seja anunciadora da esperana a todos os povos e naes, rezemos ao Senhor. Todos: Senhor, escutai a nossa prece. Leitor: Pelo Papa Francisco, por nossos bispos, sacerdotes e diconos, para que sejam fortes e perseverantes na conduo do Povo de Deus, rezemos ao Senhor. Todos: Senhor, escutai a nossa prece. Leitor: Por nossas famlias, para que sejam os primeiros incentivadores nesta caminhada de f que iniciamos hoje, rezemos ao Senhor. Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

Leitor: Por todos os nossos catequistas que nos ajudaram a ter o encontro pessoal e definitivo com Jesus na Eucaristia, para que sejam sempre firmes na f e perseverantes na caminhada, rezemos ao Senhor. Todos: Senhor, escutai a nossa prece. Leitor: Pelas crianas que hoje participam pela primeira vez do banquete da Vida, para que a graa de Deus, presente na Eucaristia, possa os tornar perseverantes e corajosos evangelizadores em nosso mundo, rezemos ao Senhor Todos: Senhor, escutai a nossa prece. Padre: Pai, acolhei nossos pedidos. Sustentai nossa esperana e fazei frutificar nossos esforos por um mundo melhor. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amm.

14. Canto das Ofertas As coisas que o mundo oferecia me impediam de Te encontrar, de ver que a vida s em Ti. Mas Tu vieste e tocaste bem no fundo do meu corao, me ensinaste a Te amar. Jesus, recebe, ento, a minha vida. Recebe as coisas que de Ti me afastam, pois s em Ti quero viver. (2x) Agora que o meu corao teu quero sempre Te louvar, Tua vida transbordar. Para que mais gente experimente Teu amor nos transformando, Tua mo a nos tocar. 15. Orao sobre as oferendas Padre: Orai, irmos e irms, para que o nosso sacrifcio seja aceito por Deus Pai todo-poderoso. Todos: Receba, Senhor, por Tuas mos este sacrifcio, para a glria do seu nome, para o nosso bem e de toda a Santa Igreja. Padre: (Orao do dia). Todos: Amm. 16. Orao Eucarstica (Segue conforme o folheto). 17. Pai-Nosso Padre: Rezemos, com amor e confiana, a orao que o Senhor nos ensinou: Todos: PAI NOSSO... Padre: Livrai-nos de todos os males, Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericrdia sejamos sempre livres do pecado e protegidos de

LITURGIA EUCARSTICA
Comentarista: Chegou o momento das ofertas. Vamos oferecer a Deus a nossa vida, os nossos trabalhos, as nossas alegrias, as nossas tristezas, todos aqueles que amamos e que nos amam; tudo o que temos e somos. Vamos colocar, sobretudo, no altar da Ceia do Senhor, o po e o vinho que sero o Corpo e o Sangue de Cristo que vamos receber.

todos os perigos, enquanto, vivendo a esperana, esperamos a vinda do Cristo Salvador. Todos: Vosso o reino, o poder e a glria para sempre. 18. Orao da paz Padre: Senhor Jesus Cristo, disseste aos vossos apstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. No olheis os nossos pecados, mas a f que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo a paz e a unidade. Vs, que sois Deus com o Pai e o Esprito Santo. Todos: Amm. Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco. Todos: O amor de Cristo nos uniu. Padre: Como filhos e filhas do Deus da paz, saudaivos em Cristo Jesus. 19. Frao do Po Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns. (2x) Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz. Padre: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Todos: Senhor, eu no sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e eu serei salvo.

20. Canto de comunho (a) Po da Vida 1. Na comunho, Jesus Se d no po, O cordeiro imolado refeio. Nosso alimento de amor e salvao, Em torno deste altar somos irmos. O po da vida s Tu Jesus, o po do cu. O caminho, a verdade, via de amor Dom de Deus, nosso Redentor. 2. Toma e come, isto o meu corpo Que do trigo se faz po, refeio. Na Eucaristia, o vinho se torna sangue Verdadeira bebida, nossa alegria. (b) Comei, Tomai 1. Eu quis comer esta ceia agora, pois vou morrer j chegou minha hora. Comei, tomai, meu corpo e meu sangue que dou, vivei no amor, eu vou preparar a ceia na casa do Pai.(bis) 2. Comei o po, meu corpo imolado por vs: perdo para todo o pecado. 3. E vai nascer do meu sangue a esperana, o amor, a paz: uma nova aliana. 4. Vou partir; deixo o meu testamento, vivei no amor: eis meu mandamento. 5. Irei ao Pai; sinto a vossa tristeza porm no cu, vos preparo outra mesa. 6. De Deus vir o Esprito Santo, que vou mandar pra enxugar vosso pranto.

21. Ao de Graas 1. Um dia uma criana me parou Olhou-me nos olhos a sorrir Caneta e papel na sua mo Tarefa escolar para cumprir E perguntou no meio de um sorriso: O que preciso pra ser feliz? Amar como Jesus amou Sonhar como Jesus sonhou Pensar como Jesus pensou Viver como Jesus viveu Sentir o que Jesus sentia Sorrir como Jesus sorria E ao chegar o fim do dia Eu sei que eu dormiria muito mais feliz. (2x) 2. Ouvindo o que eu falei, ela me olhou E disse que era lindo o que falei Pediu que eu repetisse, por favor Que no falasse tudo de uma vez E perguntou de novo num sorriso: O que preciso para ser feliz? 3. Depois que eu terminei de repetir Seus olhos no saam do papel Toquei no seu rostinho e a sorrir Pedi que ao transmitir fosse fiel E ela deu-me um beijo demorado E ao meu lado foi dizendo assim 22. Orao depois da comunho Padre: OREMOS: (Orao do dia). Todos: Amm.

23. Consagrao a Nossa Senhora Criana: Maria foi a criatura que sempre fez espao para Deus em sua vida e sempre lhe disse sim. Por isso, Deus fez nela maravilhas! Queremos, como ela, colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida. Vamos pedir sua beno de Me, hoje e sempre. (Entra uma criana com a imagem de Nossa Senhora) Canto: Quem esta que avana como a aurora? Temvel como um exrcito em ordem de batalha. Brilhante como o sol e como a lua. Mostrando o caminho aos filhos seus. Ah ah ah, minha alma glorifica ao Senhor. Meu esprito exulta em Deus, meu Salvador. Orao das crianas: Crianas: Nossa Senhora, nossa me, queremos hoje consagrar-te o nosso corao feliz. Ele teu! Guarda-o puro, bom, generoso e fiel. Coloca nele um amor cada vez maior a Jesus, teu Filho. Tu s grande, tu s forte, tu s fiel! D-nos a tua proteo, guia nossos passos e, contigo, faremos lugar para Deus na terra dos homens. Amm. 24. Entrega da Bblia - A catequista chama cada criana pelo nome, que receber a Bblia das mos do padre, como sinal de seu compromisso com a Palavra de Deus.

RITOS FINAIS
25. Beno Final: Padre: O Senhor esteja convosco. Todos: Ele est no meio de ns. Padre: Pela intercesso da Senhora SantAna, abenoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Esprito Santo. Todos: Amm. Padre: Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Todos: Graas a Deus. 26. Canto Final A alegria est no corao de quem j conhece a Jesus. A verdadeira paz s tem s aquele que j conhece a Jesus. O sentimento mais precioso que vem do nosso Senhor o amor que s tem quem j conhece a Jesus. Posso pisar numa tropa e saltar as muralhas. Aleluia. Aleluia. (2x) Ele a rocha da minha salvao, com Ele no h mais condenao. Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim, e eu nele. (Jesus Cristo)

Diocese de Nova Friburgo

Parquia de SantAna

Catequisandos 2013
Alexia Bastos dos Santos Ana Carolina Canto de Olival Antonio E. Figueira Pacheco Bruno Almeida Paxeco Catarina A. Alves dos Santos Diego Gelsomino Azevedo Gabriel da Silva Gomes Giulia Maria Carvalhes Barbosa Jhennifer Neres de Jesus Jonathan Torres Bindella Maite Maria Eduarda Lisba Pires Maria Eduarda Marques Marlia da Silva Damas Alves Marina Oliveira Bastos Mateus Gonalves dos Santos Mateus Lamego de S. Pedrosa Pedro Henrique Amaral de Castro

Primeira Comunho Livro da Missa 14 de junho 2013

Parquia de SantAna - Cnego


Pastoral da Catequese

Vous aimerez peut-être aussi