Vous êtes sur la page 1sur 10

Lylian Chaparro Magalhaes Garcia

A PROTEO JURDICA DOS ANIMAIS

FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA CORUMB - 2012

Lylian Chaparro Magalhaes Garcia

A PROTEO JURDICA DOS ANIMAIS

Trabalho apresentado para avaliao do primeiro capitulo da disciplina de Monografia II, do curso de Direito, da Faculdade Salesiana de Santa Teresa, ministrada pela professora Giane de Moura

Orientadora: Prof. Dra. Maria Anglica Birolli

FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA CORUMB - 2012

SUMRIO PROVISRIO Capitulo 1- DA PROTEO JURDICA DOS ANIMAIS 1.1 Declarao Universal dos Direitos dos Animais. 1.2 Os animais como sujeitos de Direitos. 1.3 Dos Direitos fundamentais dos animais. 1.4 Atribuio do Direito na defesa dos animais. 1.5 O Decreto Lei n 24.645, de 10 de julho de 1934 estabelece medidas de proteo aos animais.

Capitulo 1- DA PROTEO JURDICA DOS ANIMAIS Apesar da natureza egosta e predatria do homem, sempre existiram no mundo seres humanos que demonstraram preocupao com os Animais. Ao longo de inmeras dcadas, e infelizmente at hoje, os animais, so alvo de agresses fsicas e psquicas, maus tratos, abandonos, e morte. Muitos que praticam atos abominadores, desconhecem que tal prtica pode ser punida, porm, a dificuldade deste agressor ser punido chega a um histrico entristecedor, e isso ocorre, porque a populao desconhece que a maldade do ser humano contra um animal que tambm um ser vivo, uma conduta criminosa. O mundo est modificando e com isso o Direito est inovando. passado o tempo em que os animais eram tidos como coisa, hoje o entendimento infinitamente diferente, o que antes era considerado um objeto, hoje, o objeto ganhou fora e com isso o homem que infringir o Direito responder juridicamente pelos seus atos. O Homem precisa entender que os animais no so objetos substituveis, que apesar de dono do animal, o individuo no pode tomar qualquer atitude e fazer o que achar conveniente para s prprio. necessrio que o homem atenda o chamado da realidade. Antes os Animais no possuam norma regulamentadora que o protegessem de agresses, maus tratos que quase sempre os levavam morte por espancamento, envenenamento e outros meios cruis de violncia. Hoje, este quadro mudou e apesar de os animais no poderem denunciar ou ver seus agressores punidos, os animais ganharam fora, pois nasceu o reconhecimento dos seus direitos. No verdadeiro exprimir o significado real do amor aos animais, isso algo que vem da alma, to profundo que se resume no inexplicvel. H quem diga que os animais no so dotados de sentimentos, no sofrem e no sentem dor, quem isso diz, infelizmente no provou do verdadeiro amor. 1.1 Declarao Universal dos Direitos dos Animais Em 1978, foi apresentado o feito mais louvvel em proteo dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO, em 27 de Janeiro de 1978, em sesso realizada em Bruxelas, Blgica, foi editada a Declarao Universal dos Direitos dos Animais, que a partir de ento nasceu o reconhecimento dos Direitos dos Animais. Com a Declarao, cada nao signatria, inclusive o Brasil, (confirmar esse dado) passou a ter subsdio para elaborar legislaes que os defendessem. A Declarao Universal dos Direitos dos Animais foi Proclamada na esperana de que o mundo enxergasse os animais como seres dotados de sentimentos, pureza, e, sobretudo Direitos. Entretanto, diante de algumas consideraes reais trazidas por intermdio do prembulo, foi proclamada a Declarao Universal dos Direitos dos Animais

Considerando que todo o animal possui direitos; Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos tm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza; Considerando que o reconhecimento pela espcie humana do direito existncia das outras espcies animais constitui o fundamento da coexistncia das outras espcies no mundo; Considerando que os genocdios so perpetrados pelo homem e h o perigo de continuar a perpetrar outros; Considerando que o respeito dos homens pelos animais est ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante; Considerando que a educao deve ensinar desde a infncia a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais. Proclama-se. Prembulo da Declarao Universal dos Direitos dos Animais:

1.2 Animais como sujeitos de Direito Embora no sejam pessoas e no possuam Cdula de Identidade ou Registro Civil, os animais so sujeitos de Direitos por serem seres vivos e indivduos de determinada espcie.
Portanto, devemos rejeitar a doutrina que coloca as vidas dos membros da nossa espcie acima das vidas de membros de outras espcies. Alguns membros de outras espcies so pessoas; alguns membros da nossa espcie no so [...] .SINGER, Peter. tica Prtica, 1998, p.126-127.

O Ordenamento jurdico possui duas categorias de pessoas: as naturais, que so os seres humanos e as e as pessoas Jurdicas.
Sujeito de Direito o centro de imputaes de direitos e obrigaes referido e normas jurdicas com a finalidade de orientar a superao de conflitos de interesses que envolvem direta ou indiretamente, homens e mulheres. Nem todo sujeito de direito pessoa e nem todas as pessoas, para o direito, so seres humanos. Fbio Ulhoa.

Mesmo que todo ser humano seja sujeito de Direito, nem todo sujeito de Direito pessoa natural.
O animal como sujeito de direitos j concebido por grande parte de doutrinadores jurdicos de todo o mundo. Um dos argumentos mais comuns para a defesa desta concepo o de que, assim como as pessoas jurdicas ou morais possuem direitos de personalidade reconhecidos desde o momento em que registram seus atos constitutivos em rgo competente, e podem comparecer em Juzo para pleitear esses direitos, tambm os animais tornam-se sujeitos de direitos subjetivos por fora das leis que os protegem. Embora no tenham capacidade de comparecer em Juzo para pleite-los, o Poder Pblico e a coletividade receberam a incumbncia constitucional de sua proteo. O Ministrio Pblico recebeu a competncia legal expressa para represent-los em Juzo, quando as leis que os protegem forem violadas. Da poder-se concluir com clareza que os animais so

sujeitos de direitos, embora esses tenham que ser pleiteados por representatividade, da mesma forma que ocorre com os seres relativamente incapazes ou os incapazes, que, entretanto, so reconhecidos como pessoas. Edna Dias

Diante deste pensamento, o direito vida ligado a tudo que nasce com vida, contudo, os animais tambm possuem direitos de personalidade, pois o principal direito dos animais o direito vida e existncia. Assim sendo, considerados pela lei incapazes, seus direitos so tutelados por representao, tornando-se esses direitos deveres de todos os homens, que por sua vez so os responsveis que detm a guarda e proteo daquele animal.
Edna Cardozo Dias: O fato de o homem ser juridicamente capaz de assumir deveres em contraposio a seus direitos, e inclusive de possuir deveres em relao aos animais, no pode servir de argumento para negar que os animais possam ser sujeitos de direito. justamente o fato dos animais serem objeto de nossos deveres que os fazem sujeitos de direito, que devem ser tutelados pelos homens.

1.3 Dos Direitos Fundamentais dos Animais No momento em que inmeros juristas expressam o conceito pessoal que atribuem ao direito, outros se preocupam em divulgar populao, uma norma que j existe, que no necessita de criaes ou de expresses puramente particulares. Assim como os seres humanos, os animais tambm tm direitos, estes foram institudos pela Organizao das Naes Unidas e elencados na Declarao Universal dos Direitos dos Animais, que veio garantir o Direito vida, ao respeito, aos cuidados, ateno, proteo do homem, e a garantia de que no ser explorado, exterminado, ou ter seus direitos violados.
Todos os animais nascem iguais perante a vida e tm os mesmos direitos existncia. Todo o animal tem o direito a ser respeitado. O homem, como espcie animal, no pode exterminar os outros animais ou explor-los violando esse direito, tem o dever de pr os seus conhecimentos ao servio dos animais. Todo o animal tem o direito ateno, aos cuidados e proteo do homem. Declarao Universal dos Direitos dos Animais Artigos 1 e 2 .

Os Direitos Fundamentais dos animais, existem e esto vigentes, porm infelizmente so pouco lembrados e tampouco colocados em prtica. Acredita-se, que isto ocorre porque grande parte da populao brasileira desconhece os Direitos dos Animais, dificultando que os rgos de proteo e defesa que detm o poder de punir e tutelar faam o seu papel, em prol o Direito dos Animais. Muitos dos Direitos Fundamentais, seriam desnecessrios a colocao expressa na Declarao, e isto seria possvel se fossem aplicados corretamente na vida cotidiana e repassados pelos pais aos filhos desde a infncia. A ausncia disso, afasta ainda mais a aplicao e o entendimento do Direito.

A educao deve ensinar desde a infncia a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais. Prembulo da Declarao Universal dos Direitos dos Animais.

Contudo, mesmo com tamanho desconhecimento, h povos que esto cada vez mais conscientes sobre a urgncia de ver os Direitos dos Animais sendo divulgados e os animais sendo tratados com respeito e dignidade.
Cedo ou tarde, os Direitos dos Animais ho de imperar. O tempo depender, principalmente, da atuao auxiliadora dos nobres, perspicazes e corajosos detentores o pensamento jurdico. Danielle Tetu Rodrigues, p.110

abominador o homem que enxerga o animal, como um ser qualquer. Muitos, infelizmente nasceram sem amor para com os animais, agem com brutalidade e crueldade. incompreensvel a habilidade humana de espalhar tanto terror, no entendem que entre a crueldade e a brutalidade do homem s h uma diferena: a vtima.
O homem, como ser racional, tem a obrigao de proteger os animais no somente para o bem estar social e continuidade da vida sobre o planeta, mas tambm em razo do direito inerente a cada ser vivo. Inaceitvel o argumento de que a vida humana possua valor liderante sobre a de outros seres vivos. SERRES, Michel. 1991, p. 61.

A declarao garante, que nenhum animal ser sujeito a maus tratos e a tratamentos cruis. Haver casos em que a morte do animal configurar o fim do sofrimento, ou em certa situao, no exista outro meio de salvar-lhe a vida, como o caso de doenas terminais. Nestes e em outros casos que a morte o nico meio de cessar o sofrimento, a morte deve ser rpida e indolor no podendo o animal senti-la, caso contrrio o homem ser considerado agressor e responder pelos seus atos de acordo com o dano, biocdio ou genocdio.
Nenhum animal ser submetido nem a maus tratos nem a atos cruis. Se for necessrio matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a no provocar-lhe angstia. Artigo 3 da Declarao Universal dos Direitos dos Animais. O ato que leva morte de um animal sem necessidade, um biocdio, ou seja, um delito contra a vida. Cada ato que leva morte de um grande nmero de animais selvagens, um genocdio, ou seja, um delito contra a espcie. O aniquilamento e a destruio do ambiente natural levam ao genocdio. Art. 11 e 12 da Declarao Universal dos Direitos dos Animais.

Desta forma, afirma-se ser satisfatrio toda e qualquer forma de respeito aos seres vivos, o animal que sofrer violncia, acidente ou qualquer outro que lhe causar a morte, necessrio que o devido respeito seja dispensado a ele, se por intermdio da causa da morte advir cenas chocantes, estas, em regra, esto

proibidas de serem divulgadas, no entanto se for para demonstrar que aquela tragdia ofendeu os Direitos dos animais e que por meio dessa divulgao haja esperana de conscientizar a populao, ser permitida sua divulgao. O animal morto dever ser tratado com respeito. As cenas de violncia de que os animais so vtimas, devem ser proibidas no cinema e na televiso, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos direitos do animal. Art. 13 da Declarao Universal dos Direitos dos Animais Os animais precisam sentir-se livres e crescerem de acordo com sua espcie. No pode o homem priv-los de liberdade, mesmo que a inteno resulte em satisfao para o animal.
(...) Toda a privao de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, contrria a este direito. Artigo 4 da Declarao Universal dos Direitos dos Animais. Todo o animal pertencente a uma espcie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condies de vida e de liberdade que so prprias da sua espcie. Toda a modificao deste ritmo ou destas condies que forem impostas pelo homem com fins mercantis contrria a este direito. Artigo 5 da Declarao Universal dos Direitos dos Animais.

Todo Animal tem Direito ateno, aos cuidados, proteo e ao respeito do homem. A prtica de bons hbitos, a educao e o trato de cuidado e carinho acontecem de modo espontneo por aqueles que trazem consigo o amor incondicional por esses seres to frgeis e ingnuos que s querem estar perto de seus donos, transmitindo o mais puro sentimento. Sem medir esforos, tampouco esperar algo em troca, mesmo que no recebam carinho, amor e respeito, os animais retribuem espontaneamente, como se fossemos a pessoa mais importante da vida deles.
Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma durao de vida conforme a sua longevidade natural. O abandono de um animal um ato cruel e degradante. Artigo 6 da Declarao Universal dos Direitos dos Animais

Os animais possuem uma longevidade natural, dependendo da espcie podem durar centenas de anos, outros, alguns anos, porm independente da idade que um animal pode chegar, ao longo de toda vida, o homem deve prestar o tratamento adequado e essencial.
Crer que os animais existam somente para nos servir o mesmo que crer que Deus criaria seres para serem eternamente sofredores, que nunca evoluiriam e nunca receberiam uma compensao a estes sofrimentos. Crer que os animais no evoluam e somente existam para nos alimentar admitir que

Deus seria injusto e admitir o primitivismo de nossa espcie animal. No entanto, os animais no existem para nos servir e no foram criados como nossos objetos de uso e abuso, mas so seres que vivem e aprendem com as adversidades do mundo e se tornaro seres angelicais algum dia.(BENEDETI, Marcel)

Em certas teorias, especificamente a do direito, o homem e sobretudo o ordenamento Jurdico tende a transformar as questes simples em puramente complexas. No tocante aos Direitos dos Animais, tudo exato e inquestionvel, porm ainda existe a dificuldade de compreender que adiar o bvio s trar prejuzos, contudo, se quanto antes houver o reconhecimento puro e literal dos Direitos dos Animais, maior ser a harmonia entre os seres vivos da terra.

Enquanto o Governo no reconhecer o trabalho rduo das associaes, entidades e Grupo de Proteo aos Animais, as foras estaro minadas e tudo que se foi conquistado poder ser perdido pela falta no de coragem, mas de incentivos.
As associaes de proteo e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nvel de governo. Os direitos do animal devem ser definidos por leis, com os direitos do Homem Art. 14 da Declarao Universal dos Direitos dos Animais.

1.4 A Atribuio do Direito na Defesa dos Animais.


Os animais possuem o direito de viver e isso deve ser absolutamente respeitado. Abrahan Lincoln, enfatiza: Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa a proposta de um ser humano integral. No podemos aqui dizer que os humanos possuem os mesmos ou equivalentes direitos dos animais, um infinitamente distinto do outro. O que podemos, afirmar que o homem esta cada vez mais distante de ser um ser humano integro e autentico. O ser humano somente ser verdadeiro, se conquistar conhecimentos, buscar a compaixo com as outras espcies, ser solidrio e sobretudo, sensibilizado.

1.5 Decreto n. 24.645 de 10 de julho 1934 - Estabelece medidas de proteo aos animais Soninho no deixa isquev maz

Te Amo muitooo !!!

Ny tudo na vida to wil..oo

Vous aimerez peut-être aussi