Vous êtes sur la page 1sur 32

UNIO EUROPEIA

O surgir da Unio Europeia


Aps a 2 guerra mundial, em 1945, a Europa queria a paz e a recuperao da prosperidade. Para o efeito, alguns pases europeus decidiram juntar-se e formar CECA (Comunidade Europeia do carvo e do Ao), em 1951, com o objetivo principalmente econmico. Os seis pases aderentes - Frana, Alemanha, Itlia, Blgica, Holanda e Luxemburgo pretendiam gerir a sua produo de carvo e de ao e criar um mercado comum, ou seja, o comrcio livre entre os diversos pases que integravam o organismo.

Em 1957, estes mesmos seis pases criaram a CEE (Comunidade Econmica Europeia) com o objetivo de consolidar o mercado comum, atravs da extino dos direitos alfandegrios e da livre circulao de pessoas, bens, capitais e servios. Muitos foram os pases que se quiseram integrar neste organismo que, a partir de 1992 passou a designar-se Unio Europeia.

Atualmente a Unio Europeia constituda por um conjunto de 27 pases. Tambm funcionam como uma equipa e tm as mesmas regras, os mesmos objetivos e as mesmas ideias. - Promover a paz e o bem-estar das suas populaes. - Desenvolver politicas comuns em diversos setores: agricultura, pescas, comrcio, transportes, energia, Ambiente. - Melhorar a educao, a sade e - Criar uma moeda nica.

Quem so os fundadores dos Estados Membros da Unio Europeia?


Jean Monnet
Robert Schumann

Korand Adenauer Paul-Henry Spaak

Alcide de Gasperi

Estado Membros da Unio Europeia e o seu Alargamento.


Estados Membros Fundadores

Frana Alemanha
Blgica Itlia Luxemburgo Holanda

Alargamento de 1973
Dinamarca Reino Unido Irlanda

Alargamento de 1981
Grcia

Alargamento de 1986
Portugal Espanhol

Alargamento de 1995
ustria
Finlndia Sucia

Alargamento de 2004
Chipre Eslovnia Malta

Alargamento de 2007
Bulgria
Romnia

Republica Checa
Polnia

Litunia Estnia
Eslovquia

As cinco instituies que asseguram o funcionamento da Unio Europeia


Conselho da Unio Europeia:
composto por um ministro de cada Estado-membro. Frank-Walter Steinmeier

Comisso Europeia:
constituda por comissrios dos diversos Estados-membros. Presidente : Jos Manuel Duro Barroso desde 22 de Novembro de 2004

Parlamento Europeu:
assembleia composta por deputados eleitos pelos cidados dos Estados Membros Hans-Gert Pottering

Tribunal de Justia:
composto por juzes e advogados

Tribunal de contas:
garante que todos os Estadosmembros gastem o dinheiro conforme as regras estabelecidas

Dia da Europa 9 de maio


A ideia que deu origem a Unio Europeia foi avanada pelo primeira vez em 9 de maio de 1950 pelo ministro dos Negcios estrangeiros francs Robert Schuman. Esse o motivo pelo qual no dia 9 de maio comemorado o aniversrio da Unio Europeia.

As doze estrelas sobre o fundo azul simbolizam a perfeio e a unidade tal como os doze apstolos e os signos do Zodaco

Hino Europeu
A musica da 9 Sinfonia de Beethoven - 1823

Data da entrada na UE: Pas fundador Presidente da Republica: Franois Hollande Capital: Paris Superfcie Total Terrestre: 674,843 km Populao: 62,9 milhes Esperana de vida: 80,95 anos Alfabetizao: 97% Bandeira: Tricolor (Azul, Branco, Vermelho) Lngua Oficial: Francs Religio: Catlica Moeda: Euro

Localizao
A Frana o maior pas da Unio Europeia. Est localizada na Europa Ocidental, mas com vrias ilhas e territrios ultramarinos noutros continentes. No territrio continental a Frana est limitada por fronteiras terrestres e martimas.
- Terrestres: Alemanha, Espanha, Sua, Itlia, Blgica, Luxemburgo e Mnaco. - Martimas: Mar Mediterrneos, Oceano Atlntico e fronteiras da Mancha

Presidente da Republica: Capital: Paris


designada por cidade-luz devido sua riqueza cultural e arquitetnica

Franois Hollande
Nasceu em Ruo em 1954 e foi eleito em 6 de maio de 2012

Organizao politica
O Presidente da Repblica eleito por 5 anos por votao universal direto. Nomeia o primeiro-ministro e, propostos por este, os elementos do governo. ele que preside ao conselho de ministros, promulga as leis e o chefe das foras armadas. O primeiro-ministro lidera a ao do governo que determina e conduz a poltica da nao. responsvel perante as duas cmaras do parlamento: A assembleia nacional, 577 deputados eleitos por votao universal direto, por cinco anos. O senado, 348 senadores eleitos por votao universal indireto por 6 anos. A assembleia nacional e o senado controlam o governo, elaboram e votam as leis.

Organizao territorial
A Frana continental composta por organismos territoriais, cujos membros so eleitos por votao universal directo: as autarquias, os departamentos e as regies. Cada organismo intervm sua escala segundo competncias definidas. Os territrios franceses situados no ultra-mar tm vrios estatutos.

Economia
A Frana um dos pases mais industrializados do mundo. Os seus produtos so conhecidos em toda a parte e podemos encontra-los em quaisquer lojas e casas de todo o mundo. Um dos maiores setores que mobilizam a economia da Frana o Turismo. Encontramos outros setores tais como:

Agricultura: Trigo, batata-doce, milho, cevada, uva, batata, frutas, aveia, girassol, hortalias, beterraba, tabacos e vinhos.

Pecuria e Pesca: Bovinos, sunos, ovinos, caprinos; bacalhau, badejo, sardinha.

Indstria: Produtos siderrgicos, qumicos, alumnio, cimento, automveis, aeronaves, metalrgica e produtos de alta tecnologia.

Minerao: Carvo, ferro, sais de potssio, bauxita, zinco, chumbo, ouro, petrleo, gs natural e ao.

Superfcie total terrestre

A Frana tem uma superfcie total terrestre de 674,843 km.

Populao
A populao tem aproximadamente cerca de 62,9 milhes de habitantes. Ela est composta por vrios grupos tnicos. A Frana um pais de imigrao

Gastronomia
A Gastronomia francesa faz parte do patrimnio nacional. A gastronomia , com efeito, uma das maiores referncias de Frana no mundo. Deliciosa como o foie gras, as quiches, os crepes ou o camembert so produtos franceses que se expandiram por todo o mundo. A Frana um pas de grandes vinhos apreciado em todo o mundo, o Champanhe produzido na regio da Champagne no nordeste da Frana.

Esperana de vida Alfabetizao


A esperana de vida de 80,95 anos.
Expetativa masculino feminino

A alfabetizao de 97%

A Bandeira
As cores oficiais da bandeira francesa so o Azul, Branco e o Vermelho. Simboliza a Revoluo Francesa de 1789.

Poder Legislativo
Liberdade

Poder Executivo

Povo

Igualdade Fraternidade

Smbolos nacionais Franceses


O Galo:
A utilizao do galo representado pela Frana devido semelhana do termo latino galus, que significa galo, com o nome do povo que no passado habitava a regio gauls ou, em francs, galois. O smbolo significa vigilncia e valentia, foi utilizado na poca da Revoluo Francesa. Da em diante, ocupou locais de destaque em selos e moedas francesas, alm de eventos desportivos.

A Marianne:
Marianne representa a Repblica Francesa. uma personificao nacional. Sob a aparncia de uma mulher usando um barrete frgio, Marianne encarna a Repblica Francesa e representa os valores da repblica e dos cidados franceses: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

O Hino Nacional da Frana


O hino nacional da Frana chamado de A Marseillaise. O seu compositor foi o oficial Claude Joseph Rouget de Lisle em 1792, como cano revolucionria. A cano teve grande popularidade durante a Revoluo Francesa em especial em as unidades do exercito de Marselha, ficando assim conhecida como a Marselhesa . O seu titulo original era o Canto da guerra para o exercito do Reno. O Canto deveria ser um estimulo para os soldados no combate na regio do rio Reno.

A moeda o antes e o depois da entrada na UE


A moeda utilizada na Frana era o franco, mas com a entrada na UE a moeda passou a ser o Euro que a moeda comum para os pases que pertencem UE. Franco Francs Euro

Os dois lados do euro

As moedas de euro tm dois lados diferentes: um lado comum, europeu, mostrando o valor da moeda, e um lado nacional, mostrando um desenho escolhido pelo pas membro da UE onde a moeda foi cunhada. Neste caso vejamos o exemplo da Frana

Monumentos
Arco do Triunfo Torre Eiffel
Construda em 1889 em comemorao aos 100 anos da Revoluo Francesa. A sua estrutura era de 319 metros e em 2000 passou a ter 324 metros. O Arco do Triunfo localizado na cidade de Paris foi construdo para comemorar as vitrias militares de Napoleo Bonaparte que ordenou a sua construo de 1806.

Catedral Norte-Dame

Sacre Coeur
A sua construo comeou em 1875 e terminou em 1914. Ela foi construda numa poca em que a Frana se encontrava em crise , pelo que a sua construo foi uma mostra de espirito, para proteger a Frana do azar, em honra do Sagrado Corao de Jesus.

A sua construo comeou em 1160 e terminou em 1350. Est situada no corao de Paris e rodeada pelo Sena. Foi dedicada Virgem Maria. O Estilo arquitectnico galo-romano.

Obras de arte no Louvre

Museu do Louvre
O museu do Louvre um dos mais famosos museu do mundo. Foi construdo por Napoleo e situa-se entre o rio Sena e a rua Rivoli. O Louvre era a sede do governo monrquico francs desde da poca medieval e foi abandonado por Lus XVI.

Fim
Mariana 6 I

Vous aimerez peut-être aussi