Vous êtes sur la page 1sur 7

Disseminadores de Educao Fiscal Regulamento do Curso Escola de Administrao Fazendria ESAF

REGULAMENTO CAPTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1 A Escola de Administrao Fazendria ESAF realiza o Curso de Disseminadores de Educao Fiscal para promover a implantao, o desenvolvimento e a

sustentabilidade do Programa Nacional de Educao Fiscal - PNEF, de forma tica e democrtica, contribuindo para o pleno exerccio da cidadania, com vistas justia social e ao bem comum. Art. 2 O curso destina-se a formao, preferencialmente, de professores municipais, estaduais e federais. Art. 3 O curso ser realizado na modalidade de educao a distncia, via Internet, com o contedo disponibilizado na Escola Virtual da ESAF, no endereo eletrnico

www.esaf.fazenda.gov.br no link Educao a Distncia. Art. 4 A reproduo parcial ou total do contedo deste curso s ser permitida para uso em atividades do Programa de Educao Fiscal.

CAPTULO II DA ESTRUTURA DO CURSO Art. 5 O curso ter a durao de 160 (cento e sessenta) horas e est estruturado em cinco mdulos de estudo: I. Mdulo 1 Educao Fiscal no Contexto social; II. Mdulo 2 Relao Estado - Sociedade; III. Mdulo 3 Funo Social dos Tributos; IV. Mdulo 4 Gesto Democrtica dos Recursos Pblicos. V. Mdulo 5 Construindo Projetos em Educao Fiscal

CAPTULO III DO PERODO DE REALIZAO DO CURSO

Art. 6 O Curso Disseminadores de Educao Fiscal do 1 semestre de 2012 ocorrer no perodo de 02/04/2012 a 15/06/2012. CAPTULO IV DA FORMAO DE TURMAS Art. 7 As turmas sero formadas por 40 alunos, preferencialmente, por grupos de alunos, de uma mesma escola pblica. Art. 8 Os tutores devero estar localizados, geograficamente, o mais prximo possvel dos seus alunos. CAPTULO V DOS DIREITOS E DEVERES DO ALUNO Art. 9 So direitos do aluno: I. Acessar o curso on-line e esclarecer dvidas sobre o contedo com a tutoria no ambiente virtual de aprendizagem; II. Obter, por meio da tutoria ou da coordenao do curso, as informaes e os esclarecimentos necessrios ao adequado desempenho de suas atividades no curso; III. Receber o certificado de aproveitamento ao final do curso, quando cumpridas as exigncias contidas neste regulamento. Art. 10 So deveres do aluno: I. Comunicar-se com polidez com tutores, coordenadores, equipe de apoio do curso e demais alunos; II. Participar de trabalhos de discusso, promovidos pelo tutor, no decorrer de todo curso; III. Realizar as atividades propostas nos prazos estabelecidos; IV. O aluno que no acessar o curso at o dia 22/04/2012 ser excludo da turma. Pargrafo nico. O participante que concluir o curso dever se comprometer a atuar na formao continuada de professores sob a coordenao do Grupo de Educao Fiscal dos Estados GEFE.

CAPTULO VI DAS ATRIBUIES DOS TUTORES Art. 11 As atividades de orientao sero exercidas por tutores j capacitados previamente, pela Esaf, para o exerccio da tutoria. O acesso dos alunos ao curso ser registrado no ambiente virtual e acompanhado pelos tutores, que tm as seguintes atribuies: I. Promover a interao entre aluno/aluno e aluno/tutor; II. Mediar as comunicaes entre alunos e a coordenao do curso, se necessrias; III. Acompanhar o desempenho individual dos alunos e esclarecer dvidas sobre o contedo, auxiliando-os em suas dificuldades; IV. Responder aos questionamentos dos alunos num prazo mximo de 24 horas da demanda enviada; V. Cadastrar os temas obrigatrios e, eventualmente, propor temas de estudos relacionados aos contedos, para discusso no frum; VII. Dar feedback aos alunos em suas intervenes nos fruns de discusso e no recebimento de cada atividade realizada; VIII. Controlar e orientar os alunos quanto realizao de todas as atividades de incio e no decorrer do curso; IX. Encaminhar problemas administrativos para a coordenao da ESAF; X. Elaborar, junto com os alunos, atividades colaborativas e motivadoras para estimular a socializao do grupo e agregar conhecimentos relacionados ao contedo do curso; XI. Buscar solues em conjunto com a coordenao do curso, para todos os obstculos que surgirem, visando a aprovao de todos os alunos inscritos; XII. Proceder correo de todas as atividades prticas das respectivas Unidades e atribuir os conceitos individuais aos alunos nos seguintes prazos: a. Fruns de Discusso cinco dias teis aps o encerramento do Frum.

CAPTULO VII DA AVALIAO DOS PARTICIPANTES Art. 12 O desempenho do participante ser mensurado por meio de sua participao nos debates nos fruns, avaliaes com questes objetivas e projeto ou plano de ao, de acordo com a seguinte distribuio:

Categoria Fruns Avaliaes Objetivas Projeto pedaggico/

Quantidade 4 4 1

Pontos 10 10 20 -

Totais 40 40 20 100

plano de ao TOTAL -

1 - Os Tutores devero conferir o cumprimento de todas as atividades pelos participantes e efetuar as respectivas avaliaes. DOS FRUNS DE DISCUSSO Art. 13 Os Fruns de discusso pretendem enriquecer o processo de aprendizagem virtual, atravs de uma dinmica de trabalho grupal, com alto grau de interao interpessoal e de contedo eminentemente prtico, que complementa o estudo terico das lies. 1 Sero realizados quatro Fruns de discusso durante o curso. 2 Cada Frum iniciar com um texto de introduo com o qual ser apresentada a temtica e definido o alcance, os aspectos que sero tratados e os resultados esperados. 3 As participaes devero refletir as prprias opinies dos alunos e se restringir estritamente ao tema proposto.

4 Cada aluno dever expressar sua opinio nos Fruns com um mnimo de duas intervenes e participar dos debates com tantas manifestaes que considerar necessrias para que o Frum atenda sua finalidade. O tutor poder solicitar ao aluno um nmero maior de intervenes e/ou solicitar que amplie aquelas j efetuadas. 5 Nas participaes nos Fruns o aluno dever evitar transcries literais extensas, citar obrigatoriamente suas fontes. 6 A avaliao da participao do aluno no Frum ser individual e levar em considerao os seguintes aspectos: I. a clareza da mensagem, objetividade, capacidade de sntese, e o uso de vocabulrio tcnico correspondente; II. III. os argumentos utilizados e a postura adotada; se respondem com adequados fundamentos as perguntas ou matizes apresentadas. DAS AVALIAES OBJETIVAS Art. 14 As avaliaes objetivas devero ser realizadas no perodo do curso e consistem em um questionrio com questes de mltipla escolha com 10 perguntas relacionadas com os temas correspondentes.

DO PROJETO PEDAGGICO OU PLANO DE AO Art. 15 O projeto pedaggico ou plano de ao podero ser elaborados individualmente ou em equipe de no mximo quatro alunos. 1 - O projeto pedaggico e o plano de ao so instrumentos que possibilitam enfrentar desafios de forma reflexiva, sistematizada e participativa, resignificando a interveno dos agentes na realidade social. 2 A entrega do trabalho final dever ser feita at o dia 15/06/2011 atravs da Escola Virtual.

CAPTULO VIII DAS CONDIES DE APROVAO Art. 16 Ser aprovado no curso o aluno que alcanar no mnimo 70% de aproveitamento, considerando todas as atividades propostas no curso. Captulo IX Das condies de certificao

Art. 17 Receber o certificado da ESAF de 160h (cento e sessenta) o participante que obtiver no mnimo 70% de aproveitamento geral.

CAPTULO X DAS DISPOSIES GERAIS Art. 18 - Os casos omissos sero resolvidos pela Direo Geral da ESAF.

Vous aimerez peut-être aussi