Vous êtes sur la page 1sur 48

SEMINRIO: Um ano de transparncia: usos e desusos da Lei de Acesso

Breve resumo dos pedidos de acesso


ADMINISTRAO PBLICA

ADMINISTRAO PBLICA

CONSTITUIO ESTADUAL
Art. 32 - A fiscalizao do Estado, das entidades da administrao direta e indireta e das fundaes ser exercida pela Assemblia Legislativa, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.
1. Tribunal de Contas 2. Ministrio Pblico 3. Sociedade

Sistema Estadual de Controladoria (coordenado pela CGA)

A Corregedoria e a Fiscalizao das normas de acesso


Leis de acesso

CGA
Fiscalizao

Controle Social

Interao entre controle interno e sociedade


O controle social auxilia o controle interno, com denncias e reclamaes O controle interno tem que garan@r a disponibilizao sociedade das informaes para que possa ela exercer o controle social.

TRANSPARNCIA PBLICA

ACESSO INFORMAO Transparncia Ativa Transparncia Passiva

ACESSO INFORMAO Transparncia Ativa Transparncia Passiva

Portal da Transparncia Estadual

Servio de Informao ao Cidado

Corregedoria Geral da Administrao Administrao do Portal Decreto 57.500/2011 2 Instncia Recursal Decreto 58.052/11

www.transparencia.sp.gov.br

DECRETO n. 58.052/2012

Artigo 79 - A Corregedoria Geral da Administrao ser responsvel pela fiscalizao da aplicao da Lei federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011, e deste decreto no mbito da Administrao Pblica Estadual, sem prejuzo da atuao dos rgos de controle interno.
lmello@sp.gov.br

A Corregedoria e o sistema recursal do Decreto n 58.052/12

DECRETO n. 58.052/2012

Negativa de acesso

Recurso Comisso Estadual de Acesso (art. 21)

Recurso CGA (art. 20)


Negativa de acesso

Recurso ao Superior hierrquico do rgo Negativa de acesso (art. 19) Servio de Informaes ao Cidado do rgo

Solicitao de informao ou documento


lmello@sp.gov.br

DECRETO n. 58.052/2012
Artigo 20 - Negado o acesso ao documento, dado e informao pelos rgos ou entidades da Administrao Pblica Estadual, o interessado poder recorrer Corregedoria Geral da Administrao, que deliberar no prazo de 5 (cinco) dias se:

lmello@sp.gov.br

DECRETO n. 58.052/2012
I - o acesso ao documento, dado ou informao no classificada como sigilosa for negado; II - a deciso de negativa de acesso ao documento, dado ou informao, total ou parcialmente classificada como sigilosa, no indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido o pedido de acesso ou desclassificao;

lmello@sp.gov.br

DECRETO n. 58.052/2012
III - os procedimentos de classificao de sigilo estabelecidos na Lei federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011, no tiverem sido observados; IV - estiverem sendo descumpridos p ra zo s o u o u t ro s p ro c e d i m e n t o s previstos na Lei federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011.
lmello@sp.gov.br

Recursos apresentados CGA


Desde o incio da vigncia do Decreto, dentre os mais de 9000 pedidos de informao, a CGA recebeu 28 recursos.

16 foram conhecidos e atendidos

9 no foram conhecidos

3 no foram providos

lmello@sp.gov.br

Razes frequentes de no conhecimento

Inovao ao pedido em sede de recurso. Solicitao imprpria

Casos paradigmticos
Informaes para a pesquisa em Direitos Humanos Ncleo de Estudos sobre o Crime e a Pena da FGV teve negado, por parte da Polcia Militar, pedido de acesso informao referente aos procedimentos disciplinares instaurados em decorrncia da operao policial realizada na Casa de Deteno de So Paulo, no Carandiru, em 2 de outubro de 1992.

Casos paradigmticos
Deciso da CGA
Em regra o processo administrativo disciplinar sigiloso (Lei 10.177/98) at a sua deciso final. Aps o encerramento dos processos disciplinares encerra-se tambm o seu sigilo. Procedimentos que visam averiguar leso ou no a direitos Fundamentais e cuja divulgao interessa memria coletiva. Deciso pelo provimento, divulgando-se o solicitado.

Casos paradigmticos

Informao considerada sigilosa, sem classificao


Conectas solicitou informaes ref. Presos submetidos ao RDD-CRP de Presidente Bernardes.

Casos paradigmticos
Deciso da CGA
Conhecimento

e provimento.

- Hiptese em que as informaes: - encontram-se fora das excees legalmente definidas; - no so de carter pessoal; - no houve regular classificao de sigilo; -

no apresentava risco segurana da

sociedade ou do Estado.

Casos paradigmticos

Desrespeito ao procedimento de classificao.


AMARRIBO formulou pedido de acesso remunerao de empregados de empresa pblica.

Casos paradigmticos
Deciso da CGA
Recurso conhecido e provido. R e c o n h e c i d o o d e s r e s p e i t o a o procedimento de classificao.- Ausncia de indicao da autoridade classificadora para eventual pedido de desclassificao. Ausncia de publicao da tabela de classificao. Divulgao em formato aberto.

Casos paradigmticos
Documento classificado como de interesse exclusivo da administrao

Cidado solicitou manual de comunicao social de instituio pblica, tendo-lhe sido negada a informao sob a justificativa de que tal documento era para uso interno e de interesse exclusivo do rgo.

Casos paradigmticos
Deciso da CGA
O recurso veio CGA sem manifestao de autoridade superior do rgo ad quo, entretanto este tinha tido oportunidade para se manifestar e deixado o mesmo correr in albis, no podendo ser o cidado prejudicado por isso. A publicidade a regra dos documentos pblicos, cabendo sua restrio apenas nas hipteses da Lei, no presentes neste caso. No existe hiptese de sigilo por falta de interesse do cidado ou por informao interna . Deciso pelo provimento, divulgando-se o solicitado

Casos paradigmticos
Silncio dos responsveis pela informao

Cidado solicitou contrato celebrado entre rgo da administrao e empresa privada, tendo o rgo deixado de responder sua solicitao e seu recurso de primeira instncia.

Casos paradigmticos
Deciso da CGA
No havia justificativa para o descumprimento dos prazos por parte da administrao. A regra geral da publicidade no pode ser excepcionada pelo silncio dos detentores da informao. O descumprimento aos prazos do Decreto 58.052 justificam o cabimento recursal e a ausncia de hiptese a excetuar a publicidade da informao justificam o seu provimento. Deciso pelo provimento, divulgando-se o solicitado

Casos paradigmticos
Informao legalmente classificada

Cidado solicitou FAPESP o nome dos assessores ad hoc que emitiram parecer em processo de seleo de bolsa, que o negou por ter classificado a informao como sigilosa.

Casos paradigmticos
Deciso da CGA
Apesar de as Leis de Acesso colocarem o acesso como regra e o sigilo como exceo, persistem no ordenamento as hipteses excepcionais nas quais a informao deva ser resguardada. A instncia competente para avaliao de sigilo ou no da informao, a Comisso de Avaliao de Documentos e Acesso CADA da FAPESP, j havia regularmente classificado a informao como pessoal e, consequentemente, sigilosa. Verificada a regularidade procedimental da deciso classificatria, no possui a CGA competncia revisional desclassificatria. Deciso pelo no provimento.

www.corregedoria.sp.gov.br Tel: 3218-5499 E-mail: corregedoria@sp.gov.br www.transparencia.sp.gov.br

www.corregedoria.sp.gov.br Tel: 3218-5499 E-mail: corregedoria@sp.gov.br www.transparencia.sp.gov.br

Vous aimerez peut-être aussi