Vous êtes sur la page 1sur 23

1

22.08.2009

LEGISLAO PENAL ESPECIAL

4 AULA (PROF. SILVIO MACIEL)

CRIMES AMBIENTAIS OBS:

(cont.):

atentar para a alterao do art. 56, Lei 9605/1998 pela Lei 12305/2010. ART. 19, PARGRAFO NICO:

PROVA EMPRESTADA EM PROCESSOS AMBIENTAIS

A percia de constatao do dano ambiental, sempre que possvel, fixar o montante do prejuzo causado para efeitos de prestao de fiana e clculo de multa. Pargrafo nico. A percia produzida no inqurito civil ou no juzo cvel poder ser aproveitada no processo penal, instaurando-se o contraditrio trata da prova emprestada.

Pargrafo nico: percia realizada no IC e na ao civil pode ser trasladada para o processo penal como prova emprestada, instaurando-se o contraditrio, tido por diferido ou posterior, ou seja, levado a efeito aps a juntada da prova no processo penal. Crtica da doutrina a esse dispositivo: como no inqurito civil no h contraditrio e ampla defesa (da mesma forma do que ocorre no IP), parte da doutrina (Delmanto) defende que a percia realizada no IC somente poder ser emprestada para o processo penal caso verse sobre prova no repetvel. Logo, se a percia puder ser repetida no processo penal, dever ser refeita. Entendimento conforme o novo art. 155, caput, CPP: O juiz formar sua convico pela
livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao [o IC uma investigao], ressalvadas as provas cautelares, no repetveis [percia, por ex.] e antecipadas. Pargrafo nico. Somente quanto ao estado das pessoas sero observadas as restries estabelecidas na lei civil .

J a percia feita na ao civil somente poder ser utilizada no processo penal caso as partes do processo civil e do processo penal sejam as mesmas, ou pelo menos se a parte contra a qual ser utilizada a prova tenha dela participado na ao civil. Instaurando-se o contraditrio: suponha-se que a percia no possa ser repetida ou as partes sejam as mesmas, hipteses que ensejam o emprstimo da prova no processo penal. Nele dever ser instaurado o contraditrio. Para parte da doutrina essa expresso instaurando-se o contraditrio significa apenas que seja dada vista s partes para que possam se manifestar sobre o laudo (Vladimir e Gilberto Passos de Freitas livro crimes ambientais para prova TRF).

2
Outra corrente entende que a expresso instaurando-se o contraditrio importa na concesso de vista as partes para se manifestarem sobre o laudo e oferecerem novos quesitos para que o laudo seja complementado (Delmanto). Pela reforma do CPP, as partes passam a podem indicar assistentes tcnicos. De uma faculdade do juiz a indicao de assistentes tcnicos passa a ser direito processual expresso das partes no processo penal. Ver art. 159, 3, CPP: 3o Sero facultadas ao Ministrio
Pblico, ao assistente de acusao, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulao de quesitos e indicao de assistente tcnico.

Logo, instaurando-se o contraditrio deve ser entendido tambm como a possibilidade de as partes indicarem assistentes tcnicos para se manifestarem sobre o laudo ambiental, estando esse direito no art. 159, 3, CPP, diploma que se aplica subsidiariamente lei de crimes ambientais. ART. 20:

SENTENA PENAL CONDENATRIA AMBIENTAL

Art. 20. A sentena penal condenatria, sempre que possvel, fixar o valor mnimo para reparao dos danos causados pela infrao, considerando os prejuzos sofridos pelo ofendido ou pelo meio ambiente. Pargrafo nico. Transitada em julgado a sentena condenatria, a execuo poder efetuar-se pelo valor fixado nos termos do caput, sem prejuzo da liquidao para apurao do dano efetivamente sofrido.

Sempre que possvel o juiz fixar valor mnimo para a reparao dos danos causados pela infrao. Pela reforma do CPP, o juiz pode em qualquer processo fixar valor mnimo de prejuzo art. 387, IV, CPP: O juiz, ao proferir sentena condenatria: ... IV - fixar valor mnimo para
reparao dos danos causados pela infrao, considerando os prejuzos sofridos pelo ofendido .

Essa possibilidade de o juiz fixar valor de dano na sentena j existia na lei de crimes ambientais, no sendo propriamente uma novidade trazida pela reforma do CPP como regra geral. O sempre que possvel demonstra que a fixao do valor no requisito obrigatrio da sentena. J no que se refere ao valor mnimo, a sentena condenatria um ttulo lquido, certo e exigvel. A prpria sentena condenatria ttulo executivo no cvel, sendo lquido e certo, pois j indica valor mnimo, que dispensa sua liquidao no juzo cvel.

3
E se a vtima quiser receber o restante do prejuzo? A apurao do restante segue o disposto no art. 20, pargrafo nico, Lei 9605, sendo a sentena liquidada no juzo cvel. Concluso: sentena em parte lquida quanto ao valor mnimo do prejuzo nela indicado e ilquida quanto ao restante do valor do prejuzo. ART. 24:

LIQUIDAO FORADA DA PESSOA JURDICA

Art. 24. A pessoa jurdica constituda ou utilizada, preponderantemente, com o fim de permitir, facilitar ou ocultar a prtica de crime definido nesta Lei ter decretada sua liquidao forada, seu patrimnio ser considerado instrumento do crime e como tal perdido em favor do Fundo Penitencirio Nacional. conseqncia a liquidao da PJ

PJ utilizada preponderantemente, com o fim de permitir, facilitar ou ocultar a prtica de crime liquidao forada, patrimnio considerado instrumento de crime, sendo ele perdido em favor do Fundo Penitencirio Nacional. Trata-se de uma sano penal aplicvel exclusivamente s PJs, cuja atividade preponderante seja a prtica de crimes ambientais. Essa PJ pode at desenvolver alguma atividade lcita. Essa sano no pode ser aplicada PJ que eventualmente delinqiu. Ex: madeireira clandestina, pesqueiro ambiental. A liquidao forada gera a extino da PJ, pois todo o seu patrimnio, seja o envolvido na execuo do crime ou no ser considerado instrumento de crime, devendo ser confiscado para o Fundo Penitencirio Nacional. A doutrina critica a destinao dessa perda, que deveria reverter para um rgo ambiental. Outros doutrinadores (minoria) entendem que essa sano inconstitucional, pois implicaria na morte da PJ. Mas a doutrina majoritria (Luiz Regis Prado), embora entenda que a sano equivalha a uma pena de morte, no estaria vedada a sua utilizao, que deve ocorrer apenas como ltima medida penal (ultima ratio), quando todas as demais sanes penais no funcionaram. Trata-se da caracterstica da subsidiariedade do Direito Penal (ver aula 1 Intensivo I). Mecanismo de aplicao da sano do art. 24: 1 corrente: se essa sano pressupe a prtica de crime, essa liquidao forada somente poder ser aplicada em sentena penal condenatria transitada em julgado. 2 corrente: essa sano somente pode ser aplicada caso seja objeto de pedido expresso na denncia, sendo uma sano ambiental e no uma pena. Nesse caso, a sano somente poder ser aplicada tambm em uma ao civil de liquidao proposta pelo MP (Vladimir e Gilberto Passos de Freitas).

CONFISCO DE INSTRUMENTOS DE CRIMES AMBIENTAIS

ART. 25:

Art. 25. Verificada a infrao, sero apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos. 1 Os animais sero libertados em seu habitat ou entregues a jardins zoolgicos, fundaes ou entidades assemelhadas, desde que fiquem sob a responsabilidade de tcnicos habilitados. 2 Tratando-se de produtos perecveis ou madeiras, sero estes avaliados e doados a instituies cientficas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes. 3 Os produtos e subprodutos da fauna no perecveis sero destrudos ou doados a instituies cientficas, culturais ou educacionais. 4 Os instrumentos utilizados na prtica da infrao sero vendidos, garantida a sua descaracterizao por meio da reciclagem pargrafo trata de confisco, que a venda dos instrumentos utilizados na prtica da infrao

O art. 91, II, a, CP (So efeitos da condenao: ... II - a perda em favor da Unio, ressalvado o
direito do lesado ou de terceiro de boa-f: a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito )

somente permite

confisco de instrumento de crime se o objeto, por si s, seja ilcito, ou seja, quando de fabrico, alienao ou uso, porte ou deteno ilcitos. Ex: soco ingls pode ser confiscado, pois isoladamente j configura objeto ilcito, assim como uma arma de fogo ilegal. Mas um automvel utilizado em um furto no pode ser confiscado, por no se tratar de objeto ilcito. J o art. 25, 4, Lei 9605 permite o confisco de qualquer instrumento de crime ambiental, seja lcito ou ilcito. Capez: o instrumento de crime ambiental deve sempre ser confiscado, seja ou no um objeto ilcito. O barco do pescador que realizou pesca ilegal deve ser confiscado. Ocorre que esse entendimento no razovel. Por conta dessa falta de razoabilidade, a jurisprudncia entende que a regra do art. 25, 4 deve ser entendida da seguinte forma: o objeto s deve ser apreendido quando ele for usualmente utilizado na prtica de crime ambiental. Ex: motosserra da madeireira clandestina. Porm, quando o objeto seja eventual e esporadicamente utilizado na prtica de crime ambiental, ele poder ou no ser confiscado, dependendo de um juzo de razoabilidade do magistrado (TRF-1, TRF-2). Logo, se um barco for objeto de sustento de uma famlia, ele no deve ser confiscado.

5
ASPECTOS PROCESSUAIS:

Interrogatrio da PJ: Guilherme Nucci entende que o interrogatrio da PJ deve ser levado a efeito por meio do preposto ou do gerente da empresa, que tenha conhecimento do fato, aplicando-se por analogia o art. 843, 1, CLT: facultado ao empregador fazer-se substituir
pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declaraes obrigaro o proponente.

Ada Grinover: at 2003 entendia que o interrogatrio deveria ser do preposto ou gerente da empresa com conhecimento do fato (tese supra), aplicando-se por analogia o art. 843, 1, CLT. Como a Prof. Ada via o interrogatrio como meio de prova, deveria ser interrogado o preposto ou gerente com conhecimento do fato e aptido para formar prova. Mas em 2003 o interrogatrio passa a ser preponderantemente (at exclusivamente) meio de defesa. Por isso, a Prof. Ada passou a entender que quem deveria ser interrogado era o gestor da PJ, que tenha interesse na defesa da PJ. HC em favor de PJ: STF: entendimento pacificado, no sentido de no caber HC em favor de PJ, pois esse remdio constitucional serve para proteger exclusivamente liberdade de locomoo que a PJ no possui. Ver HC 92921/BA (1 Turma 2008). Vencido o Min. Ricardo Lewandowski, pois o HC em favor da PJ ter reflexos na PF. Logo, segundo a doutrina majoritria a medida cabvel para trancar a ao penal em favor de PJ o mandado de segurana. Competncia nos crimes ambientais: STF criou uma regra geral de competncia nos crimes ambientais, que passou a ser seguida pelo STJ: em regra, quem julga crime ambiental a JE. A JF somente julga crimes ambientais quando houver interesse direto e especfico da UF. Caso haja apenas interesse indireto e genrico da UF (ou falta de interesse), a competncia ser da JE. Premissas do STF para firmar a concluso supra: 1. a proteo ao meio-ambiente de competncia comum da UF, Estados, Municpios e DF arts. 23 e 24, CF. 2. no h nenhuma regra especfica sobre competncia em crimes ambientais. Logo, vale a regra geral de competncia da JF caso no haja interesse direto e especfico da UF.
OBS:

se durante a ao penal surgir interesse da UF que no havia no incio, desloca-se a

competncia para a JF. Ex: crime cometido em rea pertencente ao municpio de Itaja, sendo

6
competncia da JE. Mas, durante a ao, essa rea foi incorporada ao Parque de Itaja, de propriedade da UF. Logo, o processo foi deslocado para a JF. Ver STJ, CC 88013/SC (3 Seo, 2008):
CONFLITO DE COMPETNCIA. JUSTIA FEDERAL E JUSTIA ESTADUAL. INQURITO POLICIAL. APURAO DE SUPOSTO CRIME AMBIENTAL OCORRIDO EM REA QUE PASSOU A INTEGRAR PARQUE NACIONAL ADMINISTRADO PELO IBAMA. ALTERAO DA COMPETNCIA EM RAZO DA MATRIA. INAPLICABILIDADE DO INSTITUTO DA PERPETUATIO JURISDICTIONIS. LESO A BENS, SERVIOS OU INTERESSES DA UNIO CARACTERIZADA. CONFLITO CONHECIDO, PARA DECLARAR A COMPETNCIA DO JUZO FEDERAL SUSCITANTE. 1. A Terceira Seo desta Corte firmou o entendimento de que, em sendo a proteo do meio ambiente matria de competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e inexistindo dispositivo constitucional ou legal fixando expressamente qual a Justia competente para o julgamento de Aes Penais por crimes ambientes, tm-se que, em regra, a competncia da Justia Estadual. O processamento do Inqurito ou da Ao Penal perante a Justia Federal impe seja demonstrada a leso a bens, servios ou interesses da Unio (art. 109, IV da CF/88). 2. poca dos fatos, o local onde o crime teria sido cometido pertencia ao Municpio de Blumenau/SC; entretanto, posteriormente, passou a fazer parte do Parque Nacional da Serra de Itaja, administrado pelo IBAMA, responsvel por sua manuteno e preservao, nos termos do art. 4o. do Decreto Presidencial de 04.06.04, que criou a referida rea de proteo ambiental permanente; assim sendo, configurado o interesse pblico da Unio, desloca-se a competncia para a Justia Federal. 3. Havendo alterao da competncia em razo da matria, os autos no sentenciados devem ser remetidos ao juzo competente superveniente, no se aplicando, nesses casos, o instituto da perpetuatio jurisdictionis. Precedentes do STJ. 4. Ante o exposto, em consonncia com o parecer ministerial, conhece-se do conflito para declarar a competncia do Juzo Federal suscitante.

Ver art. 225, 4, CF: 4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o
Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

Quem julga os crimes cometidos nessas reas em regra a JE

(salvo se houver interesse direto e especfico da UF), pois patrimnio nacional no significa necessariamente patrimnio da UF, mas sim patrimnio da nao brasileira. H jurisprudncia reiterada do STF e do STJ, alm de doutrina de Tourinho e JAS nesse sentido.

7
Crimes cometidos em reas fiscalizadas pelo IBAMA ou qualquer outro rgo federal: STF e STJ: o fato de a rea ser fiscalizada por rgo federal, por si s, no fixa a competncia da JF. O interesse da UF aqui genrico e indireto. Esse mesmo raciocnio se aplica para crimes praticados em reas de preservao permanente (APP) e em cerrado. Crimes cometidos em rio estadual, interestadual e em mar territorial: - rio que banha um s Estado: JE, mesmo que tenha sido uma pesca ilegal com petrechos proibidos em norma federal (ex: decreto do Ministrio do MA). - rio interestadual e mar territorial: bens da UF. Quem julga a JF. Ver art. 20, III, CF: So bens da Unio: ... III - os lagos, rios e quaisquer correntes de gua em
terrenos de seu domnio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros pases, ou se estendam a territrio estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais.

Trfico internacional de animais: Competncia da JF: Brasil signatrio de tratados e convenes internacionais, nos quais se compromete a reprimir o trfico internacional de animais. Crime de liberao ilegal de OGM no MA: OGMs so os organismos geneticamente modificados. Trata-se de crime segundo o art. 27, da Lei 11105/95 (Lei de Biossegurana):
Art. 27. Liberar ou descartar OGM no meio ambiente, em desacordo com as normas estabelecidas pela CTNBio e pelos rgos e entidades de registro e fiscalizao: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. 1o (VETADO) 2o Agrava-se a pena: I de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um tero), se resultar dano propriedade alheia; II de 1/3 (um tero) at a metade, se resultar dano ao meio ambiente; III da metade at 2/3 (dois teros), se resultar leso corporal de natureza grave em outrem; IV de 2/3 (dois teros) at o dobro, se resultar a morte de outrem.

8
STJ decidiu que a competncia da JF, pois a liberao de OGM no causa dano apenas no Estado onde ocorreu, mas afeta a sade pblica de toda a humanidade. Alm disso, a CTNBio rgo ligado diretamente Presidncia da Repblica (ao Ministrio da Cincia e Tecnologia), havendo interesse direto da Unio na apurao do crime. Clonagem humana crime segundo a Lei 11105 (art. 26). Ler essa lei. Contraveno penal de interesse da UF: Quem julga a JE, pois o art. 109, IV, CF estabelece que a JF no julga contraveno de qualquer espcie. Ex. de contraveno ambiental: fazer fogo. Existe uma possibilidade de a JF julgar contraveno: se o contraventor tem foro especial na JF previsto na CF. Ex: juiz federal que comete contraveno ambiental ser julgado pelo TRF. ART. 26:

AO PENAL NOS CRIMES AMBIENTAIS

AP Pblica incondicionada: Art. 26. Nas infraes penais previstas nesta Lei, a ao penal
pblica incondicionada.

Caso haja vtima determinada no crime ambiental, cabe ao privada subsidiria da pblica, que direito fundamental constante do art. 5, CF. Dica: em leis penas especiais todos os crimes so de AP pblica incondicionada, exceto leses corporais leves em crimes de trnsito. ART. 27:

TRANSAO PENAL EM CRIMES AMBIENTAIS

Art. 27. Nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, a proposta de aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multa, prevista no art. 76 da Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995 [transao penal], somente poder ser formulada [MP sequer poder formular a transao se no houver composio civil de danos] desde que tenha havido a prvia composio do dano ambiental, de que trata o art. 74 da mesma lei, salvo em caso de comprovada impossibilidade.

Na Lei 9099 h 2 institutos despenalizadores aplicveis s infraes de menor potencial ofensivo: a) composio civil de danos (art. 74, Lei 9099): a finalidade reparar a vtima do dano (realizada composio entre a vtima e o autor do fato).
Art. 74. A composio dos danos civis ser reduzida a escrito e, homologada pelo Juiz mediante sentena irrecorrvel, ter eficcia de ttulo a ser executado no juzo civil competente.

9
Pargrafo nico. Tratando-se de ao penal de iniciativa privada ou de ao penal pblica condicionada representao, o acordo homologado acarreta a renncia ao direito de queixa ou representao.

b) transao penal (art. 76, Lei 9099): a finalidade evitar o encarceramento desnecessrio. Tem apenas por objeto multa e pena restritiva de direitos (entre o autor do fato e o MP).
Art. 76. Havendo representao ou tratando-se de crime de ao penal pblica incondicionada, no sendo caso de arquivamento, o Ministrio Pblico poder propor a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta. 1 Nas hipteses de ser a pena de multa a nica aplicvel, o Juiz poder reduzi-la at a metade. 2 No se admitir a proposta se ficar comprovado: I - ter sido o autor da infrao condenado, pela prtica de crime, pena privativa de liberdade, por sentena definitiva; II - ter sido o agente beneficiado anteriormente, no prazo de cinco anos, pela aplicao de pena restritiva ou multa, nos termos deste artigo; III - no indicarem os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias, ser necessria e suficiente a adoo da medida. 3 Aceita a proposta pelo autor da infrao e seu defensor, ser submetida apreciao do Juiz. 4 Acolhendo a proposta do Ministrio Pblico aceita pelo autor da infrao, o Juiz aplicar a pena restritiva de direitos ou multa, que no importar em reincidncia, sendo registrada apenas para impedir novamente o mesmo benefcio no prazo de cinco anos. 5 Da sentena prevista no pargrafo anterior caber a apelao referida no art. 82 desta Lei. 6 A imposio da sano de que trata o 4 deste artigo no constar de certido de antecedentes criminais, salvo para os fins previstos no mesmo dispositivo, e no ter efeitos civis, cabendo aos interessados propor ao cabvel no juzo cvel.

Na sistemtica da Lei 9099 o autor do fato tem direito transao penal sem ter feito prvia composio civil com a vtima. Ex: ameaa entre a vtima e o ameaador apenas se prope a transao. Logo, composio civil no requisito para o cabimento da transao. J na lei ambiental somente ser cabvel transao nos crimes se o infrator fez composio civil dos danos ambientais. Logo, nas infraes penais ambientais de menor potencial ofensivo a composio civil de danos do art. 74, Lei 9099 requisito para a transao. Para a doutrina ambiental, a prvia composio do dano ambiental no significa a reparao efetiva, mas sim o compromisso firmado de reparar (via TAC, que j autoriza a transao penal). Como a reparao do dano ambiental um processo que leva anos, exigir a reparao imediata implica em inviabilizar a transao.

10
SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO NOS CRIMES AMBIENTAIS

ART. 28:

Art. 28. As disposies do art. 89 da Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995, aplicam-se aos crimes de menor potencial ofensivo definidos nesta Lei [aos crimes definidos nesta lei doutrina], com as seguintes modificaes: I - a declarao de extino de punibilidade, de que trata o 5 do artigo referido no caput [extino da punibilidade: 5 Expirado o prazo sem revogao, o Juiz declarar extinta a punibilidade], depender de laudo de constatao de reparao do dano ambiental , ressalvada a impossibilidade prevista no inciso I do 1 do mesmo artigo [salvo se o dano for irreparvel: 1 Aceita a proposta pelo acusado e seu defensor, na presena do Juiz, este, recebendo a denncia, poder suspender o processo, submetendo o acusado a perodo de prova, sob as seguintes condies: I - reparao do dano, salvo impossibilidade de faz-lo]; II - na hiptese de o laudo de constatao comprovar no ter sido completa a reparao, o prazo de suspenso do processo ser prorrogado, at o perodo mximo previsto no artigo referido no caput [art. 89, Lei 9099], acrescido de mais um ano, com suspenso do prazo da prescrio; Esquema do que ocorre no fim do perodo de 2 a 4 anos: - houve reparao completa do dano ambiental: extinta a punibilidade. - no houve reparao completa do dano ambiental: juiz prorroga a suspenso do processo por mais 5 anos (prazo mximo de 4 anos + 1 ano), suspendendo-se nesse perodo a prescrio. III - no perodo de prorrogao, no se aplicaro as condies dos incisos II, III e IV do 1 do artigo mencionado no caput; - nesse perodo adicional de 5 anos, o ru no fica mais sujeito s condies do processo inerentes suspenso, estando apenas sujeito obrigao de reparar o dano. IV - findo o prazo de prorrogao [os 5 anos], proceder-se- lavratura de novo laudo de constatao de reparao do dano ambiental, podendo, conforme seu resultado, ser novamente prorrogado o perodo de suspenso, at o mximo previsto no inciso II deste artigo, observado o disposto no inciso III; - ao final desse prazo de 5 anos o juiz ordena a elaborao de novo laudo. Esquema do que ocorre no fim do perodo de 5 anos: - houve reparao completa do dano ambiental: extinta a punibilidade. - no houve reparao completa do dano ambiental: juiz pode: a) revogar a suspenso, retomando o processo ou; b) prorroga a suspenso do processo por mais 5 anos. V - esgotado o prazo mximo de prorrogao, a declarao de extino de punibilidade depender de laudo de constatao que comprove ter o acusado tomado as providncias necessrias reparao integral do dano. Se o juiz optar pela soluo b, ao final dos 5 anos ser feito novo laudo. Nesse novo laudo, a extino da punibilidade depender de prova de que houve a reparao do dano ou no houve a reparao, apesar de o acusado ter feito tudo o que podia para reparar (dano irreparvel). E se no houve a reparao e o acusado no fez tudo o que podia para reparar: o juiz revoga a suspenso e retoma o processo.

11
A suspenso condicional do processo est prevista no art. 89, Lei 9099, sendo mais um de seus institutos despenalizadores. Essa suspenso cabvel para todos os crimes, cuja pena mnima no supere 1 ano, no importando a pena mxima. Apesar de estar na Lei 9099, a suspenso condicional do processo se aplica a qualquer crime, cuja pena mnima no seja superior a 1 ano. Ex: furto, estelionato, etc. Mas a Lei 9605 limita a suspenso aos aos crimes de menor potencial ofensivo definidos
nesta Lei,

quando na verdade o instituto cabe para todo e qualquer crime.

Segundo a doutrina, houve erro material do legislador, que quis dizer na verdade aos crimes definidos nesta lei. Logo, a suspenso condicional do processo nos crimes ambientais segue a regra geral do art. 89, Lei 9099, sendo cabvel em todos os crimes ambientais, cuja pena mnima no supere 1 ano (Edis Milar, Antonio Scaranzi Fernandes, Cezar Roberto Bitencourt, Vladimir e Gilberto Passos de Freitas, Delmanto, entre outros).
ART. 89, LEI 9099 SUSCIS PROCESSUAL - pena mnima no superior a 1 ano. ART. 28 LEI 9605 - a punibilidade somente ser extinta se houver

- 2 a 4 anos de suspenso. - condies previstas no art. 89, 1, I a IV e 2, lei 9099. - cumpridas as condies, o juiz declara extinta a punibilidade.

reparao do dano ambiental, comprovada por laudo de constatao do dano ambiental (art. 28, I).

Prazo mximo de suspenso do processo nos crimes ambientais: 14 anos (perodo de 2 a 4 anos + prorrogao de 5 + prorrogao de 5). Crtica: dificuldade de se fazer uma instruo depois de 14 anos. 9605 CRIMES AMBIENTAIS EM ESPCIE:

PARTE ESPECIAL LEI

Princpio da insignificncia: possvel aplicar princpio da insignificncia em crime ambiental? 2 correntes: 1 corrente: no possvel, pois toda leso significante, na medida em que desequilibra o meio-ambiente como um todo. TRFs adotam essa posio (3 e 4 Regies). 2 corrente: possvel a aplicao do princpio da insignificncia em crime ambiental (STJ).
PRINCPIO. INSIGNIFICNCIA. PESCA. APETRECHO PROIBIDO. Consta da denncia que o paciente foi flagrado ao pescar em represa mediante a utilizao de uma rede de nylon, apetrecho de uso proibido. Vem da a imputao do crime previsto no art. 34, pargrafo nico, II, da Lei n. 9.605/1998. Anote-se que foram encontrados com ele apenas dois quilos de peixes de variadas espcies. Quanto a isso, v-se da norma incriminadora que se trata de

12
crime formal (crime de perigo abstrato), delito que prescinde de resultado danoso especfico (no caso, ao meio ambiente). Porm, apesar de no se desconhecer que o enquadramento da lei de crimes ambientais no ordenamento jurdico brasileiro ainda tema tormentoso a causar inmeras discusses jurdicas, sobretudo quanto configurao dos delitos penais nela insculpidos, chegando alguns a entender at que os princpios nela edificados, tais como os da preveno e da precauo, sobrepem-se aos prprios princpios penais de garantia ao cidado, destaca-se que a hiptese em apreo resolve-se mesmo pela pouca invaso naquilo que a sociedade, mediante o ordenamento jurdico, espera quanto proteo de sua existncia, visto que h um mnimo de probabilidade de a conduta do paciente atingir o bem jurdico tutelado na espcie, a fauna aqutica. Da no se hesitar em consignar a presena da insignificncia a ponto de, ao reconhecer a atipicidade material da conduta, conceder a ordem para trancar a ao penal por falta de justa causa. HC 93.859-SP, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 13/8/2009.

Crimes em espcie: Divididos em 5 captulos: I. crimes contra a fauna. II. crimes contra a flora. III. crimes de poluio. IV. crimes contra o ordenamento urbano e o patrimnio cultural. V. crimes contra a administrao ambiental. A lei ambiental, assim como a CF, est tutelando penalmente o meio-ambiente em sua acepo ampla: tutela MA natural, MA artificial (construdo pelo homem edificaes) e o MA cultural e histrico.
CRIMES CONTRA A FAUNA:

Fauna o conjunto de animais, terrestres e aquticos, que vivem em uma determinada regio. Todos os crimes contra a fauna esto concentrados na Lei 9605/98, exceto o crime previsto na Lei 7643/1987. Todos os crimes contra a fauna previstos em outras normas foram tacitamente revogados pela Lei 9605 (exceto o da Lei 7643/1987).

13

LEI N 7.643, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1987.


Probe a pesca de cetceo nas guas jurisdicionais brasileiras, e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1 Fica proibida a pesca, ou qualquer forma de molestamento intencional, de toda espcie de cetceo [baleia, golfinho] nas guas jurisdicionais brasileiras. Art. 2 A infrao ao disposto nesta lei ser punida com a pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos de recluso e multa de 50 (cinqenta) a 100 (cem) Obrigaes do Tesouro Nacional - OTN, com perda da embarcao em favor da Unio, em caso de reincidncia. Art. 3 O Poder Executivo regulamentar esta lei no prazo de 60 (sessenta) dias, contados de sua publicao. Art. 4 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 5 Revogam-se as disposies em contrrio. Braslia, 18 de dezembro de 1987; 166 da Independncia e 99 da Repblica.

Edis Milar e Luis Regis Prado entendem que esses crimes estariam revogados pela Lei 9605. STJ entende que o crime supra est em vigor. Ver deciso do STJ que pune jornalista do SBT que perseguiu baleia (STJ HC N 19.279 material de apoio). Competncia para julgamento: Segue a regra geral de competncia. A Smula 91/STJ dizia que os crimes contra a fauna eram de competncia da JF. Ocorre que essa smula foi cancelada em 2000. Art. 29, Lei 9605/98:
Art. 29. Matar, perseguir, caar, apanhar, utilizar [em espetculos de circo, por ex, sem a devida autorizao] espcimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria, sem a devida permisso, licena ou autorizao da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida [elemento normativo do tipo]: Pena - deteno de seis meses a um ano, e multa. 1 Incorre nas mesmas penas:

14
I - quem impede a procriao da fauna, sem licena, autorizao ou em desacordo com a obtida; II - quem modifica, danifica ou destri ninho, abrigo ou criadouro natural; III - quem vende, expe venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depsito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espcimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratria, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros no autorizados ou sem a devida permisso, licena ou autorizao da autoridade competente. 2 No caso de guarda domstica de espcie silvestre no considerada ameaada de extino, pode o juiz, considerando as circunstncias, deixar de aplicar a pena. 3 So espcimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes s espcies nativas [animais nacionais, no estrangeiros], migratrias e quaisquer outras, aquticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do territrio brasileiro, ou guas jurisdicionais brasileiras conceito de animais silvestres norma penal explicativa. Por conta da restrio final, h doutrina entendendo que esse tipo penal no protege os animais exticos (estrangeiros). 4 A pena aumentada de metade, se o crime praticado: I - contra espcie rara ou considerada ameaada de extino, ainda que somente no local da infrao; II - em perodo proibido caa; III - durante a noite; IV - com abuso de licena; V - em unidade de conservao; VI - com emprego de mtodos ou instrumentos capazes de provocar destruio em massa. 5 A pena aumentada at o triplo, se o crime decorre do exerccio de caa profissional. 6 As disposies deste artigo no se aplicam aos atos de pesca.

Bem jurdico protegido: somente a fauna silvestre, seja terrestre ou aqutica. Esse tipo penal no protege animais domsticos ou domesticados. Objeto material do crime: espcimes (1 exemplar da espcie) da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria. Elemento normativo do tipo: est na expresso sem a devida permisso, licena ou
autorizao da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida .

S haver crime se o

agente no detiver permisso, ou extrapolar seus limites.

15

Consumao e tentativa: A consumao se d com a prtica de qualquer das condutas do tipo (o simples fato de perseguir um animal crime). A tentativa possvel para a maior parte da doutrina, exceto para Delmanto, dada a pluralidade de ncleos verbais constante do caput. E se o agente mata/caa animal com arma de fogo ilegal? Aqui haver concurso entre o crime ambiental e o de porte ilegal de arma.
OBS:

o Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/03 art. 6, par 5) preconiza que os

moradores de reas rurais que necessitem da arma para caa de subsistncia devem obter o porte de caador junto PF ( 5o Aos residentes em reas rurais, que comprovem depender do
emprego de arma de fogo para prover sua subsistncia alimentar familiar, ser autorizado, na forma prevista no regulamento desta Lei, o porte de arma de fogo na categoria caador ).

Guarda domstica e perdo judicial art. 29, 2:


2 No caso de guarda domstica de espcie silvestre no considerada ameaada de extino, pode o juiz, considerando as circunstncias, deixar de aplicar a pena.

E a guarda domstica de animal silvestre? Se o animal no for ameaado de extino, o juiz pode deixar de aplicar a pena, concedendo perdo judicial considerando as circunstncias do caso concreto. Mas se o animal silvestre for ameaado de extino, no cabe perdo judicial e o fato de o animal ser ameaado de extino causa de aumento de pena ar. 29, 4, I. A lista dos animais ameaados de extino consta de atos normativos do IBAMA. Por essa razo, esse dispositivo norma penal em branco. Art. 29, 5: Crime que decorre do exerccio de caa profissional, exercida com habitualidade e inteno de lucro, tem sua pena aumentada at o triplo. Ex: caadores de jacar no Pantanal. A caa profissional proibida em todo o territrio nacional.

Art. 29, 6:

16
Esse dispositivo no se aplica aos atos de pesca. Aparente incoerncia com o 3 (que menciona espcies da fauna silvestre, aquticas e terrestres), pois os crimes de pesca esto tipificados nos arts. 34 a 36. Esse 6 se aplica na hiptese de o agente matar uma tartaruga marinha, por ex. Caso os ovos da tartaruga sejam vendidos, aplica-se o art. 29, III. Trfico internacional de peles e couros art. 30, Lei 9605/98:
Art. 30. Exportar para o exterior peles e couros de anfbios e rpteis em bruto, sem a autorizao da autoridade ambiental competente: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

S crime exportar para o estrangeiro. Lei pune o trfico internacional.


OBS:

a lei no pune a conduta de importar e o trfico interno! Qual crime caracterizado por

essas condutas? Art. 29, 1, III, supra ( 1 Incorre nas mesmas penas: ... III - quem vende,
expe venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depsito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espcimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratria, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros no autorizados ou sem a devida permisso, licena ou autorizao da autoridade competente).

Objeto material: somente peles e couros de anfbios e rpteis em bruto (em natura, sem estar industrializado ou transformado em objetos). E quem exporta uma bolsa com couro de jacar incorrer em qual crime? Tambm responde pelo crime previsto no art. 29, 1, III, supra. Elemento normativo: sem autorizao da autoridade competente. Art. 32, Lei 9605/98:
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domsticos ou domesticados, nativos ou exticos: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. 1 Incorre nas mesmas penas quem realiza experincia dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didticos ou cientficos, quando existirem recursos alternativos. 2 A pena aumentada de um sexto a um tero, se ocorre morte do animal.

17
Condutas: - ato de abuso ex: submeter o animal a trabalhos excessivos e transporte inadequado. - maus tratos causar sofrimento excessivo a animal. Neste tipo esto protegidos todos os animais, sejam silvestres, domsticos, domesticados, nativos ou exticos, nacionais ou estrangeiros. Quem mata um animal domstico responde por qual crime? O art. 32 no prev o verbo matar e o art. 29 no protege animal domstico. Mas, o crime o do art. 32, pois antes de matar o agente deve necessariamente ferir o animal (doutrina). Rinhas de galo, farra do boi, vaquejada, etc.: H uma minoria que entende que essas manifestaes populares estariam protegidas pelo direito cultura, garantido no art. 215, CF. Por conta disso, vrios Estados como RN, RJ e SC elaboraram leis estaduais regulamentando a rinha de galo (?!). Todas essas leis foram declaradas inconstitucionais por violao material ao art. 225, 1, VII, CF: 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder
Pblico: ... VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade.

Rodeios: Eles provocam abusos nos animais? Sim. O problema que existe uma lei federal Lei n 10519/2002 autorizando os rodeios no Brasil. Os arts. 3 e 4 exigem vrias providencias, a fim de evitar que os animais se submetam a sofrimento. Concluso: - se o rodeio for realizado em observncia a essa lei, trata-se de exerccio regular de direito. - se o rodeio for realizado em desconformidade com os requisitos dessa lei, trata-se de crime ambiental.
OBS:

em vrios Municpios de SP a Lei 10519/2002 foi declarada incidentalmente

inconstitucional (Ver Luiz Paulo Sirvinskas Tutela Penal do MA Ed. Saraiva). Mutilao de animais para fins estticos:

18
Ex: cortar rabo. A doutrina diz que no h crime, pois no h inteno especfica de matar ou submeter os animais a sofrimento (Vladimir e Gilberto Passos de Freitas e Nucci). Experincia dolorosa com animal vivo 1: a chamada vivisseco. Trata-se de crime, mesmo que para fins didticos ou cientficos, salvo se no houver outro recurso alternativo para o ensino, por ex. Caso no haja outro recurso cientfico ou didtico, a vivisseco pode ser feita de acordo com a Lei 11794/2008 (que regulamenta o uso de animais em experincia passa a ser obrigatrio o uso de anestsicos), que revogou a Lei 6638/1979. Crimes de pesca arts. 34 a 36, Lei 9605:
Art. 34. Pescar em perodo no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por rgo competente: - pesca proibida Pena - deteno de um ano a trs anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Pargrafo nico. Incorre nas mesmas penas quem: - figuras equiparadas I - pesca espcies que devam ser preservadas ou espcimes com tamanhos inferiores aos permitidos; - esses tamanhos e espcies so definidos em atos normativos II - pesca quantidades superiores s permitidas [ocorre muito na pesca do camaro], ou mediante a utilizao de aparelhos, petrechos, tcnicas e mtodos no permitidos [ex: redes de arrasto com sensor, espinhel, etc.]; III - transporta, comercializa, beneficia ou industrializa espcimes provenientes da coleta, apanha e pesca proibidas. no pune o pescador Art. 35. Pescar mediante a utilizao de: I - explosivos ou substncias que, em contato com a gua, produzam efeito semelhante [efeitos explosivos]; II - substncias txicas, ou outro meio proibido pela autoridade competente: Pena - recluso de um ano a cinco anos. Art. 36. Para os efeitos desta Lei, considera-se pesca todo ato TENDENTE a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espcimes dos grupos dos peixes, crustceos, moluscos e vegetais hidrbios, suscetveis ou no de aproveitamento econmico, ressalvadas as espcies ameaadas de extino, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

19
O indivduo que arma uma rede em local interditado ou perodo proibido e no pesca nada: ele cometeu o crime do art. 34, pois cometeu ato tendente a retirar peixe. Ver conceito de pesca do art. 36, supra, que norma penal explicativa. Portanto pescar, juridicamente falando, no apanhar efetivamente o peixe, mas sim praticar um ato tendente a retirada. Esse tambm o entendimento tranqilo da doutrina e da jurisprudncia. Nucci: somente se configura o crime se houver a efetiva apanha do animal. Trata-se de entendimento isolado. Qual o perodo de proibio da pesca? Havia lei que proibia a pesca em todo territrio nacional de 1.10 a 30.01 (Lei 7679/1988). Essa lei foi revogada por reivindicao de pescadores, que alegaram que a piracema no ocorre na mesma poca em todo o pas. Logo, hoje os perodos so definidos em atos normativos, geralmente portarias conjuntas do IBAMA e de rgos estaduais. Pescar em local interditado por rgo competente : somente haver o crime se o local estiver interditado por rgo competente integrante do SISNAMA. STJ: a CEMIG interditou local de pesca prximo a uma hidreltrica. Algum pescou nesse local e foi denunciado pelo crime. O STJ trancou a ao por no ser a CEMIG rgo competente para promover a interdio da pesca, sendo a pesca realizada fato atpico. Ver HC 42528/MG. Esse crime punido na forma dolosa se o indivduo no sabe que o local interditado ou a poca proibida no h crime. Essas proibies devem integrar o dolo do agente. Figuras equiparadas: A pesca do art. 34, caput a pesca proibida. As figuras equiparadas esto no art. 34, pargrafo nico, I a III. Causas excludentes de ilicitude nos crimes contra a fauna art. 37:
Art. 37. No crime o abate de animal, quando realizado: I - em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua famlia; II - para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ao predatria ou destruidora de animais, desde que legal e expressamente autorizado pela autoridade competente; - abater animal predatrio ou destruidor com autorizao no crime.

20
III (VETADO) IV - por ser nocivo o animal, desde que assim caracterizado pelo rgo competente.

CRIMES CONTRA A FLORA:

Segundo Edis Milar, flora a totalidade das espcies vegetais de uma determinada regio, sem qualquer expresso de importncia individual. Compreende tambm as algas e fitoplnctons marinhos flutuantes. As infraes contra a flora eram contravenes previstas no art. 26 do Cdigo Florestal (Lei 4771/1965, art. 26, letras a a q). Com a Lei 9605 somente permaneceram em vigor as contravenes penais previstas na Lei 4771/1965 no art. 26, letras: - e: fazer fogo por qualquer modo em florestas e demais formas de vegetao sem tomar precaues adequadas. ex: fazer fogueira. Obviamente, uma queimada crime, - j: deixar de restituir autoridade, licenas extintas pelo decurso do prazo ou pela entrega ao
consumidor dos produtos procedentes de florestas.

- l: empregar, como combustvel, produtos florestais ou hulha, sem uso de dispositivo que impea a
difuso de fagulhas, suscetveis de provocar incndios nas florestas .

- m: soltar animais ou no tomar precaues necessrias para que o animal de sua propriedade
no penetre em florestas sujeitas a regime especial.

As demais contravenes foram tacitamente revogadas, passando a ser crime da Lei 9605. Art. 38:
Art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservao permanente , mesmo que em formao, ou utiliz-la com infringncia das normas de proteo: Pena - deteno, de um a trs anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Pargrafo nico. Se o crime for culposo, a pena ser reduzida metade. Art. 38-A. Destruir ou danificar vegetao primria ou secundria, em estgio avanado ou mdio de regenerao, do Bioma Mata Atlntica, ou utiliz-la com infringncia das normas de proteo: (Includo pela Lei n 11.428, de 2006). Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. (Includo pela Lei n 11.428, de 2006). Pargrafo nico. Se o crime for culposo, a pena ser reduzida metade. (Includo pela Lei n 11.428, de 2006).

21

3 condutas: - destruir: aniquilar, fazer desaparecer. - danificar: causar danos sem aniquilar. - utilizar ilegalmente, infringindo normas de proteo. Objeto material: apenas as florestas de preservao permanente adulta ou em formao e no qualquer floresta. Florestas so grandes extenses de terra, cobertas por rvores de grande porte. No inclui vegetaes rasteiras (conceito doutrinrio e constante de julgado do STJ: REsp 783652). A sua caracterstica principal so as rvores de grande porte. J floresta de preservao permanente espcie do gnero rea de preservao permanente. So todas aquelas constantes do rol do art. 2 do Cdigo Florestal (Lei 4771/1965) e todas que sejam declaradas pelo poder pblico (federal, estadual, municipal ou distrital) como de preservao permanente (art. 3, Lei 4771/1965). Florestas das nascentes de rios: tambm so de preservao permanente Lei 7754/1989. Florestas situadas em reas indgenas: tambm so de preservao permanente art. 3, 2, Lei 4771/1965. Florestas artificiais: so aquelas produto de florestamento ou reflorestamento pelo homem. Elas podem ser declaradas como APPs. Elemento subjetivo do art. 38 o dolo ou culpa ver pargrafo nico. Art. 39: Cortar rvores em florestas de preservao permanente configura o crime do art. 39:
Art. 39. Cortar rvores em floresta considerada de preservao permanente, sem permisso da autoridade competente: Pena - deteno, de um a trs anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

22
Aplica-se todas as consideraes supra, pois houve apenas a mudana do verbo. O objeto material e o elemento normativo so os mesmos do art. 38.

COMPETNCIA. CRIME AMBIENTAL. A Seo decidiu que compete ao juizado especial federal processar e julgar crime ambiental (art. 39 da Lei n. 9.605/1998) decorrente do corte de rvores (palmito) em floresta de preservao permanente sem autorizao do IBAMA, que administra o Parque Nacional de Itatiaia, por ser rea particular vizinha unidade de conservao (art. 9 da Lei n. 4.771/1965). Precedente citado: CC 89.811-SC, DJe 3/4/2008. CC 92.722-RJ, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 24/3/2010.

Perguntas: 1. crime cometido em parque nacional competncia da JF. 2. crimes cometidos em unidades de conservao (Lei 9985 SNUC): a competncia ser da JF ou da JE, a depender da rea.
STJ, HC 116088 12/11/2010 - 09h03 DECISO Crime ambiental permanente se ocupao irregular impede a regenerao da rea verde O crime ambiental de ocupao irregular de rea verde, mesmo gerando efeitos imediatos, pode ser considerado como crime permanente se a ocupao impede a regenerao natural do terreno. Essa foi a posio da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ), ao julgar habeas corpus de um morador de Braslia (DF) contra condenao por degradao de rea pblica invadida no Lago Sul, bairro nobre da capital. A invaso ocorreu em dezembro de 1996, quando o ru cercou rea verde pblica para construo de quadra de areia e campo de futebol. O crime ocorreu antes da publicao da Lei de Crimes Ambientais (Lei n. 9.605/1998) e da criao de reserva ambiental englobando o terreno, em 2001. Entretanto, o invasor foi condenado a seis meses de priso em regime aberto pela ocupao irregular de rea pblica (artigo 20 da Lei n. 4.947/1966) e a um ano de recluso pela violao do artigo 48 da Lei n. 9.605/98, que define o delito de impedir ou dificultar a regenerao de florestas e outras vegetaes nativas. A defesa do invasor impetrou habeas corpus no Tribunal de Justia do Distrito Federal e dos Territrios (TJDFT), com a alegao de que a conduta era atpica, pois quando ocorreu o suposto delito ainda no havia lei definindo-o. Tambm afirmou que a possibilidade de punio j estaria prescrita, pois o crime seria instantneo de efeitos permanentes, e o prazo previsto na lei j teria sido excedido. O TJDFT no admitiu o recurso, mas, posteriormente, por ordem do prprio STJ, analisou a questo. Considerou-se que a acusao do artigo 48 da Lei n. 9.605/98 no estaria prescrita, mas, quanto acusao de ocupao de rea irregular, esta foi considerada conduta atpica. Isso porque a Lei n. 4.967/1966 no especificaria reas pblicas do Distrito Federal.

23
No habeas corpus impetrado ao STJ, a defesa voltou a afirmar que a conduta do ru seria atpica e pediu o trancamento da ao com base no artigo 48 da Lei n. 9.605/98, j que a conduta ocorreu antes da publicao da Lei de Crimes Ambientais. No seu voto, a ministra Laurita Vaz apontou serem incontroversos tanto o dano ambiental quanto a invaso de rea pblica. Tambm apontou no ser relevante se, quando a vegetao foi retirada, a rea ainda no era considerada de preservao. O que tipificaria a conduta como delituosa seria o fato de a ocupao da rea impedir a recuperao da flora local. O paciente ocorre em crime permanente, at mesmo porque um campo de futebol gramado e uma quadra de vlei de areia, por certo, demandam manuteno constante, justamente para impedir a regenerao natural da mata, esclareceu a relatora. A ministra afirmou que o invasor poderia fazer parar o delito a qualquer momento, bastava retirar a cerca que anexa seu terreno rea pblica de preservao invadida quando foi notificado para tanto, e assim no o fez. A conduta narrada, portanto, amolda-se definio de crime permanente em face da natureza duradoura da consumao. A ministra destacou que, em casos de crime permanente, o prazo de prescrio s passa a contar da interrupo do delito. No caso, o ru continuava impedindo a regenerao ambiental. E justamente por se tratar de crime permanente, conforme Smula 711 do Supremo Tribunal Federal (STF), incide a lei mais grave no caso a Lei de Crimes Ambientais , ainda que no fosse vigente poca da invaso da rea.

Vous aimerez peut-être aussi