Vous êtes sur la page 1sur 7

1. O BRASIL E O PROTESTANTISMO ANTES DA CHEGADA DO DR. KALLEY.

possvel afirmar que histria a narrao de fatos relevantes para algum grupo social, logo perceptvel aos historiadores que a histria semelhante a blocos que se sobre pem e se movimentam lentamente e so percebidos de modos e formas diferentes, dependendo do lado do bloco que se est olhando. Cada fato histrico sempre antecedido por muitos fatos histricos, este o objetivo do presente captulo, apresentar os antecedentes histricos da relao Brasil e protestantismo, anteriores ao bloco Kalley da histria protestante brasileira, para tanto o mesmo ser divido em trs partes, a saber, at 1654, de 1654 a 1808 e de 1808 a 1855.

1.1 Contatos protestantes ocasionais de 1500 a 1654. Os livros de histria do ensino fundamental transmitem as crianas que o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500 pelo velejador portugus Pedro lvares Cabral, no entanto fato que em 1494 o papa Alexandre VI dividiu o que hoje conhecido como continente Americano, entre o reino de Portugal e o reino da Espanha, logo tanto Portugal como Espanha j conheciam as terras. O reino de Portugal sempre teve uma fortssima ligao com o catolicismo, tendo sido reconhecido como estado primeiramente pelo papa antes de alcanar a sua independncia da Espanha, o catolicismo sempre fez parte da nacionalidade portuguesa aponto de em determinados momentos da historia, um cidado portugus que no fosse catlico, estava sujeito as mesmas penalidades que um traidor da ptria portuguesa, este fato faz com que a terra de Pindamona ou Terra

das Palmeiras1, assim da chegada de Cabral fosse imediatamente chamada de Ilha de Vera Cruz, no entanto passvel de afirmao que a gnesis brasileira Catlica Apostlica Romana. O historiador Carl J. Hahn divide o perodo da historia religiosa brasileira de 1500 a 1654, em trs partes2, a saber, primeiramente, protestantes ocasionais como soldados, marinheiros, caadores de fortuna, exilados polticos, nufragos e etc, isto at 1554, no segundo perodo, a tentativa francesa de colonizao que compreende os anos de 1555 a 1560 e o terceiro perodo, composto da tentativa holandesa de colonizao que compreende os anos de 1630 a 1654. A seguir a uma breve exposio destes trs perodos:

A) Protestantes ocasionais como soldados, marinheiros, caadores de fortuna, exilados polticos, nufragos e etc. Nas primeiras dcadas do sculo XVI o reino de Portugal estava concentrado em contabilizar os altssimos lucros conquistados com a explorao das especiarias das suas colnias principalmente o que procedia da ndia em virtude disto a Ilha de Vera Cruz era apenas mais uma possesso perdida em algum canto do mundo que fazia parte do imprio portugus, por isso houve apenas algumas expedies foram enviadas para o Brasil, alm de alguns exilados polticos e alguns caadores de fortunas, da mesma forma foram rarssimos os contatos protestantes com o Brasil. O historiador Carl J. Hahn em seu livro Historia do Culto Protestante no Brasil, cita apenas trs contatos3 antes da chegada dos Huguenotes no Rio de Janeiro, um foi com Ulrico Schidel, outro com Heliodoro Eobano, que foi gerente e guarda livros de um engenho acar no sul do pas, e o outro com Hans Staden que chegou a
1 2

Nome que os ndios davam ao Brasil antes da chegada de Cabral. Historia do Culto Protestante no Brasil, Carl Joseph Hahn, So Paulo, 1989, Aste, pg 36. 3 Idem 2, pg 59.

publicar as suas aventuras no Brasil, Hahn conta uma historia interessantssima sobre a estadia de Staden no Brasil, a seguir est na integra est historia. Hans Stadeen foi capturado pelos tupinanbs, tribo selvagem praticante do canibalismo.

Enquanto ferido e na expectativa do que lhe parecia a morte certa, registra ele, orava e cantava o salmo 130 na verso de Lutero Aus tiefer Noth achrei ich zu dir. Os selvagens, aparentemente encantados com seus cnticos, postergaram sua morte para ouvir mais e entender o significado. Antes de ser capturado Staden havia aprendido a lngua dos ndios e era capaz de explicar-lhes o sentido do Evangelho e ensinar-lhes outros Salmos e oraes4.. Hahn acredita que muitos outros protestantes cantaram os hinos de Lutero pelas terras brasileiras. Do mesmo modo que a partir de 1532 o Brasil passou a ter mais importncia para Portugal, por causa dos lucros do pau-brasil, em 1555 ocorreu um importante contato protestante.

B) Tentativa francesa de colonizao de 1555 a 1567. Em 1555 o Brasil j rendia bons lucros a Portugal, o pas j estava dividido em doze capitanias e em 1549 chegaram os primeiros Jesutas 5, juntamente com um governador geral, (Tom de Souza) e a Bahia havia sido escolhida como capital.
4 5

Idem 2, pg. 59 Companhia religiosa militar a servio da igreja Catlica e submissa ao papa.

Durante a quinta dcada do sculo XVI os Huguenotes estavam sendo duramente perseguidos na Frana, um almirante huguenote chamado Gaspar de Coligny conseguiu convencer o rei Henrique II que o Brasil seria um asilo para os protestantes, os huguenotes e o reformador Joo Calvino enxergavam o Brasil como um desafio missionrio, somaram-se a estes ingredientes o fato de um vicealmirante chamado Nicolau Durand de Villegaignon desejar fazer furtuna no novo mundo. O rei Henrique II deu a expedio dois navios armados e mais dez mil libras, alm de alguns arteses e alguns criminosos para o trabalho forado, com todos estes ingredientes a expedio parte de Havre a 15 de julho de 1555 chegando ao Rio de Janeiro em 10 de novembro de 1555, em 7 de maro de 1557 uma nova expedio chegou trazendo trezentas pessoas dentre eles dois pastores pertencentes a Igreja Reformada da Frana, a partir deste momento comearam os problemas que impediram o intento da formao de uma colnia francesa no Brasil. Quando da realizao da primeira ceia protestante em solo brasileiro, os dois pastores realizaram a celebrao nos moldes da simplicidade da Igreja Reformada da Frana, o vice-almirante e responsvel pela colnia Villegaignon, Joo Cointac que haviam declarado concordar com os smbolos da Igreja Reformada da Frana e negado os smbolos do catolicismo Romano, no concordaram com a simplicidade da celebrao, por falta de ornamentos adequados. Os pastores no concordaram em celebrar a ceia de outra forma e ainda lembraram os colonos que a colnia seria regida pelos ensinos reformados de Genebra. Villegaignon proibiu as reunies, um dos pastores voltaram para a Frana e muitos colonos decidiram voltar para a sua terra devido a grandiosidade das

tenses, fato relevante que Villegaignon matou trs Huguenotes que precisaram voltar quando um navio estava afundando, quando chegaram em terra foram capturados e estrangulados por ele. Por fim em 1567 foram expulsos do Brasil os ltimos franceses6.

C) Tentativa holandesa de colonizao de 1630 a 1654. Em 1580 o rei-cardeal D. Henrique morreu sem deixar herdeiros ao trono, o rei da Espanha Felipe II, que era filho de uma portuguesa invadiu Portugal e se tornou rei das duas naes. Depois da tentativa francesa de uma colnia no Brasil somente em 1630 houve um novo contato com os protestantes e este contato aconteceu com os protestantes da Igreja Reformada da Holanda, contato este que ocorreu fundamentalmente por questes polticas, a saber, a Holanda estava em guerra com a Espanha a muitos anos e em 1621 eles criaram a Companhia Holandesa das ndias Ocidentais que tinha como principal alvo tomar o Brasil dos portugueses. O ataque ao Brasil comeou em 1624 e em 1630 Olinda e Recife j pertenciam aos holandeses, e assim sucessivamente longas faixas de terra foram sendo tomadas. Em 1640 os portugueses com a ajuda dos holandeses conseguiram a liberdade de Portugal, mas j em 1642 Portugal retornou uma antiga aliana que tinha com a Inglaterra, pas que a Holanda estava em guerra ao mesmo tempo em que guerreava com a Espanha e alm de estar a ponto de entrar em guerra com a Frana, devido a tantas guerras simultneas os holandeses decidiram deixar o Brasil e levar toda a tcnica que haviam trazido para o pas.

Idem 2 paginas 59, 60 e 61.

Durante os vinte e quatros anos em que estiveram no Brasil os holandeses desenvolveram as cidades, trouxeram novas tcnicas agrcolas e a Igreja Reformada da Holanda realizou um grande trabalho tendo vrios pastores, missionrios entre os ndios, ministros leigos, formou presbitrios e at dois snodos. fato relevante que nas terras ocupadas pelos holandeses havia liberdade religiosa, liberdade est que foi extinta com a retirada dos mesmos do pas 7.

1.2 Era das trevas de 1654 a 1808. At 1750, mais Jesutas foram enviados para o Brasil e outras ordens chegaram ao pais, e cada vez mais o poder estava em mo dos Jesutas, durante este perodo o Brasil ficou completamente isolado do mundo e no ocorreram contatos com os protestantes. A partir de 1750 o rei de portugual D. Jos I, escolheu como primeiro ministro o Marqus de Pombal, a partir deste momento teve inicio a revoluo Pombalina, com forte influencia do iluminismo, Os Jesutas foram expulsos de Portugal e do Brasil, em 1763 a capital mudou-se da Bahia para o Rio de Janeiro e um novo sistema de justia foi implantado. Com a reforma pombalina a educao e a cultura ganharam grande impulso em Portugal e brasileiros comearam a ir estudar em Portugal retornando com idias

revolucionares. Um novo bloco histria comea a se iniciar.

1.3 Abertura inicial ao protestantismo. Em 1807 Frana e Inglaterra travavam uma guerra ferrenha, e Napoleo ordenou o bloqueio de todos os portos aos ingleses, inclusive os portos portugueses, mas Portugal tinha vrios acordos com os ingleses e decidiram no se curvar a
7

Idem 2 paginas 39, 62 e 63.

Napoleo, em novembro de 1807 os franceses invadiram Portugal e em 27 de novembro a corte portuguesa fugiu em quarenta navios protegidos por oito navios de guerra ingleses, no outro dia Lisboa foi tomada pelos franceses. Estes acontecimentos mudaram completamente a histria da colnia esquecida por Portugal que apenas era explorada. Em 28 de janeiro de 1808 assim que chegou no Brasil D. Joo mandou abrir os portos brasileiros a todas as naes amigas isto significa a Inglaterra, era o preo pela proteo Inglesa, neste mesmo ano um decreto concedeu aos estrangeiros os mesmo direitos as terras que os vassalos portugueses tinham. Em 1810 o Brasil firmou um tratado com a Inglaterra que praticamente transformava o Brasil em colnia Inglesa, o Brasil foi obrigado a eliminar o trafico de escravos e permitir a construo de igrejas no catlicas, assegurando a liberdade de culto, desde que as igrejas no possussem forma externa de templos, em funo deste tratado o prncipe regente precisou criar condies para que imigrantes de outros paises viessem para o Brasil8.

Robert Reid Kalley Mdico, Missionrio e Profeta, Douglas N. Cardoso, 2001, So Paulo, Edio do Autor, pg. 37.

Vous aimerez peut-être aussi