Vous êtes sur la page 1sur 10

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 712.566 - RJ (2004/0180930-0) RELATORA RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRA NANCY ANDRIGHI ESPAL REPRESENTAES E CONTA PRPRIA LTDA GUILHERME STUSSI NEVES E OUTROS WILHELM FETTE GMBH JOS EDUARDO COELHO BRANCO JUNQUEIRA FERRAZ E OUTROS EMENTA

Processual civil. Recurso especial. Clusula arbitral. Lei de Arbitragem. Aplicao imediata. Extino do processo sem julgamento de mrito. Contrato internacional. Protocolo de Genebra de 1923. - Com a alterao do art. 267, VII, do CPC pela Lei de Arbitragem, a pactuao tanto do compromisso como da clusula arbitral passou a ser considerada hiptese de extino do processo sem julgamento do mrito. - Impe-se a extino do processo sem julgamento do mrito se, quando invocada a existncia de clusula arbitral, j vigorava a Lei de Arbitragem, ainda que o contrato tenha sido celebrado em data anterior sua vigncia, pois, as normas processuais tm aplicao imediata. - Pelo Protocolo de Genebra de 1923, subscrito pelo Brasil, a eleio de compromisso ou clusula arbitral imprime s partes contratantes a obrigao de submeter eventuais conflitos arbitragem, ficando afastada a soluo judicial. - Nos contratos internacionais, devem prevalecer os princpios gerais de direito internacional em detrimento da normatizao especfica de cada pas, o que justifica a anlise da clusula arbitral sob a tica do Protocolo de Genebra de 1923. Precedentes. Recurso especial parcialmente conhecido e improvido. ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da TERCEIRA TURMA do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas constantes dos autos, por unanimidade, conhecer em parte o recurso especial e, nessa parte, negar-lhe provimento, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora. Os Srs. Ministros Humberto Gomes de Barros, Ari Pargendler e Carlos Alberto Menezes Direito votaram com a Sra. Ministra Relatora. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Castro Filho. Ausente, ocasionalmente, o Sr. Ministro Ari Pargendler. Braslia (DF), 18 de agosto de 2005 (data do julgamento).

MINISTRA NANCY ANDRIGHI Relatora

Documento: 569986 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 05/09/2005

Pgina 1 de 10

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 712.566 - RJ (2004/0180930-0) RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : ESPAL REPRESENTAES E CONTA PRPRIA LTDA GUILHERME STUSSI NEVES E OUTROS WILHELM FETTE GMBH JOS EDUARDO COELHO BRANCO JUNQUEIRA FERRAZ E OUTROS RELATRIO

RELATORA: MINISTRA NANCY ANDRIGHI

Cuida-se

do

recurso

especial

interposto

por

ESPAL

REPRESENTAES E CONTA PRPRIA LTDA, com fundamento nas alneas "a" e "c" do permissivo constitucional. As partes celebraram contrato de representao comercial (fls. 154/159) em outubro de 1955, pelo qual a recorrente, empresa brasileira, teria exclusividade na venda dos equipamentos farmacuticos produzidos pela recorrida, WILHELM FETTE
GMBH, empresa alem. Naquela oportunidade, convencionaram que "todas as dvidas

oriundas deste contrato sero dirimidas por um ou mais juzes arbitrais da Cmara de Comrcio Internacional de Paris, pelo direito alemo, at sua soluo final" . Posteriormente, firmaram acordo (fls. 162/164), pactuando a resciso do contrato de representao e estabelecendo clusula de quitao geral. Nesta oportunidade, a empresa recorrida pagou recorrente certa quantia, em carter de indenizao definitiva. Em setembro de 2001, a recorrente, ento, ajuizou ao de conhecimento com pedido de antecipao de tutela em desfavor da recorrida, objetivando em sntese: (i) declarao de nulidade da clusula de quitao geral constante no termo de resciso contratual celebrado entre as partes e (ii) indenizao por danos materiais consubstanciados, principalmente, nas comisses que deveria ter recebido pelas vendas de produtos comercializados pela recorrida. O i. juiz s fls. 107/109, entre outras medidas, rejeitou preliminar de conveno de arbitragem suscitada pela recorrida, entendendo no ser de observncia obrigatria a clusula arbitral convencionada antes da entrada em vigor da Lei 9.307/96.
Documento: 569986 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 05/09/2005 Pgina 2 de 10

Superior Tribunal de Justia


Interposto agravo de instrumento pela recorrida, o Tribunal de Justia do Rio de Janeiro lhe deu provimento, nos termos do acrdo assim ementado:
"Agravo de instrumento. Ao de cobrana de comisses decorrentes de contrato internacional de representao comercial firmado por entes jurdicos de direito privado. Existncia de clusula de compromisso arbitral no pacto. Desconsiderao da clusula, aceitando-se o processamento da lide perante a Justia Comum Estadual, onde a ao foi proposta. Inconformao da demandada, empresa sediada na Alemanha. A clusula compromissria, como conveno entres as partes, obrigatria. Se a lei alcanar os efeitos futuros de contratos celebrados anteriormente a ela, ser esse lei retroativa (retroatividade mnima) porque vai interferir na clusula (art. 5, XXXVI, da CF). As disposies processuais da Lei 9307/96 tm incidncia imediata nos casos pendentes de julgamento. A clusula arbitral tem o efeito de afastar a competncia do Judicirio para decidir a controvrsia nascida do contrato. A utilizao do processo de conhecimento, havendo conveno quanto ao uso da arbitragem, torna invivel o objetivo da requerente da ao. Agravo provido. Desconstituio da deciso e julgamento pela extino do processo sem exame de mrito, com fulcro no art. 267, VII, do CPC" (fls. 167).

Rejeitados os embargos de declarao, a recorrente interps o presente recurso especial, alegando, em sntese: a) violao ao art. 535 do CPC; b) ofensa ao art. 39 da Lei 4.886/65, sustentando ser absoluta a competncia da justia comum para julgar controvrsias que surgirem entre representante e representado, e ao art. 10, IV da Lei de Arbitragem, por considerar nula a clusula compromissria que no indicou o lugar em que seria proferida a sentena arbitral; c) dissdio jurisprudencial, alando a paradigma julgados deste Tribunal que teriam decidido pela inaplicabilidade da Lei 9.307/96 a contratos celebrados antes do prazo estabelecido em seu art. 43. o relatrio.

Documento: 569986 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 05/09/2005

Pgina 3 de 10

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 712.566 - RJ (2004/0180930-0) VOTO RELATORA: MINISTRA NANCY ANDRIGHI

a) Da alegada violao ao art. 535 do CPC A fundamentao apresentada pela recorrente, neste ponto, foi insuficiente, no permitindo a exata compreenso da controvrsia. Embora tenha sustentado ofensa ao art. 535 do CPC, deixou de apontar expressamente omisso, contradio ou obscuridade no acrdo recorrido, tendo apenas alegado que em suas contra razes teria abordado "diversos aspectos alm daquele inserido no decisum questionado - cujo prestgio consta especificamente nos itens 53 a 57" . Tem incidncia, portanto, a Smula 284/STF. Contudo, ainda que superado este bice, constata-se que a questo ventilada pela recorrente nos itens 53 a 57 de suas contra razes (fls. 136) facultatividade da clusula arbitral - foi efetivamente discutida pelo Tribunal de origem, o que demonstra o acerto da rejeio dos embargos de declarao interpostos.

b) Da competncia para julgar controvrsia entre representante e representado e da nulidade da clusula arbitral - arts. 39 da Lei 4.886/65 e 10, IV da Lei 9.307/96 A nica questo debatida pelo Tribunal de origem diz respeito obrigatoriedade da clusula arbitral estabelecida em contrato celebrado em data anterior entrada em vigor da Lei de Arbitragem. No houve discusso sobre a eventual aplicao da regra estabelecida no art. 39 da Lei 4.886/65 e nem sobre a alegada nulidade da clusula compromissria por no ter indicado o lugar em que seria proferida sentena arbitral. Ausente, portanto, o requisito indispensvel do prequestionamento, o que prejudica a anlise deste ponto do recurso especial.

c) Da incidncia da clusula arbitral convencionada antes da


Documento: 569986 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 05/09/2005 Pgina 4 de 10

Superior Tribunal de Justia


vigncia da Lei de Arbitragem - dissdio jurisprudencial

O cerne da controvrsia saber se a clusula arbitral convencionada antes da entrada em vigor da Lei de Arbitragem tem incidncia obrigatria, afastando a possibilidade de soluo judicial do conflito. O Tribunal de Justia do Rio de Janeiro entendeu que a Lei 9.307/96, em razo de sua retroatividade mnima, teria legitimado a disposio contratual que previu a clusula arbitral. Ainda, considerou que "o processo judicial, que vai analisar o devido cumprimento do contrato e a sua resoluo, estabeleceu-se no ano de 2001, quando j vigorava o CPC de 1973, o qual deve ser observado e determina a extino do feito sem exame de mrito" . A recorrente defende que a clusula arbitral, firmada antes da Lei de Arbitragem, no tem incidncia obrigatria e alou a paradigma, para demonstrar o invocado dissdio jurisprudencial, entre outros, o Resp 238174, da relatoria do e. Min. Antnio de Pdua Ribeiro, pub. no DJ de 16.06.2003, assim ementado:

"Direito Civil e Direito Processual Civil. Contrato. Clusula compromissria. Lei n 9.307/96. Irretroatividade. I - A Lei n 9.307/96, sejam considerados os dispositivos de direito material, sejam os de direito processual, no pode retroagir para atingir os efeitos do negcio jurdico perfeito. No se aplica, pois, aos contratos celebrados antes do prazo de seu art. 43. II - Recurso especial conhecido, mas desprovido".

Demonstrada de forma adequada a divergncia jurisprudencial, necessrio fazer um retrospecto da arbitragem no direito brasileiro e internacional. At o advento da Lei 9.307/96, no Brasil, distinguia-se, clusula arbitral de compromisso arbitral. A clusula arbitral era considerada apenas inteno de solucionar conflito por meio da arbitragem e sua inobservncia no permitia a execuo especfica da obrigao de fazer, cabendo apenas a possibilidade do lesado pleitear eventuais perdas e danos.
Documento: 569986 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 05/09/2005 Pgina 5 de 10

Superior Tribunal de Justia


Uma das maiores inovaes da Lei de Arbitragem foi imprimir fora cogente clusula arbitral. Com a alterao do inc. VII do art. 267 do CPC, a expresso "compromisso arbitral" foi substituda por "conveno de arbitragem" e, dessa forma, a eleio de clusula arbitral passou a configurar uma das causas para extino do processo sem julgamento do mrito, afastando, obrigatoriamente, a soluo judicial do conflito. Entretanto, no direito internacional, desde 1923, com a celebrao do Protocolo de Genebra, j no se fazia distino, em relao ao efeito coativo, entre clusula e compromisso arbitral. Confira-se uma das disposies estabelecidas no referido Protocolo de Genebra, que foi aprovado pelo Brasil por meio do Decreto n 21.187/32:

"Cada um dos Estados contratante reconhece a validade, entre partes submetidas respectivamente jurisdio de Estados contratantes diferentes, de compromissos ou da clusula compromissria pela qual as partes num contrato se obrigam, em matria comercial ou em qualquer outra suscetvel de ser resolvida por meio da arbitragem por compromisso, a submeter, no todo ou em parte, as divergncias, que possam resultar de tal contrato (...)".

Com estas consideraes e ressaltando que, na hiptese sob julgamento, as partes elegeram a clusula arbitral em contrato celebrado em 1955, portanto, antes da entrada em vigor da Lei 9.307/96, aponta-se dois caminhos possveis para solucionar a controvrsia em discusso: (i) analisar a possibilidade de aplicao das inovaes processuais trazidas com a Lei de Arbitragem e (2) debater a viabilidade da incidncia das regras estabelecidas pelo Protocolo de Genebra de 1923.

(i) Da aplicao das inovaes processuais trazidas com a Lei


Documento: 569986 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 05/09/2005 Pgina 6 de 10

Superior Tribunal de Justia


9.307/96 O ponto central da discusso saber se a existncia de clusula arbitral, firmada em contrato celebrado antes da vigncia da Lei de Arbitragem, causa de extino do processo sem julgamento de mrito. No obstante seja razovel considerar que algumas regras relativas arbitragem tem natureza substantiva, preciso reconhecer que so eminentemente processuais as normas que regem os efeitos da clusula compromissria. O art. 41 da Lei de Arbitragem modificou a redao dos arts. 267, VII; 301, IX e 584, III do CPC, portanto, imprimiu novo regramento processual arbitragem, estabelecendo, por exemplo, a possibilidade do ru, em preliminar de contestao, argir a existncia de clusula arbitral e requerer a extino do processo sem julgamento do mrito. Dessa forma, considerando a indiscutvel eficcia imediata das normas processuais, para definir a possibilidade de aplicao das inovaes inseridas no CPC pela Lei 9.307/96, preciso verificar, em cada processo, quando foi invocada a conveno de arbitragem. Na hiptese sob julgamento, a ao foi proposta em 2001, em conseqncia, quando a recorrida argiu, em preliminar de contestao, a existncia de clusula arbitral, o regramento processual que estava em vigor determinava a extino do processo sem julgamento do mrito em razo da existncia de conveno de arbitragem (art. 267, VII do CPC). Assim, torna-se imperioso afastar a soluo judicial do conflito existente entre as partes para que prevalea a arbitragem convencionada. Ainda, para corroborar, relevante transcrever os comentrios do professor Carlos Alberto Carmona, em sua obra Arbitragem e Processo:
"Considerando que a Lei de Arbitragem tem cunho processual (especialmente quando disciplina os efeitos dos negcios jurdicos processuais, como no caso do compromisso e da clusula), a nova Lei atinge em cheio convenes arbitrais celebradas anteriormente sua vigncia. Significa dizer que uma clusula arbitral inserida em contrato firmado h alguns anos desde logo arrastar seus signatrios arbitragem, mesmo que poca da assinatura do contrato a clusula no produzisse tais efeitos".
Documento: 569986 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 05/09/2005 Pgina 7 de 10

Superior Tribunal de Justia


Com estes fundamentos, conclui-se que o Tribunal de Justia do Rio de Janeiro adotou posicionamento adequado, extinguindo o processo sem julgamento do mrito em razo da existncia de pactuao da clusula arbitral.

(ii) Da aplicao das regras do Protocolo de Genebra de 1923 Verifica-se que o contrato de representao comercial em exame foi celebrado, na Alemanha, por uma empresa brasileira e outra alem, e estabeleceu clusula arbitral, convencionando que eventuais conflitos deveriam ser dirimidos, pelo direito alemo, por rbitros da Cmara de Comrcio Internacional de Paris. Trata-se, portanto, de contrato internacional, com caractersticas que no correspondem exatamente s dos contratos internos, firmados para produzir efeitos integralmente dentro do pas. Em razo desta peculiaridade, a hiptese sob julgamento deve receber tratamento jurdico prprio, o que implica, neste contexto, em observncia das regras estabelecidas pelo Protocolo de Genebra de 1923, que, conforme j esclarecido, no distinguiu clusula e compromisso arbitral. Pelo Protocolo de Genebra de 1923, a pactuao tanto da clusula como do compromisso arbitral imprime s partes a obrigao de submeter eventuais conflitos ao juzo arbitral, ficando afastada a soluo judicial. Nos contratos internacionais, ganha relevo a aplicao dos princpios gerais de direito internacional em detrimento da normatizao especfica de cada pas, o que justifica, na espcie em exame, a anlise da clusula arbitral convencionada entre as partes sob a tica do Protocolo de Genebra de 1923. Neste Tribunal, nas duas nicas oportunidades em que questo semelhante foi trazida discusso, defendeu-se a mesma linha de raciocnio. Precedentes neste sentido: Resp 616, pub. no DJ de 13.08.1990, relator para acrdo e. Min. Gueiros Leite e, mais recentemente, voto proferido pelo e. Min. Carlos Alberto Menezes Direito no Resp 238174, da relatoria do e. Min. Ruy Rosado de Aguiar, pub. no DJ de 16.06.2003.
Documento: 569986 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 05/09/2005 Pgina 8 de 10

Superior Tribunal de Justia


No primeiro precedente mencionado (Resp 616), ficou definido que "nos contratos internacionais submetidos ao protocolo, a clusula arbitral prescinde do ato subseqente do compromisso e, por si s, apta a instituir o juzo arbitral" . Na poca deste julgamento, ainda no vigorava a Lei de Arbitragem, portanto, no Brasil prevalecia a regra de que a clusula arbitral deveria ser aperfeioada pelo compromisso. Contudo, em detrimento das normas brasileiras, aplicou-se o regramento adotado internacionalmente e materializado no Protocolo de Genebra de 1923. No segundo precedente, o e. Min. Carlos Alberto Menezes Direito j defendia a aplicao do Protocolo de Genebra de 1923 a contratos internacionais, com a superao da "distino entre os institutos da clusula compromissria e do compromisso" . Por fim, para corroborar com a fundamentao apresentada, ressalte-se que a insero de clusula arbitral nos contratos internacionais constitui prtica freqente, sendo, muitas vezes, condio essencial para a celebrao da avena. Neste contexto, portanto, a soluo do conflito arbitral representa a manifestao de vontade das partes e est estritamente vinculada observncia do princpio da boa f que deve animar, tambm, os contratos internacionais, sob pena, inclusive, de ser imputado empresa brasileira prtica de ato desleal por descumprimento do que foi pactuado. Com isso, seja em razo da natureza processual da norma, seja por se tratar de contrato internacional, deve ser mantido o posicionamento adotado pelo Tribunal de origem que, acolhendo preliminar de conveno de arbitragem, extinguiu o processo sem julgamento do mrito. Forte em tais razes, conheo parcialmente do recurso especial, pois o dissdio foi demonstrado de forma adequado, contudo, nego-lhe provimento.

Documento: 569986 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 05/09/2005

Pgina 9 de 10

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO TERCEIRA TURMA

Nmero Registro: 2004/0180930-0


Nmeros Origem: 20010011121398 200300200841 200400314839 8412003 PAUTA: 19/04/2005

REsp 712566 / RJ

JULGADO: 18/08/2005

Relatora Exma. Sra. Ministra NANCY ANDRIGHI Presidenta da Sesso Exma. Sra. Ministra NANCY ANDRIGHI Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. FRANCISCO DIAS TEIXEIRA Secretrio Bel. MARCELO FREITAS DIAS AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : ESPAL REPRESENTAES E CONTA PRPRIA LTDA GUILHERME STUSSI NEVES E OUTROS WILHELM FETTE GMBH JOS EDUARDO COELHO BRANCO JUNQUEIRA FERRAZ E OUTROS

ASSUNTO: Civil - Contrato - Representao - Comisso

CERTIDO Certifico que a egrgia TERCEIRA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: A Turma, por unanimidade, conheceu em parte o recurso especial e, nessa parte, negou-lhe provimento, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora. Os Srs. Ministros Humberto Gomes de Barros, Ari Pargendler e Carlos Alberto Menezes Direito votaram com a Sra. Ministra Relatora. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Castro Filho. Ausente, ocasionalmente, o Sr. Ministro Ari Pargendler. Braslia, 18 de agosto de 2005

MARCELO FREITAS DIAS Secretrio

Documento: 569986 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 05/09/2005

Pgina 1 0 de 10

Vous aimerez peut-être aussi