Vous êtes sur la page 1sur 6

27

CONJUNTURA&
FLVIA S. R. SUERDIECK/LAUMAR NEVES DE SOUZA/TIAGO OLIVEIRA

FLVIA S. R. SUERDIECK* LAUMAR NEVES DE SOUZA** TIAGO OLIVEIRA***

N O mal ova PME estaresocial PED:

doat incio queda ponto Era esto Lula: mais o desemprego prximas?

As transformaes laborais no Brasil, assim como em outras partes do mundo, vm refletindo um processo crescente de precarizao do mercado e dos postos de trabalho. Esse acontecimento tem reforado a necessidade de termos pesquisas sobre o mercado de trabalho nacional que sejam capazes de fornecer fotografias que consigam expressar, com riqueza de detalhes, a sua real situao. dentro desse esprito que, desde o incio do presente ano, a Pesquisa Mensal de Emprego - PME, produzida pelo IBGE, passou a ser aplicada segundo uma nova metodologia. Pode-se, dizer com absoluta certeza, que essa nova metodolgica resultante de todo um debate que se travou, nos ltimos tempos, na economia brasileira, acerca da validade e pertinncia de alguns dos mecanismos de captao da realidade do mercado de trabalho nacional utilizados pela antiga PME. Os crticos dessa pesquisa argumentavam que a sua metodologia era apropriada para dar conta da situao de mercados de trabalho com caractersticas mais homogneas, como o caso, por exemplo, dos pases avanados, sendo, portanto, insuficiente para expressar a realidade de mercados de trabalho menos estruturados, como o brasileiro. Tomando esse ponto de vista como verdadeiro, poderse-ia afirmar que a lente da mquina fotogrfica que a metodologia da PME no estava, pelo menos at bem recentemente, preparada e/ou ajustada para dar conta de outros aspectos do mercado de trabalho nacional que poderiam implicar a ampliao da taxa de desemprego, tal como j percebido, h longa data, pela metodologia da PED.
Conj. & Planej., Salvador: SEI, n.110, p.27-32, Julho. 2003

, pois, tentando cobrir determinadas lacunas que o IBGE procura, agora, modernizar a PME. Ele prprio reconhece, em documentos oficiais, que em funo das intensas e profundas transformaes pelas quais passou e vem passando o mercado de trabalho brasileiro, era mais que chegada a hora de se proceder a uma reviso completa no projeto da PME, tanto da perspectiva metodolgica quanto processual. Ao agir desse modo sua inteno possibilitar a captao mais adequada das caractersticas do trabalhador e de sua insero no sistema produtivo, fornecendo, portanto, informaes mais precisas para a formulao e acompanhamento de polticas pblicas1. Colocadas as coisas nesses termos, inevitvel que faamos a pergunta: ser que esse processo de modernizao da PME no acabou aproximando-a da PED? A razo de ser desse questionamento fundamenta-se no reconhecimento de que a metodologia da PED, j desde o incio dos anos 80, foi elaborada com a finalidade de possibilitar a gerao de indicadores que refletissem, o mais fielmente possvel, os efeitos do acirramento da crise econmica, sobretudo em relao capacidade do mercado de trabalho de absorver a mo-de-obra disponvel, tendo em vista que os indicadores at ento produzidos os da PME padeciam da fragilidade de no refletir a realidade das crescentes demisses efetuadas pelas empresas, no captando, por conseguinte, o crescimento do desemprego (Hoffmann, et. al., op. cit., p. 7)2. Partindo desse quadro, o objetivo deste texto detalhar as mudanas ocorridas na PME, de modo a poder perceber em que medida, se que possvel falar nesses termos, seus novos indicadores se aproximam dos produzidos pela PED. Para tanto, visando facilitar a exposio, comentaremos de forma compartimentalizada quais so as novas compreenses adotadas pela PME do que seja ocupado, desocupado e inativo.

QUEM SO OS OCUPADOS?
De sada, bom que se esclarea que os formuladores da nova PME, inegavelmente motivados por fatores de

CONJUNTURA&
NOVA PME E PED: AT QUE PONTO ESTO MAIS PRXIMAS?

28

ordem poltica e ideolgica, construram um corpo metodolgico assim como j verificado na antiga PME muito mais sensvel captao das situaes de ocupao e inatividade que de desemprego. Seu mrito maior parece ser o enquadramento de situaes de ocupao e inatividade que anteriormente no eram contempladas. Tratando das mudanas metodolgicas propriamente ditas, introduzidas na PME, crucial apontar que agora compem a Populao em Idade Ativa (PIA), todas aquelas pessoas de 10 anos ou mais residentes na rea urbana de cada regio metropolitana, assim como j feito na PED. Anteriormente, a PME s enquadrava nesse contingente as pessoas de 15 anos ou mais. Essa uma atitude louvvel, posto que a realidade do mercado de trabalho nacional evidencia um expressivo nmero de pessoas de 10 a 14 anos que so compulsoriamente obrigadas a desempenhar algum tipo de atividade produtiva, visando a obteno de recursos seja para a satisfao das suas necessidades individuais, seja para a manuteno de suas famlias. No que tange questo da mensurao da populao ocupada, a nova PME introduziu algumas mudanas que permitem identificar, entre os indivduos que se encontram ocupados, quem so aqueles que esto expostos s situaes de maior vulnerabilidade no mercado de trabalho. Nesse sentido, dentro do contingente dos ocupados, consegue-se separar os que so sub-ocupados por insuficincia de horas trabalhadas3 e os sub-remunerados4. Esse , indubitavelmente, um avano importante da PME, na medida em que permite introduzir uma certa dose de heterogeneidade dentro da parcela dos ocupados, no a identificando, como no passado, como um todo homogneo. Tal atitude fundamental quando se tem por propsito dar conta, da forma mais realista possvel, da situao de um mercado de trabalho que, h muito, vem apresentando sinais inequvocos de desestruturao.

Quando se analisa de forma mais detida as mudanas introduzidas pela nova metodologia da PME em relao questo da ocupao, percebe-se claramente que ela amplia ainda mais o conceito de trabalho. Na metodologia anterior o conceito de trabalho dizia respeito ocupao econmica remunerada em dinheiro, produtos ou outras formas no monetrias, ou ocupao econmica sem remunerao, exercida pelo menos durante 15 horas na semana, em ajuda a membro da unidade domiciliar em sua atividade econmica, ou s instituies religiosas beneficentes ou em cooperativismo ou, ainda, como aprendiz ou estagirio. J a nova metodologia da PME define como trabalho em atividade econmica o exerccio de: 1) ocupao remunerada em dinheiro, produtos, mercadorias ou benefcios (moradia, alimentao, roupas, treinamento, etc.) na produo de bens e servios; 2) ocupao remunerada em dinheiro ou benefcios (moradia, alimentao, roupas, etc.) no servio domstico; e 3) ocupao econmica sem remunerao na produo de bens e servios, em ajuda na atividade econmica de membro da unidade domiciliar. Nela, diferentemente do que era feito no passado, no se inclui no conceito de trabalho o exerccio de ocupao sem remunerao desenvolvida em ajuda a instituio religiosa, beneficente ou de cooperativismo5. Nessa nova perspectiva, a populao ocupada, na semana de referncia, rene o conjunto dos indivduos que exerceram trabalho, seja ele remunerado ou no, durante o intervalo de tempo de pelo menos uma hora completa na semana de referncia ou que tinham trabalho remunerado do qual estavam temporariamente afastados nessa semana6. Esse enquadramento prova inconteste da maior sensibilidade da nova PME em captar as situaes de ocupao. Conforme se pode visualizar na tabela 1, em funo das mudanas dos critrios para se determinar se um indivduo ou no ocupado, a populao ocupada salta de cerca de 1.158 mil para aproximadamente 1.216 mil indivduos, o que corresponde a um aumento de 5%. (Tabela 1) Mesmo reconhecendo o esforo da nova PME em melhor caracterizar a ocupao identificando, como j mencionado, situaes antes desconsideradas no podemos da concluir que esse processo acabou conduzindo a uma aproximao do conceito de ocupao utilizado pela PED, fato esse que poder ser comprovado, a seguir, quando se discute os conceitos de desocupao e inatividade que lhes foram recentemente incorporados.

A nova PME introduziu algumas mudanas que permitem identificar, entre os indivduos que se encontram ocupados, quem so aqueles que esto expostos s situaes de maior vulnerabilidade no mercado de trabalho.

Conj. & Planej., Salvador: SEI, n.110, p.27-32, Julho. 2003

29

CONJUNTURA&
FLVIA S. R. SUERDIECK/LAUMAR NEVES DE SOUZA/TIAGO OLIVEIRA

Um dos elementos que concorreram decisivamente Junho de 2 0 0 2 para que esse aumento to Indic ador N ova (a) Antig a (b) (a)/(b) significativo se processasse foi Populao em idade ativa (PIA) 2. 623. 769 2. 370. 725 1, 11 a ampliao do perodo de Populao economicamente ativa (PE A) 1. 433. 230 1. 262. 724 1, 14 referncia para a procura de Populao no economicamente ativa (PNE A) 1. 190. 539 1. 108. 001 1, 07 trabalho. Como pode ser visto Populao ocupada (PO ) 1. 216. 651 1. 158. 031 1, 05 na tabela 2, em face dessa Populao desocupada (PD) 216. 579 104. 693 2, 07 modificao a nova PME Taxa de participao (PE A/PIA) 54, 6 53, 3 1, 03 Taxa de ocupao (PO /PIA) 46, 4 48, 8 0, 95 incorporou populao Taxa de desemprego (PD/PE A) 15, 1 8, 3 1, 82 desocupada mais de 90 mil Fonte: IBGE , Diretoria de Pesquisas, Departamento de E mprego e Rendimento, Pesquisa Mensal de E mprego. pessoas, o que correspondeu a um incremento de 71%. Como QUEM SO OS DESOCUPADOS? seria de se esperar, esse crescimento teve rebatimento imediato na taxa de desocupao que foi elevada de 9,9% No que diz respeito populao desocupada, a diferena para 15,1%, um aumento de 53%. fundamental entre a metodologia da nova e da antiga pesquisa consiste nos conceitos de procura de trabalho Outra mudana metodolgica, que certamente afetar o e disponibilidade de trabalhar7. Enquanto a PME antiga contingente que representa a populao desocupada, definia a procura de trabalho na semana de referncia, provocando variaes em seu quantitativo, a excluso na nova ampliou-se o perodo de referncia para 30 dias das pessoas com afastamentos de longa durao na 9 e o critrio de disponibilidade do indivduo para assumir classificao de ocupados . Dependendo do tempo em um trabalho na semana de referncia passa a ser que a pessoa se encontre afastada do trabalho, e do explicitado. Assim, os desocupados, na nova PME, motivo pelo qual isso ocorre, essa pessoa poder ser passam a ser identificados como as pessoas sem trabalho considerada desocupada na semana de referncia.
Tabe la 1 Compara o dos princ ipais indic adore s de divulg a o PME-RMS

na semana de referncia, embora disponveis para trabalhar nessa semana e que tomaram alguma providncia efetiva para conseguir um trabalho no perodo de 30 dias, sem o exerccio de nenhum trabalho nesse perodo. Segundo a metodologia antiga da PME, na tabela 1, os desocupados da RMS eram cerca de 104 mil pessoas, passando para aproximadamente 216 mil com a nova, o que representa um incremento da ordem de 107%. O reflexo desse movimento sobre a taxa de desocupao8 foi imediato, dado que saltou de 8,3% para 15,1%, registrando, portanto, um aumento de 82%.

Diante da proposta de identificar pontos de semelhana e divergncias entre a nova PME e a PED, torna-se crucial inferir que a primeira, embora tenha ampliado a sua definio de desocupao, permanece restrita classificao da situao de desemprego aberto, ao passo que a PED desagrega o desemprego, em aberto e oculto, inclusive, detalhando o oculto de acordo com a realizao de atividades descontnuas e irregulares (precrias) e pelo desalento. Neste aspecto, a PED continua destacandose como a pesquisa domiciliar de cunho conjuntural com a definio mais ampla e prxima da realidade do mercado de trabalho brasileiro. Outra diferena marcante entre a definio de desocupados das duas pesquisas o critrio de disponibilidade para assumir um trabalho na semana de referncia, concomitantemente a no realizao de nenhum trabalho nesse perodo, presente somente para a PME. No obstante essas distines especficas para cada pesquisa, a taxa de desocupao da PME tornou-se maior, aproximandose, ao menos quantitativamente,

Tabe la 2 Compara o dos princ ipais indic adore s de divulg a o da PME c om o pe rodo de re fe re nc ia de 3 0 dias para a proc ura de trabalho - RMS
Indic ador Populao em idade ativa (PIA) Populao economicamente ativa (PE A) Populao no economicamente ativa (PNE A) Populao ocupada (PO ) Populao desocupada (PD) Taxa de participao (PE A/PIA) Taxa de ocupao (PO /PIA) Taxa de desemprego (PD/PE A) N ova (a) 2. 623. 769 1. 433. 230 1. 190. 539 1. 216. 651 216. 579 55 46, 4 15, 1 Junho de 2 0 0 2 Antig a (b) 2. 370. 725 1. 284. 636 1. 086. 089 1. 158. 031 126. 605 54 48, 8 9, 9 (a)/(b) 1, 11 1, 12 1, 10 1, 05 1, 71 1, 01 0, 95 1, 53

Fonte: IBGE , Diretoria de Pesquisas, Departamento de E mprego e Rendimento, Pesquisa Mensal de E mprego.

Conj. & Planej., Salvador: SEI, n.110, p.27-32, Julho. 2003

CONJUNTURA&
NOVA PME E PED: AT QUE PONTO ESTO MAIS PRXIMAS?

30

da taxa de desemprego aberto da PED. A ttulo ilustrativo, no ms de maio a taxa de desemprego aberto para a PED foi de 18,9% e, para a PME, foi de 17,3%. Outra grande diferena entre a PME e a PED, relativa ao desemprego, que a primeira, ao desconsiderar as condies de atividade de desemprego oculto por trabalho precrio e por desalento como uma situao de desocupao, as direciona para a ocupao ou para inatividade. Para a PME, o desemprego oculto por trabalho precrio pode configurar ocupao se a pessoa tiver trabalhado na semana de referncia da pesquisa, independente das seguintes situaes consideradas pela PED para definir esse tipo de desemprego: 1) a realizao de uma procura efetiva de trabalho no perodo de 30 dias; 2) a existncia de disponibilidade atual para trabalhar e a procura por trabalho nos ltimos 12 meses; 3) a investigao da situao de trabalho; 4) o tipo de trabalho exercido e 5) a necessidade de mudana de trabalho. A segunda possibilidade de classificao para o desemprego oculto pelo trabalho precrio feita pela PME a inatividade, que ocorre quando a pessoa no exerceu nenhum trabalho na semana de referncia, independente de ter realizado algum trabalho irregular fora deste perodo, nem realizou efetivamente nenhuma procura de trabalho no perodo de referncia de 30 dias. No que tange ao desemprego oculto por desalento, a classificao da PME privilegia, exclusivamente, a inatividade, pois a ausncia de procura de trabalho nos 30 dias acompanhada da no realizao de trabalho na semana de referncia so condies satisfatrias e suficientes para tal deciso, independentemente de existir disponibilidade atual para trabalhar com procura nos ltimos 12 meses.

as mesmas realizem uma atividade produtiva durante pelo menos uma hora na semana de referncia. Sendo assim, essa mudana amplia a tendncia de classificao das pessoas na condio de ocupadas, dirimindo de algum modo a percentagem da populao inativa, posto que, no passado, eram necessrias no mnimo 15 horas semanais. Os reflexos dessas mudanas na aferio da inatividade podem ser melhor elucidados mediante a anlise dos nmeros expostos na tabela 1, onde podemos perceber um acrscimo do nmero de pessoas classificadas como inativas. De acordo com a nova PME, os inativos compreendem por volta de 1.200 mil pessoas, em oposio a quase 1.100 mil inativos segundo a metodologia antiga, perfazendo um aumento aproximado de 7%. Existem vrios matizes que caracterizam a inatividade. No entanto, a sua caracterizao central fundamenta-se na ausncia de uma insero produtiva no mercado de trabalho, assim como na inexistncia de procura efetiva de trabalho. No que se refere exclusivamente a PED, os inativos so classificados em duas categorias distintas, a saber: os inativos puros e os inativos com trabalho excepcional. Ambas as situaes se configuram na falta de uma procura efetiva de trabalho nos ltimos 30 dias da realizao da entrevista, aliada ausncia de uma situao de trabalho. O ponto de distino entre ambas situa-se na realizao de um trabalho de carter excepcional10. A inatividade, para efeito da PME, constri-se mediante a agregao das pessoas que no foram classificadas como desocupadas ou ocupadas no perodo de referncia. O grande avano, no nosso entender, representado pela nova metodologia da PME em relao captao da inatividade, consiste na incorporao de dois conceitos, a saber: o de pessoas marginalmente ligadas PEA e o de pessoas desalentadas. As pessoas marginalmente ligadas PEA compreendem aquela parcela da populao inativa que nela esteve inserida no ltimo ano e anseia por uma nova oportunidade no mercado de trabalho, possuindo disponibilidade imediata para tal. J as pessoas desalentadas representam uma fatia das pessoas marginalmente ligadas PEA que no procuraram efetivamente por uma posio no mercado de trabalho no perodo de referncia de 30 dias por razes adversas do mercado de trabalho, mantendo, no entanto, uma procura por um perodo de 6 meses, havendo, nesse sentido, disponibilidade para assumir um posto de trabalho.

QUEM SO OS INATIVOS?
Duas mudanas introduzidas na nova PME trouxeram implicaes diferenciadas em termos de mensurao da inatividade. A primeira foi o fato, j mencionado anteriormente, da ampliao da PIA, agora contemplando a faixa etria delimitada dos 10 aos 14 anos. A segunda que a nova PME reduziu o nmero de horas de trabalho semanal necessrias para enquadrar as pessoas na condio de ocupadas. Agora, como j destacado acima, para classific-las como ocupadas preciso que

Conj. & Planej., Salvador: SEI, n.110, p.27-32, Julho. 2003

31

CONJUNTURA&
FLVIA S. R. SUERDIECK/LAUMAR NEVES DE SOUZA/TIAGO OLIVEIRA

Vale notar que a concepo ampliada da ocupao utilizada pela nova PME permite a classificao de parte do contingente alocado segundo a PED na inatividade na qualidade de ocupado, a exemplo dos inativos com trabalho excepcional. A PED, por seu turno, enquadra como desempregada parte da populao tida como inativa pela nova PME, situao, por exemplo, dos desempregados ocultos pelo trabalho precrio que no realizaram nenhuma atividade laboral durante a semana e os desempregados ocultos pelo desalento.

Por fim, a bem da verdade, importante que se diga que embora a metodologia da PED seja mais apropriada para refletir as principais nuances do mercado de trabalho nacional, isso no significa necessariamente que ela continue superior, em todos os aspectos, nova metodologia da PME. Esta ltima trouxe inovaes que deveriam ser tambm objeto de investigao na PED, por permitirem a identificao, de modo mais preciso, dos movimentos conjunturais que afetam o mercado de trabalho, bem como a sua distino daqueles movimentos de natureza mais estrutural11. Uma das inovaes que alm do rendimento efetivamente recebido do trabalho no ms de referncia, a nova PME capta o rendimento mensal habitualmente recebido no trabalho. Uma outra refere-se ao fato de que no apenas as horas efetivamente trabalhadas na semana de referncia so investigadas, mas tambm as que so habitualmente trabalhadas por semana.

COMENTRIOS FINAIS
A impresso que fica ao se expor as mudanas sofridas pela metodologia da PME que, assim como no passado, ela continua a privilegiar as situaes de ocupao e inatividade. No obstante, agora, maior a riqueza de detalhes que tal pesquisa permite. Essa situao se assemelha de um fotgrafo que anteriormente utilizava uma cmera com uma lente menos potente e que, agora, dispe de uma lente mais moderna, que lhe possibilita, por exemplo, ao focar o rosto de uma pessoa, perceber no apenas suas marcas mais visveis aquelas que esto mais aparentes , mas, sobretudo, aquelas que so de difcil percepo num primeiro olhar, menos apurado. Nessa medida, o IBGE, ao introduzir mudanas na PME de modo a torn-la mais moderna, processou uma espcie de troca de lente na sua cmara fotogrfica. Ao direcion-la, agora, para as situaes de ocupao, desemprego e inatividade, uma realidade bem mais complexa e com novas dimenses salta aos olhos. E justamente a que a nova PME e a PED se aproximam. Cada uma a seu modo, envidando esforos para que seus indicadores se aproximem ao mximo da realidade que desejam representar. Vale tambm pontuar que as concluses obtidas pela anlise comparativa do desemprego entre a PED e PME revelam que apesar dos avanos conceituais e metodolgicos incorporados nova PME, os limites entre as suas condies de atividade (ocupao, desocupao e inatividade) continuam bastante definidos e excludentes, podendo ser condenveis pela subestimao excessiva do desemprego em decorrncia do tratamento dado s situaes de ocupao e inatividade. Sendo assim, essa deficincia na captao do desemprego compromete a codificao da imagem de um mercado de trabalho heterogneo e pouco estruturado como o brasileiro.

Referncias
HOFFMAN, Marise B.; CUTRIM, Maria Alice B. O desemprego no Brasil: como medi-lo. So Paulo: s. n., 2000. (Mimeografado). IBGE. Relatrio sobre a transio metodolgica da PME . Disponvel em : <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 14 jun. 2003. PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO: Apresentao da base de dados. So Paulo: Seade, dez. 1999.

Notas
Vale pontuar tambm que essa modernizao da PME no implicou um afastamento das recomendaes preconizadas pela OIT, de modo que a comparabilidade internacional de suas estatsticas fica preservada. Essa reduzida aderncia da PME aos acontecimentos do mundo real agravouse ainda mais quando do incio dos anos 90 e, com isso, o aparecimento de novos fenmenos reconfiguraram, para pior, as relaes que se estabelecem no nosso mercado de trabalho. Integra esse contingente as pessoas que trabalharam efetivamente menos de 40 horas em todos os trabalhos da semana de referncia (semana de domingo a sbado, que precede a semana definida como de entrevista para a unidade domiciliar) e estavam disponveis para trabalhar mais no perodo, de 30 dias, contados a partir do primeiro dia da semana de referncia da pesquisa. Compreende as pessoas ocupadas na semana de referncia com rendimento/ hora efetivamente recebido de todos os trabalhos, no ms de referncia ( o ms anterior ao que contm as quatro semanas de referncia que compem o ms da pesquisa), inferior ao salrio mnimo/hora do ms de referncia. Tambm no considerado trabalho o exerccio de ocupao na produo para o prprio consumo ou uso de membro(s) da unidade domiciliar. Conforme essa metodologia, considera-se como ocupada, temporariamente afastada de trabalho remunerado, a pessoa que no trabalhou durante pelo menos uma hora completa na semana de referncia por motivo de frias, greve, suspenso temporria do contrato de trabalho, licena remunerada
6 5 4 3 2 1

Conj. & Planej., Salvador: SEI, n.110, p.27-32, Julho. 2003

CONJUNTURA&
NOVA PME E PED: AT QUE PONTO ESTO MAIS PRXIMAS?

32

pelo empregador, ms condies do tempo ou outros fatores ocasionais. Faz parte desse contingente tambm os indivduos que, na data de referncia, estavam afastados em licena remunerada por instituto de previdncia por perodo no superior a vinte e quatro meses; do prprio empreendimento por motivo de gestao, doena ou acidente, sem ser licenciado por instituto de previdncia, por perodo no superior a trs meses; por falta voluntria ou outro motivo, por perodo no superior a trinta dias.
7

A nova PME, conforme citado no Relatrio feito pelo IBGE, sobre a sua transio metodolgica, seguindo as recomendaes da 16 Conferncia de Estatsticos do Trabalho da OIT, em 1998, passou a analisar o motivo e o tempo de afastamento do trabalho para classificar a pessoa como ocupada, desocupada ou inativa.
10

Segundo o relatrio lanado pelo IBGE, em dezembro de 2002, sobre a transio metodolgica da PME, desde sua implantao ela divulgava a taxa de desocupao para dois perodos de referncia (semana e 30 dias). Aps a implementao das mudanas na pesquisa, a taxa de desocupao com procura de trabalho na semana de referncia foi extinta. A respeito do critrio de disponibilidade para trabalhar, h o relato de que este era investigado, fazendo parte do levantamento da antiga pesquisa, atravs de pergunta de cobertura feita pelo entrevistador. A grande modificao da atual PME, em relao a este critrio, est relacionada com a explicitao dele no questionrio.
8

Segundo o prprio DIEESE, o trabalho excepcional refere-se realizao pelo indivduo de um trabalho, em carter ocasional, quando lhe sobra tempo de suas atividades no produtivas consideradas prioritrias.
11

Tratando-se de estudos conjunturais e estruturais, no podemos esquecer que as mudanas pelas quais passou a PME comprometeram a comparabilidade histrica dos seus indicadores.

Percentual de pessoas desocupadas na semana de referncia em relao PEA.

*Flvia S. R. Suerdieck Bacharelanda em Cincias Econmicas pela FCE/ UFBA e Tcnica da SEI. **Laumar Neves de Souza Doutorando em Cincias Sociais pela FFCH/UFBA e Bolsista FAPES. ***Tiago Oliveira Economista e Bolsista FAPES.

Conj. & Planej., Salvador: SEI, n.110, p.27-32, Julho. 2003

Vous aimerez peut-être aussi