Vous êtes sur la page 1sur 14

09.11.2009 Dir.

Ambiental Fabiano Melo

POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (art. 9 da lei 6938/81) Art. 9. Instrumentos da poltica nacional do meio ambiente. IV o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. Trata-se do licenciamento da Resoluo 237/97 do CONAMA. Atividades efetiva ou potencialmente poluidoras: toda atividade poluidora deve ser fiscalizada sempre, tanto que o licenciamento ambiental dado com prazo de validade, para que seja registra de tempos em tempos a atividade poluidora.

V So instrumentos de comando controle; traz a possibilidade de o empreendedor adotar medidas de gesto ambiental. incentivo a produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental. Instrumentos de gesto ambiental: a) ISSO 14001 um sistema de gesto ambiental que certifica o cumprimento de normas ambientais; a empresa que resolve, espontaneamente, adotar medidas ambientalmente favorveis; e posteriormente busca essa certificao. H vrias entidades de certificao, uma delas a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas);

b) P + L produo + limpa. estratgia ambiental preventiva e integrada que envolve processos, produtos e servios, de maneira a reduzir os riscos de curto e longo prazo para o ser humano e o meio ambiente; Esta surgiu na ONU em 1.989. As empresas devem adotar nos seus processos de produo, de servios, tecnologias limpas. Colocar filtros para tratar os gases atmosfricos, ter estaes de tratamento de esgoto, efluentes, tratamento de resduos slidos. a preocupao em mitigar, minimizar os impactos ambientais.

c) Rotulagem ambiental Selo ambiental ou selo ecolgico. Muitas empresas tm conhecimento de que o consumidor quer produtos ambientalmente preocupados, favorveis.

Ex.: grandes redes de supermercado s compram carne de locais que se preocupam com o meio ambiente.

d) Cluster (conglomerados ambientais) Cluster quando se tem que reunir no mesmo parque industrial vrias empresas. Esses conglomerados existem porque o rejeito de uma empresa pode ser insumo para outra empresa que integra o parque industrial. Assim minimiza o impacto ambiental. As montadoras costumam formar esse cluster ambiental. Ex.: cerveja, depois de produzida sobra resduo (lpus). Mas o que para a fbrica de cerveja rejeito, pode se tornar um fertilizante. O objetivo do cluster evitar que Princpio na Correo na Fonte na comunidade europia existe o princpio da correo na fonte um princpio do direito comunitrio. Onde se produz, no mesmo local deve-se corrigir os impactos, evitando-se o turismo dos rejeitos. Os impactos devem ser tratados em seu local de origem preferencialmente, evitando que seja levado a outros locais colocando em risco. Ex.: o lpus da fbrica de cerveja no pode viajar 300km para poder virar insumo para outra indstria. uma justificativa para a existncia dos parques industrial.

VI criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas; Lei 9985/00 Esse inciso se encontra regulamentado pela lei 9985/00 (Leu das Unidades de Conservao).

VII - Sistema nacional de informaes sobre o meio ambiente. conhecido por SINIMA; O SINIMA tem previso legal no art. 11, II do Decreto n 99.274/90;

O SINIMA tem como xito redes computacionais livres (softwares livres) que permitam a integrao entre os rgos ambientais do SISNAMA; O SINIMA se prope a ser uma rede aberta para proporcionar a troca de informaes ambientais entre os rgos do SISNAMA; uma manifestao do Princpio da Informao ambiental; Ainda, integra o SINIMA tudo que tem a ver com dados e informaes ambientais. Cadastros Tcnicoss Federais (integram o SINIMA).

VIII Cadastro Tcnico Federal De Atividade E Instrumentos De Defesa Ambiental: Este cadastro obrigatrio sob pena de multa para pessoas fsicas e jurdicas que se dediquem a consultoria tcnica sobre questes ambientais; igualmente obrigatrio indstria e comrcio de equipamentos, aparelho e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva e potencialmente poluidoras. Todos que trabalham com consultoria ambiental no Brasil devem estar, obrigatoriamente, inscrito neste cadastro tcnico ambiental. Gelogo, engenheiro ou advogado que d parecer em estudos ambientais devem estar inscritos neste cadastro tcnico ambiental. A equipe multidisciplinar que realiza os estudos deve estar inscrita. um cadastro pblico. A imposio desse cadastro para advogados de constitucionalidade duvidosa = os profissionais j possuem inscrio em seu rgo prprio. O fato de estar inscrito neste cadastro no significa certificao de qualidade. A inscrio neste cadastro deve ser renovada a cada dois anos. Ressalte-se que no h taxas a serem pagas pela inscrio. feita pela internet. O condenado por crimes ambientais na lei 9.;605/98 ou por alguma infrao administrativa ambiental pode ter o seu cadastro suspenso. Este cadastro integra o SINIMA.

IX - As penalidades disciplinares ou compensatrias no cumprimento das medidas necessrias a preservao ou correo da degradao ambiental. O inciso IV hoje disciplinado pelo decreto 6.514/08. Exerccio do poder de polcia.

X instituio do relatrio de qualidade do meio ambiente a ser divulgado anualmente pelo instituto brasileiro do meio ambiente e recursos naturais renovveis IBAMA: Ate hoje no foi editado este reltorio. O mais prximo que tivemos desse relatrio foi o GEOBRASIL 2002. Antes da conferencia Rio+10 (em Johanerburgo) o Brasil elabotou o GEOBRASIL 2002 que foi um mapeamento dos recursos naturais do Brasil.

XI garantia da prestao de informaes relativas ao meio ambiente, obrigando-se o poder pblico a produzi-las, quando inexistentes; uma obrigao do Poder pblico prestar informaes ambientais. Esse inciso tambm uma manifestao do principio da informao ambiental. Lei 10.630/03; a lei especifica que cuida do acesso aos bancos de dados ambientais do SISNAMA. Essa lei garante populao o acesso a base de informaes dos rgos do SISNAMA. So resguardado desse acesso o que for protegido pelo sigilo industrial. Se no houver informales sobre detemrinada temtica, pode-se exigir que o poder pblico prpoduta as informaes necessrias direito publico subjetivo.

XII cadastro tcnico federal de atividades potencialmetne poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais; Esse cadastro tem como base legal o art. 17 da lei 6.938/81; Todas as empresas (PJ) que causam poluio ou se utilizam de recursos ambientais devem estar inscritas nesse cadastro, para que o poder publico possa conseguir mapear as empresas que poluem e causam degradao. O fato de estarem inscritas neste cadastro no desobriga as PJ de obterem as licenas ambientais. Esse cadastro obrigatrio, sob pena de multa. Taxa de Controle e Fiscalizaa Ambiental taxa vinculada a este cadastro. A PJ se inscreve e passa a pagar, periodicamente, a TCFA. Essa taxa foi objeto de uma ADI.

o A base legal dessa taxa o art. 17-B da lei 6.938/81; o O fato gerador da taxa o exerccio do poder de polcia pelo IBAMA;

XIII instrumentos econmicos, como concesso florestal, servido ambiental, seguro ambiental e outros. O seguro ambiental, at o presente momento, no est regulamentado. H um projeto de lei que tramita no congresso Nacional querendo obrigar aos que se submetem ao licenciamento a terem o seguro ambiental (na mesma lgica do seguro obrigatrio de veculos automotores). Concesso florestal a delegao onerosa feita pelo poder pblico do direito de praticar o manejo florestal sustentvel para explorao de servios e recursos florestais. o Deve haver procedimento licitatrio prvio na modalidade concorrncia. o Hoje no Brasil existe a possibilidade de se explorar florestas pblicas. o Divide-se uma floresta em lotes, procede0se licitao e depois h a concesso desses lotes a pessoas jurdicas para explorao sustentvel daquelas reas florestais; o A lgica da concesso proteger a floresta da explorao irracional e desmedida das florestas. Servido ambienta art. 9-A. o Mediante anuncia do rgo ambiental competente o proprietrio rural pode instituir servido ambiental pela qual voluntariamente renuncia total ou parcialmente a direito de uso, explorao ou supresso de recursos naturais existentes na propriedade. o A servido ambiental serve para compensar a propriedade que no possui a reserva florestal ambiental. o A servido ambiental deve estar averbada margem da matrcula no cartrio de registro de imveis. o No possvel instituir servido ambiental em rea de reserva legal ou em rea de preservao permanente (APP).

EPIA/RIMA Ou EIA/RIMA.

Atividade ou empreendimento se esta causar significativa degradao ambiental deve realizar o EPIA/RIMA se deferido, consegue a licena prvia. O EIA/RIMA integra o licenciamento ambiental. Se a atividade ou empreendimento no causa significativa degradao ambiental, no se faz EIA/RIMA, mas estudos ambientais simplificados. Depois destes estudos, se deferidos consegue-se a licena prvia.

EPIA X EIA so iguais: o EPIA estudo prvio de impacto ambiental nomenclatura trazida pela CF/88. o EIA estudo de impacto ambiental terminologia anterior a 1.988, constante da resoluo.

EPIA/RIMA: o So estudos diversos;

EPIA: Estudo Prvio De Impacto Ambiental: o um estudo tcnico (documento tcnico), complexo, amplo, em que se realizam as pesquisas de campo, a reviso da literatura e todos os estudos ambientais decorrentes. o nele que consta todas as pesquisas ambientais. o Este nem sempre compreensvel para a populao ante a complexidade da anlise tcnica.

RIMA: Relatrio De Impacto Ao Meio Ambiente: o documento gerencial, que deve ser apresentado de maneira clara, objetiva e didtica. o Deve ser compreensvel populao. o O RIMA um espelho do EPIA, j que traduz suas concluses. No existe RIMA dissociado do EPIA. o Este deve ser claro, didtico, inteligvel.

BASE LEGAL DO EIA/RIMA: o Resoluo 1/1996; o Art. 225, 1, IV da CF/88; o O verbo exigir significa que no existe discricionariedade do rgo ambiental entre realizar ou no o EIA. obrigatrio para toda obra e atividade que causa significativa degradao do meio ambiente o Pressuposto do EIA: Significativa degradao do meio ambiente. o No h como transacionar a realizao do EIA/RIMA quando este for obrigatrio. o A lei citada pelo dispositivo constitucional at hoje no foi editada. o Surgiram, na doutrina, algumas correntes para discutir o na forma da lei. Surgiram trs correntes dizendo se tratar de: 1 Reserva Legal Absoluta a leitura feita pelo STF. Espcies normativas consignadas no art. 59 da CF S que esta leitura deixa o EIA/RIMA sem regulamentao.

2 Reserva Legal Relativa Em contraponto ao entendimento do STF, a doutrina entende que no caso do EIA a expresso na forma da lei faz uma reserva legal relativa. Sendo relativo, a reserva legal pode admitir outros instrumentos normativos, como a resoluo (editada pelo CONAMA). Esta a corrente que prevalece. Ou a resoluo 1/1986 do CONAMA j teria sido questionada. Mas ela foi formalmente recepcionada pelo texto de 1.988. O contedo da resoluo n 1/86 do CONAMA plenamente compatvel com a ordem constitucional de 1988.

3 Que a lei a 6.938/81. Essa terceira decorrente entende que a lei a que se faz meno a CF/88 a lei 6.938/81; Toda a discusso p para saber se a resoluo n 1 foi recebida formalmente pela CF/88.

FUNO DO EIA: o O EIA possui como funo primordial a preveno e monitoramento dos impactos ambientais e afigura como instrumento de materializao dos princpios da preveno e da precauo. o Normalmente o empreendedor faz avaliao econmica daquela atividade que pretende desenvolver. Mas no bastante a avaliao econmica. Entra, ento, o EIA anlise ambiental daquele objeto. o Em verdade, o EIA regra de bom senso j que necessrio avaliar previamente os possveis impactos ambientais. o O EIA prvio!! O estudo prvio prvio, sempre antes da obra e empreendimento. Se j est edificada no h que se falar em EIA/RIMA, outro nome.

CONDICIONANTES DO EIA/RIMA: 1) Preveno aos danos ambientais: a. O estudo prvio feito antes da interveno no meio ambiente, em que se faz analise dos possveis impactos ambientais positivos e negativos. b. Sabendo a priori quais so os impactos, possvel tomar medidas preventivas de mitigao, compensatrias (h alguns impactos ambientais que no so possveis mitigar, casos em que se adotam medidas compensatrias; ex.: art. 36, lei 9.985/00 ADI 3378**.);

2) Transparncia administrativa; a. uma obrigao constitucional; b. Ao estudo deve ser dada publicidade. c. Quando se inicia o EIA/RIMA necessrio realizar um extrato em rgo oficial de imprensa, dizendo que vai iniciar o estudo. d. O poder pblico deve possibilitar que a populao conhea tudo o que acontece no EIA/RIMA;

3) Consulta aos interessados; a. Audincias pblicas; b. Quem for sofrer os possveis impactos ambientais devem ser consultados, atravs das audincias pblicas.

c. Resoluo n 9/1987 do CONAMA;

4) Motivao das decises ambientais. a. Toda deciso no mbito ambiental deve ser exaustivamente motivada fundamentada. b. Esta motivao uma garantia para a populao: se eventualmente se deferir licena previa em dissonncia com a motivao, deve possibilitar o controle judicial.

classificao do Min. Antonio Hermman Benjamin (STJ).

IMPACTO AMBIENTAL: qualquer alterao das propriedades qumicas, fsicas ou biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante de atividades humanas que afetem direta e indiretamente: 1) A sade, a segurana e o bem estar da populao; Afetar a sade humana auto-explicativo (ex.: fbrica que prejudica a respirao humana). Segurana aqui num primeiro momento analisar se atividade pode causar eroso, desabamento, etc. nesse conceito de segurana cabe tambm segurana pblica (h grande relao entre desmatamentos e criminalidade urbana); Bem estar: ex.: fbrica que produz rudos.

2) As condies (atividades) sociais e econmicas; Ex.: cidade com vocao turstica; de repente descobrem minrio na cidade, e vem uma indstria de extrao de minrio. Afeta a beleza daquele local, e o turismo diminui, afetando as relaes sociais e econmicas na atividade. Uma atividade mineraria que afeta relaes sociais e econmicas tambm impacto ambiental na vida dos da cidade.

3) A biota; Biota o conjunto de seres vivos que habitam uma determinada regio. Fauna e flora - de maneira simplificada.

Pode ser que um empreendimento leve extino de uma espcie, causando impacto ambiental.

4) As condies estticas e sanitrias do meio ambiente; Condio esttica paisagem; Em regies onde no h rvore os ndices de suicdio so maiores. Condies sanitrias lixo na praia afeta o pas inteiro.

5) Que afetem a qualidade dos recursos ambientais. Lei 6.938, art. 3, V; (o art. 3 conceitual) Recursos ambientais atmosfera, guas interiores, superficiais e subterrneas, esturios, mar territorial, solo, subsolo, elementos da biosfera, fauna e flora; Tudo o que afete os recursos ambientais tambm podem ser considerado impacto ambiental.

O impacto ambiental que interessa o causado por atividade antrpica (humana). Assim abalo ssmico, terremoto, furaco, mar vermelha so impactos naturais que no so de interesse do direito.

possvel a existncia de impactos ambientais positivos: Ex.: aterro do flamengo no RJ; atividade de turismo ecolgico.

Energia: hidreltrica, trmica, etc.

SIGNIFICATIVA DEGRADAO AMBIENTAL: O art. 2 da resoluo n1 traz um rol de atividades que se presume causadoras de significativa degradao ambiental. O rol do art. 2 exemplificativo de atividades que se presumem causadoras de significativa degradao.

o exemplificativo porque a resoluo de 1.986; De l at hoje, surgiram inmeras atividades que causam significativa degradao. o Ex.: incineradores de lixo residencial e industrial; pr-lcool, etc. Uma vez se enquadrando a atividade em uma das hipteses do art. 2 a presuno para a atividade absoluta? Ex.: rodovia, ferrovia, oleoduto h presuno absoluta de impacto ambiental, sendo obrigatrio o EPIA? Duas correntes; o Presuno absoluta: Doutrina majoritria diz que a presuno absoluta, ou seja, as atividade elencadas o art. 2 gozam de presuno absoluta, sendo automtico e obrigatrio o EIA/RIMA.

o Presuno relativa: Para Edson Milar e o TRF 3 regio; o empreendedor pode provar que mesmo se enquadrando nas hipteses do art. 2, no causa impacto. Sendo, portanto, presuno relativa. Esta corrente para concursos.

REQUISITOS DO EIA O empreendedor vai at o rgo ambiental e retirar um Termo de Referncia, no qual o rgo ambiental ter de estabelecer quais so os estudos que o empreendedor dever realizar. Os requisitos abaixo so o mnimo exigido. No Termo de Referncia o rgo ambiental pode exigir mais do que os estudos mnimos abaixo explicitados. Se o rgo ambiental exigir outros estudos, deve consignar no Termo de Referencia, caso contrrio ocorrer a precluso administrativa. 1. REQUISITOS DE CONTEDO (diretrizes gerais): a. Contemplar todas as alternativas tecnolgicas e de confrontando-as com a hiptese de no execuo do projeto; i. Alternativas tecnolgicas: 1. Quando o empreendedor realiza o EIA/RIMA j tem objetivos para fbrica, com anlise de tecnologias existentes. 2. Diz o que pretende usar, e o estudo demanda a confrontao entre todas as alternativas tecnolgicas; localizao,

3. necessria a confrontao de todas as alternativas tecnolgicas para que se chegue melhor e de menor impacto ambiental. ii. Localizao: 1. Qualquer licenciamento ambiental comea com uma certido de localizao emitida por uma Prefeitura Municipal, contemplando todas as alternativas. 2. Ex.: quero desenvolver uma atividade em SP; rgo ambiental diz que no pode porque SP est saturado, e manda-o para Campinas. 3. preciso demonstrar que a obra ocorrer em local adequado, o que ser determinado pelo Poder Executivo (da advm a necessidade de certido da Prefeitura). 4. Hoje existe a Unidade de Conservao, e em torno dela a Zona de Amortecimento onde tambm no permitida atividades que causem danos indiretos unidade de conservao. iii. Custo zero hiptese zero: alm de demonstrar como ser o empreendimento, deve se considerar o fato de no realiz-la. O empreendedor deve considerar a hiptese se ele no ser realizado. Pode ser que o rgo ambiental na ora de apreciar o EIA/RIMA opte por pela hiptese zero, ou seja, opte por no realizar o empreendimento. 1. aplicvel sobretudo quando o retorno decorrente daquele dano ambiental pela realizao da modificao seja mnima.

b. Identificar e avaliar os impactos ambientais implementao e operao da atividade;

gerados

nas

fases

de

i. Toda atividade de licenciamento composta de trs fases (lgica ambiental): 1. Prvia localizao o local correto, observa o zoneamento urbano, ecolgico-econmico, etc.; 2. Instalao quando materializando o projeto; se comea a construir, edificar,

3. Operao efetivada a instalao, entra-se na fase de operao quando se comea, efetivamente, a funcionar. ii. Qualquer coisa que segue licenciamento ambiental segue, necessariamente este quadro; identificar os impactos ambientais no tempo de localizao, instalao e operao.

iii. O mais difcil verificar o impacto ambiental na fase de operao: daqui 5, 10, 15 anos.

c. Definir os limites da rea de influncia do projeto, que deve ter como referencial a bacia hidrogrfica na qual se localiza: i. Normalmente s possvel se verificar os impactos ambientais diretos. No possvel precisar os impactos indiretos. ii. No impacto ambiental existe uma sinergia: a soma de todos os impactos causa um impacto sinrgico ambiental de grande propores. iii. Quando se vai verificar o alcance dos impactos, d como referencia a bacia hidrogrfica (que o rio principal onde desembocam os afluentes). iv. Quando da realizao da audincia pblica, deve ser feita dentro da rea de influencia do projeto. Nesta esteira possvel ser necessria a realizao de mais de uma audincia pblica em reas diversas de forma a legitimar aquela atividade.

d. Considerar a compatibilidade com os planos e programas governamentais; i. O EIA/RIMA deve estar em conformidade com as leis oramentrias.

2. REQUISITOS TCNICOS: a. Diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto, com a completa descrio dos recursos naturais, tais como existem, considerando os seguintes aspectos: i. O meio fsico solo, recursos minerais?; ii. O meio biolgico e ecossistemas h animais? Espcie de flora e fauna ameaada de extino no local?; iii. O meio scio-econmico quais so as atividades econmicas no local? Monumentos de patrimnio histrico no local? A obra vai prejudicar a vida das pessoas? A licena ambiental tem prazo. Ento quando se faz o diagnostico imagina que o rgo ambiental licencia, e s haver conseqncias 10 anos depois. Dependendo do impacto a obra s prejudica, no havendo renovao.

b. Anlise dos impactos ambientais e de suas alternativas; i. Sejam os impactos positivos, sejam negativos. ii. Impactos a curto, mdio e longo prazo? iii. Benefcios sociais? iv. nus sociais?

c. Definio das medidas mitigadoras dos impactos ambientais negativos; i. Reconhecida a existncia de impacto negativo, preciso adotar medidas para mitig-los, minimiz-los. ii. Pode ocorrer por filtros, estao de tratamento de resduos slidos ou efluentes, etc.

d. Elaborao do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos ambientais e dos parmetros a serem considerados. i. Ex.: Angra III. Em angra existe programa de acompanhamento e monitoramento do que acontece na usina. ii. Depois de construda e edificada conseqncias daquela atividade. preciso acompanhar as

3. REQUISITOS FORMAIS:

Vous aimerez peut-être aussi