Vous êtes sur la page 1sur 11

Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba MG, n. esp.dez., p. 53-63, 2011.

O ATENDIMENTO SOCIAL A ADOLESCENTES EM SITUAO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UM RELATO DE EXPERINCIA

THE SERVICING SOCIAL FOR ADOLESCETS IN SITUATION OF SOCIAL VULNERABILITY: A REPORT OF EXPERIENCE

Roslilane dos Santos1 RESUMO: Este artigo tem a proposta de mostrar a experincia do profissional de Servio Social em uma organizao no governamental de atendimento aos adolescentes em situao de vulnerabilidade social. Constitui-se em um relato de experincia e tem o objetivo de dar contribuio para debates tericos acerca do exerccio profissional do assistente social. Assim, inicialmente, foram traadas algumas consideraes sobre risco e vulnerabilidade social em adolescentes para melhor compreenso da realidade vivida, em seguida foi realizado o relato do trabalho desenvolvido pelo Servio Social e seus principais instrumentos tcnicooperativos. As crianas e os adolescentes em situao de risco e vulnerabilidade social so indicadores da injustia social que afeta nossa sociedade e neste contexto temos importncia do assistente social na efetivao dos direitos constitucionais dos adolescentes atendidos, contribuindo frente s conseqncias da questo social, discutindo a vida em sociedade, o ser humano, as polticas pblicas, direitos e deveres, tica e cidadania. Palavras-chave: Servio Social. Adolescncia. Vulnerabilidade Social.

ABSTRACT: This article propose to show the professional experience of the Social Service in an institution non-government that servicing for adolescents in situation of social vulnerability. It constitutes a report of experience and is intended to give contributed towards theoretical discussion about the exercise of professional social worker. So, initially, some were treated consideration about risk and social vulnerability in adolescents, to better understanding of the reality lively, then the report was done the work of the Service Social and its substantial instruments technician - operatives. The children and adolescents in situation risk and vulnerability social are indicators of social injustice that affects our society and in this context have importance of social worker in effectuation constitutional rights adolescents, contributing front of social issues consequence, discussing life in society, the human exist, the public policy, rights and duties, ethic and citizenship. Keywords: Social Service. Adolescence. Social Vulnerability.

Graduada em Servio Social pela Universidade de Uberaba, ps-graduada em Atendimento Integral Famlia pela Universidade Veiga de Almeida. email: roslilane@gmail.com 53

Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba MG, n. esp.dez., p. 53-63, 2011.

INTRODUO Este trabalho tem a proposta de relatar a experincia do profissional de Servio Social na instituio Casa do Menino (Uberaba/MG) identificando sua contribuio no atendimento aos adolescentes. A inteno de apresentar este relato de colaborar, atravs das prticas desenvolvidas, para debates tericos e socializao com profissionais que trabalham nessa ou em outra rea. O recente crescimento do nmero de adolescentes em situao de risco, contato com lcool e drogas, situaes de violncia e outras dificuldades sociais, traz a necessidade de criao de programas de atendimento que diminuam o impacto das desigualdades sociais.
Com o objetivo de afast-los das situaes de conflito com a lei, uma srie de projetos sociais so elaborados ressaltando a importncia que tem a construo de um projeto de vida para os mais jovens. Esta idia certamente se volta ao indivduo, mas sua realizao depende de um conjunto de fatores, que influenciaro suas escolhas e iro compor o destino social de crianas e adolescentes. Portanto, existe uma relao entre vulnerabilidade e os fatores de risco que podem ser provenientes de problemas no lar, na escola, no bairro, etc. Trata-se de um trabalho de ecologia social, o que no significa retornar afirmao de que a criana produto do meio, mas vale ressaltar que no se pode deixar de levar em conta a importncia dos diferentes ambientes sociais a que ela tem acesso. (SIERRA e MESQUITA, 2006, p.150)

A Casa do Menino foi criada em 1967 para atender adolescentes autores de atos infracionais, hoje tem a misso de atender integralmente adolescentes de ambos os sexos, em situao de risco e vulnerabilidade social, em regime scioeducativo em meio aberto. A equipe da instituio composta por: Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Servios Gerais, Cozinheiras, Diretora,

Educadores Sociais, Estagirios, Instrutores de Oficinas, Professoras, Psiclogo e Voluntrios. Os adolescentes chegam instituio pela procura dos responsveis, por encaminhamento do Conselho Tutelar ou de outras instituies e pelo prprio adolescente de forma espontnea. O trabalho realizado evidencia a importncia das aes preventivas, especialmente aquelas desenvolvidas em meio aberto, de acordo com a Lei 8069/90 Estatuto da Criana e do Adolescente que diz:
Art.90-As entidades de atendimento so responsveis pela manuteno das prprias unidades, assim como pelo planejamento e 54

Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba MG, n. esp.dez., p. 53-63, 2011.

execuo de programas de proteo e scio-educativos destinados a crianas e adolescentes , em regime de: I orientao e apoio scio-familiar; II - apoio scio-educativo em meio aberto; III - colocao familiar; IV - abrigo; V - liberdade assistida; VI - semiliberdade; VII - internao; Pargrafo nico - As entidades governamentais e no governamentais devero proceder a inscrio de seus programas, especificando os regimes de atendimentos, na forma definida neste artigo, junto ao Conselho Municipal de Direitos da Criana e do Adolescente, o qual comunicar o registro ao Conselho Tutelar e autoridade judiciria da respectiva localidade.( ECA, 1990).

Assim o objetivo da instituio consiste em executar um programa de medida scio-educativa em meio aberto no municpio de Uberaba-MG, efetivando a formao, orientao, acompanhamento e prestao de auxlio aos adolescentes em situao de risco e de vulnerabilidade social. A forma de atendimento e acompanhamento aos educandos d-se atravs de atividades psicolgicas, sociais, acadmicas, profissionalizantes, esportivas, culturais e espirituais favorecendo a integrao scio-familiar e a capacitao para o mercado de trabalho. O desdobramento deste objetivo abrange aes como: criar condies para que os adolescentes construam um projeto de vida que favorea a ruptura com a situao de risco e de vulnerabilidade social; estimular a permanncia, retorno ou acesso escola; capacitar e desenvolver nos adolescentes a competncia de conhecimentos e tcnicas para o trabalho atravs de cursos profissionalizantes; capacitar adolescentes no enfrentamento e preveno ao uso/abuso de drogas; acolher, acompanhar e orientar os familiares dos adolescentes em diferentes momentos de sua passagem pelo programa; despertar nos adolescentes o gosto pelo esporte e pela arte em suas diferentes modalidades e manifestaes; mobilizar lideranas da comunidade, empresrios e organizaes no-governamentais para insero dos adolescentes no mercado de trabalho; manter programas e aes de capacitao permanente da equipe e dos parceiros atravs de cursos, palestras, seminrios, congressos e outros. A instituio proporciona aos adolescentes (que nela se ingressam), educao, preparo profissional, esporte, lazer e principalmente visa a melhoria da qualidade de vida dos educandos auxiliando na luta contra a evaso escolar.

55

Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba MG, n. esp.dez., p. 53-63, 2011.

Neste cenrio, o Servio Social, no atendimento aos adolescentes e seus familiares, traz a contribuio frente s conseqncias da questo social, discutindo a vida em sociedade, o ser humano, as polticas pblicas, direitos e deveres, tica e cidadania.

CONSIDERAES ADOLESCENTES

SOBRE

RISCO

VULNERABILIDADE

SOCIAL

EM

Para melhor compreenso da dinmica do trabalho do Servio Social importante tecer algumas consideraes sobre o risco e a vulnerabilidade social que atinge os adolescentes atendidos pela instituio. No se pretende realizar um estudo exaustivo sobre a temtica, pois este assunto ainda bastante discutido no havendo ainda construo terica formada a respeito do conceito de risco social e vulnerabilidade social. Segundo Abramovay (2002) a vulnerabilidade social comeou a ser utilizada recentemente com o objetivo de ampliar as abordagens situao de pobreza, no limitando renda, e incluindo as interaes sociais:
Neste sentido o conceito de vulnerabilidade ao tratar da insegurana, incerteza e exposio a riscos provocados por eventos socioeconmicos ou ao no-acesso a insumos estratgicos apresenta uma viso integral sobre as condies de vida dos pobres, ao mesmo tempo que considera a disponibilidade de recursos e estratgias para que estes indivduos enfrentem as dificuldades que lhes afetam (ABRAMOVAY, 2002, p. 34 e 35)

Sabemos que quando um adolescente est em risco ou em situao de vulnerabilidade social seu desenvolvimento saudvel prejudicado ou interrompido. Na Poltica Nacional de Assistncia Social, vulnerabilidade significa:
[...] famlias e indivduos com perda ou fragilidade de vnculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; ciclos de vida; identidades estigmatizadas; em termos tnico, cultural e sexual; desvantagem pessoal resultante de deficincia; excluso pela pobreza, e ou no acesso s demais polticas pblicas; uso de substncias psicoativas; diferentes formas de violncia advinda do ncleo familiar, grupos e indivduos; insero precria ou no insero no mercado de trabalho formal e informal; estratgias ou alternativas diferenciadas de sobrevivncia que podem representar risco pessoal e social. (POLTICA NACIONAL DE ASSISTNCIA SOCIAL, 2004).

A desigualdade social gera fatores que influenciam na situao de risco e vulnerabilidade social dos adolescentes como: a falta de acesso educao,
56

Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba MG, n. esp.dez., p. 53-63, 2011.

sade, ao lazer e por terem seus direitos violados os jovens procuram novas formas para sobreviverem na sociedade.
Outro aspecto perverso da vulnerabilidade a escassa disponibilidade de recursos materiais ou simblicos a indivduos ou grupos excludos da sociedade. O no-acesso a determinados insumos (educao, trabalho, sade, lazer e cultura) diminui as chances de aquisio e aperfeioamento desses recursos que so fundamentais para que os jovens aproveitem as oportunidades oferecidas pelo Estado, mercado e sociedade para ascender socialmente. (ABRAMOVAY,2002, p. 33)

O impacto da violao dos direitos fundamentais da criana e do adolescente est cada vez mais visvel na sociedade como, por exemplo, a exposio dessa populao percorrendo as ruas pedindo esmolas, vendendo balas, vigiando carros, isto implica na evaso escolar e ao mesmo tempo coloca os jovens em um eminente risco de contato com as drogas e com explorao sexual. As conseqncias observadas no cotidiano incluem o contato dos adolescentes com lcool, drogas, cigarro, jogos violentos em Lun House, situao de trabalho informal em idade precoce e a dificuldade de serem inseridos no mercado de trabalho. Percebe-se que o trabalho infantil como complementao da renda familiar tem prioridade sobre a formao escolar, j que a renda da famlia no supre as necessidades do prprio adolescente. Um discurso comumente ouvido pelos pais que trabalhando os filhos no tem tempo para fazer coisas erradas. Ao pensar desta forma, os pais alimentam um mito que h na sociedade de que melhor o trabalho do que no fazer nada e fatalmente se envolver com o trfico e uso de drogas. Na verdade este mito deve ser desconstrudo, pois o trabalho deveria ser uma alternativa para melhorar a qualidade de vida, desde que sejam respeitados os parmetros legais do Estatuto da Criana e do Adolescente. O trabalho deve ser regulamentado e que no atrapalhe a vida escolar do adolescente como traz o Estatuto:
Art. 67 - Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola tcnica, assistido em entidade governamental ou no-governamental, vedado trabalho: I - noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte; II - perigoso, insalubre ou penoso; III - realizado em locais prejudiciais sua formao e ao seu desenvolvimento fsico, psquico, moral e social; IV - realizado em horrios e locais que no permitam a freqncia escola.(ECA, 1990)

57

Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba MG, n. esp.dez., p. 53-63, 2011.

As tentativas dos pais ao desligarem seus filhos da instituio para poderem trabalhar, so acompanhadas por vrios motivos: o adolescente no tem bom comportamento na instituio ou na escola (o trabalho torna-se punio); os pais comearam a trabalhar cedo e isto no os atrapalhou; os pais no conseguem oferecer aos adolescentes bens materiais que eles desejam; os prprios adolescentes querem trabalhar para poder comprar o que almejam; aps um dia de servio os jovens ficam cansados e vo dormir ao invs de ir para a rua; e com o trabalho ajudam nas despesas de casa. Os locais de trabalho apresentados so diversos, a maioria so em negcios de parentes prximos como lanchonetes, bares e lojas de confeco ou em companhia dos pais realizando servios de servente de pedreiro, ajudante de eletricista, borracheiro e chapa de caminho. Com isso pode-se identificar vrios fatores de vulnerabilidade social que os adolescentes esto expostos como a evaso escolar, o uso de drogas, o trabalho penoso e insalubre e informal. Para Sierra e Mesquita (2006):
Entre os fatores de vulnerabilidades das crianas e adolescentes pode-se destacar: os riscos inerentes dinmica familiar: so os problemas relacionados ao alcoolismo, aos conflitos entre casais que fazem da criana a testemunha de ofensas e agresses; enfim toda forma de violncia domstica, traumas, abusos sexuais, carncias afetivas, etc.; os riscos relacionados ao lugar de moradia: a precariedade da oferta de instituies e servios pblicos, a disponibilidade dos espaos destinados ao lazer, as relaes de vizinhana, a proximidade a localizao dos pontos de venda controlados pelo trfico de drogas; os riscos relacionados forma de represso policial s atividades do trfico de drogas e a violncia urbana; o risco do trabalho realizado pelas instituies que os recebem: constituem os abusos praticados por profissionais, que so encobertos por uma estratgia de funcionamento que exclui a participao social; os riscos sade: compreende a ausncia de um trabalho de preveno e o acesso ao atendimento mdico e hospitalar; os riscos do trabalho infantil: muitas so as crianas exploradas at pela prpria famlia, trabalhando na informalidade; o risco da explorao da prostituio infantil: crianas provenientes de famlias pobres que se prostituem por dinheiro; os riscos inerentes prpria criana ou adolescente: a sua personalidade e seu comportamento podem torn-los mais vulnerveis aos riscos do envolvimento com drogas, da gravidez precoce, da prtica do roubo, furto, etc.(SIERRA e MESQUITA, 2006, p.152 e p.153)

O Servio Social atravs de dilogos com os pais e o adolescente, mostram ao mesmo conseqncias destas situaes, que vo desde o comprometimento do desenvolvimento fsico, mental e social dos jovens, s implicaes legais de acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente, e tambm quebra de um crculo
58

Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba MG, n. esp.dez., p. 53-63, 2011.

vicioso da pobreza, pois com o trabalho os adolescentes podem abandonar os estudos e continuar com baixa escolaridade com conseqncia de subemprego e salrios baixos.

O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO SERVIO SOCIAL

A atuao do Servio Social na instituio tem como finalidade propiciar o atendimento social aos adolescentes que se apresentam em situao de risco e/ou vulnerabilidade social, incluindo seus respectivos familiares, visando apoi-los diante das conseqncias da questo social. Com vista na efetivao dos direitos dos adolescentes e desenvolvimento do projeto de vida individual, as aes so pautadas no Cdigo de tica profissional e fundamentadas no Estatuto da Criana e Adolescente para que os direitos fundamentais sejam respeitados, proporcionando o preparo para o exerccio de cidadania. Assim, aes do cotidiano so norteadas por princpios como: fortalecer a rede social de apoio aos adolescentes e suas famlias; incentivar o protagonismo juvenil para que o mesmo tenha conscincia da importncia das suas escolhas; realizar pesquisas sobre o cotidiano/rotina dos adolescentes, visando a reformulao das atividades sob o enfoque da promoo social; estabelecer atividades que favoream a vivncia, a discusso e a reflexo coletiva sobre temas relacionados cidadania, relacionamentos sociais, educao, trabalho e projeto de vida; acolher, acompanhar e orientar os familiares dos adolescentes em diferentes momentos de sua permanncia na instituio; supervisionar estagirios de Servio Social em suas aes com os adolescentes. O Assistente Social trabalha com as relaes sociais e desenvolve suas atividades de modo a acompanhar o adolescente com o objetivo de restabelecer ou consolidar os vnculos familiares, realiza estudo do indivduo, do grupo ou da comunidade, em seus elementos essenciais, bem como na interpretao e diagnstico das necessidades e potencialidades dos adolescentes. Neste contexto, busca estratgias atravs de contatos com a rede de recursos para que as famlias possam desenvolver autonomia e melhorar as suas condies de sobrevivncia. Acredita-se que a famlia desempenha um papel decisivo na educao dos adolescentes, pois neste espao que so absorvidos valores humanos e ticos.
59

Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba MG, n. esp.dez., p. 53-63, 2011.

A proposta de acompanhamento social aos adolescentes e seus familiares abrange a utilizao de alguns instrumentos tcnicos operativos. A entrevista uma atividade realizada entre profissional, adolescente e sua famlia com objetivo de conhecer alguns pontos da realidade dos entrevistados e com esses dados fazer as reflexes tcnicas cientificas detectando situaes de risco e vulnerabilidade social vividas pelos adolescentes, este instrumental utilizado quando o adolescente ingressa na instituio. A visita domiciliar realizada depois que o adolescente j est na instituio e com o objetivo de ampliar o conhecimento da realidade dos mesmos, so levantados dados sociais, econmicos e culturais da famlia, da comunidade e informaes sobre as condies de vida. As reunies so realizadas com a famlia em conjunto com a equipe multiprofissional, nas quais so apresentadas propostas, comunicados e

informaes para os responsveis dos adolescentes, visando melhoria da interao dos pais no cotidiano dos adolescentes. Nestas reunies so desenvolvidas

atividades scio-educativas de apoio, reflexo e participao que tem o objetivo de fortalecer a convivncia dos adolescentes com sua famlia. Na instituio tambm so realizadas reunies tcnicas com equipe de profissionais, com o objetivo de melhorar o atendimento aos usurios, coerncia nas aes, avaliar as atividades da instituio e avaliar a situao dos adolescentes. O Servio Social contribui para que a equipe tenha maior compreenso das expresses da questo social que atingem os adolescentes. Atravs dos encaminhamentos, o assistente social utilizando-se da oferta de bens e servios disponveis orienta a famlia ou o adolescente de acordo com a necessidade solicitada. Tambm h atividades no cotidiano da instituio que permitem a interveno direta do assistente social, como o caso das assemblias, que acontecem uma vez por semana com a participao da equipe e dos adolescentes ( aberta ao pblico externo) em espaos de participao, de idias, reflexes e sugestes. Esta atividade favorvel construo da cidadania, pois so abordados assuntos de interesse dos adolescentes, que possuem voz e voto, assim surge um espao democrtico onde os jovens tm a oportunidade de reivindicar, exercer e ter conhecimento de cidadania.
60

Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba MG, n. esp.dez., p. 53-63, 2011.

Atravs do trabalho scio-educativo, o assistente social tem a oportunidade de realizar orientao e oferecem apoio aos adolescentes e familiares para o desenvolvimento de uma viso crtica sobre situaes de vulnerabilidade social, drogas, sexualidade, violncia, gravidez, meio ambiente, direitos e deveres, tica e cidadania.

CONSIDERAES FINAIS

O Brasil passa por diversos problemas decorrentes da globalizao e do capitalismo que afetam diretamente a vida das famlias provocando: desemprego, fome, pobreza, baixa qualidade de vida e principalmente a excluso social. Destacase ainda a falta de acesso s polticas pblicas. A famlia que no atingida pelas polticas sociais se v impossibilitada de responder s necessidades bsicas de seus membros e de construir alternativas para o seu fortalecimento.
A tendncia histrica de considerar os processos de ateno famlia a partir da tica da incapacidade e da falncia, na organizao de servios em reas como a judiciria, social ou da sade, tem sido alimentada especialmente pela centralizao de recursos em programas de apoio sociofamiliar que visam atender s faces mais cruis dos problemas relacionados infncia e juventude (trabalho infantil, violncia domstica, prostituio). Pouco, ou muito pouco, os programas tm se voltado para as dificuldades cotidianas das famlias na perspectiva de dar-lhes sustentabilidade. Isto para que consigam superar momentos crticos de sua existncia e para que no cheguem a vivenciar situaes que podemos considerar limites. (SALES, MATOS, LEAL, 2004, p.55)

Assim, a formulao de polticas pblicas voltadas para a reduo de fatores que causam a vulnerabilidade em crianas e adolescentes constitui-se um desafio para a construo e reformulao de polticas sociais ao deixar de ter como referncia apenas a renda da famlia e passando a considerar as interaes sociais entre os indivduos. A situao da juventude vem ganhado ateno nos espaos pblicos, em decorrncia das desigualdades sociais que esto presentes na vida desses adolescentes colocando-os em situao de vulnerabilidade social. Uma situao preocupante o atraso no desenvolvimento escolar, pois, os adolescentes por motivos diversos esto em sries incompatveis com a sua idade, so repetentes por duas ou trs vezes na mesma srie, isto os coloca em desvantagem social.

61

Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba MG, n. esp.dez., p. 53-63, 2011.

As crianas e os adolescentes em situao de risco e vulnerabilidade social so indicadores da injustia social que afeta nossa sociedade e neste sentido a famlia a sociedade e o Estado so responsveis pela garantia desses direitos sociais e pelas aes que precisam ser realizadas para a reduo dos fatores de vulnerabilidade que comprometem o seu desenvolvimento como tratado no ECA:
Art. 4 dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria.(ECA, 1990).

Neste sentido as instituies de atendimento scio-educativo em meio aberto contribuem para a educao integral de crianas e adolescentes complementando as aes da escola e da famlia, mas no fazendo o papel das mesmas. Isto deixa de lado a concepo assistencialista que antigamente via nestas instituies uma compensao da falta da famlia.
[...] a famlia revalorizada na sua funo socializadora. Mais que isso: convocada a exercer autoridade e definir limites. Espera-se uma socializao mais disciplinar e menos permissiva junto s crianas e adolescentes. Espera-se da famlia uma maior parceria participando com a escola no projeto educacional destinado a seus filhos. (CARVALHO,2002, p.17-18).

Assim, um dos desafios do programas scio-educativos o de trazer as famlias para participarem do cotidiano da instituio. Alguns pais fazem a matrcula do seu filho e no participam de nenhuma das atividades oferecidas. Desta forma, para o assistente social e para a equipe um desafio consolidar a relao entre famlia e instituio. As situaes de vulnerabilidade social tm em parte a conseqncia da ausncia dos pais que trabalham o dia inteiro para suprirem as necessidades da famlia, no acompanhando o desenvolvimento dos filhos, que ficam expostos ao mundo do narcotrfico, explorao sexual, envolvimento com atos infracionais. So estes fatores que geram a necessidade das famlias procurarem a instituio, buscando uma ajuda para acompanhar o cotidiano dos adolescentes, e para que estes tenham a oportunidade de fazer cursos e se profissionalizarem. neste contexto que se destaca a importncia do Servio Social em estar frente na efetivao do Estatuto da Criana e do Adolescente e dos direitos constitucionais.
62

Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba MG, n. esp.dez., p. 53-63, 2011.

Atravs da sua formao crtica e investigativa o assistente social capaz de compreender a realidade social, de trabalhar em equipe, de planejar, coordenar e executar planos e projetos, intervindo nas relaes sociais e nas expresses da questo social, buscando a consolidao dos direitos humanos, construo da cidadania e da democracia e melhoria da qualidade de vida da populao.

REFERNCIAS Abramovay, Mirian et al.Juventude, Violncia e Vulnerabilidade Social na Amrica Latina: Desafios para Polticas Pblicas. Braslia: UNESCO, BID, 2002.Disponvel.em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127138por.pdf>; acesso em 15/08/2008 BRASIL . Estatuto da Criana e do Adolescente(Lei n 8.069/90). Braslia, DF, 1990. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS 11/2004. Dirio Oficial da Unio. Braslia. 2004. CARVALHO, Maria do C. B. de. O lugar da famlia na poltica social. In CARVALHO, M. do C. B. (org). A famlia contempornea em debate. 4 ed. So Paulo: Cortez, 2002. p.15-22. COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz; CARNEIRO, Carla Bronzo Ladeira; Veiga Laura da. Cadernos de gesto pblica e cidadania. Desafio e inovao em polticas pblicas: Programas para crianas e adolescentes e situao de risco.V.3,1997..Disponvel.em: http://inovando.fgvsp.br/ conteudo/documentos/ cadernos_gestaopublica/CAD%2003.pdf acesso em 28/08/2008. Conselho Regional de Servio Social 6 Regio - Minas Gerais, Coletnea de Leis, Belo Horizonte: CRESS, 2004, 468 p. Gesto- 2002/2005. FREITAS, Maria Virgnia; PAPA Fernanda de Carvalho. Polticas Publicas: Juventude em pauta.So Paulo: Cortez, 2003. http://www.casadomenino.com/html/historia.html acesso em 01/02/2010 s 20:43 http://www.casadomenino.com/html/objetivos.html acesso em 01/02/2010 s 20:50 SALES, M. A; MATOS, M. C; LEAL, M.C ( Organizadores). Poltica Social, Famlia e Juventude: a questo de direitos. 2 ed. So Paulo: Cortez, 2006. SIERRA, V.M.; MESQUITA, W.A. Vulnerabilidades e fatores de risco na vida de crianas e adolescentes. So Paulo em Perspectiva, So Paulo, Fundao Seade, v. 20, n. 1, p. 148-155, jan./mar. 2006. Disponvel em: http://www.seade.gov.br .Acessado em; 20/02/2009.
63

Vous aimerez peut-être aussi