Vous êtes sur la page 1sur 4

Para iniciarmos as operaes devemos saber o que so termos semelhantes.

Dizemos que um termo semelhante do outro quando suas partes literais so idnticas. Veja: 5x2 e 42x so dois termos, as suas partes literais so x2 e x, as letras so iguais, mas o expoente no, ento esses termos no so semelhantes. 7ab2 e 20ab2 so dois termos, suas partes literais so ab2 e ab2, observamos que elas so idnticas, ento podemos dizer que so semelhantes.

Adio e subtrao de monmios S podemos efetuar a adio e subtrao de monmios entre termos semelhantes. E quando os termos envolvidos na operao de adio ou subtrao no forem semelhantes, deixamos apenas a operao indicada. Veja: Dado os termos 5xy2, 20xy2, como os dois termos so semelhantes eu posso efetuar a adio e a subtrao deles. 5xy2 + 20xy2 devemos somar apenas os coeficientes e conservar a parte literal. 25 xy2 5xy2 - 20xy2 devemos subtrair apenas os coeficientes e conservar a parte literal. - 15 xy2 Veja alguns exemplos: x2 - 2x2 + x2 como os coeficientes so fraes devemos tirar o mmc de 6 e 9. 6 9 3x2 - 4 x2 + 18 x2 18 17x2 18 4x2 + 12y3 7y3 5x2 devemos primeiro unir os termos semelhantes.

12y3 7y3 + 4x2 5x2 agora efetuamos a soma e a subtrao. 5y3 x2 como os dois termos restantes no so semelhantes, devemos deixar apenas indicado operao dos monmios.

Reduza os termos semelhantes na expresso 4x2 5x -3x + 2x2. Depois calcule o seu valor numrico da expresso. 4x2 5x - 3x + 2x2 reduzindo os termos semelhantes. 4x2 + 2x2 5x - 3x 6x2 - 8x os termos esto reduzidos, agora vamos achar o valor numrico dessa expresso. Para calcularmos o valor numrico de uma expresso devemos ter o valor de sua incgnita, que no caso do exerccio a letra x. Vamos supor que x = - 2, ento substituindo no lugar do x o -2 termos: 6x2 - 8x 6 . (-2)2 8 . (-2) = 6 . 4 + 16 = 24 + 16 40 Compreender o conceito da multiplicao e da diviso envolvendo monmios importante porque as operaes polinomiais, em grande parte, envolvem mltiplas operaes com monmios. Portanto, compreender essas operaes pode formar uma tima base de estudos para os clculos de expresses algbricas polinomiais. Antes de adentrarmos nessas duas operaes com monmios, vamos relembrar alguns elementos dos monmios que so fundamentais para as operaes que sero trabalhadas.

Na multiplicao de monmios no h a exigncia de que os monmios sejam semelhantes, ou seja, no necessrio que os monmios tenham a parte literal igual, devemos apenas utilizar a propriedade comutativa da multiplicao para agruparmos a multiplicao de coeficiente com coeficiente e de parte literal com parte literal. Vejamos um exemplo:

Por no possuir nenhum nmero igual, no foi possvel multiplicar as partes literais entre si, portanto deixaremos apenas indicada a multiplicao de x por y. Vejamos um exemplo no qual poderemos multiplicar os elementos da parte literal:

Quando existir algum elemento de base igual na parte literal, poderemos aplicar as propriedades de potncia de mesma base, em que efetuamos a soma dos expoentes, na multiplicao. Faamos um exemplo com a parte literal com muitas variveis:

Na diviso, o processo se assemelha ao da multiplicao, de modo que dividiremos coeficiente por coeficiente e parte literal por parte literal. Devemos nos atentar na diviso da parte literal para aplicarmos de forma correta as propriedades da potncia de mesma base.

Veja que aplicamos a propriedade da diviso de potncia de mesma base numrica, pois tnhamos a parte literal com variveis de mesma base. Caso no fosse essa mesma base numrica, no seria possvel dividir a parte literal dos monmios. Vejamos um exemplo no qual os elementos no so todos de mesma base:

Veja que s dividimos o x da parte literal, pois era o nico elemento com mesma base numrica. Como no possvel aplicar nenhuma propriedade de diviso para os elementos a, b, deixaremos a diviso indicada em nossa expresso algbrica. Faamos um exemplo completo, envolvendo uma expresso algbrica com operaes de soma de monmios semelhantes, multiplicao e diviso de monmios. Desenvolva ao mximo a expresso algbrica a seguir

Lembre-se das prioridades que aprendemos nos clculos das expresses numricas. Primeiro devemos resolver as operaes que esto dentro dos parnteses. Note que dentro dos parnteses ns temos uma multiplicao e uma adio. Primeiramente deve ser efetuada a multiplicao. Portanto, obteremos a seguinte expresso efetuando apenas a multiplicao:

S foi possvel efetuar a adio dos dois monmios, pois eles possuem partes literais iguais. Agora devemos efetuar a diviso:

Vous aimerez peut-être aussi