Vous êtes sur la page 1sur 3

ABSTENO e CIDADANIA COMO ARMAS DEMOCRTICAS CONTRA A DITADURA DE PARTIDOS Por

Z Carlos
muito comum ouvir-se da boca de alguns crdulos, mas maioritariamente de oportunistas do sistema, que directa ou indirectamente tem algo a ganhar com algum dos partidos concorrentes s eleies, que o cidado que no vota, no exerce a sua cidadania e no cumpre num dever cvico. No limite, dizem atenta contra a democracia. Este raciocnio farisaico, assenta em premissas falsas e na verdade no sobrevive a nenhuma reflexo sria e no comprometida com o sistema. Ora vejamos;

1.A nossa democracia no um regime democrtico de eleio


de cidados livres para assumirem os destinos da coisa pblica. uma partidocracia parlamentar em que os polticos concorrentes se inserem em lgicas de disciplina de voto determinadas superiormente pelas cpulas dos partidos, que, por sua vez reportam e interligam para todo um universo de interesses grandes empresas, instituies, corporaes, ordens profissionais, banca, seguros, etc para no falar das chamadas sociedades secretas, nomeadamente da Maonaria e Opus Dei

2. A nossa partidocracia, travestida de democracia NO ,


SEQUER, uma partidocracia SRIA, em que os partidos se comprometem, por escrito, perante o eleitorado com as suas promessas eleitorais e programa de governo e que, no caso de incumprimento, tm como sano a demisso pelo chefe de estado.

3. Ao invs a nossa partidocracia assenta numa caa


despudorada ao voto nas eleies, com garantias e promessas de tudo e mais alguma coisa, que, em regra, so de imediato esquecidas, sendo at comum fazerem de imediato o que garantiram que nunca fariam.

4. Sob a desculpa beata de que o voto um dever cvico


determinante da legitimidade democrtica, a escolha dos eleitores por essa via esgota em geral a interveno do cidado, que, feliz da vida, julga que cumpriu o seu papel nos destinos do pas para logo se desinteressar do processo poltico.

5. O voto assim fundamentalmente algo de particularmente


perigoso e pernicioso, pois na generalidade dos casos a tal cidadania to enaltecida e proclamada, TERMINA com o voto e desresponsabiliza o cidado para o futuro, j que, tendo cumprido o seu dever cvico, tem o problema resolvido para os prximos quatro anos.

6. O voto, ou se proferirem o voto do sistema partidocrtico,


assim, ao contrrio do que parece, algo de profundamente antidemocrtico.

7. que no s a cidadania que se esgota com o dever cvico


do voto. tambm a democracia que termina a. A partir desse momento, os partidos, porque desobrigados por obrigados por lei ao cumprimento do programa e das promessas eleitorais, uma vez no poder, fazem o que mais lhes convm a eles e aos interesses que representam, sendo que amide tomam decises contra as promessas e garantias feitas ao eleitorado.

8. A democracia converte-se assim numa ditadura de partidos,


que de 4 em 4 anos vai a votos; no deixa de ser irnico que, esse apelo ao voto, essa cidadania formal exercida em alguns segundos, que desresponsabiliza o cidado ao votar, no mais do um cheque em branco aos polticos para fazerem o que entenderem e manterem os cidado longe da coisa pblica.

9. A falta de compromisso com sano de demisso e o voto


"desresponsabilizante", so assim os dois alicerces da nossa partidocracia, que livre do povo e dos seus interesses faz o que muito bem lhe aprouver em proveito prprio e conduziu Portugal runa econmica, financeira, moral, destruindo concomitantemente a educao e a justia, e preparando-se agora para destruir a sade.

10. No admira que os partidos e os seus aclitos tenham um


dio de morte absteno. Esta, mais do que o voto branco e nulo um protesto contra o sistema partidocrtico; no limite a absteno macia conduzir derrota da partidocracia e ao refundamento da democracia.

11. Uma absteno macia, de 70% ou mais do eleitorado,


envergonhar definitivamente a classe poltica perante os portugueses, perante a Europa e o mundo retirando-lhes toda a legitimidade e credibilidade.

12. Isto implicar forosamente a queda do regime que destruiu


Portugal e trar para a ribalta os verdadeiros cidados, livres, srios e interessadas na coisa pblica e no exerccio da cidadania.

13. que ao contrrio do que alegam, cidadania no votar,


isso apenas um pormenor formal.

14. Cidadania ser chamado a intervir, cidadania referendar

assiduamente as questes mais importantes, cidadania pagar impostos, cidadania ser empresrio e criar riqueza e postos de trabalho, cidadania discutir a economia e o social nas empresas, nos sindicatos, nas cmaras, nas reparties pblicas, cidadania reclamar perante o poder pblico, cidadania sugerir novas leis mais geis e simples, cidadania apresentar uma denncia do fiscal corrupto ou do polcia matreiro, cidadania escrever um artigo de opinio no jornal da freguesia ou da universidade, cidadania protestar nas ruas e fazer greve, cidadania exigir dos juzes a punio dos polticos corruptos, cidadania lutar todos os dias por um Portugal melhor, cidadania retirar e limitar muito do poder dos polticos, substituindo-o por uma democracia semi-directa, pela vontade popular em suma.

15. Cidadania envolver e ouvir o cidado em todo o processo


poltico, ora descentralizando o processo de deciso, ora referendando as suas decises mais importantes. Mas isto no interessa ao poder poltico partidocrtico. Como seria possvel, por exemplo, privatizar um bem comum como a gua, se os cidados fossem chamados a pronunciar-se por referendo.

16. Por tudo isto, VERDADEIRA CIDADANIA, o que menos a


partidocracia vigente quer; o que ela almeja um SIMULACRO DE DEMOCRACIA traduzido num voto que lhes d o poder de fazerem o que muito bem entenderem.

17. Para o actual regime pardidocrtico a democracia dos


cidados livres algo de muito perigoso, a ser evitado a todo custo; nada melhor que um voto desresponsabilizante e manipulado, de 4 em 4 anos.

Vous aimerez peut-être aussi