Vous êtes sur la page 1sur 3

Como restaurar o boot (MBR) do Windows 7

junho 25, 2012 Leonardo Artigos, Dicas 6 comentrios

Nem sempre temos de usar o modo grfico (mouse, interface grfica etc.) no Windows para conseguir consertar certos erros e arquivos corrompidos do sistema. Bem como no Linux, o Windows precisa, em alguns casos, do prompt de comando para conseguirmos fazer o que queremos. Um exemplo disso, que, para conseguir recuperar ou restaurar o boot do Windows, precisamos usar linhas de comando (o prompt). Com simples comandos, conseguimos concertar uma grande falha no sistema, at mesmo conseguir restaura-lo ou concerta-lo. Vamos aprender neste tutorial como restaurar e/ou concertar o boot do sistema, reparando a MBR e o prprio boot.

Primeiramente, em que casos voc deve fazer isso?


Bem, so os casos em que voc deve fazer isso na hora em que se sistema: No iniciar; Erro aps o POST; Erros com relao ao boot ou Master Boot Record (MBR); Erros com relao ao gerenciador de boot do Linux (GRUB) ou do prprio Windows.

No caso do GRUB, ao remover ou formatar alguma distribuio Linux instalada em outra partio do mesmo HD, acontece um erro com relao ao mesmo, o GRUB. Poder aparecer na tela o seguinte texto: GRUB is missing ou GRUB error. Se aparecer isso, o Windows 7 no ir mais se iniciar no ser que repare o boot/MBR.

Indo ao ponto
Para reparar o boot, obviamente voc precisar do CD de instalao do Windows 7. D boot nele, espere carregar e na tela inicial, v em Reparar o computador. Ao aparecer um menu com duas opes, selecione a primeira ( Use as ferramentas de recuperao) e Avance. Agora, basta abrir o Prompt de Comando.

Quando a janela do prompt abrir, basta digitar os seguintes comandos: 1. bootrec /fixmbr 2. bootrec /fixboot Basta reiniciar a mquina e ver o resultado. O Windows 7 iniciar normalmente aps estes procedimentos.

Como remover o GRUB e restaurar o boot do Windows


Um usurio pode querer remover o GNU/Linux de seu computador. Excluir a partio do GNU/Linux no difcil, mas mesmo que ele remova a partio, o GRUB no removido. Este um problema comum que pode levar os usurios a formatar o disco rgido devido um problema bobo. Ento o que vamos ver agora como recuperar a inicializao do Windows sem ter que recorrer a formatao. Windows XP A primeira coisa que fazemos pegar o nosso disco original do Windows. Pode ser seu Piratex Edition tambm. Dentro do sistema de instalao, entramos no console de recuperao e digitamos o seguinte: FIXMBR Windows Vista O mesmo que antes. Insira o disco e reinicie. Selecione o sistema de reparao e no console, escreva: BOOTREC /FIXMBR

Windows Seven Mesma coisa. Insira o disco e escolha a opo reparar o computador e depois entre no prompt de comando. E digite: bootsect /nt60 ALL /force /mbr Fonte: MeuPinguim.com

Vous aimerez peut-être aussi