Vous êtes sur la page 1sur 20

Simulado 144 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno 8 semanas! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

O filme sobre a vida de Vinicius de Moraes me fez pensar sobre a necessidade que 4 temos de recuperar a leveza. Vinicius, por exemplo, era leve, to leve que chegava a ser leviano na gravidade de suas paixes. Tom Jobim era leve. Vinicius e Jobim eram leves e engraados. Ser 7 leve e engraado era uma caracterstica daquela gerao. Voc podia estar com o Hlio Pellegrino que, sendo analista, hora nenhuma nos passava a ideia de que estava analisando nossas neuroses, no estava ali para julgar ningum. 10 Com isto, as crnicas refletiam a leveza da vida. No que no houvesse drama e tragdia, mas as pessoas no eram baixo-astral nem a crnica era, como nos dias atuais, uma 13 coisa chata e pesada. Tambm com um presidente leve como o Juscelino, que de to leve vivia valsando e que 16 botou em avies uma cidade inteira, levando-a para o Planalto Central, com ele tudo ficava mais fcil e mais leve.
Affonso Romano de SantAnna. Tempo de delicadeza. p. 73-75 (com adaptaes).

Com relao s ideias e aos aspectos lingusticos do texto acima, julgue os itens seguintes. 1 Ao afirmar que o presidente Juscelino botou em avies uma cidade inteira (linha 15 16), o autor do texto faz uma crtica construo de Braslia, perodo em que se iniciou o longo processo inflacionrio vivido pelo Brasil no sculo passado. Errado Essa afirmao feita de forma positiva, mostrando admirao quanto a essa realizao. 2 Deduz-se do texto que, para recuperar a leveza (linha 2), necessrio estar alheio aos dramas e s tragdias. Errado Na linha 10-11 se afirma justamente o contrrio. 3 O autor do texto menciona ter tido uma motivao externa para pensar sobre o modo de enfrentar os fatos da vida. Correto Ele liga isso ao filme sobre a vida de Vinicius de Moraes. 4 Sem prejuzo para a correo gramatical ou para a coerncia do texto, a orao sendo analista (linha 7) poderia ser reescrita, mantendo -se as vrgulas que a isolam, da seguinte forma: embora fosse analista. Correto A ideia realmente de contrariedade ao que se esperava, como expresso claramente na redao proposta. 5 Os vocbulos drama e tragdia, na linha 11, remetem a uma ideia que se contrape da leveza (linha 2) pretendida pelo autor do texto. Essa co ntraposio configura uma anttese de pensamentos e de sentimentos em relao vida. Correto A leveza associada vida sem drama.

6 O termo leves e engraados (linha 5) desempenha, na orao em que se insere, a mesma funo sinttica que mais fcil e mais leve na orao tudo ficava mais fcil e mais leve (linha 16-17). Correto So predicativos do sujeito. 7 A expresso nos dias atuais (linha 12) pode ser substituda, sem prejuzo da correo gramatical e do sentido original do texto, por atualmente. Correto A ideia a mesma nos dois casos. 8 Da leitura do trecho Tambm com um presidente leve como o Juscelino (linha 14) depreende-se que o texto foi escrito durante o governo de JK. Errado Apenas se remete a essa poca. 9 Na linha 16, a expresso com ele, empregada como recurso expressivo de repetio, pode ser suprimida. Correto Este recurso prprio da linguagem oral. 10 Trata-se de texto de caractersticas tipicamente descritivas. Errado Esta caracterstica a menos presente no texto.

Com relao ao texto acima e redao de textos oficiais, avalie os prximos itens. 11 Justifica-se o uso do vocativo Excelentssimo Senhor Secretrio por se tratar de documento dirigido autoridade mxima de rgo da administrao pblica estadual. Errado No deveria ter sido usado esse termo, que reservado aos chefes dos poderes da Repblica. 12 No documento apresentado, so respeitadas as regras gramaticais do padro culto da lngua portuguesa, uma das exigncias relativas linguagem empregada nas comunicaes oficiais. Errado H erros gramaticais, como a falta de crase em esclarecer a populao o procedimento. 13 O emprego da forma de tratamento Vossa Excelncia para se dirigir ao secretrio de estado de governo est inadequado, pois apenas os chefes dos poderes podem ser tratados dessa forma. Errado Existem outras autoridades que podem ser tratadas dessa forma. 14 O fecho Cordialmente deveria ser substitudo por Atenciosamente. Correto Somente Atenciosamente e Respeitosamente so fechos adequados.

A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 O acesso a pginas web, da Internet ou de uma intranet, feito com o uso do HTTP ou protocolo de hipertexto. Correto O HTTP (Hypertext Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Hipertexto) ou protocolo de hipertexto permite-nos acessar as pginas Web, da Internet ou de uma intranet, a partir de nossos programas navegadores (browsers). 16 O princpio da autenticao em segurana diz que um usurio ou processo deve ser corretamente identificado. Alm disso, todo processo ou usurio autntico est automaticamente autorizado para uso dos sistemas. Errado Cuidado aqui! A segunda parte da afirmao est incorreta. Um usurio ou processo (programa) autenticado no est automaticamente apto para uso dos sistemas. Isto depender do nvel de acesso que ele possuir. possvel, por exemplo, que um usurio tenha permisso apenas para visualizar a caixa de mensagens dele ou, ainda, para ler os arquivos de sua pasta particular. 17 No sistema operacional Windows 7, o aplicativo Transferncia Fcil do Windows permite que sejam copiados arquivos e configuraes de um computador para outro. Correto aplicativo Transferncia Fcil do Windows permite a transferncia de arquivos, e-mails e configuraes de um computador para outro. Pode-se escolher exatamente quais arquivos devem ser copiados para o novo computador, e, se porventura algum problema for encontrado nessa transferncia, ela no ser adiada, e, ao final, o sistema fornecer um relatrio completo de tudo o que no foi migrado. 18 Em uma planilha em edio no Calc, se houver um nmero em uma clula e se, a partir dessa clula, a ala de preenchimento for levada para as clulas adjacentes, ser automaticamente criada uma sequncia numrica a partir desse nmero. Correto No BrOffice.Org acontece justamente o descrito na questo: se houver um nmero em uma clula e se, a partir dessa clula, a ala de preenchimento for levada para as clulas adjacentes, ser automaticamente criada uma sequncia numrica a partir desse nmero. Vale lembrar que no Microsoft Excel tal fato no ocorre, j que se adicionarmos um nmero e o arrastarmos pela ala de preenchimento, no ser formada uma sequncia, mas uma sucesso de nmeros. 19 Comparada topologia em anel, a topologia em estrela tem a vantagem de no apresentar modo nico de falha. Errado A topologia em estrela possui um nico ponto de falha. Por isso, uma eventual falha em um cabo da rede no paralisa toda a rede. E, certamente, uma vantagem em relao topologia em anel, onde uma falha em um computador ou cabo da rede paralisa toda a rede.

20 Os sistemas operacionais tm por funo homogeneizar o acesso dos aplicativos aos dispositivos fixos e so responsveis por operar entre o hardware e os software de aplicao. Por serem acessados por interfaces de alto nvel, no procedimentais e determinsticas, o funcionamento dos circuitos eletrnicos depende da tecnologia utilizada em sua contruo, gerando grande diversidade nas formas de acesso a diferentes componentes fsicos. Errado O erro est no fato de os circuitos eletrnicos, independentemente da tecnologia utilizada em sua construo, so acessados por interfaces (ou linguagem) de baixo nvel (e no de alto nvel como afirma o enunciado), tambm conhecida como "linguagem de mquina". A respeito dos acontecimentos atuais e seus desdobramentos, julgue os itens. 21 Atualmente, h uma nova viso acerca da energia nuclear no mundo. A tecnologia utilizada em sua construo proporciona bastante segurana, afastando o receio de que novos acidentes, como o de Chernobyl, venham a ocorrer novamente. Alm disso, a energia nuclear tem sido considerada uma alternativa ambientalmente vivel, j que no ocasiona emisses de gases de efeito estufa. Correto Exato. 22 O potencial hidreltrico brasileiro imenso, j que a bacia hidrogrfica que este pas possui uma das maiores do mundo. Todavia, o grande fator limitador para a maior utilizao do potencial hidreltrico brasileiro a questo ambiental. Basta vermos as controvrsias em torno da construo da usina de Belo Monte para percebermos isso. Correto Certo. 23 Os tablets ou tabelas, em lngua portuguesa, so equipamentos eletrnicos usados para clculos avanados e com grande capacidade de memria matemtica. Errado Os tablets tabletes ou pranchetas em portugus, pode ser usado para acesso internet, organizao pessoal, visualizao de fotos e vdeos, leitura de livros, jornais e revistas, alm de entretenimento com jogos. 24 O Brasil ser sede da Copa das Confederaes de 2013, da Copa do Mundo de 2014, da Copa Amrica de 2015 e dos Jogos Olmpicos do Rio de Janeiro em 2016. Correto Exato. 25 A nova ordem internacional marcada pela exacerbao de nacionalismos, conflitos tnicos e religiosos e, ainda, pela fragmentao de Estados como, por exemplo, no caso da ex-Iuguslvia. Correto Certo.

Dos 420 detentos de um presdio, verificou-se que 210 foram condenados por roubo, 140, por homicdio e 140, por outros crimes. Verificou-se, tambm, que alguns estavam presos por roubo e homicdio. Acerca dessa situao, julgue os itens seguintes. 26 A quantidade de maneiras distintas de se selecionarem dois detentos entre os condenados por outros crimes, que no roubo ou homicdio, para participarem de um programa destinado ressocializao de detentos inferior a 10.000. Correto C (140,2) = 140x139 / 2! (O 140 multiplica 2 vezes decrescendo) 19460 / 2 = 9730 27 Menos de 60 dos detentos estavam presos por terem sido condenados por roubo e homicdio. Errado So 420 presos. 140 + 140 + 210 = 490 490 - 420 = 70. Da conclui que no so menos de 60 presos condenados por roubo e homicdio. 28 Selecionando-se ao acaso dois detentos desse presdio, a probabilidade de que ambos tenham sido condenados por roubo ou ambos por homicdio ser superior a 16. Correto Probabilidade de que ambos tenham sido condenados por roubo: 210/420 * 209/419 1/2 * 1/2 = 1/4 Probabilidade de que ambos tenham sido condenados por homicdio: 140/420 *139/419 1/3 * 1/3 = 1/9 Probabilidade de que ambos tenham sido condenados por roubo OU (+) ambos por homicdio: 1/4 + 1/9 = 13/36 > 1/6 Ainda com relao ao uso do raciocnio lgico, avalie os prximos itens. 29 As proposies p -> q e~(~p ^ ~q) so equivalentes. Errado Se usarmos a Lei de Morgan, veremos que a segunda expresso o mesmo que p v q, que diferente do sugerido. 30 A proposio (~p -> r) v (s -> ~p) uma tautologia. Correto Basta notar pelas equivalncias: (~p -> r) v (~s -> ~p) Implicao (p v r) v (s v ~p) Mas esta expresso j tem em si p v ~p, que leva a ser sempre verdadeira. Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 As organizaes sociais so pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, institudas por iniciativa de particulares, para desempenhar servios sociais que, em princpio, seriam exclusivos do Estado, por meio de contrato de gesto. Correto De acordo com a doutrina.

32 Os cargos pblicos so acessveis apenas aos brasileiros natos ou naturalizados. Errado Os cargos pblicos so acessveis aos brasileiros, natos ou naturalizados, e aos estrangeiros na forma da lei. 33 Todas as pessoas fsicas ou jurdicas so partes legtimas para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. Errado No qualquer pessoa que poder propor referida ao. Trata-se de instrumento colocado disposio do cidado. 34 A Unio firmou contrato de obra pblica com a construtora Cimento Forte Ltda., visando construir uma hidreltrica em um grande rio do estado do Par, obra essa que durar cerca de 3 anos, de forma a diminuir o risco futuro de crise de energia eltrica. Para tanto, utilizou-se da dispensa de licitao. Nos termos desse contrato de obra pblica, todas as indenizaes por danos causados a terceiros em decorrncia da obra seriam suportadas pela construtora. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens subsequentes. A situao descrita caracteriza emergncia, razo por que a contratao por meio de dispensa de licitao foi adequada. Errado Na situao descrita na questo, o eventual dano ser futuro e no certo, ou seja, mero risco, de modo que para tanto se pode adotar o procedimento licitatrio, visto que o prazo estimado razovel para realizao do certame, no sendo, pois, situao de dispensa. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 A imparcialidade do Poder Judicirio e a segurana do povo contra o arbtrio estatal so garantidas pelo princpio do juiz natural, que assegurado a todo e qualquer indivduo, brasileiro e estrangeiro, abrangendo, inclusive, pessoas jurdicas. Correto O Princpio do juiz natural protege o cidado porque assegura que todos saibam qual ser a autoridade julgadora (o foro competente) antes mesmo de se entrar com uma ao no Poder Judicirio. Dessa forma, evita-se arbitrariedades, como a criao de tribunais de exceo. Alm disso, ele aplicado a qualquer processo do Poder Judicirio, protegendo as pessoas nacionais, estrangeiras, fsicas e jurdicas. 36 forma de participao popular na esfera pblica a eleio direta para os integrantes de todas as casas legislativas e para o chefe do executivo em todos os nveis de governo. Correto A Constituio prev como meios de exerccio da soberania popular: sufrgio universal, voto direto, secreto e igualitrio, plebiscito, referendo e a iniciativa popular de lei.

37 Ocorrendo a vacncia dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, nos dois ltimos anos do perodo do mandato presidencial, a eleio para ambos os cargos ocorrer, de forma indireta, pelo Congresso Nacional, trinta dias aps a vacncia do ltimo cargo. Correto Caso os dois cargos (PR e VP) fiquem vagos, devemos saber quando ocorreu a ltima vaga. Se as vagas ocorrerem nos dois primeiros anos do mandato, haver eleio DIRETA em at 90 dias depois de aberta a ltima vaga. Eleio direta significa que o povo vai s urnas novamente para eleger o novo Presidente e Vice-Presidente da Repblica. Por outro lado, caso as vagas surjam nos dois ltimos anos do mandato, ocorrer eleio INDIRETA pelo Congresso Nacional em at 30 dias depois de aberta a ltima vaga. Na eleio indireta, no o povo que vai s urnas para votar, mas sim os representantes do povo (Congresso Nacional) que elegem o Presidente da Repblica e seu vice. Nos dois casos, o novo Presidente e Vice exercero o mandato somente pelo tempo restante do mandato original (mandato tampo). 38 Os direitos fundamentais considerados de primeira gerao compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais. Correto Os direitos fundamentais de primeira gerao enfocam as liberdades clssicas ou formais do indivduo, de natureza negativa. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 Nos crimes omissivos prprios e imprprios, no h nexo causal, visto que inexiste resultado naturalstico atribudo ao omissor, que responde apenas por sua omisso se houver crime previsto no caso concreto. Errado Nos crimes omissivos imprprios h nexo causal, observa-se: No crime omissivo prprio h somente a omisso de um dever de agir, imposto normativamente, dispensando a relao de causalidade naturalstica ( um dever genrico imposto a todos). Ex: omisso de socorro (no se perquiri o crime de omisso de socorro com o que aconteceu no caso concreto). No crime omissivo imprprio o dever de agir para evitar o resultado concreto (aqui, o dever jurdico). Estamos diante de um crime de resultado material, exigindo, conseqentemente, um nexo causal entre a ao omitida e um resultado. Ex: o agente o garantidor, como, por exemplo, o policial Observase que esse nexo, no entanto, no naturalstico (do nada, nada surge). Na verdade, o vnculo jurdico, isto , o sujeito no causou o resultado, mas como no o impediu equiparado ao verdadeiro causador ( o que se chama de nexo de evitao ou no impedimento). Nesse caso, o agente responde pelo resultado do fato a que estava obrigado a evitar. 40 H a prtica de violncia no exerccio da funo quando ocorre o crime de prevaricao. Errado O delito no traz previso de violncia. 41 No crime de rixa, a co-autoria obrigatria, pois a norma incriminadora reclama como condio obrigatria do tipo a existncia de pelo menos trs autores, sendo irrelevante que um deles seja inimputvel. Correto Para caracterizar o crime de rixa, h necessidade de, no mnimo, trs pessoas. Conforme entendimento doutrinrio e jurisprudencial consolidado, irrelevante que um deles seja inimputvel.

42 No crime de estelionato, a fraude, ou ardil, usada pelo agente para que a vtima, mantida em erro, entregue espontaneamente o bem, enquanto, no furto mediante fraude, o ardil uma forma de reduzir a vigilncia da vtima, para que o prprio agente subtraia o bem mvel. Correto No crime de estelionato, a fraude o meio utilizado pelo agente para que a vtima, enganada, lhe entregue a vantagem indevida. J no crime de furto qualificado pela utilizao de fraude, o agente emprega o ardil, a fraude, de forma a fazer com que a vtima diminua sua vigilncia sobre o bem, facilitando, desta forma, a conduta do larpio. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 A recente reforma processual penal consagrou o entendimento, j consolidado na doutrina, de que se deve distinguir provas ilcitas e ilegtimas, consideradas estas as que violem normas processuais, e ilcitas, as que violem normas de direito material. Errado A Lei 11.690/2008 alterou a redao do art. 157 do CPP estabelecendo que so inadmissveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilcitas, assim entendidas as obtidas em violao a normas constitucionais ou legais. Como se pode perceber, a reforma processual no consagrou o entendimento j consolidado na doutrina que distingue as provas ilcitas das ilegtimas. A diferenciao entre uma e outra existe apenas no plano doutrinrio. Segundo essa viso, as provas ilcitas so aquelas produzidas em violao a regras de direito material, ao passo que as provas ilegtimas so produzidas em violao a regras de direito processual. 44 No h crime quando a preparao do flagrante pela polcia torna impossvel a sua consumao. Correto Esta a hiptese do flagrante provocado, na qual a autoridade induz o agente a praticar o crime, o que, por si s, torna o crime impossvel, j que quando fosse cometer o crime, o agente seria preso. O STF possui a smula n 145 a respeito do tema: NO H CRIME, QUANDO A PREPARAO DO FLAGRANTE PELA POLCIA TORNA IMPOSSVEL A SUA CONSUMAO. 45 O rgo do Ministrio Pblico Federal requereu o arquivamento de inqurito policial relatado, sob o fundamento de que o fato suficientemente apurado no constitua crime, era atpico. O juiz federal acolheu o pedido e determinou o arquivamento dos autos. Nessa situao, e de acordo com o STF, a deciso que deferiu o arquivamento faz coisa julgada, no podendo serem desarquivados os autos e ser instaurada ao penal, mesmo diante de outros elementos de prova que venham a surgir posteriormente. Correto O arquivamento do inqurito faz coisa julgada, no cabendo desarquivamento. 46 Qualquer indivduo que figure como objeto de procedimentos investigatrios policiais ou que ostente, em juzo penal, a condio jurdica de imputado, tem o direito de permanecer em silncio, incluindo-se a, por implicitude, a prerrogativa processual de o acusado negar, ainda que falsamente, perante a autoridade policial ou judiciria, a prtica da infrao penal. Correto O direito ao silncio est previsto para o acusado, assim como o no enquadramento no delito de falso testemunho, se mentir.

Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 Incorre em posse irregular de arma de fogo aquele que possui arma no interior de sua residncia ou domiclio sem que ela esteja devidamente registrada e, em porte ilegal, aquele que, embora possuindo arma registrada, retira-a de sua residncia para lev-la consigo, sem a autorizao da autoridade competente. Correto Perfeitas as definies dadas pela questo para os crimes de posse irregular e de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. 48 No caso de porte de substncia entorpecente para uso prprio, no se impe priso em flagrante, devendo o autor de fato ser imediatamente encaminhado ao juzo competente ou, na falta deste, assumir o compromisso de a ele comparecer. Correto A vedao da priso em flagrante para esse crime (se cometido sem o concurso de outros) ABSOLUTA, no estando condicionada aceitao do agente em cooperar com a Justia. No ser possvel a priso em flagrante, nem mesmo se houver recusa do agente em comparecer em juzo. 49 Considerando que determinada autoridade policial execute a priso em flagrante de um autor de furto, lavrando, logo aps, o respectivo auto de priso, a partir de ento, essa autoridade policial dever, entre outras providncias, comunicar a priso ao juiz competente, dentro de 24 horas, sob pena de incorrer em abuso de autoridade. Correto No caso de priso em flagrante, a autoridade policial deve lavrar o auto de priso e comunicar a priso ao juiz competente, dentro de 24 horas. Ora, se assim no fizer, incorrer na seguinte conduta prevista como crime de abuso autoridade pela Lei 4.898/65: deixar de comunicar, imediatamente, ao juiz competente a priso ou deteno de qualquer pessoa. 50 Considere que um estrangeiro tenha sido expulso do pas por pertencer a clula terrorista e ter participado do sequestro de autoridades brasileiras. Considere, ainda, que, aps a abertura de inqurito no Ministrio da Justia, no qual foi assegurada ampla defesa ao aliengena, o presidente da Repblica tenha decidido, por meio de decreto, pela sua expulso do pas. Nessa situao, o estrangeiro s poder voltar ao pas mediante decreto presidencial que revogue o anterior. Correto competncia exclusiva do Presidente da Repblica resolver sobre a convenincia e a oportunidade tanto da expulso quanto da sua revogao. A medida expulsria ou a sua REVOGAO ser feita por decreto. o que estabelece o art. 66 do Estatuto do Estrangeiro.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Nos prximos itens, assinale como correto quando a equao apresentada representar um comportamento fisicamente adequado para um gs. 51 PV = nRT Correto Esta a equao dos gases perfeitos, que se aplica em alguns gases e para algumas condies. 52 Errado Esta equao no fisicamente adequada, pois temos que quando a temperatura aumenta a presso diminui ( volume constante). 53 Correto Esta uma equao do tipo virial, usada geralmente na descrio de gases reais. 54 Correto Esta a equao de van der Waals. 55 Correto Pode-se testar variaes e ver que o comportamento tpico de um gs. Tambm pode-se tentar usar valores extremos e ver como a equao se aproxima da equao dos gases ideais. Esta uma equao adequada. 56 Errado Esta equao apresenta uma relao inversamente proporcional entre P e T, que no tpica de gases. A respeito dos conceitos de equilbrio qumico, julgue os prximos itens. 57 Uma reao que no espontnea pode avanar no sentido direto ao ser induzida por uma reao exorgica. Correto A energia de Gibbs dessa reao acoplada torna o processo favorvel. 58 O valor de uma constante do equilbrio uma boa indicao qualitativa da viabilidade de uma reao, seja o sistema ideal ou no. Correto Porm, isto no deve ser tomado como dogma, mas sim como uma indicao.

59 A constante de equilbrio de uma reao exotrmica diminui com o aumento da temperatura. Correto Isto surge atravs da equao de vant Hoff. 60 Quando um sistema no equilbrio comprimido, a composio do equilbrio no se altera. Errado Altera-se, de forma a manter as concentraes de acordo com a constante de equilbrio. Acerca dos elementos qumicos e suas propriedades, avalie os itens. 61 O rdio ainda empregado no tratamento de alguns tipos de cncer (braquiterapia), no qual fontes seladas liberam uma dose de radiao a uma distncia de at alguns centmetros da superfcie onde se localiza o tumor. Correto a popular radioterapia. 62 O potssio um metal mole, esbranquiado e com um brilho metlico prateado. Ele apresenta alta densidade e baixa condutividade. Errado Como metal apresenta alta condutividade. E apresenta baixa densidade. 63 Presume-se que o astato elementar seja um slido negro, tendo em vista o escurecimento progressivo das substncias simples dos halognios (F 2 a I2) com o incremento do nmero atmico. A proximidade de seus pontos de fuso e de ebulio sugere que o astato deve sublimar como o iodo a temperaturas mais elevadas. Correto Para elementos pouco estveis, assim se faz a previso das propriedades. 64 Devido sua estrutura eletrnica muito peculiar, o silcio extremamente importante na indstria eletrnica, como semicondutor. Correto Este um dos usos mais importantes deste elemento. Com relao a qumica de cidos e bases, julgue os itens. 65 Podemos definir, de maneira genrica, acidez como um carter positivo de uma espcie qumica que diminui pela reao com uma base. Correto Esta definio engloba as ideias de todas as outras definies. 66 Da mesma forma que no item anterior, basicidade um carter negativo de uma espcie qumica, que diminui pela reao com um cido. Correto Tambm correto.

67 Num grupo da tabela peridica, a basicidade dos xidos tende a aumentar de baixo para cima. Errado Aumenta no sentido inverso a este. 68 A fora de um oxicido depende de vrios fatores que se relacionam com o efeito indutivo do tomo central do grupo hidroxila, entre eles o efeito indutivo dos substituintes. Correto Este um fator importante, de fato. 69 Nas reaes entre cidos e bases de Lewis, como aminas e boranos ou haletos de boro, substituintes volumosos em uma ou todas as espcies podem afetar a estabilidade de adutos cido-base. Correto Estes so efeitos importantes tambm. 70 Fenol forma ligaes de hidrognio fortes com bases de Lewis, especialmente as que tm um tomo doador com carga negativa alta. A formao da ligao de hidrognio altera a densidade eletrnica do grupo O-H do fenol e a frequncia de estiramento do grupo OH na regio do infravermelho. Correto Estas so propriedades de cidos e bases correlacionadas. A respeito das propriedades dos grupos funcionais orgnicos, julgue os itens. 71 Formao de Acetal a partir de cetona e lcool simples mais favorvel do que a formao a partir de aldedo. Errado menos favorvel. 72 Tioacetais podem ser formados pela reao de um aldedo ou cetona com um tiol. Correto Certamente sim. 73 Aldeidos e cetonas reagem com aminas primarias (e amonia) fornecendo aminas. Errado Formam iminas. 74 Aminas secundrias no podem formar iminas neutras pela perda de um segundo prton do nitrognio e formam enaminas. Correto assim que estas reaes procedem. 75 Aldeidos e cetonas reagem com HCN e formam amidas. Errado Formam cianoidrina.

A respeito das reaes orgnicas, avalie os itens. 76 Um tomo de enxofre aumenta a acidez de um hidrognio do tomo de carbono adjacente devido ao efeito retirador de eltrons e da estabilizao do carbnion resultante pelos orbitais d do enxofre. Correto Carbnions estabilizados por enxofre so muito utilizados em Sntese Orgnica, principalmente em reaes com haletos de alquila, com aldedos e com cetonas. Um exemplo a alquilao de 1,3ditianas. 77 Molculas reagem pois esto em constante movimento, mas nem todas as colises so produtivas em termos reacionais. Correto Bsico conceito. 78 Uma energia de ativao baixa significa que uma reao ir ocorrer rapidamente, enquanto que uma energia de ativao elevada significa que a reao ir ocorrer lentamente. Correto Exatamente isto. 79 A energia de ativao mede a diferena de energia entre os reagentes e o produto. Errado A diferena entre reagentes e estado de transio. 80 Alta energia de ativao geralmente est relacionada com o fato que a quebra da ligao precede a formao da ligao. Correto Exata compreenso. A respeito dos conceitos fundamentais da Qumica Orgnica, avalie os itens. 81 Um tomo de boro que tenha 4 ligaes tem carga formal de -1. Correto Sim, pois o boro forma 3 ligaes quando em seu estado de carga formal zero. 82 Os ngulos de ligao so de 107 graus no metano. Errado So de 109,5. 83 O carbono do metano apresenta a mesma hibridizao do nitrognio do ction NH4 . Correto 3 Ambos so sp . 84 Ligaes simples sempre apresentam livre rotao em cadeias no ciclizadas. Errado possvel haver restrio rotao quando os grupos so muito volumosos na vizinhana.
+

85 A estrutura do benzeno planar e todos os tomos esto hibridizados em sp . Errado Somente os tomos de carbono esto com esta hibridizao. 86 Molculas contendo ligaes polares so sempre polares. Errado Nem sempre. Depende de como esto distribudos os dipolos. 87 O momento de dipolo na molcula de clorofrmio menor do que na molcula CH 3I. Errado No, pois o Cl mais eletronegativo do que o iodo. 88 O arranjo dos tomos na carbonila tetradrico. Errado triangular planar. 89 O ponto de ebulio do etano menor do que o do cloroetano. Correto Sim, pois o composto cloroetano forma interaes de dipolo permanente. 90 Se no fosse pelas ligaes de hidrognio, a gua seria um gs na temperatura ambiente. Correto Sim. Molculas com tamanho semelhantes so gases. A respeito das interferncias nos mtodos de absoro atmica, julgue os itens. 91 As interferncias qumicas s ocorrem na fase vapor, no ocorrendo na fase condensada. Errado Existem interferncias na fase condensada, como as interaes de volatizao. 92 Uma espcie qumica pode concorrer para uma interao de volatizao e para uma interao de ionizao ao mesmo tempo. Correto Isso aumenta ainda mais a complexidade dos mtodos. 93 Considera-se uma perturbao toda e qualquer modificao da absorbncia, considerada para uma dada concentrao do elemento de interesse, devido presena do meio sujeito anlise. Correto Certa definio.

94 As interferncias podem limitar a exatido, a sensibilidade e a preciso. Correto Por isso devem ser minimizadas. 95 As interferncias afetam a reprodutibilidade, mas no a repetibilidade das medidas. Errado Afetam ambas. No que se refere aos conceitos da cromatografia, avalie os itens. 96 Na cromatografia a lquido a fase mvel tem um papel extremamente importante, pois rege a distribuio dos compostos entre as duas fases e portanto a ordem de aparecimento e tempo de reteno dos picos. Correto Isto mesmo. 97 A introduo da amostra dentro da coluna cromatogrfica um processo que demora geralmente. Errado Geralmente demora apenas um segundo. 98 Colunas capilares, devido sua alta eficincia, so comumente utilizadas como fases estacionrias e so responsveis pela reteno dos analitos da amostra. Correto Exato. 99 Quo menor a afinidade dos componentes pela fase estacionria, mais lentamente estes so eludos da coluna. Errado Mais rapidamente. 100 As colunas capilares so geralmente constitudas de slica fundida e revestidas com poliamida. Seu dimetro est relacionado com a vazo do gs de arraste e seu comprimento, com o nmero de pratos que possui. Correto Certa informao. Com respeito aos conceitos da Qumica Analtica ainda, avalie os itens. 101 Detector, transdutor e sensor so expresses usadas para o mesmo tipo de equipamento. Errado Cada um tem um significado prprio, embora muitas vezes confundido.

102 O espectro de emisso geralmente usado para observar a radiao de uma fonte excitada e caracterizar uma amostra. Correto Esses so importantes mtodos instrumentais. 103 Brometo de potssio um material transparente em toda regio do visvel, ultravioleta e infravermelho sendo indicado para fabricao de clulas e janelas nessas regies. Correto um dos materiais mais utilizados. 104 Clulas piroeltricas so usadas como detectores na regio do IV. Correto Verdadeira informao. 105 Transdutores trmicos so largamente empregados para detectar a radiao ultravioleta. Errado So usados na regio do infravermelho. A respeito dos conceitos da titulometria, julgue os itens. 106 As titulaes volumtricas so mais precisas, visto que a medida de volume pode ser feita de forma mais precisa e exata do que as de volume. Errado Ocorre o contrrio. 107 As titulaes por volume so mais facilmente automatizadas do que as por peso. Errado Novamente ocorre o contrrio do que foi afirmado na prtica. 108 Uma das vantagens das titulaes gravimtricas que as correes por conta da temperatura so praticamente desnecessrias. Correto Verdadeira informao. 109 A determinao de haletos por titulao gravimtrica com nitrato de prata um dos mtodos mais comuns de titulometria de precipitao. Correto um dos poucos de boa aplicao prtica. 110 Os mtodos de gravimetria para determinar prata so chamados de mtodos argentomtricos. Errado Os mtodos argentomtricos so aqueles que usam o nitrato de prata, no os que determinam a prata.

A respeito do documento acima mostrado e da portaria 344, avalie os itens. 111 Ele vlido apenas no estado emitente. Errado em todo territrio nacional. 112 Deve ser emitido apenas pelo MS. Errado Pode ser emitido pelo profissional que prescreve. 113 Devem ser arquivadas por 2 anos. Correto De fato. 114 Serve para prescrever anabolizantes. Correto Sim.

115 Serve para prescrever entorpecentes. Errado Eles so prescritos com outro tipo de notificao. Avalie como correto o item que traz uma exigncia para o registro de Drogas, Medicamentos e Insumos Farmacuticos. 116 Identidade, atividade, qualidade, pureza e inocuidade necessrias. Correto De acordo. 117 Apresentao, quando solicitada, de amostra para anlises e experincias que sejam julgadas necessrias pelos rgos competentes do Ministrio da Sade. Correto Tambm certo. 118 Entrega de amostra acompanhada dos dados qumicos e fsico-qumicos que a identifiquem mensalmente. Errado No existe essa exigncia mensalmente, mas apenas quando houver substncia nova na composio do medicamento. 119 Quando se trate de droga ou medicamento cuja elaborao necessite de aparelhagem tcnica e especfica, prova de que o estabelecimento se acha devidamente equipado e mantm pessoal habilitado ao seu manuseio ou contrato com terceiros para essa finalidade. Correto Art. 16. 120 No podero ter nome que induza ao erro. Correto De acordo com o Art. 5.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Vous aimerez peut-être aussi