Vous êtes sur la page 1sur 3

Caf com Sustentabilidade

Logstica Reversa
O encontro do Caf com Sustentabilidade de agosto de 2011 teve como tema a Logstica Reversa. O objetivo do encontro era discutir os desa os e as oportunidades das empresas a partir das mudanas que tero que fazer para se adaptarem nova lei de resduos slidos (PNRS). O encontro comeou com uma breve apresentao da consultoria sobre os encontros - qual o objetivo, metodologia e resultados esperados - e, em seguida, a consultora da Sistema Assessoria Ambiental, Carolina Piccin, fez uma apresentao sobre o tema, dividindo as oportunidades em ps-vendas e ps-consumo, com muitos exemplos e ideias inovadoras. Aps a apresentao, foi iniciada a discusso do tema, com base na apresentao feita pela Carolina. Divididos em dois grupos, os participantes do Caf com Sustentabilidade, tiveram a oportunidade compartilhar experincias individuais e re etir um pouco as questes que envolvem o tema. Aps a discusso interna, um representante de cada grupo resumiu os pontos debatidos para os demais participantes do Caf. A seguir veremos as principais concluses dos participantes: assim o deslocamento por grandes distncias dos resduos em questo. Como na vspera do encontro havia sido divulgado o problema de trabalho anlogo ao escravo da rede de roupas Zara, o tema da corresponsabilidade tambm foi debatido com outros pontos de vista alm da logstica reversa. Foi um consenso do grupo que no mais possvel pensar apenas dentro dos muros da empresa, mas que, em vrios aspectos, importante olhar a cadeia como um todo, analisando riscos e oportunidades. E, neste sentido, foi destacada a responsabilidade da empresa no apenas no controle da qualidade dos bens fornecidos (que a maioria das empresas j faz), mas tambm na qualidade das relaes, das condies de trabalho, do cuidado com o meio ambiente e das opes de retorno e reciclagem de resduos. Desta maneira, o que se conclui que todas as empresas deveriam comear a ter critrios mais rgidos para seleo de fornecedores, levando em conta os riscos que ela corre por se associar a algum que no esteja preparado para cumprir as diversas legislaes vigentes (entre elas a PNRS).

Corresponsabilidade:
A lei deixa clara a corresponsabilidade de todas as partes envolvidas e isso faz com que as aes precisem ser pensadas de forma setorial e no individualmente pelas empresas envolvidas. Da mesma maneira, importante pensar em maneiras de envolver toda a cadeia de distribuio do produto, j que, trabalhar em rede pode viabilizar vrios processos que, se realizados de forma independente, seriam extremamente onerosos para as empresas. Outro ponto discutido foi a importncia de solues integradas localmente, evitando

(11) 3079.0312 www.apoenasustentavel.com.br

PRXIMA PGINA

agosto 2011

Caf com Sustentabilidade


Logstica Reversa
Comunicao:
Como a PNRS ainda muito nova, um investimento signi cativo que as empresas precisaro fazer na comunicao: embalagens, sites e pontos de venda so espaos preciosos para a comunicao de formas de descarte e retorno de resduos e devem ser adaptados de forma que o consumidor possa compreender melhor o seu papel e, ao mesmo tempo, facilitar o retorno dos resduos gerados por ele ps consumo. As redes sociais tambm podem ter um papel importante neste sentido, ajudando os consumidores a conhecerem formas alternativas de descarte e lugares espec cos para o envio dos resduos. As empresas podem (e devem) pensar em maneiras de usar estes meios de comunicao para incentivar a mudana de comportamento do consumidor. Ao mesmo tempo, as redes sociais so canais rpidos para manifestaes e queixas dos consumidores (como aconteceu no dia do evento com as informaes da Zara). Por isso, as empresas precisam desenvolver maneiras de monitorar as informaes postadas e ter agilidade para responder e dar opes para os consumidores, evitando os riscos de prejuzo imagem por informaes postadas de maneira incorreta ou incompleta.

Oportunidades de negcios:
Desde o comeo das discusses, o grupo percebeu a grande quantidade de novas oportunidades de negcios que esta nova legislao gera. Estava presente ao evento, por exemplo, o Sr. Giuliano Damasco, que acaba de abrir uma empresa de reciclagem de lmpadas: um novo segmento de mercado que surge com a demanda gerada pela legislao.

(11) 3079.0312 www.apoenasustentavel.com.br

VOLTAR

PRXIMA PGINA

agosto 2011

Caf com Sustentabilidade


Logstica Reversa
Desa os:
Muitos desa os foram mencionados pelos participantes, o que demonstra que, mais do que tudo, precisamos de aes que ajudem a mudar uma cultura de desperdcio que est instalada. Aes de educao, conscientizao (que exempli quem como lidar com resduos em determinadas situaes) e mudana de processos (desde a concepo dos produtos, at a forma de produzir e vender o bem e descartar os resduos). Neste sentido, as mudanas internas foram vistas como prioritrias: responsabilidade primria da empresa garantir que os processos internos sejam otimizados e, ao mesmo tempo, rever a forma de montagem e desmontagem de seus produtos, pensando em facilitar o reaproveitamento ou a reciclagem psvenda e ps-consumo. Da mesma maneira, um grande desa o mudar os processos e incorporar as mudanas necessrias, sem gerar custos adicionais que precisem ser repassados ao consumidor e sem prejudicar a lucratividade da empresa. Ao nal do encontro, os participantes foram convidados a indicar palestrantes, assim como textos ou cases, para o prximo encontro (que acontecer no dia 21/09/2011), cujo tema ser Relatrios de Sustentabilidade.

Participaram deste encontro: Andrea Goldschmidt, APOENA Sustentvel; Andressa V. Vioso Bristotti, Hcor; Antonio Fernando Quadros, Lojas Marisa; Carolina Piccin, Sistema Assessoria Ambiental; Felipe Salgado, APOENA Sustentvel; Giuliano Damasco; Ivana de Carvalho Nascimento, Banco Santander; Laura Sales Magalhes Motta, Banco Santander; Luciana Aparecida de Paula, Mexichem; Luciane Locatelli, Hospital Albert Einstein; Paulo Aoki, lojas Marisa; Rosicler Rodriguez, Roche; Selene Valentini, TAM Linhas Areas S/A; Vanessa Akem, HCor.

(11) 3079.0312 www.apoenasustentavel.com.br

VOLTAR

agosto 2011

Vous aimerez peut-être aussi