Vous êtes sur la page 1sur 12

PLANO DE EMERGENCIA

1- Identificao do Estabelecimento

1.1-Empresa: Marsilop do Brasil.

1.2- Endereo: Av. Juscelino Kubistchek, 996 - Alto So Francisco - QuixadCE

1.3- Atividade: Construes de redes de abastecimento de gua, coleta de esgoto e construes correIatas, exceto obras de irrigao.

1.4- Obra: Saneamento bsico da Cidade de Quixad.

1.5- Responsvel pela Segurana: Tcnico de segurana

2- Caracterizao do Espao.

2.1-Tipo de Estabelecimento: Obra a cu aberto em rea urbana

2.2-0bjetivo: Este plano de emergncia tem o objetivo de garantir a segurana durante as detonaes para desmonte de rochas, nas vias da cidade por onde passaram a rede de coleta de esgoto.

2.3-Localizao Geogrfica: Cidade de Quixad-CE / Sistema de saneamento bsico

2.4 Distncias aos rgos de emergncia

Distncia ao Corpo de Bombeiros Distncia mxima ao hospital municipal

40km 3km

2.5-Descrio das Instalaes:

Obra de escavaes a cu aberto em vias urbanas e banheiros qumicos.

3- A Organizao da Empresa

3.1- Acessos e locais da Obra:Toda a malha viria da cidade / detalhamento em anexo

4- Identificao de Riscos

4.1-Riscos fsicos

Risco de detonao acidental Risco de exploses de maiores propores Desmoronamento Arremesso de fragmentos de rochas Desabamento de paredes, painis e taludes Risco de incndio Rudo Ruptura de mangueiras e coneces sob presso; Ruptura de tubulaes de cabos eltricos e de telefonia; Vibraes afetando obras vizinhas ou servios de utilidade pblica;

5-0-Sistema de sinalizao:

5.1 Sinalizao em Escavaes e desmonte de Rochas

Nas escavaes em vias pblicas ou em canteiros, obrigatria a utilizao de sinalizaes de advertncia e barreiras de isolamento. Alguns tipos de sinalizao usados: Cones Fitas Cavaletes Pedestal com iluminao Placas de advertncia

Bandeirolas Grades de proteo Tapumes Sinaliza dores luminosos

O trfego prximo rea de desmonte deve ser desviado e, de nenhuma forma pode haver trfico de veculos e pedestres no momento da detonao.

5.2- Meios de alarme e alerta:

Devem ser acionados dois alarmes sonoros momentos antes das detonaes informando aos vizinhos o momento exato da exploso.

Antes da detonao ser acionado o sinal sonoro, com trs avisos: o primeiro indicar que faltam 5 minutos para a detonao, o segundo indicar que faltam 2 minutos para a detonao e o ltimo aviso indicar que a detonao teve inicio;

6- Organizao de segurana

6-1 Estrutura de Segurana:

Equipe de Segurana (Engenheiro de segurana e Tcnicos de segurana); Extintores de incndio; Conteno de tapumes; Equipes de apoio;

7-Plano de Evacuao

Aspectos Gerais

O Plano de Evacuao o documento que possibilita desenvolver aes de preparao e preveno, tendo em conta o eventual envolvimento numa situao de emergncia.

Especificamente nesse caso. O principal objetivo do Plano de Evacuao ser a evacuao de todas as edificaes que estejam na zona de risco, momentos antes da detonao sem pnico, de maneira que todos saiam e de uma forma ordeira, seguindo itinerrios definidos e para um local seguro e pr-determinado. Para que tal seja possvel, necessrio que todos sejam previamente informados do local e orientados pela equipe de segurana. A equipe de segurana deve ter certeza que as residncias e edificaes diversas esto totalmente desocupadas. Segundo os dados referentes a acidentes e catstrofes, em situao de emergncia, o maior nmero de vitimas deve-se, sobretudo ao pnico que se gera e no ao acidente propriamente dito. Para uma correta implementao do Plano de Evacuao, ser necessrio dlo a conhecer em por menor a todos os seus intervenientes diretos e indiretos. Neste sentido, para que todos saibam quais os procedimentos que devem ter no seu desenvolvimento, propem-se a realizao das seguintes reunies e atividades:

a) Reunio com operrios envolvidos b) Reunio com a vizinhana na zona de risco c) Identificao das sadas de emergncia e sadas de alternativas; d) Definio dos caminhos de evacuao; e) ldentificao dos locais de reunio; f) Sempre que possvel as detonaes devem ser acompanhadas pelos rgo de emergncia,

7.1-Desenvolvimento do Plano de Evacuao

No caso de haver uma situao de emergncia, o responsvel pela segurana ou o seu substituto deve mandar permanecer com evacuao de todos os elementos que se encontrem na rea de risco,

a) Acionar os rgo de emergncias necessrios (bombeiros, Polcia Militar, servio de resgate...)

8- Plano de Interveno

a) O responsvel ou funcionrio que detectar o acidente avisa de imediato o responsvel pela segurana. b) O responsvel, aps avaliar e confirmar a situao, acionar o sinal de alerta. c) A equipa de interveno procede aos cortes de energia e utiliza os extintores, sem, contudo colocarem risco a sua integridade fsica. d) O responsvel pela segurana deve apelar calma de TODOS, combatendo o pnico. e) A concentrao de todos deve permanecer no ponto de reunio e a devero permanecer e cumprir todas as instrues. f) O responsvel pela segurana dirige-se para a porta de entrada dos bombeiros, indicando-Ihes o local do sinistro e outras informaes necessrias - se ficaram pessoas retidas, se h vitimas, etc. g) O responsvel pela segurana acompanha as operaes de socorro e disponibiliza a informao aos elementos de chefia ou, se assim determinado, comunicao social.

9- Instruo de segurana

9.1-lnstrues Gerais:

Antes da ocorrncia: a- Todo o pessoal tem o dever de informar de imediato o responsvel pela segurana de qualquer fato que possa por em causa a segurana das pessoas,

b- O responsvel pela segurana juntos com o engenheiro de minas se acharem necessrio deve solicitar a Coelce o desligamento da rede eltrica antes das detonaes.

c- As instalaes hidrulicas devem ser protegidas.

d- Dever ser preenchida a ORDEM DE SERVIO. Assinada pelo responsvel pela segurana.

e- O isolamento da rea e a equipe de segurana devem garantir que crianas e curiosos adentrem na zona de risco.

f- Quando forem necessrios detonaes prximas a zona de alto risco como postos de combustveis e depsitos de gs , a presena do corpo de bombeiros ser indispensvel.

Se detectar uma ocorrncia:

- Mantenha-se calmo, no grite nem corra. -Comunique rapidamente a localizao do acidente ao responsvel pela segurana, para que este decida sobre os procedimentos a serem tomados. -Utilize os meios de 1 interveno, sem colocar em risco a sua prpria segurana. -Seno conseguir dominar o sinistro abandone imediatamente o local. -Se for um incndio, no permitir que as pessoas retomem as casas para retirada de objetos pessoais. -Se for uma fuga de gs, no se aproxime e providencia e fechamento. -Caso o local se encontre com fumo, baixe-se para no respirar os fumos. -Se o fogo atingir a sua roupa estenda-se no cho e rode sobre si prprio.

-Instrues Especiais Os responsveis pelas diversas intervenes devem proceder segundo as seguintes instrues:

Responsvel pela Segurana:

-Deve avaliar a situao de emergncia, nomeadamente: -Decidir se necessrio contatar os rgos de emergncia -Decidir se necessrio efetuar os cortes de energia (gs e eletricidade); -Decidir se necessrio efetuar uma evacuao maior da rea;

-Faz a coordenao geral do pessoal, de acordo com o Plano de Emergncia.

Alarme e alerta -Deve acionar o sinal de alarme convencionado: toques repetidos da campainha. -Deve acionar o alerta: telefona aos Bombeiros, informando O QU, ONDE, e QUANDO em relao ao sinistro.

1 Interveno

-Se ocorrer um incndio deve: -Usar o extintor apropriado para a classe do fogo -Caso no consiga dominar a situao, chame imediatamente o corpo de bombeiros.

Se ocorrer uma fuga de gs deve: -Abrir as portas e janelas para haver circulao de ar; -Alertar imediatamente o Responsvel pela Segurana sobre o acidente.

Evacuao

-Coordenar a sada dos diferentes espaos, para que se faa com calma e ordem; -Auxiliar os elementos com dificuldades motoras; -Permanecer as pessoas para nos pontos de reunio estabelecidos; -No ponto de reunio, verificar a presena de todos; -Se eventualmente faltar algum elemento, deve comunicar de imediato esse fato ao responsvel pela segurana.

Informao e Vigilncia / Concentrao e Controle

-Dirige-se ao local de acesso das viaturas de socorro e indica aos Bombeiros o percurso para a zona sinistrada ou outras informaes sobre eventuais feridos; -At a chegada da policia, regula a circulao de viaturas nas imediaes

-Rene a toda populao no ponto de reunio estabelecido e procede sua conferncia; -Recolhe informaes sobre eventuais anomalias registradas e, casos se verifiquem desaparecidos, avisar de imediato os Bombeiros; -Emite as informaes que forem solicitadas

Medidas Preventivas de escavao O projeto executivo de escavaes deve levar em conta as condies geolgicas e os parmetros geotcnicos especficos do local da obra, tais como coeso e ngulo de atrito. Variaes paramtricas em funo de alteraes do nvel da gua e as condies geoclimticas devem ser consideradas.

O responsvel tcnico dever encaminhar ao CREA e aos proprietrios das edificaes vizinhas cpias dos projetos executivos, incluindo as tcnicas e o horrio de escavaes a serem adotados.

Recomenda-se o monitoramento de todo o processo de escavao, objetivando observar zonas de instabilizao global ou localizada, a formao de trincas, o surgimento de deformaes em edificaes e instalaes vizinhas e vias pblicas.

Nos casos de risco de queda de rvores, linhas de transmisso, deslizamento de rochas e objetos de qualquer natureza, necessrio o escoramento, a amarrao ou a retirada dos mesmos, devendo ser feita de maneira a no acarretar obstrues no fluxo de aes emergenciais.

10- Relacionamentos com comunidade e meios de-somunicao social

a) Compete ao Responsvel pela segurana informar os familiares ou amigos sobre qualquer situao de emergncia, assim como eventuais vtimas resultantes das ocorrncias. b) O nico porta-voz autorizado a prestar declaraes aos meios de comunicao o Responsvel pela segurana.

11- Cooperao com as autoridades

A empresa, por intermdio do Responsvel pela Segurana, dever manter um elevado nvel de comunicao e cooperao com as autoridades locais.

12- Treinamentos e simulaes

O Responsvel pela Segurana dever promover o treinamento do Plano de Emergncia, realizando pelo menos 1 (um) simulado anual, tendo como tema os cenrios de risco previsveis (incndio, fuga gs, ameaa bomba, sismo, e te.) Este simulado dever ser antecipadamente comunicado s autoridades e, se possvel, obtida a respectiva colaborao.

13- Reviso e atualizao do plano

O Plano de Emergncia dever ser revisto pelo menos uma vez por ano, com o objetivo de ser atualizado e melhorado em funo de alteraes ocorridas (pessoal, equipamento, obras, ampliao da rea, etc.) e da prpria aprendizagem resultante dos exerccios realizados.

14- RTP (Recomendaes tcnicas de procedimentos)

14.1. Sistemas de proteo em desmonte de rochas com o uso de explosivos

Nas atividades de desmonte de rochas obrigatria a adoo de "Plano de fogo" elaborado por profissional habilitado. Na elaborao do "Plano de fogo" obrigatria a exigncia de um profissional habilitado (Blaster), responsvel pelo armazenamento, preparao das cargas, carregamento das minas, ordem de fogo, detonao e retirada de explosivos no detonados e providncias quanto ao destino adequado das sobras de explosivos.

A quantidade de explosivos e acessrios necessrios ao "Plano de fogo" deve ser restrita ao momento de detonao, evitando-se a estocagem prximo frente de trabalho. O Blaster deve se ater s condies atmosfricas para realizar as detonaes, sendo proibido realiz-Ias quando a atmosfera encontrar-se efetivamente carregada, evitando assim a detonao acidental provocada por descarga eltrica atmosfrica.

Sinalizao nas atividades de desmonte de rochas

As reas onde se utilizem explosivos devero ser isoladas e sinalizadas, com sinais visuais e sonoros que no se confundam com os sistemas padronizados de emergncia, tais como ambulncia, polcia, bombeiro, etc. O tempo entre o carregamento e a detonao deve ser o mnimo possvel. Em locais confinados (tneis, tubules, etc.) deve ser garantida a ventilao, para a manuteno de uma atmosfera salubre ao trabalhador.

15- Consideraes Finais

Este plano de emergncia trata de uma situao diferente dos planos de emergncias convencionais, tanto pela localizao como pelas pessoas envolvidas, no lugar de funcionrios temos pessoas comuns que desocuparo por alguns momentos suas residncias, e o cenrio so as ruas da cidade. De uma maneira geral, pode-se considerar que as atividades que constam neste programa sero desenvolvidas durante a implantao do plano de emergncia, estabelecendo procedimentos de segurana para todos os profissionais envolvidos e comunidade, e que venha a contribuir com a execuo das operaes atravs de medidas acompanhadas e fiscalizadas pela empresa aqui representada junto a MARSILOP DO BRASIL.

16- Normas Complementares que devem ser consultadas

Da Portaria 3.214 de 8nn8: NR-15 Atividades e Operaes Insalubres

NR-16 Atividades e Operaes Perigosas NR-19 Explosivos NR-21 Trabalhos a Cu Aberto NR-22 Trabalhos Subterrneos

Da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas:

NB 942 Segurana de Escavaes a Cu Aberto NB 617 Identificao e descrio de amostras de solos obtidas em sondagens de simples reconhecimento dos solos NB 756 Projeto Geotcnico

-------------------------------------------------------------------------Evangelista Miranda de Sousa Eng. civil/Segurana do trabalho CREA-CE 14527D

Telefones dos rgos de apoio e emergncia Coelce................................. 34120894 CAGECE......... 3412-0840 Policia militar....................... 190 Polcia Civil.......................... 3445 1047 Hospital municipal _______34143490 Ambulncia ____________34144653 contato Sr. Emanoel Filho contato Sr. Junior contato Comando geral contato Sr. Marcos Andr contato Sr. Elizeu contato Sra. Dulce

Glossrio

Blaster ou encarregado de fogo - o profissional habilitado para a atividade e as operaes com explosivos nas seguintes categorias: operao em permetro urbano, "Blaster de 1- Categoria", e em regies no povoadas, "Blaster de 3 Categoria". Talude - Inclinao ou declive nas paredes de uma escavao.

Zona de risco- Area circular imaginria, cujo o raio a distncia entre o ponto de detonao e ponto mais distante, possvel de interveno causado pela exploso. OS. Ordem de servios.

Anexos

Anexo Planta da rede de esgoto. Anexo Modelo da Ordem de Servio.

Vous aimerez peut-être aussi