Vous êtes sur la page 1sur 5

Handebol

Histria
Atribui-se a inveno do handebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educao Fsica de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No incio, o handebol era praticado apenas por moas e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimenses maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa. Em 1927, foi criada a Federao Internacional de Handebol Amador (FIHA), porm, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salo para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federao Internacional de Handebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.

Jogos Olmpicos
Nos Jogos de 1936, disputou-se uma nica vez o handebol de campo, com onze jogadores de cada lado. O desporto voltou a ser olmpico nos Jogos de 1972, j com as regras actuais.

Tticas defensivas
No handebol so usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 tambm bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou piv) se posiciona mais frente que os outros. No existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura ttica do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversria. Alm disso, nos jogos entre equipes de alto nvel tcnico, comum a variao de formaes de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversrio.

Sistema defensivo 6x0


O Sistema Defensivo 6x0 significa seis na linha de defesa, ou seja, o goleiro vai para a barreira junto com o time.

Sistema defensivo 5x1

'O Sistema 5x1 consiste em cinco jogadores na primeira linha de defesa, e um na segunda linha, chamado de Bico, responsvel por tentar interceptar passes ou adiantar qualquer investida contra sua baliza.

Sistema defensivo 4x2


O Sistema 4 x 2 traz 4 jogadores na primeira linha e dois na segunda linha, sendo pouco usado por dar bastante mobilidade para os pivs e ponteiros.

Sistema defensivo 3x2x1


Se encontram trs jogadores na primeira linha, dois na segunda e um na terceira linha, bastante adiantado. Facilita e agiliza a ligao para contra-ataque.

Sistema defensivo 5+1


So cinco jogadores na primeira linha e um fazendo marcao individual, geralmente no jogador que mais se destaca no ataque adversrio.

Sistema defensivo 4x2


So quatro jogadores na primeira linha e dois fazendo marcao individual.

Ataque
Jogadora de andebol durante seu salto.

Atacando com 1 piv


A maneira mais comum de se ver uma equipe jogar representada no esquema acima. O sistema defensivo mais utilizado pelas equipas adversrias o 6x0. Neste tipo de esquema o melhor posicionamento para o ataque o representado na figura acima, onde 5 jogadores formam uma linha de passe em frente a linha de defesa. Os jogadores 1, 2, 3 ficam a passar a bola de um lado para o outro enquanto o piv (4) tenta abrir um espao (com muito cuidado para no cometer falta de ataque) para que os armadores ou o central penetre na defesa e arremesse cara-a-cara com o goleiro. O piv deve manter tambm um posicionamento de modo que possa receber a bola, girar e arremessar. Neste sistema deve-se tambm haver um grande entrosamento entre o ponta (1) e o armador (2), pois as melhores oportunidades de gols podem surgir de jogadas realizadas pelos dois atletas, tendo que se preocupar com os dois a defesa fica mais vulnervel no meio. O sistema 6x0 dificulta a penetrao na defesa por isso arremessos de fora (sem penetrar na defesa) so comuns nesse tipo de jogada, aconselha-se ento armadores altos com o arremesso fortes. O central deve ser um jogador habilidoso e criativo.

Atacando com 2 pivs

Atacar com dois pivs arriscado, por isso recomendamos essa ttica apenas para equipas um bom nvel de conhecimento no andebol e esses esquemas devem ser utilizados apenas em ocasies especiais, geralmente contra equipas inexperientes. As possibilidades de se criar jogadas na linha de passe tornam-se mais difceis mais a defesa adversria fica mais presa. Um dos recursos utilizados para atrapalhar esse esquema sistema defensivo 5x1, mas, isso deixa a defesa mais vulnervel, porm as possibilidades de intervir na linha de passe e surgir um contra ataque fatal so muito grandes. O segundo piv tambm limita a atuao do jogador adiantado, podendo ser uma boa opo de passe, desta maneira o esquema "pode" tambm quebrar defesas 5x1 (tambm se deve ser realizado por equipas experientes). No sistema defensivo 6x0 podem utilizar dois pivs, apenas quando as jogadas no esto surgindo na linha de passe e quando exista uma certa dificuldade na penetrao, por isso a defesa deve se manter de 4 na quadra. Como se pode ver, o ataque com 2 pivs muito complexo por isso no muito recomendvel, principalmente para equipas inexperientes. Exige-se muito treino, ateno e habilidade dos jogadores, mas uma boa opo em situaes em que a equipa no possua um bom desempenho com apenas 1 piv ou com dificuldades de arremessos de fora ( jogadas de suspenso ou por cima das da defesa) so interceptadas pela defesa adversria. Existem vrias maneiras de posicionar-se no ataque, depender sempre do andamento da partida. As tticas apresentadas acima so as mais utilizadas e comuns no andebol actual. Como existem adversrios e sistemas defensivos diferentes a figura do treinador importantssima nesse momento.

Regras Campo
A quadra deve ser retangular, com comprimento de 38 a 44 metros e uma largura de 18 a 22 metros. A baliza ter largura interior de 3m e altura de 2m.

A bola
Ter que ser de couro, de cor nica. A durao de cada tempo "neste caso so duas" de 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos. Uma equipe composta de 6 jogadores de campo e um guarda-redes O gandula tem que ficar abaixado atras do gol do goleiro para ver melhor a bola, o bandeirinha tem de ver se o jogador no est em impedimento e o juiz fica sempre andando e nunca pode parar.

Manejo de bola
Permitido: Lanar, parar e pegar a bola, no importa de que maneira, com ajuda das mos, braos, cabea, tronco, coxa e joelhos (menos os ps). Segurar a bola durante o mximo de 3 segundos mesmo se ela est no cho. Fazer o mximo de 3 passos com a bola na mo. Conduzir ou manejar a bola com os ps no permitido.

Comportamento com o adversrio

Utilizar os braos ou as mos para se apoderar da bola. permitido tirar a bola da mo do adversrio, com a mo aberta, no importa de que lado e bloquear o caminho do adversrio com o corpo. PROIBIDO arrancar a bola do adversrio com uma ou com duas mos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mos.

rea do gol
Somente o guarda redes pode permanecer na rea de gol. O adversrio que entra nessa rea punido com um tiro livre. Os jogadores que invadirem as reas de gol, depois de ter lanado a bola, sujeito a uma punio.

Lance lateral
O lance lateral ordenado, desde que a bola tenha transposto completamente a linha lateral. E tem que ser cobrado com um p sobre a linha lateral da quadra e outro fora. Pode-se passar ou at mesmo fazer o gol, mas no pode passar para o goleiro.

Tiro de meta
O tiro de meta ordenado nos seguintes casos: quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, em ltimo lugar, por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro de sua rea de gol.

Lance de escanteio
O lance de escanteio ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo. O lance executado no ponto de interseo da linha de fundo e a linha lateral.

Tiro Livre
ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou sada irregular de um jogador, lance de sada irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto com o adversrio, execuo ou conduta irregular no lance livre e no lance de sete metros; conduta antidesportiva.

Lance de 7m
Esse lance ordenado com uma falta grave sobre o adversrio.

Tiro de rbitro

O tiro de rbitro marcado quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das reas do goleiro, ocorrer: falta simultnea de jogadores das duas equipes; interrupo do jogo por qualquer razo, sem infrao s regras.

Os rbitros
O jogo dirigido por dois rbitros assistidos por um secretrio e um cronometrista.

Handebol de Praia
As regras do handebol de praia so em grande parte semelhantes s do andebol praticado em pavilhes, mas h, obviamente outras condies. O jogo dividido em duas partes de 10 minutos cada uma, havendo um intervalo de 5 minutos entre estas. Apesar de se considerar um jogo a juno das duas partes, o resultado contabilizado individualmente, isto , no final da primeira parte, ao vencedor atribudo um ponto. Caso haja uma equipe que consiga os dois pontos, declarada vencedora, caso contrrio, a deciso tomada com base nos livres de 6 metros. O guarda-redes pode jogar como jogador de campo, estando sujeito s mesmas regras que qualquer outro jogador. Dentro da sua rea pode jogar com qualquer parte do corpo, fora, tal como os restantes jogadores, s dos joelhos para cima. Gol marcado pelo guarda-redes vale dois pontos.

Dimenses do Campo
O campo um retngulo de 30m x 20m, tendo em cada uma das extremidades do comprimento, uma rea de 6 metros de comprimento reservada para os guardaredes. As balizas devem medir 3m x 2m (comprimento x altura) e os postes devem ter 8 cm de espessura.

Vous aimerez peut-être aussi