Vous êtes sur la page 1sur 17

Ano XVIII - Boletim 20 - Outubro de 2008

Documentrio: Africanidades brasileiras e educao

PROPOSTA PEDAGGICA

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO


Azoilda Loretto da Trindade1

(...) o que aconteceu, no Brasil, que os africanos [e as africanas] foram to fundo nas construo desse pas, que hoje eles [elas] j no so eles [elas] eles [elas] somos ns, os brasileiros [as brasileiras] 2.

Construir um documento que dialogue com outro/outros, no caso com um documentrio e, ainda, com outras sries do programa Salto para o Futuro sobre a temtica das africanidades, um grande desafio.

Um desafio que se desdobra em outros:

Desafio diante da riqueza histrica e cultural (no sentido mais pungente, visceral e amplo do termo) do patrimnio legado pelos africanos e pelas africanas a toda a humanidade.

Desafio de no reproduzir preconceitos e esteretipos que nos foram transmitidos por uma educao racista, elitista e excludente, que todas ns, pessoas que educam, certamente, recebemos, de maneira to subliminar, s vezes, que so quase imperceptveis.

Desafio de conseguir tocar os coraes e as mentes dos professores e professoras brasileiras que tecem, re-tecem, constroem cotidianamente a nossa escola, no que se refere importncia e urgncia de se consolidar uma escola que respeite, sem hierarquizar, os diversos saberes e fazeres das diferentes matrizes culturais e tnicas que constituem nossa brasilidade, e, no caso mais especfico deste material, as africanidades.

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

2.

O desafio de convidar todos os educadores que demonstram indignao diante de qualquer injustia a ampliarem a rede dos que sabem do convite que a Vida, neste momento histrico da nossa existncia, nos apresenta: UMA ESCOLA DE QUALIDADE, INCLUSIVA, DEMOCRTICA DO E PARA O POVO BRASILEIRO.

Desafio que alimentado por nossa indignao e inquietao diante do racismo e de qualquer expresso de injustia social e, conseqentemente, que se desdobra na no submisso, na no sujeio a circunstncias e situaes racistas e injustas presentes no nosso cotidiano, inclusive, escolar. Somos, tambm, alimentadas por um imenso amor e f na Vida.

O documentrio Africanidades brasileiras e educao tem como objetivo principal ser um instrumento que possa ser utilizado na formao de docentes, gerando estudos, reflexes e debates acerca das africanidades brasileiras em ambientes formais e no-formais de aprendizagem, na perspectiva de potencializar positivamente a presena negra na sociedade brasileira.

Como historicamente percebemos uma minimizao das temticas das africanidades, muitas vezes vistas como secundrias em relao s temticas universais ou outras, achamos importante destacar a nossa compreenso acerca da amplitude da vida humana e suas diversas expresses: de etnia, de gnero, de insero social e cultural, de condio econmica, de aparncia fsica, das chamadas deficincias... Nossa compreenso de que as discriminaes e os preconceitos aos quais os seres humanos so submetidos so vrios e de tipos os mais diversos. Contudo, abordaremos as africanidades brasileiras3 em funo dessas premissas: um cronificado quadro de desigualdades aos quais os negros so submetidos; historicamente, estarmos aos 120 anos da abolio da escravatura; termos uma lei que institui a obrigatoriedade do ensino da histria e culturas africanas e afro-brasileiras nos currculos escolares, ampliada para as questes indgenas. Tudo isto nos leva a pensar o que sabemos sobre a nossa afro-ascendncia e a nossa ascendncia indgena, alm de esteretipos.

Compreendemos que os preconceitos, os racismos e as discriminaes no se circunscrevem aos negros e s negras, contudo, enfocaremos as africanidades brasileiras, como uma

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

3.

contribuio ao longo processo de construo de uma pedagogia voltada para a compreenso, a valorizao e o respeito nossa brasilidade.

frica no um pas

Parece brincadeira, mas muitas vezes ouvimos pessoas se referirem frica como sendo um pas ou um continente homogneo, ou como o local onde Tarzan viveu... Enfim, vrias situaes que denotam um desconhecimento do patrimnio geopoltico, cultural e histrico que o continente africano.

Lembro-me de que, com 17 anos, numa aula de pr-vestibular, escutei uma revelao de um jovem professor negro, de Histria, que foi emblemtica na minha vida. Ele revelou, para a turma, que atentamente o ouvia, que Clepatra no era como Elizabeth Taylor, mas era uma mulher negra, inteligente e estrategista, e que o Egito, das pirmides, dos hierglifos, da esfinge, das tcnicas de irrigao... era negro, situava-se na frica.

Outro episdio emblemtico aconteceu, uns quatro anos depois do relatado acima, j nos anos 80, quando eu lecionava numa escola pblica municipal, na Zona Oeste carioca. Contava uma histria sobre um dia no zoolgico e uma menina negra, de oito anos, levanta-se e sai do fundo da sala de aula para olhar de perto a imagem exibida durante a leitura da histria. Era uma imagem com vrias pessoas no zoolgico fazendo coisas diferentes. A imagem era panormica, logo as pessoas apareciam bem pequeninas. A menina vem minha frente, olha, olha outra vez a gravura, como se no acreditasse no que via e diz: Ih! Uma pretinha! Depois, retornou, com um aspecto de satisfao, ao local onde estava sentada.

At hoje fico impressionada com o que pode ter significado para ela aquela ilustrao.

Compartilho estes episdios, pois acredito que voc leitor(a), ao parar para pensar, certamente ter pelo menos uma situao ilustrativa da invisibilizao ou minimizao da presena negra na sociedade e na escola, ou em diferentes contextos educativos. Creio que essas situaes,

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

4.

episdicas ou no, precisam ser lembradas, refletidas, recordadas, criticadas, compartilhadas, para serem libertadoras, para romperem com o silncio que a escola e a sociedade tm produzido em relao s desigualdades tnico-raciais brasileiras. Situaes sugerem questes e questes no nos faltam!

Voc j se perguntou por que conhecemos to pouco sobre a frica? O que aprendemos na escola, o que lemos a respeito, o que vimos no cinema ou na TV sobre o continente que o bero da humanidade?

Desconhecemos o passado remoto e recente da frica e pouco sabemos sobre o seu presente. No entanto, essa uma histria que influencia definitivamente nosso modo brasileiro de ser e de estar no mundo.

O que estudamos sobre africanos e africanas que foram trazidos para o Brasil na condio de escravizados? Ser que temos nos perguntado por que condies histricas os afrodescendentes, assim como os povos indgenas e outros grupos sociais, tm tido seus direitos mais bsicos desrespeitados ou mesmo negados?

A desigualdade que marca profundamente a sociedade brasileira tem razes no colonialismo e no escravismo. Alterar positivamente esse cenrio injusto tem sido bandeira de luta dos movimentos organizados. Algumas conquistas j podem ser vislumbradas, inclusive no campo das polticas pblicas. No caso da educao, destacam-se a Lei n. 10.639/03 e a Lei n. 11.645/08 que preconizam, respectivamente, o ensino da histria e da cultura africana e afrobrasileira nas escolas e, no caso da lei mais recente, que substitui a anterior, a tambm incluso das temticas indgenas na educao.

frica (re)conhecida

Se a frica o bero da humanidade, no mnimo, o continente africano produziu e produz um imenso patrimnio scio-histrico e cultural, entendendo cultura no seu mais amplo sentido,

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

5.

no qual esto envolvidas arquitetura, cincia, engenharia, medicina... No entanto, lamentavelmente para todos os seres humanos, a escravatura e o racismo nas suas nuances e atualizaes, vem colocando a riqueza deste continente na subalternidade, na invisibilidade:

importante que a gente lute contra essa idia de uma frica fixa e homognea que durante trs sculos forneceu escravos para o Brasil e procurar pensar, procurar estudar que sociedades eram essas, que culturas eram essas, em que dinmica eram inseridos esses africanos que vieram para o Brasil e que trouxeram tantas coisas importantes! Que trouxeram para o Brasil sua fora de trabalho, suas tcnicas, suas competncias, suas religies, suas cosmologias, suas formas de entender o mundo, formas essas que ficaram gravadas no modo como o Brasil, como os brasileiros so ainda hoje. Outro ponto importante que a gente deve ressaltar na histria africana na sala de aula a prpria historia africana em si mesma. Essa frica milenar, essas culturas que so mltiplas e interessantes, a gente se deter na histria das relaes dos africanos com o mundo, nas criaes, na emergncia de reinos na frica ocidental, entender o Egito como uma civilizao que est inserida no contexto africano, que tributrio das cidades africanas, ele prprio um marco importante. Ento, entender o Egito no contexto africano interessante, entender a prpria histria da frica em suas prprias dinmicas. Existe material para isso, para pensar a prpria histria africana em si mesma. Eu acho importante o estudo da frica contempornea, dos seus dilemas, das suas questes que no so to diferentes assim das questes pelas quais a Amrica Latina vem vivendo. Acho que as lutas africanas so importantes, as tomadas de conscincia, o processo colonial, o processo pr-colonial, o mundo contemporneo, ento a geografia tem muito o que explorar. Eu acho que existe uma riqueza enorme nas culturas africanas hoje, nos pases africanos, em termos de uma literatura muito interessante, disponvel em Portugus, para o caso de literaturas africanas em lngua portuguesa, preciso investir nesses estudos. Investir nesse dilogo que a frica faz entre sua prpria histria e o mundo, juntando tradio e modernidade, acho que so formas especficas de aliar a sua prpria tradio, seu prprio legado com o presente, a msica africana riqussima, a arte africana lindssima, tanto essa arte tradicional como a arte contempornea, que voc encontra nas bienais, que voc encontra enfim numa srie de exposies. preciso pesquisar essa frica urbana, essa frica vibrante, das msicas, das cores, da arte, da literatura, ela est a, ela est disponvel para ser trazida para a sala de aula como uma maneira, como mais um dilogo conosco mesmo. Acho que ela faz parte do mundo contemporneo, ento, esse interesse pela frica como parte do nosso mundo, do nosso mundo globalizado, do nosso mundo que se aproxima cada vez mais pela Internet,

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

6.

pelos fluxos, a frica est nesse fluxo e est esperando ser descoberta pela Brasil (Luena Nascimento antroploga/UNICAMP/Bolsista).

frica diversa, frica plural, frica de ontem e hoje com riquezas, contradies e conflitos, que precisa ser apresentada, reapresentada s educadoras e aos educadores do Brasil por brasileiras(os) e por africanos(as) de variados pases africanos.

Vozes dfrica: trechos de entrevistas

Chimamanda4 - escritora (Nigria):

(...) muito importante que as pessoas contem suas prprias histrias. E a frica uma regio do mundo que por muito tempo teve suas histrias contadas por outras pessoas. Muitos dos textos africanos foram na verdade escritos por europeus, se voltarmos duzentos anos atrs. Eu acho que uma coisa boa ouvirmos histrias de frica contadas por africanos.

frica no uma coisa nica. Poucos pensam sobre frica de forma diferente. Pensam na frica das girafas, ou pensam em AIDS, ou pensam em guerras, ou pensam na pobreza. Uma das perguntas que me foi feita por um dos jornalistas brasileiros, antes que eu chegasse aqui, foi como voc pode ajudar ao seu pas? E eu pensei, meu pas no apenas um lugar para eu ajudar. H muita coisa acontecendo na Nigria. H nigerianos que esto ajudando a nigerianos. H nigerianos que so pobres; nigerianos que so ricos. H muita coisa acontecendo. Acho que a nica coisa que posso dizer que h muitas fricas. No h apenas uma. H vrias histrias em frica. As histrias de ricos e pobres; as histrias felizes e tristes; e todas elas so histrias africanas, e importante que nos lembremos disso. No temos como apagar o colonialismo da nossa experincia. parte da nossa experincia. Parte da experincia de nigerianos, de quenianos, de senegaleses... A frica foi colonizada. E tudo muito recente. Tornamo-nos independentes em 1960. H pouco tempo atrs. E a forma como vivemos hoje ainda uma reao ao colonialismo. O colonialismo

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

7.

ainda parte de nossa existncia. O sistema educacional da Nigria, por exemplo, no mudou muito desde os anos 1950. As pessoas aprendem muito sobre a Inglaterra e muito pouco sobre frica, porque foi assim que eles organizaram o sistema educacional. Ento, difcil responder o que voc tem a dizer sobre o fim do colonialismo na sua obra? Acho que estou apenas escrevendo histrias sobre pessoas que vivem em um tempo em que o colonialismo parte integral de nossas vidas. Mas isto no significa que as pessoas no tenham [iniciativa]. Os africanos so pessoas que tm iniciativa.

Pepetela escritor (Angola)


A literatura acaba por mostrar que tambm no continente africano j h pessoas que pensam, comea por a. E um dos estigmas que haviam passado pela Europa que em frica praticamente s havia macacos em cima das rvores. Portanto, a literatura uma forma boa para dar a conhecer a realidade, certa realidade e, sobretudo, para chamar a ateno para problemas, quaisquer que sejam. No para resolver problemas, no porque no trabalho que se possa exigir do escritor. para isso h outras instituies e pessoas, mas levantar os problemas, chamar a ateno, obrigar as pessoas a pensar sobre esses problemas. (...) Mas o fato de ser a lngua materna [a portuguesa] a lngua na qual eu me expresso, no me impede nunca de deixar de escutar essas outras lnguas que eu no falo. E h em mim uma busca incessante da necessidade, da harmonia de todas essas lnguas e que foram trazidas em primeira mo pelas mulheres, primeiro na famlia, depois na sociedade, depois no mundo inteiro que tambm tem outras vozes que eu tambm escuto. curioso porque eu vou dizer mais uma vez: foi em portugus que eu falei dessas mesmas lnguas, mas h todo um patrimnio da tradio oral e mesmo fixado em portugus que foi importante para eu chegar ao conhecimento dos locais, das regies, do meu pas, em suma. Eu penso que toda a gente de um lugar, como de uma infncia, com de uma determinada regio e a, essas mesmas lnguas silenciadas durante todo o processo colonial, elas foram s aparentemente silenciadas, porque elas estavam l, o meu trabalho nem sequer foi muito grande, foi apenas ouvir, ficar atento.

Ana Paula Tavares - escritora (Angola)


Se eu tivesse que escolher um tema para as minhas coisas, desde logo a palavra mulher seria muito importante. Desde cedo eu me habituei a olhar a volta e notar que o pas, a regio local dependia dessa fora enorme, dessa energia enorme das mulheres. So elas que

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

8.

inventam a gua, so elas que fazem as comidas, so elas que sustentaram um pas que, como vocs sabem, durante tantos anos, esteve na guerra. Os homens estavam a fazer a guerra, eram as mulheres que faziam com que o pas funcionasse com que o pas se reproduzisse. Eram elas que cuidavam dos vivos e dos mortos. Ento, se h alguma coisa que possa ser recorrente numa obra que tenta tocar todos os temas, a palavra mulher talvez a mais forte e eu sou muito tributria dessas vozes que eu ouvi, dessas mulheres que falavam outras lnguas que no a lngua portuguesa que a minha lngua materna. So Tom e Prncipe um pas insular, um arquiplago com menos de mil km2, 160 mil habitantes, eu acho que cabemos algumas vezes no estdio do Maracan, e a origem da sociedade creola santomense escravagista, o povoamento se fez com povos levados de diversas partes do continente africano e essa mescla de culturas, esse cadinho de cultura, faz com que a questo da identidade tambm atravesse a potica santomense. Em mim, a questo da identidade est muito presente e um dos aspectos centrais da minha poesia. O desejo de tentar iluminar trechos obscuros ou apagados ou rasurados da histria do meu povo. A presena do escravo, o sofrimento do escravo, dos nossos antepassados, o silenciamento das suas vozes, contudo no morreram porque eu degluti essas vozes e elas esto hoje na minha poesia. Por outro lado, a firme vontade de atravs da palavra potica como que fazer justia histrica a esse segmento fundamental do meu pas e do meu passado, porque h uma grande preocupao com o meu passado. A memria, portanto, escreve-se a, a memria familiar, a memria pessoal, a memria histrica. Outra preocupao central tem a ver com o social presente e mesmo quando eu me inspiro no passado e vou ao passado e vou histria, esse tratamento no meramente revitalista. H uma relao entre o silenciamento e a injustia, um presente marcado por fortes estratificaes, por uma classe dominante que tem muito e uma maioria que tem muito pouco.

Conceio Lima escritora (So Tom)


H um provrbio guinense que diz assim: quando algum insiste em dizer que conhece fulano muito bem, que ele no seria capaz de tal coisa ou que ele capaz de fato de fazer ou cometer esse erro! H a voz de um velho que pergunta: H quantos anos vocs moram juntos? Quando voc diz: h cinco, h trs, h sete... ele diz: no, voc no conhece, porque ns vivemos uma vida inteira e no nos conhecemos a ns mesmos, porque s vezes nos surpreendemos com atitudes, com palavras que saem da nossa boca. Eu parto desse provrbio guinense para dizer que no fcil conhecer o outro, mas possvel criar condies, criar um patamar de partilha de experincias, ento eu acho que falta qualquer coisa para essa partilha. H como que um preconceito de parte a parte, ns mesmos muitas

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

9.

vezes nos olhamos com preconceito e ns olhamos o outro com preconceito e temos medo de admitir esse preconceito que ns temos e todo o mundo tem um pouco desse preconceito l no canto. Ento, eu acho que cada vez que ns damos um passo para nos desinibirmos um pouco mais, para limparmos este preconceito que s vezes ns temos do outro, porque o outro aquele que ns mal conhecemos e que, muitas vezes, porque no conhecemos, porque algo que se parece, em nossa vista, como misterioso, ns no conhecemos e ali h algo de que temos medo tambm e esse medo que est a constituir a barreira desta partilha, desse mau conhecimento do outro, de ns a ns mesmos, do Brasil a si prprio, para depois ns partilharmos esse conhecimento que vai passar pelo reconhecimento da cultura do outro, das nossas culturas, ns africanos, as vossas culturas, vs, brasileiros, para conhecerem que o Brasil um continente. O Brasil uma imensido e a frica outro continente, ento preciso que cada um de ns saiba se conhecer a si prprio, saiba tolerarse a si prprio, saiba conhecer a sua histria e, como diria Paulo Freire: Cada vez que ns ensinamos a ler e a escrever a um homem e a uma mulher, ns estamos a dar a este homem e a esta mulher instrumentos para que ela e ele prprios consigam escrever e reescrever a sua prpria histria e rever-se nela, sem complexo e com a responsabilidade prpria.

Odete Semedo escritora (Guin-Bissau)


Quando eu tive conhecimento dessa lei, eu disse: bom, eu acho que o Brasil ps na mesa o assunto para ser discutido, um assunto que me parece que um assunto tabu. As pessoas no querem falar de racismo, em discriminao, no negro e de vrias coisas, parece que a histria nos envergonha. Ento, essa lei vai permitir um olhar para trs, um olhar para a histria do Brasil, um olhar sem complexos, eu espero. E mesmo que seja um olhar com complexos, mas desde que permita a abordagem do problema j est a pr mesa uma questo que uma questo no s brasileira, mas africana e universal, porque o racismo, a discriminao, no s no Brasil, no s em frica. H um pouco em cada canto dos pases da Europa ou da Amrica do Norte. O meu olhar sobre essa lei que ela vai permitir um olhar para trs, um olhar o presente e, em perspectiva, o futuro sem receio, sem complexos, isso o que eu vejo. Eu acho tambm que essa lei vai permitir um olhar sobre a frica com outros olhos, no o olhar de uma frica folclrica, no a frica de guerras, de fome, mas uma frica que como um continente com vrios pases, com vrias culturas, vrias lnguas, vrias maneiras de estar, de viver, de olhar o mundo. Portanto, eu acho que essa lei mais uma porta que se abre, no vai mudar o mundo, mas um passo, uma pedra no meu entender.

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

10 .

Pensar a Dispora Africana

Pensar a Dispora Africana pensar na frica como um continente que se expandiu, de onde seus filhos e filhas se espalharam pelo mundo, antes, durante e depois do chamado perodo da escravizao negra. E isto importante, uma vez que aqui, no Brasil, constituiu-se uma parcela desta dispora africana.

Esta presena africana no Brasil, marcada por histrias, memrias, culturas e valores civilizatrios, estabelece aqui referenciais que se constituem como valores civilizatrios afrobrasileiros, valores tecidos no dilogo, nos confrontos, nos encontros diaspricos dos africanos, afro-brasileiros entre si e com os demais grupos aqui existentes. Que valores seriam estes? Ilustrativamente, podemos citar o da circularidade como um valor que nos permitiu, enquanto afrodescendentes e afro-brasileiros, ressignificar a dor do processo cruel da escravizao negra, do racismo, e positiviz-la, produzindo vida afrodescendente fora da frica.

O principio do ax, da energia vital, outro valor que acena para esta presena no cotidiano brasileiro, o comunitarismo, a cooperao, a memria inscrita no corpo, a corporeidade, a ludicidade imbricada no processo de transformar a dor em potncia...
(...) os africanos chegaram praticamente com o seu corpo, foram muito poucos os objetos trazidos, eles eram na verdade desnudados, vinham quase que nus nos navios. O patrimnio maior cultural era o corpo. O corpo passou ser a caixinha de segredo. Ento, o corpo trazia no s as marcas do mundo perdido, das culturas a que, na verdade, esses africanos que para c foram transladados pertenciam. As marcas culturais vinham com o corpo nos gestos, nos hbitos, nos comportamentos das condutas corporais e tambm nas escarificaes, das cicatrizes, das marcas do corpo. O corpo era na verdade o grande arquivo que continha a memria das experincias que agora eram violentamente abandonadas, agora, se podemos falar de patrimnio histrico e cultural das populaes africanas transladadas, o primeiro territrio, o primeiro objeto, o primeiro elemento fundamental dessa memria o corpo. com o corpo que o africano vai reconstruir a sua experincia perdida, atravs desse corpo, atravs da gesticulao, atravs da dana, atravs do modo de andar, atravs da orao, atravs da culinria quer dizer com o corpo,

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

11 .

pelo corpo que a experincia patrimonial, civilizatria vai ser reconstituda (Julio Csar de Tavares Professor de Antropologia da Universidade Federal Fluminense). (...) em comunidades remanescentes se festeja tudo, se festeja a vida, e juntamente com a questo do festejo vem a questo do canto, vem a questo da msica, vem a questo da dana, que constitui momentos que, se formos analisar na comunidade o que se significa a festa, so movimentos reivindicatrios, so movimentos revolucionrios, onde se revitaliza a potncia de se tentar colocar frente ao mundo branco, frente a tantas expropriaes a que os quilombolas esto sujeitos (Georgina Helena Lima Nunes professora da Universidade de Pelotas RS).

Pensar a Dispora africana no apenas nas bases culturalistas, mas tambm polticas, pois os valores trazidos e vivenciados podem ser fatores de transformao social. Em toda cultura nacional Na arte e at mesmo na cincia O modo africano de viver Exerceu grande influncia E o negro brasileiro Apesar de tempos infelizes Lutou, viveu, morreu e se integrou Sem abandonar suas razes (Nei Lopes e Wilson Moreira). Africanidades brasileiras e educao
(...) estudar Africanidades Brasileiras significa estudar um jeito de ver a vida, o mundo, o trabalho, de conviver e lutar por sua dignidade, prprio dos descendentes de africanos que, ao participar da construo da nao brasileira, vo deixando nos outros grupos tnicos com quem convivem suas influncias e, ao mesmo tempo, recebem e incorporam as daqueles (Petronilha Gonalves e Silva Federal de So Carlos - UFSCar).

Professora da Universidade

Pensar as Africanidades Brasileiras na atualidade nos remete ao fato de que impossvel negar a presena negra em todos os setores da sociedade brasileira. Contudo, em alguns espaos, essa presena est aqum do que desejado e necessrio, e ainda marcada pelo racismo, pela excluso, pela subalternizao. No entanto, importante ressaltar que:

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

12 .

Uma sociedade pautada em qualquer tipo de discriminao uma sociedade que vai deixar, sem dvida, margem da participao, digo participao produtiva, produtiva intelectual e produtiva econmica, uma grande parcela da sua populao. E nesse sentido, quando ns pensamos em racismo, ns estamos pensando em mais de 50% da populao negra ou pelo menos quase 50%, se formos seguir as cifras oficiais apresentadas pelo IBGE. Ento, ns estamos dizendo que numa sociedade que exclui e exclui pelo racismo, que a nossa discusso aqui, ns vamos ter metade da populao do Brasil fora dos regimes de direitos de todas as reas e isso traz no mnimo subdesenvolvimento para o pas (Joselina da Silva

- Professora da Universidade Federal do Cear).

preciso que os educadores brasileiros entendam o seguinte. Que eles se perguntem: o que eu sei de sia? Estou vendo um japons aqui, este aqui uma dessas populaes. O que eu sei da histria do portugus, da histria de Portugal, ser que eu sei alguma coisa? O que eu sei da histria da Itlia? Ento, eles tm que perguntar a eles mesmos, ao invs de partir do que j sabem (Yedo Ferreira

- Militante Movimento Negro).

A despeito do racismo, das desigualdades tnico-raciais, talvez alimentados pelos seus valores civilizatrios, ainda que inconscientemente, o povo negro, ou afro-brasileiro, afirma cotidianamente sua energia vital, seu ax, sua presena, sua existncia:

(...) a escola deve ser impregnada pela diversidade das culturas que compem a nao brasileira. Ento, temos que admitir que existem vrias culturas e no s as culturas oriundas da Europa. O tempo todo se fala nessa mtica das trs raas compondo a nao brasileira, mas, entretanto, os valores ocidentais no so somente os hegemnicos, so os que detm a supremacia na produo desses valores na escola. Ento, uma escola democrtica uma escola que aposta na diversidade, mas no s diversidade congelada, coloca ali uma esttua do berimbau, ou uma esttua do orix dentro da escola e falar que isso diversidade. So esses valores que compem a fora das diferentes culturas, em especial da cultura afro-brasileira, eles devem no s estar presentes, como tambm

assegurar que a sua dinmica se entrelaa no cotidiano da escola, eles devem estar presentes na culinria, na merenda escolar, eles devem estar presentes naturalmente nas atitudes cotidianas desses jovens na escola, devem estar presentes no esporte, devem estar presentes na prpria discusso religiosa, devem estar presentes na matemtica, as formas de pensar a matemtica, o nmero dentro da frica deve aparecer no ensino da matemtica, valorizar as diferentes etno-matemticas, as diferentes matemticas culturais. A matemtica no somente a matemtica ocidental, a matemtica como forma de pensar geometricamente,

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

13 .

aritmeticamente a natureza, isso existe em vrias culturas, ento existe uma forma de pensar matematicamente na frica, que deve aparecer. Essa diversidade deve se entrelaar no cotidiano da escola, esse entrelaar e o impregnar, a gente tem que produzir essa

impregnao, essa interculturalidade, mais que a multiplicao das culturas, temos que fazer com que haja o encontro e o intercurso dessas culturas. A impregnao da cultura afro-brasileira seria talvez o maior desafio, porque muito fcil, por convenincia, os diretores da escola fazerem l o dia do negro, como fazem o do ndio. Isso no transformar essa cultura como presente, congelando num nico dia, dos 365 dias do ano, preciso faz-la presente diariamente conforme a cultura ocidental do europeu est presente nos 365 dias, voc no tem o dia da cultura alem, voc tem ela presente o tempo todo, a cultura italiana, a cultura portuguesa ou a cultura espanhola, como cultura ocidental, elas esto presentes os 365 dias do ano. Ento, queremos que tambm durante os 365 dias do ano a cultura africana e a cultura indgena estejam presentes e as demais culturas, a cultura cigana, todas as outras culturas. importante que haja um local de manifestao dessa multiplicidade, desses universos mltiplos das diferentes culturas. A cultura afro-brasileira tem uma riqueza gigantesca para oferecer a essa moldagem da nao brasileira num universo intercultural, precisamos estar convictos, ns, professores, diretores da escola, que importante para produo de um novo brasileiro, essa impregnao e a convico significa na adeso generosa, na adeso amorosa, na adeso afetiva a essa cultura. Digamos, abrir o corao a essas culturas, abandonarmos a fora colonial que nos coloca quase que de joelhos diante daquilo que europeu super, hiper valorizando o que europeu e desvalorizando, desqualificando o que africano, o que indgena na cultura brasileira. Isso que precisa ser superado e essa superao s poder se dar com amor se no houver convico da necessidade de afeto no tratamento com afeio, com generosidade, com gentileza dessas culturas, compreendendo a presena delas j existente dentro de ns mesmos, dentro da cultura que ns temos. Imagine voc que o Brasil tem a feijoada como seu prato nacional e ainda discute se deve ou no garantir a impregnao da cultura afrobrasileira no nosso cotidiano. tamanha a hipocrisia, a ignorncia e o grau de colonialismo em que vivemos que precisamos superar isso com uma certa dose de amor, no violncia, amor, vamos abrir o corao e compreender que a cultura brasileira est presente o tempo todo ao lado da cultura afro-brasileira, ela um dos principais modeladores da nao brasileira (...) (Julio Csar de Tavares Professor de Antropologia da Universidade Federal Fluminense).

Estamos na capilaridade da sociedade brasileira, somos, nesse sentido ampliado, todos afrobrasileiros.

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

14 .

Essa presena est no cotidiano do brasileiro, est no ar que o brasileiro respira est no ritmo do corpo do brasileiro, est na comida do brasileiro. S que o brasileiro tambm no percebe isso e gostaria de ser considerado como europeu. Isso est claro no sistema de educao. Nosso modelo de educao uma educao eurocntrica. A escola o lugar onde se forma o cidado, onde se ensina uma profisso. Escolas que sabem lidar com os dois lados da educao ensinam a cidadania e a profisso. Uma histria que ensinada, a histria da Europa, dos gregos e dos romanos, portanto, brasileiros no s descendentes de gregos e romanos, de anglo-saxes... So descendentes de africanos tambm, de ndios e descendentes de rabes, de judeus e at de ciganos. E se a gente olhar o nosso sistema de educao, onde esto esses outros povos que formaram o Brasil? Ento, h um problema no Brasil, alm dessas pessoas serem as maiores vtimas da discriminao social, do sistema de educao formal, elas so simplesmente ocidentalizadas, elas so simplesmente embranquecidas. Ento, h um problema na educao do brasileiro. Se a gente colocar as questes: quem somos, de onde viemos e por onde vamos, vamos ver que o Brasil nasceu do encontro da culturas das civilizaes, dos povos indgenas, africanos que foram deportados os prprios imigrantes europeus de vrias origens. At estamos agora comemorando os cem anos da imigrao japonesa, se fala mais dos cem anos da imigrao japonesa do que 600 anos da abolio. No tenho nada contra isso, mas fala-se muito pouco da abolio. Se a gente quer saber quem somos, devemos conhecer todas as nossas razes, aqueles povos que formaram o Brasil, alguns dizem que somos um pas mestio, mas essa mestiagem no caiu do cu. J que a gente no quer reconhecer a diversidade das coisas, suponhamos que sejamos todos mestios, vamos pelo menos estudar as razes da nossa mestiagem, faz parte da nossa cultura (Kabengele Munanga Professor de Antropologia / USP Diretor Centro de Estudos Africanos).

Diante da nossa diversidade tnico-racial, cultural, creio que fomos colocadas(os) no desafiante territrio da construo, enquanto educadoras e educadores brasileiros, de uma pedagogia brasilis, uma pedagogia com/da e para a real e diversa populao brasileira.

Um sorriso negro, um abrao negro Traz.... felicidade Negro sem emprego, fica sem sossego Negro a raiz da liberdade Negro uma cor de respeito Negro inspirao

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

15 .

Negro silncio, luto negro ... a soluo Negro que j foi escravo Negro a voz da verdade Negro destino amor Negro tambm saudade.. (um sorriso negro!) (Dona Ivone Lara)

Bibliografia:
Aes Afirmativas e Combate ao Racismo nas Amricas. Braslia: MEC, SECAD, 2005. Educao anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n 10.639/03. Braslia: MEC, SECAD, 2005. Histrias da Educao do Negro e outras histrias. Braslia: MEC, SECAD, 2005. Orientaes e Aes para a Educao das Relaes tnicos-Raciais. Braslia: SECAD, 2006. GARCIA, Januario. 25 anos 1980 2005: movimento negro no Brasil. Braslia, DF: Fundao Cultural Palmares, 2006. SCHUMAHER, Schuma; VITAL BRAZIL, rico. Mulheres Negras do Brasil. Rio de Janeiro: SESC Nacional, 2007.
Notas:
1Pesquisadora

da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Consultora do

documentrio.
2

Retirado do documentrio Povo Brasileiro (baseado na obra de Darci Ribeiro). O Salto para o Futuro, ao longo da sua histria, j tem uma tradio de documentrios

temticos, inclusive, sobre questo indgena, cultura popular, dentre outros.


4

Traduo Ktia Santos.

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

16 .

Presidente da Repblica Lus Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia Carlos Eduardo Bielschowsky TV ESCOLA/ SALTO PARA O FUTURO Diretor de Produo de Contedos e Formao em Educao a Distncia Demerval Bruzzi Coordenador-geral da TV Escola rico da Silveira Coordenadora-geral de Capacitao e Formao em Educao a Distncia Simone Medeiros Supervisora Pedaggica Rosa Helena Mendona Acompanhamento Pedaggico Ana Maria Miguel Coordenao de Utilizao e Avaliao Mnica Mufarrej Fernanda Braga Copidesque e Reviso Magda Frediani Martins Diagramao e Editorao Equipe do Ncleo de Produo Grfica de Mdia Impressa TV Brasil Gerncia de Criao e Produo de Arte Consultora especialmente convidada Azoilda Loretto da Trindade E-mail: salto@mec.gov.br Home page: www.tvbrasil.org.br/salto Rua da Relao, 18, 4o andar - Centro. CEP: 20231-110 Rio de Janeiro (RJ) Outubro de 2008

DOCUMENTRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAO

17 .

Vous aimerez peut-être aussi