Vous êtes sur la page 1sur 34

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

AULA 5 Simulado Final Ol queridos(as) amigos (as), Vamos ao simulado final da disciplina. So mais de 60 questes ao todo, para que aproveitem bastante e possam memorizar os pontos importantes para a prova. Grande abrao, Profa Patrcia Quinto Roteiro da Aula - Lista de questes comentadas. - Lista das questes apresentadas na aula. - Gabarito - Consideraes finais. Lista de Questes Comentadas 1. (FCC/2012/TRT-11.Regio/Provas de Analista Judicirio e Tcnico Judicirio) Quando o cliente de um banco acessa sua conta corrente atravs da internet, comum que tenha que digitar a senha em um teclado virtual, cujas teclas mudam de lugar a cada caractere fornecido. Esse procedimento de segurana visa evitar ataques de (A) spywares e adwares. (B) keyloggers e adwares. (C) screenloggers e adwares. (D) phishing e pharming. (E) keyloggers e screenloggers. Comentrios J vimos a definio de todas as ameaas nesta aula. O teclado virtual uma forma de preveno contra os programas maliciosos (malwares) keyloggers (capazes de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usurio no teclado de um computador) e screenloggers (que tentam coletar dados vindos da tela do computador). Portanto, a letra E a resposta da questo! Gabarito: letra E. 2. (FCC/TRT - 14 Regio (RO e AC) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao/2011-Adaptada) No Windows 7/XP, uma forma mais
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 1

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

rpida de bloquear o computador, ao invs de usar as teclas Ctrl + Alt + Del, pressionar simultaneamente as teclas a) Alt + B b) Shift + B c) F3 + L d) logotipo Windows + L e) Ctrl + S Comentrios Bem fcil! Basta pressionar simultaneamente a tecla com o logotipo do Windows + L, que o computador ser bloqueado rapidamente. Gabarito: letra D. 3. (FCC/TRT 4 Regio/2011) O elemento que ajuda a minimizar a diferena de desempenho entre o processador e demais componentes dos computadores atuais o barramento PCI. Comentrios O barramento PCI (Peripheral Component Interconnect), desenvolvido pela Intel, pode ser utilizado para conectar placas de expanso, como por exemplo: placas de som, de vdeo, modem, placas de rede, controladoras SCSI, sintonizadoras de TV, digitalizadores de vdeo. Gabarito: item errado. 4. (FCC/TRT 4 Regio/2011) O elemento que ajuda a minimizar a diferena de desempenho entre o processador e demais componentes dos computadores atuais o barramento USB. Comentrios O barramento USB possibilita conectar diversos dispositivos ao computador, como mouse, teclado, impressoras. um barramento Hot Plug and Play, em virtude da eliminao da necessidade de desligar e reiniciar o computador quando um novo perifrico adicionado.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Verses e velocidades do USB: Verso do USB Ano em que foi lanado 1.0 1996 1.1 1998 12 Mbps (1,5 MB/s) 2.0 2000 480 Mbps (60 MB/s) 3.0 2009 4,8 Gbps (614,4 MB/s)

Taxa de 1,5 Mbps Transferncia

Gabarito: item errado. 5. (FCC/TRT 4 Regio/2011) O elemento que ajuda a minimizar a diferena de desempenho entre o processador e demais componentes dos computadores atuais a memria principal. Comentrios A memria principal a memria RAM, propriamente dita. nela que os programas em execuo esto sendo armazenados. Por ser memria RAM, no podemos esquecer que ela voltil. A CACHE (memria intermediria entre processador e a memria principal) muito mais rpida do que a memria principal do micro (a RAM)! Gabarito: item errado. 6. (FCC/TRT 4 Regio/2011) O elemento que ajuda a minimizar a diferena de desempenho entre o processador e demais componentes dos computadores atuais o disco rgido. Comentrios No, o Hard Disk (HD - Disco rgido) o componente do computador utilizado para armazenamento de dados de forma permanente (memria secundria), e no para aumentar o desempenho do processador.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 3

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item errado. 7. (FCC/Nossa Caixa/Advogado/2011) Considere a lista abaixo, referente a alguns componentes especificados numa placa-me: I. 3 Conectores USB II. 2 Conectores SATA III. 1 Conector CPU Fan IV. 1 Conector IDE V. 1 Conector 24-pin ATX Power Os conectores nos quais possvel a ligao de discos rgidos, tambm conhecidos como HD, encontram-se, APENAS, nos itens (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) II, III e IV. (D) II, III e V. (E) III, IV e V Comentrios Item I. Item correto. possvel conectar disco rgido (HD) em conectores USB. Exemplo: conexo do HD externo ao computador via interface USB. Item II. Item correto. Os dispositivos SATA (Serial ATA Advanced Technology Attachment) so utilizados para conectar discos como, por exemplo, CD, DVD e HD. O SATA substitui um antigo dispositivo IDE. Item III. Item Errado. O conector CPU FAN utilizado para alimentar a ventoinha (tambm chamada de cooler) do processador. Item IV. Item correto. Os dispositivos IDE conectam discos (HD, DVD, CD). Esses dispositivos foram substitudos pelo padro SATA. Obs.: Os termos IDE (Integrated Drive Electronics) e ATA (Advanced Technology Attachment) so sinnimos (tambm hoje comum os textos tcnicos se referirem ao IDE como PATA (Parallel Ata Ata Paralelo)). Item V. Item Errado. O Conector 24-pin ATX Power utilizado para conectar a fonte do gabinete. Sabemos que a fonte alimenta as peas que esto dentro do gabinete, como a placa-me, os drivers etc. Gabarito: letra B. 8. (FCC/Assemblia Legislativa - SP/2010) No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Ao arrastarmos um arquivo com a tecla SHIFT pressionada, o mesmo ser MOVIDO! Observe que mover = recortar, para a pasta de destino, estando ele em unidades diferentes (por exemplo, do HD para o Pen Drive) ou na mesma unidade (por exemplo, de uma pasta do HD para outra pasta do mesmo HD). Gabarito: item correto. 9. (FCC/Assemblia Legislativa - SP/2010) No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. Comentrios Arrastando o arquivo com SHIFT pressionado ele ser movido para a pasta destino indistintamente se for movido entre unidades diferentes ou mesma unidade. Gabarito: item errado. 10. (FCC/Assemblia Legislativa - SP/2010) No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. Comentrios Para copiar arquivos, basta trocar a ao de pressionar o SHIFT pela ao de pressionar a tecla CTRL. Gabarito: item errado. 11. (FCC/Assemblia Legislativa - SP/2010) No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. Comentrios o CTRL que far a ao de copiar. Lembrando que o CTRL copia os arquivos arrastados, sem distino, ou seja, estando eles em unidades diferentes ou no. Gabarito: item errado. 12. (FCC/Assemblia Legislativa - SP/2010) No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 5

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. Comentrios No se cria arquivos ao pressionar a tecla SHIFT. Gabarito: item errado. 13. (FCC/DNOCS/Administrador/2010) O chefe do departamento financeiro apresentou a um funcionrio uma planilha contendo o seguinte:

Em seguida solicitou ao funcionrio que selecionasse as 6 clulas (de A1 at C2) e propagasse o contedo selecionado para as 6 clulas seguintes (de A3 at C4), arrastando a ala de preenchimento habilitada na borda inferior direita de C2. Aps essa operao, o respectivo resultado contido nas clulas C3 e C4 ficou (A) 11 e 13. (B) 13 e 15. (C) 15 e 19. (D) 17 e 19. (E) 17 e 21. Comentrios Observe que todo o intervalo de A1 at C2 foi selecionado e, portanto, quando puxarmos pela ala de preenchimento, sero feitas atualizaes nos valores das clulas selecionadas. Primeiramente, vamos focar nos contedos das colunas A e B. A coluna A tem um sequncia lgica que quando arrastada pela ala de preenchimento esta ala ir dar continuidade sequncia, incrementanado uma unidade a cada clula da coluna A. Nesse caso, temos que A1=4, A2=5, ento o valor de A3 ser 6 e de A4 ser 7. Agora, faamos a mesma ao com a coluna B. Como o valor incrementado B1 a B2 foi de trs unidades, adicionaremos clula B3 trs unidades e mais trs unidades B4, tendo como resultado B1=3, B2=6, B3=9, B4=12. Em seguida, vamos checar a coluna C. Perceba que o valor de C1=soma(A1:B1) e o valor de C2=soma(A2:B2), assim, por analogia, o valor de C3 = soma(A3:B3) e o valor de C4= soma(A4:B4).

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Finalmente, C3 = soma(A3:B3) = 6 + 9 = 15. C4=soma(A4:B4)=7 + 12=19. Gabarito: letra C. 14. (FCC/CEF TECNICO BANCRIO/2004) Um disquete tem uma capacidade nominal de 1,44 MB. Qual a capacidade nominal deste disquete em KB? A) 1440 B) 14400 C) 1474 D)147400 E) 0,1440 Comentrios Vamos relembrar a tabela seguinte: Unidades Derivadas do Byte 1 Kilobyte (KB) = 1.024 bytes = 1 KB x 1 KB = 1.024 KB = 1.024 MB = 1.024 GB 1 Megabyte (MB) 1 Gigabyte (GB) 1 Terabyte (TB)

Portanto, sabendo-se que 1 Megabyte = 1024 KB, temos ento que 1,44 MB = 1,44 x 1.024 KB= 1,44 X 1024 = 1474 KB. Gabarito: letra C. 15. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) Em relao Internet, INCORRETO afirmar que o chat um frum eletrnico no qual os internautas conversam em tempo real. Comentrios Chat um frum em tempo real, em que preciso que as duas pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo para que acontea a comunicao. Gabarito: item errado. 16. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) Em relao Internet, INCORRETO afirmar que upload o processo de transferncia de arquivos do computador do usurio para um computador remoto.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Upload a transferncia de um arquivo, de qualquer natureza, do computador do usurio para algum equipamento da Internet. Portanto o conceito est correto. Gabarito: item errado. 17. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) Em relao Internet, INCORRETO afirmar que Download o processo de transferncia de arquivos de um computador remoto para o computador do usurio. Comentrios Download o processo de transferncia de um arquivo, de qualquer natureza, de algum equipamento remoto (que pode estar prximo ou do outro lado do mundo) para o computador do usurio. Gabarito: item errado. 18. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) Em relao Internet, INCORRETO afirmar que URL a pgina de abertura de um site, pela qual se chega s demais. Comentrios A pgina de abertura de um site chamada de pgina inicial (homepage), URL o endereo digitado que leva at a esta pgina! Gabarito: item correto. 19. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) Em relao Internet, INCORRETO afirmar que Html a linguagem padro de criao das pginas da Web. Comentrios HTML (Hyper Text Markup Language Linguagem de Marcao de Hipertexto): Linguagem padro utilizada na produo de pginas da Web. Gabarito: item errado. 20. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/ 2011) No Windows XP, o Windows Explorer permite o gerenciamento da rvore de diretrios e tem como uma de suas funes organizar (A) apenas pastas, no painel direito da janela. (B) apenas arquivos, no painel direito da janela. (C) arquivos e pastas no painel esquerdo da janela.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 8

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

(D) apenas arquivos, no painel esquerdo da janela. (E) arquivos e pastas no painel direito da janela. Comentrios Fcil!! No Windows XP, o Windows Explorer permite o gerenciamento da rvore de diretrios e tem como uma de suas funes organizar arquivos e pastas no painel direito da janela. Gabarito: letra E. 21. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) O stio do Tribunal Regional do Trabalho da 14 Regio disponibiliza, entre outros, o link para o twitter TRT. Twitter : (A) um cliente de e-mails e notcias que permite a troca de opinies sobre o assunto em pauta entre usurios previamente cadastrados. (B) uma rede social na qual os usurios fazem atualizaes de textos curtos, que podem ser vistos publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usurio. (C) um site em que possvel enviar recados, arquivos, links e itens de calendrio criados diretamente no programa. (D) um mensageiro instantneo que permite a troca de mensagens entre usurios previamente cadastrados. (E) um site cuja estrutura permite a atualizao rpida a partir de acrscimos de artigos, posts e dirios on-line. Comentrios Twitter uma rede social e um servio de microblogging, na qual os usurios publicam e trocam mensagens de at 140 caracteres. No Twitter os participantes escrevem pequenas mensagens respondendo pergunta: O que voc est fazendo?. Quem se inscreve como seguidor de outro integrante passa a receber os comentrios do seguido pelo celular ou pelo computador. Para efetuar o seu cadastro no Twitter, acesse o site: <http://twitter.com>. As atualizaes podem ser vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usurio. Gabarito: letra B. 22. (FCC/TRT 20 regio/Analista Judicirio/2011) Sobre hardware e software, analise: I. ROM so memrias de baixa velocidade localizadas em um processador que armazena dados de aplicaes do usurio para uso imediato do processador.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Para a memria ns temos duas funes bsicas: o armazenamento do programas de forma permanente (ROM) e o armazenamento dos programas de forma temporria (RAM). A memria somente-leitura (ROM) um local (um tipo de chip) em que determinadas instrues crticas esto protegidas, portanto, no ser utilizada para armazenar dados de aplicaes do usurio para uso imediato do processador. A ROM no-voltil e preserva essas instrues quando a fora alimentada para o computador for desligada. A designao "somente leitura" significa que essas instrues s podem ser lidas pelo computador e no modificadas pelo usurio. Um exemplo de instrues ROM so aquelas necessrias para iniciar ou "dar boot" no computador, assim que ele for desligado. Gabarito: item errado. 23. (FCC TRT 20 regio/Analista Judicirio/2011) Sobre hardware e software, analise: II. O tempo de execuo do computador medido em ciclos; cada ciclo representa uma oscilao completa de um sinal eltrico fornecido pelo gerador de relgio do sistema. A velocidade do computador geralmente dada em GHz. Comentrios CLOCK do Processador: em um computador,todas as atividades necessitam de sincronizao. O Clock serve justamente para isso, ou seja, basicamente, atua como de sinal de sincronizao. Quando os dispositivos do computador recebem o sinal de executar suas atividades, d-se a esse acontecimento o nome de "pulso de Clock". Em cada pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vo para o prximo ciclo de Clock. Gabarito: item correto. 24. (FCC TRT 20 regio/Analista Judicirio/2011) Sobre hardware e software, analise: III. O processador um componente de hardware que executa um fluxo de instrues em linguagem de mquina.

Comentrios A CPU, popularmente chamado de processador ou microprocessador um circuito integrado que realiza as funes de clculo e tomada de deciso em um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrnicos baseiamse nele para executar suas funes. O processador executa um fluxo de instrues em linguagem de mquina. Obs.: A linguagem de mquina est se referindo aos Bits (0 ou 1) que so processados pela CPU na forma de instrues (cdigos, dados e comandos).
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 10

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item correto. 25. (FCC/TRT20 regio/Analista Judicirio/2011) Sobre hardware e software, analise: um aplicativo primariamente um gerenciador de recursos do computador, seu projeto est intimamente ligado aos recursos de software e hardware que devem gerenciar. Comentrios Um computador um equipamento eletrnico com a capacidade de receber, processar, transformar, armazenar e devolver informaes ao usurio. Hardware: parte fsica; Software: parte lgica. O software considerado gerenciador de recursos do computador e que est intimamente ligado aos recursos de software e hardware o sistema operacional. Um aplicativo (como o sistema de controle de folha de pagamento, etc.) est ligado aos recursos de software que devem gerenciar, e no ao hardware! Gabarito: item errado. 26. (FCC/TRT 20 regio/Analista Judicirio/2011) exemplo de URL (Uniform Resource Locator) INCORRETO: (A) smtp://www.map.com.br/fora/brasil.html (B) https://www.uni.br/asia/china.php (C) http://dev.doc.com/downloads/manuais/doc.html (D) ftp://ftp.foo.com/home/foo/homepage.html (E) file://localhost/dir2/file.html Comentrios Dentre as opes listadas cabe destacar que letra A no pode ser utilizada, j que o protocolo SMTP utilizado para ENVIO de mensagens de e-mail. As assertivas B e C referem-se a URLs com contedos WEB normal (pginas de Internet); a assertiva D est relacionada ao protocolo de transferncia de arquivos (para Upload e Download de arquivos) e a assertiva E utilizada para a abertura de arquivos, normalmente, em seu computador. Gabarito: letra A. 27. (FCC/TRF - 1 REGIO/Analista Judicirio - Operao de Computador/2011) Um sistema de envio de notcias de um site para outro, tambm conhecido como Feeds, que ocorre de forma automtica. um

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

11

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Para ter um site alimentado por outro, basta ter ...... do gerador de notcias para inserir chamadas das notcias no site receptor. Completa corretamente a lacuna: a) ... o e-mail... b) ... um computador igual ao ... c) ... o endereo RSS... d) ... o mesmo provedor internet... e) ... a mesma linha de comunicao... Comentrios RSS a abreviatura de Really Simple Syndication (Distribuio Realmente Simples). Ele permite ao usurio da Internet inscrever-se em sites que ficar fornecem feeds (fontes) RSS (se o site oferecer feeds, o boto habilitado). Nesse caso, basta fornecer o endereo RSS do gerador de notcias para inserir chamadas das notcias no site receptor. Para receber automaticamente listas de atualizao de contedo publicadas por determinados websites, deve se inscrever em seus respectivos feeds Gabarito: letra C. 28. (FCC/ TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador/2011) Dados distribudos na internet, frequentemente no formato RSS, em formas de comunicao com contedo constantemente atualizado, como sites de notcias ou blogs. Trata-se de a) hiperlinks. b) hipertextos. c) web Feed. d) web designer. e) canal aberto. Comentrios Os Web feeds so listas de atualizao de contedo publicadas por determinados websites que podem ser recebidas por voc diretamente. Trataremos os feeds como um termo genrico! Podemos receber atualizaes de contedo graas a tecnologias como RSS, Atom ou Podcasting. Gabarito: letra C.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

12

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

29. (2011/TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador) Dispositivo de entrada e sada, modulador e demodulador, utilizado para transmisso de dados entre computadores atravs de uma linha de comunicao. Utilizado nas conexes internet. Trata-se de a) banda larga. b) modem. c) provedor de servios. d) placa de rede. e) cabo coaxial. Comentrios O modem o equipamento que converte sinais digitais em analgicos e vice-versa. Por meio dele, o computador pode enviar e receber dados de outros computadores, usando uma linha de comunicao. Gabarito: letra B. 30. (FCC/TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador/2011) World Wide Web (que em portugus significa rede de alcance mundial), tambm conhecida como Web ou WWW a) um mtodo para copiar e elaborar sites padronizados. b) a forma de encaminhar e-mails por uma rede sem fio, somente. c) um sistema de arquivos utilizado unicamente nas intranets. d) um sistema de rede utilizado unicamente nas intranets. e) um sistema de documentos em hipermdia que so interligados e executados na Internet. Comentrios WWW (World Wide Web ou Web): sistema de informao em rede que utiliza o protocolo HTTP para comunicar-se por meio da Internet com uso de documentos em hipermdia. Gabarito: letra E. 31. (FCC/MPE-RS/Secretrio de Diligncias/2010) Servio disponibilizado por alguns sites na internet, genrico, independente de hardware e do sistema operacional, que transfere arquivos por requisio do usurio, levando em considerao as restries de acesso e as propriedades dos mesmos. Trata-se do protocolo
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 13

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

a) FTP. b) LINKEDIN. c) SEARCH. d) MAILTO. e) SCAM. Comentrios Dentre as alternativas, a nica opo que nos mostra um protocolo a letra A. O FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferncia de arquivos) o protocolo padro para troca de arquivos na Internet. Gabarito: letra A. 32. (FCC/TRF-1. Regio/Analista Judicirio/rea Judiciria/2011) Linkedin a) b) c) d) e) uma forma de conexo entre o computador pessoal e o provedor internet. uma rede de negcios principalmente utilizada por profissionais. um aplicativo de correio eletrnico pago. uma forma de configurar perfis no correio eletrnico do Google. um aplicativo antivrus de amplo uso na web.

Comentrios Trata-se de um site de rede social, em que os usurios podem compartilhar informaes profissionais ou de interesses especficos, alm de realizar a busca por profissionais, novas vagas de trabalho, ou at mesmo colaborar profissionalmente em assuntos de interesse comum entre os usurios. Gabarito: letra B. 33. (FCC/TRF-1. Regio/Analista Judicirio/rea Judiciria/2011) O Orkut caracteristicamente definido como a) rede social.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

14

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

b) c) d) e)

provedor de acesso. lista de contatos. rede de segurana. comrcio eletrnico

Comentrios O Orkut uma rede social que disponibiliza uma comunidade on-line para tornar a sua vida social e a de seus amigos mais ativa e estimulante. Pode ajud-lo a manter contato com os amigos atuais por meio de fotos e mensagens, e a conhecer mais pessoas. Gabarito: letra A. 34. (FCC/BB/Escriturrio/2011) No contexto da Internet, o responsvel pela transferncia de hipertexto, que possibilita a leitura das pginas da Internet pelos programas navegadores: a) HTTP. b) POP. c) SMTP. d) TCP. e) FTP. Comentrios O HTTP (HyperText Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Hipertexto) o protocolo utilizado para transferir as pginas da Internet entre o servidor Web (aplicao que mantm as pginas disponveis) e o cliente Web (o browser ou navegador, que a aplicao que l tais pginas), possibilitando a leitura das pginas da Internet pelos programas navegadores. Gabarito: letra A. 35. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) Tanto a intranet quanto a internet empregam tecnologia padro de rede. Comentrios Ambas so baseadas nos padres de comunicao da Internet. Gabarito: item correto.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 15

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

36. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) H completa similaridade de contedo nos ambientes da Internet e Intranet. Comentrios O contedo da Internet pblico e o de uma intranet restrito aos funcionrios de uma instituio. O site web na Internet mostra o exterior de uma companhia; uma Intranet, por outro lado, pode revelar o interior de uma companhia, dependendo de quanta estrutura e controle empregada. Gabarito: item errado. 37. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) A Intranet tem como objetivo principal agilizar a implantao de processos, promover a integrao dos funcionrios e favorecer o compartilhamento de recursos. Comentrios Muitos so os benefcios esperados com o uso de uma intranet como: aumentar a agilidade da comunicao na implantao dos processos; promover a integrao dos empregados independente da regio geogrfica em que se encontram auxiliando-os a trabalharem melhor e a operarem mais eficientemente (permite a comunicao de uma equipe, de uma pessoa, com todas as outras equipes e pessoas da empresa); favorecer o compartilhamento de recursos, alm claro, de ter influncia na reduo de custos, por exemplo: reduo de impresses e consumo de papel, contribuindo na preservao ambiental, etc. Gabarito: item correto. 38. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) O acesso Internet aberto, enquanto na Intranet restrito ao seu pblico de interesse. Comentrios O acesso Internet aberto, enquanto a intranet acessvel apenas por membros da organizao, empregados ou terceiros com autorizao. Gabarito: item correto. 39. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) A Internet refere-se, em geral, ao contedo pblico enquanto a Intranet pode englobar compartilhamento de informaes de usurios internos empresa.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

16

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Simples, na Internet (uma rede de mbito mundial, que permite a comunicao entre milhes de usurios) pode-se disponibilizar o contedo pblico da empresa, enquanto na intranet tem-se o compartilhamento de informaes restritas aos usurios de uma empresa. Gabarito: item correto. 40. (FCC/2011/TRE TO/Analista Judicirio rea Administrativa) Na Internet, o correio eletrnico uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados. Comentrios O correio eletrnico um servio utilizado para gerenciamento de mensagens de correio eletrnicas. Gabarito: item errado. 41. (FCC/2011/TRE TO/Analista Judicirio rea Administrativa) Na Internet, o twitter uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados. Comentrios O Twitter uma rede social, na qual os usurios publicam e trocam mensagens de at 140 caracteres. Gabarito: item errado. 42. (FCC/2011/TRE TO/Analista Judicirio rea Administrativa) Na Internet, o blog uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados. Comentrios Blogs so pginas da Web cujas atualizaes (chamadas posts) so organizadas cronologicamente, como em um dirio, s que de forma inversa. Gabarito: item errado. 43. (FCC/2011/TRE TO/Analista Judicirio rea Administrativa) Na Internet, o Facebook uma rede social que permite comunicar com um
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 17

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados. Comentrios O facebook uma rede social, lanada em 2004, em que os usurios conectam para compartilhar informaes e comunicar com o grupo de amigos devidamente autorizado.

O meu facebook pode ser acessado em Facebook: http://www.facebook.com/patricia.quintao, ser um prazer encontr-los por l! Gabarito: item correto. 44. (FCC/2011/TRE TO/Analista Judicirio rea Administrativa) Na Internet, o Weblog uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados. Comentrios O termo blogs similar a Weblog ou blogue, que so pginas da Web cujas atualizaes so organizadas cronologicamente, como em um dirio. Gabarito: item errado. 45. (FCC/TRE-TO/Analista Judicirio/rea Administrativa/2011) Os dispositivos que tm como principal funo controlar o trfego na Internet so denominados web servers. Comentrios Os Web Servers so servidores que hospedam as pginas da Internet e disponibilizam o servio de WWW (hipertexto + multimdia) aos usurios. Gabarito: item errado.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 18

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

46. (FCC/TRE-TO/Analista Judicirio - rea Administrativa/2011) Arquivos de dados produzidos por sute de aplicativos para escritrio, por ex. Microsoft Office, costumam ser alvo predileto de contaminao por a) trojans. b) worms. c) hijackers . d) vrus de boot. e) vrus de macro. Comentrios Uma macro um conjunto de comandos que so armazenados em alguns aplicativos e utilizados para automatizar determinadas tarefas repetitivas. Um exemplo seria, em um editor de textos, definir uma macro que contenha a sequncia de passos necessrios para imprimir um documento com a orientao de paisagem. Um vrus de macro escrito de forma a explorar esta facilidade de automatizao e parte de um arquivo que normalmente manipulado por algum aplicativo que utiliza macros. Para que o vrus possa ser executado, o arquivo que o contm precisa ser aberto e, a partir da, o vrus pode executar uma srie de comandos automaticamente e infectar outros arquivos no computador do usurio. Existem alguns aplicativos que possuem arquivos base (modelos) que so abertos sempre que o aplicativo e executado. Caso este arquivo base seja infectado pelo vrus de macro, toda vez que o aplicativo for executado, o vrus tambm ser. Arquivos nos formatos gerados por programas da Microsoft, como o Word, Excel, Powerpoint e Access, so os mais suscetiveis a este tipo de vrus. Arquivos nos formatos RTF, PDF e PostScript so menos suscetveis, mas isso no significa que no possam conter vrus. Gabarito: letra E. 47. (FCC/TRT-4 REGIO (RS)/Analista Judicirio - rea Judiciria/ 2011) uma forma de fraude eletrnica, caracterizada por tentativas de roubo de identidade. Ocorre de vrias maneiras, principalmente por e-mail, mensagem instantnea, SMS, dentre outros, e, geralmente, comea com uma mensagem de e-mail semelhante a um aviso oficial de uma fonte confivel, como um banco, uma empresa de carto de crdito ou um site de comrcio eletrnico. Trata-se de a) Hijackers. b) Phishing. c) Trojans. d) Wabbit. e) Exploits.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

19

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Phishing (tambm conhecido como Phishing scam, ou apenas scam) um tipo de fraude eletrnica projetada para roubar informaes particulares que sejam valiosas para cometer um roubo ou fraude posteriormente. O golpe de phishing realizado por uma pessoa mal-intencionada atravs da criao de um website falso e/ou do envio de uma mensagem eletrnica falsa, geralmente um e-mail ou recado atravs de scrapbooks como no stio Orkut, entre outros exemplos. Utilizando de pretextos falsos, tenta enganar o receptor da mensagem e induzi-lo a fornecer informaes sensveis (nmeros de cartes de crdito, senhas, dados de contas bancrias, entre outras). Uma variante mais atual o Pharming. Nele, o usurio induzido a baixar e executar arquivos que permitam o roubo futuro de informaes ou o acesso no autorizado ao sistema da vtima, podendo at mesmo redirecionar a pgina da instituio (financeira ou no) para os sites falsificados. Gabarito: letra B. 48. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) Em Intranet no permitido operaes de download, dada as facilidades oferecidas pela rede local. Comentrios Existem facilidades oferecidas pela rede local que muitas vezes nos faz realizar operaes via rede local e no via intranet. Mas download a operao de copiar um arquivo remoto para a mquina local. Esta operao pode ser realizada tanto na Internet, quando na intranet. Gabarito: item errado. 49. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) Redes wireless, embora permitam conexo Internet no so configurveis no ambiente de Intranet. Comentrios Observe o erro no trecho: no so configurveis no ambiente de Intranet. As redes wireless funcionam tanto em um ambiente de Internet quanto em uma intranet. Na verdade a rede wireless tem relao com o meio de transmisso dos dados. possvel que a rede sem fio (wireless) seja utilizada em uma rede que no nem Internet nem intranet, em uma rede qualquer, que no utiliza o protocolo TCP/IP. Gabarito: item errado.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

20

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

50. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) Correios eletrnicos possuem recursos nativos que impedem a propagao de vrus enviados por e-mail. Comentrios Se assim fosse no teramos vrus circulando por a via e-mail, no ? claro que a maioria dos sistemas de correio eletrnico adotam regras e recursos que atrapalham a propagao das pragas eletrnicas. Mas no podemos dizer que estes recursos so nativos nem que todos os sistemas os possuem. Finalmente, afirmar que qualquer recurso impede a propagao de vrus , no mnimo, descuidado. As ferramentas de segurana buscam minimizar os riscos, mas sabemos que no conseguimos elimin-los. Gabarito: item errado. 51. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) Uma das vantagens do webmail que as mensagens, ao chegarem, so imediatamente baixadas para o computador do usurio. Comentrios justamente o contrrio. Uma das vantagens do webmail justamente no precisar fazer o download das mensagens para o computador do usurio. Gabarito: item errado. 52. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) Spam o ataque a computadores que se caracteriza pelo envio de mensagens no solicitadas para um grande nmero de pessoas. Comentrios Spam um tipo de mensagem de correio eletrnico recebida pelo usurio sem que ele tenha solicitado. Essas mensagens so enviados para milhares de usurios simultaneamente e podem provocar inconvenientes como: esgotamento do espao na caixa postal do usurio, perda de tempo ao abrir mensagens que no so de seu interesse, o contedo do spam pode ser ofensivo e imprprio, dentre outros. Gabarito: item correto. 53. (FCC/Auxiliar Fiscal Financeira- TCE-SP/2010) O protocolo TCP est na mesma camada do SMTP.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

21

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O protocolo TCP (Transmission Control Protocol Protocolo de Controle de Transmisso) est na mesma camada do UDP (User Datagram Protocol Protocolo de Datagrama de Usurio), intitulada Camada de Transporte. O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol Protocolo de Transferncia Simples de Correio) encontra-se na camada de aplicao. Para memorizar! TCP => confivel, orientado conexo e faz controle de fluxo. UDP => no confivel e no orientado conexo. Gabarito: item errado. 54. (FCC/2011/TRE-TO/Analista Judicirio - rea Administrativa) Webmail um servio de mensagens eletrnicas na Internet que permite a leitura ou envio de mensagens. Para acess-lo necessrio instalar no computador a) um programa cliente de correio eletrnico. b) um programa cliente de correio eletrnico e um navegador. c) um servidor de correio IMAP. d) um navegador, apenas. e) um servidor de correio POP3. Comentrios Um WebMail um servio da Web, uma pgina dedicada ao gerenciamento de correios eletrnicos on-line. Implica estar conectado a todo o momento que se estiver lendo ou escrevendo um e-mail, mas tem a facilidade de permitir o acesso em qualquer computador sem nenhuma configurao ou programa alm do navegador web (browser). Gabarito: letra D. Referncias Bibliogrficas Informtica-FCC-Questes Comentadas e Organizadas por Assunto, de Patrcia Lima Quinto, 2012. 2. Edio. Editora Gen/Mtodo. Novo! Notas de aula, Profa Patrcia Lima Quinto.2011.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

22

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Questes apresentadas nesta aula 1. (FCC/2012/TRT-11.Regio/Provas de Analista Judicirio e Tcnico Judicirio) Quando o cliente de um banco acessa sua conta corrente atravs da internet, comum que tenha que digitar a senha em um teclado virtual, cujas teclas mudam de lugar a cada caractere fornecido. Esse procedimento de segurana visa evitar ataques de (A) spywares e adwares. (B) keyloggers e adwares. (C) screenloggers e adwares. (D) phishing e pharming. (E) keyloggers e screenloggers. 2. (FCC/TRT - 14 Regio (RO e AC) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao/2011-Adaptada) No Windows 7/XP, uma forma mais rpida de bloquear o computador, ao invs de usar as teclas Ctrl + Alt + Del, pressionar simultaneamente as teclas a) Alt + B b) Shift + B c) F3 + L d) logotipo Windows + L e) Ctrl + S 3. (FCC/TRT 4 Regio/2011) O elemento que ajuda a minimizar a diferena de desempenho entre o processador e demais componentes dos computadores atuais o barramento PCI. 4. (FCC/TRT 4 Regio/2011) O elemento que ajuda a minimizar a diferena de desempenho entre o processador e demais componentes dos computadores atuais o barramento USB. 5. (FCC/TRT 4 Regio/2011) O elemento que ajuda a minimizar a diferena de desempenho entre o processador e demais componentes dos computadores atuais a memria principal. 6. (FCC/TRT 4 Regio/2011) O elemento que ajuda a minimizar a diferena de desempenho entre o processador e demais componentes dos computadores atuais o disco rgido.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

23

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

7. (FCC/Nossa Caixa/Advogado/2011) Considere a lista abaixo, referente a alguns componentes especificados numa placa-me: I. 3 Conectores USB II. 2 Conectores SATA III. 1 Conector CPU Fan IV. 1 Conector IDE V. 1 Conector 24-pin ATX Power Os conectores nos quais possvel a ligao de discos rgidos, tambm conhecidos como HD, encontram-se, APENAS, nos itens (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) II, III e IV. (D) II, III e V. (E) III, IV e V 8. (FCC/Assemblia Legislativa - SP/2010) No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. 9. (FCC/Assemblia Legislativa - SP/2010) No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. 10. (FCC/Assemblia Legislativa - SP/2010) No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. 11. (FCC/Assemblia Legislativa - SP/2010) No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. 12. (FCC/Assemblia Legislativa - SP/2010) No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. 13. (FCC/DNOCS/Administrador/2010) O chefe do departamento financeiro apresentou a um funcionrio uma planilha contendo o seguinte:

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

24

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Em seguida solicitou ao funcionrio que selecionasse as 6 clulas (de A1 at C2) e propagasse o contedo selecionado para as 6 clulas seguintes (de A3 at C4), arrastando a ala de preenchimento habilitada na borda inferior direita de C2. Aps essa operao, o respectivo resultado contido nas clulas C3 e C4 ficou (A) 11 e 13. (B) 13 e 15. (C) 15 e 19. (D) 17 e 19. (E) 17 e 21. 14. (FCC/CEF TECNICO BANCRIO/2004) Um disquete tem uma capacidade nominal de 1,44 MB. Qual a capacidade nominal deste disquete em KB? A) 1440 B) 14400 C) 1474 D)147400 E) 0,1440 15. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) Em relao Internet, INCORRETO afirmar que o chat um frum eletrnico no qual os internautas conversam em tempo real. 16. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) Em relao Internet, INCORRETO afirmar que upload o processo de transferncia de arquivos do computador do usurio para um computador remoto. 17. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) Em relao Internet, INCORRETO afirmar que Download o processo de transferncia de arquivos de um computador remoto para o computador do usurio.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

25

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

18. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) Em relao Internet, INCORRETO afirmar que URL a pgina de abertura de um site, pela qual se chega s demais. 19. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) Em relao Internet, INCORRETO afirmar que Html a linguagem padro de criao das pginas da Web. 20. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/ 2011) No Windows XP, o Windows Explorer permite o gerenciamento da rvore de diretrios e tem como uma de suas funes organizar (A) apenas pastas, no painel direito da janela. (B) apenas arquivos, no painel direito da janela. (C) arquivos e pastas no painel esquerdo da janela. (D) apenas arquivos, no painel esquerdo da janela. (E) arquivos e pastas no painel direito da janela. 21. (FCC/TRT 14 Regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) O stio do Tribunal Regional do Trabalho da 14 Regio disponibiliza, entre outros, o link para o twitter TRT. Twitter : (A) um cliente de e-mails e notcias que permite a troca de opinies sobre o assunto em pauta entre usurios previamente cadastrados. (B) uma rede social na qual os usurios fazem atualizaes de textos curtos, que podem ser vistos publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usurio. (C) um site em que possvel enviar recados, arquivos, links e itens de calendrio criados diretamente no programa. (D) um mensageiro instantneo que permite a troca de mensagens entre usurios previamente cadastrados. (E) um site cuja estrutura permite a atualizao rpida a partir de acrscimos de artigos, posts e dirios on-line. 22. (FCC/TRT 20 regio/Analista Judicirio/2011) Sobre hardware e software, analise: I. ROM so memrias de baixa velocidade localizadas em um processador que armazena dados de aplicaes do usurio para uso imediato do processador. 23. (FCC TRT 20 regio/Analista Judicirio/2011) Sobre hardware e software, analise: II. O tempo de execuo do computador medido em ciclos; cada ciclo representa uma oscilao completa de um sinal eltrico fornecido pelo gerador de relgio do sistema. A velocidade do computador geralmente dada em GHz.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

26

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

24. (FCC TRT 20 regio/Analista Judicirio/2011) Sobre hardware e software, analise: III. O processador um componente de hardware que executa um fluxo de instrues em linguagem de mquina. 25. (FCC/TRT20 regio/Analista Judicirio/2011) Sobre hardware e software, analise: um aplicativo primariamente um gerenciador de recursos do computador, seu projeto est intimamente ligado aos recursos de software e hardware que devem gerenciar. 26. (FCC/TRT 20 regio/Analista Judicirio/2011) exemplo de URL (Uniform Resource Locator) INCORRETO: (A) smtp://www.map.com.br/fora/brasil.html (B) https://www.uni.br/asia/china.php (C) http://dev.doc.com/downloads/manuais/doc.html (D) ftp://ftp.foo.com/home/foo/homepage.html (E) file://localhost/dir2/file.html 27. (FCC/TRF - 1 REGIO/Analista Judicirio - Operao de Computador/2011) Um sistema de envio de notcias de um site para outro, tambm conhecido como Feeds, que ocorre de forma automtica. Para ter um site alimentado por outro, basta ter ...... do gerador de notcias para inserir chamadas das notcias no site receptor. Completa corretamente a lacuna: a) ... o e-mail... b) ... um computador igual ao ... c) ... o endereo RSS... d) ... o mesmo provedor internet... e) ... a mesma linha de comunicao... 28. (FCC/ TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador/2011) Dados distribudos na internet, frequentemente no formato RSS, em formas de comunicao com contedo constantemente atualizado, como sites de notcias ou blogs. Trata-se de a) hiperlinks. b) hipertextos. c) web Feed. d) web designer. e) canal aberto.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 27

um

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

29. (2011/TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador) Dispositivo de entrada e sada, modulador e demodulador, utilizado para transmisso de dados entre computadores atravs de uma linha de comunicao. Utilizado nas conexes internet. Trata-se de a) banda larga. b) modem. c) provedor de servios. d) placa de rede. e) cabo coaxial. 30. (FCC/TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Operao de Computador/2011) World Wide Web (que em portugus significa rede de alcance mundial), tambm conhecida como Web ou WWW a) um mtodo para copiar e elaborar sites padronizados. b) a forma de encaminhar e-mails por uma rede sem fio, somente. c) um sistema de arquivos utilizado unicamente nas intranets. d) um sistema de rede utilizado unicamente nas intranets. e) um sistema de documentos em hipermdia que so interligados e executados na Internet. 31. (FCC/MPE-RS/Secretrio de Diligncias/2010) Servio disponibilizado por alguns sites na internet, genrico, independente de hardware e do sistema operacional, que transfere arquivos por requisio do usurio, levando em considerao as restries de acesso e as propriedades dos mesmos. Trata-se do protocolo a) FTP. b) LINKEDIN. c) SEARCH. d) MAILTO. e) SCAM. 32. (FCC/TRF-1. Regio/Analista Judicirio/rea Judiciria/2011) Linkedin a) uma forma de conexo entre o computador pessoal e o provedor internet.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

28

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

b) c) d) e)

uma rede de negcios principalmente utilizada por profissionais. um aplicativo de correio eletrnico pago. uma forma de configurar perfis no correio eletrnico do Google. um aplicativo antivrus de amplo uso na web.

33. (FCC/TRF-1. Regio/Analista Judicirio/rea Judiciria/2011) O Orkut caracteristicamente definido como a) b) c) d) e) rede social. provedor de acesso. lista de contatos. rede de segurana. comrcio eletrnico

34. (FCC/BB/Escriturrio/2011) No contexto da Internet, o responsvel pela transferncia de hipertexto, que possibilita a leitura das pginas da Internet pelos programas navegadores: a) HTTP. b) POP. c) SMTP. d) TCP. e) FTP. 35. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) Tanto a intranet quanto a internet empregam tecnologia padro de rede. 36. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) H completa similaridade de contedo nos ambientes da Internet e Intranet.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

29

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

37. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) A Intranet tem como objetivo principal agilizar a implantao de processos, promover a integrao dos funcionrios e favorecer o compartilhamento de recursos. 38. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) O acesso Internet aberto, enquanto na Intranet restrito ao seu pblico de interesse. 39. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) A Internet refere-se, em geral, ao contedo pblico enquanto a Intranet pode englobar compartilhamento de informaes de usurios internos empresa. 40. (FCC/2011/TRE TO/Analista Judicirio rea Administrativa) Na Internet, o correio eletrnico uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados. 41. (FCC/2011/TRE TO/Analista Judicirio rea Administrativa) Na Internet, o twitter uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados. 42. (FCC/2011/TRE TO/Analista Judicirio rea Administrativa) Na Internet, o blog uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados. 43. (FCC/2011/TRE TO/Analista Judicirio rea Administrativa) Na Internet, o Facebook uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados. 44. (FCC/2011/TRE TO/Analista Judicirio rea Administrativa) Na Internet, o Weblog uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados. 45. (FCC/TRE-TO/Analista Judicirio/rea Administrativa/2011) Os dispositivos que tm como principal funo controlar o trfego na Internet so denominados web servers.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

30

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

46. (FCC/TRE-TO/Analista Judicirio - rea Administrativa/2011) Arquivos de dados produzidos por sute de aplicativos para escritrio, por ex. Microsoft Office, costumam ser alvo predileto de contaminao por a) trojans. b) worms. c) hijackers . d) vrus de boot. e) vrus de macro. 47. (FCC/TRT-4 REGIO (RS)/Analista Judicirio - rea Judiciria/ 2011) uma forma de fraude eletrnica, caracterizada por tentativas de roubo de identidade. Ocorre de vrias maneiras, principalmente por e-mail, mensagem instantnea, SMS, dentre outros, e, geralmente, comea com uma mensagem de e-mail semelhante a um aviso oficial de uma fonte confivel, como um banco, uma empresa de carto de crdito ou um site de comrcio eletrnico. Trata-se de a) Hijackers. b) Phishing. c) Trojans. d) Wabbit. e) Exploits. 48. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) Em Intranet no permitido operaes de download, dada as facilidades oferecidas pela rede local. 49. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) Redes wireless, embora permitam conexo Internet no so configurveis no ambiente de Intranet. 50. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) Correios eletrnicos possuem recursos nativos que impedem a propagao de vrus enviados por e-mail. 51. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) Uma das vantagens do webmail que as mensagens, ao chegarem, so imediatamente baixadas para o computador do usurio. 52. (FCC/Escriturrio - Banco do Brasil/2011) Spam o ataque a computadores que se caracteriza pelo envio de mensagens no solicitadas para um grande nmero de pessoas.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

31

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

53. (FCC/Auxiliar Fiscal Financeira- TCE-SP/2010) O protocolo TCP est na mesma camada do SMTP. 54. (FCC/2011/TRE-TO/Analista Judicirio - rea Administrativa) Webmail um servio de mensagens eletrnicas na Internet que permite a leitura ou envio de mensagens. Para acess-lo necessrio instalar no computador a) um programa cliente de correio eletrnico. b) um programa cliente de correio eletrnico e um navegador. c) um servidor de correio IMAP. d) um navegador, apenas. e) um servidor de correio POP3. Gabarito 1. Letra E. 2. Letra D. 3. Item errado. 4. Item errado. 5. Item errado. 6. Item errado. 7. Letra B. 8. Item correto. 9. Item errado. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. Item errado. Item errado. Item errado. Letra C. Letra C. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Letra E. Letra B.
www.pontodosconcursos.com.br 32

Profa. Patrcia Lima Quinto

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54.

Item errado. Item correto. Item correto. Item errado. Letra A. Letra C. Letra C. Letra B. Letra E. Letra A. Letra B. Letra A. Letra A. Item correto. Item errado. Item correto. Item correto. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Item errado. Letra E. Letra B. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Letra D.
www.pontodosconcursos.com.br

Profa. Patrcia Lima Quinto

33

INFORMTICA EM EXERCCIOS P/TCE-SP PROFESSORA PATRCIA LIMA QUINTO

Agradecimentos Chegamos ao final do nosso curso!!! Agradeo a todos pela excelente parceria. Ficarei feliz em saber que voc conseguiu sua aprovao! Estarei torcendo e desejando muita fora para voc continuar na trilha do sucesso. Um forte abrao, Profa Patrcia Lima Quinto patrcia@pontodosconcursos.com.br 20/01/2012

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

34

Vous aimerez peut-être aussi