Vous êtes sur la page 1sur 8

TABELA DE DERIVADAS Nesta tabela u e v so funes derivveis de x e c, e a so constantes.

(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13) (14)

( (

) )

TABELA DE INTEGRAIS

(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) | | | | ( )

Equaes Diferenciais Ordinrias So equaes que contm derivadas. So usadas para compreender e investigar problemas envolvendo: Movimento de fludos; Fluxo de corrente eltrica em circuitos; Dissipao de calor em objetos slidos; Propagao e deteco de ondas ssmicas; Aumento ou diminuio de populaes.

Resoluo de Equaes Diferenciais Ordinrias Mtodo analtico=leva soluo exata do problema 2 caminhos Mtodo numrico=encontra uma soluo aproximada Mtodo Analtico: Resolver uma EDO y a equao dada. Exemplo: Dada a Equao Diferencial y
(

f (x, y) encontrar y = f(x) que satisfaa f (x, y) = 2x + 3 a soluo


)

Na verdade, temos uma famlia de solues para cada C uma soluo diferente. Para determinarmos uma soluo especfica necessria a atribuio do valor de y em um dado x. Ou seja, deve ser dado um ponto (x=a, y=s) por onde a soluo particular deve obrigatoriamente passar. Problema de condio inicial o processo usado para encontrar esta soluo especfica y da equao y f(x y) com y(a) , onde a e s so dados numricos. Particularizando a soluo do problema anterior: e
( )

Logo, a soluo geral y = x + 3x + C e a particular y(0)=0 => 0 + 3.0 + C => C=0, ou seja, y = x+3x.

Classificao de Equaes Diferenciais Equaes Diferencias Ordinrias (EDO): A funo desconhecida depende de uma nica varivel independente.

Equaes Diferenciais Parciais (EDP): A funo desconhecida depende de diversas variveis independentes (derivadas parciais). Sistemas de Equaes Diferenciais: Se existem duas ou mais funes a serem determinadas. Ordem: A ordem de uma Equao Diferencial a ordem da mais alta derivada que aparece na equao.

DIFERENCIAL Acrscimos. Seja y=f(x) uma funo. Podemos sempre considerar uma variao da varivel independente x. Se x varia de x1 a x2, definimos o acrscimo de x, denotado por x, como

A variao de x origina uma correspondente variao de y, denotada por y, dada por


( ) ( )

ou
( ) ( )

Diferencial. Definimos:

Sejam y = f(x) uma funo derivvel e x um acrscimo de x.

(a) a diferencial da varivel independente x, denotada por dx, como ; (b) a diferencial da varivel dependente y, denotada por dy, como
( )

De acordo com a definio anterior, podemos escrever dy


( )

f(x). dx ou

Assim, a notao ( ), j usada para f(x) pode agora ser considerada um quociente entre duas diferenciais.

Exemplos 1) Se y = 2x2 6x + 5, calcule o acrscimo y para x = 3 e x = 0,01.

2) Se y = 6x - 4, calcule y e dy para x = 2 e x = 0,001.

3) Obtenha um valor aproximado para o volume de uma fina coroa cilndrica de altura 12m, raio interior 7m e espessura 0,05m. Qual o erro decorrente se resolvermos usando diferenciais?

VELOCIDADE E ACELERAO Velocidade e acelerao so conceitos que todos ns conhecemos. Quando dirigimos um carro, podemos medir a distncia percorrida num certo intervalo de tempo. O velocmetro marca, a cada instante, a velocidade. Se pisarmos no acelerador ou no freio, percebemos que a velocidade muda. Sentimos a acelerao. Mostraremos que podemos calcular a velocidade e a acelerao atravs de derivadas. Velocidade. Suponhamos que um corpo se move em linha reta e que s = s(t) represente o espao percorrido pelo mvel at o instante t. Ento, no intervalo de tempo entre t e t + t, o corpo sofre um deslocamento
( ) ( )

Definimos a velocidade mdia nesse intervalo de tempo como o quociente:


( ) ( )

Isto , a velocidade mdia o quociente do espao percorrido pelo tempo gasto em percorr-lo. De forma geral, a velocidade mdia nada nos diz sobre a velocidade do corpo no instante t. Para obtermos a velocidade instantnea do corpo no instante t, calculamos sua velocidade mdia em instantes de tempo t cada vez menores. A velocidade instantnea, ou velocidade no instante t, o limite das velocidades mdias quando t se aproxima de zero, isto ,
( ) ( ( )

Como j vimos no captulo anterior, esse limite a derivada da funo s = s(t) em relao a t. Portanto,
( ) ( )

Acelerao. O Conceito de acelerao introduzido de maneira anloga ao de velocidade.

A acelerao mdia no intervalo de tempo de t at t + t dada por


( ) ( )

Observamos que ela mede a variao da velocidade do corpo por unidade de tempo no intervalo de tempo t. Para obtermos a acelerao do corpo no instante t, tomamos sua acelerao m d a nt rva d t p t cada vez menores. A acelerao instantnea o limite ( ) ( ) ( ) ( )

Logo, a derivada da velocidade nos d a acelerao. Como v(t) ( ) ( ) ( )

(t), temos

Exemplos 1) No instante t = 0 um corpo inicia um movimento em linha reta. Sua posio no instante t dada por s(t) = 16t t. Determinar (a) A velocidade mdia do corpo no intervalo de tempo [2,4]; (b) A velocidade do corpo no instante t=2; (c) A acelerao mdia no intervalo [0,4]; (d) A acelerao no instante t=4.

2) A equao do movimento de um corpo em queda livre


,

Onde g 9,8 m/s a acelerao da gravidade. Determine a velocidade e a acelerao do corpo em um instante qualquer t.

TAXA DE VARIAO Vimos que quando um corpo se move em linha reta de acordo com a equao do movimento s = s(t), a sua velocidade dada por v (t) Sabemos que a velocidade representa a razo de variao do deslocamento por unidade de variao do tempo. Assim, a derivada (t) a taxa de variao da funo s(t) por unidade de variao t. O mesmo ocorre com a acelerao que dada por a(t) v(t) Ela representa a razo de variao da velocidade v(t) por unidade de variao do tempo t.

Toda derivada pode ser interpretada como uma taxa de variao. Dada uma funo y = f(x), quando a varivel independente varia de x a x + x, a correspondente variao de y ser y = f(x + x) f(x). O quociente
( ) ( )

representa a taxa mdia de variao de y em relao a x. A derivada ( )


( ) ( )

a taxa instantnea de variao ou simplesmente taxa de variao de y em relao a x. A interpretao da derivada como uma razo de variao tem aplicaes prticas nas mais diversas cincias.

Exemplos 1) Sabemos que a rea de um quadrado funo de seu lado. Determinar: (a) a taxa de variao mdia da rea de um quadrado em relao ao lado quando este varia de 2,5 a 3 metros; (b) a taxa de variao da rea em relao ao lado quando este mede 4 metros.

2) Uma cidade X atingida por uma molstia epidmica. Os setores de sade calculam que o nmero de pessoas atingidas pela molstia depois de um tempo t (medido em dias a partir do primeiro dia da epidemia) , aproximadamente, dado por ( ) (a) Qual a razo da expanso da epidemia no tempo t =4? (b) Qual a razo da expanso da epidemia no tempo t =8? (c) Quantas pessoas sero atingidas pela epidemia no 5 dia?

3) Analistas de produo verificaram que em uma montadora x, o nmero de peas produzidas nas primeiras t horas dirias de trabalho dado por ( ) { ( ( ) )

(a) Qual a razo de produo (em unidades por hora) aps 3 horas de trabalho? E aps 7 horas?

(b) Quantas peas so produzidas na 8 hora de trabalho?

4) Um reservatrio de gua est sendo esvaziado para limpeza. A quantidade de gua no reservatrio, em litros, t horas aps o escoamento ter comeado dada por ( Determine: (a) A taxa de variao mdia do volume de gua no reservatrio durante as 10 primeiras horas de escoamento. (b) A taxa de variao do volume de gua no reservatrio aps 8 horas de escoamento. (c) A quantidade de gua que sai do reservatrio nas 5 primeiras horas de escoamento. )

Em muitas situaes prticas a quantidade em estudo dada por uma funo composta. Nestes casos, para determinar a taxa de variao, devemos usar a regra da cadeia. Vejamos os exemplos que seguem.

5) Um quadrado de lado l est se expandindo segundo a equao l = 2 + t, onde a varivel t representa o tempo. Determinar a taxa de variao da rea desse quadrado no tempo t = 2.

6) O raio r de uma circunferncia cresce razo de 21 cm/s. Qual a taxa de crescimento do comprimento da circunferncia em relao ao tempo?

Exerccios 1) Um corpo se move em linha reta, de modo que sua posio no instante t dada por f(t) = 16t+t, 0 t 8, onde o tempo dado em segundos e a distncia em metros. a) Achar a velocidade mdia durante o intervalo de tempo 0 b<8. b) Achar a velocidade mdia durante os intervalos [3; 3,1], [3; 3,01] e [3; 3,001]. c) Determinar a velocidade do corpo num instante qualquer t. d) Achar a velocidade do corpo no instante t=3. e) Determinar a acelerao no instante t.

2) A posio de uma partcula que se move no eixo dos x depende do tempo de acordo com a equao x = 3t t, em que x vem expresso em metros e t em segundos. a) Qual o seu deslocamento depois dos primeiros 4 segundos? b) Qual a velocidade da partcula ao terminar cada um dos 4 primeiros segundos? c) Qual a acelerao da partcula em cada um dos 4 primeiros segundos?

3) Um corpo cai livremente partindo do repouso. Calcule sua posio e sua velocidade depois de decorridos 1 e 2 segundos. (Da fsica, use a equao para determinar a posio y do corpo, onde v0 a velocidade inicial e g 9,8m/s).

4) Numa granja experimental, constatou-se que uma ave em desenvolvimento pesa em gramas ( ) Onde t medidos em dias. a) Qual a razo de aumento do peso da ave quando t = 50? b) Quanto ave aumentar no 51 dia? c) Qual a razo de aumento do peso quando t = 80? { ( )

Vous aimerez peut-être aussi