Vous êtes sur la page 1sur 9

Resposta Tcnica

Assunto Produtos qumicos Palavras-chave Produtos de limpeza; detergente; gua sanitria; amaciante de roupas Identificao da demanda Gostaria de receber informaes sobre o processo de fabricao de detergentes, gua sanitria e amaciantes para montar uma pequena empresa. Soluo apresentada O processo de fabricao de produtos de limpeza exige alguns cuidados e procedimentos, apresentaremos a seguir alm de informaes gerais, equipamentos que podem ser utilizados, e informaes de como preparar solues dos produtos solicitados.

Algumas providncias devem ser tomadas antes da abertura do empreendimento, tais como: Abertura da Empresa e confeco do Contrato Social. Alvar de Funcionamento da Prefeitura. Registro nos orgos competentes (Conselhos, Ministrio da Sade, CETESB, etc.) Superviso de um profissional da rea qumica, de acordo com os regimentos especficos do CRQ (Conselho Regional de Qumica), que poder indicar os diversos profissionais aptos a esta funo, tais como Qumicos, Qumicos Industriais, Engenheiros Qumicos, Tcnicos Qumicos, etc. No Brasil, todos os produtos saneantes domissanitrios devem, obrigatoriamente, ser registrados na Secretaria da Vigilncia Sanitria (SVS) do Ministrio da Sade, que tambm responsvel pela regulamentao e fiscalizao das atividades do setor, bem como a autorizao de funcionamento das empresas que produzem, importam, comercializam, transportam ou distribuem produtos de limpeza. Devem constar no rtulo do produto seu nmero de registro, nmero da autorizao de funcionamento da empresa, modo de uso, cuidados e providncias que devem ser tomados em caso de acidentes e telefones de centros de atendimento ao consumidor e centro de toxicologia.

Gesto da Demanda de Respostas Tcnicas

Alguns aspectos prticos devem ser observados na fbrica antes da abertura da empresa e incio de produo de produtos de limpeza: As paredes devem ser azulejadas at no mnimo 2 m de altura na rea de produo. O piso no deve ter trincas ou rachaduras e no devem haver pontos de gua parada. Se necessrio, construir pequenas canaletas para escoamento da gua. Instalar um lava-olhos em um ponto da linha de gua com boa presso para a lavagem rpida dos olhos caso haja respingos de produtos qumicos. Da mesma forma manter, se possvel, um chuveiro para uso caso haja um derramamento maior de produtos na pele ou macaco. Devero ser utilizados estrados, de preferncia em material plstico, evitando assim o contato direto das bombonas de matrias-primas e produtos finais no piso. As bombonas devero estar longe das paredes no mnimo 5 cm, evitando assim formao de pontos de mofo ou umidade. Devero existir reas bem delimitadas para: recepo e armazenamento de matrias-primas, produo, controle de qualidade, sanitrios, expedio e estoques de bombonas vazias. As estantes ou locais de etiquetamento devero estar recobertos por plstico ou frmica, evitando umedecimento de madeiras, etc. No permitido manter reas para alimentao (refeitrios, foges, etc.) junto a reas de produo. Dever haver no somente ventilao no ambiente de trabalho, mas circulao do ar interno, por meio de ventiladores e exaustores. Dever haver um Manual de Boas Prticas de Fabricao junto produo, com as normas de higiene e prticas operacionais para fabricao de produtos. Devero haver reas bem delimitadas de matrias-primas e materiais rejeitados. Todos os locais devero ser identificados por meio de placas especficas. Os extintores devero estar em locais estratgicos pr-determinados pelos bombeiros. As matrias-primas de baixo ponto de fulgor devero estar em locais ventilados e longe de fontes de calor. A instalao de gs para aquecimento, quando for o caso, dever estar na parte externa e sob construo em alvenaria padronizada. Devero haver bebedouros para os funcionrios. As matrias-primas e produtos finais devero estar bem etiquetados, evitando equvocos quando do envio ao consumidor final. Cada batelada de produo em um tanque ou misturador dever ter uma identificao especfica com data de fabricao, nmero de lote e nome do produto.
Servio Brasileiro de Resposta Tcnica - SBRT

Gesto da Demanda de Respostas Tcnicas

Os rtulos dos produtos finais devero ter a identificao da empresa, o qumico responsvel, nome do produto, precaues e primeiros socorros em caso de acidente, nmero de lote, prazo de validade, tamanho e contedo da embalagem, alm do nmero do registro e autorizao de funcionamento.

Dever haver um Manual de Mtodos Analticos para Controle da Qualidade do Produto Final, com aprovao por lote. Devero estar disponveis para cada produto a ser fabricado:

-Mtodo de Produo com quantidades para cada tanque; -EPIs (Equipamentos de Proteo Individual) a serem utilizados em cada processo produtivo. de fundamental importncia para quem trabalha com produtos qumicos, obedecer a regras mnimas de segurana. Lembre-se de que voc ir trabalhar com produtos cidos e bsicos que oferecem grande risco para a pele, os olhos, os pulmes etc. Quando manipular matrias-primas use luvas de proteo. Preferencialmente luvas nitrlicas, que tem resistncia a solventes, produtos cidos e bsicos. Use luvas resistentes a temperatura quando for manipular caldeires ou tambores quentes. Luvas de amianto esto sendo evitadas devido ao fato deste produto ser cancergeno. Trabalhe sempre com botas de borracha forradas internamente (evita proliferao de fungos e maus odores). Este material permite uma maior proteo dos ps contra umidade, substncias cidas e bsicas, alm de diminuir o risco de escorreges. Procure sempre utilizar uma roupa de proteo adequada, um macaco ou uniforme em algodo ou Terbrim para evitar o contato das matrias-primas com a sua pele. Mantenha sempre limpo o piso onde so fabricados os produtos. Quando montar a sua rea de produo, evite usar materiais de segunda categoria, principalmente para as tubulaes de gua e gs. Alm do desperdcio podem vir a provocar graves acidentes. Uma das matrias-primas mais utilizadas pelo fabricante de produtos de limpeza o cido Sulfnico. Esta substncia, quando dissolvida na gua, libera um gs irritante para os

pulmes. Evite sempre a inalao deste gs. Use mscara de segurana apropriada. Quando for preparar um produto, separe com antecedncia todas as matrias primas que sero utilizadas. Quanto menos voc se locomover na rea de produo durante o processo, melhor. Tenha tudo mo na hora de preparar o produto. Sempre que voc derramar alguma matria-prima, lave o local imediatamente com bastante gua. Isto evitar um risco maior de acidentes. Evite deixar o sistema de aquecimento eltrico ou a gs ligado quando no estiver sendo utilizado.
Servio Brasileiro de Resposta Tcnica - SBRT

Gesto da Demanda de Respostas Tcnicas

Mantenha sempre cestos de Iixo nas dependncias prximas e no local de manipulao dos produtos. Um ambiente limpo um local agradvel de trabalho. No jogue materiais slidos nas pias e ralos.

Mantenha, um sistema de ventilao e exausto para eliminar materiais volteis.

Sempre que ocorrer algum acidente com voc ou algum funcionrio, procure imediatamente o socorro mdico. Nos dias de hoje, um fator imprescindvel a utilizao de compostos biodegradveis, ou seja, aqueles que se degradam pela ao de microorganismos da natureza. Os produtos de limpeza, quando descartados aps sua utilizao, no podem agredir os rios, terra ou ar, devendo estar prontos para se degradarem o mais rapidamente possvel. Outro aspecto importante a ser observado a toxicidade dos ativos ou matrias-primas. Produtos contendo compostos de baixo ponto de fulgor (inflamabilidade) ou com odor forte, devem ser evitados, j que oferecem risco sade dos operadores de produo e clientes finais.

Todo produto deve ter um controle de qualidade adequado, garantindo que todo lote produzido tenha suas caractersticas fisico-qumicas dentro dos limites pr-estabelecidos. Isto garante que o cliente final receber sempre produtos com qualidade assegurada. No caso de produtos de limpeza, importante checar tambm as caractersticas das matriasprimas que estaro sendo utilizadas na produo, j que elas daro a qualidade final do produto. Estas caractersticas esto contidas no laudo de anlise de cada matria-prima (devemos exigir estes laudos dos fornecedores). Outro ponto importante a ser verificado, a aferio por laboratrios registrados pelo INMETRO de Balanas, pHmetros e Viscosmetros. Aps a produo de cada lote, tomar uma amostra do produto (geralmente 250 ml) e etiqueta-la com o nome do produto, N0 do Lote (ex.: 001/2000) e data de fabricao. Este mesmo nmero de lote dever estar impresso no rtulo do produto final, facilitando a rastreabilidade no caso de algum problema.

Equipamentos de Produo Tanques e Misturadores O tambor plstico o mais adequado para o principiante no ramo e tambm para aqueles que pretendem fabricar pequenas quantidades de produto. Tambores de ao inox tambm podem ser utilizados. Prefira sempre os tambores com boca larga e tampa de presso. Este tipo de
Servio Brasileiro de Resposta Tcnica - SBRT

Gesto da Demanda de Respostas Tcnicas

tambor o ideal para a fabricao dos produtos. Para o armazenamento, o mais indicado o tambor de boca estreita, pois evita a perda do aroma do produto por volatilizao. Tanques de 500 e 1000 litros tambm podem ser utilizados. Para a gua sanitria, recomendase a compra de tambores de 20 litros com tampa mdia e de rosca. Para a venda direta necessrio tambores providos de torneiras. Isto pode ser obtido instalandose um registro em qualquer tambor. Cuidados devem ser tomados, entretanto, para evitar vazamentos. Em uma etapa posterior, quando houver aumento de produo, importante utilizar tanques de ao inox com motores e redutores. Os redutores convertem a rotao dos motores para os agitadores, aumentando o torque para homogeneizao. Mostramos a seguir uma figura esquemtica de um tanque com motor e redutor.

Motor

Reator Bsico

Redutor

Agitador para Fluidos menos viscosos Agitador para Fluidos mais Viscosos

importante escolher a melhor p de agitao, para promover uma boa mistura.

Sistema de Aquecimento Um fogo de uma boca com suporte de ferro o suficiente para uma produo em pequena escala. Porm o aquecimento por resistncia eltrica ou aquecedores a gs podem ser utilizados.

Servio Brasileiro de Resposta Tcnica - SBRT

Gesto da Demanda de Respostas Tcnicas

Outros Equipamentos A) Balana A balana um equipamento de fundamental importncia na fabricao de produtos de limpeza. Inicialmente, uma balana digital de topo de 5 quilogramas de capacidade suficiente. Ela servir para pesar, por exemplo, Cloreto de Sdio, Base para Amaciante, etc. B) Medidores de pH Atualmente existem medidores de pH digitais de bancada ou de bolso. O papel indicador vendido em caixas plsticas ou cartelas. Em funo dos diferentes pHs, o papel se apresentar com uma colorao diferente que ser comparada com uma escala anexa. Os medidores de pH digitais devero ter seus eletrodos padronizados por uma soluo de pH=7,00 e pH 4,00 antes do incio do dia de produo. Aps cada medida, importante lavar o eletrodo e mant-lo em gua destilada. A soluo de KCl 3M dever ser utilizada para suprir o lquido interno do eletrodo e na manuteno do mesmo em perodos de inatividade. C) Funis Para encher as embalagens de 1 litro, os funis pequenos de plstico so muito prticos. Para acondicionar os produtos em embalagens maiores, recomenda-se os funis de 1, 2 e 5 litros. muito importante adaptar aos funis mangueiras plsticas que toquem o fundo do recipiente. Este procedimento evita a formao de grandes quantidades de espuma no ato de embalar. D) Provetas As provetas so recipientes utilizados para medidas aproximadas de lquidos. Elas podem ser utilizadas para medir volumes pequenos de lquidos. importante ter pelo menos duas provetas de 1 litro e duas de 0,5 litros. As provetas so fabricadas em plstico ou vidro. Recomendamos a compra de provetas de plstico por no oferecerem risco de quebra. E) Bquers Os bquers, na fabricao de produtos de limpeza, podem ter funo semelhante das provetas. Podem ser tambm adquiridos em plstico. F) Agitadores Para a produo de pequenos lotes os agitadores de madeira (colheres para uso em cozinhas industriais) so muito prticos e baratos. Quando a produo maior, recomenda-se o uso de agitadores adaptados a motores e redutores. G) Embalagens Utilizam-se normalmente embalagens plsticas de polipropileno com volume varivel de 1 a 50 Litros.
Servio Brasileiro de Resposta Tcnica - SBRT

Gesto da Demanda de Respostas Tcnicas

Existem no mercado as embalagens de plstico virgem e as embalagens de plstico recuperado, azuis ou verdes. As ltimas so bem mais baratas e mais propensas a danos. Produtos vendidos no atacado costumam ser embalados em embalagens de 20 litros (plstico novo). Estas embalagens so bastante durveis. Procure tomar cuidado ao adquirir embalagens usadas. Verifique qual o produto que elas continham anteriormente e tambm se no h furos que permitam vazamentos, pois isto pode levar perda de material.

Processo produtivo A parte mais importante da concretizao de uma empresa de produtos de limpeza certamente seu processo produtivo. Ele deve ser projetado antecipadamente, tendo em mos os produtos que iro ser produzidos, suas peculiaridades quanto a sua manufatura e as quantidades projetadas (sempre levando em conta a expanso da empresa). importante a utilizao de Processos de Produo escritos e sujeitos a reviso, evitando assim que o operador decore o processo e esteja sujeito a erros graves. Na elaborao do processo de produo importante fornecer ao operador que ir confeccionar o produto todas as informaes necessrias para facilitar seu trabalho.

Amaciante para Roupas Base para Amaciante (Quaternrio de Amnio) - Matria-prima para a fabricao do amaciante de roupas. vendida no comrcio em barricas de 25 ou 50 Kg. Frmula Bsica para produzir 500 ml em bancada do Produto Final Nome da Matria Prima gua Inicial a 70 0 C Base Amaciante a Quente Essncia Nonil Fenol 9.0 (Renex 90) Corante 2% % da Matria Prima (massa ou volume) 20,00 4,00 0,40 0,20 A Gosto Quantidade para 500 ml de Produto Final 100,00 ml 20 g 2,00 ml 1,00 ml -----

Processo de Produo para 500 ml de Produto Final Colocar a gua quente inicial no bequer de 500 ml. Acrescentar Base para Amaciante. Homogeneizar contnuamente at completa dissoluo. Acrescentar gua fria at 400 ml. Homogeneizar contnuamente. Esperar esfriar at +- 400 C. Em um recipiente separado (proveta), mesclar a Essncia e o Nonil. Homogeneizar e acrescentar ao bequer de 500 ml. Acrescentar corante, diluindo-o prviamente com gua. Homogeneizar. Completar com gua at 500 ml.
Servio Brasileiro de Resposta Tcnica - SBRT

Gesto da Demanda de Respostas Tcnicas

Detergente lquido para lavagem manual de louas Frmula bsica para produzir 500 ml em bancada do produto final Nome da Matria Prima gua Inicial cido sulfnico 90% Soda custica 50% Amida 60 Lauril ter sulfato de sdio Cloreto de sdio (sal) 20% Isotiazolona 1,5% Essncia Nonil fenol 9.0 (Renex 90) Corante 2% % da Matria Prima (massa ou volume) 70,00 9,00 1,85 2,00 1,00 3,00 0,10 0,40 0,20 A gosto Quantidade para 500 ml de Produto Final 350,00ml 45,00ml 9,25ml 10,00ml 5,00ml 15,00ml 0,50ml 2,00ml 1,00ml ----------------

Processo de produo para 500 ml de produto final Colocar a gua inicial no bquer de 500 ml; Acrescentar soda. Homogeneizar; Acrescentar cido sulfnico. Homogeneizar; Acrescentar lauril ter sulfato de sdio. Homogeneizar; Ajustar o pH com cido sulfnico/ctrico ou soda em soluo at a faixa 6,5 a 7,5 (medir pH com a fita ou pHmetro); Acrescentar cloreto de sdio. Homogeneizar; Acrescentar isotiazolona. Homogeneizar. Em um recipiente separado (proveta), mesclar a essncia e o nonil. Homogeneizar e acrescentar ao bquer de 500 ml; Acrescentar corante. Homogeneizar; Completar com gua at 500 ml.

gua sanitria O processo de produo de gua sanitria compreende as seguintes etapas: Diluio do hipoclorito de sdio em gua, na proporo de uma parte de NaOCl para quatro partes de H2O, ou seja, 20% de NaOCl e 80% de gua. Mistura da soluo, atravs de um agitador mecnico ou trabalho manual, durante aproximadamente 30 minutos, at sua homogeneizao. Escoamento ou bombeamento do produto para os tanques de envasamento, onde ser embalado manualmente.

Servio Brasileiro de Resposta Tcnica - SBRT

Gesto da Demanda de Respostas Tcnicas

Depois de embalados, os fracos so colocados em uma esteira rolante e fechados automaticamente atravs de processo de aquecimento e soldagem. Em seguida, so encaminhados ao setor de embalagem e acondicionados em caixas de papelo com capacidade para 12 frascos. Para uma produo de 600 litros/hora planejou-se a construo de dois tanques de envasamento, de forma a permitir a continuidade do processo de embalagem. O material derramado durante essa etapa canalizado para um reservatrio e bombeado novamente para os tanques de envasamento. Metodologia do Atendimento / Fontes de informao consultadas / Bibliografia Apostila SEBRAETEC - Conceitos bsicos para fabricao de produtos de limpeza. Srie Perfis Empresariais. Disponvel em http://www.indi.mg.gov.br/publicacoes/Aguasani.pdf . Acesso em 15 de maro de 2005 http://www.oxiteno.com.br/. Acesso em 14 de maro de 2005 Nome do tcnico responsvel Karin Arajo Nome da Instituio respondente Disque-Tecnologia Data de finalizao 16 de maro de 2005

Servio Brasileiro de Resposta Tcnica - SBRT

Vous aimerez peut-être aussi