Vous êtes sur la page 1sur 2

10 Feira dos municpios e 1 Mostra de Iniciao Cientfica - FEMMIC

Reaproveitamento do leo vegetal para a produo de sabo artesanal.


Caroline da Cruz da Silva; Jardel Santana dos Santos; Roslia Pereira da Silva dos Santos.
1. Estudante do 3 ano do Curso Tcnico em Agropecuria da Escola Rural Rolf Weinberg. carolcrus@hotmail.com 2. Estudante do 1 ano do Curso Tcnico em Agropecuria da Escola Rural Rolf Weinberg. jardelwebdesigner@hotmail.com 3. Orientadora do Projeto e Professora de Qumica da Escola Rural Rolf Weinberg. roselia_julia@hotmail.com

PALAVRAS-CHAVE: sabo, reaes qumicas, leo vegetal, meio ambiente.

Introduo
Este projeto descreve a qumica do sabo e estimula a mudana de hbitos dos indivduos uma vez que aborda importantes informaes ambientais sobre o processo de reaproveitamento do leo comestvel. Todos sabem que sabes limpam, fazem espuma e d uma sensao ttil caracterstica de escorregamento. Do ponto de vista qumico, os sabes so sais sdicos de cidos graxos, que por sua vez so obtidos dos triglicrides constituintes de gorduras. No jogar o leo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global segundo Alexandre DAvignon (2009). A decomposio do leo de cozinha emite metano na atmosfera, alm de muitas vezes, chegar ao oceano pelas redes de esgoto. Em contato com a gua do mar, esse resduo lquido passa por reaes qumicas que resultam em emisso de metano; maior responsvel pelo aquecimento global. O aprendizado de Qumica no ensino mdio deve possibilitar ao aluno a compreenso tanto dos processos qumicos em si, quanto da construo de um conhecimento cientfico em estreita relao com as aplicaes tecnolgicas e suas implicaes ambientais, sociais, polticas e econmicas (PCNEM,1999).

atitudes que refletir na implantao de uma nova ordem ambientalmente sustentvel. Espera-se o envolvimento de toda comunidade, pois a sua eficcia vir, na medida em que sua abrangncia atingir a coletividade despertando a conscincia em seus mltiplos aspectos tornando-os aptos a agir individualmente e coletivamente- as questes ambientais.

Concluses
A educao ambiental deve capacitar o educando para o pleno exerccio da cidadania; a tendncia natural que a educao ambiental se transforme em educao poltica, preparando cidados capacitados a entender o por que fazer algo, no se detendo apenas no como fazer; ou seja, enfatizando o componente reflexivo, to importante quanto o ativo. Trabalhando com a Qumica dos Sabes podem ser abordados vrios assuntos como: cadeias carbnicas, funes oxigenadas (teres, cidos carboxlicos, steres), reaes, tenso superficial, dureza de guas, tensoativos, biomolculas (lipdios), etc. Este trabalho auxilia a educao atravs da qumica permitindo relacionar os contedos estudados com o cotidiano dos educandos. A Qumica pode ser um instrumento da formao humana que amplia os horizontes e a autonomia no exerccio da cidadania, se o conhecimento qumico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade, se for apresentado como cincia, com seus conceitos, mtodos e linguagens prprios, e como construo histrica, relacionada ao desenvolvimento tecnolgico e aos muitos aspectos da vida em sociedade (PCNEM 1999).

Materiais e Mtodos
A metodologia bsica para a implantao do projeto Reaproveitamento do leo vegetal para a produo de sabo artesanal formada por quatro aes bsicas, que incluem implantao de programas de educao ambiental, busca por parceiros, a coleta seletiva do leo de fritura usado e a produo artesanal de sabo. O projeto piloto foi aplicado com a turma do 3 ano do Ensino Mdio do Curso Tcnico em Agropecuria, nas aulas de prtica de laboratrio da Escola Rural Rolf Weinberg, do 2 perodo de 2011. Aps as aulas tericas sobre as funes orgnicas (cidos carboxlicos, teres, steres, etc.), os alunos colocaram em prtica o conhecimento adquirido. Com a realizao do experimento, percebeu-se a contextualizao entre teoria e prtica. A aprendizagem foi mais significativa, pois permitiu aos alunos vivenciarem a produo do sabo artesanal, identificando as suas caractersticas, composio de sua estrutura e suas propriedades. O sabo produzido na unidade escolar foi utilizado no laboratrio para limpeza da vidraria usada nas atividades experimentais.

Agradecimentos
Agradecemos a professora Roslia Pereira da Silva Santos, coordenadora do Projeto Reaproveitamento do leo vegetal para a produo de sabo artesanal, que colaborou para a realizao deste trabalho, todos os envolvidos no projeto da Escola Rural Rolf Weinberg e a Direo do IF Baiano Campus Catu pelo apoio que nos deu durante a pesquisa.

Referncias
CARVALHO, Geraldo Camargo. Qumica: De olho no mundo do trabalho. Editora Scipione,2010. CISCATO, Carlos Alberto Mattoso. Planeta Qumica. Editora tica, 2010. LISBOA, Julio Cezar Foschini. Qumica Ensino Mdio 3 ano. Editora SM, 2010. REIGOTA, Marcos. Verde Cotidiano: o meio ambiente em discusso. Editora DP&A, 2001. VANIN, Jos Atlio. Alquimistas e qumicos: o passado, o presente e o futuro. Editora Moderna, 2000.

Resultados e Discusso
Na perspectiva de induzir a mudana de atitudes e na construo de uma nova viso das relaes do homem com o seu meio, este projeto busca uma adoo de novas posturas individuais e coletivas em relao ao meio ambiente. Consolidando novos valores, conhecimentos, competncias e

Nmero do ISSN 2236-9848 para a publicao intitulada: "Anais Eletrnicos das 10 Feira dos Municpios e 1 Mostra de Iniciao Cientfica do IF Baiano Campus: "Cincias no cotidiano""Instituto Federal de Educao, Cincias e Tecnologia Baiano Campus Catu

25a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica - SBQ

Vous aimerez peut-être aussi