Vous êtes sur la page 1sur 7

Alta tecnologia em imagem para melhorar diagnstico clnico

por NEREIDE CERQUEIRA

Trs equipamentos de ressonncia magntica (RM) de ltima gerao, para apoiar pesquisas com neuroimagem e permitir diagnsticos na rea de epilepsia que viabilizem cirurgias menos invasivas, entram em operao no primeiro semestre de 2008. Adquiridos pelo programa de Cooperao Interinstitucional de Apoio Pesquisa sobre o Crebro (CInAPCe), com apoio da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (Fapesp), os equipamentos sero instalados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nos campi da Universidade de So Paulo (USP) da capital e de Ribeiro Preto. Todos os equipamentos so da Philips, fruto de parceria cientfica entre a empresa com o grupo de pesquisadores (ver box). O processo de importao dos sistemas de ressonncia magntica Achieva 3T j foi iniciado, permitindo que a instalao seja efetuada at o comeo deste ano. O preo de cada equipamento no foi divulgado, mas se estima que se uma empresa privada fosse adquirir um com o mesmo tipo de configurao e de contrato com o fornecedor teria que pagar algo prximo a US$ 3,5 milhes. Os equipamentos dispem de moderno sistema de aquisio de dados o Freewave que permite a recepo de dados em forma digital com a mais alta velocidade disponvel hoje no mercado, proporcionando aquisies mais curtas e imagens com maior qualidade, alm de permitir a atualizao dos parmetros de aquisio em tempo real, permitindo a utilizao mais flexvel do equipamento, explica Bernd Foerster, fsico responsvel pelos projetos cientficos da empresa. Os aparelhos de RM mais modernos e de alto campo (3 tesla) so os mais completos para a realizao de estudos em neuroimagem existentes, tanto para estudos anatmicos quanto funcionais, acrescenta.

Do ponto de vista anatmico, ser possvel obter vrias modalidades de imagens, com grande definio espacial. Alm disso, permite mapear as funes cerebrais atravs de vrias tcnicas que exploram diferentes aspectos neurofisiolgicos. Assim, "todos os projetos de pesquisa em andamento ganharo em resoluo espacial, temporal e com flexibilidade j que novas tcnicas de aquisio de imagens sero possveis com esse novo sistema", afirma Roberto Covolan, professor do Instituto de Fsica Gleb Wataghin da Unicamp e um dos coordenadores do CInAPCe. Acrescente-se a isso o fato de que ser possvel fazer estudos de espectroscopia por RM com grande preciso na quantificao dos metablitos cerebrais. Tudo isso feito de forma no-invasiva e sem o uso de radiao ionizante. A conseqncia altamente positiva de ser ter tal equipamento de controle e diagnstico da doena que "os exames so inofensivos e podem ser repetidos quantas vezes for necessrio sem qualquer prejuzo para o paciente", garante Covolan. No aspecto clnico da pesquisa, esses equipamentos permitem, por exemplo, desenvolver mtodos mais precisos para determinar a localizao de focos epileptognicos local no crebro onde se originam as crises epilpticas em pacientes que possuem a doena em sua forma passvel de tratamento via cirurgia. O foco inicial do projeto est na pesquisa em epilepsia, mas as atividades de pesquisa devero avanar para o estudo de doenas crebro-vasculares, demncias e transtornos mentais.

FUNCIONAMENTO DO APARELHO O equipamento de RM trabalha com um forte campo magntico que promove o alinhamento dos ncleos dos tomos de hidrognio presentes no objeto de anlise, no caso, o crebro. a deteco da energia em forma de radiao eletromagntica emitida por esses ncleos atmicos que permite a formao de imagens anatmicas. As substncias branca e cinzenta do crebro possuem diferentes propriedades e concentraes de prtons de hidrognio e isso confere

aos sinais detectados as condies de contraste necessrias para a definio das estruturas anatmicas. Dentre as vrias tcnicas disponveis em RM aplicada a sistemas biolgicos, a ressonncia magntica funcional (RMf) possibilita a obteno de informaes relativas determinadas funes cerebrais. Atravs da deteco de reas de maior fluxo sangneo e consumo de oxignio acoplado ativao de determinadas regies cerebrais especficas, possvel mapear o funcionamento do crebro durante a execuo de determinada tarefa. A tcnicas mais empregada a chamada Bold, pela qual possvel observar pequenas variaes da intensidade do sinal devidas ativao cerebral. Em reas com maior atividade dos neurnios, h oferta de oxignio maior que o consumo local e isto causa um aumento da concentrao regional de hemoglobina saturada de oxignio (oxi-hemoglobina). Essa molcula tem propriedades magnticas diferentes da hemoglobina no saturada (desoxi-hemoglobina). Segundo Alberto Tanns, coordenador do Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por RM para Estudo de Modelos Animais, do programa CInAPCe, essa tcnica se destaca das demais porque aproveita a influncia da fisiologia na hemodinmica do crebro e o contraste produzido pelo aporte diferencial de sangue oxigenado, essencialmente devido diferena das propriedades magnticas entre oxi-hemoglobina e desoxihemoglobina. Com isso obtm-se imagens que refletem a funcionalidade cerebral. O contraste denominado Blood Oxigen Level Dependent Contrast, da o nome Bold dado tcnica.

H previso da articulao de tecnologias como, por exemplo, o uso combinado da RMf com o eletroencefalograma (EEG). A novidade que os equipamentos que sero utilizados so compatveis com campo magntico, portanto podem ser utilizados dentro da sala de RM. Segundo o pesquisador Mauricio Sercheli, ps-doutorando em fsica pela Unicamp e pesquisador do CInAPCe, a estratgia mais recente, empregada no estudo de desordens cerebrais e na identificao de danos estruturais e funcionais a elas associados, consiste no uso de procedimentos multimodais, que empreguem diferentes tcnicas para estudo da dinmica cerebral. Sercheli combina a tcnica de imagens por RMf com registros simultneos de EEG em epilepsia, visando compreender a correlao entre as regies de ativao de RMf e o sinal de EEG. Trata-se de um mtodo complexo, que ainda requer melhorias tcnicas significativas, inclusive na eliminao de artefatos e rudos no sinal de EEG durante a aquisio simultnea. "Quando essa tcnica estiver pronta para se tornar uma ferramenta de diagnstico clnico, ter o poder de identificar focos epileptognicos em poucas horas de modo noinvasivo", acredita. Sercheli estagiou na Universidade de McGill, em Montreal, no Canad, em 2006, e tem sido bastante procurado por

instituies de pesquisa e hospitais, inclusive de outros pases para assessorias e palestras sobre o uso do equipamento para diagnstico.

SALTO DE QUALIDADE A utilizao desses equipamentos propiciar um salto em qualidade e quantidade dos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos nessa rea. Isso ter reflexos imediatos na produo cientfica e na formao de recursos humanos em todos os nveis. Um impacto um pouco mais tardio dever acontecer no tratamento clnico dos pacientes neurolgicos, como conseqncia do conhecimento novo gerado na pesquisa clnica. "Haver espao tambm para a inovao tecnolgica e, esperamos, a conseqente gerao de patentes", acredita Covolan. Tambm esperado um impulso considervel na aquisio de novos equipamentos por clnicas e hospitais que ainda no possuem nenhum um sistema da modalidade at a atualizao de equipamentos existentes. A utilizao de vrios desses equipamentos em diferentes centros, mas atuando em sistema de colaborao, propicia o ganho em casustica. Em geral, as cincias experimentais dependem de boa estatstica (quantidade de dados) para tirar concluses acertadas e o nmero de indivduos examinados sempre um parmetro importante em qualquer estudo na rea mdica. Junte-se a isso o ganho em termos de sinergia ao ter vrios grupos atuando em sintonia para investigar determinados problemas. Para Covolan, "a complexidade dos problemas a serem abordados por si s justifica esse esforo colaborativo interinstitucional". H ainda outros aspectos que poderiam ser mencionados, como multidisciplinaridade, massa crtica e otimizao no uso de recursos.

Ressonncia Magntica de Alto Campo (1,5 Tesla)


Mtodo que no utiliza radiao e sim um im gigante que desestabiliza os eltrons do on hidrognio, elemento presente em abundncia no nosso corpo e deste processo se formam imagens reais do mesmo. Sua utilizao ampla, sendo o exame mais indicado para o estudo da coluna vertebral, articulaes (joelho, cotovelo, ombro, etc.), partes moles (coxa, perna, brao, etc.), crnio, vasos sanguneos do corpo e do corao, mamas e etc... A Cedimagem conta com trs aparelhos de alto campo em Juiz de Fora, sendo que o da Unidade Rio Branco possui o tnel mais aberto, excelente para os pacientes que tem fobia ao realizar o exame. Esse aparelho est apto a realizar exames em pacientes com peso at 250kg. O exame de ressonncia tambm pode ser realizado nas unidades de Conselheiro Lafaiete e Resende. Os pacientes que usam marca-passo no podem fazer este exame. J os que usam prteses e orteses na grande maioria das vezes podem realiz-lo. Realizamos: Vasos Vasos Vasos Vasos abdominais Vasos dos Estudo Avaliao Pesquisa

Exames Angio

em

(espleno-porto-mesentricos, renais, membros superiores de de de de Difuso Prtons

aorta e do

Geral RM cerebrais cervicais pulmonares ilacas ) inferiores Encfalo: Neoplasias Radionecrose Alzheimer cerebral

Espectroscopia

Perfuso Estudo de Fluxo Tcnica Fiesta para Estudo de pares cranianos Reconstruo tridimensional Ressonncia Magntica Ressonncia Magntica Ressonncia Magntica Ressonncia Magntica Cardaco Morfolgico Veja abaixo como se preparar para os exames:

cerebral liqurico e leses csticas do crnio Mieloressonncia Colangioressonncia Uroressonncia Abdome Pelve Mama

Abdome Superior / Abdome Total / Aparelho Urinrio / URO RM Angioressonncia Articulao Coxo Femural (RM QUADRIL) Articulao Segmento ApendicularArticulao (Segmento Apendicular - Perna, coxa, brao, mo, p e antebrao) Articulao Temporo Mandibular Artro Bacia (Parte ssea) Bolsa Escrotal Colangio RM / Hidrocolangio Coluna Corao Crnio ou Base do Crnio Face Fetal Joelho Mama Membro (Perna) Neuro Eixo Pelve Pnis Pescoo Plexo Braquial Prstata / RM Endocavitria Sacro Ccix Sacro Ilaca Trax (Mediastino)

Vous aimerez peut-être aussi