Vous êtes sur la page 1sur 11

Teorias da Escolha e do Desenvolvimento Vocacional

Teorias, tal como os mapas bem desenhados, so representaes da realidade neste caso a realidade da escolha e do desenvolvimento vocacional. Desde que em 1909, Parsons lanou as bases tericas da orientao e da psicologia vocacional, vrios tm sido os autores a proporem explicaes alternativas para diferentes aspectos do comportamento e do desenvolvimento vocacional. Uma classificao recente das teorias do comportamento vocacional foi proposta por Duane Brown & Associates (2002): - Perspectiva Sociolgica - Teorias Desenvolvimentais e Ps- Modernas - Teorias do Desenvolvimento de Carreira ancoradas na Teoria da Aprendizagem - Teorias Trao-e-Factor
Toms da Silva (2007) 1

Teorias da Escolha e do Desenvolvimento Vocacional

Neste curso introdutrio sobre a Psicologia Vocacional vamos apresentar trs teorias Psicolgicas sobre este domnio: Teoria da Personalidade e dos Ambientes Profissionais de John Holland Teoria do Curso e do Espao de Vida de Donald Super Teoria Scio-Cognitiva de Carreira de R. Lent, S. D. Brown & Gail Hackett

Toms da Silva (2007)

Teoria das Personalidades Vocacionais e dos Ambientes Profissionais de Jonh Holland

Toms da Silva (2007)

Fotografia de John Holland

Toms da Silva (2007)

A Tipologia de Holland
Breve Nota Sobre o Autor

psiclogo norte-americano John Holland autor de uma das mais importantes teorias contemporneas do comportamento vocacional.

Descreve-se a si prprio como um prtico que paulatinamente se voltou para a investigao. O seu
interesse pela psicologia vocacional emergiu a partir de vrias experincias: a sua formao em consulta psicolgica, a sua experincia como psiclogo militar e educacional. As experincias de trabalho clnico levaram-no a interessar-se pelo problema da avaliao da personalidade atravs de um inventrio que inclui ttulos de profisses.

A sua obra abrange quatro livros, mais de 160 artigos cientficos ou captulos de livros, cinco instrumentos de medida psicolgica e vrios outros utenslios de interveno na carreira. Recentemente um nmero especial do Journal of Vocational Behavior (1999) foi consagrado reviso e avaliao das contribuies que ele ofereceu durante quarenta anos psicologia vocacional.

Toms da Silva (2007)

A Tipologia de Holland
Breve Nota Histrica Foi nos finais dos anos 1950 que Holland apresentou, num artigo, a verso inicial da teoria (Holland, 1959). A primeira reviso ocorreu alguns anos mais tarde (Holland, 1966). Sete anos depois (Holland, 1973) publica um novo livro onde formula uma verso mais completa da teoria e no qual faz a sntese das suas principais investigaes e das conduzidas por outros autores no perodo de 1959 a 1972, com o propsito de apreciar a sua validade. Uma nova formulao foi publicada em 1985, constituindo fundamentalmente uma actualizao da obra de 1973. A ltima apresentao da sua teoria (Holland, 1997) proporciona, para alm de um relato das investigaes prosseguidas no perodo de 1985-1996, algumas modificaes e uma reviso dos elementos que dizem respeito aos aspectos desenvolvimentistas.

Toms da Silva (2007)

A Tipologia de Holland

Outros Trabalhos Sobre a Teoria


-Savickas, M. & Gottfredson, G. (1999). Hollands theory (1959-1999): 40 years of research and apllication. Journal of Vocational Behavior, 55, 1-4. -Spokane, A. (1996). Hollands theory. In D. Brown, L. Brooks, & Assoc. (Eds.), Career choice and development: Apllying contemporary theories to practice (3rd ed., pp. 33-74). S. Francisco: Jossey-Bass. - Spokane, A. Luchetta, E. & Richwine, M. (2002). Hollands theory of personalities in work environments. In D. Brown & Assoc. (Eds.), Career choice and development: Apllying contemporary theories to practice (4rd ed., pp. 373-426). S. Francisco: Jossey-Bass. - Sharf, R. (2002). Apllying career development theory to counseling.Pacific Grove, CA: Brooks/Cole. - Hackett, G. & Lent, R. (1992). Theoretical advances and current inquiry in career psychology. In S. Brown & R. Lent (Eds.), Handbook of counseling psychology (2nd Ed., pp.419-452). New York: John Willey & Sons, Inc.

Toms da Silva (2007)

A Tipologia de Holland

Sntese da teoria
A teoria das personalidades vocacionais e dos ambientes profissionais uma moderna teoria trao e factor, ou, como preferem dizer Rounds & Tracey, uma teoria da adaptao pessoaambiente (person-environment fit). Fundamentalmente, a teoria (Holland, 1997) procura dar resposta a trs questes: Primeira, quais as caractersticas das pessoas e dos ambientes que conduzem a resultados vocacionais positivos (tais como decises de carreira que produzem satisfao), e quais as caractersticas das pessoas e dos ambientes que conduzem a resultados vocacionais negativos (tais como a indeciso ou decises vocacionais insatisfatrias)? Segunda, quais as caractersticas das pessoas e dos ambientes que conduzem estabilidade ou mudana na carreira ao longo do curso da vida? Terceira, quais so as maneiras mais eficientes de providenciar assistncia s pessoas no que diz respeito s suas preocupaes com a carreira?
Toms da Silva (2007) 8

A Tipologia de Holland

Sntese da teoria
Formalmente a teoria de Holland pode sintetizar-se atravs de quatro premissas bsicas e de outras quatro assunes suplementares. Premissas ou Pressupostos Fundamentais Na cultura americana, a maioria das pessoas podem ser classificadas em funo do seu grau de semelhana com os seis tipos de personalidade seguintes: realista, investigador, artstico, social, empreendedor e convencional. Estes tipos podem conceber-se mais adequadamente como modelos ou tipos tericos que descrevem um indivduo ou com os quais os indivduos podem ser comparados. Cada tipo de personalidade possui um conjunto caracterstico de atitudes e habilidades que usa para responder aos problemas encontrados nos ambientes, e cada um incorpora preferncias diferenciadas acerca de actividades vocacionais e avocacionais (lazer), objectivos e valores de vida, crenas acerca de si mesmo e estilo de resoluo de problemas. O tipo com que a pessoa se assemelha mais o seu tipo de personalidade. Por sua vez o seu grau de semelhana com cada um dos seis tipos constitui o seu padro de personalidade.

Toms da Silva (2007)

A Tipologia de Holland

Sntese da teoria
Os ambientes nos quais vivem as pessoas podem ser igualmente classificados em funo da sua semelhana com seis tipos de ambientes: realista, investigador, artstico, social, empreendedor e convencional. Cada um destes ambientes caracteriza-se pela dominncia de um dado tipo de personalidade e comporta caractersticas fsicas ou outras que lhe so prprias. Os diferentes tipos de personalidade manifestam interesses, disposies e competncias especficas e, como tal, tendem a rodear-se de pessoas e a procurar os ambientes que correspondem aos seus interesses, s suas competncias e sua viso do mundo. Em contrapartida os ambientes atraem as pessoas que lhes correspondem. A terceira assuno da teoria de Holland corresponde ao essencial das teorias interactivas da pessoa-ambiente, nomeadamente, que as pessoas procuram os ambientes que lhes permitam fazer uso das suas habilidades e capacidades, exprimir as suas atitudes e valores, e assumir os problemas e os papis que lhes so convenientes. Este facto reflecte a assuno de que birds of a feather flock together.

Toms da Silva (2007)

10

A Tipologia de Holland

Sntese da teoria
A quarta assuno de que a interaco entre a pessoa e o ambiente determina o comportamento do indivduo. Se os ambientes so semelhantes ao tipo de personalidade da pessoa, reforaro e traro satisfao pessoa, e portanto conduziro a padres comportamentais estveis e previsveis. A pessoa experimentar, nessa condio, sucesso e satisfao no emprego, e por sua vez, contribuir com sucesso para o ambiente de trabalho. Se o tipo e o padro de personalidade e o ambiente de trabalho no constiturem um emparelhamento significativo, ento como resultado ocorrero mudanas e insatisfao. Como corolrio, diramos que as pessoas influenciam e transformam a natureza dos empregos e dos ambientes de trabalho, e vive-versa. Assunes suplementares ou secundrias (Estas noes aplicam-se tanto s pessoas como aos ambientes. Para articular estas noes, Holland disps os seis tipos e ambientes em torno de um hexgono) Consistncia. O princpio da consistncia diz respeito relao mais ou menos prxima que existe entre dois tipos numa pessoa ou num ambiente. Ou seja, quanto mais curta for a distncia entre quaisquer dois tipos ou ambientes, mais similares so esses tipos ou ambientes. A consistncia diz respeito coerncia dos traos que configuram o estilo da pessoa.
Toms da Silva (2007) 11

A Tipologia de Holland
FSU Career Center http://www.career.fsu.edu/career_decision_making_tools/holland_hexagon.html

O modelo do hexgono

Toms da Silva (2007)

12

A Tipologia de Holland

Sntese da teoria
A diferenciao d-nos conta do grau de preciso com que as pessoas ou os ambientes esto definidos. Assim, uma pessoa pode ter um tipo dominante e possuir poucas caractersticas dos outros tipos, ou ento podemos encontrar uma pessoa na qual existe um equilbrio de cada um dos seis tipos, neste ltimo caso falaramos de uma personalidade indiferenciada. O conceito de identidade proposto para determinar em que medida uma pessoa tem uma imagem clara e estvel dos seus objectivos, dos seus interesses e das suas aptides, ou at que ponto uma organizao se colocou objectivos um um modo de funcionamento que so precisos, integrados e que se revestem de um carcter permanente. O princpio da congruncia diz respeito correspondncia entre os tipos e os ambientes. Assim, uma pessoa com o tipo artstico encontrar num meio artstico um ambiente congruente, porque este ltimo susceptvel de lhe oferecer a oportunidade desta exprimir o seu modo de ser e de obter as satisfaes que ela procura.

Toms da Silva (2007)

13

A Tipologia de Holland
Os tipos de Personalidade de Holland
Tipo de Personalidade REALISTA

Interesses Trabalha com mquinas Trabalha ao ar livre Trabalha com as mos Constroi coisas

Competncias Repara objectos mecnicos Faz jardinagem Opera com mquinas L um esquema tcnico

Personalidade Gostos mecnicos Amante da natureza prtico Resolve problemas

Toms da Silva (2007)

14

A Tipologia de Holland
Os tipos de Personalidade de Holland

Tipo de Personalidade Investigador

Interesses Explora ideias Analisa dados Utiliza computadores L fico cientfica

Competncias Faz experincias cientficas Resolve problemas de matemtica Realiza programao bsica Interpreta frmulas

Personalidade inquisidora Precisa Pensador abstracto Independente

Toms da Silva (2007)

15

A Tipologia de Holland
Os tipos de Personalidade de Holland

Tipo de Personalidade Artstico

Interesses L romances/fico, peas Concebe coisas novas representa, canta, ouve msica Faz fotografias

Compencias Escreve estrias Trabalha com objectos artsticos Toca piano Faz esboos, desenha , ou pinta

Personalidade imaginatiivo inovador criativo intuitivo

Toms da Silva (2007)

16

A Tipologia de Holland
Os tipos de Personalidade de Holland

Tipo de Personalidade Social

Interesses Ajuda pessoas Realiza trabalho voluntrio Participa em desportos colectivos Trabalha em grupos

Competncias Ensina/treina outros Planeia actividades anfitrio de eventos Conduz reunies

Personalidade Prestvel Extrovertido Compreensivo Amaigvel

Toms da Silva (2007)

17

A Tipologia de Holland
Os tipos de Personalidade de Holland

Tipo de Personalidade Empreendedor

Interesses Contacta pessoas Toma decises que afectam as pessoas Negoceia vendas/deals Participa em actividades polticas

Competncias Incia projectos Vende ou promove Faz discursos Convence os outros

Personalidade Assertivo Persuasivo Entusiasta Persistente

Toms da Silva (2007)

18

A Tipologia de Holland
Os tipos de Personalidade de Holland

Tipo de Personalidade Convencional

Interesses Trabalha com nmeros responsvel por detalhes Aprende a usar programas informticos Segue ordens/directivas

Competncias Mantm registos precisos Faz trabalho estatstico Opera computadores Escreve cartas comerciais

Personalidade organizado matemtico Eficiente Consciencioso

Toms da Silva (2007)

19

A Tipologia de Holland
Relao com outras classificaes das profises

Dados, Pessoas, Coisas, e Ideias


Outra maneira de ver as ocupaes profissionais medindo-as em termos de Dados, Pessoas , Coisas e Ideias. Pode estabelecer-se a seguinte relao com a tipologia de John Holland:

Realista Investigador Artistco Social Empreendedor Convencional

Gosta de trabalhar com Coisas em ocupaes como Chefe cozinheiro, controlador de trfego areo, carpinteiro, construtor. Gosta de trabalhar com Dados em ocupaes tais como Tcnico de sade, programador de computador, engenheiro, e cincia. Gosta de trabalhar com Ideias em ocupaes tais como comerciante de arte, msico e designer de interiores. Gosta de trabalhar com Pessoas em ocupaes como professor, conselheiro, counseler, e apoio a idosos. Gosta de trabalhar com Pessoas e Dados em ocupaes como lider de uma empresa, executivo de marketing, empreendedor e poltico. Gosta de trabalhar com Dados em ocupaes como contabilista, auxiliar administrativo accountant,, e auxiliar paralegal.

Toms da Silva (2007)

20

10

A Tipologia de Holland
Alguns dos meus sites preferidos sobre a teoria de John Holland

http://emploiquebec.net/Guide/fr/accueil.htm
Site do Centro de Emprego de Quebec. Neste site poder realizar um exerccio de auto-avaliao (Exercice 3) que lhe permitir conhecer a eu perfil RIASEC. Aps ter concludo o exerccio, clicando sobre a letra correspondente ao total mais elevado poder aceder a uma breve descrio do seu perfil.

http://membres.lycos.fr/kaputzan/riasec.php Site francs a partir do qual podem ser descarregados documentos sobre como devolver a informao sobre o perfil de interesses RIASEC em situao de consulta psicolgica de carreira. H tambm um artigo interessante de Isabelle Farchy e Isabelle Losse apresentando a teoria de Holland.

http://www.lsc.vsc.edu/intranet/academics/careersrv/Codemap/ A Lyndon State Coolege oferece-nos, neste site, o seu mapa do cdigo de carreira. Poderemos comprovar qual a localizao nas coordenadas RIASEC de diferentes cursos de ensino superior (neste caso os que so oferecidos por este estabelecimento de ensino).

http://clicfp.qc.ca/questionnaire.swf Mais um breve questionrio on-line (francs) para determinares o cdigo de trs letras. Toms da Silva (2007) 21

11

Vous aimerez peut-être aussi