Vous êtes sur la page 1sur 7

HARDWARE E SOFTWARE

Meta
Conhecer as partes indispensveis de um computador, suas funes bsicas e seu funcionamento.

Objetivos
Ao final desta aula, voc dever ser capaz de: 1. Diferenciar hardware de software; 2. Descrever como o ser humano e o computador interagem entre si; 3. Reconhecer os principais hardwares de um computador.

Pr-requisito
Antes de iniciar esta aula, voc deve conhecer as funes bsicas de um computador e suas aplicaes gerais, como visto na Aula 1Introduo informtica.

Hardware e software so as duas partes fundamentais de um computador. A seguir vamos aprender mais sobre esses dois aspectos principais de um computador.

Hardware
a parte fsica do computador. A palavra hardware inglesa e nos d a idia de produto slido e palpvel, ou seja, so as partes do computador que voc consegue ver e tocar, como o teclado, o mouse e o monitor. a parte do computador que d vontade de chutar quando o computador trava. CURIOSIDADE O termo travar, muito utilizado em informtica, refere-se parada repentina de funcionamento do computador devido a algum problema inesperado que pode ser causado por falha do software ou do hardware do computador. Tomara que seu computador nunca trave!

Software
Softwares so programas ou conjunto de instrues que permitem que o computador execute uma determinada tarefa. O software um produto intelectual e impalpvel, ou seja, que no podemos tocar. a parte do computador que, quando trava, voc somente pode falar mal. No tem como chut-la. Exemplos de Softwares: Word, Excel, Paint, etc.; CURIOSIDADE A pessoa que desenvolve softwares conhecida como programador. Para a criao dos programas de computador, o programador utiliza algoritmos. Esses algoritmos so escritos em uma determinada linguagem de programao.

Sistema Operacional
No so todos os softwares que podem interagir diretamente com o hardware. Para isso, existe um tipo de software especial, que funciona como uma camada de ligao entre a mquina (hardware) e os programas (softwares); chama-se Sistema Operacional. Exemplo: para imprimir um arquivo, os processadores de texto mandam o arquivo para o Sistema Operacional e este o envia para a impressora. Os principais sistemas operacionais conhecidos no mercado e suas principais caracteristicas sero apresentadas mais adiante. CONCEITO DE COMPUTADOR Um computador um equipamento eletrnico com a capacidade de receber dados, process-los, armazen-los e devolv-los como informaes ao usurio. Pela definio de computador, voc pode perceber que ele responsvel por quatro funes, consideradas bsicas, que so: entrada (ou seja, o recebimento de dados), processamento, armazenamento e sada (ou seja, a devoluo dos dados processados ao usurio). Vamos ver cada uma dessas funes a seguir. Entrada - Permite que o ser humano se comunique com o computador. Quando voc digita um conjunto de dados seu nome, o nmero de fregueses de uma loja etc. est utilizando a funo de entrada. necessrio utilizar algum perifrico de entrada para enviar dados para o computador.

Processamento - a principal funo do computador. realizado pela Unidade Central de Processamento, a famosa CPU (Guarde essa sigla, ela ir aparecer novamente!), que responsvel por processar instrues, realizar clculos e gerenciar o fluxo de informaes dentro do computador. Armazenamento - composto por dispositivos de armazenamento que permitem a leitura e/ou gravao de dados. O computador utiliza os dados obtidos nesses dispositivos para executar as tarefas. Em geral, esses dispositivos so chamados de memria. Sida - responsvel por mostrar a resposta do processamento de dados ao usurio, ou seja, permite que o computador se comunique com o ser humano.

Como funciona o computador?


Vamos acompanhar o funcionamento de um computador? O que o usurio deve fazer para que o computador execute alguma funo desejada? E qual o papel do prprio computador hardware e software nesse processo? Inicialmente o usurio deve fazer uso de um hardware da unidade de entrada para enviar um dado ao computador ou solicitar que seja carregado algum dado da memria secundria. Esse dado vai para a Memria Principal (MP), que tambm conhecida como memria RAM (Random Access Memory Memria de Acesso Aleatrio) do computador, pois tudo o que est sendo executado em um dado instante pelo computador tem que estar na MP. A MP um dispositivo de armazenamento. Da a Unidade Central de Processamento (CPU, a sigla vem do termo em ingls Central Processing Unit) se comunica com a MP para pegar os dados enviados pelo usurio e process-los. Aps o processamento, a CPU devolve a resposta para a

MP, que, por sua vez, disponibiliza a resposta tanto para as unidades de sada quanto para a memria secundria. Voc deve ter notado que o computador, por meio das unidades de entrada, recebe dados, que, aps processados, so retornados atravs das unidades de sada em formato de informao. importante saber diferenciar dado de informao. Dado: algum tipo de material em formato desorganizado que no significa nada isoladamente. Informao: Informao o resultado da transformao dos dados em algo til para o usurio. Por exemplo, se eu disser para voc Trinta e cinco., isso um dado ou uma informao? Voc consegue entender o sentido desse texto? No, pois falta um complemento, algo que faa com que esse valor faa sentido para voc. Logo, trinta e cinco um dado. No entanto, se eu disser: Esse livro tem trinta e cinco pginas., a frase agora possui significado. H um contexto, algo de til transmitido para o receptor. Ento, o trinta e cinco passa a ser uma informao.

Unidades de medidas de Arquivos


Da mesma forma que utilizamos unidades para medir o peso ou a distncia, como kg e km, precisamos de unidades para saber o tamanho de determinados arquivos em nosso computador. Isto se torna imprescindvel quando necessitamos instalar um novo programa em nossa mquina; importante que saibamos quanto este programa ir ocupar e se o disco rgido de nossa mquina ser capaz de suportar o programa a ser instalado. Para isto, criaram as unidades Bit, Byte, Kilobyte, Megabyte, Gigabyte, Terabyte, representadas na tabela 01. Quantidade Unidade Nomenclatura Detalhes 8 bits 1B Byte 1024 Bytes 1 KB Kilobyte Aproximadamente Mil Bytes 1024 Kilobytes 1 MB Megabyte Aproximadamente 1 Milho de Bytes 1024 Megabytes 1 GB Gigabyte Aproximadamente 1 Bilho de Bytes 1024 Gigabytes 1 TB Terabyte Aproximadamente 1 Trilho de Bytes Tabela 2.1 Unidades de Medida Uma forma simples e prtica de se fazer a converso das unidades usar a tabela 2.2.

Tabela 2.2 Converso das Unidades

Hardwares tpicos de um computador


Gabinete
uma caixa metlica que serve para organizar e proteger os principais componentes do computador. Para os computadores pessoais, encontramos basicamente dois tipos de modelos de gabinetes: torre e desktop. O modelo torre o mais comum, apresentando-se na forma vertical, j o desktop apresenta-se na forma horizontal.

Figura 2.2: Gabinete torre aberto, para a instalao de um novo sistema de resfriamento.

Placa-me (motherboard)
Placa de circuito impresso que aloja o processador e contm encaixes (slots) para a conexo dos demais hardwares de entrada, sada e armazenamento. A placa-me responsvel por interconectar cada um dos dispositivos do computador. Existem diversos fabricantes e modelos de placa- me. Um bom computador deve possuir uma placa-me de qualidade e que tenha bom desempenho. A placa-me de um computador, de acordo com suas especificaes, define o quanto esse computador pode evoluir, ou seja, o quanto ele pode ter o seu desempenho melhorado. Todo computador pessoal, para funcionar, necessita ter uma placame. CURIOSIDADE Voc j ouviu falar em upgrade? Em informtica, o termo upgrade usado para designar a ao de melhorar o desempenho do computador, normalmente realizado atravs da compra de peas mais novas e potentes.

Figura 2.3: A placa-me de um computador. A Soquete para o processador. Local onde esse encaixado B Slots para pentes de memrias RAM (memria principal) C Slot para placa de vdeo

D Slots para demais componentes Placa de expanso: Serve para que possamos acrescentar novos recursos ao computador. Essas placas devem ser conectadas nos slots de expanso existentes na placa-me. Em geral, essas placas so de: rede, som, vdeo, fax-modem, TV, captura de vdeo, entre outras. Slots de expanso: um local que h na placa-me no qual as placas de expanso podem ser encaixadas. Algumas pessoas chamam os slots de soquetes ou barramentos. Existem diversos tipos de slots, tais como ISA, PCI, AGP e PCI Express. Unidade Central de Processamento (Central Processing Unit CPU) : A CPU fica localizada na placa-me e responsvel por todo o processamento do computador. Tudo depende da CPU: fornecer dados, recuperar e processar informaes etc. A CPU um circuito integrado construdo em uma finssima pea de silcio. Nela, milhares ou at milhes de transistores esto alojados e interligados ao mundo externo por delgados fios de alumnio. ATENO! Muitas pessoas leigas em informtica, por desconhecimento, acabam chamando o gabinete de CPU, s que isso incorreto! Na verdade, a unidade central de processamento um dos vrios componentes que ficam localizados dentro do gabinete. Os processadores no existem apenas nos computadores; podemos encontrar microprocessadores em microondas, controles remotos, entre outros dispositivos eletrnicos. A CPU pode ser subdivida em trs partes principais: unidade de controle, unidade lgico-aritmtica e registradores. A Unidade de Controle tem como principal funo controlar o ciclo do computador. A Unidade Lgico-Aritmtica (ULA) executa as quatro operaes matemticas bsicas (adio, subtrao, multiplicao e diviso) e as comparaes lgicas (igualdade, menor que, maior que). Os Registradores consistem numa pequena quantidade de memria interna CPU para manter dados temporrios.

Fonte de Alimentao
Tem como finalidade receber a tenso da rede eltrica (110 ou 220 volts em corrente alternada) e gerar tenses em corrente contnua necessria ao funcionamento das placas do computador. EXPLICATIVO A corrente eltrica que recebemos chamada corrente alternada. Alguns aparelhos eltricos, no entanto, dependem de outro tipo de corrente, a corrente contnua. Definimos como corrente eltrica (ou corrente galvnica) um fluxo constante e ordenado de eltrons em um nico sentido. Na corrente alternada, a magnitude e o sentido do fluxo de eltrons variam ciclicamente. Assim, apenas a corrente contnua apresenta plos positivos e negativos.

Estabilizador
Equipamento que protege o computador de oscilaes na rede eltrica que, em geral, acontecem durante tempestades. Serve tambm para atenuar interferncias, quedas de

voltagem e outras anomalias na rede eltrica. Composto normalmente por um fusvel de proteo e uma chave seletora da tenso da rede. fortemente recomendado que o cabo de energia que sai da fonte de alimentao seja ligado em um estabilizador em vez de ser ligado diretamente na tomada de sua residncia ou escritrio.

No-break
um aparelho que substitui o estabilizador e, alm disso, evita que seu computador desligue em caso de falta total de energia eltrica. Um no-break possui uma bateria que capaz de manter o funcionamento de um computador por algumas horas. O tempo exato depende da capacidade do no-break e do consumo do computador.

Resumindo
Em um dia totalmente normal voc utiliza intensivamente a informtica. Hardware e software so as duas partes fundamentais de um computador. Hardware a parte mecnica e fsica da mquina, com seus componentes eletrnicos. Software um programa ou conjunto de instrues que permite que o computador execute uma determinada tarefa. Um computador um equipamento eletrnico com a capacidade de receber dados, process-los, armazen-los e devolv-los como informaes ao usurio. O computador, por meio das unidades de entrada, recebe dados que, aps processados, so retornados atravs das unidades de sada em formato de informao. Para um dado ser processado, ele precisa passar pela memria principal. Dado algum tipo de material em formato desorganizado que no significa nada isoladamente. Informao o resultado da transformao dos dados em algo til para o usurio. Alguns hardwares importantes do computador so: placa-me, CPU, gabinete, fonte de alimentao, no-break, estabilizador e placas de expanso. A placa-me responsvel por interconectar todos os dispositivos do computador. A CPU responsvel por executar todas as instrues do computador.

Vous aimerez peut-être aussi