Vous êtes sur la page 1sur 51

AVALIAO DE DESGASTE EM EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS ATRAVS DE ENSAIOS TRMICOS NO DESTRUTIVOS

IDENTIFICAR O POTENCIAL PARA APLICAO DA TERMOGRAFIA NA ANLISE DE DESGASTE POR ABRASO

AVALIAO DE DESGASTE EM EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS ATRAVS DE ENSAIOS TRMICOS NO DESTRUTIVOS


IDENTIFICAR O POTENCIAL PARA APLICAO DA TERMOGRAFIA NA ANLISE DE DESGASTE POR ABRASO

Trabalho de Graduao apresentado ao Programa de Graduao em Tcnolgia mecnica industrial, com requisito obteno do titulo de Tecnlogo Mecnico Industrial na Faculdade Sul Fluminense. rea de concentrao: Energia e Calor Orientador(a):

RESUMO

O desgaste um dos maiores causadores de custos na indstria moderna, havendo carncia de tcnicas preditivas eficazes em sua deteco. O relatrio publicado em 1966, pelo departamento de Educao e Cincia da Inglaterra, Lubrication (Tribology, Education and Research), sugeriu que a economia poderia chegar a ser de 515 milhes de libras por ano com a aplicao de melhores prticas tribolgicas. Desses, 473 milhes estariam diretamente vinculados : menor manuteno e reposio de peas, menos paradas, vida mais longa das mquinas e men or dissipao de energia por atrito. Uma dessas prticas a seleo de revestimento antidesgaste para tubulaes, silos, chutes, ciclones, etc. O revestimento tem como caracterstica proteger a parte estrutural do equipamento e aumentar sua vida til. Pelo fato do desgaste ser um processo natural, impossvel evit-lo. Aps revestido o equipamento continuar com uma vida ti l limitada a um perodo de tempo. Outra boa prtica, portanto, monitorar o desgaste nesse s equipamentos de maneira a fornecer informaes para o gestor optar pela melhor deciso. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial de aplicao da termografia no diagnstico de desgaste em equipamentos industriais. Como primeiro passo foi feita uma anlise qualitativa com a tcnica. A inspeo se deu em uma indstria de cimento, identificando o s pontos de maior desgaste em uma tubulao que estava em operao. Com os resultados obtidos, o passo seguinte foi a anlise quantitativa. Foi construda uma bancada de testes em laboratrio para avaliaes experimentais em amostras com revestimento ntegro e desgastado. Foram correlacionadas a temperatura externa com a espessura do revestimento em tubos, atravs de uma rigorosa metodologia experimental. Houve o desenvolvimento de um modelo matemtico do processo de transferncia de calor radial, sendo que a incerteza foi avaliada pelo mtodo GUM, visando auxiliar a anlise de resultados. Foi encontrado atravs dos clculos uma espessura da cermica de 18,7 mm 1,28 mm para o trecho onde a cermica possui a espessura de 24 mm 0,1 mm (medio por paqumetro) sendo esse o trecho ntegro, e 1,7 mm 1 mm de desgaste na argamassa no trecho onde a cermica possui a espessura de 1 mm 0,2 mm (medio p or

paqumetro) e a argamassa possui espessura de 7 mm 0,16 mm (medio por paqumetro). A termografia se mostrou como uma tcnica promissora na anlise e clculo do desgaste, podendo se destacar como uma das primeiras ferramentas disponveis em escala industrial para auxiliar na gesto de ativos nesse segmento.

Palavras Chaves: termografia, desgaste, tubulao, manuteno, tribologia

1 INTRODUO

O Brasil vive um importante cenrio na escala industrial. As cimenteiras, em consonncia ao crescimento da indstria civil no pas motivada pela Copa do Mundo de Futebol, Olimpadas, prdios e condomnios, no possuem capacidade suficiente para suprir a demanda interna do produto. Devido a esse fato so importados lotes de cimentos, e indstrias de grande porte como Cimentos Holcim, Cimentos Votorantim, Cimentos Liz esto realizando grandes expanses em vrias unidades, como Barroso, Rio Branco e Vespasiano, respectivamente. J as mineradoras, devido previso do preo de venda do minrio no mercado mundial, esto viabilizando alguns importantes projetos. A Vale, por exemplo, est adequando as minas de Cau e Conceio, para que possa fazer o beneficiamento do minrio de ferro, que aps o processo de moagem torna-se pontiagudo e muito abrasivo. Dentre as impurezas existentes na extrao do minrio, se encontra a slica (Si), que uma estrutura muito dura e grande responsvel pelo desgaste prematuro dos equipamentos. Outras empresas tambm realizam expanses, como RPM, Ferrous, MMX, Samarco, etc. As siderrgicas tambm no ficam para trs. Muitas tem se expandido, como o caso da Usiminas/Cubato, Gerdau/Pindamonhangaba, Gerdau/Ouro Branco, Gerdau/Cosigua, Arcelor Mittal/Monlevade. Como a demanda do mercado tem se mostrado muito competitiva em todos os setores, principalmente com a entrada dos aos e outros produtos chineses, as empresas tm investido nas principais formas para o aumento da produo: Aumentar o turno de trabalho; Melhorias no processo produtivo; Otimizar a manuteno dos equipamentos. Dos itens acima descritos, a otimizao da manuteno de equipamentos o item que pode ser mais aprimorado, quando o processo de produo j estiver adequado. E dentro deste item, h um problema enfrentado por todas as indstrias: o desgaste por abraso. A abraso comumente encontrada em tubulaes, vlvulas, silos, chutes, tremonhas, canais, bombas e outr os componentes usados nas diversas indstrias. Superficialmente, analisa-se o desgaste por abraso como uma comparao de durezas. Um material, ao riscar o outro, retira uma camada de material e faz um tubo, um silo, uma cal ha perder a espessura, seja de sua estrutura, seja de seu revestimento. Portanto, quanto mais duro material passante, mais desgaste gerado. Outras caractersticas do fluido influenciam, entre elas presso e velocidade. Existem casos nos quais tubos de ao que transportam polpa de minrio se desgastam e perdem sua utilizao em 7 dias de utilizao. As Figuras 1 e 2 mostram a agressividade do fenmeno de desgaste em tubos sujeitos s condies citadas de abraso.

Figura 2: Desgaste em um curva metlica no transporte de minrio

Figura 1: Desgaste em um tubo metlico. Transporte pneumtico de cinzas, temperatura de 140

Ao realizar visitas em areas da siderurgica e que no h uma metodologia preditiva para verificao de desgaste por abraso em equipamentos. Algumas tcnicas utilizad as correspondem manuteno preventiva: - Em siderrgica consultada no estado do Rio de Janeiro realizou-se uma filmagem por dentro de uma tubulao atravs de uma sonda. Apenas no trecho filmado tem-se o registro de 40 minutos, gerando custos com a desmontagem do tubo, da sonda, equipe de manuteno, parada do equipamento, etc;

Em uma empresa siderrgica no estado do de Janeiro, realiza-se a parada de todo o equipamento, para verificar o estado do desgaste do revestimento interno e se necessri o realizar intervenes (substituio ou reparos). A Figura 3 mostra um silo submetido a ess e regime de manuteno. possvel observar pelo porte do equipamento os impactos existentes para realizao de parada de operao para avaliao de suas condies.

Figura 3: Silo com revestimento interno de polietileno UHMW. Verificado o desgaste e necessidade de reparo aps uma parada do equipamento.

H ainda situaes onde a manuteno apenas corretiva no planejada:

Esses mtodos geram uma srie de prejuzos para a indstria (tempo de equipament o parado, manuteno no planejada, perda de carga, etc). O processo de deteriorao desse revestimento (resistentes ao desgaste) no percebido normalmente at que haja vazamentos e a conseqente interrupo da produo por no haver tecnologia preditiva disponvel. (ALTOBELLI, 2010) Tem-se, portanto, como resumo do problema: Como monitorar o desgaste em equipamentos industriais sem que seja necessria uma parada do processo de fabricao, seja para vistoria ou por falha, visando o planejamento da manuteno agindo de forma a maximizar a produo e minimizar os custos. 1.1 Objetivo Geral

Avaliao de desgaste em equipamentos industriais atravs de ensaios trmicos no destrutivos. O trabalho ir identificar o potencial para aplicao da termografia na anlise de desgaste por abraso.

1.2 Objetivos especficos

Avaliar experimentalmente a relao espessura x temperatura; Avaliao terica utilizando modelo matemtico simples; Avaliao de incerteza na abrangncia dos resultados.

REVISO BIBLIOGRFICA

Manuteno

A manuteno, de forma geral, pode ser dividida em quatro tipos: manuteno corretiva (no planejada e planejada), manuteno preventiva, manuteno preditiva e gesto de ativos. Manuteno corretiva O objetivo da manuteno corretiva no-planejada corrigir ou restaurar as condies de operao de um equipamento ou sistema. J a manuteno corretiva planejada faz a correo de desempenho menor do que o esperado a partir de histrico, em condies controla das (planejamento de paradas). Como algumas limitaes, possvel destacar: disponibilidade de peas de reposio, disponibilidade de equipe especializada para reparao, algumas vezes necessidade de parar toda a linha de operao, perda da qualidade, etc. Manuteno preventiva

Trata-se de atuao realizada de maneira a reduzir ou evitar a falha ou a queda no desempenho do equipamento, obedecendo a um plano de manuteno preventiva previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo.

Qualquer ativo fsico solicitado para realizar uma determinada funo estar sujeito a uma variedade de esforos. Estes esforos geraro fadiga e isto causar a deteriorao deste ativo fsico reduzindo sua resistncia fadiga. Esta resistncia reduzir at um ponto no qual o ativo fsico pode no ter mais o desempenho desejado, em outras palavras, ele pode vir a falh ar (MOUBRAY, 1997). A manuteno preventiva caracteriza-se pelo trabalho sistemtico para evitar a ocorrncia de falhas procurando a sua preveno, mantendo um controle contnuo sobre o equipamento. A manuteno preventiva considerada como o ponto de apoio das atividades de manuteno, envolvendo tarefas sistemticas tais como: as inspees, substituio de peas e reforma s (PATTON JR., 1983). A manuteno preventiva tem como desvantagens a ocorrncia de falhas antes do perodo estimado, interveno prematura, ela fortemente influenciada pelo histrico de manuteno e h possibilidade de introduo de problemas no-existentes (PUJATTI, 2012).

Manuteno preditiva

Tambm conhecida como manuteno sob condio ou manuteno com base no estado do equipamento (diagnstico). baseada na tentativa de definir o estado futuro de um equipamento ou sistema, por meio dos dados coletados ao longo do tempo por uma instrumentao especfica, verificando e analisando a tendncia de variveis do equipamento. Esses dados coletados, por meio de medies em campo como temperatura, vibrao, anlise fsico-qumica de leos, ensaios por ultra-som, termografia, no permitem um diagnstic o preciso; portanto, trabalha-se no contexto de uma avaliao probabilstica. Esse tipo de manuteno caracteriza-se pela previsibilidade da deteriorao do equipamento, prevenindo falhas por meio do monitoramento dos parmetros principais, com o equipamento em funcionamento. A manuteno preditiva a execuo da manuteno no momento adequado, antes que o equipamento apresente falha, e tem a finalidade de evitar a falha funcional ou evitar as conseqncias desta (MOUBRAY, 1997). Ela tem como limitao a necessidade da planta ou processo permitirem formas de monitoramento existentes e h possibilidades de introduo de problemas noexistentes (PUJATTI, 2012).

Gesto de ativos A gesto de ativos visa pensar na manuteno na concepo do projeto para otimizar os investimentos que sero feitos. Implantar a manuteno por melhorias, que visa melhorar o desempenho de ativos. Dessa forma otimiza-se a disponibilidade, possibilita uma mai or segurana aos trabalhadores e ao meio ambiente, alm de possibilitar a reduo dos custos ao longo do tempo. Engloba, portanto, os 3 tipos anteriores de manuteno, planejando o melhor tipo para cada equipamento. Essa tem sido uma tendncia cada vez maior da indstria, ao concentrar o desenvolvimento de centros de manuteno. Fenmenos de desgaste

Denomina-se desgaste perda progressiva de material da superfcie de um corpo slido, causado por ao mecnica, isto , por contato e movimento relativo de um contracorpo slido, lquido ou gasoso. Em tribologia, o desgaste normalmente indesejvel. O fenmeno desgaste influenciado por um conjunto de outros fatores no inerentes ao material como: as caractersticas do abrasivo e do ambiente, a intensidade e a natureza dos esforos, assim como a variao temporal destas caractersticas. Um tribossistema genrico consiste em duas superfcies com movimento relativo (corpo e contra-corpo), um meio entre estas duas superfcies e o meio ambiente. Existem trs formas elementares de movimento em sistemas tribolgicos (ou combinao entre eles): deslizamento, impacto e fluxo (escoamento). Parmetros operacionais fsico-tcnico durante um processo de desgaste so definidos por quatros variveis: Fora normal Velocidade Temperatura Durao do processo

Ensaios no destrutivos A arte de inspecionar sem destruir evoluiu, principalmente a partir da dcada de 50, de simples curiosidade de laboratrio at se tornar uma ferramenta indispensvel. (SILVA & VILLANI, 2011) Ensaios no destrutivos (ENDs) so muito utilizados na indstria. Dentre as vrias tcnicas que existem, possvel destacar: lquidos penetrantes, raio x, partculas magnticas, correntes parasitas, termografia, etc. Uma grande vantagem do ensaio no destrutivo poder substituir uma manuteno preventiva ou corretiva no planejada por uma manuteno preditiva ou corretiva planejada. Uma caracterstica marcante dos ENDs que eles raramente medem diretamente a propriedade de interesse. O valor dessa propriedade obtido a partir de sua correlao com uma outra grandeza que a medida durante a realizao dos testes. (SILVA & VILLANI, 2011) Dentre os ENDs o objetivo desse trabalho destacar o ensaio trmico.

Ensaio trmico no destrutivo Define-se ensaio trmico no destrutivo como o mtodo para diagnstico em estruturas (falhas, trincas, umidade, propriedades termofsicas de materiais, etc.) com base na temperatura superficial da estrutura, medidas atravs de tcnicas sem contato, atravs de uma imagem gerada pela radiao trmica no infravermelho. Conceitualmente sabe-se que: Ensaio trmico no destrutivo: o mtodo para diagnstico em estruturas (falhas, trinca s, umidade, propriedades termofsicas de materiais, etc.) com base na temperatura superficial da estrutura, medidas atravs de tcnicas sem contato, atravs de uma imagem gerada pela radiao trmica no infravermelho. Termografia: Mtodo de aquisio de dados da temperatura superficial da estrutura atravs de uma cmera com capacidade de reconhecer radiao trmica no infravermelho. De maneira padro, ser utilizado ao longo do texto o termo termografia, referente ao ensaio trmico no destrutivo ao longo do presente trabalho. A termografia classificada segundo o mtodo de excitao trmica em ativa e passiva: A termografia passiva caracterizada por no possuir estimulador artificial de diferena de temperatura. O prprio meio que est sendo medido j garante que h essa diferena, portanto a termocmera identifica o gradiente de temperatura. Um exemplo para o caso de termografia passiva um transporte pneumtico de rocha fosftica, a 80C. A termografia ativa, que exige que se gere a diferena de temperatura de forma artificial, ou seja, a temperatura no est inerente ao processo. (TAVARES, 2006) No estudo em questo uma prioridade maior a anlise atravs de termografia passiva, porm para os estudos iniciais, ser necessrio utilizar a termografia ativa.

Vantagens e desvantagens do ensaio trmico no destrutivo Vantagens: Facilidade na operao, alta velocidade de medio, tcnica no intrusiva e no destrutiva, informao numrica e visual, facilidade na interpretao de resultados, edio de objetos em movimento, medio de objetos em altas temperaturas, medio de camp o, equipamento industrialmente acessvel (muitas indstrias at mesmo j o possuem). Desvantagens: na termografia ativa, h dificuldade em se depositar, uniformemente, uma grande quantidade de energia sobre a superfcie do objeto em anlise, em um curto espao de tempo, interferncia das perdas de calor sobre o contraste das imagens e dificuldades na determinao da emissividade da superfcie da amostra (varia at mesmo de acordo com a pintura feita) e limitao na deteco de defeitos na outra face do objeto analisado. Por fim, a termografia uma cincia que deve ser analisada para cada aplicao, e em cada situao devem ser definidos os parmetros como limpeza de interferncias da medio, taxa de transferncia de calor, coeficientes convectivos do meio ambiente externo e interno do equipamento analisado, entre outros.

Fontes de incerteza na aplicao da termografia Um ponto de partida para a identificao dos erros associados s medidas realizadas com termovisores a utilizao dos conceitos contidos no guia de avaliao de incerteza: Guide to the expression of uncertainty in measurement (1993). Existe, uma carncia de informaes conclusivas sobre as metodologias a sere m empregadas na determinao das incertezas associadas medio de temperatura sem contato. A escassez de trabalhos nesta rea talvez esteja associada grande complexidade de variveis envolvidas no processo, cada qual com caractersticas especficas. As fontes de erros que geram as incertezas em um processo de medio de temperatura sem contato, podem, portanto, se r divididas em externas (ou de medio) e internas (ou intrnsecas), ou, ainda, como erros devido a condies radiomtricas, erros eletrnicos e de calibrao. (TAVARES, 2006) Esse trabalho no tem como objetivo se aprofundar nas fontes de incerteza intrnsecas na anlise de espessura do revestimento. Ele cumprir o objetivo de ser apenas um mtodo a mais para a anlise, sendo possvel assegurar sua preciso apenas aps uma anlise mais detida de cada equipamento estudado. Apesar disso, alguns cuidados sero tomados no procedimento para minimizar os efeitos dos rudos no resultado final. Ser calculado tambm a incerteza de medio considerando que a nica varivel do processo a temperatura medida pela termocmera. sabido que o clculo no representar a incerteza total intrnseca ao processo, mas o objetivo obter uma ordem de grandeza para validao, ou no, da tcnica, e disponibilizar um maio r nmero de dados para estudos posteriores.

O mtodo GUM

A iniciativa de buscar consenso internacional em matria de avaliao de incerteza de medio foi dada pelo Comit International dos Poids e Mesures (CIPM), autoridade mundial em metrologia, que solicitou ao Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) que abordasse o assunto com o intuito de uniformizar a forma como as incertezas deveriam ser declaradas pelos laboratrios de calibrao e ensaios. (Teixeira, 2012) Vrios institutos se reuniram e elaboraram o Guide to the Expression of Uncertai nty in Measurement (comumente conhecido como GUM). Ser utilizado nesse trabalho a fonte de incerteza pelo mtodo Tipo A: Incerteza Tipo A: seja n o nmero de observaes independentes, xi, de uma varivel aleatri a X obtidas sob condies de repetitividade. O valor esperado, x, dado pela aritmtica, , das n observaes:

= 1

Eq. 1.0

1 ( ) = A variabilidade dos valores de xi quantificada por sua varincia, , cuja estimativa fornecida pela varincia experimental:

Eq. 2.0

Todavia, a varincia mdia, s(xi) = s/n fornece a melhor estimativa da disperso experimental dos valores, logo: () = ( ) Eq. 3.0

A raiz quadrada positiva de s( ) o desvio padro experimental da mdia, s( ), cujo valor pode ser assumido como a incerteza padro, u(xi), da varivel aleatria Xi. ( )= () Eq. 4.0

Incerteza de medio em medies indiretas: Em uma medio indireta, um modelo matemtico relaciona diferentes variveis de entrada (s) varivel (is) de sada (resultado da medio). Nesta situao, a contribuio para a incerteza de medio provm de cada varivel presente no modelo matemtico. Logo, deve-se determinar a incerteza de cada varivel a fim de que se possa estabelecer a incerteza do resultado da medio. Suponha que o modelo matemtico de uma medio indireta seja dado pela Equao: Eq. 5.0

( 1,

2, ,

Onde Y o valor do mensurando para os N valores de entrada X1, X2, ..., Xn. Seja y u ma estimativa de Y obtida a partir das estimativas das variveis de entrada x1, x2, ..., xn, logo, o resultado da medio ser, ento: Eq. 6.0

( 1, 2, ,

Onde cada valor de x est associado a uma incerteza u(x1), u(x2), ..., u(xn). A incerteza padro combinada, uc(y), pode ser estimada pela equao abaixo, conhecida como lei da propagao de incertezas: Eq. 7.0

( ) =

)+2

) (

) (

Onde: ci = f/xi e cj = f/xi so denominados coeficiente de sensibilidade das variveis xi e xj respectivamente. Ri = s(xi,xj)/(s(xi)s(xj)) coeficiente de correlao. Ele expressa a dependncia mtua relativa entre as variveis xi e xj; s(xi,xj) a covarincia entre xi e xj; s(xi) e s(xj) so os desvios padro das variveis xi e xj, respectivamente. Uma vez determinada a incerteza padro combinada uc(y), a incerteza expandida Up, pode ser

calculada pelo produto Up = Kp*uc(y) onde kp denominado fator de abrangncia para u m

determinado nvel de confiana p. A incerteza expandida corresponde faixa em torno d o resultado da medio no qual se espera que o valor do mensurando esteja localizado para uma frao p da sua distribuio de probabilidade. Consequentemente, o resultado da medio expresso por: Eq. 8.0

O fator de abrangncia kp que atende ao nvel de confiana p obtido assumindose a aproximao kp = tp (veff) onde tp(veff) um fator derivado da distribuio-t ou9.0 distribuio de Eq. ( pela ) equao de Welch-Satterhwaite: Student com graus de liberdade efetivos veff, calculados ( )

A incerteza expandida ento reescrita como sendo: = ( ) ( ) Eq. 10.0

Em aplicaes nas reas de engenharia comum trabalhar com nves de confiana de 95%. TemVef k 1 2 3 3,31 4 2,87 5 2,65 6 2,52 7 2,43 8 2,37 10 2,28 12 2,23 14 2,20 16 2,17

13,97 4,53

se portanto:

Tabela 1: Valores para fator de abrangncia (k95%) para nvel de confiana 95% em funo do nmero de graus de liberdade efetivo (Gonalves, 2004)

Embora o GUM seja amplamente difundido, a literatura apresenta discusses sobre a

validade das equaes para a expresso da incerteza de medio. Resumidamente, as etapas do mtodo GUM so: 1. Definir o modelo de medio Y = f(X1,X2,...,Xn) incluindo todas as corre es necessrias para f; 2. Identificar as fontes de incerteza; 3. Determinar o valor de xi da varivel Xi por meio estatstico ou outros meios; 4. Avaliar a incerteza padro u(xi) de cada estimativa xi conforme a natureza de s ua avaliao; 5. Avaliar as covarincias das eventuais variveis correlacionadas; 6. Calcular o resultado da medio y por meio de seu modelo matemtico Y = f(X1, X2, ..., Xn); 7. Determinar a incerteza padro combinada u(y) pela equao especfica; 8. Calcular o nmero de graus de liberdade, veff e tomar o valor de kp para o nvel de confiana desejado, com base na tabela de distribuio; 9. Aplicar a equao para o clculo da incerteza expandida. (Teixeira, 2012)

METODOLOGIA

Termografia qualitativa A primeira anlise elaborada foi um estudo qualitativo para anlise de desgaste em um tubo em funcionamento e instalado em uma indstria cimenteira prximo a Belo Horizonte. Aps a deteco do desgaste nas imagens, o tubo foi desmontado e inspecionado internamente, com o objetivo de confirmao das reas desgastadas. Termografia quantitativa em laboratrio A segunda etapa foi construir uma bancada de testes para o clculo da espessura do revestimento com base na temperatura da termocmera. A bancada foi constituda de: Tubulao com trecho desgastado e trecho sem desgaste; Resistncia eltrica de 250 W; Manta isolante, com o objetivo de isolar axialmente a transferncia de calor; Computador para adquirir os dados; Termopar tipo t; Termocmera FLIR I60; Paqumetro Disma; Multmetro TRMS Extech 540 Alicate, chave de fenda, etc;
Tubo desgastado Computador

Bancada de testes

Termopar 1

Termopar 2 Termopar 4

Termopar 3

Tubo Desgastado com termopares

Fixao do termopar

Manta de isolamento trmico

A realizao do experimento seguiu os seguintes passos, aps a construo da bancada: i) 4 paqumetros foram instalados: 2 no interno da cermica e 2 no externo do ao conforme apresentado na Figura 7. ii) A resistncia foi conectada a uma diferena de potencial e iniciou-se o acompanhamento da transferncia de calor da resistncia para o tubo. Os dados foram colhidos a cada 1 segundo, gerando uma curva de temperatura para cada um dos termopares. Os dados foram adquiridos aps

ter estabilizado a curva de temperatura (regime permanente); iii) No incio do processo foi definida a emissividade da tubulao, que se deu de duas maneiras:

a) Com o valor indicado pelo termopar o parmetro da emissividade, na termocmera, f oi modificado at o valor do termovisor atingir o mesmo valor indicado no termopar; b) Foi colada uma fita adesiva sobre o tubo, com emissividade conhecida. Identificou-se a temperatura, mirou-se no tubo e ajustou-se a emissividade at atingir o mesmo valor de temperatura da fita. iv) Definiu-se a frmula para ser calculada o fluxo trmico; v) Definiu-se como temperatura padro a temperatura do termopar. Utilizando as espessuras medidas pelo paqumetro, calculou-se a taxa de transferncia de calor para o trecho com e sem desgaste; vi) Utilizando a temperatura encontrada na termocmera, utilizou-se a frmula de transferncia de calor (fixado a taxa calculada no item iv) variando a espessura do revestimento. vii) Calculado as incertezas de medio considerando como a nica varivel a medio da temperatura pela termocmera. viii) Elaborada a comparao do valor calculado com a temperatura da termocmera com o valor medido com o paqumetro, incluindo suas respectivas incertezas; ix) Concluses. Modelo matemtico
"=

Eq. 11.0

Onde: qx = Taxa de transferncia de calor [W] U = coeficiente global de transferncia de calor [W/mK] T = diferenas entre temperaturas [C]
= 1

Eq. 12.0

Onde: U = coeficiente global de transferncia de calor [W/mK] Rtot = resistncia trmica total [mk/W] A = rea [m]
=

Eq. 13.0

Onde: Rtot = resistncia trmica total [mK/W]

Ri = resistncias de conduo e resistncias de conveco

ln( ) ) 1) ( (+ 2

Eq. 14.0

Onde: R cond = Resistncia de conveco [mK/W] k = coeficiente condutivo [W/mK] Rn = Raio n [m] l = comprimento do tubo [m]

Clculo da incerteza de medio pelo mtodo GUM Incerteza padro combinada A frmula de incerteza padro combinada utilizada foi: ( ) = ( ) Eq. 15.0

Foi desconsiderada a segunda parte da equao 7.0, pois as variveis so independentes. Dessa forma: 1=
( )

Eq. 16.0

e: 2 = 2 2 3

4 3

Eq. 17.0

importante destacar que nesse caso ser considerado como a nica fonte de incerteza a medio de temperatura T5, medida pela termocmera, onde:

Desenho esquemtico do clculo de transferncia de calor em um tubo tri-composto

Definio do parmetro kp Para o clculo do grau de liberdade associado medio em questo tem-se que: = 1 Eq. 18.0

Onde n o nmero de medies. Clculo da incerteza expandida O clculo da incerteza expandida foi calculado com base na frmula 20.0: = ( ) Eq. 19.0

RESULTADOS E DISCUSSES

Termografia qualitativa A anlise em linha foi feita em uma curva com caixa de concreto. Atravs dessa anlise observou-se apenas o gradiente de temperatura que o equipamento est sujeito, sem uma preciso da temperatura superficial do mesmo. Dessa forma foi possvel verificar o trecho de maio r desgaste como pode-se ver nas Figuras 11, 12, 13 e 14. Com uma periodicidade da manuteno possvel prever a troca do equipamento. A contnua aplicao do mtodo ir treinar a observao do tcnico, que em um perodo de tempo aprimorar sua capacidade de tomada de deciso com base nos valores alcanados nas imagens da termocmera.

Figura 12: Vista superior da curva

Figura 11: Anlise termogrfica qualitativa

Figura 14: Curva desmontada

Figura 13: Curva apresentando desgaste justamente no trecho identificado

Com essa inspeo, foi possvel chegar primeira concluso (uma vez que o ensaio foi realizado antes da anlise de laboratrio): possvel analisar o desgaste de equipamentos por termografia. Termografia quantitativa em laboratrio

Resultado das medies e clculos realizados Na Figura 15 est registrado o acompanhamento da temperatura nos 4 termopares em funo do tempo. Cerca de 2 horas e 50 minutos foram necessrias para alcanar resultados prximos ao regime permanente.

Figura 15: Grfico comparando dados do termopar ao longo do tempo de medio indicando alcanar condies prximas ao regime permanente

Nas Figuras 16 e 17 possvel verificar a temperatura adquirida nos pontos especficos. As diferenas de temperaturas entre ambas as figuras ocorre devido ao isolamento trmico da cermica. No termograma de maior temperatura (Figura 16) h um menor isolamento, e no de menor temperatura (Figura 17) a espessura da cermica maior.

com maior desgaste

Figura

16:

Termograma

do

Figura

17:

Termograma

do

trecho trecho com menor desgaste

Foram portanto medidos os parmetros necessrios para se realizar os clculos, conforme informado abaixo: - Emissividade da tubulao: 0,95 - Temperatura ambiente: 22C - Tenso: 125 V - Resistncia: 52 ohms - Potncia: 300,48 W - Comprimento do tubo: 0,455 - Comprimento da resistncia: 0,500 - Dimetro do tubo: 0,107 mm Para os clculos, foram - Coeficiente de condutividade - Coeficiente de condutividade - Coeficiente de condutividade utilizados os seguintes dados: trmica ABRESIST: 1 W/mK (dado do fabricante) trmica argamassa: 0,72 W/mK (INCROPERA, 2005) trmica ao: 60,5 W/mK (INCROPERA, 2005)

Na Tabela 2 est apresentado um resumo dos dados do experimento para o trecho sem desgaste. Nela possvel verificar que a espessura calculada da cermica 18,7 mm, enquanto a espessura medida com o paqumetro 24 mm. Essa diferena ocorreu devido diferena de temperatura encontrada entre a termocmera e o termopar. Experimentalmente foi verificado que o gradiente das temperaturas indicadas pela termocmera e pelo termopar crescia com o aumento da temperatura na superfcie. Essa diferena pode ter sido gerada pelos seguintes motivos:

Diferena de emissividade na superfcie do tubo (a pintura no estava homognea); O termopar foi fixado parede do tubo com um material epxico. Portanto, a fixao pode ter influenciado na temperatura indicada.

Item q

Valor 117

Comparao 39% do valor dissipado pela resistncia.

Unidade W

Observaes Calculado definindo os dados do termopar como absolutos.

Temperatura termopar

revestimento

104 80 ao82,6 3 3 3

100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 102,8% comparado ao valor do termopar 100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 78% do valor absoluto.

C C C mm mm mm mm mm mm mm mm mm

Valor calculado teoricamente.

Temperatura ao termopar Temperatura termocmera Espessura ao paqumetro Espessura ao termopar Espessura o termocmera Espessura paqumetro Espessura termopar Espessura termocmera Espessura paqumetro Espessura termopar Espessura termocmera Tabela 2: Trecho ntegro

argamassa 13 argamassa 13 argamassa 13 revestimento 24 revestimento 24 revestimento 18,7

Tabela 3: Trecho desgastado

Item q

Valor 208,7

Comparao 69,5% do valor dissipado pela resistncia.

Unidade W

Observaes Calculado definindo os dados do termopar como absolutos.

Temperatura termopar

revestimento

97 85 a 89 3 3 3

100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 104,7% comparado ao valor do termopar 100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 100% (valor absoluto) 71,6% do valor do paqumetro 100% (valor absoluto) 100% (valor

C C C mm mm mm mm mm mm mm mm

Valor calculado teoricamente. -

Temperatura ao termopar Temperatura o termocmera Espessura ao paqumetro Espessura ao termopar Espessura ao termocmera Espessura paqumetro Espessura termopar Espessura termocmera Espessura paqumetro Espessura

argamassa 6 argamassa 6 argamassa 4,3 revestimento 1 revestimento 1

Na Tabela 3 est apresentado um resumo dos dados do experimento para o trecho com desgaste. Nela possvel verificar que a espessura calculada da cermica 0 mm, e teoricamente o desgaste j alcanou a argamassa, reduzindo-a uma espessura de 4,3 mm. A espessura do revestimento medida com o paqumetro 1 mm. Essa diferena ocorreu pelo mesmo motivo apresentado referente a Tabela 2.

termopar Espessura termocmera revestimento 0

absoluto) mm Valor calculado teoricamente.

Tabela 4: Medio direta incerteza tipo A - trecho sem desg aste Item Medio 1 Medio 2 Medio 3 Medio 4 Medio 5 Valor esperado (x^) Varincia experimental (s(xi)) Varincia mdia (s(x^)) Desvio padro experimental da mdia, ou incerteza padro (u(xi)) Valor 82,95 82,95 82,95 84,5 84,25 83,52 0,617 0,1234 0,351

Com o objetivo de saber as incertezas dos valores de espessura alcanados nas Tabelas 2 e 3, foi calculado a incerteza de medio. Na Tabela 4 est registrado 5 medies de temperatura, retiradas do termograma apresentado na Figura 16, referente ao trecho sem desgaste.

Na tabela 5est registrado 5 medies de temperatura, retiradas do termograma apresentado na Figura 17, referente ao trecho com desgaste.

Como o objetivo calcular a espessura com base na temperatura medida, com base nas Tabelas 4 e 5, foi possvel calcular a incerteza de medio pelo mtodo GUM:

Item Medio 1 Medio 2 Medio 3 Medio 4 Medio 5 Valor esperado (x^) Varincia experimental (s(xi)) Varincia mdia (s(x^)) Desvio padro experimental da mdia, ou incerteza padro (u(xi))

Valor 89,65 90,6 91,4 88,5 89,2 89,87 1,312 0,2624 0,512

Clculo da incerteza de medio pelo mtodo GUM Item ci u(xi) uc veff Kp95% Up (m) Trecho com desgaste 0,00073 0,26 1,38*10^-7 4 2,87 0,001 Trecho sem desgaste 0,0013 0,12 2,0*10^-7 4 2,87 0,00128

CONCLUSES

A implementao da manuteno preditiva pode trazer resultados satisfatrios tanto para o processo produtivo como para a manuteno. Possuindo o apoio de tcnicas preditivas possvel mensurar de forma mais precisa e real a vida til do acessrio crtico da tubulao em questo. Conseguindo prever a real falha do revestimento interno, possvel no s programar a melhor data para a interveno, mas tambm economizar em componentes trocando-os nos momentos adequados. Uma limitao da tcnica o fato de no ser possvel realizar o ensaio para equipamentos cujos fluidos transportados esto temperatura ambiente, pois a temperatura que alcana o raio externo do tubo se iguala temperatura ambiente, e dessa forma no cria um gradiente trmico, requisito bsico para a gerao dos dados. Utilizando a tcnica de anlise qualitativa, usurio ir observar apenas o gradiente de temperatura que o equipamento est sujeito, sem uma preciso da temperatura superficial do mesmo. Dessa forma conseguir verificar o trecho de maior desgaste, e com uma periodicidade da manuteno ou a utilizao de uma outra tcnica preditiva, como ultrassom, ir prever a troca do equipamento. A contnua aplicao do mtodo ir treinar a observao do tcnico, que em um perodo de tempo aprimorar sua capacidade de tomada de deciso com base nos valor es alcanados nas imagens do termovisor. J a anlise quantitativa deve ser feita de forma mais criteriosa e estudada. No presente

trabalho foi realizado uma termografia ativa com o objetivo de criar um cenrio propcio e similar para teste do modelo matemtico. Em um caso na indstria, essa anlise dever levar e m considerao outros fatores como: - encontrar o coeficiente convectivo (h) do fluido, ou realizar uma aproximao para um fluido conhecido e realizar os clculos; - fazer diversos ensaios visando prever a espessura do desgaste, uma vez que no meio podem haver interferncias como calor do forno, sol etc, ou quantificar a quantidade de interferncias; - definir o coeficiente convectivo do ar com base em conveco natural ou forada, dependendo das caractersticas do ambiente onde o equipamento est inserido; - realizar o balano de energia atravs do modelo matemtico com a anlise de incerteza x tolerncia. Realizando uma inspeo peridica no equipamento, possvel calcular: a taxa de desgaste; projeo do desgaste; planejamento de troca do equipamento Como foi apresentado nas Tabelas 2 e 3, a temperatura medida pela termocmera ficou um pouco superior do que a temperatura medida pelo termopar. Para as condies estudadas, foram encontrados uma variao mxima de aproximadamente 40% na espessura do revestimento, comparando espessura terica e espessura real. Esse nmero demonstra que ainda necessrio um aprimoramento do ensaio e que pode ter havido falha na medio por contato. A importncia do teste e deste estudo fornecer uma ferramenta a mais para o engenheiro o u tcnico tomar a deciso mais acertada, ou seja, quanto maior o nmero de informaes, melhores decises sero feitas. Possuindo como base esse princpio, foi interessante verificar que apesar de ser percentualmente uma grande diferena, para a tomada de deciso a mesma no ir influenciar, como pode ser visto na Tabela 7:

Item Real trecho desgastado Terico trecho desgastado Real trecho sem desgaste Terico trecho sem desgaste

Espessura revestimento+argamassa (mm) 7 4,3 37 31,5

Deciso Planejar troca urgente pois j no h mais espessura de Em boas condies de us o. Monitorar o equipamento para descobrir a taxa de desgaste

Tabela 7: Anlise dos clculos para trechos com e sem desgaste

Para auxiliar na tomada de deciso, foi elaborado um critrio apresentando na Tabela 8, com o objetivo de padronizar a manuteno:
Tabela 8: Critrio de anlise da espessura do revestimento

Com os dados gerados pelo estudo, possvel criar a Tabela 9:

Espessura / situao 1 2 3 Medio trecho desgastado

2 3

1 0

1 1

1 2

1 3

1 4

1 5

1 6

1 7

1 8

1 9

2 0

2 1

2 2

2 3

2 4

2 5

2 6

2 7

2 8

2 9

3 0

3 1

3 2

Medio trecho sem desgaste

Tabela 9: Mtodo de tomada de deciso com base na espessura total (revestimento + argamassa)

Legenda: Azul: Medio Amarelo: Zona de dvida Pela Tabela 9 possvel verificar que apesar dos erros de medio e das incertezas envolvidas no processo, as decises a serem tomadas esto dentro da mesma faixa. Com esse estudo possvel verificar portanto, que a termografia pode ser uma tcnica muito til. Segue abaixo as vantagens e desvantagens para a anlise termogrfica: Vantagens Tomada de deciso com base em uma maior nmero de informaes; Anlise fcil e rpida, aps ter estabelecido os parmetros para os clculos; Todas as vantagens de uma tcnica preditiva; Planejamento de estoque e paradas.

Desvantagens - Dificuldade na definio do coeficiente convectivo do fluido; - Interferncias externas, como forno, sol, etc; - Para uma tubulao revestida no possvel saber previamente a espessura da argamassa; - Para uma tubulao com caixa de concreto, a geometria da pea totalmente desconhecida, dificultando e at impossibilitando o clculo; - O fluido transportado dever possuir temperatura acima da ambiente, para produzir o gradiente trmico na carcaa externa. Como sugestes para trabalhos futuros, apresenta-se: Estudo metrolgico rigoroso dos resultados alcanados atravs da anlise termogrfica;; Desenvolver um software para clculo e anlise de desgaste, indicando as incertezas inerentes ao processo; Definir mtodo para tratamento de casos com influencias externas, como incidncia solar, conveco forada ou radiao trmica externa ao sistema analisado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARAJO, Altobelli. Termoviso, aplicao da termografia na inspeo preditiva em tubulao revestida gera economia, In the mine, 2011 CIELO. Optical Techiques form Industrial Inspection , Academic Press, 1988

INCROPERA, DeWitt, Bergman e Lavine. Fundamentos de Transferncia de Calor e de Massa, LTC, 6 edio. LUBRICATION (TRIBOLOGY, EDUCATION AND RESEARCH), Departamento de Cincia e Educao da Inglaterra, 1966.

MOUBRAY, John. Reliability centred maintenance. 2 ed. Oxford: Butterworth Heinemann, 1997. PUJATTI, Fabrcio. Manuteno Mecnica Notas de aula, UFMG 2012

7 TAVARES, S. Desenvolvimento de uma metodologia para aplicao de ensaios trmicos no destrutivos na avaliao da integridade de obras de arte , 2006 8 TEIXEIRA, Guilherme. Confiabilidade metrolgica em termografia aplicada em sistemas eltricos, 2012

VILLANI, Paulo e Silvrio Jnior. Ensaios No destrutivos, 2012

10 GONALVES, Armando Albertazzi. Metrologia Parte I, 2004

ANEXO A

A.1 Exerccio acadmico para a disciplina Termografia Bsica Foi desenvolvido um exerccio acadmico para a disciplina Termografia bsica, com o objetivo de estudar a transferncia de calor a utilizao da termografia em um exemplo prtico na indstria.

ANEXO B
B.1 Relatrio de acompanhamento de desgaste atravs de termografia qualitativa, quantitativa de um tubo tricomposto, quantitativa para um tubo bicomposto, quanti tativa para uma parede plana tricomposta e qualitativa para uma parede plana bicomposta Relatrio qualitativo: Foi elaborado um modelo de relatrio que possvel de ser utilizado na indstria para acompanhamento de desgaste atravs de termografia qualitativa para um equipamento. Relatrios quantitativos: Para os vrios tipos de equipamento conforme listado, foi elaborada uma planilha que possibilita os clculos de transferncia de calor aps inserir os dados de entrada.

Vous aimerez peut-être aussi