Vous êtes sur la page 1sur 4

LGICAS SOCIALIZADORAS E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM NAS CLASSES POPULARES Deborah S Para outros textos acesse: aqueladeborah.wordpress.

com

O que pais e tutores esperam ao deixarem seus filhos e tutelados na escola? Que tipos de caractersticas desejam ressaltar, modificar, aperfeioar ou ainda, erradicar em comportamentos de crianas e jovens? Seriam essas as mesmas expectativas de professores? E o modo pelo qual docentes exercem sua autoridade vai de encontro com o modelo parental, ou, sobretudo, o tenciona? Verifica-se que quanto mais se tm acmulo de capital cultural (isso , maior familiaridade e apropriao da cultura legtima1) em uma famlia, maiores so as chances de seus membros corresponderem a expectativas de aprendizagem e atenderem a hexis corporal (corporificao do habitus2) exigida pela escola. Sobre isso, Thin (2006), ressalta:
[...] No , portanto, somente o capital cultural ou o capital escolar que esto em jogo; o conjunto das prticas socializadoras das famlias que esto implicadas nas relaes entre os pais e os professores, e essas prticas devem ser compreendidas por sua distncia do modo escolar de socializao, mais do que pelo capital escolar dos pais. Nossas pesquisas sobre as relaes entre famlias populares e escola [...] nos levaram a entender essas relaes naquilo em que elas so urdidas por dissonncias e tenses entre lgicas socializadoras divergentes, at mesmo contraditrias, e, finalmente, como o lugar de uma confrontao desigual entre dois modos de socializao: um escolar e dominante; o outro, popular e dominado.

Portanto, na medida em que educadores constatam indisciplina em seus alunos, julgam que exista uma suposta falta de comprometimento dos pais em acompanhar esse desenvolvimento, h uma associao de causa e efeito onde a culpa pela indisciplina recai sobre os pais que pouco se importam. Em verdade, o educar de pais das
1

Para Cuche (2002), a cultura histrica e se d na relao dos grupos sociais entre si. As culturas de diferentes grupos se encontram em maior ou menor posio de fora . Lembrando que nem o mais fraco est totalmente submetido, a dominncia cultural nunca total e definitivamente garantida. 2 Ato de um estrutura social ser incorporada pelos seus integrantes e naturalizada no modo de viver, sentir, agir. Nesse caso, um bom aluno aquele que sabe se portar de forma disciplinada.

camadas populares no vazio de sentido nem contraditrio, tal divergncia s existe quando comparada com a cultura escolar, suas prticas e seu modo especfico de gestionar o tempo. Em geral, pais das camadas populares esperam que seus filhos adentrem o universo letrado e tenham acesso a saberes que muitas vezes no tiveram na prpria trajetria escolar. Porm, isso significa admitir em alguma medida seu insucesso enquanto aluno, a inabilidade para esse exerccio intelectual e at mesmo, envergonharse do modo brutalizado de exercer a autoridade ao agredir fisicamente os filhos. Conforme Thin:
Alm do fato de que a ao fsica corresponde mais inteno de interromper rapidamente o ato repreensvel, seria preciso levar em conta tudo aquilo que os castigos corporais implicam em relao ao corpo das classes populares, que devem sua existncia no plano econmico sua fora fsica de trabalho.

Assim, o modo escolar de socializao (baseado em sujeitos auto-regulados sem a necessidade de interveno constante), colide diretamente com os modos de socializao no mbito familiar (baseado em sujeitos repreendidos pela vigia e interveno constante). Para a classe trabalhadora, o tempo do lazer no associado a prticas educativas, mas, ao descanso do tempo do trabalho. Dessa forma, as atividades ldicas ou interpretadas como demasiadamente abstratas, parecem de pouca aplicao na vida cotidiana (como aulas de Artes, Filosofia e Histria); e vistas com menor relevncia se comparadas a Portugus e Matemtica, ferramentas para o mercado de trabalho (ler, escrever, contar). A importncia de exercer um ofcio fundamental para a valorizao de toda identidade de classe. Embora esse grupo especfico tenha cincia de sua posio desfavorvel socialmente, reafirmar-se como um trabalhador motivo de orgulho, conforme Sarti (1996) atravs do trabalho, ento, que demonstram no serem apenas pobres. Ao lado da negatividade contida a noo de ser pobre, a noo de ser trabalhador d ao pobre uma dimenso positiva (p.66-67). Em 2005, Paixo pesquisou o significado da escolarizao para um grupo de catadoras de um lixo no RJ, apontando alm dos embates econmicos, entraves simblicos. Em geral, essas mulheres so a principal fonte de renda da famlia e aprendem o ofcio acompanhando familiares que exerciam essa ocupao, sua renda varivel e com o benefcio de um horrio de trabalho mais flexvel quando comparado aos empregos

formais nos quais j atuaram (domsticas, babs e faxineiras), com rendimento mensal igual ou superior. Queixam-se da representao negativa na mdia e reclamavam para si o reconhecimento de sua funo como labor digno, valor esse, de extrema importncia na afirmao da identidade. As que aprenderam a escrever o prprio nome sentem-se aliviadas de escapar da violncia simblica que assinar documentos com a marca do polegar, sentiam-se limitadas no ambiente escolar e no raro, apanhavam por no atender expectativas disciplinares e de aprendizagem. Esperam que seus filhos aprendam na escola um comportamento polido e ocupem cargos de maior prestigio social, tal desejo de ascenso para a prole realista: Se desejariam filhos doutores, mdicos, advogados? Certamente, mas sabem que esse anseio dificilmente se concretizar. Precipitadamente, a falta de ambio escolar pode ser vista como desinteresse, no entanto, essas mes mobilizam-se dentro do possvel para que seu destino social e o sentimento de inferioridade no atravessem as geraes seguintes, como explicitado na palavra de uma entrevistada no quer os filhos burros como a me (Paixo p. 162). Muitas constituram famlia precocemente e valorizam a maternidade como smbolo de estatuto de maioridade. Seu lazer reservado aos domingos e entre os programas preferidos est assistir TV, receber visitas e ir igreja, visto como um lugar alegre e evidentemente, repleto de exortaes: Ensinam como lidar com a famlia, para quem tem esposo, como lidar com o marido; so umas coisas, assim... legal! s vezes, engraadas tambm (41 anos, dois filhos, 4 srie do ensino fundamental). Segundo Giddens, a alta modernidade conta com sistemas especializados, trata-se de um conjunto de especialistas que dizem como devemos nos comportar e agir em diferentes espaos da vida: Psiclogos, Nutricionistas e livros de auto-ajuda, por exemplo. Entrementes, a igreja e seus lderes cumprem o papel de orientar e instruir seus fiis no campo afetivo, civil, moral e espiritual, alm de reforarem a importncia do trabalho para uma vida mais prspera. A dificuldade em vislumbrar um futuro que transcenda tais condies materiais, sociais e econmicas no estreiteza de raciocnio, antes disso, o pragmatismo da sobrevivncia no cotidiano.

Referncias Bibliogrficas: CUCHE, D. CAP. 5 Hierarquias sociais e hierarquias culturais; CAP 6. Cultura e identidade. A noo de cultura nas cincias sociais. Bauru, EDUSC, 2002. GIDDENS, A. Apresentao; Os contornos da Alta modernidade. Modernidade e identidade, Rio de Janeiro, Jorge Zahar. Ed, 2002 PAIXO, L.P.Socializao na escola IN: PAIXO, L.P. & ZAGO, N (org.) Sociologia da Educao: Pesquisa e realidade brasileira. Petrpolis. Editora Vozes, 2007. SARTI, C.A. A famlia como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. Campinas: Autores Associados, 1996. PAIXO, L.P.Significado da escolarizao para um grupo de catadoras de um lixo. Cad. Pesquisa. [online]. 2005, vol.35, n.124, pp. 141-170.

http://www.scielo.br/pdf/cp/v35n124/a0835124.pdfAcessado em 31 de Maro de 2013 THIN, D. Para uma anlise das relaes entre famlias populares e escola: Confrontao entre lgicas socializadoras. In: Revista Brasileira de Educao, vol. 11, n. 32, maioago. 2006

Vous aimerez peut-être aussi