Vous êtes sur la page 1sur 26

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

45

Captulo 7 gua superficial, Hidrgrafa e o Processo de Runoff Introduo a Hidrologia de Florestas A. guas superficiais. Pequena frao da gua total que constitui boa parte da gua utilizvel pelo homem. Vrios campos do conhecimento tratam da gua na superfcie em funo de seu uso como Engenharia Hidrulica, Engenharia Sanitria, Limnologia, Engenharia Agrcola, etc. Medio da gua superficial consiste basicamente de: (1) medio da profundidade e rea de escoamento de rios, canais e reservatrios, e (2) medio de vazo em rios, reservatrios e pequenos canais. 1. Nvel de gua. A forma mais simples de se medir vazo num canal medir a altura (nvel) acima de uma determinada referncia. Normalmente as palavras cheias (dentro do curso dgua) e inundao (transbordamento) esto relacionadas ao nvel dgua atingido. Estacas pintadas ou escalas verticais (vistas a partir de pontes ou bancos de areia) podem ser usadas para medir o nvel. As vezes, o nvel mximo deixa marcas que permitem sua identificao. Estimativas de altura de inundaes recentes podem muitas vezes serem obtidas de marcas em pontes e rvores (sobretudo nas partes contra corrente). Galhos finos e arbustos no so confiveis porque sua altura poder variar sob efeito das correntes. Instrumentos baseados em mecanismo de relojoaria so usados para registrar o nvel dgua ao longo do tempo. Os mais recentes usam mecanismos de converso analgico-digital de forma que o nvel gravado em grficos e posteriormente transferidos para fitas magnticas. O nvel dgua, ou carga hidrulica (h) parte da informao necessria para calcular a vazo (Q) de um curso dgua em volume por unidades de tempo (L3T-1). 2. Hidrgrafa , (ou Hidrograma), a representao grfica da variao da vazo (Q) ou da carga (h) ao longo do tempo (minutos, horas, dias). Da anlise das hidrgrafas computa-se volume total, distribuio sazonal de vazo, fluxo dirio, fluxo de pico, fluxo mnimo e a freqncia de vrios fluxos crticos. A figura 7.1 abaixo mostra uma hidrgrafa de uma pequena bacia produzida por uma chuva de 4 horas. Entretanto, poucas hidrgrafas so de forma to regular. 3. Os componentes de fluxo variam com a intensidade e durao dos eventos de chuva e com a umidade antecedente. A separao entre fluxo de base (escoamento bsico) e escoamento superficial direto depende do julgamento do hidrlogo (que arbitrrio porque a fonte de gua no revelada na hidrgrafa). A resposta hidrolgica refere-re a forma como o escoamento superficial responde chuva que o produziu. Uma maneira de express-la quantitativamente e dividir a vazo pela chuva:

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

46

Centro de massa da chuva Tempo de retardamento da bacia

Chuva (cm/hr)

Vazo de pico

Tempo de subida
desc ida

Vazo (m3/min)

ida

sub

Fluxo superficial

nte ntecede Fluxo a

ra fa a hidrg d o a e separ ria) Linha d (arbitr


Fluxo de base Tempo (horas) Recesso de gua subterrnea

Figura 7.1. Diagrama definindo os termos de uma hidrgrafa associada a um evento de chuva de 4 horas. Re sposta Hidrolgica = Qs Pg _______ Re sposta mdia R = Qs Pg Chuvas menores que 25,4 mm produzem poucos danos de forma que em geral a resposta hidrolgica mdia computado apenas para chuvas superiores a 25,2 mm. A figura 7.2 mostra que, dentro de uma bacia, a resposta mdia varia dentro de limites fisiogrficos. Na mdia, no leste dos USA, a resposta mdia 0,20, isto , em torno de 20% de uma chuva tpica transforma-se em escoamento superficial. A resposta varia com a declividade, textura e profundidade do solo, e a ocorrncia de camadas de impedimento. A resposta hidrolgica controlada mais pela geologia que pelo uso da terra. Podem ocorrer flutuaes diurnas na vazo de rios (sobretudo os pequenos) em funo da evapotranspirao pela vegetao riparia. 4. Medida de vazo. Bernoulli demonstrou que o fluxo volumtrico em canais dado por: Q = AV unidades: L3T-1 [7.1] No simples de se medir velocidade mdia num curso dgua. A velocidade mxima na superfcie no meio do canal e no fundo do rio a velocidade nula devido a frico. O raio

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

47

Resposta hidrolgica

________ Qs Pg = R ( Pg 25mm)

Limite fisiogrfico

Figura 7.2. Exemplo de como a resposta hidrolgica varia com os limites fisiogrficos de uma bacia hidrulico de um rio definido como a razo entre a seco transversal (A) e o permetro de contato com a gua no fundo do rio (permetro molhado, Wp). A r= [7.2] Wp Raio hidrulico e declividade definem a capacidade de um canal aberto de conduzir gua em diferentes estgios. Canais de fundo muito irregular (maior permetro molhado) freqentemente requerem maior rea transversal A que canais lisos em forma de U, para a mesma vazo Q. As velocidades maiores (em torno de 6 m/s) so medidas em grandes rios prximo de sua foz. A velocidade mdia de cursos de montanha menor que 0,5 m/s. Mtodos de medida. Para um fluxo constante (steady state), escolhe-se uma parte reta do rio de 20 a 30 m na qual o fluxo pode ser considerado uniforme, isto , a seco de fluxo a montante e a jusante igual quela que queremos medir. A figura 7.3 mostra como Q e h

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

48

____

so relacionados num canal estvel. O produto AV aumenta medida que o nvel se eleva e decresce medida que o nvel diminui, de forma que h um nico valor de Q para cada h. A Figura 7.4 mostra um medidor de velocidade (medidor de corrente) adaptado para pequenos cursos dgua em que um molinete d a velocidade local da gua atravs da medida do nmero de rotaes da hlice. A seco normalmente dividida em 10 subseces e a velocidade medida de acordo com a regra 0,2 + 0,8 da profundidade (para seces mais profundas que 0,3 m) ou 0,6 da profundidade para seces menos profundas que 0,3 m (ver Figura 7.3).
Profundidade

V na superfcie V a 0.2 profundidade V a 0.6 profundidade V a 0.8 profundidade

( L1 )(d1 )(V1 ) = Q1 ( L2 )(d 2 )(V2 ) = Q2 ( Ln )(d n )(Vn ) = Qn soma = Q


__ __

__

__

V0.2 + V0.8 V0.6 2


regular

Boa aproximao

Figura 7.3. Diagrama mostrando o fluxo em um canal e como e a aproximao usada na sua medida.

Figura 7.4. Medio da velocidade da corrente usando molinete. Exemplo: Determinar a vazo Q do curso dgua usando os dados abaixo:

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

49

Distncia Profundidade (m) (m) 2,0 0 2,4 0,5 4,0 1,0 6,0 1,4 7,0 0,4 7,7 0 3 Q = 3,23 m /s

Medida a (da profundidade) 0,6 0,2 & 0,8 0,2 & 0,8 0,6 -

Velocidade (m/s) 0,3 (1,0+0,2)/2 (1,3+0,4)/2 0,2 -

Seco transversal 0,6 1,8 2,1 0,5 -

Vazo (m3/s) 0,18 1,17 1,78 0,10 -

Considera-se uma boa medida por este mtodo se o erro estiver entre 5 e 10 %, e excelente se menor que 5%. Num riacho, um mtodo prtico (de preciso pobre com erros entre 20 e 25%) medir a velocidade de deslocamento de um galhinho no meio do riacho e multiplicar por 0,75 (regra) para se obter a velocidade mdia e medir a seo com uma trena. Integrao de descarga. Se o nvel medido de forma contnua (registro contnuo) tem-se a representao grfica da variao de h com o tempo, como na figura 7.5. Q medido para vrios valores de h produzindo uma curva de calibrao Q x h a partir da qual pode se gerar a hidrgrafa de vazo. Deposio e atrito no fundo faz com que a curva de calibrao precise ser atualizada freqentemente.
Registro de nvel Nvel h

tempo Hidrgrafa de vazo

Vazo Q

Nvel h

t =n 3 Q(t )dt = m de vazo por perodo t =0

Vazo Q

tempo

Figura 7.5. Computao da vazo por perodos de chuva ou por perodos de tempo a partir dos registros do nvel de gua e da curva de calibrao Q x h.

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

50

5. Estimativa de vazo por Manning-Chezy. Um mtodo amplamente usado para estimar vazo de rios, em particular pico de vazo a partir das marcas de cheia, a frmula de Manning-Chezy: 1 2 1 Q = Ar 3 s 2 [7.3] n Q a vazo em m3/s, A a seco transversal em m2, r o raio hidrulico em m, s o gradiente de declividade (adimensional ou m/m) e n o fator de rugosidade de Manning em unidades TL-1/3. Este fator varia de 0,02 em canais lisos a 0,15 para canais bastante rugosos com fundo cheio de razes e vegetao. Em geral estes valores so em encontrados em tabelas de manuais de Hidrulica. A frmula de Manning-Chezy no exata, mas produz resultados muito melhores que uma simples inspeo visual no local. Exemplo: Seja a declividade de um trecho do rio de 0,1 m em 10 m onde se deseja medir a vazo para um projeto conteno de enchentes. A seco de 1,5 m2 e o permetro molhado de 2 m. O fator n de 0,05 pelas caractersticas do canal (curvas acima e abaixo do trecho, fundo de pedras, alguns poos, pouca vegetao...). Para quantos m3/s o sistema de conteno deve ser projetado? Raio hidrulico r = A/Wp = 1,5 m2/ 2m = 0,75 m 2 1 1 Vazo Q = (1,5m 2 )(0,75m) 3 (0,1m / 10m) 2 = 2,48m 3 / s 0,05 6. Estaes de medio. Em experimentos hidrolgicos em que se necessita alta preciso na medida de vazo so construdas sees controladas para a medida de vazo, denominadas vertedouro, em que erros na relao Q x h so minimizados. A figura 7.6 mostra um vertedouro triangular de 90o. A partir de geometria simples v-se que: A = h 2 tan(90o / 2) ou seja: A=h2 [7.5] [7.4]

A partir de princpios de hidrulica, mostra-se que a velocidade mdia no vertedouro o produto de uma constante C pela raiz quadrada de h: _ V = Ch1 2 [7.6] de forma que Q dada por: Q = h 2Ch1 2 = Ch 5 2 Unidades: L3T-1 [7.7] A constante C inclui todos os efeitos de variao da velocidade ao passar pelo vertedouro. Para um vertedouro em 90o cuja cresta reta, a relao medida experimentalmente (Q em m3/s e h em m):

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

51

Q = 1,34h 2, 48

[7.8]

Sistema de dissipao Bacia de estabilizao

Abrigo de medio

Vertedouro 90
a roch

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

52

Registrador do nvel dgua

vertedouro

bia

h
Poo de estabilizao

dutos comunicantes
Figura 7.6. Vista de um vertedouro triangular tpico para medio precisa de vazo de pequenos cursos dgua. Para o vertedouro da microbacia experimental da Aracruz Celulose S.A., a equao dada por: Q = 0,0366h 2 ,52 em que Q em l/s e h em cm. 7. Registros de vazo. So sumrios editados de descarga de uma estao de medio em perodos de tempo de horas, dias, meses, estaes do ano. Ano gua (water-year) um calendrio diferente do ano juliano. Normalmente comea no inicio da esto chuvosa do ano.

B. Terminologia de Runoff. Runoff refere-se a todos os processos que culminam com fluxo no canal perene de 1a ordem de uma dada bacia. A palavra runoff no discrimina os vrios processos ou timing da gua coletada numa bacia, de forma que uma terminologia mais precisa deve ser usada para descrever os componentes do fluxo de gua no canal de drenagem.

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

53

1. Classificao dos componentes de fluxo. bvio que nem toda a precipitao escoa imediatamente para fora de uma dada bacia. Parte da gua escoa muito rapidamente, parte armazenada temporariamente e outra frao nunca escoa para fora sendo reevaporada para a atmosfera ou percolada para aqferos subterrneos profundos. Os seguintes termos so usados para classificar e descrever o processo complexo de runoff. Precipitao no canal (Cp) a frao da chuva que cai diretamente no canal de drenagem da bacia. Normalmente a rea recebendo Cp da ordem de 1 % da rea total da bacia, mas, em caso de perodos prolongados de chuva, a rea que recebe a chuva diretamente pode chegar a ser considervel devido a expanso do canal principal para dentro de canais intermitentes e efmeros da bacia. Escoamento lateral no solo (Rs) a frao da vazo derivada da precipitao que no infiltra na superfcie mineral do solo (correndo sobre a superfcie para o canal mais prximo sem infiltrao alguma). Escoamento superficial (Cp+Rs). A distino importante que escoamento superficial no infiltra. Escoamento subsuperficial (Ri). Refere-se a parte da vazo do canal que vem de fontes subsuperficiais, mas que atinge o canal to rapidamente que compe a hidrgrafa causada por dado evento de chuva. Existe uma incerteza na separao entre fluxo de base e fluxo subsuperficial, mas o maior componente da vazo derivada de chuva em reas de florestas comea com fluxo subsuperficial. Deflvio (Qs = Cp + Rs + Ri) o termo usado com maior freqncia em Hidrologia para descrever as caractersticas de produo de inundao de bacias hidrogrficas. Escoamento bsico (Rg) o efluxo de gua dos aqferos subterrneos (regularmente alimentados pela percolao de gua no regolito) para o canal. Em reas de floresta de terra firme e bem drenadas, aproximadamente 85% do volume de gua recebido pela drenagem escoamento bsico. No leste dos EUA, em torno de 70% escoamento bsico e 30% deflvio. Vazo do canal (Q) a taxa de descarga de um dado canal natural obtida numa estao de medio. a soma de todos os termos acima: Q = Cp + Rs + Ri + Rg [7.9]

Vazamento profundo de uma bacia (L) refere-se a perda de gua em falhas profundas (ou cavernas, rios subterrneos) no computadas em uma estao de medio da vazo de sada de gua da bacia. Fluxo abaixo do leito do canal (U) tambm fluxo no medido que ocorre em sedimentos de vales e material carreado e depositado no fundo.

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

54

Coleta de gua (WY) de uma bacia a gua total coletada num dado perodo de tempo. igual a diferena entre a precipitao total e a soma da evapotranspirao e da variao de armazenamento: WY = Pg Et S [7.10]

Em termos de componentes de fluxo, temos: WY = Q + U L [7.11]

Em bacias experimentais, o hidrlogo procura garantir que U e L sejam desprezveis (caso da microbacia experimental da ARACRUZ CELULOSE S.A.). Existem apenas 11 termos essenciais e consistentes na definio de hidrgrafas de pequenas bacias (ver Figura 7.1) Definidos a partir da hidrgrafa: Vazo, vazo de pico, fluxo antecedente, tempo de subida. Classificados a partir da hidrgrafa (classificao arbitrria): deflvio, durao do deflvio. Definidos por descrio do processo: escoamento superficial, escoamento lateral no solo, precipitao no canal ( o 1o a soma dos 2 ltimos e so separveis apenas mediante regras arbitrrias). Classificados por subtrao: Escoamento bsico = vazo deflvio; escoamento subsuperficial = deflvio escoamento superficial. No h operao grfica ou matemtica sobre a hidrgrafa que revele a fonte ou o caminho do deflvio. A mudana na vazo de um canal o resultado da integrao ou depleo dos vrios componentes de estocagem de gua na bacia. A figura 7.8 sugere a relao entre os vrios componentes de fluxo e os seus tempos de residncia (base em registros do leste dos EUA).

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

55

Precipitao mdia anual =100%

9%
gua no infiltrada
7% 1% 1%

91%

Evapotranspirao

gua infiltrada
60%

Precipitao no canal

1% 1%

Escoamento lateral no solo

21% 8%

Escoamento superficial Escoamento subsuperficial Escoamento bsico

minutos

horas

dias Tempo de residncia

semanas

meses

anos

Figura 7.8. Partio (em %) da precipitao anual de reas midas do leste dos EUA e sua relao com o tempo de residncia das componentes de vazo de sada. Escoamento superficial pode deixar microbacias em minutos enquanto escoamento bsico pode ser originado de gua armazenada no regolito durante anos. 2. Classificao dos componentes de armazenamento. Todos os componentes de vazo so pelo menos temporariamente armazenados na bacia Armazenamento por interceptao. a gua retida na parte area da vegetao (chega a 1,5 mm em florestas de conferas). Seu efeito no deflvio pequeno (ou desprezvel), exceto em situaes de chuva fraca quando a vegetao que cobre cursos dgua intercepta at 50% da precipitao de canal. Armazenamento por reteno na superfcie o filme fino de gua que molha a superfcie do solo antes de comear a ocorrer fluxo superficial (em geral menor que 0,5 mm). Apenas em situaes em que a velocidade da infiltrao muito baixa, que este termo significa uma subtrao significativa do deflvio. Quando a infiltrao maior que a precipitao, este termo no precisa ser levado em conta.

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

56

Armazenamento por deteno na superfcie a gua retida pela resistncia da superfcie (rugosidade) ao fluxo lateral (em declive), permitindo que a maior parte da gua se infiltre. Armazenamento por reteno na superfcie do solo de florestas a precipitao retida na liteira, hmus e matria orgnica em fermentao, que representa, em geral, uma perda por interceptao. Armazenamento por deteno na superfcie do solo de florestas representa uma reduo substancial no deflvio porque retm a maior parte de pancadas de chuva para infiltrao posterior. Este um dos maiores benefcios hidrolgicos da floresta (do ponto de vista da preveno de enchentes). Armazenamento em depresses a gua que fica empossada em depresses, terraos de conteno (curvas de nvel). Umidade do Solo pode ser separada em gua detida (pequenos perodos) e gua retida na manta de solo. Quando a zona de aerao profunda, o estoque de gua na manta de solo desempenha papel muito importante na quantificao e timing tanto de deflvio quanto de escoamento bsico. gua subterrnea pode permanecer na bacia durante anos, mas em zonas saturadas ao longo dos cursos dgua, pode descarregar rapidamente como vazo. Estoque do canal a gua contida no canal num dado instante, variando bastante durante e aps as chuvas, e seu efeito sobre a hidrgrafa de pontos a jusante dominante. Em resumo, dois conjuntos de fatores controlam a hidrgrafa de uma bacia: fatores fsicos (morfologia e propriedades fsicas dos solos) e meteorolgicos (total de chuva por evento, intensidade de chuva (cm/hr), durao da chuva (horas, dias, semanas), distribuio da chuva na bacia e temperatura (regies de alta latitude)). A figura abaixo mostra as hidrgrafas anuais de 2 rios de Michigam, EUA, submetidos a regimes similares de precipitao. O rio Manistee mostra hidrgrafa que varia pouco ao longo do ano, indicando que sua bacia tem grande capacidade de armazenamento em solos profundos e permeveis (com boa capacidade de infiltrao). O rio Salt apresenta hidrgrafa de respostas rpidas a precipitao, revelando baixa capacidade de reteno em solos rasos e impermeveis.

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

57

Vazo (m3/min/km2)

Rio Salt

Rio Manistee

Tempo (meses)

C. Hidrgrafa unitria. As relaes entre chuva e runoff direto para chuvas de distribuio uniforme e de intensidade constante sobre toda a bacia de drenagem so regidas por trs princpios fundamentais: 1) Para chuvas de iguais duraes, as duraes dos runoffs diretos so iguais; 2) Duas chuvas de mesma durao, mas com volumes escoados diferentes, resultam em hidrgrafas cujas ordenadas so proporcionais ao volume escoado, e 3) Considera-se que as precipitaes anteriores no influenciam a distribuio no tempo do runoff direto. Com base nisto L.K. Shermam publicou em 1932 um mtodo chamado Hidrgrafa unitria que uma ferramenta til na transformao de dados de chuva em dados de vazo. A hidrgrafa unitria de cada bacia representa a capacidade mdia da bacia de drenar a gua da chuva. Na definio de Sherman : Se uma chuva de um dia produz um runoff direto de 1 polegada, a hidrgrafa produzida por este evento a hidrgrafa unitria da bacia. A tabela abaixo e a figura 7.9 exemplificam como gerar um hidrgrafa unitria de 1 cm (chuva excedente, isto , no infiltrada), para uma bacia de 100 ha, em que um runoff direto de 1,5 cm foi gerado a partir de uma chuva de 6 cm durante 4 horas. V-se que a chuva excedente (no infiltrada) ocorreu entre 8h00 e 9h00. Subtrai-se escoamento bsico da vazo para gerar a hidrgrafa de runoff direto de 1,5 cm. A razo (1cm/1,5 cm) 0,667 usada como multiplicador para gerar a hidrgrafa unitria a cada hora (ltima coluna da tabela). O mtodo da hidrgrafa unitria til (como ferramenta de transformao de dados de chuva em vazo) por sua simplicidade de conceito e usado universalmente em projetos de engenharia (pontes, barragens, diques, canais), previso de cheias e mapeamento de vrzeas.

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

58

Tempo (a partir de t0) rea da bacia = 100 ha Volume unitrio = 100 m3 x 102 Runoff direto = 150 m3 x 102 Multiplicador = 100/150 = 0,667 7-8 8-9 9-10 10-11 11-12 12-13 13-14 14-15 15-16 16-17 17-18 18-19

Vazo real (m3/h x 102) 1,0 3,3 13,2 29,7 35,6 26,8 20,2 14,9 10,5 7,0 4,3 2,0

Escoamento bsico 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,7 1,8 1,9 2,0 -

Runoff direto

Ordenada da hidrgrafa unitria 0 1,5 8,0 18,9 22,8 16,9 12,4 8,8 5,8 3,4 1,5 0

0 2,2 12,0 28,4 34,2 23,3 18,6 13,2 8,7 5,1 2,3 0

Chuva total = 6 cm Chuva (cm/h) infiltrao

Chuva excedente = runoff direto =1.5 cm 4 horas

40 35 vazo (m3/hr x 102) 30 25 20 15 10 5 0 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 tempo (horas) a partir de t0

Vazo atual Hidrgrafa unitria

Figura 7.9. Exemplo de gerao da hidrgrafa unitria 1. Usando a hidrgrafa unitria. Previso de hidrgrafas complexas a partir da hidrgrafa unitria. Para prever a hidrgrafa de uma chuva (excedente de 2 cm), superpe-se a hidrgrafa unitria sobre ela mesma, e soma-se as vazes a cada hora. Para prever uma hidrgrafa de 1cm seguida por uma segunda com um atraso de 1h, superp-se as duas com defasagem de 1 h e soma-se como no caso

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

59

anterior. Se 0,5 cm de chuva efetiva ocorre na terceira hora, a ordenada desta hidrgrafa construda dividindo-se as da unitria por 2 e superpondo novamente com defasagem de 3 horas (e somando...). Ver figura abaixo.

2 cm em 1h
vazo (runoff direto)

1 cm + 1cm na 2 h +0.5 cm na 3h 1 cm + 1 cm defasado de 1h Hidrgrafa unitria 1 cm em 1 h

horas do inicio da chuva

2. Propagao de enchentes. uma tcnica usada para determinar o efeito do canal ou reservatrio na forma e movimento de uma hidrgrafa de enchente (ou deflvio). Na medida que o deflvio desloca-se rio abaixo, seu perodo de durao aumenta e a vazo de pico diminui. Consideremos o reservatrio de 1 ha da figura 7.10 , considerando que o mesmo est no seu nvel mximo, mas no perdendo gua pela seco de controle (nem ganhando). Queremos ver como o lago propaga um deflvio de 1 cm proveniente de uma bacia de 100 ha acima. A hidrgrafa de entrada portanto a hidrgrafa unitria da figura 7.9. A equao de propagao baseada na conservao da matria: Entrada = sada + mudana de estoque A entrada (I) o influxo mdio na entrada do lago, e a sada (O) a taxa mdia de fluxo pela seco de controle e a mudana de estoque o ganho ou perda de gua pelo lago. Neste exemplo o intervalo de propagao de 1 h, e os subscritos 1 e 2 referem-se ao incio e fim do intervalo. Assim: I1 + I 2 O1 + O2 = + ( S 2 S1 ) 2 2 [7.12]

No momento em que a enchente chega no lago, sabe-se que: I1 = O1 = S1 = 0 e tambm que I2 ser o fluxo dado pela hidrgrafa unitria ao final da 1a hora (4 m3/h, s 9h00, figura 7.9). Re-arranjando 7.12 de forma que as variveis conhecidas fiquem esquerda e as desconhecidas direita, segue:

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

60

I1 I 2 O O + + S1 1 = S 2 + 2 2 2 2 2
I S

[7.13]
Seco de controle
O

Estoque inicial

Estoque (m3/h x 102)


0

10

20

30

40

50

12
ue

10 Sada do lago (m3/h x 102)


d Sa a . vs e

q sto

20 30 40 50 3 2 (S+O/2) em m /h x 10 Figura 7.10. Diagrama da curva sada versus estoque desenvolvido para um lago de 1 ha com determinada capacidade hidrulica do canal de sada (seco de controle).
A equao 7.13 aparece novamente na tabela de computao da figura 7.11. Entretanto, uma equao com duas incgnitas(S2 e O2) no tem soluo, a menos que uma outra equao relacione O e S no lago (equao nica para cada lago e hidrulica do sistema de (seco de) controle). Desta forma, cada linha da figura 7.11 computada para calcular a sada do lago ao final de cada hora. A soluo as 8h00 d 2 m3/h x 102 para o valor (S+O/2). Entre no grfico da figura 7.10 (abcissa inferior) e obtenha a sada do

10

Sa d a

vs .

(S +O

/2 )

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

61

lago a partir da curva (S+O/2). A sada 1,4 m3/h x 102 que colocada na ltima coluna s 9h00. O valor 1,4 tambm O1 para a prxima iterao, de forma que 1,4/2 colocado na coluna O1/2 as 9h00. Conhecendo a sada as 9h00, o estoque atualizado (ler na escala superior, usando a curva sada-estoque). Encontramos o valor 1,0 m3 x 102. Entre este valor em S1 as 9h00, que ser o estoque inicial no incio da segunda iterao. Compute o novo (S+O/2) e continue at que toda enchente seja escoada. O pico cai pela metade e a durao do escoamento extende-se por aproximadamente 6 horas (neste exemplo). Hora Entrada (m3/hrx102) I1/2 I2/2 S1 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 1 0 4 13,5 22,3 20,3 14 10,4 7,3 4,5 2,3 1,4 0 0 0 0 0 0 0 0,0 2,0 6,8 11,2 10,2 7,0 5,2 3,7 2,3 1,2 0,7 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 2,0 6,8 11,2 10,2 7,0 5,2 3,7 2,3 1,2 0,7 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0 1 6,9 18,9 31,6 38,5 39,8 37,5 32,9 26,9 20,4 14 8,5 4,4 1,8 0,6 0,1 0 O1/2 (S2+O2/2) 0 0,7 2,2 3,8 4,9 5,4 5,6 5,4 5,1 4,5 3,9 3,2 2,4 1,6 0,9 0,3 0 0 2,0 9,1 22,6 36,4 43,9 45,3 43,1 38,0 31,2 24,3 17,2 10,8 6,1 2,8 0,9 0,3 0,1 0 Sada (m3/hrx102) 0 1,4 4,3 7,4 9,8 10,8 11,6 10,7 10,0 9,0 7,7 6,4 4,9 3,3 1,8 0,7 0,1 0,0

Figura 7.11a. Planilha de soluo da equao 7.13 de propagao da hidrgrafa unitria da figura 7.9 atravs do lago da figura 7.10.

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

62

Entrada (m3/hrx102) 25 vazo (m3/h x 102) 20 15 10 5 0 5 10 15 hora

Sada (m3/hrx102)

20

25

Figura 7.11b. Representao grfica das vazes de entrada e sada da figura 7.11a. Vse como o pico da enchente achatado e atrasado no tempo pelo estoque.

3. Curvas de runoff. Estimativas de chuva excedente (que no infiltra) so baseadas nas curvas de capacidade de infiltrao. A maioria dos tipos de solo classificada em quatro grupos do ponto de vista de capacidade de infiltrao: Grupo Hidrolgico do solo A B C D Capacidade de infiltrao Rpida Moderada Lenta Muito lenta

O grupo hidrolgico modificado pelo uso da terra (agricultura, pastagem, floresta); prticas de conservao e condio hidrolgica (classificada no campo como boa, regular ou pobre). Cada combinao de grupo de solo, uso da terra, condio hidrolgica e prtica de conservao, estar associada com uma curva de runoff (Q) em funo da chuva (P). As curvas de runoff so aproximaes baseadas na premissa de que o runoff direto apenas superficial. Nas curvas apresentadas abaixo S o potencial de infiltrao, de forma que se S=0 o runoff direto igual a P. Com base numa aproximao de que em geral 20% da infiltrao potencial sempre retida antes de qualquer escoamento superficial, desenvolveu-se a relao genrica abaixo: Q= ( P 0,2 S ) 2 P + 0,8S [7.15]

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

63

5 Runoff direto (pol) 4 3 2 1 No. da curva =


10 0
1000 10 + S

90

80

70 60 50 40 30

5 6 7 Precipitao (pol)

10

11

20

12

4. Outros mtodos de estimativa de runoff direto. A equao 7.15 usa apenas precipitao e capacidade de infiltrao como preditores de runoff. Na verdade existem pelo menos trs: entrada, estoque atual e capacidade de armazenamento, como mostra o modelo de vaso abaixo. Chuva a entrada, reteno e deteno representam o estoque atual e a profundidade e propriedades fsicas do regolito so indicadores da capacidade de armazenamento (refletida na resposta hidrolgica R da figura 7.2).
chuva

Capacidade de armazenamento

Estoque atual

5. Frmula ndice R. Hewlett at al. (1977) desenvolveram frmulas para estimativas (com a finalidade de planejamento) de runoff direto e vazo de pico para florestas do leste dos EUA, usando a resposta hidrolgica mdia da figura 7.2. Qs = 0,35 RPg Q p = 3,4 RPg
1,5

[7.16] [7.17]

1, 6

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

64

Qs em cm, Qp em m3/min/km2, R uma frao adimensional e Pg a precipitao total em cm. necessrio usar um fator sazonal de ajuste (multiplicador): AGO SET 1,0 1,0 OUT 1,1 NOV DEZ 1,2 1,3 JAN 1,4 FEV 1,5 MAR ABR 1,5 1,4 MAI 1,3 JUN 1,2 JUL 1,1

Uma condio de aplicao da frmula 7.16 que Qs no pode ser maior que Pg. Diferenciando 7.16, verifica-se que quando Pg atinge 3,6/R2, qualquer chuva suplementar torna-se runoff, o que no problema a menos que Pg seja maior que 30 cm e R maior que 0,35, como mostra a tabela abaixo: Quando R = 0,10 Limite de Pg 360 (cm) = 0,15 160 0,20 90 0,25 58 0,30 40 0,35 30 0,40 23 0,45 18 0,50 14

Por exemplo, se R=0,45, qualquer chuva acima de 18 cm vai diretamente para runoff pois a capacidade de armazenamento foi atingida (o vaso do modelo est cheio). Exemplo: Quantos m3 de gua so adicionados num lago de 1 ha na sada de uma bacia de 100 ha de Piedmeont, USA (R=0,16), se uma chuva de 25 cm ocorre em maro? Qs = 0,35(0,16)251,5 = 7 cm Aplicando o ajuste: 1,5 x 7 cm = 10,5 cm de runoff direto 10 cm x 0,01 m/cm x 100 ha x 10000m2/ha = 10500 m3 (adicionados ao lago). Qual a vazo de pico em m3/min/km2? Qp =3,4(0,16)261,.6 = 93,8 m3/min/km2 Como 100 ha = 1 km2, a descarga de pico 93,8 m3/min. D. Processo de runoff. necessrio entender os processos relacionados a superfcie fonte (source area). 1. O conceito de superfcie fonte. Este conceito (Hewlett and Dilbert, 1967) tem como o princpio o fato de que nem runoff direto ou escoamento bsico so produzidos uniformemente na superfcie (ou subsuperfcie) de toda a bacia. Na verdade, o fluxo de gua num canal de drenagem resultado dos processos dinmicos que ocorrem numa rea fonte que encolhe e expande. Um exemplo o padro de uma rede dendrtica da figura 7.12 abaixo.

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

65

ra Solo

so

t0

t1

t2

t3

Figura 7.12. Este exemplo mostra como a vazo aumenta enquanto a rea de contribuio se estende para dentro de brejos, solos rasos e canais efmeros. O processo se reverte quando a vazo diminui. Neste exemplo, a superfcie contribuindo para o fluxo de drenagem varia de 1% do total em eventos de chuva reduzida at 50% em condies de tempestade pesada.

2. Fontes de fluxo de gua. Se o regolito de uma bacia de drenagem profundo para suportar cobertura vegetal por perodos de seca prolongados, praticamente toda a chuva infiltra a superfcie do solo antes de atingir um curso dgua (perene, intermitente ou efmero). A capacidade (dinmica) de armazenamento da manta de solo (porosidade e profundidade) que vai determinar se a gua vai alimentar o escoamento bsico, sai via evapotranspirao ou emerge rapidamente para tornar-se runoff direto. A capacidade de armazenamento limitada quando o solo se aproxima da saturao ou quando existem camadas de baixa condutividade prximo a superfcie). A exceo de solos rasos, apenas chuvas de grande intensidade excedem a capacidade de armazenamento de bacias de florestas. Escoamento subsuperficial. A precipitao no canal (Cp) a primeira fonte de escoamento (subida na hidrgrafa de sada). Se a chuva continua, em poucos minutos a hidrgrafa sobe em funo da expanso de reas que contribuem para o escoamento subsuperficial por 1) deslocamento da gua armazenada nos bancos dos canais e filtradas em reas permeveis, e 2) fluxo direto de chuva nova pelos poros grandes dos bancos em expanso. Escoamento sobre a superfcie que se desenvolve a partir de rochas relativamente impermeveis, estradas e superfcies adjacentes drenagem podem ser classificados como expanso do canal. Na figura 7.13 (adiante) mostrado o efeito relativo de uma chuva pesada a medida que aumenta a distncia (em rampa) do curso dgua. A chuva no topo da elevao contribui muito pouco ou quase nada na hidrgrafa, ainda que a gua percolada comea a deslocar gua estocada encosta abaixo, que vai alimentar o escoamento bsico e evapotranspirao nas semanas e meses

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

66

seguintes. Como para o escoamento bsico, a parte baixa da encosta recebe gua das reas acima continuamente; o solo prximo ao curso dgua sempre estar mais mido que o solo acima no comeo de um evento de chuva.
Chuva provocando runoff

Chuva nova ltima chuva

saturado

Chuva nova ltima chuva

Figura 7.13. Uma seco transversal idealizada de fluxo numa bacia, mostrando a superfcie fonte varivel de contribuio para a vazo (runoff direto) e a fonte de escoamento bsico defasado. Expanso do canal. Se a chuva continua, a capacidade do solo de transferir gua para a drenagem ultrapassada e a gua emerge na superfcie (mais rio acima e encosta acima), de forma que canais efmeros e intermitentes acrescentam no comprimento do canal de forma que o comprimento total pode chegar a 10 ou 20 vezes o tamanho original. A expanso pode abranger rapidamente reas de solo raso e superfcies de solo nu (ou superfcies compactadas). A expanso excepcionalmente rpida do sistema de canais d a impresso de que enchentes so principalmente escoamento superficial (sem infiltrao) o que raramente o caso fora de cidades e de campos cultivados. Declives menores apenas mudam a contribuio relativa das vrias fontes, mas no a sua natureza. 3. Fontes de escoamento bsico. Em climas midos, qualquer parte do regolito capaz de armazenar gua contribui para o escoamento bsico ao longo do tempo. A gua infiltrada normalmente maior que a evapotranspirao; assim durante perodos midos as fontes dinmicas de escoamento bsico se expandem e se encolhem durante perodos secos. Em climas secos, a precipitao temporariamente

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

67

armazenada at ser evaporada, contribuindo muito pouco para escoamento bsico. Em reas semi-ridas, o escoamento bsico decresce rapidamente, porque as reas fontes so quase sempre limitadas aos canais intermitentes e seus bancos. Em terreno acidentado, aqferos estreitos ao longo do canal servem ao mesmo tempo como um canal de capacidade de estoque limitada e como um condutor que alimenta o escoamento bsico. A maior parte da gua que passa por esta estreita zona saturada vem do armazenamento na zona de aerao, onde a gua encontra-se retida em potenciais entre 5 e 200 cm. Embora a drenagem em solos no saturados seja muito lenta, volumes grandes de solo (abaixo da zona de influncia de razes, i.e. evapotranspirao) fornecem gua para a drenagem durante meses ou anos, sem que haja nova recarga. Em terrenos planos com lenis freticos extensos e prximos superfcie do solo, a maior parte do escoamento bsico vem das camadas mais superficiais do aqfero, que emerge na superfcie em toda a bacia em resposta precipitao. Em ambos os terrenos, uma porcentagem maior da chuva que cai na proximidade dos canais ser escoada como escoamento bsico, em comparao chuva que cai nas proximidades dos divisores de gua (que ser infiltrada e evaporada ao longo de seu maior tempo de residncia a caminho do canal). Do ponto de vista qualidade da gua, sero determinantes o tempo de residncia no regolito e o efeito concentrador da evaporao. Como um exemplo hipottico, a resposta em termos de exportao de nutrientes pelo escoamento bsico a doses pesadas de fertilizantes em dois pontos A e B da encosta de uma bacia pode ser representada pela figura abaixo. O fertilizante colocado no ponto B ser em grande parte retido pela bacia. A mineralizao da gua do solo nas proximidades dos divisores e a evapotranspirao tendem a concentrar minerais e nutrientes para baixo nas vertentes. Vazo, minerais, nutrientes, sedimentos e outros poluentes so derivados de reas fontes variveis. 4. Modelos computacionais de runoff. Modelos computacionais de produo de runoff so utilizados na simulao de runoff anual e na estimativa de freqncia e magnitude de picos e mnimas de vazo em rios, com muito poucos dados (ou dado algum) hidrolgicos. Os modelos de interesse em florestas so de dois tipos: 1) base em infiltrao, e 2) base no conceito de rea fonte varivel. Os modelos tradicionais de uso em engenharia so do tipo 1.

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

68

A
Concentrao no escoamento bsico

ha m Roc

Tempo em semanas ou meses

Modelos computacionais tradicionais usam chuva e um determinado nmero de variveis para simular escoamento superficial e propag-lo at certo ponto do curso dgua de interesse. A maioria usa um esquema de operao como a da figura 7.14. Uma pequena frao de escoamento subsuperficial parametrizada, mas as restries de expanso do canal do modelo foram uma participao muito mais importante do escoamento superficial (sem infiltrao). O regolito dividido arbitrariamente em duas camadas (uma camada superficial e outra profunda), para propiciar um armazenamento dinmico parcial na subsuperfcie. A aplicao principal deste tipo em engenharia. O escoamento superficial superestimado, mas as hidrgrafas so simuladas rapidamente e convenientemente para projetos de estrutura, previso de enchentes e mnimas, e para operar reservatrios complexos.

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

69

Modelos computacionais tradicionais


evapotranspirao precipitao interceptao reas impermeveis Rotina de infiltrao Escoamento superficial

Armazenamento camada superior Armazenamento camada inferior

Escoamento subsuperficial

Escoamento bsico Armazenamento lenol fretico

Escoamento no canal

Figura 7.14. Modelos computacionais tradicionais usados na simulao de vazo de canais de drenagem. Modelos de rea fonte varivel. Estes modelos procuram representar o caminho real, tempo de residncia e as fontes de gua, na sua rota para o canal de drenagem da bacia (Figura 7.15). Estes modelos so focados no movimento da gua subsuperficial (em detrimento de taxas de infiltrao), e no armazenamento corrente (umidade do solo) por profundidade e posio topogrfica. A maior parte do escoamento do canal vem da expanso e encolhimento da zona de saturao na base das encostas. A chuva vai para o compartimento de infiltrao, a menos que a camada superficial atinja a saturao, eliminando assim a tarefa quase impossvel de se estimar chuva excedente por modelos de infiltrao tericos. Uma boa estimativa de umidade do solo e sua distribuio topogrfica passam a ser crticos neste tipo de modelo. Informaes detalhadas sobre o regolito e suas propriedades fsicas so necessrias. O detalhe requerido neste tipo de modelo pode limitar sua aplicao em engenharia.

Introduo a Hidrologia de Florestas

Captulo 7 Joo Vianei Soares

70

evapotranspirao

precipitao interceptao reas impermeveis Escoamento superficial

infi ltra o

Rotina defluxo subsuperficial

Precipitao de canal

Zo n Fluxo subsuperficial de a var sa t i v ura o el


Escoamento bsico

Escoamento no canal Figura 7.15. Modelos computacionais baseados no conceito de rea fonte usados na simulao de vazo de canais de drenagem.

Vous aimerez peut-être aussi