Vous êtes sur la page 1sur 10

CRIMES AMBIENTAIS (Lei 9605/98)

Parte Geral (art.2 a 28) Parte Especial (art. 29 e seguintes).

RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA FSICA O diretor, o administrador, o membro de conselho e de rgo tcnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatrio de pessoa jurdica, respondero por crime ambiental, mediante os seguintes requisitos: a) Saiba da existncia do crime (tenha cincia da conduta criminosa). b) Possa agir para impedir o resultado. Obs. Sem esses 2 requisitos , ele no pode ser responsvel pela omisso , respondendo por responsabilidade penal objetiva sem dolo ou culpa. DENNCIA GENRICA (HC 86879 STF) aquela que inclui gerente, diretor, etc... Apenas por ele ostentar essa qualidade, mas no descreve qual foi a conduta criminosa dessa pessoa. No estabelece o mnimo vnculo entre o comportamento dessa pessoa e o crime. Ela INEPTA, deve ser rejeitada (pois impede o exerccio do contraditrio e ampla defesa). Obs. Denncia genrica diferente de denncia geral. (STJ RHC 24515 DF, RHC 22593 SP - 2008) Denncia Geral - Narra o fato com todas as suas circunstncias e o imputa indistintamente a todos os acusados (Matria de prova). Denncia Genrica - Denncia que no diz qual foi o comportamento criminoso praticado por um dos denunciados.

RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURDICA H 3 correntes, sendo que no h atualmente uma corrente majoritria. 1 Corrente Miguel Reale jr A CF 88 no prev a responsabilidade Penal da pessoa jurdica. 1 Argumento - A correta interpretao do art. 225 3 CF, leva a concluso de que no est prevista a responsabilidade penal da pessoa jurdica. 2 Argumento - O princpio da personalidade da pena (art. 5 XLV CF) impede a responsabilidade penal da pessoa jurdica. Pessoa Jurdica no pode cometer crimes (Societas Dellinquere non potest). Teoria da fico Jurdica (Savigny/Feuerbach) - As pessoa jurdicas so entes fictcios, irreais desprovidas de conscincia e vontade prprias, logo no podem cometer atos tipicamente humanos como as condutas criminosas. 1 Argumento - As pessoas jurdicas no tm capacidade de conduta, pois no tem vontade e finalidade, logo no atuam com dolo ou culpa. Portanto punir penalmente significa responsabilidade penal objetiva. E isso vedado no direito penal. 2 Argumento - Pessoas jurdicas no agem com culpabilidade. Logo no podem sofrer penas. 3 Argumento - As penas ainda que pudessem ser aplicadas as pessoas jurdicas, no cumprem nenhuma finalidade em relao s pessoas jurdicas. Pois so incapazes de assimilar uma sano penal. Sob a perspectiva dessa corrente, o art. 225 3 CF, que prev a responsabilidade das pessoas jurdicas, uma norma constitucional no auto-aplicvel. Depende de regulamentao infraconstitucional. A criao de uma teoria do crime da pena e de institutos processuais prprios e compatveis com a natureza fictcias das pessoas jurdicas.

2 Corrente Rogrio Grecco, LFG, Delmanto, Zaffaroni

3 Corrente Paulo Machado, Herman Benjamin, Damsio, Srgio Schecaira

As pessoas jurdicas cometem crimes (Societas Delinquere Potest). Teoria da Realidade ou Personalidade Real de OTTO GIERKE - Pessoas jurdicas so entes reais, com capacidade e vontade prprias, distintas das pessoas fsicas que as compem. Logo elas podem cometer crimes e sofrer penas. Quanto culpabilidade, essas pessoas sofrem a culpabilidade social - STJ (culpa coletiva). A empresa seria um centro autnomo de emanaes de decises, logo podendo sofrer responsabilidade penal. O art. 225 3 CF, prev a responsabilidade penal da pessoa jurdica, e o art. 3 da lei ambiental tambm prev a responsabilidade penal. - No ocorre violao ao princpio da personalidade da pena, porque a responsabilidade penal recai sobre o autor do crime que a pessoa jurdica.

DA APLICAO DA PENA

Para imposio e gradao da penalidade, a autoridade competente observar: I - a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infrao e suas conseqncias para a sade pblica e para o meio ambiente; II - os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislao de interesse ambiental; III - a situao econmica do infrator, no caso de multa. As penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as privativas de liberdade quando: I - tratar-se de crime culposo ou for aplicada a pena privativa de liberdade inferior a quatro anos; II - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias do crime indicarem que a substituio seja suficiente para efeitos de reprovao e preveno do crime. Pargrafo nico. As penas restritivas de direitos a que se refere este artigo tero a mesma durao da pena privativa de liberdade substituda. Atenuam a PENA
I - baixo grau de instruo ou escolaridade do agente; II - arrependimento do infrator, manifestado pela espontnea reparao do dano, ou limitao significativa da degradao ambiental causada; III - comunicao prvia pelo agente do perigo iminente de degradao ambiental; IV - colaborao com os agentes encarregados da vigilncia e do controle ambiental.

Agravam a PENA, quando no constituem ou qualificam o crime:


I - reincidncia nos crimes de natureza ambiental; II - ter o agente cometido a infrao: a) para obter vantagem pecuniria; b) coagindo outrem para a execuo material da infrao; c) afetando ou expondo a perigo, de maneira grave, a sade pblica ou o meio ambiente; d) concorrendo para danos propriedade alheia; e) atingindo reas de unidades de conservao ou reas sujeitas, por ato do Poder Pblico, a regime especial de uso; f) atingindo reas urbanas ou quaisquer assentamentos humanos; g) em perodo de defeso fauna; h) em domingos ou feriados; i) noite; n) mediante fraude ou abuso de confiana; o) mediante abuso do direito de licena, permisso ou autorizao ambiental; p) no interesse de pessoa jurdica mantida, total ou parcialmente, por verbas pblicas ou beneficiada por incentivos fiscais; q) atingindo espcies ameaadas, listadas em relatrios oficiais das autoridades competentes; r) facilitada por funcionrio pblico no exerccio de suas funes.

j) em pocas de seca ou inundaes;

l) no interior do espao territorial especialmente protegido; m) com o emprego de mtodos cruis para abate ou captura de animais;

REQUISITOS LEGAIS PARA RESPONSABILIDADE PENAL - Deciso de representante legal ou do rgo colegiado da pessoa jurdica. + - Infrao praticada no interesse ou benefcio da pessoa jurdica.

Jurisprudncia - O STF ainda no se manifestou. O STJ admite a responsabilidade penal da pessoa jurdica, desde que junto com as pessoas fsicas responsveis pela infrao (No admitem denncia isolada - RESP 889528 SC-2008). Sistema da Dupla Imputao ou Imputaes Paralelas (art 3 nico, Lei ambiental) - Pelo mesmo crime podem ser denunciadas pessoa jurdica e pessoa fsica ou s pessoa fsica. (Responsabilidade Penal por Emprstimo) Obs. Responsabilidade penal da pessoa jurdica em crimes culposos - Prevalece a admisso da responsabilidade penal da pessoa jurdica, inclusive em crimes culposos. Desde que haja uma deciso culposa do seu representante legal ou rgo colegiado e um nexo causal entre a deciso e o resultado culposo. Ex. Gerente da empresa para diminuir custos, no instala um aparelho adequado para escoamento dos poluentes. Isso causa um acidente que polui o rio. RESPONSABILIDADE PENAL DE PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PBLICO Nem a CF, nem a lei ambiental especificam qual a pessoa jurdica que pode ser punida, logo h 2 correntes: 1- Pessoa Jurdica de direito pblico pode ser responsabilizada penalmente, pois se no h previso nem na CF e nem na lei ambiental, logo no cabe ao intrprete distinguir (Nucci, Paulo Machado, LFG). 2 - No possvel responsabilidade penal de pessoa Jurdica de direito pblico, pois o Estado no pode punir a si mesmo, pois j tem o monoplio do direito pblico. (Ligeiramente Prevalente na doutrina) - As 2 penas possveis de serem aplicadas as pessoas jurdicas, so inviveis em relao as pessoa jurdicas de direito pblico (Multa e restritiva de direito). A multa recairia sobre os prprios cidados e as penas restritivas de direito so inteis, pois j funo do poder pblico prestar servios sociais (Milaret, Gilberto Freitas). Obs. No possvel aplicar a desconsiderao da pessoa jurdica para efeitos de responsabilidade penal, tendo em vista o princpio da intranscendncia da responsabilidade penal (art. 5 XLV CF).

TEORIA DA PENA NOS CRIMES AMBIENTAIS O juiz aplica a pena em 3 etapas: 1- Juiz fixa a quantidade da pena, utilizando o critrio trifsico.

Gravidade do Fato Antecedentes Ambientais (Bom ou Mau) Pena Base (art. 6, Lei Motivos da Infrao Situao Econmica do infrator (se Multa) ambiental e 59 CP, Conseqncias para a sade supletivamente) pblica e meio ambiente Atenuantes A reparao do dano seja antes ou depois do recebimento da denuncia SEMPRE Agravantes e Atenuantes genricas (art. 14 e 15 lei ATENUANTE nos crimes ambientais. ambiental) - Colaborar com as autoridades (Delao premiada Ambiental). Agravante Reincidncia (somente se for especfica em crime Ambiental). Obs. A reincidncia especfica, no exige que seja crime da lei ambiental. Tem que ser de

natureza ambiental. Aplica as causas de aumento e diminuio de pena (lei ambiental e CP). Ex. Tentativa 2- Fixa o regime inicial de cumprimento dessa pena. - Somente se o condenado for pessoa fsica. - Aplica-se inteiramente o cdigo penal. 3- Verifica a possibilidade de substituio por restritiva de direitos ou concesso de sursis. - Somente se for pessoa fsica. Requisitos L.Ambiental C.Penal 1- Crime Culposo ou Doloso (pena 1- Crime Culposo ou Doloso (pena igual ou inferior a 4 anos) inferior a 4 anos) 2- Idem 2 - Circunstncias judiciais Favorveis. 3- Sem violncia ou grave ameaa a pessoa. Restritivas Obs. Na lei ambiental, as penas de direitos restritivas de direito tem 2 4 - No reincidente em crime doloso das pessoas caractersticas (autonomia e fsicas substitutividade - art 7 caput). Obs. A restritiva de direitos tem a mesma durao da pena de priso substituda (P.nico do art.7). Exceto a pena de interdio temporria de direitos. Espcies de 1- prestao de servios 1- 46 2 restritivas comunidade (art.9). Em locais de direitos ambientais 2- 47, I a IV 2 - Interdio temporria de direitos (art 10). 5 anos nos crimes dolosos e 3 anos nos crimes culposos. 3- No existe. 3- Suspenso parcial ou total de atividades (art. 11) - Quando em desacordo com as normas penais 4- art.45, p 1. As vitima ou sucessores. 4- Prestao Pecuniria (art.12) - 1 a 360 salrios mnimos vtima Obs. Se o beneficirio aceitar, essa prestao em dinheiro pode ser substituda por prestao de outra natureza (servios, material de construo). 5 - Recolhimento Domiciliar -

5 - Limitao de fim de semana (recolher durante 5 hs por fim de semana em casa do albergado)

Obs. A prestao pecuniria se no for paga PODE SER CONVERTIDA em PRISO (S no pode a MULTA). Porque espcie de pena restritiva de direitos.

L.A 1 - Multa. 2 - Restritivas de direitos. 3 - Prestao de servios a comunidade. Restritivas de direitos das pessoas Jurdicas Obs. As penas restritivas de direitos das pessoas jurdicas no so substitutivas de priso, so penas principais. Obs. As penas restritivas de direitos das pessoas jurdicas no tm a mesma durao da pena de priso, pois no as substituem. Espcies de restritivas A pena de proibio de contratar com o poder pblico ou receber subsdios, de direitos subvenes ou doaes tem a durao de at 10 anos, seja crime doloso ou culposo (art. 22 III e P 3).

SURSIS NOS CRIMES AMBIENTAIS SURSIS - Suspenso condicional da execuo da pena. CP Sursis Simples (77CP) Sursis Especial (78 p 2 CP) Sursis Etrio Sursis Humanitrio (77 P 2 CP) Condenaes at 2 anos LA Condenaes at 3 anos

Condenaes at 2 anos, fica Condenaes at 3 anos, fica sujeito a submetido as condies do art. 78 p 2, condies referentes proteo do a,b,c. meio ambiente. IGUAL

Obs. S tem direito ao SURSIS ESPECIAL quem fez reparao do dano (comprovada somente por laudo de reparao ambiental), salvo impossibilidade de faz-lo e tem circunstancias judiciais favorveis.

PENA DE MULTA NOS CRIMES AMBIENTAIS - A multa calculada de acordo com o cdigo penal (10 a 360 dias multa). E a cada dia multa aplicado o valor de 1/30 a 5 vezes o salrio mnimo. Esse valor ainda pode ser triplicado tendo em vista o valor da vantagem econmica auferida com o crime. Obs. No cdigo penal o juiz pode triplicar a pena mxima, mas levando em conta a situao econmica do infrator.

PERCIAS NOS CRIMES AMBIENTAIS E PROVA EMPRESTADA - A percia ambiental, alm de constatar a materialidade delitiva deve se possvel, fixar o valor do prejuzo causado pelo crime ambiental. Esse valor apontado no laudo serve para 2 coisas: 1 - Clculo de Fiana. 2 - Clculo da Multa Penal (Situao econmica do infrator + Valor do prejuzo causado pelo crime).

Prova Emprestada

Inqurito Processo Penal, instaurando-se o contraditrio (Diferido), ou seja, abrir vistas para as partes se Percia Civil manifestarem sobre os laudos. Ao Civil Obs. Se a percia pode ser feita novamente no processo penal, ela deve ser feita. Obs. A pericia feito na ao civil s pode ser emprestada ao processo penal, se as partes forem as mesmas, ou se a parte contra a qual ser utilizada a prova, tenha participado dela na ao civil.

SENTENA PENAL CONDENATRIA AMBIENTAL - No requisito obrigatrio da sentena. - Juiz tem que fixar valor mnimo (ttulo Lquido e Certo exigvel) - Em qualquer sentena condenatria o Juiz pode fixar valor de prejuzo na sentena. Obs. Quanto ao restante do valor do prejuzo, a sentena ser liquidada no juzo cvel. LIQUIDAO FORADA DA PESSOA JURDICA - Aplicvel exclusivamente pessoa jurdica. - Apenas pessoa jurdica que tenha como atividade principal a prtica de atividades criminosas ambientais. Ex. Madeireira clandestina. - Gera a extino da pessoa jurdica, pois todo o seu patrimnio ser considerado instrumento de crime e conseqentemente perdido para o Fundo Penitencirio Nacional. Aplicao da Liquidao - se essa sano pressupe EM sentena penal - O juiz penal no pode aplicar essa pena, se ela no foi expressamente requerida na denncia. Ela poder ser aplicada em uma ao prpria civil proposta pelo MP. CONFISCO DE INSTRUMENTOS DE CRIMES AMBIENTAIS Art. 91 II a CP Somente se o objeto, por si s, for ILCITO Art.25 p 4 Permite o confisco de qualquer instrumento de crime ambiental, seja LCITO ou ILCITO. Lei ambiental CAPEZ Obs. A jurisprudncia diz: o objeto s deve ser apreendido quando for usualmente utilizado na prtica de crime ambiental. (TRF 2 regio) Ex - Motosserra da madeireira clandestina.

INTERROGATRIO DA PESSOA JURDICA Nucci - Preposto ou gerente da empresa que tenha conhecimento do fato, aplicando-se por analogia o art. 843 p 1 da CLT. - A partir de 2003, o interrogatrio passou a ser um meio de defesa. O gestor da empresa que tenha interesse na defesa da PJ. - HC em favor de pessoa Jurdica - STF - No cabe HC em favor de pessoa jurdica (HC 92921 BA). A medida cabvel o MS. COMPETNCIA NOS CRIMES AMBIENTAIS STF/STJ - Regra geral de competncia Em regra, quem julga crime ambiental Justia Estadual. A Justia Federal s julga CA quando houver interesse direto e especifico da Unio. Se o interesse for indireto e genrico da Unio, ser Justia Estadual. Obs. A proteo do Meio Ambiente de competncia comum do MEUDF.

Obs. Se durante a ao, surgirem interesse da Unio que no havia no incio da ao, desloca-se a competncia para a Justia Federal. Ex. O crime foi cometido em Itaja - SC. Durante a ao essa rea foi incorporada ao parque nacional da serra de Itaja (Unio) - (STJ 88013 - Conflito de competncia). CRIMES COMETIDOS EM REAS FISCALIZADAS PELO IBAMA OU QUALQUER OUTRO RGO FEDERAL - O fato de a rea ser fiscalizada por rgo federal, por si s, no fixa a competncia da Unio. O interesse da Unio indireto e genrico. Aplicam-se tambm para crimes de preservao permanente e reas de cerrado. - Crime cometido em rio estadual, interestadual e mar territorial - Contraveno Ambiental que atinja interesse da Unio - Justia Estadual - Rio estadual - Justia Estadual, mesmo que tenha sido uma pesca ilegal com petrechos proibidos em decreto do poder federal (STJ). - Rio Interestadual e Mar territorial - So bens da Unio, ento ser Justia Federal. - Trfico Internacional de animais - Justia Federal.

CRIME DE LIBERAO ILEGAL DE OGM (TRANSGNICOS) NO MEIO AMBIENTE Art. 27 da lei 11105/05 - STJ decidiu que Justia Federal. AO PENAL NOS CRIMES AMBIENTAIS - Todos os crimes so de APP INCONDICIONADA. - Cabe ao privada subsidiria da pblica, se houver vtima determinada. TRANSAO PENAL - Somente poder ser formulada desde que tenha havido a prvia composio do dano ambiental, de que trata o art. 74 da mesma lei, salvo em caso de comprovada impossibilidade. requisito para o cabimento da TRANSAO. - Essa prvia composio de dano ambiental no significa a efetiva reparao do dano, mas o compromisso de reparar.

SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO Cabvel para todos os crimes com pena mnima no superior a 1 ano Segue a regra geral (Doutrina) - Scaranzzi Fernandes, Cezar Roberto Bittencourt, Delmanto... Lei 9099 art. 89 I Prazo mximo de 2 a 4 anos Lei 9605 art. 28 A extino da punibilidade se d por LAUDO DE CONSTATAO DE REPARAO DE DANO AMBIENTAL, salvo se o dano for irreparvel. Se no houve reparao completa, O juiz prorroga a suspenso do processo por mais 5 anos e suspende a prescrio. Ao fim dos 5 anos o juiz manda fazer novo laudo. 1- Se houve reparao , dar-se- a extino, 2- No houve reparao, o Juiz revoga a suspenso e retoma o processo, 3- Ou prorroga a suspenso por mais 5 anos. PRAZO MXIMO DA SUSPENSO - 14 ANOS (4 + 5 +5).

CRIMES AMBIENTAIS EM ESPCIE - No possvel a aplicao do princpio da insignificncia (TRF). - possvel o princpio da insignificncia (STJ).

Fauna - Conj. de animais - Todos os crimes contra a Fauna foram tacitamente revogados pela lei ambiental. terrestres e aquticos - Competncia para julgamento - Segue a regra geral. que vivem em uma determinada regio. - Bem Jurdico protegido - Somente a fauna silvestre. No protege animais domsticos ou domesticados. - Objeto Material - Espcimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria. - Condutas - Matar, perseguir, caar, apanhar e utilizar (inclusive em circo, quando no autorizado). - Consumao - Se d com a prtica de qualquer das condutas do tipo. - Tentativa - possvel. - Guarda Domstica e Perdo Judicial - Se no for considerada em extino, pode o juiz, considerando as circunstncias, deixar de aplicar a pena. Obs. So espcimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes s espcies nativas, migratrias e quaisquer outras, aquticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do territrio brasileiro, ou guas jurisdicionais brasileiras. Obs. Se o caador mata o animal com arma ilegal ser concurso material. Obs. Os moradores de reas rurais que necessitem da arma para caa de subsistncia, devem obter o porte de caador junto a PF (10826-03). Obs. A pena aumentada at o triplo, se o crime decorre do exerccio de caa profissional (Proibida no Brasil). Obs. No se aplica aos atos de pesca as disposies deste artigo. TRFICO INTERNACIONAL DE PELES E COUROS - S ser crime se exportar para o EXTERIOR. Objeto Material - Somente PELES e COUROS de anfbios e rpteis IN NATURA. Elemento Normativo - Sem autorizao da autoridade competente.

MAUS TRATOS CONTRAS ANIMAIS Condutas - Abuso (trabalhos excessivos), maus ratos, ferir e mutilar (Todos os animais). Brigas de galo, vaquejada e farra do boi - o STF declarou que so vedadas essas prticas. Rodeios - Se o RODEIO for realizado de acordo com a lei 10519/02 com as normas ser exerccio regular de direito. Obs. Para os efeitos desta Lei, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espcimes dos grupos dos peixes, crustceos, moluscos e vegetais hidrbios, suscetveis ou no de

aproveitamento econmico, ressalvadas as espcies ameaadas de extino, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora. Figuras equiparadas - art 34 par. nico. CAUSAS DE EXCLUDENTE DE ILICITUDE NOS CRIMES CONTRA A FAUNA I - em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua famlia; II - para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ao predatria ou destruidora de animais, desde que legal e expressamente autorizado pela autoridade competente; IV - por ser nocivo o animal, desde que assim caracterizado pelo rgo competente.

Flora a totalidade das espcies vegetais de uma determinada regio, sem qualquer expresso de importncia individual. Compreende tambm as algas e fitoplanctons marinhos flutuantes.

- Todos os crimes contra a Fauna foram tacitamente revogados pela lei ambiental. - Competncia para julgamento - Segue a regra geral. - Bem Jurdico protegido - Somente a fauna silvestre. No protege animais domsticos ou domesticados. - Objeto Material - Espcimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria. - Condutas - Matar, perseguir, caar, apanhar e utilizar (inclusive em circo, quando no autorizado). - Consumao - Se d com a prtica de qualquer das condutas do tipo. - Tentativa - possvel. - Guarda Domstica e Perdo Judicial - Se no for considerada em extino, pode o juiz, considerando as circunstncias, deixar de aplicar a pena. Obs. So espcimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes s espcies nativas, migratrias e quaisquer outras, aquticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do territrio brasileiro, ou guas jurisdicionais brasileiras. Obs. Se o caador mata o animal com arma ilegal ser concurso material. Obs. Os moradores de reas rurais que necessitem da arma para caa de subsistncia, devem obter o porte de caador junto a PF (10826-03). Obs. A pena aumentada at o triplo, se o crime decorre do exerccio de caa profissional (Proibida no Brasil). Obs. No se aplica aos atos de pesca as disposies deste artigo.

Floresta - Grandes extenses de terra coberta por ARVORE DE GRANDE PORTE, no incluem vegetaes rasteiras (RE783652 STJ). Floresta de Preservao Permanente - Espcie do gnero rea de preservao permanente. As florestas das nascentes de rios tambm so de preservao permanente e ainda as florestas situadas em reas indgenas. Florestas Artificiais - Produtos de reflorestamento - Podem ser declaradas como reas de preservao permanente. Obs. Cortar rvores em florestas de preservao permanente (sem permisso) configura crime. - O elemento subjetivo ser o DOLO e a CULPA.

INFRAES ADMINISTRATIVAS Art. 72. As infraes administrativas so punidas com as seguintes sanes, observado o disposto no art. 6: I - advertncia; VI - suspenso de venda e fabricao do produto; II - multa simples; VII - embargo de obra ou atividade; III - multa diria; VIII - demolio de obra; IV - apreenso dos animais, produtos e subprodutos da IX - suspenso parcial ou total de atividades; fauna e flora, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veculos de qualquer natureza utilizados na infrao; V - destruio ou inutilizao do produto; XI - restritiva de direitos.

Vous aimerez peut-être aussi