Vous êtes sur la page 1sur 38

VERA LUCIA DA SILVEIRA MARIANA CAROLINA BARCA SELMA CARNEIRO

A PRTICA DE CONTAO DE HISTRIAS; A EXPERIENCIA DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR.

GUARULHOS 2013

A PRTICA DE CONTAO DE HISTRIAS; A EXPERIENCIA DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR.

VERA LUCIA DA SILVEIRA MARIANA CAROLINA BARCA SELMA CARNEIRO

A PRTICA DE CONTAO DE HISTRIAS; A EXPERIENCIA DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR.

Trabalho de Concluso de Curso, apresentado Faculdades Guarulhos como parte dos requisitos para obteno do grau de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientao da Prof Ms. Maria do Carmo da Silva.

Guarulhos 2013 VERALUCIA DA SILVEIRA MARIANA CAROLINA BARCA SELMA CARNEIRO

A PRTICA DE CONTAO DE HISTRIAS ;A EXPERIENCIA DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR. Trabalho de Concluso de Curso, apresentado Faculdades Integradas de Cincias Humanas, Sade e Educao de Guarulhos, aprovado pela Banca Examinadora constituda pelos seguintes professores:

______________________________ Prof. Ms. Maria do Carmo da Silva Faculdades de Guarulhos Orientadora

Agradecimentos

Agradeo em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta Caminhada que me fez no desistir do meu sonho. Agradeo tambm ao meu esposo, Silvano Ferreira Gonalves, que de forma especial e carinhosa me deu fora e coragem, me apoiando nos momentos de dificuldades, quero agradecer tambm as minhas filhas, Talita e Taina, iluminaram de maneira especial os meus pensamentos me levando a buscar mais conhecimento se no fosse por elas eu no teria terminado este curso. E no deixando de agradecer de forma grata e grandiosa minhas colegas de grupo Selma Carneiro e Mariana C Barca ,que se tornaram amigas especiais sempre me ajudando e me apoiando nos momentos em que me sentia esgotada, nunca me esquecerei de vocs ,aos meus professores em especial Maria do Carmo minha orientadora, os professores de banca e aos profissionais que participaram desta pesquisa Carlos Sereno e a associao Viva e Deixe Viver.

Vera Lucia da Silveira

Mariana Carolina Barca

Agradeo em primeiro lugar a Deus por sempre estar comigo dando fora e coragem pra passar uma nova etapa da minha vida e no permitiu que desistisse desse sonho. Em segundo lugar minha famlia que sempre me dando apoio e incentivo ao longo do curso e com isso agradeo tambm minhas amigas Vera e Mariana que vem me ajudando com palavras de incentivo e apoio. Agradeo de forma muito especial ao projeto viva e deixe viver que um projeto feito com muita dedicao e e com prazer pelas crianas hospitalizadas. Em especial aos professores que passaram no inicio do curso at o final do curso e aos colegas de sala que fiz no decorrer desse 3 anos de dedicao

Selma Carneiro

SILVEIRA, Vera Lucia da; Carneiro, Selma; BARCA, Mariana Carolina A Pratica de contao de Histrias; A experincia do pedagogo no Hospital. Guarulhos, 2013. 38 F. Trabalho de Concluso de Curso ( Licenciatura em Pedagogia)- Faculdades Integradas de Cincias Humanas, Sade e Educao de Guarulhos.

Resumo O presente trabalho baseia-se na pratica de contao de histrias; A experincia do pedagogo no ambiente hospitalar iniciamos o nosso trabalho abordando o assunto Formao do pedagogo na pedagogia hospitalar, em um segundo momento; A contao de histrias no ambiente hospitalar, uma das praticas mais exercidas na sala de aula regular e o livro se torna um importante instrumento no processo de valorizao da leitura do livro. Neste trabalho consideramos a importncia dos contos e das historias para crianas doentes. Assim proporciona a oportunidade da criana fantasiar ,imaginar exercitando suas funes simblicas que podem ser momentos agradveis no terceiro momento, relatos e experincias de pedagogos no hospital a contao de histrias. .

Palavra chave: Contao de histrias, formao do pedagogo, pedagogia no escolar.

SILVEIRA, Vera Lucia da; Carneiro, Selma; BARCA, Mariana Carolina A Pratica de contao de Histrias; A experincia do pedagogo no Hospital. Guarulhos, 2013. 38F. Trabalho de Concluso de Curso ( Licenciatura em Pedagogia)- Faculdades Integradas de Cincias Humanas, Sade e Educao de Guarulhos.

Abstract

This work is based on the practice of storytelling; teacher's experience in the hospital began our work addressing the issue of teacher training in teaching hospital, in a second moment, the storytelling in the hospital environment, is one of practices exercised more in the regular classroom and the book becomes an important tool in the recovery process of reading the book. In this paper we consider the importance of tales and stories for sick children. Thus provides the opportunity for children fantasize, imagine exercising their symbolic functions that can be enjoyable moments in the third period, reports and experiences of educators in hospital storytelling. .

Key-word: Storytelling, teacher training, teaching school there.

SUMRIO

Introduo..10

Introduo

A pratica de contao de histrias no recinto hospitalar vem ganhando espao nos ltimos tempos, exigindo que o profissional esteja atento a diversas circunstancia. O trabalho pedaggico pode ganhar diferentes formas de aplicao so grandes os desafios do professor. Neste trabalho focalizaremos a contao de histrias dentro das classes hospitalares ou apenas no ambiente hospitalar. Descrevendo a importncia, e as contribuies da pedagogia na contao de histrias na rea hospitalar. Elaborando uma proposta ldica de como uma proposta de trabalho para crianas e adolescentes hospitalizados, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem e a reintegrao a escola aps a alta hospitalar. As histrias infantis, quando bem contadas exercem um grande fascnio nas crianas e permitem que elas sejam transportadas para um mundo de faz de conta no qual tudo pode acontecer. Este processo permite com que as crianas aflorem sua criatividade e possa desenvolver o gosto pela leitura, a aquisio de conhecimento ampliar seu vocabulrio.

1-FORMAO PEDAGGICA PARA O TRABALHO EM HOSPITAL A prtica do pedagogo na pedagogia hospitalar pode ocorrer em aes inseridas nos projetos e programas de cunho pedaggico e formativo nas unidades de informao; na sala de recreao do hospital, para crianas que necessitarem de estimulao essencial, com classe hospitalar de escolarizao para continuidade dos estudos. A prtica do pedagogo se dar atravs das variadas atividades ldicas e recreativas, como a arte de contar histrias, prticas so as estratgias da pedagogia hospitalar. O trabalho pedaggico pode ganhar diferentes formas de aplicao de estratgias e so grandes os desafios do professor. Neste trabalho focalizaremos a modalidade de contao de histrias no ambiente hospitalar.
Levanta discurses sobre os cursos de complementao pedaggica aponta indicativo para a formao do pedagogo cientista educacional que atue como gestor, pesquisador, coordenador de diversos projetos educativos, dentro e fora da escola: pressupondo a atuao em atividades de lazer, comunitrio em espaos pedaggicos nos hospitais e presdios na formao de pessoas dentro das empresas, que sabia organizar processos de formao de educadores de Ongs, que possam assessorar atividades pedaggicas nos diversos meios de comunicao como:

TV,radio,internet,quadrinhos, revistas , editoras, tornando mais pedaggicos campanhas sociais educativas sobre violncia, drogas, AIDS , dengue, que seja habilitado a criao e a elaborao de brinquedos, materiais de auto estudo, programas de educao a distancia ,que organize , e avalie e desenvolva pesquisa educacionais em diversos contextos sociais que planeje projetos culturais e a fins. (PIMENTAS 2001)

O professor como mediador do processo ensino aprendizagem ou deveria ser aquele que instiga que compartilha o conhecimento, que ensina e aprende junto com o aluno. Desta forma desfaz a viso tradicional de sua interveno, construindo uma ao pedaggica mais solidaria. Arosa(2007,p.75). O artigo 7 da Deliberao CEE 05|00 despe que o professor de classes hospitalares deve ter habilitao para a docncia como especializao adquirida conforme Lei de Diretrizes e bases 9394|96 como definido pela LDB a pedagogia hospitalar se enquadra- se como Educao Especial Dentro de um contexto hospitalar sendo assim para atuar nesta rea alm de sua formao em pedagogia deve conhecimento especifico para sua atuao.
O professor de uma classe hospitalar deve ser capaz de identificar e justificar variveis presentes neste contexto, e a partir da apreciar medidas

de humanizadoras que integram as atividades escolares com condio de internao de criana, explorando espaos e rotinas hospitalares compondo harmonicamente as tarefas escolares e o tratamento. (BARROS) 2007. O professor da classe hospitalar deve estar a tento as necessidades de aprendizado e a motivao de cada aluno diante das atividades propostas respeitar o tempo de cada aluno sem deixar estabelecer o compromisso descontrado estes objetivos de modo que a proposta seja concretizada. (BARROS,2007 P.265).

A pedagogia vem portanto como cincia para refletir e analisar a perspectiva da pratica educativa buscando diferentes alternativas para as aes do professor como agente transformao sua insero em vrios campos como pedagogia hospitalar, amplia e vislumbra outras formas de saber fazer, fortalecendo- a como cincia terica interfaciada entre a educao e a sade . Embora se entenda o professor articulador da prtica pedaggico como pea fundamental no espao escolar, este ainda visto como uma figura frgil pelo descrdito em relao a percepo que faz se si e de sua profisso, muitas das vezes desconhece a sua real funo, isso porque neste espao alm da docncia o professor tem tambm como competncia a funo de participar da gesto da

escola, ou seja alm de planejar e avaliar as atividades educativas necessita pensar a escola para alm dos prprios muros, seu objetivos de estudo e formao, e o fato educativo, interpretando, analisando, como fenmeno da realidade social. Tem-se surgindo novos campos de atuao para o pedagogo, prtica cada vez mais necessrias e importante para que haja a oportunizao da sequencia de

aprendizado escolar da criana internada ou em recuperao domiciliar. Os termos pedagogia hospitalar e classe hospitalar tem sido discutidos at aqui, numa proposta de aprendizado que vise a pensar na ao educativa no hospital como um processo de humanizao, promovendo a aprendizagem e ao educativa como processo de humanizao, promovendo a aprendizagem ao educativa como processo emancipador. O profissional pedagogo surge no momento atual neste sentido a formao do professor para a educao neste espao de suma

importncia , pois o pedagogo ser o mediador para restaurar laos da criana internada como o cotidiano escolar, intervindo para que estes tenham uma melhor internao social, valorizao suas aptides , respeitando os limites clinico de cada um .

Para MATOS E MUGIATTI (2008,p.26) O educador, o assistente social , o psiclogo e demais profissionais afins, devem buscar em si prprio o ser exemplo vivo dos seus

verdadeiro sentido de educar devem

ensinamentos e converter suas profisses numa atividade cooperadora do engrandecimento da vida.

As prticas de educao sade e uma quebra de paradigmas da modernidade em sua forma poltico social de pensar o homem e, mais especificamente de pensal na ordem planetria. Assim a educao se coloca como promotora desta ordem e alarga possibilidade adentrar de maneira participativa em outros espaos e acessar outros contedos que no apenas na escola. Essa mudana oportuniza acessar outros ambientes at em to no muito refletidos para a ao pedaggica educacional, a saber: priso, sanitrios, asilos, impressas, hospitais entre outros considerados no formais da educao por distanciarem-se das prticas especificas da escola.
Para MIARALET (1991,p.9) A pedagogia uma sobre as finalidades da educao e uma analise objetivo de suas condies de existncia e de funcionamento. Ela esta em relao direta com a prtica educativa que constitui-se seu campo de reflexo e analise sem todavia confundir-se com ela.

Dessa forma, o papel do pedagogo seja no hospital ou sem outro ambiente, e o de problematizador da prtica educativa, investigando-a sistematicamente e buscando encaminhamento em um processo coletivo. A prtica pedaggica no esta restrita apenasas escolas, esta apresenta-se em todas as praticas de uma sociedade, ao que reitera LIBANEO(2006,p.85): Pode se reconhecer na prtica social uma imensa variedade de prticas educativa, portanto uma diversidade pratica pedaggica. Em decorrncia pedagoga toda a pessoa que lida com algum tipo da prtica educativa relacionada ao mundo dos saberes e modos de ao no restrito das escolas A formao de educadores extrapola, pois a mbito escolar formal, abrangendo tambm as esferas mais amplas da educao no formal e formal. A prtica educativa no ambiente hospitalar vem ganhando espao nos ltimos anos, e com isso exigindo que o profissional esteja mais atento s diversas circunstncia. As crianas que tm a sade debilitada j se encontram fragilizadas pela prpria doena.

Quando internadas a situao se agrava, pois ficam longe dos amigos, da famlia e da escola. A interveno de profissionais da educao como professor ou psicopedagogo, seja atravs de projetos educacionais ou fazendo acompanhamento escolar, alm de possibilitar a aprendizagem, pode atender algumas das necessidades afetivas como a ateno, a aceitao, o afeto e o toque. No seria exagero, pois afirmar que a escola no o nico lugar onde acontece a educao afinal estamos cercados de espaos educativos onde as prticas pedaggicas se alastram para formao tecno-cientfica e estratgias de

aprendizagem disponveis as demais cincias. A pedagogia vem, portanto como a cincia que reflete e analisa a perspectiva prtica educativa, buscando diferentes alternativas para as diversas aes do professor como agente transformador. Sua imerso em vrios campos como o da pedagogia hospitalar.
Para BARROS (2007), a capacitao de pedagogos e professores para o trabalho em classe hospitalar parte de um princpio de reafirmao do carter multidisciplinar do campo de conhecimento, onde as prticas e os saberes so para a formao qualificada destes profissionais, servindo como contribuio no processo ensino e aprendizagem, ou seja que na maior parte das vezes sejam selecionados do quadro de professores em servios nas escolas das prefeituras ou nas escolas dos estados , candidatos que tenha interesse em trabalhar com crianas e adolescentes hospitalizados e que renam alguns pr-requisitos bsicos em geral, especializao em educao especial e| ou experincia no ensino fundamental. O professor precisa estar capacitados para lidar com as referencias

subjetivas das crianas ,deve ter destreza e discernimento para atuar com planos e programas abertos,mveis,mutuantes,constantemente

reorientados pela situao especial e individual de cada criana ou seja o aluno da escola hospitalar. (FONSECA, 2003 P. 26).

Como ressalta BARROS (2007, p.264) a formao profissional dos professores para atuao nas classes mantidas no espao hospitalar de suma importncia para uma qualidade de ensino. Observa-se que a falta de um treinamento mais consistente que prepara esses professores para o ingresso na realidade hospitalar, esclarecendo suas rotinas, dinmicas de funcionamento e especificidades dos quadros de adoecimento das crianas um fator que concorre negativamente para a permanncia desempenho satisfatrio desses professores. ou

A vivncia das crianas jovens no ambiente hospitalar interfere negativamente no processo hospitalar ensino- aprendizagem. Com isso o professor hospitalar precisa estar preparado compreender os procedimentos tcnicos, a forma de se reacionar com os alunos- pacientes, suas contingncias, diagnsticos, avaliao mdicoteraputica. Sobre esse aspecto, o professor precisa receber recursos, ser percebidos como parte da equipe multiprofissional a ser auxiliado na compreenso deste processo, para favorecer no apenas ao aluno segurana e continuidade sua aprendizagem, mas com eficcia na sua formao. O acompanhamento da criana ou adolescentes hospitalizados deve ser correspondido, favorecendo ao aluno o aprendizado dos contedos das sries que lhes correspondam.
Assim em prol do reconhecimento desta multidisciplinaridade se atualiza facilmente a partir da apreciao do elenco de algumas habilidades e competncias de um professor, esperadas para a atuao em classe hospitalar ( BARROS 2007,p.265).

2-A CONTAO DE HISTRIAS NO AMBIENTE HOSPITALAR.

Segundo ( ABRAMOVICH 1994) atravs da histria que se pode descobrir outro lugar, outros tempos, outros jeito de agir e de ser, outra tica, outra tica... Ler para uma criana um ato de generosidade e de responsabilidade do professor que ao emprestar a voz para que o autor fale as crianas, faz com que elas viagem no mundo da imaginao um momento de relaxamento, descontrao e equilbrio promove o bem estar emocional e o faz de conta A criana ao ouvir histria pode identificar com os personagens, pode criar um smbolo e se colocar no lugar do outro. Esse movimento psquico de transferir aspectos do objeto real ao objeto simblico muito importante ao desenvolvimento humano. Na teoria psicanalista as histrias, notadamente os contos de fadas, tm um lugar importante .Segundo FONSECA (2003),a dor, o medo, o mal estar , e a confiana so minimizados quando a criana tem a oportunidade de vivenciar a sala de aula no hospital. A contao de histrias um gnero oral importante para o desenvolvimento infantil e a literatura associadas a imagens tambm tem em relao a leitura de mundo, a construo de conhecimento prvios e ao estimulo para a leitura por prazer. Desse modo a criana far associaes relacionadas ao que ouviu ou leu no livro e interferncias relacionadas ao livro ou a sua realidade Ser capaz de recontar e dramatizar as histrias ou at mesmo fazendo a leitura dos desenhos com o dedo. O Referencial Curricular Nacional para Educao infantil de 1998,orienta a utilizao de histrias no processo educativo por se tratar de um poderoso instrumento de transformao e desenvolvimento da linguagem. A criana ao ouvir histrias ela pode se identificar com um dos personagens, pode criar um smbolo e se colocar no lugar do outro. Esse movimento importante ao desenvolvimento humano pode se construir elementos bsicos ao desenvolvimento das funes simblicas to importantes para a linguagem como para a prtica e a aprendizagem de modo geral. Para FREUD (1976) as fantasias decorrentes podem se relacionar ao desejo da criana modificar ao desejo da criana modificar a realidade a qual no lhe satisfatria.

Entre os pontos era uma vez, at foram felizes para sempre passando para um lugar bem distante, h falta de uma verdadeira noo de temporalidade porque a escuta se volta para o enredo sempre mgico;
Segundo BETTELHEM (1980) o conto representa a maior parte dos nossos desejos, de nossas angustias e dos mecanismos gerais do funcionamento da nossa psique, por isso seu uso da educao infantil de um modo geral revela-se precioso

Este trabalho apresenta uma experincia de contao de histrias para crianas internadas da associao Viva e Deixe Viver uma organizao da sociedade civil de interesse pblico OSAP- que conta com o apoio de voluntrios que se dedicam a contar histrias para crianas e adolescentes hospitalizados. O ato de contar histrias proporciona criana um momento de relaxamento, descontrao e equilbrio, promove o seu bem estar fsico , emocional, intelectual e social, e cria condies favorveis para sua melhora, o que pode tornar sua

recuperao mais fcil. Alm disso, contar histrias em ambiente hospitalar tem um importante papel ao fazer pedaggico para vincular a criana s atividades

escolares, uma vez que com frequncia essas crianas se afastam da escola.

3- Congresso Nacional de Educao EDUCERE


I SEMINARIO DE INTERNACIONAL DE REPRESENTAES SOCIAIS ,SUBJETIVIDADE E EDUCAO-SIRSSE PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN-CURITIBA 7 A 10 DE NOVEMBRO 2011.

Relato de professores: Experincia do pedagogo no hospital a contao de histria. Segundo o artigo X Congresso Nacional de Educao EDUCERE relata o que pensam trs professoras que atuam na classe hospitalar. A histria da professora Rosa O meu interesse pelo trabalho em classe hospitalar se deu durante o curso de Pedagogia, quando conheci uma colega que atuava em 2003, e encantava a todos, ao relatar suas experincias pedaggicas com meninos e meninas internadas. Antes de ser designada para este servio, fui (...) conhecer como era realizado o atendimento escolar em um espao to carregado de dor e tanta emoo. Ao observar a colega logo percebi que na classe hospitalar todo dia um novo dia. Assim que a professora chega verifica quem est internado, quem teve alta, quem faltou a aula no dia anterior e porqu. A aula comea com a organizao dos materiais didticos, verificao das condies de limpeza da sala e das fichas de cadastro dos alunos/pacientes, em seguida ocorre visita as enfermarias, e feito o convite as crianas e adolescentes para participarem da aula. Durante a visitao podem acontecer algumas surpresas, como a melhora de um aluno/paciente que recebeu atendimento escolar no leito e est mais disposto e manifesta o desejo de participar da aula. H algumas que resistem ao convite, pelo hbito de no frequentarem a escola quando esto adoentadas, mesmo que no haja nenhum impedimento. Notei que a resistncia maior das mes, muitas revelam que ida a escola ser um esforo a mais para seus filhos (...). Quando a resistncia quebrada, elas vo para a sala e logo descobrem que a capacidade de aprender de suas crianas no desaparece com a enfermidade, e, as motivam a produzir seus trabalhos para v-los expostos no mural da classe. Vale ressaltar que, aquelas que no acompanham o desenvolvimento educacional de seus filhos, com a experincia vivida na Escola no Hospital, entusiasmam-se e saem dispostos a dar mais ateno ao processo educativo destes.

Percebi que o contedo ensinando, segue o da Classe Regular, contudo com a cor e a luz da ludicidade, sem perder de vista a competncias e as habilidades, apesar do escasso material, a criatividade da educadora tornar tudo mais atraente. As temticas so trabalhadas com todos os alunos/pacientes desde a Educao Infantil at o ensino do segundo grau, as atividades propostas so adequadas conforme o nvel de dificuldades e idade de cada um, no final da aula, como no se tem certeza de quem estar presente no dia seguinte feita uma avaliao oral, as crianas em sua maioria demostram satisfao no que aprenderam, e as que permanecem por um perodo mais longo do sugesto para novos aprendizados. A professora usa o tempo pedaggico, aproveitando-o ao mximo para que a aprendizagem seja significativa e prazerosa, percebi que h flexibilidade (...), nessa modalidade de ensino. Vivenciar todo esse conhecimento durante a observao da classe hospitalar foi gratificante, ver que a educao pode estar presente nas situaes mais inusitadas, sendo capaz de alterar sentimentos de pnico, tristeza, distanciamento, dores fsicas que esto presentes no ambiente hospitalar, para dar sensibilidade, e o acolhimento, a escuta, o dilogo, a ao olhar respeitoso para com as diferenas das crianas em processo de adoecimento. Em 2004, comecei atuar como professora de classe hospitalar e reflito que a prxis pedaggica dentro e fora do espao hospitalar, desde o planejamento de ensino, a dinmica da sala de aula, a avaliao e o objetivo a atingir, at o encontro de todos os dias com os alunos/pacientes, a minha presena neste contexto, (...) percebo que tudo isso requer que o professor seja um interventor pedaggico apto a oportunizar aprendizagens, mesmo distante das paredes da escola, o que me fortalece na construo de novos saberes. (...) Noto o quanto esta se distncia e se aproxima desse novo lugar de atuao pedaggica, (...) sou mediadora entre as crianas e seus acompanhantes com os objetos e pessoas desse espao, estimulando o pensamento e a comunicao muitas vezes bloqueadas pelo sofrimento, e pela desinformao (...). A despeito da pouca experincia que tenho no ensino da educao especial pelas lacunas em minha formao e ainda, realizada num espao clnico desafiador, principalmente, para algum que foi regente de turma de terceira e quarta sries e classes de alfabetizao de jovens e adultos, no entanto vontade de acertar imensa.

Atuar numa classe to especial como a classe hospitalar, fez-me compreender que no basta ter uma boa formao profissional e conhecimento na rea, imprescindvel ter autocontrole emocional, sensibilidade e , sobretudo compreenso para com as reais necessidades desta clientela. Ao chegar ao hospital todos os dias deparo-me com o cortejo de crianas a minha espera, saem correndo das enfermarias para receber-me com sorrisos, e com a saudao a pr chegou. Nessa manifestao de carinho, posso entender que as condies psicolgicas e afetivas contribuem de algum modo para melhoria da doena (...). A escolha dos procedimentos de ensino uma ao delicada no processo de planejamento, (...) que cada feito uma atividade diferente, a rotatividade do hospital, exige que se tenha uma diversidade de trabalhos que iniciem e terminem no mesmo turno. No hospital, a aprendizagem significava est em conhecer o desvelar o contexto em que a criana se situa, a valorizando seus desejos, suas fantasias e suas aes, quase sempre desprezadas num processo de internao. A histria da professora Mariana Atuava numa escola da rede municipal do Salvador, quando uma colega do curso de Pedagogia, tambm professora da rede, que trabalhava em Classe Hospitalar, convidou-me para visita-la. Achei a proposta de levar a educao ao hospital interessante, e apaixonei-me, pensando na possibilidade de trabalhar naquele local. Porm, o programa responsvel pela classe no estava selecionando professores naquela ocasio. Pouco tempo depois, surgiu uma vaga (...). Fui indicada e aps ser entrevistada, observei (...), por uma semana, uma classe em outra unidade hospitalar. Ao ver a dinmica de sua aula fiquei encantada por aquela forma de fazer educao. A classe, durante aquele sete dias, constituiu-se de aproximadamente vinte alunos por dia, com sries e nveis cognitivos diferenciados dentro das modalidades de ensino da Educao Infantil e Ensino Fundamental. A metodologia do ensino era pautada na perspectiva Scio-Construtivista que concebe o desenvolvimento humano partir de sua origem social e de suas interaes com meio. O trabalho pedaggico era desenvolvido a partir de projetos; a cada projeto era escolhido um tema gerador que poderia ser sugerido ou conversado com os alunos; procurava-se realizar vivncias que desenvolvessem imagens intuitivas, sentimentos, percepo e emoes. O trabalho em classe era desenvolvido a partir das experincias trazidas pelos alunos.

As peculiaridades do funcionamento da classe, inicialmente pouco compreendidas por mim, foram sendo esclarecidas pela educadora. A composio da turma variava de acordo com o nmero de internao e o tipo de patologia. Os alunos com traumas ortopdicos graves e os que estavam se recuperando de um quadro cirrgico recente, no podendo ir para a sala de aula recebiam atendimento de outra professora. Os registros das aulas eram feitos diariamente pela regente que descrevia numa ficha (espcie de dirio), como foram s prelees, as participaes de cada educando nas atividades propostas e sugeridas, suas conquistas, retrocessos dentre outros aspectos relevantes. As anotaes realizadas eram utilizadas para relato das professoras para facilitar na elaborao de um relatrio feito quinzenalmente para cada aluno-paciente, especificando contedos, suas dificuldades e avanos. Inicialmente tinha medo em no conseguir estabelecer uma linguagem (...) sem melindres, mediante os quadros patolgicos das crianas e adolescentes. (...) Para isso, tive que aprender a enxerg-las com um olhar que demonstrasse a solidariedade perante um quadro de sofrimento, entretanto sem apiedar-me, pois isso poderia fazer com que eu as julgasse incapaz e de algum modo, transmitir esta impresso para as crianas. Como em qualquer sala de aula, as diferenas cognitivas eram grandes , cabendo a mim considerar o desempenho individua, a bagagem cultural e as diversidades culturais apresentadas. Particularmente o que me encantou naquele novo contexto, foi como se apresenta grade curricular do ensino e a flexibilizao na seleo dos contedos (...). So relevantes e considerados primordiais os conhecimentos que os alunos apresentam, nada imposto, embora o acordo seja imprescindvel para estabelecer a programao das tarefas propostas no dia a dia. O que me amedrontava, era o fato da classe hospitalar ser uma caixa de surpresa. A todo o momento recebia alunos novos e ao mesmo tempo poderia no mais encontra-los no dia posterior. O silncio algo to comum nas enfermarias de um hospital que o ato de cantarolar e brincar e brincar permitia dar voz as pessoas inseridas ali, propagando um pouco de alegria ao ambiente estigmatizado como sombrio. Atividades ldicas permitem aos pacientes e acompanhantes aliviarem o estresse, o cansao fsico e emocional provocado pela impessoalidade do contexto; fato que gera sentimentos de abandono, isolamento, tristeza dentre outros.

Considerando esses sentimentos, o ser professor neste cenrio (...) apresenta muitas facetas: pedaggica, afetiva social, psicolgica entre outras. Porm nenhuma dessas to regular quanto o da disponibilidade de servir e estar para com o outro. A histria da professora Vera Para falar da experincia vivenciada por mim e do que me constituiu como professora, importante recordar o trajeto percorrido at chegar no hospital. Penso que, o caminho traado pelo educador determinante para suas aes, metodologias e prticas (...). Minha itinerncia pedaggica comea em uma cidade do interior como professora municipal numa classe multisseriada. Quando me deparei com o hospital a primeira coisa que pensei foi: que faria eu nesse lugar? Talvez atrapalhasse a dinmica com jogos e brincadeiras. Sentia-me intrusa naquele ambiente, apesar da acolhida calorosa e da insero na equipe multidisciplinar de atendimento do hospital. Quais atividades deveriam ser realizadas? Para quem? Como? O que as crianas gostariam de aprender nesta escola? A verdade que no sabamos por onde comear. Quem indicaria o caminho que deveramos percorrer? Qual formao para exercer esta funo? No sabia que fazer...Passamos uma semana observando a rotina e inserindo simultaneamente atividades ldico-recreativas que determinaram os diversos caminhos para se pensar a escola. Primeiro era necessrio situar-se no contexto das diferenas. Partindo dessa perspectiva, e da dinmica j observada, pude verificar nas relaes estabelecidas entre os atores daquele espao (profissionais de sade, pacientes, responsveis e funcionrios), que exerciam um papel preponderante no cuidado e na ateno com a criana. Cativada pelo processo de humanizao, direcionei meu olhar para as possibilidades do fazer pedaggico naquele ambiente cercado de vida. Meio tmida ia convidando-as a participarem das atividades de contao de histrias, envolvendo-as de maneira particular em brincadeiras cantadas e jogos falados (passa anel, baratinha, lagarta pintada, melancia etc.) (...) Mensurava o tempo para dar conta dos dois segmentos Educao Infantil e Educao Fundamental. O espao da escola estava demarcado pelas representaes imaginrias daqueles sujeitos, e mais precisamente das relaes interpessoais que a transformaram em

espao rela em funo dos significados atribudos aos novos acontecimentos ali vivenciados. De certo que um ambiente pedaggico se instala onde tem fascnio e inventividade porque somos capazes e instigados (...) a inovar, criar e recriar situaes. No cheguei ao hospital com um olhar ingnuo sobre a educao. Um pretenso entusiasmo diria um encantamento quase potico me contagiou. Mas, quem faz educao com o corao enxerga o outro. No era mais possvel olhar para aquelas crianas sem refletir as condies de sua sade e educao. O que espera do professor um aluno no hospital? Compaixo, compreenso ou cumplicidade? As discusses e curiosidades determinavam a proposta metodolgica do projeto pedaggico, que no ano seguinte envolvia a todos em torno de uma temtica central indicada pelos alunos e organizada atravs dos pressupostos tericos da Pedagogia de Projetos; esta permite ao educando buscar respostas para seus questionamentos e descobrir que tem capacidade para desenvolver suas habilidades intelectivas, alm de perceber que seus conhecimentos prvios servem de suporte para aquisio de outros saberes. A capacidade adaptativa apresentada pelas crianas era (e ) algo impressionante. No incio, assustadas, estranham tudo no ambiente, reclamavam da comida, do lugar onde vo dormir, como vo tomar banho e da roupa que vestiro; est claro que a maneira como nos vestimos interfere em nossa postura pessoal. Ser professor numa sociedade que no mais acredita na educao principalmente na escola pblica, no muito fcil.

A experincia de cada dia contar com novos alunos e a surpresa de no mais encontra-los no outro; a disposio para realizar muitas tarefas e a predisposio de no fazer nada; o sorriso logo cedo e o choro de mais tarde; ausncia do interesse pelas coisas e pelas pessoas so situaes compreendidas como variveis que devem ser respeitadas e compreendida pelo professor na escola do hospital, o que seria pouco observado se estivesse dentro de uma sala de aula na escola regular. Muitas coisas foram se revelando, principalmente em relao formao e ao preparo do professor para lidar com as diversas situaes da hospitalizao. O impacto deste aprendizado contribuiu para analisarmos os referenciais de nossa

prtica, da poltica pedaggica e sua adequao, sinalizando a importncia da qualidade do acolhimento s crianas no ambiente hospitalar. Hoje, este cenrio faz parte do meu caminhar, das minhas aes e reflexes. As circunstncias que o envolve, apresentam adversidades, contrastes entre a dor e a alegria. A questo que se coloca na poltica da educao das criana e adolescentes hospitalizados que, primeiro, a atuao do pedagogo no hospital precisa ultrapassar a experincia escolar e atingir nveis diferenciados de educao como prtica social; segundo, ter a sensibilidade de respeitar o sofrimento, o medo, a ansiedade, a agressividade, a depresso, alm de lhe dar a oportunidade de expressar-se, estabelecer comunicaes, isso lhe d a certeza da continuidade da vida, e terceiro, colocar-se a disposio na escuta desses excludos, nas narrativas de suas histrias, incluindo-os numa sociedade participativa, em um mundo mais humanizado. A educao para o afeto o desafio posto para este novo milnio.

Pesquisa de campo A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevista ,semi estruturada, onze questes abertas. Esclarecemos que a identidade do entrevistado foi mantida, pois contamos com autorizao prvia. A entrevista foi gravada e transcrita pelas pesquisadoras preservando o discurso do entrevistado. A seguir entrevista na integra. Entrevista com o contador de histrias Carlos Sereno da Associao Viva e Deixe Viver. http://www.alltv.com.br/video/1509/que-historia-e-essa Sou um contador de histria do Viva e sou um oficineiro que trabalho em free Lance. 1-O senhor particularmente trabalha em quais hospitais? R: Eu trabalho no hospital principal de Santo Andr e fao dois trabalhos l. Um de contar histrias e a contao de histria funciona da seguinte forma: O contador vai uma vez por semana no hospital que ele escolheu no horrio que ele escolheu e atua durante uma hora, uma hora e pouco no hospital contando historias para as crianas internadas, faz um relatrio e esse relatrio no final do ms recolhido de todos os contadores que atuam naquele hospital. No h s um contador em cada hospital, dependo do hospital pode ter um atualmente, pode ter dois, cinco, dez. trinta depende do hospital do tamanho, da quantidade, a demanda que tem em termos de quantas crianas. Um dos meus trabalhos contar histria uma vez por semana no hospital Municipal de Santo Andr durante uma hora uma hora e meia, duas e o outro cuidar da parte administrativa e o titulo que eles nomeiam aqui cabea de chave. Um dos contadores alm de fazer essa funo de contar historia durante um dia da semana, quatro vezes por ms ou cinco depende do ms tem essa funo de recolher esses relatrios que foram feitos por que quando voc conta histria voc termina de contar e teve por exemplo dez crianas, ento voc coloca um resuminho do que foi e normalmente colocamos o que marcou mais, alguma coisa que chamou a ateno que seja de qualquer nvel seja ele trgico, divertido, inesperado, qualquer coisa, ou a criana participava muito ou estava chorando ou parou de chorar por causa da contao de historia ou algum da equipe multidisciplinar solicitou que voc conte mais o seu trabalho enquanto ele fazia o procedimento dele porque a criana fica mais tranquila, ela meio que distrai e nem percebe o que esta sendo feito no doi.

Ento cada um dos contadores faz um relatrio no dia que vai e no final do ms voc tem cinco contadores no hospital, o ms tem quatro semanas quatro vezes cinco igual a vinte, ento vamos ter vinte relatrios no final do ms. Nos fazemos um apanhado do principal isto , quantas crianas foram atendidas, quantos acompanhantes haviam, quantas pessoas da equipe multidisciplinar estavam no quarto, porque de uma forma ou de outra elas tambm absorvem aquilo que voc estava fazendo de uma maneira ou de outra. Eles percebem, escutam e se divertem. Neste relatrio esta mencionado tudo isso e passado para a sede e fica tudo documentado. O que enviamos no so os comentrios, porque os comentrios ficam na folha o que nos enviamos so nmeros, quantas pessoas, quantas crianas e quantas horas voc trabalhou. 2-E vocs so bem recebidos pelos pais quando esto ali com as crianas? R:99% das vezes sim, eu diria que at 100% porque faz muito tempo que acontece nada, pelo menos comigo. Eu conto histrias aqui no Viva desde 2000 ento j so 12 anos e vai para 13 agora em maro. J aconteceu uma vez o seguinte caso: eu estava contando em um quarto e sai e encontrei uma enfermeira no corredor e ela me disse: O senhor j foi naquele quarto? Eu falei: Ainda no Ela falou: A me daquela criana pediu para o senhor no ir. Nesta situao voc no pergunta o que ?, no fica indignado e no acontece nada, a me da criana a me da criana ela quem determina, ou o pai ou o acompanhante ou a pessoa responsvel pela criana naquele momento, ento pelo que eu percebi depois que a me tinha que dar uma sada e ela no queria que eu ficasse com a criana sozinha pois era uma menina. Fiquei pensando se j havia acontecido algum fato que ocorreu com a menina ou com outra pessoa da famlia ou com ela prpria quando era criana. Quando acontece um fato assim voc no pergunta o por que? O que?, no para voc ir voc no vai. Uma outra vez eu entrei no quarto e achei que no eles no iriam deixar eu contar histria por serem pessoas evanglicas, no preconceito mas fadas, bruxas e afins eles no iriam gostar. Ento entrei e na verdade no quarto s tinham adultos e pensei que a criana estava no banheiro e perguntei dela e eles disseram que ela tinha ido operar. No meio daquela tenso eu falei: olha eu vim contar uma historinha para ela vocs gostariam de ouvir um texto? Na pasta que levamos para o hospital no tem tanta coisa assim, mas tem coisas para atender as diversas faixas etrias que se podem encontrar l.

Essas diversas faixas etrias so crianas desde recm-nascidos at adolescente, pr adolescente e as vezes jovens. No final as pessoas acabaram ouvindo a histria e estavam com aquela cara de no vai embora, ento voc percebe e pergunta se querem ouvir mais histria e eles falaram se o senhor puder contar mais uma, ento eu devo ter contado mais de seis histrias l. Quando eu sai eles j estavam mais tranquilizados, ento mais ou menos isso, dificilmente somos mal recebidos e a prpria equipe multidisciplinar as vezes solicita para que voc fique para que o trabalho deles fique mais facilitado. 3-Nos lemos no site que vocs falam que antes da seleo feita pela associao o prprio voluntrio faz a sua prpria seleo. Para quem quero doar? O que quero doar? Quanto tempo eu posso doar? Este meu momento pessoal de doar? Voc poderia detalhar a importncia e a reflexo que o candidato tem que fazer antes de ir? O que precisa ter em mente para chegar l e conseguir fazer este trabalho? 4-Essa pessoa j passou pelo processo de formao e vai para contar histria, isto? Aqui no viva o tempo de treinamento so nove meses em que as pessoas passam por uma srie de palestras. So palestras adequadas com aquilo que voc esta pretendendo fazer. Tem palestra sobre nutrio com uma nutricionista profissional de um dos hospitais, tem tambm sobre como administrar seu tempo e se voc tem tempo livre para administrar isso e tem outras vrias que cada uma enfoca alguma coisa de um tipo. Quando a pessoa passa pelo treinamento ela j tem um painel bem amplo do que pode acontecer, para que isto, o que eu vou fazer, o que eu posso encontrar, como devo reagir, o que as pessoas podem me perguntar, o que as pessoas podem querer de mim, mas de uma certa forma fica tudo muito claro e a pessoa vai l para fazer o que tem que ser feito. Vou falar o que fao com a experincia que eu tenho. Entro no quarto e j tenho o material que eu vou trabalhar com ela ou ele, e 99,9% com o livro, o viva prepara nos para contarmos histrias para as crianas internadas em hospital, ento voc tem que ter foco. J aconteceu uma srie de coisas, ento tem que ter foco pois voc foi preparado para contar histria para as crianas hospitalizadas e isso que voc vai fazer. Entro no quarto e fao uma leitura, isso conforme o tempo vai passando voc vai pegando uma prtica maior e vai se aprofundando mais. Quando entro no quarto j percebo quem esta l, quantas pessoas tem, quem so, o que esto fazendo, o que esta acontecendo naquele momento e quais so as crianas.

Voc pode me perguntar se mgica mas digo que no observao e tempo de trabalho. Eu sei quando a criana esta com algum problema de garganta ou se ela deficiente visual, muda e voc tem que tomar muito cuidado com o que voc vai falar, com o que vai perguntar, com o que voc vai fazer e com as colocaes, ento quando voc entra e faz esse apanhado geral a possibilidade de fazer algo de errado diminui consideravelmente. Se a criana operou a garganta eu percebo, no tem corte por fora mas voc percebe por que antes de entrar voc bateu se no estive vidro transparente, se estiver vido transparente voc j esta vendo o que esta acontecendo ai voc entrar ou no. Voc percebe, ento no vai fazer um trabalho de interao com a criana pois se no voc prejudica na sua recuperao, tira os pontos e pe seu trabalho por agua abaixo, voc vai fazer alguma coisa em que voc atue pois a criana precisa de um incentivo. Antes de voc chegar na enfermaria um enfermeiro conversa com voc dizendo que a criana do quarto esta com isso., ento voc age de acordo com o que esta l dentro e conta a sua histria. No coloco a mo em criana, no me aproximo e no tenho medo de ficar doente se no estava trabalhando em outra coisa. 5-E referente a bito, o senhor j passou por uma experincia assim? R: Em uma ocasio eu cheguei no hospital de Santo Andr para pegar uns papeis e tinha que ir embora correndo. Junto comigo estava uma colega que estava com uma situao complicada de sade, porem ela era muito responsvel e ia se arrastando para o hospital. Quando chegamos l na nossa direo vinha uma mdica e falou: Olha eu vou precisar da ajuda de vocs, vocs esto vendo aquela me ali no orelho, a filha dela estava agora mesmo no quarto e teve um mal sbito e foi para a UTI na emergncia e eu acho que a me esta ligando para casa, comunicando o marido ou parentes que a criana foi para a UTI, mas infelizmente a criana faleceu e vocs tem que ajudar. Eu falei misericrdia o que eu fao, embora voc sabe o que voc tem que fazer por que se as coisas so colocadas para voc para voc, ento eu falei Angela que era a minha colega eu s vim buscar uns papis e em dez minutos eu tenho que estar em tal lugar aqui em Santo Andre. Deixei a ngela l, pois no tinha o que eu fazer, no dava pois tinha um monte de pessoas me esperando. A ngela se virou e ela amparou a mdica que estava chorando muito e eu fui pegar os meus papis e fui embora. 6- E referente a escolha dos livros de histria? Como acompanhado pela associao? Voc escolhe qualquer livro para contar? Ou quando voc vem fazer os treinamentos eles mostram qual o livro ou as histrias so contadas de acordo com o que a criana esta passando no hospital?

R: Tem um pouco de tudo que voc, normalmente a entidade deixa agente a vontade para trabalhar da forma que bem entendermos, dede de que seja dentro daquilo que eu te disse desde o comeo. No necessariamente temos que trabalhar com tais livros, eles instruem que o treinamento te de ter o seu deixar pronto para voc ir l e compete a voc contador tem seu prprio acervo ou pelo menos uma bibliografia. Estou dizendo uma hiptese, no o meu caso, ento com o tempo voc vai tendo um material que voc pode contar de trs formas ou at mais. A primeira contar, tendo ela de memria. A segunda contar mostrando o livro e a terceira produzir um livro no qual a criana vai vendo aquilo sequencial isto se ela no tiver problemas de retardamento mental voc tem que acompanhar com a fala por que voc vai direcionando, pois tem outro ritmo, outra forma. Eu tenho coisas para adultos, histrias de cabea ,histrias com figuras e histrias s lidas ou com figuras s mostro assim o contador e o ouvinte conta as histrias juntos, se caso a criana estiver apta a falar , se ela estiver bem, ou eu fao a interveno sozinho. 7-Que benefcios tem trazido pelos pacientes ,acompanhantes e equipes mdico hospitalar? R:Muito como uma histria que faz a criana se interessar pela comida do hospital, neste ponto tem uma serie de histrias e compete quem j se formou ou quem j esta trabalhando l e j passou pelo processo de treinamento do Viva , tem interesse de ir atrs ,das coisas ,sem querer ficar exagerando ou mostrando eu li em um dia 12 livros infantis... no os sertes pois este voc leva trs meses para ler, e nestas frias de dezembro li entre 30 a 40 livros um dia li menos ,outros dias mais . O contador tem que correr atrs para ler muito ,para fazer um bom trabalho. Os benefcios so muitos entre os livros que leio bastante ,encontro uma serie de ttulos que da para trabalhar ,por exemplo falando sobre a alimentao, induzir a criana a comer a comida do hospital, sem sem dar uma ordem para a criana comer voc esta contando uma histria ,sem forar. Os benefcios para a equipe multidisciplinar ;a primeita o camarada esta dentro de um lugar que estressante uma responsabilidade enorme filhos de um monte de mes, de um monte de pais ,um monte de famlias ,o trabalho do mdico no remunerado como gostaria os problemas que ele tem na vida ,em casa ,financeiros entre outros ,quando ele ouve uma histria ,no estou dizendo que que a conta dele fica paga, mas uma srie de tenses so canalizadas para outro lado e vem uma mensagem boa, uma histria contada de forma adequada ,interessante e envolvente que te deixa pra cima e tambm o mdico pode estar l com uma ao com a criana e alivia o trabalho deles ,pois a criana acaba se distraindo ,tem pacientes que j tomou injeo , no somos mgicos, somos normais mas derrepente ela toma injeo e no percebe ou foi colocada a agulha para tirar o sangue ,ou para por o soro ela nem se da conta ,pois tem crianas que faz

escndalos quando ela esta sem fazer nada fica tensa e chora muito por isso mudase o foco, pra ns mesmos ( contadores) contamos histrias e vemos todo este ambiente ficar de uma outra forma ,no contamos sempre a mesma coisa ,eu no tenho um monte de histrias ,algo to grande ,leio vrios livros mas no trabalho todas ,separo uma aqui outra l conto a que for mais adequada para a criana ,pelo tipo de histria e capa voc v qual cabe para aquela criana, infantil, infanto juvenil e por isso a fora ,o que voc tem de conhecimento ,atravs do tipo de ilustrao que feito pelo autor , o tipo de letra que usado se ele escreveu da forma que apresenta ou se aquilo desce , sobe, faz ziguezague, ou se com estouro por ali voc j tem uma srie de informaes alm do contedo do texto junto com a apresentao do livro porque tem livros que so quadrados, retangulares, tem livro em p, tem livro deitado , livros com formato de coelhos ,Tem livros recortados tem livros que ao abrir arma por dentro depende do tipo de material que voc seleciona e o tipo do quadro se encontra o paciente ,eu vou para o hospital e sei que vou contar histrias ,l eu decido qual ser a mais adequada. Normalmente eu no passo na enfermaria e pego por quarto o que a criana tem, porque j aconteceu de fazer uma srie de anotaes das crianas e chegar no quarto j teve alta o outro no esta mais l, no ofereo para as crianas a possibilidade de escolha porque eu chego com trs ou quatro livros e a criana no quer nenhum ,ela no sabe derrepente ela escolhe pela capa e o outro o melhor eu defino com uma questo de bom senso. Eu no posso colocar o livro nos ps da criana e pedir para ela escolher pois ela vai colocar a mo no livro ,eu j fiz minha higienizao nas mos antes de entrar no quarto e o livro tem muitas bactrias no pode pensar ai que d, tadinho , no convm para a criana eu abraar, beijar, dar a mo, pois estou vindo podre da rua ,no chego perto ,no dou a mo, no dou bala, no dou presente ,no dou nada ,dou histria e fantasia.

8- Normalmente o senhor se apresenta como Carlos Sereno, ou a um nome fictcio? R:Normalmente eu bato na porta e pergunto se posso entrar ,eu me apresento como contador de histrias , no fico falando que sou do Viva pergunto se que ouvir uma histria se a criana falar no acabou... Mas as vezes ela at quer e com o tempo voc percebe a diferena ela pode mudar de ideia e te chamar 9-qual o maior desafio deste trabalho como vocs o enfrentam? R:No treinamento uma das ultimas etapas ,voc esta aqui mas no sabe mas tem dez pessoas se formando e tem quase dez psiclogos no meio e eles ficam te observando , pois no vdeo vai passar coisas terrveis ,uma ferida aberta ,derrepente choca ,tem pessoas que ficam vermelha ,no tudo isso ali voc j avaliada muita gente para .

Como que eu lido com isso? Eu passei pelo treinamento e por esta coisas s que na vida real na minha atuao eu nunca passei por isso eu tenho medo e fico na expectativa pode me aparecer alguma coisa no seja das melhores e tenho que estar preparado para isso eu passei pelo treinamento e fui em frente me aprovaram, mas uma porta fechada voc entra e pode encontrar de tudo e voc tem que estar tranquilo pra isso ,se voc no tem perfil pra lidar com isso ,no faa ,mas normalmente voc enfrentar esta histria do quarto muito tranquilo e voc acaba aprendendo a lidar com a manha porque mais com a me, no normalmente este ato no vem pra ns (contadores) e as pessoas que esto no quarto com voc percebe se vivel com voc ou no ,se o paciente ou o responsvel no quiser voc sai sem fazer cara feia tem que ser natural. 10- O que mais de marcante aconteceu para voc durante esta atividade voluntaria. R: Teve um caso So Caetano eu j passei por quatro ou cinco hospitais. Neste hospital eu estava passando pelo corredor de pediatria e escutei um choro meio longe ,entrei em um quarto e fiz o trabalho ,entrei em outro quarto e fiz o trabalho e continuei escutando o choro mas era berrando alto e eu pensei comigo; o que esta acontecendo com esta criana que no para de chorar? Eu fui at l, quando entrei no quarto a criana estava na frente da me de p e a me desesperada e eu no sabia o que fazer, pois a criana gritava muito. E perguntei se podia contar uma histria, ningum escutou nem a me nem a criana, eu abri a pasta tirei um livro eu chamo de pranchas ele caricaturado, sequenciado e colorido ,sem textos Conforme voc vai virando vo se passando os acontecimentos ele em A3 grande eu utilizo quando tem muita criana ,tem que mostrar de longe, coloquei uma pagina na mo e fiquei olhando pra ele , mas ele no olhava pra nada e s berrava . A histria era No exagera me era uma histria de um canguruzinho que sai para passear e encontra com um menininho e entra na bolsa e a me sai pulando e eles vo parar na lua . Ento eu fui passando ,e comecei a falar ,pra chamar a ateno embora a minha vs no era ouvida ,mas ele sabia que eu estava falando ele comeo a diminuir o choro mas continuava, mas j estava olhando ,quando eu sai do quarto ele j estava dormindo sem falar nada ele se acalmou, eu sai e a me foi contar o que houve a criana no dormiu a noite toda e logo de manh ele dormiu a mdica deu injeo nele dormindo esse foi o desespero da criana. 11-Para voc o que mudou ser um contador de histrias no ambiente hospitalar? R:na minha vida particular muito, normalmente voc vai para servir mas voc recebe muito mais de varias formas . Com o passar do tempo voc reconhecido , eu dou oficinas ,voc recebe telefonemas, cartas, de agradecimentos tive convites para fazer apresentaes em escolas, Ongs e tudo remunerado.

Voc percebe o quanto esta retribuindo e o bem que voc faz ao seu prximo. Eu no tenho nenhum problema de sade ,pois o que eu fao me faz sentir muito bem.

Consideraes Por Vera Lucia da Silveira


"A tarefa do professor preparar motivaes para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir" Maria Montessori

Atravs desta frase pude refletir que o papel do professor de criar, e adaptar o material para as diferentes situaes e essas consideraes se aplicam s formas de contar histrias para as crianas. Quando se avalia que a ao pedaggica atinge seus objetivos e que se consegue satisfazer as necessidades da criana, o professor tambm se sente realizado e feliz, alm de saber que momentos agradveis foram vividos. Atravs desse estudo constatei que o pedagogo, atuando em ambiente hospitalar, pea importante para o processo de ensino/aprendizagem da criana e tambm para a recuperao dela. Atravs das intervenes pedaggicas, das propostas educativas. A proposta do trabalho de concluso do curso a Contao de Histrias o pedagogo consegue proporcionar a criana o gosto pela leitura, transmitir alegria e mensagens reflexivas fazendo com que a criana entre no mundo imaginrio . Alm disto, auxilia a criana a superar o momento to difcil e potencialmente traumtico que pode ser uma internao para a criana. Alm da presena do pedagogo no ambiente hospitalar infantil est metodologia, a forma que o profissional da educao vm a intervir com as crianas internadas, pois o trabalho do pedagogo com essas crianas pode colaborar muito e positivamente na formao e desenvolvimento das mesmas, desde que as intervenes por ele realizadas tenham foco educacional, respeitando a criana como um ser humano em sua integralidade. neste momento que identificamos o quanto o ldico se torna aliado do pedagogo, trazendo resultados positivos para a aprendizagem e recuperao da criana internada. O ldico fator contribuinte no desenvolvimento da criana, pois brincando a criana alm de aprender, consegue relacionar seu cotidiano momentos de alegria e prazer minimizando assim seu sofrimento diante a situao pela qual est. Por fim, atravs do presente trabalho conclui que a presena do pedagogo na vida de uma criana hospitalizada, e a utilizao do ldico de suma importncia e benfica para ambos.

Por Mariana Carolina Barca


A educao exige os maiores cuidados porque influi sobre toda a vida, (Snica). O presente estudo resulta dos questionamentos a respeito da pedagogia hospitalar, formao do profissional e a experincia do pedagogo neste contexto. Por meio deste estudo pudemos investigar de maneira terica e prtica as aes pedaggicas na contao de histrias, sua importncia e as contribuies da pedagogia fora do ambiente escolar, elaborando uma proposta ldica de contao de histrias para crianas e adolescentes internados. A hospitalizao tem um enorme impacto sobre as crianas, quando comeam a ouvir histrias criam dentro de si um enorme fascnio no qual podem imaginar e se transportar para o mundo de faz de conta no qual tudo pode acontecer, alm disso pode desenvolver o gosto pela leitura e aquisio de novos conhecimentos. A atividade de contao de histria no ambiente hospitalar favoreceu na alterao do estado emocional das crianas, isto melhora no quadro clnico e com isso possibilitando a sua reintegrao a escola aps alta hospitalar.

Por Selma Carneiro

Ao longo do nosso trabalho conclui que importante para os hospitais esse projeto de contao de histria e contribuindo o espertar do desejo pela leitura atravs

dessa proposta trabalhando o cognitivo, a imaginao, o ldico. Com isso a experincia do pedagogo no hospital ela tem como objetivo analisar as aes pedaggicas na contao de historias no contexto hospitalar. Contao de histrias adolescentes tem uma proposta de trabalho para as crianas e

hospitalizados, isso vem contribuindo para a aprendizagem e a

reintegrao a escola aps a alta hospitalar. Aprendi que as histrias quando bem contadas exercem uma grande vontade na criana que permitem ela entrar no mundo do faz de conta, este processo aflore e as crianas usar a sua criatividade e criar e ter o gosto pela leitura e ter o conhecimento ampliando seu vocabulrio.

Consideraes Finais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
MUSSA,Claudia,MALERBI, Fani E.K; LIMA. Maria das graas S.de : O impacto da atividade ldica sobre o estresse e a sade das crianas hospitalizadas-internet WWW.vivaedeixeviver.org.br| media|...impactoda-vidaatividadeludica p.d.f ARAUJO,Ana Maria Cavalcante de .et AL: Arte de contar histrias com livro de folhas soltas Uma experincia junto a crianas em leitos hospitalares. IX Congresso Nacional de Educao- EDUCERE ||| Encontro sul Brasileiro de Psicopedagogia, 26 29 de outubro de 2009. WOLF,Rosngela Abreu do prado. Pedagogia hospitalar: A prtica do pedagogo em instituio no-escolar. Internet, revista

2.wpg.br|indesc,php|conexo|articl|vewfile|3836|2714. SILVIA,Maria Celeste Ramos da. Formao de professores para atuao nas classes hospitalares no municpio de Salvador-BA.I seminrio Internacional de Representaes Novembro 2011. Sociais,Subjetividade e Educao-SIRSSE, Paran, 7- 10,

Vous aimerez peut-être aussi