Vous êtes sur la page 1sur 4

INFORMAES BSICAS ACERCA DO REGIME PREVIDENCIRIO NACIONAL.

Por Olivia Ricarte INTRODUO A CF reserva uma parte de seu texto ordem social, que, como cita Michel Temer, em artigo recentemente publicado, a materializao dos dire itos sociais arrolados no art.6 da Magna Carta; l eles se afixam, aqui, se fazem valer. A ordem social tem como fora motriz a abertura de caminhos que devem ser traados pela administrao pblica, a quem compete a tarefa de assegurar a efetividade da cidadania sociedade. Dentre os direitos sociais, encontramos principalmente a fundamentao de uma poltica estrutural que visa proporcionar ao indviduo e a sua famlia os mnimos vitais, base para uma vida sedimentada na dignidade. A primeira questo que a ordem social trata corresponde seguridade social, que abrange a sade, a assistncia social e a previdncia social; esta ltima que ser o foco principal do estudo que aqui se inicia.

1. EM QUE CONSISTE A PREVIDNCIA SOCIAL? A previdncia social consiste num plano de custeio onde o indivduo contribui com uma parcela do que recebe, parcela esta denominada salrio de contribuio. Quando ele precisar de apoio financeiro do Estado, seja por estar incapacitado ou impossibilitado de trabalhar, ou mesmo porque j findou o tempo de contribuio, ter, revertida em benefcio de apoio, penso ou aposentadoria, a proteo Estatal. A Previdncia Social tem por fim assegurar aos seus beneficirios meios indispensveis de manuteno, por motivo de incapacidade, idade avanada, desemprego involuntrio, encargos de famlia e recluso ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. Lei n 8.212/1991, artigo 3 Junto sade e assistncia social, a previdncia social integra o universo de atuao da seguridade social, que visa primordialmente assegurar o cidado que reside no pas e a sua famlia, proporcionando-lhes os direitos essenciais indispensveis para uma existncia digna, remetendo-nos ao princpio constitucional da dignidade da pessoa humana. Enquanto que a sade e a assistncia social so inerentes a todos, a previdncia social funciona sob plano de custeio, ou seja, para ter acesso a seus benefcios, o indivduo ter que contribuir, embora nossa constituio expresse que obrigatria a participao. No ordenamento Nacional existem diversos regimes de previdncia, como o regime prprio dos militares e o regime prprio dos servidores pblicos. No que tange ordem social, a constituio federal dispe nos arts. 201 e 202 sobre o regime geral da previdncia social, regime este que alguns autores preferem subdividir em rbita pblica e privada, respectivamente. A legislao pertinente, porm, vai muito alm destes dois artigos. Alm de disposies acrescentadas pela EC n 20, a previdncia ainda regida por duas leis complementares. A primeira a lei n

8212/91, que trata da organizao da seguridade social e institui o plano de custeio; logo em seguida tem-se a de n 8213/91 que dispe sobre os planos de benefcio da previdncia social. Os princpios que direcionam a previdncia so os mesmos da seguridade e esto arrolados no art.194 da nossa constituio. So eles: I Universalidade da cobertura e do atendimento; II Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; IV Irredutibilidade do valor dos benefcios; V Equidade na forma de participao no custeio; VI Diversidade da base de financiamento; VII - Carter democrtico e descentralizado da administrao.. Tais princpios norteiam toda a estruturao da instituio, que deve ser justa na medida da necessidade e do valor da contribuio de cada segurado (III), deve alcanar toda pessoa que devidamente contribuiu (I), tratar com relativa igualdade os trabalhadores nas suas condies de trabalho (II) e funcionar de forma descentralizada, autnoma do governo, princpio este materializado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS (VII).

2. O SISTEMA DE PROTEO PREVIDENCIRIA O alcance dos benefcios agrupa duas classes: os beneficirios, que so as pessoas fsicas contribuintes e seus dependentes; e os segurados, que so os que efetivamente contribuem. Deve-se salientar que os dependentes do segurado esto apoiados pelo princpio da universalidade. Todo indivduo que trabalha na forma legal est obrigado a contribuir para a previdncia social, uma vez que tem direito proteo do Estado na hora que precisar. Os casos em que o Estado oferece proteo esto elencados no art. 201, que garante: I Cobertura dos eventos de doena invalidez, morte e idade avanada; II Proteo maternidade, especialmente gestante; III Proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio; IV Salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda; V Penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no 2 (em respeito ao principio da irredutibilidade). Assim, para cada beneficirio, a previdncia social dispor de um beneficio de apoio, em forma de prestaes.

3. AS PRESTAES DEVIDAS AOS BENEFICIRIOS

1. Aposentadoria por invalidez: Refere-se quele que, de alguma forma, est incapacitado de exercer atividade que lhe garante sustento. importante frisar que tal incapacidade deve ter carter total e permanente, afastada qualquer possibilidade de recuperao (caso haja recuperao, cessa-se o benefcio). 2. Auxlio-doena: Alcana aquele que estiver incapacitado de trabalhar por mais de 15 dias. Aqui a incapacidade pode ser total ou parcial, desde que de carter temporrio.

3. Penso por morte: Quem tem direito a esse benefcio so os dependentes do segurado. medida que o direito dos dependentes cessar, o benefcio reverter aos demais, no caso de haver pluralidade de dependentes. 4. Proteo maternidade: Atenta-se para o fato de que a gravidez impossibilita a me de trabalhar, alm de gerar custos de natureza extraordinria. A mulher que adotar ou tiver criana sob sua guarda judicial tambm tem direito ao benefcio . 5. Proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio: Alm do benefcio, o segurado tem direito a aes integralizadas de orientao, recolocao no mercado de trabalho e qualificao profissional. O benefcio alcana ainda os chamados trabalhadores resgatados, provenientes de trabalhos forados. 6. Salrio-famlia: calculado proporcionalmente ao nmero de filhos e destinado s famlias comprovadamente de baixa renda. Alm do segurado empregado, tm direito ao benefcio os trabalhadores avulsos e os aposentados.

7. Auxlio-recluso: destinado aos dependentes do segurado preso, desde que comprove a renda insuficiente ao sustento.

4. OS APOSENTADOS Aposentado aquele que cumpriu o tempo de contribuio como trabalhador para com o Estado, e, que por isso, tem direito de receber em forma de prestao, o benefcio pelo qual contribui durante a vida. Existem trs grupos de aposentados: Os que se aposentam por tempo de contribuio, os que se aposentam por idade e os que se aposentam por incapacidade invalidez, j tratada anteriormente. Quem se aposenta por tempo de contribuio cumpriu o prazo constitucional de trinta e cinco anos ou trinta, para homem e mulher, respectivamente. Deve-se atentar para o fato de que os professores tm esse prazo diminudo em cinco anos, conforme o disposto no art 201, 8 CF. H tambm a aposentadoria por idade, que estipula mnima de sessenta e cinco anos para o homem e sessenta para a mulher, diminuindo em cinco o limite para os trabalhadores rurais (art 201, 7, II CF). A constituio federal dispe ainda da previdncia privada, em que o contribuindo tem a faculdade de se submeter s normas e benefcios de entidades privadas, sempre de carter complementar ao regime geral, que de filiao obrigatria.

CONCLUSO

A ordem social imprescindvel para que se alcanar a igualdade social e estruturao poltica que proporcionem o bem comum. A previdncia social tem papel fundamental nesta proposta, uma vez que assegura aos seus contribuintes a proteo de que necessitam pelo menos deveria assegurar, j que pra isso que ela existe.

ESTUDO DIRIGIDO 1- Qual a finalidade da Previdncia Social?


2- Todos tem acesso previdncia social? O que preciso?

3- Como funciona a Previdncia Social? 4- A sade e a assistncia social so direitos de todos ou no? Justifique. 5- Quais so os princpios que regem a Previdncia Social? 6-Quem tem direito : a) b) c) d) e) f) g) Aposentadoria por invalidez; Proteo maternidade; Auxilio doena; Salrio famlia; Auxilio recluso; Proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio; Penso por morte.

7- Quais so os casos em que o Estado oferece proteo s pessoas que contribuem para a previdncia social? 8- Quem considerado aposentado? 9- Qual a idade que o trabalhador rural (homem/mulher) deve ter para se aposentar? 10- O professor se aposenta com o mesmo tempo de contribuio que os demais aposentados? 11- Quais so os trs grupos de aposentados que existem? 12- Todo individuo que trabalha na forma legal est obrigado a contribuir para a previdncia social? Justifique. 13- Quais so as duas classes de alcance dos benefcios? Explique cada uma delas. 14- O que significa salrio de contribuio? 15- Complete a frase: A _________________ imprescindvel para que se alcanar a _____________________ e estruturao poltica que proporcionem o _____________________.

Vous aimerez peut-être aussi