Vous êtes sur la page 1sur 1

A formao poltico-cultural do Brasil: excertos do pensamento de Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre de Antonio Charles Santiago Almeida.

A obra Razes do Brasil (1984), marca a dcada de 30 no que concerne formao da identidade brasileira. Publicada em 1936, o autor, Sergio Buarque de Holanda, prope severas crticas a formao oligrquica do pas a partir de reflexes sociolgicas pautadas na metodologia weberiana. No apenas Sergio Buarque de Holanda, mas, juntamente com Caio Prado Junior e Gilberto Freyre marcaram a dcada de 30 no que tange a formao da identidade brasileira do ponto de vista da elaborao terica. A chamada trade do pensamento de 30, formada pelos pensadores mencionados, dedicou-se a compreender a formao e desenvolvimento da sociedade de um pas em formao, bem como marcaram a histria do pensamento social e econmico do Brasil, a ponto de tornarem-se referncias capitais para historiografia oficial deste perodo. Sergio Buarque de Holanda (1984) prope uma anlise, a partir de Marx, capaz de compreender as estruturas sociais e econmicas da metrpole com as instituies que se concentraram no Brasil. As observaes feitas por ele apontam para transformao da sociedade e ainda denunciam a estrutura retrgrada do pas que se organizara nos moldes do conservadorismo sustentado pelas elites que pouco se importaram com a populao excluda e marginal da sociedade brasileira. Suas reflexes possibilitam uma reestruturao do conceito de democracia e o alargamento da participao popular, no sentido de dirimir as distncias entre a elite e o povo, bem como o Estado e os interesses coletivos. Alm de outras coisas, Holanda cunhou crticas ao liberalismo e props uma maior participao das massas no processo poltico como forma de expanso da democracia e o fortalecimento da mesma, numa perspectiva de romper com a tradio colonial. Porm, semelhante a todo e qualquer pensador, o autor tambm recebera e ainda recebe severas crticas devido construo terica do que denominou de homem cordial. patente observar que a proposta dessa tipologia de homem , no fundo, uma tentativa de formular um arqutipo do povo brasileiro. E, por isso, recorre metfora do homem cordial para ilustrao e desenvolvimento de sua teoria denominada de cordialidade brasileira.

Ainda com relao ao homem cordial, este o sujeito de famlia, hospitaleiro e generoso para com o outro. Uma espcie de aprendiz de sobrevivente em um pas marcado pela contradio, desigualdade e injustia social. Dessa forma, um sujeito que se pode denominar, luz da teoria orteguiana(1987). O filsofo Ortega y Gasset, autor de vrios textos de filosofia, destaca-se no cenrio latino americano, de forma especial no Brasil, devido ao fato de cunhar o conceito de homemmassa. Este sujeito despossudo de singularidade, uma espcie de homem genrico que pouco se importa com sua circunstncia histrica. Uma espcie de animal de rebanho. Isso porque, numa primeira definio, o homem cordial, segundo Sergio Buarque de Holanda, no suportaria os desafios que a sociedade reclama e no se importa em romper com a situao em que se encontra. Por isso, tudo de bom grado e perfeito para um homem que , acima de tudo, cordial para com as diferenas, as complexidades e as ideias de uma sociedade patriarcal, conservadora e oligrquica.

Vous aimerez peut-être aussi